Depois da boa notícia para Lula em Pernambuco, dada pelo instituto Datametrica, outra pesquisa, desta vez no Rio Grande do Sul, revela uma realidade completamente diferente.
Segundo o Paraná Pesquisas, Bolsonaro lidera as intenções de voto no Rio Grande do Sul, com 28% das intenções de voto, contra 20% de Lula.
Ciro, Marina e Álvaro estão empatados em terceiro lugar, com 7% cada.
Em alguns segmentos emblemáticos (porque revelam tendências de alta), Bolsonaro tem uma performance ainda mais forte, como entre o eleitorado masculino, onde tem 35% dos votos, contra 19% de Lula.
Entre eleitores com ensino superior, Bolsonaro tem 31%, contra 14% de Lula; neste mesmo segmento, Ciro tem 9,2% e Alvaro Dias, 9,7%.
Manuela D’Ávila tem uma boa pontuação no RS, mesmo em cenário com Lula: 4,4%, empatada com Geraldo Alckmin.
No cenário sem Lula, Bolsonaro mantém o mesmo patamar, de 29%, e o segundo lugar é assumido por Ciro e Marina, ambos com 10%. O destaque, no entanto, é de Ciro Gomes, por causa de suas vantagens em setores que mostram tendências de alta, como eleitores com ensino superior, onde ele tem 11,4%, contra 5,7% de Marina.
Aliás, entre eleitores com ensino superior, Marina fica em quinto lugar, depois de Bolsonaro, Ciro, Álvaro Dias e Manuela D’Ávila.
Manuela D’Ávila dobra seu eleitorado e cresce para 8% no cenário sem Lula, com destaque para o eleitorado feminino, onde marca 10,4%, terceiro lugar no ranking (Bolsonaro tem 22% entre mulheres e Marina, 12,5%).