Menu

Lula ao PT e à militância: Ciro é nosso aliado!

Através de seus emissários, Lula mandou um recado bastante direto ao partido e à sua militância em relação a Ciro Gomes: é um aliado político, do mesmo campo, e como tal deve ser tratado. Segundo reportagem da Folha de hoje, emissários de Lula procurarão representantes da campanha de Ciro Gomes para que seja estabelecido um […]

37 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
(Crédito: O Tempo)

Através de seus emissários, Lula mandou um recado bastante direto ao partido e à sua militância em relação a Ciro Gomes: é um aliado político, do mesmo campo, e como tal deve ser tratado. Segundo reportagem da Folha de hoje, emissários de Lula procurarão representantes da campanha de Ciro Gomes para que seja estabelecido um pacto de não-agressão.

A matéria fala ainda que o substituto preferido de Lula é Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, e que eu tenho chamado aqui, no blog, de “cérebro do PT”.

Jaques Wagner tem sido o petista graúdo mais aberto à construção de uma aliança política para derrotar a direita. Foi o primeiro a falar publicamente que o partido não podia excluir uma aliança com Ciro Gomes já no primeiro turno.

No início de maio, Wagner deu declarações à imprensa que deixavam poucas dúvidas sobre sua posição.

É emblemático, portanto, que Wagner seja o favorito de Lula.

Abaixo a íntegra da matéria de hoje, com a orientação do ex-presidente:

Na Folha

Lula pede a petistas que façam pacto de não-agressão com Ciro

9.jun.2018 às 2h49
Catia Seabra
Carolina Linhares
SÃO PAULO E BELO HORIZONTE

CONTAGEM (MG) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, em conversas com auxiliares, que seja costurado um pacto de não-agressão com o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, com vistas ao segundo turno.

Segundo petistas, a orientação é que o pedetista seja tratado como alguém do mesmo campo político. Emissários do ex-presidente vão procurar Ciro já na semana que vem.

Já que uma aliança com PDT está praticamente descartada no primeiro turno, Lula tem citado dois nomes do Sudeste que gostaria ver na vice de uma eventual chapa do PT à Presidência.

As opções são indicativas de que o ex-ministro Jaques Wagner é o preferido de Lula para substituí-lo caso seja mesmo impedido de concorrer. Como Wagner tem musculatura no Nordeste, um vice do Sudeste buscaria expandir esse eleitorado.

Wagner tem, no entanto, resistido à ideia de concorrer. Em tom de brincadeira, Lula tem repetido que Wagner está negando fogo. O ex-ministro tem sido pesadamente pressionado por governadores petistas para que assuma a tarefa. Em um jantar, chegou a dizer que não tem medo de processos. Mas que teria selado um compromisso com mulher e filhos.

Os nomes cobiçados por Lula são do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) e do empresário Josué Gomes (PR). Josué é filho do vice-presidente no governo de Lula, José de Alencar. Por isso, sua indicação seria simbólica.

A escolha de Lacerda poderia atrair o PSB para uma aliança. Essa configuração depende, no entanto, de uma articulação como PSB e com PR. Além desses dois partidos, o PT inicia negociações com o Pros. Se essa costura não prosperar, o PT poderá convidar Manuela D’Avila (PC do B) para compor a chapa, também na vice de Jaques Wagner.

Sonhando com uma aliança com o PSB para a corrida presidencial, o PT chegou a cogitar o nome de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, para a vice. Nesse caso, o titular da chapa seria o ex-prefeito Fernando Haddad.

O PT reuniu-se nessa sexta (8) em Contagem (MG) para fazer um lançamento simbólico da candidatura presidencial de Lula, mesmo ele estando preso em Curitiba. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que impedir Lula de se candidatar será uma “brutalidade”. “Seria uma brutalidade, uma agressão com o presidente, porque nós estamos com recursos bem fundamentados em instâncias superiores”, disse.

Nem todos no partido pensam assim, contudo. Aliado de Ciro, o governador petista do Ceará, Camilo Santana, faltou ao evento.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

josa

14/06/2018 - 17h56

50 anos de politica na esquerda,fundador do PT,CUT me tira dessa Cyro não é meu aliado é aliado de Tasso

Alan Cepile

13/06/2018 - 12h51

A direita rindo a toa com a esquerda ignorante brigando entre si (Valeu Brasil247!!).

Enquanto isso Bolsonaro cresce…

Se essa briguinha totalmente sem sentido não parar, crescem as chances de Bolsonaro e Marina no 2º turno.

Serjao

12/06/2018 - 01h17

Ideia fixa do Cafezinho, tá mais para obsessão.
O golpe foi desferido contra um projeto político. Projeto referendado e legitimado pelo voto popular.
Por uma questão de lógica:
Eleição sem Lula é fraude.
Vamos Ciro, vamos pro pau de igual para igual, no voto.
Sabe que perde de goleada, portanto, é um oportunista trapaceando pelo atalho.

Dorgival

10/06/2018 - 09h43

O Cafezinho é um blog claramente de apoio à candidatura de Ciro. Assim quem espera alguma imparcialidade ou crítica quanto atuação do Ciro pide tirar o “cavalo da chuva”. Mesmo a disposição do Ciro de buscar apoio do PP e do DEM, nesse contexto do golpe que arruinou o país, não mereceu nenhum estranhamento por parte do articulista. Aliado é assim mesmo.

    Marcelo Abb

    11/06/2018 - 14h38

    O Ciro não pode se aliar ao DEM e ao PP, mas o PT podia se aliar ao PMDB e demais partidos de direita?

SICO

09/06/2018 - 20h51

LULA OU NADA!!!! CIRO ESTA SENDO DESLEAL COM LULA…CADE O APOIO LULA LIVRE PELO CIRO…LULA EH MUITO MAIOR QUE CIRO…

    Sergio Sete

    11/06/2018 - 15h21

    Mas é presidiário e assim ficará por algum tempo.

Getulio Evangelista Neto

09/06/2018 - 20h10

Ciro sempre foi um fiel aliado… Passando para o segundo turno terá o apoio do PT, se ocorrer o inverso, o substituto de Lula indo para o segundo turno, provavelmente terá o apoio de Ciro. Possivelmente essa é a orientação de Lula para esquerda vencer as eleições. Por isso, o recado para o pacto de não agressão .

Cláudio

09/06/2018 - 18h54

A pergunta não é quem é Ciro Gomes, mas o que é Ciro Gomes.

Luiz delfino s .Oliveira

09/06/2018 - 18h02

Ciro pode ser um aliado estratégico ao pt, 2¤ lula.porém, n acredito que a prisão tenha afetado o juízo político de Lula a ponto de indicar ciro Gomes, cabeça de chapa no primeiro turno. .Miguel do Rosário deve estardelirando +uma vez.

Aliança Nacional Libertadora

09/06/2018 - 15h50

Por essas existe o Duplo.

Realista

09/06/2018 - 13h15

LULA 2018, não quer que Ciro faça beicinho, quando for indicado para chapa como vice. Já como é sabido, qualquer um que LULA 2018 indicar do PT, se indicar, pois LULA ganha no 1º turno, já entra com um mínimo de 20%.

    Eduardo

    09/06/2018 - 14h38

    Democracia não é culto de personalidade.

      Curió

      09/06/2018 - 16h59

      Que desrespeito aos eleitores de Lula! Quantos anos você tem ? Parece uma criança que não conhece nossa história recente. Personalismo ? Lula é muito mais do que você desdenha. Você nem pode imaginar!

        Sergio Sete

        11/06/2018 - 15h24

        Verdade!
        Luis Inácio é presidiário, algo que você nem pode imaginar!!!

Olavo

09/06/2018 - 13h10

A esquerda está completamente perdida…

pe dy cabra

09/06/2018 - 12h11

enfim um tunel no fim da luz…

Ronaldo Braga

09/06/2018 - 11h58

Hummmm…
E nada sobre o lançamento da candidatura do Lula?
É isso mesmo?

    Sergio Sete

    11/06/2018 - 15h24

    Ela não tem importância, por isso nada fio falado por quase ninguém.

Noronha

09/06/2018 - 11h57

É Lula ou NADA..

    Sergio Sete

    11/06/2018 - 15h25

    No caso, nada.

Gustavo Corrêa

09/06/2018 - 11h51

Eu admirava o ciro por muitas razões, mas, caiu por terra! Pactuar com golpistas DEM, PP pra conseguir o poder é suicidar-se igual a Dilma! Sinceramente é decepção, não tem moral pra falar do PT! #LULALIVRE até
O fim!

Curió

09/06/2018 - 11h50

Esta foto não condiz com a atualidade, é antiga e, passa a idéia de que Lula realmente concorda com a Folha, equivocada intencionalmente. ( Publica cara!!! Não deixa o gato comer, é apenas uma opinião. )
Candidatura simbólica é as goiaba!!! Vai ali correndo Miguel, que está passando um desgarrado do PT para endossar tuas teses! É muita imaginação e criatividade!
Abraço fraterno.
Putz! Recado do Lula para a militância! Credo em cruz! Esconjuro!

Antonio

09/06/2018 - 11h44

De uma coisa eu tenho certeza….se por algum milagre o Ciro Gomes ganhar…o Brasil vira uma Venezuela dae esses pseudo_esquerdistas vao ver o q é um comunismo de verdade

    Oblivion

    09/06/2018 - 16h09

    hahahaha….
    Muito engraçado Antônio.
    Por favor, conte mais uma.

      Sergio Sete

      11/06/2018 - 15h26

      Deixa que eu conto: Luis Inácio vai disputar as eleições!!!

Djailson Siqueira

09/06/2018 - 11h26

Esse pessoal da direita, agora, está apelando para sonhos. Alguns até parece pesadelo.
O PSB e a viúva de Eduardo Campos não representam mais os pernambucanos. O atual governador se encarregou de conseguir isso com seu péssimo governo e com o apoio do partido aos golpistas.
O que mais tem na fila de espera é processos pesadissimos por corrupção contra Eduardo é o partido.
Agora a imprensa golpista acha que é porta-voz de Lula.
É ainda tem gente que acredita.

Realista

09/06/2018 - 11h25

LULA 2018 tem razão, se houver segundo turno, Ciro vai apoiar, de forma mais confortável, LULA ou Qualquer candidato do PT que estiver disputando com Bolsonaro.

Ajsbuarque@ig.com

09/06/2018 - 11h14

Bom dia Companheiros de Luta!

Creio que o Miguel do Rosário está forçando a barra em relação ao Ciro Gomes.

Lula é um Estadista e compreende o cenário político eleitoral e dentro da perspectiva de colocar o Povo Brasileiro, trabalhador e honesto, em primeiro lugar, propôs esse diretriz quanto ao tratamento a Ciro Gomes.

Lamentavelmente, Ciro Gomes já deu diversas declarações que fizeram com que a militância do PT não o considere como um aliado. Não foi apenas a sua ausência no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Foi o seu comportamento dúbio e vacilante. Titubeou na Defesa da Democracia por razões óbvias. Porém perdeu a oportunidade de defender Lula com a veemência que era e é necessária.

Essa proposta de não haver embates entre o PT e Ciro Gomes não prosperará, pois será o próprio Ciro Gomes que não irá se conter.

Vamos continuar exigindo a candidatura de Lula!

E forçar o dito “poder judiciário” a melar suas mãos com suas arbitrariedades. Trata-se de um Golpe de Estado cujas consequências para sociedade brasileira são catastróficas, porém de muito aprendizado político no âmbito individual e coletivo.

LULA LIVRE E PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

    Benoit

    10/06/2018 - 05h31

    O que é que o Ciro deveria ter feito para demonstrar veemência certa na defesa do Lula? Arrancar os cabelos? Por que? O Ciro já fez parte do governo do PT, tem um programa parecido com o que o PT poderia querer (embora o Ciro seja mais à esquerda e mais a favor dos trabalhadores), é apoiado ou visto favoravelmente por algumas das maiores figuras do PT, inclusive o Lula. O que falta ao Ciro na sua opinião?

    Quanto ao judiciário, el já condenou o Lula a 12 anos de cadeia, mantém vários outros processos contra ele, manteve a condenação na segunda instância, prendeu o Lula mesmo isso sendo ilegal, se recusou a dar habeas corpus e já disse que a candidatura dele não deve ser possível. Eles não parecem estar com muito medo de fazerem o que bem entenderem.

    Sergio Sete

    11/06/2018 - 15h28

    O choro é livre.

Sonia Abraão

09/06/2018 - 11h13

A lava jato perseguirá qualquer candidato do PT, próprio ou apoiado. Mesmo que o Lula saia do pareo, seria pouco inteligente indicar candidato agora porque a vaza a jato e a globo iriam massacrar o coitado.
É preciso afrouxar o laço no pescoço do mdb/psdb qdo eles não tiverem mais a menor chance de sobreviver na eleição. Quem cresceu ? Só Bolsonaro e Ciro. A direita sofre de raquitismo eleitoral. O eleitor não quer ter de trabalhar 49 anos para se aposentar, mas nem os de direita.
E vejam que mais uma vez a direita não tem propostas. A única “proposta” deles é fazer a reforma da previdência que o Brasil volta aos trilhos e tudo melhora, assim como melhorou bastante com a reforma trabalhista. Tem emprego de carteira assinada pra todo lado.
Apressado come cru. Que sanha para apoiar o Ciro. O Ciro já tem o apoio incondicional do pt.
Quem está com a corda no pescoço é o psdb/mdb, não é o pt e nem o Ciro. Pra que ajudar o psdb agora. O que Ciro e pt ganharão com isso. Se o psdb não está crescendo não é hora de se mudar a estratégia. Resumindo: sem condução coercitiva ninguém que não votou no psdb vai votar no Alckimin.
O psdb no momento não tem os votos necessários para chegar ao segundo turno e muito menos o mdb ou dem. Calma, a hora do Ciro vai chegar.

Ari

09/06/2018 - 11h09

Que eu saiba, ninguém é contra o Ciro fazer campanha ou votar no Lula. Nem mesmo Ronaldo Caiado pode ser impedido de votar no Lula. Quanto a Wagner…cruz em credo!

Olinto A. F. de godoy

09/06/2018 - 10h37

Ciro Gomes ou outro qualquer para o segundo turno ok. Mas vc quer Ciro já no primeiro turno? Aí não dá!!

    Eduardo

    09/06/2018 - 14h41

    É a unica opção da esquerda chegar no segundo turno. Se não vai ser Bolso vs Marina ou Bolso vs Alckmin.

Wagner Moraes

09/06/2018 - 10h29

Miguel, você dá trela pros Frias?


Leia mais

Recentes

Recentes