Poder360 divulga nova pesquisa presidencial

O site Poder 360 acaba de divulgar, para seus assinantes, mais uma pesquisa de intenção de voto para presidente. Já fiz críticas às pesquisas do Poder 360, mas parece que eles corrigiram algumas de suas distorções, e até lançaram uma campanha para explicar seus métodos e proteger sua credibilidade.

O Cafezinho estimula, fortemente, a pluralidade das pesquisas de intenção de voto. Falamos aqui de todas: Vox Populi, Datafolha, Ibope, Ipespe, CNT/MDA, sem preconceito. Cada pesquisa tem seu método, seu viés, seus vícios e qualidades. Admito que, no momento, as pesquisas Datafolha, Ibope e CNT/MDA são as mais tradicionais e confiáveis, sobretudo por divulgarem um relatório mais completo de dados estratificados.

Vamos ao DataPoder360, feito com base em 10.500 pesquisas telefônicas, entre os dias 25 a 31 de maio. Ainda não tivemos acesso ao cenário com Lula (atualização: não há cenários com Lula). A pesquisa completa deverá ser publicada a qualquer momento no site do Poder 360.

No cenário 1, sem Lula, temos Bolsonaro com 25%, Ciro com 12%, Haddad com 8% e  Geraldo Alckmin com 7%. Marina Silva fica em 4º lugar, com 6%, empatada com Alvaro Dias.

Na última pesquisa de abril, Bolsonaro tinha 22%, Ciro 8%, Marina 8%, Haddad 7% e Alckmin 6%.

Houve, portanto, alta de 3 pontos de Bolsonaro, 4 pontos de Ciro, oscilação positiva de 1 ponto para Haddad e Alckmin, e queda de 2 pontos de Marina. Em abril, Joaquim Barbosa pontuava 16%, mas o ex-ministro do STF desistiu de disputar.

 

Na estratificação por região, a pesquisa do Poder 360 mostra Bolsonaro muito forte nas regiões Sul, Sudeste e Norte (aliás, os números de 35% de Bolsonaro no norte me parecem exagerados).

Ciro Gomes, por sua vez, tornou-se o herdeiro natural do lulismo no nordeste e ficou em primeiro lugar na região, com 19%. Bolsonaro tem 16% no Nordeste e Haddad, 6%.

No quadro por idade, vemos que a força de Bolsonaro se concentra no eleitor de 25 a 44 anos, onde ele tem 30% dos votos, contra 8% de Ciro Gomes, que está em segundo lugar.

Entre eleitores na faixa etárias dos 45 a 59 anos, todavia, Ciro Gomes tem a melhor pontuação entre os candidatos, com 17%, contra 12% de Bolsonaro.

O voto em Bolsonaro permanece muito desequilibrado no quesito gênero. Entre homens, ele tem 29%, mas apenas 14% entre mulheres. Haddad é o oposto, tem 3% entre homens e 8% entre mulheres. O eleitorado de Ciro é mais homogêneo: 10% homens, 11% entre mulheres.

A principal força de Ciro está nos estratos mais educados, com ensino médio ou superior. No primeiro caso, tem 12% dos votos (contra 20% de Bolsonaro). Entre eleitores com ensino superior, sua marca é de 13%, contra 24% de Bolsonaro. Entre eleitores que não frequentaram a escola, porém, a pontuação de Ciro é baixa: apenas 5%, abaixo da maioria dos outros candidatos.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.