JORNALISMO
Ciro Gomes é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira
O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT vai ao programa falar sobre seus planos para o Brasil. A atração vai ao ar ao vivo, às 22h15, na TV Cultura, no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no app Cultura Digital
Roda Viva
25/05/2018 21:05
Depois de entrevistar Marina Silva, Guilherme Boulos e João Amoêdo, o Roda Viva dá sequência à série de pré-candidatos à Presidência da República. Nesta segunda-feira (28/5), Ciro Gomes, do PDT, vai ao centro do programa falar sobre seus projetos para o País, caso seja eleito. Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar ao vivo, às 22h15, na TV Cultura, no site da emissora, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
As eleições de 2018 marcam a terceira participação de Ciro Gomes na corrida presidencial – ele também se candidatou nos anos de 1998 e 2002. Veterano na política, Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza em 1988 e governador do Ceará em 1990. Teve participação importante no período final da gestão de Itamar Franco, quando assumiu a pasta da Fazenda. Também fez parte do primeiro governo Lula como ministro da Integração Nacional, dando início ao projeto de transposição do rio São Francisco. Agora, como pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, vai ao Roda Viva falar sobre as principais questões do Brasil e apresentar suas propostas.
Participam da bancada de entrevistadores, José Roberto de Toledo, editor da versão online da revista Piauí; Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo; Brad Hynes, diretor da agência Reuters no Brasil; Débora Freitas, apresentadora e repórter da rádio CBN; e André Perfeito, economista-chefe da corretora de valores Spinelli.
O telespectador também pode participar do programa desde já enviando sua pergunta pelo aplicativo Cultura Digital.
Lucas
29/05/2018 - 10h40
Miguel, acho importante você publicar as críticas (às vezes até agressivas e desequilibradas – mas sem xingamentos, sem ofensa a honra, etc.). O DCM já não libera mais nenhum comentário meu, isso pq sempre me comportei educadamente, com críticas apenas com relação ao tema e sequer uso de ironia. Hoje, me deparei com uma crítica lá (contra DCM e pró Ciro) e pensei que o problema do meu bloqueio foi meu mesmo. Mas, logo em seguida, aquele comentário já tinha sido apagado.
Lamentável a postura do DCM. Engoliremos o Bolsonaro se for por eles.
André Romero
29/05/2018 - 12h49
Lucas, estou na mesma situação que você. Por ter manifestado críticas à postura panfletária do DCM a favor dos interesses do PT, ao publicar peças de propaganda vergonhosas contra Ciro, fui banido do site de forma absurda e injustificável, ainda que tivesse muito cuidado nas minhas colocações. Tenho todos os meus posts no Disqus para provar qualquer falso moralista de lá que queira justificar essa atitude covarde.
Na verdade, ao meu ver, eles tem privilegiado os leitores radicais que atacam qualquer um que ouse ver o Ciro como alternativa e transformaram aquilo num hospício. Jamais estimularam, como faz o Miguel do Rosário, o embate sereno e equilibrado das ideias ou o diálogo. Se baniram a gente, muito provavelmente devem ter banido mais pessoas pelo mesmo motivo.
Em meu entendimento eles usam a prisão do Lula como pretexto maroto para vender uma vez mais o voto no PT como salvação, seja quem for que o partido venha a indicar, e que se dane se essa estratégia possa levar todo mundo para o buraco. Só olham para o seu próprio umbigo e pregam uma ‘democracia’ da boca para fora, ao usar as mesmas armas fascistas que dizem condenar. E isso não tem passado de forma despercebida para muita gente boa. Para mim, aquilo lá virou O Globo da ‘esquerda’. Ou sempre foi, e eu que não percebi por ingenuidade.
São atitudes como essa que fazem com que muitas pessoas se desencantem com esses ‘progressistas’ de araque e passem a assumir uma postura mais moderada, ao perceber que esses moralistas são, na verdade, a outra face de uma mesma moeda.
Lucas Correa de Almeida
29/05/2018 - 15h47
Acho que eles viram minha reclamação aqui e publicaram lá todos os comentários represados hehe, espero que o seu apareça também. Na matéria em que o Joaquim fala sobre o Ciro ser série B.
Recorrentemente, eles estão bloqueando comentários simplesmente pelo fato dos comentários serem pró-Ciro (pior: pró-Ciro mas ainda assim Pró-Lula também), isto dá a impressão que a militância petista tá unida na tarefa de matar Ciro. Mas isso está muito longe da verdade.
André Romero
29/05/2018 - 22h40
Vai ver que eles leram esse protesto aqui. Eles não vão republicar os meus comentários, simplesmente porque são farinha do mesmo saco que a Direita que eles condenam. Todos os posts que coloquei lá, todos sem exceção em alto nível, bom português, sem palavrões ou xingamentos (claro, com alguma dose de ironia contra ataques do petistas mais radicais), todos eles tem, na minha conta Disqus, uma tarja de “removido”. Isso é uma covardia. Ao tentar postar uma interpelação cobrando deles o porquê desse descaramento, aparece a mensagem “não podemos publicar seu comentário pois você foi banido do site”. Enquanto isso, lá prosperam todos aqueles que “gritam” chavões da década de 60 em caixa alta, como se numa assembleia estivessem, o palavrão corre solto sem qualquer moderação e os ataques e provocações gratuitas a quem ousa defender Ciro continuam numa boa. Mas eu quem fui banido, paciência.
É aquilo que eu digo: é por essas e outras que as esquerdas no Brasil estão em grande parte desmoralizadas até mesmo entre os mais humildes, que acabam se assumindo de direita ao perceber que, quando tem a possibilidade de mostrar serviço, mostram que não conseguem conviver com o contraditório e repetem exatamente as mesmas práticas que dizem condenar.
Lucas Almeida
30/05/2018 - 10h33
Verdade cara. É ter paciência e torcer pra dias melhores INCLUSIVE ENTRE NÓS. Muito triste o que está acontecendo.
henrique de oliveira
29/05/2018 - 09h49
tenho 60 anos de idade , acompanho política desde os 14 quando meu pai sofreu com a ditadura , esse sujeito Ciro é um oportunista de extrema direita , jamais vai fazer qualquer coisa que mexa no bolso dos mais ricos e de empresas no que diz respeito a tributação , sei muito bem quem é esse cara lobo em pele de cordeiro um embuste , apenas mais um para dar golpes no povo. O povo quer LULA de novo , é LULA ou NADA.
Miguel do Rosário
29/05/2018 - 10h14
Henrique, menos né. Oportunista de extrema direita? Que isso, amigo? Não tá exagerando não?
Rogerio D Maestri
29/05/2018 - 01h34
A turmeca do Ciro 4% (e em baixa) parece que não desiste, espero que o Miguel do Rosário não censure este comentário.
Miguel do Rosário
29/05/2018 - 02h15
Não vou censurar. Mas é um comentário babaca, me desculpe. Ciro e PT estarão juntos de uma maneira ou outra no segundo turno, e é preciso ser muito idiota para não perceber que é preciso se unir para vencer Bolsonaro. Me desculpe de novo.
henrique de oliveira
29/05/2018 - 09h50
Miguel , realmente você pode entender de algumas coisa de política , mas não entende nada de PT.
André Romero
29/05/2018 - 01h10
Ótima entrevista. Como sempre, Ciro transmite muita confiança e preparo muito acima da média. O que me chama mais a atenção – e acho sinceramente que os lulistas também deveriam prestar – é que ele se recusa a dar respostas pasteurizadas, vazias, pré-formatadas ou pisando em ovos quanto aos assuntos delicados, ainda que possa desagradar tanto à esquerda como à direita. No que tange às esquerdas, uma delas é a de respeitar o Lula mas ter a coragem de reconhecer (já que a própria direção do PT é incapaz de fazer isso e engana todo dia sua militância) os erros e a parcela de responsabilidade do partido nesse cenário que vivemos, pelas alianças que fez e pelas posições que tomou (ou evitou tomar). E nisso – eu que sempre votei no Lula e duas vezes na Dilma – estou totalmente com o cara. É uma prova de honestidade intelectual, pois para quem está pedindo votos no campo do PT, é preciso de muita coragem para fazer essa crítica.
Um outro momento claro disso foi na pergunta do tal economista André (esqueci o sobrenome), um desses ‘economistas’ de Mercado, ao se apresentar de saída como ‘representante’ da Plutocracia que Ciro critica (com falsa descontração que embutia uma tentativa de ‘chave’ de autoridade): Ciro simplesmente desnudou a falácia embutida na pergunta e empalou o economista, ao jogar na lata do cara o valor real do passivo da dívida pública do Brasil e do criminoso prazo para rolagem que esse governo pró-rentismo pratica. Creio que nenhum desses candidatos que estão aí – nem mesmo Lula – teria se saído melhor nessa resposta e na discussão que se seguiu.
No mais, ficou claro para quem tem olhos para ver, para além do fanatismo de alguns, que Ciro propõe medidas muito mais duras para botar ordem na casa que nem o PT, apesar de se vender como de ‘esquerda’, teve coragem para tomar.
E o cara falou tudo: o que essa garotada de hoje ‘capturada’ e iludida pelo Bolsonaro quer na verdade mesmo é o restabelecimento do princípio da autoridade moral da Presidência desse país. Não dá mais para se ter na Presidência candidatos que – justa ou injustamente – passem o mandato inteiro nas cordas apenas se defendendo de denúncias de corrupção e tendo que recorrer ao fisiologismo explícito para poder para governar.
Junior
29/05/2018 - 00h33
Não precisa de décadas de vida política para apresentar isso ai.
Isso que foi apresentado é insuficiente e de um amadorismo absurdo. E olhe que esse pessoal é cercado de consultores e especialistas. Uma lástima.
O Brasil precisa de muito mas muito mais do que isso se pretende alguma mudança de verdade.
Lucas
29/05/2018 - 10h36
sugiro a você que se candidate, ó caro gênio.
De todos os candidatos de todos os partidos, de todas as vertentes, durantes todos esses 30 anos de democracia (?) brasileira, só Brizola e Lula estão um pouco acima de Lula. Hoje, ninguém com chance de disputar chega a 20% do que ele apresenta.
Lucas
29/05/2018 - 10h50
*só brizola e lula estão um pouco acima de ciro
bruno
28/05/2018 - 23h54
Vi a entrevista e ele, novamente, foi fantástico. A tributação de lucros e dividendos e heranças foi o ponto alto. Estou com ele, espero que dê tudo certo.
Rubens
28/05/2018 - 23h40
Perguntas ruins, nada que acrescente ou aponte para soluções aos graves problemas que o pais passa. Infeluzmente ,tempo jogado fora pelos participantes.
Ultra Mario
28/05/2018 - 23h31
Será o Ciro o próximo Bernie? O cara que propõe o que a população quer, inclusive os meios de fazê-lo, mas não é eleito por intriguinha boba ou ideologia?
Nilson Moura Messias
28/05/2018 - 23h28
Para publicou um pesquisa “X9”, falta a do golpista ibope. Aguardemos!
Deoclécio
28/05/2018 - 22h58
Eu acho que o Boulos tem sangue nas veias. Eu não confio no Ciro. Troca muito de partido.
joão
28/05/2018 - 21h51
é meu caro miguel teu candidato até agora nada.fica tranquilo ,lulão tai o limite é o céu
deixa a direita impedir ele,vamos ver se eles vão ter legitimidade para governar kkkkkkkkkk
Adalberto
28/05/2018 - 20h49
Pronto! Miguel não vai perder!
André Romero
28/05/2018 - 21h41
E faz ele muito bem.
Adalberto
29/05/2018 - 07h58
com certeza….faz parte do trabalho.
Cuca
28/05/2018 - 19h48
E DAÍ ???? KKKKKKKKKKKK O CINQUINHO ??????? KKKKKKKKKKKKKK
Oblivion
29/05/2018 - 00h18
Enquanto o País segue em rota acelerada à destruição, alguns arrogantes ptistas, que se julgam os guardiões da esquerda sul americana, decidem que Ciro Gomes deve ser combatido e que ele não é de esquerda. Ora, ora, gostaria de ver alguma entrevista do Lula e da Dilma, pós 2000, em ano eleitoral falando em assuntos delicados (no sentido eleitoreiro) que Ciro vem abordando corajosamente. Inclusive, normalmente de uma maneira muito mais… progressista do que os assuntos foram abordados nos governos ptistas (usei o termo progressista já que os guardiões da esquerda sul americana patentearam o termo “esquerda” e decidem agora quem é e quem não é – ou quem passa com ou sem reza braba). Acho importante citar que normalmente sou eleitor de pessoas do pt, inclusive ajudei a eleger tanto o Lula e Dilma, cada um por 2 vezes, mas arrogância, egoísmo e irresponsabilidade tem limites.
foo
28/05/2018 - 18h32
Espero que o Ciro continue denunciando o golpe e demonstrando apoio ao Lula.
Cada vez que ele usa a expressão “golpistas”, ele ganha mais apoio da esquerda, que está unida contra o golpe e pela liberdade de Lula.
Flavio Luiz Sartori
28/05/2018 - 18h30
MIGUEL DO ROSÁRIO VOCÊ NÃO VAI REPERCUTIR A PESQUISA VOU POPULINDO DE AGORA A POUCO NEM O CONVERSA AFIADA CONSEGUIU DEIXAR DE NOTICIAR
https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/vox-populi-lula-tem-39-contra-30-da-soma-dos-adversarios-e-venceria-eleicao-no-primeiro-turno.html
Miguel do Rosário
28/05/2018 - 19h00
Sim, Flavio. Já publicamos sim.
Gregório
28/05/2018 - 19h32
O que acontece agora? Jesus Cristo desce e escreve no Diário Oficial “Novo Presidente do Brasil: Luis Inácio Lula da Silva”?
Ainda acho que a maioria dessas coisas agressivas que leio nas publicações desse blogueiro é de gente da direita com perfil falso, impossível que não seja.