– Venezuela foi às urnas neste domingo, 21, sob ataque dos EUA e da imprensa internacional. Segundo colocado no pleito, com pouco mais de 20% dos votos, o opositor Henri Falcón, fez denúncia de fraudes no processo. Comparecimento às urnas foi de cerca de 48%, segundo a presidente do CNE (Conselho Eleitoral Nacional), Tibisay Lucena. Maduro foi reeleito com mais de 65% dos votos. Com 92,6% dos votos apurados, ele contava com 67,7% (quase 6 milhões de votos).
– Argentina, Chile e União Europeia já declararam que não reconhecem a eleição de Maduro.
– Enquanto os venezuelanos votavam no domingo (20), ocorria em Buenos Aires, uma reunião do G20 que continua hoje, 21. Durante a reunião, o subsecretario de Estado dos EUA, John Sullivan, insinuou que a administração Trump prepara “sanções petroleiras” contra a Venezuela. Uma declaração anti-venezuela do G20 não será tão simples dada a participação da Rússia, da China e da Turquia, que apoiam Maduro. Há poucas semanas o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, se reuniu com ministros da fazenda de 15 dos 20 países do G20 para discutir um plano de asfixia econômica e financeira contra a Venezuela. Fruto desse encontro, por exemplo, o governo colombiano impediu a entrada na Venezuela de 400 mil quilos de comida nas conhecidas caixas CLAP, que são cestas básicas encaixotadas e distribuídas pelos Comitês Locais de Administração e Produção.
– Um acidente aéreo matou 110 pessoas em Havana, na últimas sexta (18). No avião, além dos passageiros cubanos, havia dois argentinos, uma mexicana e dois saarauís. Estavam também 6 mexicanos membros da tripulação. Quatro pessoas sobreviveram. O avião, um Boeing 737, pertence à companhia mexicana Damojh SA e estava a serviço da Cubana de Aviação.
– Milhares de argentinos se reuniram na noite de sábado (18) na Praça de Maio, em Buenos Aires, para protestar contra a prisão do ex-pesidente Lula. O nome do encontro foi Lula Festiva: América Latina em emergência e também pediu justiça no caso do assassinato de Marielle e Anderson.
– Angela Merkel e Vladimir Putin se encontraram na sexta-feira, 18, na residência presidencial russa em Sochi. Entre os temas principais estiveram a continuidade do acordo nuclear com o Irã, rompido unilateralmente pelos EUA, a passagem do gás russo por dutos que passam pela Ucrânia e uma revisão do acordo de Minsk (que pôs fim à guerra da Ucrânia em 2014) e o desenlace da guerra da Síria, sendo que Merkel não esconde sua crítica ao apoio russo ao governo sírio.
– Foi inaugurada hoje, 21, a Embaixada do Paraguai em Jerusalém. Presidente paraguaio, Horacio Cartes, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu realizaram o evento de inauguração.
– EUA e China anunciaram neste sábado, 19, que teriam chegado a um acordo sobre como reduzir o déficit comercial entre os dois países. A China se comprometeu a aumentar sua compra de bens e serviços dos EUA. Por sua vez, o governo americano suspendeu temporariamente a imposição de tarifas à China, o equivalente a 150 bilhões de dólares em tarifas a produtos chineses.
– Donald Trump exigiu neste domingo (20) que o Departamento de Justiça investigue um suposta infiltração de agentes do FBI em sua campanha presidencial de 2016. Segundo Trump, ele quer saber se essa infiltração foi feita por pedido ou solicitação de seu antecessor Barack Obama.
– Na Itália, o acordo entre o M5E, de Luigi Di Maio, e a Liga, de Matteo Salvini, parece ter chegado a algum termo. Os dois partidos elaboraram um “contrato de Governo para mudanças”, um documento de 58 páginas. Os militantes das duas agremiações poderão votar pela aprovação ou não do programa em uma votação online. Depois o programa será apresentado ao Presidente do país, Sergio Mattarella, e um candidato a primeiro-ministro da coalizão vai a voto no parlamento. O programa não apresenta a saída da Itália do Euro.
– Oito estudantes e dois professores morreram, na sexta (18), em um ataque com armas em uma escolar americana no Texas.
– Próximo país a ir às urnas na América Latina é a Colômbia que tem eleição marcada para o próximo domingo (27). Os consulados americanos no exterior já abrem suas urnas a partir desta segunda (21).
– Aconteceu em Tijuana, na fronteira do México com os EUA, neste fim de semana, o segundo debate presidencial mexicano. Eleições serão no dia 1º. de julho. Participaram os candidatos Jaime Rodriguez Calderon (sem partido), Ricardo Anaya (PAN), José Antonio Meade (PRI) e o favorito Andres Manuel Lopez Obrador (MORENA). Tema central foi a relação com os EUA. Anaya e Lobrador polarizaram o debate.
– Edward Snowden (ex-Agência Nacional de Segurança dos EUA) denunciou nos últimos dias mais torturas autorizadas pela nova diretora da CIA, Gina Haspel.
– Na Nicarágua, situação continua tensa. Membros da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) se encontram no país recolhendo depoimentos de manifestantes e familiares de falecidos nos protestos que ocorrem desde 18 de abril.
devanir marchioli
21/05/2018 - 20h27
Querem ver um petista otário espumando de raiva….. é mandar ele para Venezuela kakakakakakakakakakakk…. esses otários petistas defendem esse Ditador Mequetrefe do Maduro, mas irem morar lá, não querem de jeito nenhum kakakakakakaakakakakakakakakakakakak
vitor
21/05/2018 - 15h31
Mais alguns anos de fome e desesperança para a Venezuela…
leonardo-pe
21/05/2018 - 16h28
e é Vitor? não sabia disso! mais 1 Passa Recibo. vai atrás da imprensa Brasileira que ODEIA o brasil, seu povo e América do Sul!
vitor
21/05/2018 - 17h43
Sério que vc não sabia?
Vai ser mal informado assim lá longe, heim?
Pode ler no El Pais tb:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/17/opinion/1516145602_274461.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/22/internacional/1519277784_904681.html
Ou na BBC:
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43171229
Ou até mesmo, veja você, na insuspeita Carta Capital:
https://www.cartacapital.com.br/internacional/a-fome-se-propaga-na-venezuela
Ignorância não é doença amigo, basta leitura. Vai sem medo de ser feliz…
Jacó Direitoso
21/05/2018 - 14h18
Agora Temer e seu governo honesto irá declarar que não reconhece o resultado eleitoral na Venezuela.
O processo democrático foi abalado… na Venezuela.
Não se pode trair a democracia… na Venezuela.
A vontade do povo é que deve prevalecer… na Venezuela.
Tem que se acabar com a corrupção… na Venezuela.
Olinto A. F. de godoy
21/05/2018 - 13h01
Cadê o moderador??
Sebastião Farias
21/05/2018 - 11h40
Parabéns ao povo soberano da Venezuela, que com demostração de consciência cidadã e democracia, dão, a nós brasileiros, apesar dos que aqui e lá defendem o imperialismo dominante e o poder do mercado, de que, o dono de uma nação soberana e unida, é o Povo.
Com isso, contra os que estimulam a divisão do povo, o preconceito, o ódio e fomentam a injustiça contra a nação brasileira, devem considerar daqui em diante que, como na Venezuela, aqui, no Brasil, a Pátria do Evangelho, marcado pela Cruz de Cristo no Céu e, Coração do Mundo, como mostra seu mapa, o reino de injustiças e de opressão aos cidadaos mais susceptíveis de nossa nação, estão com os dias contados.
Quantas pessoas e religiosos, por vaidades e arrogância, todos os dias, nos apresentam prognósticos sobre o anticristo e final dos tempos?
Ora, o anticristo está e convive com todos nós, em todos locais em que vivemos. O Anticristo, é portanto, todos aqueles que dificultam o Projeto de Deus e, que com sua arrogância, soberba, autosuficiencia e injustiça, demonstram não amarem a Deus nem ao próximo, como a si mesmo e, exploram e maltratam em seus direitos básicos, os trabalhadores, os pobres, os idosos, as crianças, os órfãos, as viúvas, os miseráveis, as populações tradicionais , etc.
Não esqueçam que o Brasil, também, é esperança de liberdade, paz e felicidade para todos os nossos irmãos necessitados da América latina e do Mundo. Ele vencerá e Deus está com ele.
devanir marchioli
21/05/2018 - 12h12
Que tal você agora se mudar para lá…. se acha tudo isso da Venezuela, se pertinente você passar uma temporada lá… que tal?
leonardo-pe
21/05/2018 - 16h33
coitado. mais 1 MIDIOTIZADO pela imprensa Brasileira! com certeza apoia o que os Estados Unidos estão tentando Fazer na Venezuela. asfixia econômica! é de dar pena!
vitor
21/05/2018 - 17h44
Leonardo, eu tb tenho pena dos venezuelanos. Não deve ser fácil viver com fome, sem água e até sem higiene básica… Coitados!
a ESQUERDA é “KITSCH” e MADURO É UM BARANGÃO:
21/05/2018 - 10h39
a ESQUERDA É “KITSCH”
.
É melhor ouvir o judeu Gustav Mahler do que o tosco Gilberto Gil:
E quanto a Maduro: um primitivista grotão.
Gilberto Gil: outro Kitsch de música de 5 minutinhos (COMPARE com um ROBUSTO Beethoven).
*
O PT é cafona.
Barango mesmo. E em política é Kitsch.
Piegas e cafona. o PT tem um mau gôsto extraordinário!
E em música então?… são múmias em cultura musical.
São uns debilóides e idiotas esses petistas barangos-culturais
(só vêem musiquinhas de 5 min., com letras.
Cancioneiro etc.). Nunca instrumental. Petistas jamais
gostam de erudito. Petistas são zebróides.
Além de serem grotões e toscos em alto grau, — em música
e outras coisas. Sempre nivelaram tudo por baixo. E como!:
educação, cultura, música, projetos, verba pra Incentivo a Cultura.
PT odeia a ótima cultura sofisticada. Erudita. São grotões.
O PT destrói qualquer Projeto de Nação viável e robusto.
Luiz Octávio
21/05/2018 - 11h30
Nossa! Quanto besteira, parece um asno falando.
Jochann Daniel
21/05/2018 - 15h16
Mama mia,
como os cabeças envenenadas
pela Mídia
são imbecilizados
pela mesma.
Mas acho que esse “Kitsch”
kitsch
não é tão brega
e imbecil
como parece.
Pelo jeito
sua função é outra,
ganha em dólares…….