Publicado originalmente na minha página pessoal.
Sou blogueiro político desde 2004, ou seja, há 14 anos. Iniciei essa profissão na cara e na coragem, sem um tostão no bolso e sem apoio de ninguém. Abandonei a carreira de jornalista especializado em café, onde ganhava bem e tinha um futuro financeiramente estável, e mergulhei no mundo desconhecido. Posicionei-me na linha de frente em defesa de Lula logo em 2003, contra o esquerdismo impaciente que queria derrubar o presidente no primeiro ano. Talvez alguns se lembrem disso. A esquerda me acusava de “governista”, me xingava. Eu ali, firme. Em seguida, veio o mensalão. Mais uma vez, na linha de frente, enquanto todos debandavam. Identifiquei o golpe e escrevia freneticamente, tentando oferecer uma narrativa diferente às pessoas, destrinchando as mentiras da mídia. Minha solidão nesse momento era impressionante. Os petistas defendiam Dirceu, Genoíno, mas quem defendia Pizzolato? O Cafezinho. Quem foi um dos primeiros a denunciar aquilo tudo como uma grande armação, inclusive as condenações dos publicitários e banqueiros? Todos foram vítimas do lawfare. Culpados ou não de alguma coisa, com certeza não eram culpados da acusação delirante da PGR de querer perpetuar o PT no poder.
Em todas as campanhas, sempre fui claro sobre meu posicionamento. Sempre fui transparente. Porque é assim que eu quero que o jornalismo moderno seja: que deixe claro, para o leitor, o que você pensa. Apoiei sempre o PT na presidência e algumas vezes candidatos de outras legendas no estado e município. Sempre brigando por meus princípios, seguindo meu coração. Fazia “campanha” de Lula e Dilma, sempre sem ganhar nada, porque me interessava. Nunca fui petista, embora o fato de ter sempre apoiado seus governos me fizesse pagar o preço, alto para um jornalista, de ser classificado como um blogueiro petista. Eu não dava bola. Era a vida.
Oferecia aos internautas análises que a mídia escondia. Com Dilma, comecei a fazer muitas críticas ao problema de comunicação, que era um problema político gravíssimo. Veio 2013. Jornadas de junho. Período duro, em que mais uma vez seguramos as pontas, apanhando muito de setores mais radicais da esquerda e da direita, pois ambos cresceram muito ali. O blog sempre apanhou, de todos os lados, mas sempre mantivemos a coerência. Em todo esse tempo, nunca ganhamos nada dos governos ou partido nem pedimos nada. Os internautas sempre sustentaram o Cafezinho.
Veio a Lava Jato, e rapidamente identificamos o golpe. Mais uma vez, sozinhos. Dilma e seu ministro da Justiça, elogiando Lava Jato. A gente sozinho, batendo, explicando que não era assim que se conduzia a justiça. Fizemos “campanha” da Dilma, voluntariamente (não quero me gabar disso), porque entendemos que ela era uma opção muito melhor do que Aécio. Dávamos apoio, por solidariedade ideológica, sempre fazendo as nossas críticas duras ao que considerávamos erros. Começaram as movimentações golpistas e foi o período mais duro das nossas vidas. Trabalhando freneticamente dia e noite, para tentar reverter o que sabíamos que seria uma tragédia para o país. O golpe consumou-se. Seguramos as pontas. Atravessamos o deserto, junto com todo mundo, e vimos a Lava Jato avançar. Mergulhamos nos clássicos de Direito. Lemos dezenas de livros, preparando-nos para o que sabíamos ser uma longa batalha jurídica e política. Foram para cima de Lula. O Cafezinho ficou junto, o tempo todo, fazendo a mais feroz luta pela liberdade do ex-presidente.. Voltamos a estudar inglês para escrever posts em inglês. Montei um blog onde eu escrevia textos em inglês, fazendo a denúncia internacional contra os arbítrios cometidos contra o presidente Lula, escrevendo contra a Lava Jato, e contra o golpe! http://slatingnews.com/
Veio a prisão de Lula. Fizemos o que sempre fizemos, a única coisa que sabemos fazer: escrever, pensar, investigar.
De 2004 até hoje, foram 8.345 posts. Em todos eles, muita luta, aflição, angústia. Até hoje, não tenho nada. Não tenho dinheiro, não tenho imóvel. Só tenho algumas milhares de livros lidos, outras centenas nas minhas estantes aguardando para serem lidos, e esta é minha grande ambição: ler os livros que eu amo, ficar em paz, e ter a consciência tranquila de que lutei pelo meu pais. O resto virá naturalmente.
E agora estamos aqui, num dos momentos mais dramáticos da história do pais. Um desemprego monstro. Estou angustiado, como todo mundo.
Daí eu reflito muito nas coisas e chego à conclusão que é um delírio apostar na candidatura de Lula, porque o judiciário não vai autorizar, e se autorizar, ele não vai conseguir governar. Não conseguiu sequer ser nomeado ministro! Cheguei a essa conclusão observando os fatos, a correlação de forças no STF, a debilidade e confusão do campo popular.
Nesse momento, não acho boa a ideia do PT, de aguardar até o último momento para indicar alguém, porque esse alguém virá marcado pelo “dedaço”, não será alguém construído por seus méritos próprios e, com isso, não terá a legitimidade política necessária para enfrentar os terríveis desafios que teremos a partir de 2019.
Então olho para os lados, e vejo os governadores de esquerda todos apontando para Ciro Gomes. Alguns intelectuais importantes, idem. Vou assistir os vídeos dele. Gosto de seu programa, de sua firmeza, e formo a convicção de que ele é um bom candidato, seguro e com ideias progressistas. Não é tão de esquerda quanto a esquerda gostaria? Ora, não acho que, nesse momento, podemos nos dar ao luxo de escolher o candidato mais “esquerdista” possível. Além do mais, apesar de respeitar as diferenças semânticas entre esquerda e direita, entendo há muito tempo o tanto de romantismo falastrão, hipócrita, ou mesmo falso, que existe por trás. Enfim, isso não vem ao caso agora. O que eu queria dizer é que, vendo a movimentação da sociedade, dos governadores, de alguns intelectuais, formo convicção de que é melhor apoiar Ciro Gomes, e defender uma aliança entre os partidos de centro-esquerda. E faço longos textos explicando todas as razões que me levaram a pensar assim. E aí começo, com toda a inocência do mundo, a escrever sobre Ciro Gomes, a publicar seus vídeos, a analisar pesquisas com um olho mais atento em seu desempenho. É o que eu sempre fiz como blogueiro. Eu escrevo o que me interessa. Não ganho nada da campanha de Ciro, assim como não ganhei nada de campanha de Lula ou Dilma. É o que me interessa. Isso não faz com que eu deixe de me interessar pelo lawfare contra Lula. Ao contrário, a lista de livros que estou estudando, nesse momento, visa me preparar intelectualmente para este combate. Todo meu dinheiro é gasto com livros. Estou lendo, por exemplo, Los Juristas del Horror, de Ingo Müller, um alemão, sobre os juízes reacionários da República de Weimar, que ajudaram a preparar o nazismo. Tudo que eu leio, portanto, é pensando em instrumentalizar a nossa luta política coletiva, no longo prazo, por mais democracia, contra o golpe, pela liberdade de todos nós, inclusive de Lula.
E aí o que acontece? Um grupo de internautas (não quero chamar de “fanáticos do PT” para não despertar mais ira neles) vem me atacar virulentamente, me chamando de vendido, fazendo piadinhas infames. Qualquer post que eu escrevo é atacado por um rebanho de maldosos. É uma onda de linchamento. O mesmo tipo de onda contra o qual eu sempre lutei, em toda minha vida. Defendi uma vez Rafinha Bastos, o comediante odiado pela esquerda, por conta desse tipo de linchamento midiático. O triste é ver que esse linchamento contra a minha pessoa vem daqueles que esperava mais empatia, porque conhecem ou deviam conhecer minha longa história de luta pela democracia. Sabem que eu continuo na luta. Não sou um “Cristóvão Buarque” (arg!), um “Roberto Freire”, uma “Marta Suplicy”. Continuo o mesmo Miguel do Rosário de sempre, atento a tudo, só que com uma opinião própria, divergente da opinião da direção do PT. Tenho a maior admiração por Lula e continuo em sua defesa, mas não podemos tratá-lo como Deus, com opiniões infalíveis. Não é assim que se trata uma liderança popular num ambiente democrático. Lula não é um rei absolutista. Lideranças populares são contestadas, porque são populares e democráticas. Eu já deixei claro minha posição. Fui o mais honesto, franco e transparente possível. Por que os ataques? Podem não concordar, podem criticar, mas sem atacar minha honra! Não estou me vitimizando. Estou apenas desabafando. Já falei que aguentei porrada a vida inteira. Estou na trincheira contra os grandes meios de comunicação, contra o imperialismo, contra o judiciário, contra o governo, e agora também contra a incompreensão de uma certa “militância do PT”.
Olha só. Estamos num golpe. O PT precisa se concentrar na ampliação da sua bancada federal. Ao invés de me atacar, não seria melhor investirem sua energia na estruturação das campanhas para deputado federal, além da promoção do programa de governo de Lula ou Haddad? Como, num ambiente desses, arrumam tempo para me atacar ou a Ciro?
Minha defesa aqui é por uma grande aliança nacional antifascista e antigolpista. Isso é tão difícil de entender? Isso é crime? Isso é ser vendido? Isso é “trabalhar na campanha de Ciro Gomes”? Ora, eu fui transparente. Não estou enganando ninguém. Acho que o momento é de apostar em Ciro Gomes. Ponto. Vou escrever sobre Ciro Gomes e fazer análises políticas e eleitorais com essa perspectiva, assim como eu sempre fiz com Lula e Dilma. Alguém precisa fazer isso. Tem blog que faz suas análises sob uma perspectiva de que Lula possa se candidatar. Não vou lá fazer bullying e acusá-lo de estar “ganhando dinheiro do PT” para fazer isso, ou fazendo “campanha para o Lula”. Tem blog com uma perspectiva mais Boulos, não vou lá demonizá-lo. Cada um na sua. Política não é crime! Virou todo mundo Dallagnol agora? Vão fazer powerpoint para mim? Depois de tanta luta por um direito democrático, que não atropele a defesa, os petistas vem aqui fazer acusações sem prova contra mim? Não estamos no campo do sagrado, da religião. Estamos no campo da democracia, onde cada um apoia quem quiser. Outros colunistas do Cafezinho pensam diferente de mim e podem publicar o que quiserem. Eu continuarei entrevistando as pessoas importantes do PT, para que tenham espaço no Cafezinho. Vou apoiar a reeleição dos governadores do PT (embora meu apoio não signifique nada). Na minha cabeça, eu penso numa verdadeira aliança, que fortaleça o PT também, que o prepare para resistir e crescer nos próximos anos, que reduza sua rejeição em setores sociais importantes, e que consiga fazer o bom combate contra o partido judicial. Os petistas podem não perceber, porque (com perdão da palavra) pensam pequeno: eu faço projeções de longo prazo para o partido dos trabalhadores.
Posso estar errado? Posso? Sou apenas um ser humano.
Agora, eu tenho uma virtude que é quase um problema. Não sou e nunca serei cínico. Ou insensível. Sou um blogueiro que sempre teve uma relação muito orgânica com os leitores. Eu leio tudo que escrevem. Eu dou importância. Eu leio suas críticas, seus xingamentos, seus elogios, suas sugestões. Considero todo aquele que investe seu tempo lendo o meu blog como uma espécie de amigo. Por isso tento entender seus xingamentos como alguma coisa passageira. Em algum momento voltaremos a nos entender. Agradeço as pessoas que me defendem. Mas também não quero ser um personagem, o centro de nenhuma atenção. Estou tentando pensar com independência, como sempre fiz. Pra finalizar só queria dizer uma coisa: sou teimoso e tenho uma tendência à provocação. Então se vocês ficam repetindo que eu não posso fazer isso e aquilo, que eu tenho de “tomar cuidado” com determinado tema, que não querem mais ouvir, por exemplo, falar de Ciro Gomes, aí mesmo é que eu vou publicar mais e mais isso e aquilo, porque é da minha índole anarquista, de não tolerar autoridade, nem que seja da massa de leitores, dos amigos de Facebook, da “militância”. Meu programa para o país, a minha visão de mundo, é a mesma da maioria de vocês. Se temos estratégias diferentes, aprendamos a conviver democraticamente, até mesmo com alegria, de forma lhana, como companheiros numa viagem que, sabemos, ainda será muito longa. Ainda teremos muitos anos de luta pela frente. Então vamos focar nossas energias contra os verdadeiros inimigos: as classes rentistas e parasitárias, os grandes meios de comunicação, o partido judicial, o imperialismo, a ignorância da classe média, essas coisas. O Cafezinho não é seu inimigo. O Cafezinho é amigo!
#lulalivre #esquerdaunida
Tenham um bom domingo!
Marlene
25/10/2018 - 22h45
Quero imensamente que Ciro Gomes nos ajude na virada amanhã dia 26 de outubro do povo para o povo, vem Ciro. Vem Ciro mostre nos que é. Com certeza um excelente patriota . Ajude-nos pela democracia # vem Ciro Gomes
José Luís Diniz
25/05/2018 - 11h31
Caro Miguel,
não sou muito assíduo leitor do blog, por isso nem sabia da tua posição pró-Ciro. Mas há algum tempo defendo a mesma posição que a tua. No campo da esquerda ou centro-esquerda, é o nome que tem mais substância ou viabilidade eleitoral, caso Lula não seja mesmo candidato, como é cada dia mais provável.
Ciro, além de ter sido fiel ao PT, tem capacidade intelectual e experiência administrativa, além de jogo de cintura para negociar com classe política, o que Dilma nem de perto teve.
E quanto ao fogo amigo, tens toda a minha solidariedade. Pessoal precisa é dessa energia toda pra ajudar a resgatar o PT, eleger uma boa bancada federal e reeleger os governadores ou até mesmo eleger outros do campo democrático e popular.
GUI MALLON
24/05/2018 - 09h28
Queria falar inicialmente do MIGUEL DO ROSÁRIO, o escriba e a pessoa generosa que ele é. Fui atraído para a blogosfera antes de qualquer coisa por um artigo do Cafezinho, magistralmente bem fundamentado, articulado e escrito por ele; sobre a teoria conspiratória do envolvimento americano no golpe, o que (poucos se lembram) mas à três anos pouquíssimos falavam à respeito. Hoje é fato comprovado. Depois fui me interessando por outros blogs, naquela fase de super ativismo que foi o período pré-impeachment. Miguel como escritor e jornalista está adiante do seu tempo. Algumas vezes tive oportunidade de colaborar, aqui da Suécia, com o Cafezinho e com o Herzog News. Miguel é essa pessoa super generosa, que abre espaços para outros escribas às vezes até de maneira temerária, impulsiva, como fez no caso do DE – que só existe hoje porque Miguel, antes de todos, abriu espaços e conexões para eles. Foi brutalmente traído pelo DE, é certo, e isso é outra história. Inquestionável é o seu longo comprometimento com a causa das esquerdas.
Que causa é essa?
No meu entender é a causa da Solidariedade.
Solidariedade pressupõe empatia, pressupõe generosidade, pressupõe pensar além do seu próprio umbigo, pressupõe (re)pensar o conceito de democracia. Não este modelo de democracia capitalista que aí está, repetitiva, onde o capital impõe as narrativas e os lobbies para beneficiar uma minoria, não. Mas uma democracia inclusiva, libertadora, que une mais cidadãos em torno da causa do Bem Comum.
Nos movimentos de esquerda, desde o início, surgiram duas estratégias básicas (ou hipóteses) com muitas variantes, mas duas hipóteses fundamentais. Até hoje estamos divididos entre estas duas hipóteses. Temos a hipótese revolucionária, que pretende reconstruir o estado do zero, que vê a impossibilidade de se alcançar o socialismo dentro deste modelo de democracia que aí está (que “democracia” é esta?). E temos a hipótese socialista (que eu prefiro chamar de Social Democrata), que pretende chegar ao estado de bem estar social evoluindo a democracia capitalista de dentro para fora. São os partidos chamados socialistas, ou social democratas. Obs- nos dias de hoje, em plena guerra semiótica mundial, é comum vermos partidos se autoproclamarem “democratas”, “social” ou “socialistas” que não são nem uma coisa nem outra. Na Suécia o partido neonazista intitula-se “Democratas suecos”, no Brasil temos o PSDB e o DEM… sem comentários.
Bom, sobre a questão de apoiar Ciro ou Lula, eu vejo ambos como social democratas, dentro da hipótese 2. Lula foi o político que mais alterou o Estado rumo ao conceito democrático, solidário, desde Getúlio Vargas. A opção revolucionária no Brasil, de Carlos Prestes à guerrilha no período da Ditadura Militar, nunca funcionou. Então, parece não haver outro caminho, somos todos “social democratas”. Boulos, Manuela D’Ávila, todos aceitam as regras impostas pelo sistema jurídico eleitoral vigente, todos se esforçam para fazer isso sem corroborar o golpe. É muito frustrante, me faz lembrar do antigo MDB dos anos de chumbo, que tinha seus melhores candidatos eleitos .. para depois serem cassados. Vivemos um estado de exceção jurídica partidária semelhante.
A pergunta que não quer calar é: há outra alternativa ao pragmatismo político da esquerda atual?
O fracasso da via revolucionária na história parece clamar um sonoro “Não”.
Mas vamos refletir: a Revolução Francesa também foi massacrada, a Monarquia chegou a ser restaurada temporariamente antes da derrocada final, mas o mais importante: os princípios revolucionários triunfaram e estão presentes nas constituições de todas as democracias contemporâneas – principalmente o seu código civil. As ideias revolucionárias venceram simplesmente porque eram melhores.
Lula, ao se entregar, trouxe para muitos uma frustração enorme; a sensação de que ele, ao se submeter a este sistema jurídico anômalo assinou em baixo da cartilha dos golpistas. Mas Lula manteve sua coerência, ele é o que sempre foi: um social democrata que quer mudar o estado institucionalmente. Há o medo concreto de que uma extrema direita ainda mais burra que a de 1964 alcance o poder através de Bolsonaro, que tem a simpatia de muitos militares e de muitos idiotas analfabetos históricos. Neste ponto, as eleições no Brasil e na Suécia se assemelham: ambas definirão o grau de idiotia do povo ao contarmos o percentual de votos que foram dados à Extrema Direita.
O quadro é muito complexo. Ciro pode ser a única esperança de resistência ao massacre que se desenha, por isso acho válido apoiá-lo. Mas há também o imponderável fator Lula (pra onde irão seus votos, um mínimo histórico de 25% do eleitorado?). Acho a estratégia de Lula, de esperar até o último momento, perfeita. A cada dia o povo sente mais saudades do “Estado Brasileiro” de Lula, a cada dia os fatos demonstram que não é culpa do PT a merda que aí está. Por outro lado, todas estas pré-candidaturas serão desgastadas, a cada dia, pela máquina de moer gente da mídia. A candidatura Lula, ou o candidato apoiado por Lula, será o grande “sangue novo” nesta disputa eleitoral. Quanto mais tarde entrar em cena, melhor, menos corrosão midiática. Entrará com chances mínimas, é certo, mas menos sujeito a casuísmos jurídicos com fins eleitorais.
Não há bola de cristal ou manual de instrução que possa nos guiar.. a não ser o velho livro de história.
Maria Melko
23/05/2018 - 03h50
Lendo seu texto a primeira coisa que me veio a mente: “Pau que bate em Chico, bate em Francisco”. Ninguém merece ser linchado, seja virtualmente ou fisicamente. No entanto vc não pensou nisso quando atacou ferozmente e injustamente o pessoal do DE. Espero que vc consiga superar essa onda, assim como eles superaram.
Patrice L
23/05/2018 - 02h45
Oi Marcelo Abb
Olha só. Temos visões diferentes. Começo dizendo que o Ciro não é exceção nisso: ataca-se o Lula ora dizendo que ele radicalizou demais, ora dizendo que ele conciliou demais. O que importa no caso é que, a despeito dos haters anti lulistas, atualmente o Lula tem quase 33% e o Ciro menos do que 6%. Não se pode pretender, a partir daí, que o Ciro tenha mais representatividade e capacidade de unir que o Lula. Olhem-se as fotos das caravanas e compare as mesmas com quaisquer fotos do Ciro. Quem é verdadeiramente popular? Quem tem mais pegada – e com mais naturalidade e desenvoltura – no social, no identitário, no sindical, no alternativo? A comparação é covardia. Lula é adorado. Ciro só circula e articula por cima e, quando muito, com picareta sindical como algumas vezes com Paulinho da Farsa. Desculpe, mas isto tudo posto, o Ciro estaria lá embaixo no meu ranking pessoal. Gleisi, Boulos e Manuela anos-luz à frente dele como opções no impedimento do Lula. Por último, a não ser que a agenda do Ciro seja muito diferente da do Lula, ele será tão perseguido quanto o Lula. Esse o nó do Ciro: agenda igual à do Lula, os dois serão perseguidos igual e de 7×1 é preferível o Lula. Agenda diferente da do Lula, aí mesmo que nada justifica votá-lo. Quanto à regulação da mídia, não é questão menor. Pelo contrário, nenhum governante democrático e progressista governará esse país sem atacar a concentração da mídia e sua ja tantas vezes demonstrada vocação para o golpe.
Abç
Marcelo Abb
23/05/2018 - 10h34
Sugiro que você assista as entrevistas do Ciro e as do Boulos. Faça este exercício. Veja o roda viva do Boulos e na semana que vem veja o do Ciro, você perceberá que as propostas são rigorosamente as mesmas.
Sobre a questão do Lula estar no topo do seu ranking pelo fato de ser mais popular, discordo desta análise simplista e rasa, com todo o respeito. O Lula hoje tem 33% de intenções de votos, mas também tem uma rejeição enorme. Além disto, esta popularidade pode ate ganhar eleição, mas não governa, ainda mais no nosso presidencialismo à brasileira, em que o executivo precisa da aprovação do congresso para governar. Sem contar que você levar em consideração apenas este fato como o mais preponderante para balizar as suas preferências políticas é de uma pequenez de pensamento enorme, com o perdão da antítese. Lembre-se que Hitler tinha muito apoio popular. Lembre-se que Bolsonaro tem quase 20% de intenção de votos. Isto não quer dizer nada.
Lula é um grande líder popular? É evidente que sim.
É o melhor presidente que o país já teve? Sem dúvida alguma.
Mas insistir na sua candidatura agora, achando que ele é a única opção, tratando-o como um Deus, um Messias, é muito perigoso. Isto ofusca a nossa visão e nos impede de avaliar a situação de forma imparcial, com capacidade crítica e bom senso. Este endeusamento repentino do Lula impede que nós avaliemos e enxerguemos os seus muitos erros, por exemplo.
Você foi a favor da sua política econômica, que seguiu estritamente a receita de FHC? Uma política que praticou ajustes no início da sua gestão, até quando não precisava? Você foi a favor da sua política de juros, que só fez enriquecer banqueiros e que claramente tinha margem para ter sido praticada de forma mais justa e menos lesiva ao país? Você foi a favor das alianças nefastas praticadas pelo PT, especialmente na segunda gestão de Lula e nas duas da Dilma? Você foi a favor de Lula confraternizando com Renan Calheiros mesmo depois do golpe de 2016? Você gostou de Lula não ter feito uma reforma tributária, que é um dos maiores promovedores de desigualdade no país? Você foi a favor de Lula não ter feito regulação da mídia? Você foi a favor das nomeações de tucanos no STF?
Você me parece uma pessoa sensata e inteligente, tenho certeza que não concordou com nada dessas coisas que eu citei.
Sabe quem também não concordou?
Um cidadão chamado Ciro Gomes.
E é exatamente por isso que ele está sendo linchado pela frente radical dos petistas, pois não diz amém e bate palmas para os erros do Lula. Esta ala radical não enxerga os elogios que o Ciro faz ao Lula, não reconhece a lealdade dele ao PT, apenas enxerga as críticas como uma forma de traição.
Sinceramente, isto é de uma ignorância sem tamanho. É tratar política como futebol.
Sou petista, sempre fui, mas não porque eu coloco o partido acima do país. Sou petista exatamente pelo contrário, pois acredito que o partido colocou o povo, os pobres e os interesses do país acima do assédio estrangeiro e entreguista.
Só existe uma forma de defendermos o país, o partido, o povo, os pobres e as nossas riquezas. Elegendo alguém do campo progressista. E hoje, só enxergo o Ciro Gomes com condições de chegar lá.
Gente, pelo amor de Deus. O Lula está preso! PRESO! Quando vocês vão cair na real de que ele não vai se candidatar? Se o PT tivesse outro nome que pudesse substituir o Lula, eu até acharia sensato por parte do partido em querer lançar outra candidatura, mas esse nome não existe. Não há um nome sequer no PT que seja competitivo.
A aliança e união das esquerdas em torno de Ciro Gomes é a única salvação do país. Doa a quem doer. Em 2022, tudo bem, o PT pode se reinventar e lançar os seus quadros, mas o momento é agora. Se a esquerda não for para o segundo turno, nem sei se ainda teremos país para salvar em 2022.
zuleica jorgensen malta nascimento
23/05/2018 - 02h06
Li o texto e os comentários. E minha posição continua tão forte quanto antes: não se trata aqui de elocubrar sobre a permanência ou não de Lula na cadeia, sobre se ele será realmente candidato ou não. A questão do momento é lutar contra o GOLPE e isso só existe na luta pela liberdade de Lula. Por que só Lula está preso e Ciro e demais da “esquerda” estão soltos? Simples, porque Lula tem votos os outros não, porque LuLa é a derrota do GOLPE, os outros não. Por que golpistas só temem o Lula e não os outros? Porque ele sabem que só Lula ameaça o GOLPE, os outros não.
A incerteza sobre o futuro do país não se desfaz com uma renúncia à luta contra o GOLPE e apoio a uma candidatura de suposto consenso como, alega o Miguel e outros articulistas políticos, o Ciro representaria. Porque Ciro só seria consenso se estivesse com os golpistas, como sinceramente acredito que ele está. Um falso consenso, como se deduz.
Se Ciro tentasse fazer o governo que apregoa, seria imediatamente obstado. Lula é o único a ter força política – representada por seu enorme apoio popular no Brasil e no exterior – para efetivamente frear a escalada golpista e reverter ao menos uma parte do estrago feito nesses dois anos.
Sem Lula o caos continuará e o mesmo acontecerá se Ciro se eleger com ou sem (mais provável) apoio do PT. A não ser que ele, Ciro, venha a ser o próprio candidato do GOLPE, o que não descarto em vista de sua trajetória política.
claudio
23/05/2018 - 00h09
Você tem todo o direito de apoiar o Ciro, mas quem entra na chuva sabe que vai se molhar. Dizer que agora só porque os petistas estão contrariados contigo, é que você vai falar mais do Ciro, você se comporta como aquele garoto dono da bola, que …., bem o resto você já sabe. A propósito também não sou petista filiado, mas defensor e simpatizante, principalmente do Lula, que acompanho desde os tempos de sindicato em SBC. Não quero aqui falar de tudo que fiz para ver seu mandato, principalmente o primeiro, terminar com sucesso, por que não vem ao caso, mas digo que acompanhei muito bem o Lula na campanha de 1989, do qual ainda guardo uma camiseta que eu comprei, para ajudar o PT naquela campanha, onde tem a inscrição: “LULA PRESIDENTE, ATÉ A VITÓRIA”, e ninguém por exemplo, me convencerá que o sequestro de Abílio Diniz, naquela véspera de eleição não teve um propósito político para entregar a eleição ao Collor. Digo isso para mostrar o meu grau de engajamento na luta em favor de LULA. Mas como diz o PHA, sobre o Paulo Preto, …ninguém vai me abandonar na beira da estrada…., quero adotar o mesmo slogam para com o LULA, não aceito que abandonem o Lula na Masmorra até que a morte o leve. Como você diz que não deixaram o Lula ser ministro, por que deixariam agora ser empossado? E eu pergunto o mesmo por que deixarão o Ciro que tem menos respaldo popular então? Se tiverem que dar novo golpe, que dêem, mas com Ciro no poder, não haverá tanto povo na rua a rechassar o mesmo e mais duvido que o espírito explosivo de Ciro, nos leve a um porto seguro. Ex-PDS, Ex-PSDB, Ex-Ex, etc e tal. Fosse ele um Roberto Requião, sempre MDB, com todos os prós e contras, que prefere enfrentar os contrários do seu partido a sucumbir diante deles, a coisa seria diferente, cito ele apenas para exemplo, já que ele não estará na disputa presidencial. E por último, por você ser tudo aquilo que falou, eu admiro e respeito, mas digo que isso tudo não lhe dá o direito de levar a bola embora.
Angelo
22/05/2018 - 23h06
Descubra quem foi o Ciro Gomes prefeito de Fortaleza e governador do Ceará… você conhecerá o verdadeiro Ciro Gomes
Antonio Carlos Garcia
22/05/2018 - 17h40
Como alguém pode ser tão burro a ponto de apoiar o PT, não me conformo, quando surgiu o PT eu tinha entre 16 a 17 anos, fui em umas reuniões da UBES, ao me inteirar com esse povo que apoia o PT, e conhecer vários PTistas já na época percebi que era igual a uma religião, um bando de doutrinados cegos e prepotentes, percebi tb, após alguns anos quando prestei alguns serviços p/ Prefeitura de SBC que eles os barbudinhos eram 100 vezes mais ladrão que os outros políticos, eles não eram Socialistas, nem Comunistas, era apenas uma quadrilha de malandros e bandidos que exploravam o sindicalismo, e os idiotas uteis com conversinha de que resolveriam tudo papo furado.
Ou seja desde garoto, já havia percebido que acreditar nesses vigaristas tem que ser muito burro.
Domingos
21/05/2018 - 20h34
Companheiro Miguel,
sim somos companheiros de longa caminhada. Nunca escrevi aqui, mas já colaborei com o Cafezinho nas poucas vezes que pude.
Eu não penso pequeno, embora tenha apenas um centésimo de sua leitura (sem qualquer falsa modéstia). Eu apenas penso diferente. É já que o companheiro falou em ofensa…doeu no fundo do meu peito sua sugestão de lançar Lula para Deputado Federal.
Agora quanto aos ataques que hora lhe fazem, sábado que você tem toda minha solidariedade, apoio e defesa. Nada justifica o que lhe fazem.
Um forte abraço.
MEIRE
21/05/2018 - 18h55
Conversa boa a sua Miguel. Vou continuar lendo suas postagens. Meu voto ainda é LULA ou quem ele indicar. É minha resposta ao partido do judiciário e à mídia golpista. Temos que reforçar o congresso com uma esquerda numerosa para quem for governar, seja LULA ou quem indicar, não passar dificuldades.
Ranieri
21/05/2018 - 18h55
CIRO COMEÇOU COM O PDS. Quem é esse Ciro, o candidato do Miguel do Rosário? Ele é um cara da oligarquia nordestina com pai e irmãos sempre mamando na política. O perfil de Ciro na Wikipédia, que se vê que foi feito pela assessoria, tem pérolas preciosas como essa: “entrou na vida pública aos 23 anos, e se tornou professor universitário e advogado, e foi quando o pai foi eleito prefeito e o apontou como procurador do município.” Olha só: o pai se torna prefeito e enfia o guri de 23 anos como procurador do município. Ele tinha acabado de se formar. Detalhe: o partido do pai era o PDS, o partido da Ditadura, sucessor da ARENA. O energúmeno e a família sempre viveram da política: “No setor privado também ocupou os cargos de Presidente da Transnordestina S/A e foi um dos diretores da Companhia Siderúrgica Nacional. Dois de seus quatro irmãos seguiram carreira política, Cid Gomes foi governador do Ceará por 2 mandatos e Ivo Gomes é atualmente prefeito de Sobral. Seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, também foi prefeito de Sobral por 3 mandatos e seu tio, Vicente Antenor Ferreira Gomes, foi prefeito do município de Itapipoca em 1992 e deputado estadual no estado do Ceará em 1982.” É uma vergonha essa opção do Cafezinho.
Marcio Leandro
21/05/2018 - 22h47
Lamentável sua crítica ao Ciro Gomes, ele já deu provas da sua lealdade, o PT perdeu uma grande oportunidade de fazer mudanças estruturais no Brasil, Na educação privilegiando o ensino fundamental que é a base para transformar os brasileiros…. Na economia com acesso ao crédito a pequenas e medias empresas e principalmente na democratização da mídia.
A impressão que fica e que o PT nunca da vez a ninguém, parece que o partido não se preocupa com a situação do país, e o Lula usa sua suposta candidatura para se livrar da perseguição judicial. Quando o PT e Lula vão pensar no Brasil?
Hairy Heart
22/05/2018 - 08h39
E desde quando uma oligarquia morre com o “oligarca” ??? Reparou que nenhum dos filhos de Ciro seguiram na política ? Reparou que nenhum dos sobrinhos de Ciro estão na política ? Reparou que uma oligarquia tem origens históricas nas famílias nordestinas e que a família Gomes só teve políticos na figura do pai de Ciro (cadê as carreiras políticas dos avôs, dos bisavôs, trisavôs,… ???). Reparou que oligarquias comumente estão ligadas a grandes propriedades, latifúndios, barões da mídia regionais, etc ? Onde estão os latifúndios da família Gomes ? Onde estão as grandes propriedades ? Onde estão as concessões de rádio, jornais e TVs da família Gomes ?
.
Enfim… repense seus conceitos e pare de replicar senso comum de MBL e bolsomínions, ok !!!
vitor
21/05/2018 - 18h11
Miguel, Miguel, Miguel…
O seu erro foi ter achado que os esquerdistas eram mais tolerantes e democráticos que outros grupos. Não são. São iguais os Coxas (aqui abro um parenteses para diferenciar esquerdistas em geral e coxinhas em geral de Bolsominions e Comunistas, que são mais intolerantes ainda).
Vc acha que pensar diferente não é motivo para ser atacado por esquerdista? Quanta inocência. Pelo menos agora acordou para a triste realidade…
Enock Cavalcanti
21/05/2018 - 18h09
Eu, que ma tenho um blogue de opinião a partir de Cuiaba, Mato Grosso, tenho Miguel do Rosário como um exemplo, um irmão, um amigo, um blogueiro que honra toda a blogosfera. Como fundador do PT, militante do PT desde sua pré-história na década de 7o, em Nova Iguaçu, vibro com a capacidade do Miguel do Rosário de preservar seu faro questionador. Agora, não vejo porque você, Miguel, ficar angustiado. Oposição às suas ideias sempre se erguerão, até mesmo porque você nos dá incentivos diários para desafinarmos o coro dos contentes. Então, adiante, Miguel. Não páre, não vacile, isso que voce chama de seu espírito anárquico nos faz bem, faz bem à esquerda brasileira, mesmo que a gente entenda que referendar Ciro Gomes é uma tremenda bola fora.
Almide
21/05/2018 - 17h26
Miguel, a persistência na manutenção da candidatura do Lula é boa para todos os demais candidatos da esquerda, inclusive Ciro, mesmo sabendo que não conseguirá disputar, se jogar a tolha agora, imagine quantos minutos a globo dedicará ao Ciro no Jornal Nacional com qualquer pequena noticia que o desabone!
Carlos Batista
21/05/2018 - 17h05
Olha Miguel eu discordo completamente de você, especialmente no campo ideológico. Contudo seria desonesto da minha parte negar que sua análise está certíssima. Parabéns!
Wendell
21/05/2018 - 14h43
Olá Miguel, tenho muitas dúvidas sobre se essa ‘aliança’ em torno do Ciro é boa ou mesmo viável. Mas de uma coisa tenho certeza: Miguel e seu Cafezinho são essenciais para auxiliar a entender a política do país. Siga firme.
Gerson Sabchuk
21/05/2018 - 10h55
Perfeito Miguel. Nem todos os petistas poderão concordar com você. Eu acompanho desde muitp tempo seu blog e suas posições políticas de analista político. Desde muito tempo é um analista que eu recomendo para as pessoas conhecidas, justamente por mostrar outra forma de olhar a realidade política de nosso país, e fugir do pensamento único e amestrado dos jornalistas do patrões, donos da grande mídia. Nesse momento em que faz a defesa acalorada da candidatura Ciro Gomes, creio que é legítimo seu direito inalienável de expressar suas opiniões para o debate. Um fato que chama a atenção, é a quantidade de comentários bem elaborados, escritos com responsabilidade, com opiniões bem dundamentadas. Enfilierando com os que defendem o direito fundamental de expressão e opinião, apoio suas posições. Não concordo com o apoio a Ciro Gomes nesse momento, mas poderá ser uma opção em momento que o Lula decidir. Lembrando Getúlio Vargas, outro gênio estadista, dois meses após sua, dele, deposição do governo, esperou, diante de muita pressão para apoiar um candidato de seu campo político, a poucos dias do pleito, enviou uma carta aos trabalhadores, pedindo que votassem em Gal. Dutra, assegurando que o Gal. Dutra e seus apoiadores manteriam as conquistas sociais os trabalhadores até então. Dutra ganhou as eleições e posteriormente o próprio Vargas retornou eleto pelo povo trabalhador. Está certíssimo o Lula pessoalmente, por manter a grande mídia refém da cela em Curitiba, sem outro adversário a quem possam atirar à vontade, com tanto tempo antes das eleições. Está correto esperar até o último momento para mudar alguma estratégia. OS candidatos potenciais que façam suas campanhas, que façam suas caravanas, qure façam seus comícios, que apareçam. O nome de Lula se mngteerá forte até poucos dias do momento do povo apertar as teclas das maquininhas. Que seja o Lula, ou quem ele apontar.
Antonio
21/05/2018 - 10h54
Pelo amor de Deus.vc fala demais .nao tive saco pra ler tudo…e muito mimimimi
Gerson Sabchuk
21/05/2018 - 10h42
Perfeito Miguel. Nem todos os petistas poderão concordar com você. Eu acompanho desde muitp tempo seu blog e suas posições políticas de analista político. Desde muito tempo é um analista que eu recomendo para as pessoas conhecidas, justamente por mostrar outra forma de olhar a realidade política de nosso país, e fugir do pensamento único e amestrado dos jornalistas do patrões, donos da grande mídia. Nesse momento em que faz a defesa acalorada da candidatura Ciro Gomes, creio que é legítimo seu direito inalienável de expressar suas opiniões para o debate. Um fato
Taciano Silva
21/05/2018 - 08h51
Olá,
Sempre leio o blog para me informar e ler opiniões de jornalistas competentes que estudam e lêem muito sobre política. Tem todo meu apoio Miguel, mesmo ainda não concordando no apoio a Ciro, apoio sua sinceridade e clareza na argumentação.
Leio sobre Boulos, Manuela, Ciro e Lula. Todos podem receber críticas, mas quero ver eles convergindo para uma candidatura forte de centro esquerda. É o que temos pra esse tempo de ódio, criminalização da polícia e de ditadura do judiciário.
Existem radicais em todos os partidos! E não representam a maioria. Mas ainda acho que eleição sem Lula é fraude.
#lulalivre #esquerdaunida #democracia
Leandro_O
21/05/2018 - 08h51
Chega a ser impressionante a guinada à esquerda do PT….
Agora parece que não repetirão nada do que fizeram no passado, como louvar Meirelles ou Levy, ou engavetar o projeto do Franklin Martins, ou mesmo fazer alianças com Maluf e cia….
vitor
21/05/2018 - 18h13
Cara, o PT divide palanque com Renan Calheiros até hoje. E ainda quer passar um verniz como se ele fosse qualquer coisas minimamente semelhante a um esquerdista…
Drika
21/05/2018 - 08h38
Certíssimo! Pessoal tem que acordar pra realidade…
Deborah
21/05/2018 - 08h26
Excelente esclarecimento. Tenho resistência com Ciro, mas estamos em um momento que será preciso calcular tudo. Também tenho achado que o PT precisa fortalecer o legislativo e contribuir com a reomada da democracia.
Cícero Costa
21/05/2018 - 07h00
Miguel do Rosário está coberto de razão.
O PT deveria apoiar a candidatura de Ciro Gomes já no primeiro turno, pois Lula certamente terá sua candidatura impugnada pelo TSE , e dessa forma ficará impedido de disputar as eleições presidenciais deste ano.
Não há dúvidas de que Lula fez muito pelo Brasil, e faria mais ainda não fosse a implacável perseguição promovida contra ele pelas classes dominantes e pelo capital financeiro, mancomunados com instâncias rebeldes do Judiciário e em conluio com a mídia venal.
Lula, pode-se dizer, foi o melhor presidente do Brasil, de todos os tempos.
Mas o fato é que, pelo que se viu até aqui, os ministros do TSE “dificilmente” chancelariam sua candidatura, tampouco ratificariam uma eventual vitória sua nas urnas, e isso por uma simples razão: O Golpe de 2016 ainda não se completou.
O Golpe parlamentar, que afastou a presidente Dilma, está em curso. Para sua consumação, é preciso que sejam eliminadas todas as possibilidades de Lula voltar à presidência da República. E o papel de inviabilizar a candidatura do Lula coube, como se pode ver, ao Judiciário pela aplicação de LAWFARE.
De modo que é ingênuo – chega a ser burrice -, pensar que o TSE permitirá que Lula participe das eleições em 2018. Isso não acontecerá. Vamos ser realistas. As chances de Lula voltar à presidência da República são ZERO. Os artífices do Golpe não permitirão. O TSE não permitirá que Lula volte à presidência da República.
Diante desse quadro desfavorável, é imperioso que o PT busque desde logo outras alternativas, procurando construir com as agremiações de esquerda que estão no páreo uma frente ampla para a disputa presidencial deste ano, a fim de colocar no Palácio do Planalto um candidato da esquerda, pois caso contrário, se a direita vencer o pleito para presidente em 2018, as esquerdas amargarão por várias décadas o lugar de simples coadjuvantes na seara política nacional.
A ideia de um bloco de esquerda reunindo PT, PDT e PSB, que vem sendo costurada por algumas lideranças em torno da candidatura do Ciro Gomes é, sem dúvida, uma ótima composição, com chances reais de vitória para a esquerda nas eleições presidenciais deste ano.
Cumpre à executiva nacional do PT olhar com mais entusiasmo e seriedade – e apoiar – uma eventual aliança entre PT, PSB e PDT em torno da candidatura do Ciro Gomes, que vem sendo aventada por lideranças de diversas siglas, com o apoio inclusive de todos os governadores das esquerdas do Nordeste do país.
Um eventual apoio do PT e de outras legendas de esquerda à candidatura do Ciro Gomes, praticamente levaria o candidato pedetista ao segundo turno, onde seguramente a aliança das esquerdas e o apoio do ex-presidente Lula selariam a vitória de Ciro Gomes no segundo turno, impondo à direita mais uma amarga e indigesta derrota.
Na minha opinião, é melhor ter Ciro Gomes com todas os seus defeitos na presidência da República, do que João Dória, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro ou outro qualquer que a direita inventar.
A cúpula do PT, sobretudo a sra. Gleisi deveria saber que a Política é um processo dinâmico, marcado por avanços e recuos e pela ação do tempo. Desse modo, periodicamente, a depender das circunstâncias e tendo em conta o cenário, torna-se imperiosa a alternação dos quadros, a reacomodação dos agentes, o reagrupamento dos partidos, a composição de novas alianças para que seja possível a prossecução salutar da marcha pela democracia em nosso país.
A Política é um jogo que deve ser jogado de forma fria e técnica, com cautela e perspicácia, sem fanatismos ou paixões.
Nesse sentido, seria bom que as lideranças do PT deixassem de lado as paixões e começassem a usar a razão, compondo logo uma chapa com Ciro e Haddad, enquanto há tempo e oportunidade para isso
Acreditar que o TSE vai liberar o Lula para a disputa presidencial é o mesmo que acreditar em Papai Noel.
Jerônimo Honor
21/05/2018 - 06h25
O Cafezinho cirou. Que pena!
Eleição sem Lula é fraude!
Cláudio
21/05/2018 - 04h13
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :
L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.
I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.
L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.
D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.
S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * | * * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * * | * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ?????????????????????
:: ?????????????????????
::
João Silva
21/05/2018 - 03h08
Lula está preso porque é o único que ameaça o golpe.
Buscar outras opções agora é fazer o jogo do adversário.
Devemos continuar com Lula até o fim para ganharmos o jogo.
Esgarçar a situação jurídica ao limite.
Provocar o erro do inimigo.
Lula é a solução.
Sonia Montenegro
21/05/2018 - 01h39
Eu não concordo com comentários de baixo nível, mas não concordo com nenhuma das suas análises para justificar uma decisão de apoio ao Ciro neste momento, e explico minhas razões.
1 – Você alega que se o judiciário permitir que Lula seja candidato, não vai deixá-lo governar, e eu acredito que se os golpistas deixarem o Ciro ganhar essa eleição, será por um acordo firmado entre eles, e o Ciro não poderá fazer o que vem prometendo e que o Brasil mais precisa, que é reverter o circo de horrores cometidos por esse governo golpista, justamente por conta desse acordo.
2 – O Lula, como você bem sabe, é inocente e foi condenado sem provas, portanto, uma eleição sem Lula não garante a volta da democracia, mas a legitimação do golpe.
3 – O Ciro está fazendo uma campanha burra, atacando o Lula e o PT, e muitas vezes de forma grosseira, baixando o nível, exatamente o que lhe faz reclamar dos petistas que o atacam. A queixa vale para você, mas não vale para os petistas? E esses ataques me dão a impressão de que ele está querendo agradar a direita que odeia o Lula, o que me faz desconfiar seriamente dele, mas não é só isso, o Ciro não governará sem o apoio do PT, e do jeito que o está atacando, vai ser difícil conseguir esse apoio. As pesquisas sem o nome do Lula dobraram o número de votos brancos e nulos, e não migraram para o Ciro.
4 – Deixo para o fim o ponto que considero mais importante: Lula é um estadista, tem um plano para o Brasil e tem se sacrificado pelo seu ideal. Poderia estar ainda com D. Marisa, viajando pelo mundo, dando palestras, ganhando uma fortuna, alegando ter feito a sua parte, mas aceita ir para o sacrifício e eu como brasileira, percebendo isso tudo, me sentiria a pior das criaturas ao lhe tirar o apoio já, como quer a direita golpista.
PT Saudações: #LulaLivre, #DirceuLivre, #VacariLivre e #Lula2018!!!
Rodrigo Vieira
21/05/2018 - 00h59
SOBRE A IMPORTÂNCIA DE RESISTIR
“”Eles não aceitam que resistamos. Resistir é um ato do presente. É não aceitar as coisas como estão. Resistir não é mudar. Resistir é individual, a mudança só pode ocorrer coletivamente. Mas não existe mudança sem resistência. A conjugação é simples: Eu resisto, tu resiste eles resistem, nós mudamos, vós perdeis, eles estão perdidos.
Confesso que parece que eles têm tudo. Parece que não há saída. E ao pensar que não há, somos vencidos. Deixamos de resistir. Hoje, eles ganharam quase todas as batalhas. Tomaram as instituições, tomaram as armas e o uso irrestrito da violência. Tomaram de assalto as leis e as transformam ao seu bel prazer. A isto junta-se o que sempre tiveram: o dinheiro a televisão, as fábricas e as terras. Parece que eles têm tudo. Matam a esmo, ferem sem nenhuma razão. Condenam sem motivo e prendem sem assombro.
É neste cenário desgraçado que se tornou o Brasil, na fronteira do fascismo, que temos que resistir. Eles querem nos dizer que está acabado. Que não há chances. Que não deixarão …
Uns querem nos vender a ideia do “único caminho”. Querem nos dizer que só há uma solução. E está solução parte da aceitação de que perdemos.
Martelam nos jornais e na televisão que está tudo normal e que as instituições estão funcionando. Mentem que o país “melhorou” quando, no fundo, nem eles acreditam. Apontam para o Futuro como se determinado fosse. Querem que você deixe de resistir e aceite o que já fizeram. “Não há saída”, dizem.
O que eles não entenderam é que estão completamente indefesos, pois a escolha é minha. A escolha é sua. Nós dizemos se aceitamos ou não.
Resistir é não aceitar o que nos é imposto. Resistir começa numa ideia.
E ainda que prendam esta ideia, eles estão indefesos contra a nossa decisão de resistir.
Eu não sei do Futuro. Eu não sei se venceremos. Mas sei que se resistirmos juntos, não podemos perder. Não podem nos vencer. Aliás, resistir já é dar-se a vitória. A vitória de que nossos algozes não nos tiveram cativos, não nos tiveram como apoiadores, nem por um minuto …
E não há cadeia, cassetete ou decisão judicial que possa mudar isto. Eles já perderam, apenas ainda não se deram conta disto. E esta é toda a nossa vantagem.””
Chauke Stephan Filho
21/05/2018 - 00h11
Não pode faltar nada para Miguel do Rosário. Vamos mandar dinheiro para ele, vamos comprar um carro bacaninha para ele, vamos dar alguns imóveis para ele.
Ele nos dará o brilho de sua inteligência em troca, pelos seus textos, que lançam luz sobre a nossa realidade política. Isso vale muito mais.
E assim deve continuar a fazer com independência e segurança, sem censura e sem a vil preocupação com o pagamento de contas.
Ao contrário de alguns articulistas de esquerda de quem já fui vítima, Miguel do Rosário não tem o espírito de um censor.
Miguel escreve com liberdade, e a mesma liberdade ele não nega a seus leitores. A todos ele serve o cafezinho, sem cobrar por isso..
Miguel do Rosário deve ser recompensado. Cada leitor dele deve cobrar de si mesmo essa recompensa.
sergio
20/05/2018 - 23h49
Respeito seu posicionamento, porém não concordo com o mesmo. Acho o mesmo covarde com um homem que além dos seus 14 anos de bloqueio, deu a vida pelo país, e de sua família.
Esse homem merece um pouco de respeito pelo que vez, e esse respeito deve ser cada um de nós pelo que fez e o que pode fazer pelo país. Abrir mãos e sua candidatura e abrir mão de suas verdades. E uma facilidade muito simples para tudo o que representa.
Outro ponto é a opção pelo Ciro. Essa então e deplorável. E uma visão irresponsável a opção por um coronel transvestido de político moderno.
O querido Brizola deve estar se retorcendo na sepultura em ver outra vez o PDT ser usado
Pierre
20/05/2018 - 23h40
Primeira vez que leio vc é concordo com tudo sobre o Ciro meu candidato desde 98, mas que vive a mesma situação que vc em relação ao PT, acham que tem quer ser submisso eternamente,falta humildade. Ciro presidente!!! Viva o Brasil.
joao barbosa
20/05/2018 - 23h39
caro miguel,sai fora de tal de ciro é um mala.o paulo henrique amorim tá indo na mesma linha.os caras acredita no conta da carochinha,se fazem isto com o lula imagine um ciros da vida com a mesma linha do PT não sobrevive.por isto que este tal de ciro só que o apoio do lula PT ,más o governo vai ser outro um que agrada a elite e os coxinhas e se sobrar uma miséra pro povo,isto aí vai ser igual o que o rafael correa do equador fez ,elegeu o cara depois tomou uma apunhalada pelas costas,traidor.ciro tú é um lixo.eu confio mais no requião do que neste traste.caro miguel fica na paz,mas voçê é inteligente não embarca nesta não, para não passar vergonha amanhã,mas este cara não ganha,fica tranquilo,a verdadeira esquerda é inteligente de mais.abraços
Luci soppaluci18@gmail.com
21/05/2018 - 00h21
Vdd. Ciro só faz criticar o Lula! Esse Maria vai com as outras uma hora tá num partido hora noutro! Como confiar? Lula mesmo preso votaremos nele! Só nele!
CELSO HENRIQUE RODRIGUES BORGNETH
20/05/2018 - 23h33
Apoio você Miguel do Rosário. Sou petista e respeito muito seus posicionamentos.
Nilo Ricar
20/05/2018 - 23h27
É isso Miguel…. é regra sem exceção….em terra de cego quem tem um olho é rei….quem tem dois…. Vai sofrer…..boa sorte e parabéns pelo excelente texto, pela visão aguçada e estadista….
Valdeckleber
20/05/2018 - 23h25
# LIVRE DE LULA #Livre de Lula
Roberto Louzada
20/05/2018 - 23h18
BRILHANTE MIGUEL!!!!
O acompanho a bastante tempo e desde do primeiro texto seu lido por mim verifiquei que além de um belo texto, havia algo especial por tras do texto. Quanto mais o lia mais me certificava do seu BRILHANTISMO.
Qd vc se juntou ao Fernando Brito achei que viria algo novo no jornalismo .
Confesso wue acho o texto do Fernando melhor que o seu MAS SUA LUCIDEZ É MUITO SIPERIOR
Roberto Louzada
20/05/2018 - 23h30
Cont
Na minha opinião vc é o jornalista mais lucido que acompanho superou NASSIF, FERNANDO BRITO e muitos outros
Por isso a partir de hoje me torno seu assinante
A maior supresa que vc me causou foi so conhece-lo pessoalmente achava que vc deveria ser um velho e minha surpresa ao velo um jovem. Minha admiração aumentou.
O conheci num sarau do Nassif em Santa Tereza
Iraildo
20/05/2018 - 22h25
A esquerda precisa de deputados federais e senadores, do contrário vai fazer aliança com quem foi eleito, toda culpa deste malditos governo e dos eleitores que sempre elege o presidente com minoria no parlamento.
Lázaro Castro
20/05/2018 - 22h19
Me sinto representado companheiro com a tua forma de enxergar os fatos e os acontecimentos no mundo da política !!!
Concordo plenamente que nesse momento que experimentamos mares revoltos, a saído mais racional é apoiar uma candidatura de frente ampla, encabeçada pela Ciro Gomes !!!
Mantenha-se firme camarada Miguel, muita gente que conheço na esquerda ou do campo progressista tem Vc como um Farol (leitura) a ser seguindo e lido seus textos sempre muito crítico e inteligente !!!
Abraços
Carlos Fernandes
20/05/2018 - 22h14
Enquanto os petistas lhe atacam virulentamente por achar que a melhor saída é apoiar Ciro, no RN os petistas vão votar em Zenaide Maia para o senado. Ela é irmã de João Maia, que era deputado federal, mas na eleição passada se candidatou a vice-governador na chapa de … Henrique Alves, apoiado por Agripino Maia e Garibaidi Alves, primo de Henrique.
vitor
21/05/2018 - 18h17
Vc acha que petista aprendeu alguma coisa com o golpe? Tá querendo demais, heim???
Daniel Vieira
20/05/2018 - 22h14
Miguel estou com vc, não pare…nao sou petista mais vejo o Ciro como o único candidato consistente para evitar que o bolsonarismo chegue ao poder, como vc o Ciro dedicou anos apoiando o PT, e se ele está em terceiro na pesquisa, se ele foi um bom governador, ministro da integração e da fazenda e por que teve méritos….Deus abençoe receba meu abraço solidário.
Marcelo
20/05/2018 - 22h03
Claro que toda régra há exceções, mas não são petistas e simmecanismos da direita alimentando a polaridade entre Ciro e o PT, pois os dois unidos a briga foca melhor pra nós progressistas.
Augusto Ribeiro
20/05/2018 - 21h19
Seu desabafo poderia ser o meu, apesar de não publicar em blogs ou afins. Mas tenho sentido na pele esse ódio de setores petistas quando faço qualquer menção a Ciro Gomes. Um ódio que historicamente os petistas sempre nutriram pelo trabalhismo. Brizola sofreu muito com os ataques de petistas durante seus governos no Rio. Atacavam os CIEPs como se estes fossem apenas exemplos de obras faraônicas, sem que, em momento algum e por razões meramente eleitoreiras, fizessem qualquer elogio ao programa de educação que ali era implantado, e que poderia ter modificado a realidade do Rio caso tivesse sido mantido pelos governos posteriores que, seguindo a lógica defendida pelo PT à época, acabaram por desmontar o programa elaborado por Darcy Ribeiro. Hoje vejo mais uma vez o PT, agora não mais por uma razão eleitoreira, mas por não querer abrir mão de sua posição hegemônica, atacar o candidato mais à esquerda com possibilidades reais de vencer e tirar o país do buraco em que foi colocado. É triste ver o PT atacar aquele que nos momentos mais difíceis dos governos petistas sempre esteve ao seu lado. Ciro tem um discurso nacional desenvolvimentista até mais avançado que o PT em certas questões, mas é taxado por este de representante da direita. Esperar que os setores do PT que atacam Ciro desta forma estejam realmente querendo que o país saia desta agenda neoliberal e entreguista é muito difícil. Hoje parece mais provável que estejam aguardando o endurecimento do golpe para que possam manter-se como única força antagônica. Fato é que, os cães ladram e a caravana passa. E não será com esse sectarismo grosseiro que o PT irá se manter como força política viável, e dificilmente terá outra oportunidade histórica de fazer uma autocrítica que possa recoloca-li em condições de liderar a esquerda. O fator Ciro demonstra que, apesar de tudo que passou, o PT amadureceu muito pouco.
Indignado
20/05/2018 - 21h08
Cara lendo o seu post não consigo intender uma pessoa aparentemente culta com princípios dizer q a investigação sobre o mensalão foi um golpe, e q a lava jato tbm é, cara mais hipocrita que vc não existe, burro lesado, defensor de bandido, pra mim não intereça partido de forma alguma, só tenho uma índole político que rouba não merece meu voto, merece sim a cadeia, é cara larga mão de dizer q vc não defende PT ou Lula ou Dilma ou diabo a quatro, larga mão de ser idiota, acredito q só esses idiotas q pagam pra vc postar esse lixo q acreditam em vc, e vem falar q não ganhou nada, se vc defende é pq é tão sujo quanto eles seu lixo escroto.
Jacinto Golpe de Almeida
20/05/2018 - 20h56
Cês inda acreditam em democracia?
O Ciro se elegeria pra senador, deputado…
O Boulos também. Embora pra mim e pro Lula, Boulos é o
melhor candidato disparado.
A Globo, os coxas, não deixam ninguém governar.
cezar
20/05/2018 - 20h50
O modelo de gestão pública defendido por Ciro Gomes
NA SALA DE VISITAS COM LUIS NASSIF
SEG, 27/03/2017 – 19:37
ATUALIZADO EM 27/03/2017 – 19:37
‘Brasil precisa de câmbio que estimule cultura de produção e puna o rentismo’, aposta ex-ministro
Jornal GGN – Como Ciro Gomes atuaria na presidência da República? Nesta quarta e última parte da entrevista que o ex-ministro e ex-governador do Ceará concedeu ao GGN, o político falou da sua experiência na gestão do Ceará, de como conseguiu acabar com 100% da dívida imobiliária do Estado, ainda em 1994, em uma época de grande variação inflacionária e, depois, quando secretário de Saúde, na gestão de seu irmão Cid Gomes, ajudou a expandir a rede de policlínicas implantando consórcios intermunicipais de saúde e, com isso, acabar com as filas.
Ciro também creditou a sua gestão e de seu irmão à boa colocação das escolas cearenses no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), destacando que hoje, entre as cem melhores notas, 77 são de instituições do ensino público do Estado.
Assista a seguir:
Leia os principais trechos da entrevista
Educação e saúde no Ceará
Educação: O Ceará tem, das 100 melhores escolas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), 77. O Ideb mostra, basicamente, o nível de aprovação na idade certa, repetência, evasão. Os alunos se submetem às provas de português, matemática, etc. Então nossa turma está bombando, na escola pública, no interior do semiárido do Nordeste. O melhor Ideb do Brasil é nossa cidade, Sobral. O ex-prefeito da cidade foi convidado pela Fundação Leman para trabalhar com ele.
Saúde: As policlínicas, são administradas por consórcios municipais, co-financiadas pelo Estado que paga metade, deixando metade para os municípios. Criamos uma lei que evitou os municípios pararem de bancar o sistema de saúde, por isso deu certo. Nada substitui a autoridade. Eu fui secretário de Saúde, quando o Cid expandiu dramaticamente a rede. Por exemplo, implantou 20 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e, ao mesmo tempo, elas não funcionavam, porque havia dificuldade, o Ministério Público dando em cima do que não tem a ver, por exemplo. Ele pediu para eu ver o assunto, e eu botei tudo para funcionar, e uma das coisas era os consórcios das policlínicas. Então chegava o prefeito, fazia reunião, e o prefeito falava ‘vou levar para estudar’. Eu dizia: ‘está bom, você leva para estudar, não tem problema nenhum, mas enquanto você estuda não sai uma verba sequer de nenhum setor do estado para o seu município’.
Gestão das contas públicas
No Ceará a gente vive em permanente esforço fiscal, lá não é nenhum paraíso não, a gente vive com uma dificuldade imensa. Mas quando fui governador, por exemplo, e vivia tempos de vacas gordas, tempos inflacionários gigantes, e como a inflação no Brasil não era uma doença da moeda, mas uma espécie de tributo, chamei os funcionários e fiz um grande acordo: ‘não tem mais greve, não tem mais confusão, vamos criar coletivo de negociação, eu próprio participo. Há limites, vocês são 2% da população, eu não vou entregar 100% da receita, mas vou discutir e haverá a prioridade de duplicar o salário dos professores e melhorar o salário da saúde e da polícia. Essas três prioridades vou tocar devagarinho’.
Fizemos um acordo e o reajuste principal do Estado passou a ser trimestral, automático, reposição de 100% da inflação, e eu criei por lei uma conta única e determinei a hospedagem dessa conta única no banco público, porque uma das grandes formas de roubar, inclusive aqui em São Paulo, na época e muito tempo depois também, é que o código de contabilidade do Brasil é muito antigo, de partilha dobrada: botou 100 no primeiro janeiro, e tirou 100 no dia 31 de dezembro, está tudo certo.
Hospedei a conta do Ceará, criei uma conta única, 100% do saldo caia em uma espinha vertebral aplicada por 100% da CDI, e aí a receita financeira do Ceará passou a ser rival das duas outras principais receitas que era o ICMS e o Fundo de Participação. E aí como sobrava dinheiro eu botei 27% livre para investimento, tirei 3% todo o mês calado para a corretora do banco e fomos ao mercado e compramos 100% da dívida mobiliária do Ceará, com 15 anos de antecedência. Isso foi em 1994, imagina, com aquela inflação louca? Esterilizei 100% da dívida mobiliária do Ceará, que desde essa época vive mais ou menos equilibrada. Mas não brincamos não, o imposto sobre herança do Ceará passou de 4% para 8%.
Visão de país entre empresários
Quando o cidadão está na roça, no balcão do comércio ou no chão da fábrica, ele sente claramente que está tudo errado e reclama. Porém quando ele tira um excedente qualquer ele hospeda no banco, e ganha uma fortuna, e aí ele fica crítico-conservador. E ele acha que é possível conciliar duas coisas e começa a reclamar de carga tributária, de custo do trabalho e porque ele perde no juro, muito mais do que com isso, mas ganha no juros muito mais do que perde.
Então é preciso punir o rentismo, trazendo a taxa de juros responsavelmente para uma coisa menor do que a rentabilidade média dos negócios, e restaurar a ideia de que dinheiro não cria dinheiro. O que cria dinheiro é trabalho, a produção e na associação de quem trabalha e produz. Acho que o Brasil está maduro para passar um projeto dessa natureza.
Do que o Brasil precisa para crescer
Eu acredito que o Brasil precisa mudar, e a mudança é complexa, mas se precisar de reduzir a uma sentença é: nós vamos voltar a crescer.
Isso vai significar que vou desconsiderar a inflação? Não. Que eu vou desconsiderar o desequilíbrio fiscal? Não. Mas o que eu vou dizer é o seguinte: que o objetivo estratégico é crescer e eu vou administrar as consequências, as contradições, as tensões, os riscos a isso inerentes.
Por mais que choque a quem estiver nos ouvindo, não é assim que o Brasil é tangido desde o Fernando Henrique, [quando em] uma madrugada macabra em que o Fernando Henrique engana o Chico Lopes dentro do Palácio do Alvorada, avisa o Chico Lopes que não vai mudar aquela maluquice de câmbio que vai flutuar dentro de uma banda diagonal endógena. O Chico Lopes vende a informação privilegiada, bichada e o Fernando Henrique, nas costas do Chico Lopes, opera o Banco Central privado e casa com o Armínio Fraga. E o Armínio diz: ‘a âncora cambial morreu, deixa estourar’, como aconteceu com a dívida de novo, e agora nós vamos transferir a segurança do mercado para a âncora fiscal. Daí cria-se esse tripé câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação, e se vende como ciência boa, sendo que o Inflation target funciona com o conceito de core inflation.
O Brasil ainda tem um imenso entulho de indexadores e você hoje está transportando inflação de custos, que sobem preços em função de câmbio para taxa de juros.
Câmbio
O professor Bresser-Pereira que tem me ajudado, muito de forma independente como sempre, ele fala em cinco preços básicos da economia que precisam estar organizados para que o país volte a crescer. Um deles, o mais relevante é o câmbio, o câmbio tem que estar em um ponto em que seja exportável o produto bem produzido no Brasil.
Evidente que tem deficiências que tem que resolver por outros caminhos. Mas a taxa de câmbio, depois a taxa de juros, e por aí vai.
Mais indústria e menos rentismo
Crescer por onde? Indústria. Qual indústria? A primeira indústria é aquela por onde o Brasil está esvaindo bilhões, dezenas de bilhões de dólares ao estrangeiro. Então [é] o complexo industrial de Petróleo e Gás. Qual é o sentido de um país, como o Brasil, vender petróleo bruto e comprar derivado de petróleo caro, em dólar? Resolução: verticalizar toda a estrutura de refino e derivar daí uma indústria de polímeros e, enfim, toda a indústria de petroquímica. Isso é enriquecedor.
Por que isso aí é uma obviedade? Porque o Brasil hoje está com um déficit na conta de petróleo de 25 bilhões de dólares. Então quebro com isso, e é um círculo virtuoso você entrar em uma dinâmica de substituição de importação, sem perda nenhuma de eficiência porque o dinheiro já está indo.
Um outro, que você já mencionou [Nassif], é o complexo industrial da defesa. Algo razoável um país como o nosso que tem um papel estabilizador relevante no Cone Sul, na América do Sul, que pode ajudar a humanidade aí numa busca de uma ordem internacional centrada na paz, no direito, encerrando uma crônica de violência, de genocídio que nós estamos assistindo, de protofascismo, enfim, nós precisamos ter defesa. E isso quer dizer que a nossa aeronave, o nosso navio não ter pode como guia, a mira dos seus trabucos, o GPS americano. Não é razoável. E isso é enriquecedor também, porque é satélite, é foguete, é a indústria nuclear, etc. Esse jogo do Gripen [por exemplo] foi bom, nós vamos verticalizar a transferência tecnológica e isso é o que, potencialmente, o BRICS [grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ] pode nos dar de forma muito acelerada, se tiver um governo que saiba onde apertar os botões.
Depois você tem o complexo industrial da saúde. Este ano, a União Federal vai comprar 17 bilhões de dólares de fármacos, próteses, cama de hospital, cadeira de roda, bengala, coisa que 70 e poucos por cento já tem patente vencida e você, com engenharia reversa, copia, cola e pode produzir no interior do semiárido do Nordeste.
Luis Nassif – Tem uma discussão no Supremo sobre a questão dessas patentes vencidas, está nas mãos da Ministra Carmen Lúcia há cinco anos.
Sim, mas isso se resolve também. O que nos impede fazer?
Agronegócio
Quarto: o complexo industrial do agronegócio. Nós temos o agronegócio, especialmente a agricultura, mais competitiva do mundo, com 40% dos seus custos importados. Não há uma fábrica com contabilidade em real de fertilizante, uma fábrica sequer de agrotóxico com contabilidade em Real, uma fábrica sequer de implementos agrícolas. E máximo de agregação em valor export., que a gente faz sobre a nossa agricultura, é o esmagamento da soja, que já é toda feita por multinacionais. Quer dizer, se você misturar aqui crédito, incentivo fiscal e um esforço de coordenação estratégica do governo com a iniciativa privada, você pode verticalizar para dentro, para fora e para frente. Estou vendo esses quatro [pontos para o crescimento do país] e estou detalhando isso aí para ver já o efeito disso no emprego. Mas o mais importante do que isso é o conceito, para isso nós vamos ter que trabalhar com um câmbio que estimule uma cultura de parcimônia, investimento, poupança e produção.
Acesse a entrevista completa de Ciro Gomes em Playlist.
cezar
20/05/2018 - 20h49
Ciro também creditou a sua gestão e de seu irmão à boa colocação das escolas cearenses no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), destacando que hoje, entre as cem melhores notas, 77 são de instituições do ensino público do Estado.
cezar
20/05/2018 - 20h47
Olha! Vamo combinar!! O PT fez muita coisa boa…Mas subestimou a direita..aliás eles já estavam achando que faziam parte do baile…Agora que tamo numa m.. temos que continuar sempre na mesma tecla..Lula livre..Ciro Presidente…
bruno
20/05/2018 - 21h58
Perfeito.
Fehnelon
20/05/2018 - 22h37
rsrs… cara chato. ;-)
Jean- Paul Marat
20/05/2018 - 20h41
Não defendo a candidatura do Ciro(sou Lula ou nada), mas reconheço o direito do Miguel em apoiá-lo. Vejo o Ciro como uma espécie de Bob Freire sem pedigree, pois não tem raízes na esquerda (muito pelo contrário!). Tomara que eu esteja enganado.
Jerry Eloy
20/05/2018 - 20h30
Miguel, tenho todo respeito por teu blog e te digo que todos os dias não vou dormir sem antes dar uma passadinha por aqui inclusive para me informar do que está acontecendo na política nacional.
Acho que tens todo o direito de apoiar qualquer candidato do bloco situado mais a esquerda e acho que ainda esta muito cedo para isto.
Entendo também que as próximas eleições no estado de golpe em que estamos vivendo não nos cabe cair no canto da sereia, não podemos vacilar e seguir divididos. Defender outro candidato que não seja o Lula é o mesmo que abdicar da luta pela democracia significa jogar na lata do lixo toda nossa luta contra os golpistas.
Te afirmo que vou com o Lula até o fim e sem o Lula na chapa meu voto é nulo, e assim penso que seremos milhões.
Como Cearense que sou, não posso deixar de dizer que no Ciro assim como eu milhões não confiam e por isto não dou me voto a ele, vamos a luta nosso objetivo agora é tirar o Lula da cadeia e eleger ele para que o Brasil volte novamente aos trilhos, nada além disso é o conto do vigário.
Felipe
20/05/2018 - 20h16
Caro Miguel, mais uma vez, Parabéns pela brilhante colocação. Sempre fui LULA e continuo sendo, faço propaganda e luto pelo LULA livre. Porém, desde que a Dilma foi deposta, passei a ser mais pragmático e parei de aceitar tudo o vem do PT como sendo as palavras divinas do partido que não errou e está somente sendo injustiçado. Por mais que saibamos que a justiça trata o PT e LULA com mais rigor, injustiça e muitas vezes se usa da ilegalidade para conseguir condenar membros do partido. Nada me faz esquecer os erros do PT em entrar no jogo do poder fazendo exatamente o que o PSDB fez. É com muita dor que tenho que reconhecer que LULA ter colocado DILMA no poder foi um grande erro, talvez seu maior erro junto com o fato de ter colocado o PMDB como base aliada e na linha de sucessão, não pela honestidade dela, mas pela sua inexperiência. Se Lula não tivesse sido condenado e realmente fosse aperecer como candidato nas urnas, meu voto seria dele, com certeza. Mas até as pedras sabem que isso não vai acontecer, o judiciário e a comunidade internacional não farão NADA A RESPETO, do mesmo jeito que não fizeram em relação ao golpe contra a Dilma. Tenho muito medo dessa estratégia do PT de se isolar e levar a diante a candidatura do LULA até as últimas consequências e depois tentar eleger alguém de dentro do PT sem a menor expressão no último momento. Pode dar certo e até elegermos alguém, mas temo que será mais uma Dilma. Tenho acompanhado Ciro Gomes desde o escandolo do mensalão, o cara ficou do lado do PT até o final. No golpe contra a Dilma, FOI O PRIMEIRO A DAR AS CARAS E FICAR COM ELA ATÉ O FINAL, sempre apoiou LULA no segundo turno e demonstra estar em sintonia com a maioria das idéias progressistas, fala com propriedade sobre os problemas do Brasil com um discurso que vái muito além da retórica, se propondo a fazer muitas coisas que o PT prometeu e nunca foi capaz de cumprir. Prezado Miguel, continue na sua luta e não desanime, infelismente alguns companheiros do PT sofrém do mesmo mal que alguns bolsominions, acreditam na personificação de um salvador da pátria.
Curió
20/05/2018 - 20h40
ã
peidão!
Quem que está com problema ?
Fehnelon
20/05/2018 - 21h21
Alguns “companheiros” do PT sofrem do mesmo mal que alguns bolsominions… ? Poque? Porque não querem aceitar que o candidato líder nas pesquisas seja afastado por uma manobra golpista?
Perfil de bolsominion tem quem fala o que não sabe, fingindo ser o que não é, não é mesmo, “companheiro” ?
* Quando o golpe elegeu o PT como alvo, me elegeu como petista.
PT unido, PT forte.
Lula Livre!
Júnior
20/05/2018 - 20h16
Parabéns Miguel por esses anos de luta. Boa sorte nessa nova empreitada. Quanto ao Ciro só lamento por ele não considerar Lula
um preso político. Até o Papa já se manifestou nesse sentido.
Rafael
20/05/2018 - 21h12
Ele explicou muito bem e por repetidas vezes sua razões, amigo, não é por ser golpista ou reacionário, faça uma busca pelas palavras do próprio Ciro e perceba sem má-fé o que ele está realmente dizendo. Lula, ele mesmo, não pode se considerar um preso político. É basicamente isso.
Fehnelon
20/05/2018 - 21h25
É!? Então aprofunde sua “pesquisa”, pq Ciro, desde 2013, altera ataques ferozes, com leves “soprões”.
Ciro é uma nota de 3 reais.
Lula Livre!
Maurício
20/05/2018 - 20h14
Não duvidamos da integridade dos seus propósitos. O problema é que o foco está incorreto. Há um erro de paralaxe na sua defesa de Ciro Gomes. Esta eleição, dentro da vigência do golpe, não é normal. A nenhum candidato com ideário de esquerda será permitido vencer. O ex-presidente está preso, e essa é a principal luta, em um ambiente de golpe. Independentemente da questão do golpe, por que alguém que tem mais de 30% dos votos tem que aderir, já no primeiro turno, a alguém que tem 5%? Isso não tem cabimento, não importa se estamos falando de esquerda ou direita.
emerson57
20/05/2018 - 20h13
Tenho o blog em alta conta. Remamos desde sempre para o mesmo lado.
Todos tem direito a um voto e a escolher o seu candidato. Ninguém tem o direito de espezinhar quem pensa diferente.
Ciro? Estou fora. Esse é o candidato da direita! Não voto Ciro nem se o Lula pessoalmente me pedir. (Atenção ao quanto Ciro é poupado pelo PLIMPIG.)
É Lula ou nada. Mesmo se o nada atender por Boçalnaro.
Cézar R M Lopes
21/05/2018 - 00h12
Ciro poupado? Meu caro, Ciro só está sendo “poupado” porque até agora não galgou melhores posições nas pesquisas, deixa ele se viabilizar…. Ah, na falta do PIG, o MBL já tem feito seu trabalho sujo contra o Ciro.
Raquel
20/05/2018 - 19h56
O problema é a falta de coerência do jornalista . Quando vejo o Brizolista Fernando Brito defendendo a candidatura de Lula e Miguel do Rosário apoiando Ciro , com certeza alguma coisa ta fora da ordem . . Lula é candidato e não pode abrir mão pra apoiar um pangare que se acha o representante da esquerda. Que esquerda????? O fato é que não existe nesse momento, nenhum candidato capaz de unir a esquerda além de Lula. . Lula livre , Lula Presidente. Ciro jamais.
josé raimundo
20/05/2018 - 19h46
#LulaLivre é prioridade, depois vem eleição, e depois, um partido com o cacife do PT não deve ir a reboque de Ciro ou quem quer que seja, não no primeiro turno.
Spinola
20/05/2018 - 19h38
Ciro não passa de 5%, portanto, quem tem que aderir a quem. Perto de lula, Ciro é um anão, tem q baixar a bola e se chegar com humildade. Lula2018.
bruno
20/05/2018 - 20h04
Rapaz, o Lula Esta INELEGÍVEL!!!! sou servidor do TRE/RJ e posso dizer: Quando a Justiça ELeitoral decide sobre a impugnação de um registro com base na LC 135/2010, a natureza jurídica do ato é DECLARATÓRIO E NÃO CONSTITUTIVO, ou seja, retroage a data do fato gerador ( no caso do Lula é a condenação em orgão colegiado por lavagem de dinheiro e pena superior a 8 anos). PORTANTO, LULA ESTA INELEGÍVEL, SÓ FALTA A DECLARAÇÃO DO TSE E EM 08 ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA FICHA LIMPA, NÃO HÁ NENHUM PRECEDENTE QUE AJUDE O LULA. O resto é fantasia. Esta conversa de Lula ou nada quer dizer o que? Ele nao será candidato e vamos escolher nada, guerra civil, será o que? Tenho dois filhos, quero que o Pais se recupere e, sinceramente, Ciro é o cara para isso, é um executivo TOP e tem um projeto nacional de desenvolvimento pronto. Miguel esta com a razão e enxergou primeiro que todos.
Curió
20/05/2018 - 20h45
Terra a vista falou Cabral…!
Mas a indiarada já estava aqui flatulento!
leonardo-pe
20/05/2018 - 21h15
Parabéns Bruno pela sua clareza dos fatos. pena que o Duplo Expresso(sobretudo Romulus Maia)quer Lula de Qualquer Jeito. Lula está FORA dessas Eleições.
Fehnelon
20/05/2018 - 21h33
Obrigado pela informação.
Não sei se vc percebeu, mas o que propomos é a luta contra um golpe, não o cumprimento da legislação eleitoral… E essa luta apenas começou, quem tiver olhos, que veja.
Não tem plano B, não tem arrego!
Lula Livre! Lula Inocente! Lula Presidente!
Fabiano França
20/05/2018 - 19h30
Sobre o Pincher que sonha em ser pitbull….Deixo esse ótimo texto do Carlos Fernandes…para leitura de todos e principalmente de você Miguel….
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ciro-carlos-lupi-e-o-pinscher-que-rosna-para-pitbull-por-carlos-fernandes/
Francisco Moreira
20/05/2018 - 19h28
Miguel, apesar de não concordarmos no caso Ciro, sempre considerei muito suas análises a sua luta contra a escalada do nazi-facismo.
Continue firme nessa luta e quem sabe possa reconsiderar sua posição sobre Ciro….
#lulalivre
Raquel
20/05/2018 - 19h20
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ciro-carlos-lupi-e-o-pinscher-que-rosna-para-pitbull-por-carlos-fernandes/
Verônica
20/05/2018 - 19h15
Miguel, vinha seguindo o blog desde 2016. Mas leio hoje várias afirmações no seu post que não me convencem e sinto que faltam com a verdade. Vou comentar só o essencial! “Veio a Lava Jato, e rapidamente identificamos o golpe. Mais uma vez, sozinhos.” Não é verdade isso que você está dizendo. A identificação do golpe, olha que eu nem gosto dele mas é preciso ser justo, foi obra do Paulo Henrique Amorim que criou o termo PiG, o Partido da Imprensa Golpista, muito antes do golpe. Em 2008 para ser exato. Você não pode tentar tomar isso para você, Miguel. Não é honesto. Quando veio o golpe o PHA estava mais preparado e foi o primeiro a começar a gritaria É golpe! É golpe! Leio também com tristeza essa outra afirmação sua: “Trabalhando freneticamente dia e noite, para tentar reverter o que sabíamos que seria uma tragédia para o país.” Sempre vi colaboradores no seu blog, que você sempre evitar citar para não dar asas para eles crescerem mais que você. Sempre que fala de si e do blog você não os menciona. Só existe você no seu blog. Só fala deles quando é para detonar, como fez com o Duplo Expresso. Eu me lembro que em 2016 e 2017 os vídeos do Wellington Calasans bombavam no Cafezinho e como a gente sabe que o Cafezinho com o Facebook ganha pelas visitas, a gente sabe que a renda entrava com o Calasans. Mas você simplesmente não menciona ninguém!!! Como se eles não existissem. Quando o Calasans saiu você virou inimigo dele da noite para o dia. Simples assim. Mas tem mais fake news. Você fala que publicou 8.345 posts desde 2004. Claro que eu acredito. Mas seu site, desde que eu comecei a acompanhar, sempre teve uns 20 posts publicados na blogsfera (Nassif, PHA, e muitos mais) para um seu ou de algum colunista. Por que você não faz justiça a tudo que tirou dos outros blogs. Por favor, é muito narcisismo egoísta. Esse tom de confissão que você está usando para despertar a piedade tá escondendo essas coisas todas. E sobre Ciro é muito estranha essa virada aloprada, como eu acho que o Lula chamaria. Boa sorte!!
j.marcelo
20/05/2018 - 22h07
Verônica vc esqueceu q foi o Miguel q deu grande visibilidade e “emprestou”sua credibilidade a Calazans Romulus e o Stoppa tb,brincadeira q vc o crítica por isso,queria q ele ficasse falando”Obrigado queridinhos do Papai”,quem é ingrato são o pessoal do DE q só pq Miguel não deu crédito aos docs deles,lhe metem o pau e se vitimizam e sempre procuram erros nos blogs dos outros(aqui)
Leo Oliveira
20/05/2018 - 19h13
A partir da estratégia do PT – defender o nome de Lula, quando todos sabem que o TSE não vai aceitar o seu registro -, a única candidatura viável para o campo progressista, trabalhista, de esquerda ou centro-esquerda, a nomenclatura pouco importa, mas o grupo político que tem compromisso de combate ao estado totalitário e antinacional, é o de Ciro Gomes.
Todos sabem que a conquista do poder é fruto duma soma de fatores, e hoje quem melhor representa a perspectiva que os fatores se encontrem e signifiquem uma harmonia política e social, que tenha como resultado mais à frente a recuperação deste mesmo poder, é a candidatura do PDT.
2018 é a hora do Ciro como 2002 foi a do Lula. Existe no inconsciente coletivo uma lembrança, um nome, que não está ainda claro, mas com a campanha, com os debates, tudo tem a favorecer em muito o nome daquele que está há mais tempo na luta, que mostrou coerência, que sempre se posicionou de maneira firme a favor do Brasil.
É muito difícil lutar contra a conjuntura que se tornará história, e o PT está lutando contra esta, tentando de todas as maneiras negá-la, como se isso fosse necessário para mudá-la, quando todos os prognósticos indicam um determinado caminho, algo que o desejo alheio não altera.
Num cenário conservador, Ciro vai estar em torno de 15% dos votos quando começar a campanha, inevitavelmente chega a 23, 24 ou 25% no mínimo no seu percorrer, número mais do que suficiente para ir ao segundo turno.
“Ah, mas a candidatura do PT?” Além da estratégia equivocada de não anunciá-la desde já, que tira do partido qualquer chance real no próximo pleito, há um argumento que será mordaz e definitivo contra o PT: se a Dilma errou tanto e foi escolhida pelo Lula, vale a pena arriscar novamente? A resposta não é tão difícil de se chegar.
Para o Partido dos Trabalhadores, mais importante que uma candidatura, é estar numa aliança vencedora, pois, com o Lula preso, perder a eleição, vai ser moralmente um derrota muita doída, muito difícil de ser superada num tempo político razoável.
O partido do Lula não vai deixar de ser o maior do Brasil, o mais importante, o de maior representatividade se apoiar o Ciro, mas, em compensação, perder em 2018 com candidatura própria, trará amargas consequências, a pior delas é tirar do ex-presidente qualquer chance de liberdade; a segunda pode vir a ser o banimento do PT da vida política nacional.
Por tudo isso, não é hora de radicalismo tolo, muito menos de julgar e condenar o Miguel, que está apenas sendo honesto a deveras coerente com os seus posicionamentos passados.
Washington
20/05/2018 - 19h09
Miguel, nunca comentei no blog, embora leia diariamente desde 2010. Mas vim trazer a você minha solidariedade e meu apoio. São tempos horríveis, em que o ódio se espalha e cobre a tudo, colocando-nos irmãos contra irmãos. E nós aceitamos, não percebemos, e caímos na armadilha. Vai levar muito tempo pra superarmos essas dores, essas injustiças, essas violências.
E quero dizer também que discordo totalmente da opção Ciro Gomes pra o primeiro turno. Defendo também essa posição: esticar a corda da candidatura de Lula até o último segundo. E que a retirada de Lula da disputa seja culpa totalmente deles, e nada nossa. Pessoalmente, não aprecio Ciro Gomes, sua postura, suas ambiguidades. Mas certamente votaria nele contra o golpe e contra o fascismo, jamais o colocaria no mesmo balaio que eles.
Mas mesmo discordando frontalmente daquilo que você tem defendido, sei que o faz com toda a legitimidade de quem luta pelo melhor do Brasil e do povo brasileiro. Continue firme no debate de alto nível, caro amigo. Grande abraço.
Ricardo Cebalho
20/05/2018 - 19h02
O único problema é a falta de confiança em Ciro, da maneira como ele é arrogante, vai se portar como rei e esquecer todo os outros apoios, você reclama das críticas mas se julga o dono da verdade ao afirmar que o PT pensa pequeno, como você mesmo disse não ser petista faz a diferença, pois nos somos e não queremos arriscar com um cara destemperado e coronelizado é isso.
Celso Orrico Filho
20/05/2018 - 18h47
Miguel vc tem todo o direito de apoiar quem vc achar que deve, não confio no Ciro e não voto nele mas a vida segue, cada um no seu caminho..
Abraços
Régis
20/05/2018 - 18h46
Não acho que a justiça, no caso o TSE , com Luiz Fux na presidência, irá permitir Lula concorrer as eleições. Sua candidatura será impugnada, não há a menor dúvida disso. Nisso você está certo, Miguelito. O que não concordo com você é dizer que o PT nao pode lançar outro nome dentro da própria legenda petista. Por que o temor? Não é democrático? E esse Ciro, convenhamos, é armadilha pura dos setores golpistas para confundir quem pensa mais à esquerda ou de forma mais nacionalista. Você não acha estranho a forma branda, tranquila e amável de como a direita golpista, raivosa e acima de tudo, mentirosa, trata o dito cujo? E não gosto como sempre alfineta o PT e o Lula, que tem se tornado frequente depois que começou a apoiar a candidatura de Ciro. Concordo que cada um tem a sua própria opinião, e você tem todo o direito de se posicionar a favor de Ciro. O que me incomoda, é falsidade, e Ciro, na minha opinião, está querendo votos da esquerda para depois, se ganhar, (Deus nos livre!) irá governar com a classe golpista, rentista e parasitária do setor financeiro Internacional. Será muita desonestidade. Sinto isso em relação ao Ciro Gomes. Espero então, que você não esteja sendo ingênuo, e sua aposta em Ciro seja realmente boa e, eu esteja errado. Afinal, queremos o melhor para nosso país!
Francisco Nogueira
20/05/2018 - 18h44
Acredito na simplicidade das coisas. Confio em voce, admiravel Miguel. Nao confio no Ciro. Simples, assim.
Arsen
20/05/2018 - 18h36
Estou contigo Miguel.Leio seu blog desde 2010.Sei da sua firmeza e da sua lealdade com a luta pela democracia.Nao sei onde vai parar essa desgraceira toda.
Jair Quesada
20/05/2018 - 18h30
Parabéns Miguel do Rosário pelo posicionamento e análise do atual cenário político. Eu mesmo venho insistido em que grande parte do esforço das militâncias de esquerda e centro-esquerda, deve estar focada em compôr um congresso nacional majoritariamente progressista. Caso contrário, seja quem for eleito presidente, será divulgado às pautas reacionárias, entreguistas e com grande retrocesso dos direitos humanos, fundamentais e trabalhistas. Como não tenho o péssimo hábito de ficar só dentro da caixinha, em grupos, blogs ou sites que só “dizem” o que quero “ouvir”, fica evidente que o objetivo final do golpe não está restrito ao impeachment da Dilma, nem na ilegibilidade de Lula; o “projeto” é mais audacioso, é aniquilar a esquerda e centro-esquerda. E infelizmente muitos grupos estão embarcando nessa furada. O perfil do congresso nacional veio mudando gradualmente até chegar no que temos hoje, e parece que a esquerda e centro-esquerda não se deram conta, e se deram, não demonstram nem sequer a preocupação devida. Existem momentos para avançar, para entrar em compasso de espera e até de recuar um pouco, para pelo menos garantir uma boa parte das conquistas. A única forma de evitar a anomalia que é o governo de coalizão sem afinidade programática, é ter uma boa base de sustentação no congresso alinhada com o executivo. O mais estranho disso tudo, é que no início de todo esse processo que vivemos, estes mesmos que hoje “batem” no Ciro, estiveram calados, e após o impeachment, ao invés de lutar pela anulação, queriam Diretas Já, o que era totalmente inconstitucional. Os próximos dois meses serão fundamentais para o que teremos no quadro eleitoral em outubro. O momento não é de vaidades. Como você bem disse: não há Rei Sol. E bater para dentro só engrandece a direita.
Mais uma vez, parabéns.
Paulo Cesar Affonso Fernandes
20/05/2018 - 18h27
Lula é bandido, e lugar de bandido é na cadeia. Ele, junto com os quadrilheiros do PT, PMDB, DEM e outros partidos que faziam parte da base do governo petista, tem que pagar caro pela roubalheira que promoveram no país. Se Lula e o PT tivessem feito um governo realmente sólido, com a economia nos trilhos e com indicativos econômicos sólidos, em quase 20 meses de governo, por mais que tentasse, Temer não teria desestabilizado a economia. O governo do Temer é uma merda, mas tanto Lula quanto a Dilma ( principalmente a Dilma) são responsáveis por essa crise em que o Brasil está metido. Lula e o PT já eram, e só não enxerga isso os fanáticos que ainda acreditam nas mentiras de Lula e do PT.
fernando
20/05/2018 - 18h14
basta ver as declaraões de ciro e seus acessores para ver que de esqueda não tem nada..são esquerda fake…para enganar os deslumbrados de sempre..que não tem coragem de lutar pelo Lula e já se entregaram por fazer parte da esquerda que a globo gosta..a esquerda bundona!!! ciro não é de esquerda nunca foi ou será se é pra votar num outro canditado temo Requião…esse não é traira!!!..mas noas da verdadeira esqurda vamos de Lula aé o fim..sem ele na urna é anular o votp e não legitimar a ditadura votando numa eleição sem lula e só com candidato da globo ou da esquerda pamonha que treme de medo da globo!!!
bruno
20/05/2018 - 19h15
Ei, Fernando, voce esta falando sem qualquer espécie de base, repare bem: O PT usou a verba de publicidade do governo federal utilizando a audiência apurada pelo IBOPE ( foi a época que a GLOBO mais ganhou dinheiro do governo federal) e o governo do PT emprestou dinheiro para o grupo GLOBO via BNDES a 4.5 a.a. de juros corrigidos pela T.R. ( juros remuneratórios menos que os do minha casa minha vida), ou seja, que tremeu para a GLOBO, o PDT de Ciro Gomes ou o PT?
Fehnelon
20/05/2018 - 21h42
Como sem base? Que Ciro tem suas origens na direita é fato publico e conhecido.
E seu argumento sobre verbas é completamente irrelevante para a discussão. Quer atacar a opinião dos outros, pelo menos fale com propriedade, com argumentos validos.
Rafa Nunes
20/05/2018 - 17h32
Miguel, acompanho você desde 2014, mas não sou muito afeito a comentar no blog, apesar de ser um leitor assíduo. Você falar que lê todos os comentários me incentivou a comentar aqui.
Acompanhei as primeiras análises sobre a lava jato, nós dali já sabíamos que a coisa ia engrenar, que essa segunda tentativa de golpe iria se consolidar, mas não adiantava avisar, nem ao próprio PT. Era como se avisássemos em outra língua, parece que aquele lance do “lulinha paz e amor”, bem conciliatório, tinha penetrado de vez na militancia de boa parte do PT. Não deu outra, estamos ferrados, mas a perspectiva (até em relação a 2016) da nossa organização enquanto esquerda tem mudado muito, e eu acho que esse post seu reflete muito isso.
Se for pra falar de coragem, é muito mais CORAJOSO, sair da zona de conforto e analisar francamente outros projetos de esquerda (PSOL/PCB/MTST, PDT/PSB, PCdoB) do que defender Lula, principalmente agora ele estando na cadeia. Defender apenas o “projeto” #lula2018 sem se atentar para a realidade institucional é mais confortável. É mais confortável porque ninguém saberá como é esse projeto 2018 de Lula. Romperá com a globo? Conciliação com os rentistas? Patrolagens ambientais como Belo Monte? Leniência com o agronegócio predatório? Lei antiterrorismo e um pacote juridico que permitiu que o fascismo batesse a nossa porta? Essas coisa precisam estar em um projeto!
E infelizmente, o PT não tem isso como construiu antigamente (lá em 89-90). Naquela época era radical, era de ruptura e era reformista DE FATO, onde havia de ser (na reforma agrária). Aquele projeto é de um outro Brasil. Quais os desafios de um projeto para a esquerda? Eu sinto que PSOL, PDT, PCdoB e afins vem discutindo isso com muito mais seriedade, em torno de um projeto de fato.
E minha pergunta em torno de tudo gira: porque o PT não dá as mãos, não se acolhe em um desses projetos? Pombas! Na guerra há de se recuar estrategicamente, isso não é vergonha alguma, estamos aqui (as esquerdas) é para receber o PT mesmo, mas não: apenas o PT pode ser o detentor de um projeto para o Brasil.
Pergunte ao setor “fanático” sobre as plataformas dos candidatos de esquerda. Pergunte sobre plataforma de Ciro (fortíssima porque mexe no cerne da produção nacional e do rentismo), pergunte sobre a plataforma Vamos (que tem um projeto de fato de construção popular). O PTista alienado e fanático, que não quer pensar, não quer discutir isso, ele despreza ou vÊ como sem importância, porque o importante é soltar Lula. Ora! Mas como?! Eu também quero soltar o homi, mas deve se reconhecer que fomos GOLPEADOS, e isso significa se reorganizar.
A minha sensação sobe esse fanatismo à Lula, talvez nem agrade ao próprio Lula. E certo que esse fanatismo, vai rachar a esquerda, vai MATAR a todos nós, justamente ao permitir a ascenção da ultra direita e do fascismo. Quiseram acreditar numa lenda sebastianista (mais uma, Miguel!), de libertação sem luta, sem independência, sem questionamento, sem abolição, de que as coisas “vão se resolver”, vamos “até as ultimas consequencias”, eles “não passarão” e é “Lula de A a Z”! Ao acreditar nessa lenda, tornar Lula um mito (pois é, mais um), ficamos inertes, mordemos a isca da direita e do capital, ficamos paralisados. E quanto mai paralisados, maior a chance de sermos ENGOLIDOS em uma eventual vitoria da direita.
Política não é religião. Não tenho que dever nenhuma lealdade à Lula. Eu estive lá, estive em sua posse em 2003, eu era recém adulto, acompanhamos na multidão (sei lá, 500 mil pessoas?) o discurso de Lula na praça dos três poderes, aquilo estava lotado. Emocionante? sim! Mas ele não é meu Santinho. Eu acho que foi um servidor público dos mais competentes, que não merece estar preso, porque sua prisão representa um estado autoritário e sem liberdade alguma. Mas iisso não quer dizer que eu endosso o projeto político de Lula, NÃO ENDOSSO FAZ HORAS! Eu luto porque não quero ver um trabalhador na cadeia pelo o que ele não fez, mas essa luta é muito maior do que o nome de Lula, vai me desculpar.. Observem o projeto político do PT, observem o que propõe agora, é esquizofrenia, porque? porque este projeto não existe, ele consiste de Lula2018, e só.
Eu nao vou confiar meu destino e o destino dos camaradas que constroem junto QUALQUER tipo de resistência nessa militancia fanática do PT, simples assim. E assim seguimos na luta, se o PT quiser fazer a autocritica, como nós, ter essa coragem, é o ideal, se não, as coisas vão ficar mais complicadas ainda.
Francisco de Assis
20/05/2018 - 17h30
A verdade é que, na sua boa fé e voluntarismo para o bom combate (nesse caso, equivocado e mal direcionado, na opinião de tantos por aqui), você foi usado como ponta de lança de uma blitzkrieg vergonhosa sobre Lula e o PT, detonada por vários “mui” interessados no próprio PT (uma vergonha!) e alhures, desejosos de manter os “seus” próprios (deles) espaços de poder em primeiríssimo (e talvez exclusivo) lugar, seja com Ciro seja com qualquer outro.
E o resultado foi esse: depois de lançarem a guerra, os gurus intelectuais e os políticos interessados tiraram o (deles) da reta e deixaram você, praticamente sozinho, pendurado na broxa, por causa da sua teimosia e certezas intelectuais. Basta ver, por exemplo, um certo funcionário do governo maranhense em Brasília, que apontou pra esse caminho e depois caiu fora do assunto, se enfurnando numa boa.
Agora, precisa separar as críticas e ataques ao Ciro dos ataques e críticas a você, pois fica a impressão, pelo tamanho, que o seu desabafo deseja responder também a parte do outro, que é muito maior. Assim dimensionado, certamente você teria um bom alívio na pancada que descreve.
Quanto ao outro, deixe por conta dele pois bem sabe se defender e, mais ainda, atacar, como aqui (em 2015 [1]), onde, em delírio, lança infâmias sem provas, tal como os lavajateiros, sobre Lula e sua família:
Ciro Gomes – “Agora, qual é o ovo (?) também do Lula? Misturar política com dinheiro. Que é isso? Que é isso? Quer ser político? Quer confrontar poderoso, não sei o que e tal, não dá pra ganhar dinheiro, não é possível. (…) Ah, não tem, tem uma fortuna na conta dele. Por que? Pra que isso? Pra que isso? Pra que (…) o Lula não consegue pisar no chão, gente boa. Se o Lula entrar num restaurante, ninguém cobra a conta dele. Ganhar uma coisa assim (…) régia (…) é fora do padrão, aí os meninos, dois milhões e quatrocentos pra cá, três milhões pracolá, peraí, ninguém é idiota, ninguém é idiota (…)”
Abraços e muito respeito pelo seu trabalho, com as discordâncias de opinião já expostas agora e antes, nesse assunto.
– – – – – – –
[1] https://www.youtube.com/watch?v=rSwgHtqFTPM
bruno
20/05/2018 - 19h19
Ué? mas, nao tem que fazer um mea-culpa, uma autocritica? Quem colocou Michel Temer na linha de sucessão? quem deu furnas para o Eduardo Cunha? Quem deu a CEF para Gedel Vieira Lima? Os bandidos estavam lá, vilipendiando o estado brasileiro, mas como chegaram lá? Como dizemos: TATU NÃO SOBE EM TOCO, ALGUÉM COLOCOU e, infelizmente, foi o PT. O próprio PT tem que fazer esta autocritica.
Fehnelon
20/05/2018 - 21h56
Estamos sendo atacados por uma força estrangeira. Ciro é um oportunista tentando tirar proveito disso, é obvio até para uma criança.
E não seja patético, atacar a vitima não transforma o carrasco em herói. Ainda que vc convença o mundo que a culpa do golpe é do PT, isso não faz de Ciro o salvador. Ciro sempre foi pequeno, irrelevante no cenário nacional, agora está minusculo, e graças a esforços como o seu, diminuindo cada vez mais.
Não tem arrego!
Lula Livre!
Patrice L
20/05/2018 - 17h28
Eu, da minha parte, não lhe crítico de jeito nenhum o direito a uma outra escolha no campo democrático.
Mas lhe crítico, sim, o equívoco dessa escolha. A incoerência dessa escolha.
É impossível entender a opção preferencial do valoroso Cafezinho por uma candidatura que, em que pese as várias tentativas de negar, NÃO bate de frente contra o Estado de Exceção naquilo que é o mais essencial no momento para derrotá-lo, que é tirar Lula e sua candidatura da cadeia injusta e arbitrária.
Vc sabe que, politicamente, não bastam palavras ditas, quando ditas, de longe – e sem a devida ênfase.
É impossível entender a opção preferencial do combativo Cafezinho por uma candidatura que, em que pese as tentativas de negar, NÃO bate de frente contra a midia corporativa e seu consórcio golpista e fascista com o judiciário.
Vc mais do que ninguém sabe que não bate, ou não bate com a necessária contundência, haja visto o plano do Ciro limitando-se ao uso do controle remoto e ao até aqui vago incentivo à mais imprensa para combater a concentração midiática.
E por que tudo isso acontece?
Porque o Ciro tenta se aproveitar eleitoralmente da situação, ao invés de perfilar entre aqueles que estão na frente antifa e nem por isso deixam de fazer as suas respectivas campanhas eleitorais.
Frente antifa, que não se limita a bater de frente com o Bolsonazi, pois que há também a questão já posta do Estado de Exceção destruindo a democracia e a economia, e criando o caldo de cultura para que esses monstrengos da ditadura voltem a mostrar suas cabeças.
bruno
20/05/2018 - 19h22
O próprio Lula não acha que esta sendo um processo de exceção: Se achasse, ele se refugiaria em uma embaixada e denunciaria ( coisa que o CIRO GOMES SUGERIU), mas, ele se ENTREGOU E RECORREU para as instâncias superiores. Ou seja, teve que decidir se é preso politico ou não. decidiu que não e recorreu, conforme o ordenamento jurídico vigente. Portanto, a opinião do Ciro Gomes é a mesa do Lula.
Heitor pr
20/05/2018 - 20h29
Lula sabe que esta sendo vitima de perseguição politica.
A cada recurso que a defesa faz, o STF vai ficando mais desmoralizado, porque tem que votar diferente do que acontece em outros casos.
A população consegue ver isso, tanto que Lula lidera.
O caso mais patético foi o voto de Rosa Weber no HC, votou contra seus princípios, apenas para condenar o Lula. Isso é claro.
Quando Lula aceitou ser preso, ele abriu mão de sua liberdade pessoal, mas não de sua volta ao Planalto.
A candidatura de Lula não pode ser vista como um problema para a esquerda, mas sim para a direita. É a Globo que vai ter que explicar como Lula líder nas pesquisas é impedido de ser candidato se Aécio, Temer com provas estão livres para serem candidatos. Dizer que é a Lei da ficha limpa, já não é o bastante.
Patrice L
20/05/2018 - 21h54
Bruno
Vc tá aqui sofismando e fazendo um malabarismo pobre com as palavras e ideias. O Lula não só acha, como tem certeza que a prisão dele é política – o que o Ciro não denuncia, e com a devida ênfase, porque dela tenta se aproveitar eleitoralmente. Não acho o Ciro de esquerda (não vejo suas pegadas nos movimentos identitários, sociais, sindicais, sociais, ambientais). Quando muito, é um centrista que articula por cima. E sua motivação para omitir-se de dizer as palavras corretas e cheias em relação à prisão do Lula é também porque ele não quer perder votos à direita. Isso é inescondível.
Fehnelon
20/05/2018 - 22h12
Lula sabe que é a ultima linha de resistência, os confrontos serão inevitáveis, fugir não é opção.
Ciro e essa pataquada, visando desorganizar a esquerda, são o menor dos nossos problemas, tem muita coisa pior pela frente. Vc poderia se poupar desse papel. Concentre-se em apoiar seu candidato, atacar Lula e o PT “os do golpe” já fazem, com muito mais competência.
Marcelo abb
20/05/2018 - 22h14
Companheiro, apenas um adendo…
Que espécie de regulação da mídia fez ou propôs o PT?
Até aceito um eleitor do PSOL criticar o Ciro por conta desta posição, contrário à regulação da mídia, mas um eleitor do PT? Com todo o respeito, não faz sentido.
Outra coisa… Que espécie de regulação da mídia propõe o projeto atual do PT? Se é que o #LulaLivre pode ser considerado um projeto de país né…
Mesmo que este pseudo-projeto exista e mesmo que haja uma proposta de regulação da mídia, por que só agora? Por que não propuseram antes?
Por favor, não me leve a mal. Não estou aqui buscando polêmicas ou embates, quero apenas levantar questionamentos que acho pertinentes, pois percebo, na minha opinião, uma certa incoerência em algumas críticas que o setor radical do PT tem feito ao candidato Ciro Gomes.
Abracos.
Fehnelon
20/05/2018 - 22h32
Bem observado Marcelo, mas convenhamos que são momentos diferentes. Tinhamos esperanças, e não acredito que alguém achasse ser possível repetirem 64… Não concorda, meu camarada?
Patrice L
21/05/2018 - 21h27
Oi Marcelo
Abraços, também somos de paz apesar da divergência política.
Até com certa insistência, nos meus comentários tenho feito essa nota sobre mídia para manifestar minha enorme estranheza com relação ao apoio do Cafezinho ao Ciro.
E, na maior parte das vezes, faço referência ao fato de que nem a Dilma tá mais nessa de controle remoto, o que denota seu grande arrependimento – que é também o do Lula.
Isso posto, eis então que o Cafezinho, sempre na vanguarda do combate à mídia monopolista e lavajateira, decide-se pelo candidato do campo democrático menos disposto a mexer com isso.
Admito que, entre querer e fazer a regulação da mídia, vai uma boa distância, já que isso depende de eleger bancada de parlamentares progressistas.
Mas pelo menos as candidaturas PT (ela existe, Miguel!) e PSOL têm mostrado essa disposição sem meias palavras.
Marcelo Abb
22/05/2018 - 10h04
Patrice,
Parabéns pela educação na resposta!
Bem, vamos lá. Sobre o seu comentário, vocês mesmo pontuou um fato importantíssimo. Entre querer fazer e conseguir fazer existe um monstrengo enorme, mais conhecido como Congresso.
Na minha opinião, o Lula hoje não é mais um bom candidato. O Lula desperta ódios e paixões que não são boas em absolutamente nenhum aspecto, seja ele político, midiático, jurídico, cível e talvez até mesmo pedagógico. O Lula, caso consiga se candidatar e se eleger, teria muitas dificuldades para governar. As relações do PT com o PMDB e com o congresso nacional são muito profundas, enraizadas em alianças e acordos antigos. Uma vez que estes acordos foram quebrados com o golpe, como se espera que o Lula tenha apoio no congresso hoje em dia?
Infelizmente, hoje o Lula representa mais instabilidade (se é que é isso é possível no nosso país).
Você tem dúvidas que, caso seja eleito, no dia seguinte à posse serão protocolados dezenas de pedidos de impeachment? Você tem dúvidas de que as forças reacionárias e conservadoras lutarão com todas as forças para que nada que ele propusesse fosse aceito no congresso? Existe alguma dúvida de que, para ter o mínimo de governabilidade, o Lula precisaria pagar ainda mais caro do que pagou no mensalão? O PT não é mais o dono da bola, precisamos cair na real.
Mais especificamente sobre a questão da mídia. Já pensou se a primeira coisa que o Lula faz quando assume o poder é propor uma regulação da mídia? Imagina como isso seria absurdamente combatido, pois ia ficar parecendo que está governando em causa própria. Se já acusam o Lula de ditador agora, imagina se fizesse isso…
No meu entendimento, o Ciro Gomes reúne as características necessárias para apaziguar esse clima raivoso que estamos vivendo. Do ponto de vista programático, não há o que contestar. Ele é contra as privatizações de setores estratégicos, contra os lucros abusivos, contra o rentismo, a favor da produção e do trabalho, contra a reforma trabalhista, contra a reforma da previdência proposta pelo Temer, contra revogação do estatuto do desarmamento, a favor de uma reforma tributária progressiva, e por aí vai. Ele transita bem pelo setor produtivo, que é quem emprega no país. Não tem a figura clássica do sindicalista vestido de vermelho, barbudo, o que lhe confere certa distância da esquerda típica, do ponto de vista figurativo, o que é bom, pois pode ser mais bem aceito pelos setores que apoiaram o golpe, como a mídia, classes média e média-alta, etc.
Ele é o candidato que pode unificar o país. O lula não tem mais essa capacidade.
Ele pode até não ser o que os petistas querem, mas ele é o que o Brasil precisa neste momento.
Julgá-lo por questões menos importantes, como regulação da mídia, é um tanto quanto injusto, pois existem temas muito mais sensíveis a serem debatidos.
Abraços.
Marcelo Abb
22/05/2018 - 10h07
Contra os juros* abusivos
JOAO BATISTA
20/05/2018 - 23h54
Permita -me. Quem primeiro propôs combater a mídia golpista com o controle remoto foi Dilma, a mesma que nomeou Joaquim Levy para o ministério da Fazenda e o petista José Eduardo Cardozo para o ministério da justiça. Lula, com os 87% de bom/ótimo de 2010 podia ter feito a regulação da comunicação, mas não o fez, por razões que só ele sabe. Também com aqueles 87%, poderia ter eleito chapa puro-sangue do PT, além de focar na eleição para o legislativo. No entanto, colocou Michel Temer para vice de Dilma e ajudou a eleger um dos congressos mais conservadores da república, com sacrifício para a própria bancada do PT, e que veio a derrubar Dilma. Lula foi condenado sem provas e só há uma forma de fazer as togas recuarem da farsa: povo na rua! E esse papel cabe a vocês petistas. Pergunto: por que não há povo na rua?
Patrice L
21/05/2018 - 21h31
E veja bem, João, que complicado. Para apontar o que vc entende ser um defeito incapacitante, vc aqui diz que o PT não tem mostrado capacidade de colocar gente nas ruas. Se o Lula com os seus 30% não consegue, não será o Ciro com seus 5% que conseguirá. Na verdade, acho que o Ciro, mesmo que pudesse, não chegaria a mobilizar gente pra tirar a candidatura Lula da cadeia. A pessoa do Lula, talvez, mas não a sua candidatura. E isso, pra mim, não é só um equívoco: é injusto, vergonhoso e inaceitável. Retirar ou corroborar com a retirada ilegítima do líder da corrida presidencial, alavancar-se e jactar-se sem constrangimento a partir disso.
Patrice L
22/05/2018 - 00h01
E veja bem, João, que complicado. Para apontar o que vc entende ser um defeito incapacitante, vc diz aqui que o PT não tem mostrado capacidade de colocar gente nas ruas. Se o Lula com os seus 30% não consegue, não será o Ciro com seus 5% que conseguirá. Na verdade, acho que o Ciro, mesmo que pudesse, não chegaria a mobilizar gente pra tirar a candidatura Lula da cadeia. A pessoa do Lula, talvez, mas não a sua candidatura. E isso, pra mim, não é só um equívoco: é injusto, vergonhoso e inaceitável. Retirar ou corroborar com a retirada ilegítima do líder da corrida presidencial, alavancar-se e jactar-se sem constrangimento a partir disso é uma vergonha. E isso tudo sem dizer que, contra o golpe (que vitima não só o Lula, Dilma e o PT, mas a própria democracia), não cabe só ao PT colocar o povo na rua: cabe a todos do campo democrático e progressista. Sem exceção. Lutar pela liberdade física e eleitoral do Lula confunde-se hoje com a própria luta pelo estado democrático de direito tão violentado pelas forças golpistas, inclusive do Judiciário. Lula recolocado no jogo, e sem isso o processo eleitoral é fraude e falso, sim, cada um depois que faça a escolha que entender melhor para presidente da república.
Carlos Dias
20/05/2018 - 17h00
Eu não li nenhum comentário onde o miguel foi atacado com métodos bolsominions. Aliás, o último que veio com esse papo de que foi constrangido, atacado, perseguido foi o safado do Duplo Anselmo, o tal de Romulus Maia. Esse papo de desabafo, de se fazer de vítima é triste… Lamentável… O blogueiro de méritos inquestionáveis, dessa vez viu que política é umpouco mais do que o livre pensar descompromissado.. Agora sem poder recuar, primeiro pede desculpas e depois desabafa.. Ora, se o Miguel não gostou de algum comentário ofensivo porque não apontou o energúmeno e encerrou o papo por ai? Ora, é claroq ue esse “dsabafo” é só um recurso retórico pra aferir o real apoio que possa ter para navegar sem lastro político. E o pior é que deu certo, vejo aqui muito paninho quente. de mim não. Trágico. No momento em que precisamos força para forçar a candidatura Lula e fazer o golpe recuar, vem essa dispersão. Catastrófico, que os aventureiros do escapismo arquem com seus erros.
Alan
20/05/2018 - 16h45
Miguel, todos sabemos que vc é livre para escrever sobre o que bem entender e para fazer campanha para quem vc acredita ser o melhor para o país.
Porém, o que discordo com veemência é de sua estratégia de desconstrução do PT nesta questão, com o claro intuito de inflar a candidatura de Ciro.
Ora, defenda as qualidades políticas de Ciro. Só não se sinta perseguido quando receber críticas por fazer textos atacando o PT e os eleitores de Lula de sectaristas.
E acho que vc manda muito mal quando planta certa desilusão na estratégia do PT (e falta também respeito à decisão partido e de Lula por resistirem ao Golpe), sem ao menos considerar que no contexto de golpe, nossa obrigação é resistir. É preciso constranger as instituições para que retornem a cumprir suas obrigações Constitucionais. E Lula é símbolo disto tudo.
É indigno aceitarmos que os golpistas retirem Lula das eleições sem nenhum esforço, sem que tenham que se expor e expor o Brasil a vergonha final do objetivo do golpe: expurgar o PT e Lula do poder. E não se engane, excluir essas duas forças do campo popular seria trágico para toda a esquerda. Afinal, Lula está preso por ter feito um governo marcado pela inclusão social e é a volta disto que querem evitar a todo custo.
Se não querem Lula como vão querer Ciro? Das duas uma: ou Ciro vai fazer articulações que agradem as forças golpistas ou ele também será vitimado no segundo turno por ser uma “ameaça ao golpe e a sua agenda desgraçada”.
Por fim, Miguel, da mesma forma que os golpistas queriam que Dilma renunciasse, eles esperam também que Lula, preso injustamente, abra mão de seus direitos políticos de ser candidato da maioria dos brasileiros. É certo isto, ser inocente e acatar que o golpe casse os direitos políticos de Lula? Não, Miguel. A esquerda deveria estar unida em torno da defesa de Lula ser candidato, mesmo que cada um mantivesse a sua própria candidatura.
Assim como Dilma foi até o fim e fez com que as instituições ficassem nuas a céu aberto, Lula também deve enfrentar as instâncias, impondo-se como candidato.
Sua candidatura é a PRÓPRIA DENÚNCIA DO ESTADO DE EXCEÇÃO DO BRASIL. NÃO É A VÍTIMA (Ou vítimas,pois aos poucos estamos perdendo o poder de escolher em que votar) QUE TEM DE DESISTIR DE LUTAR, DE PRESSIONAR AS INSTITUIÇÕES PARA QUE RETORNEM A NORMALIDADE. SÃO AS INSTITUIÇÕES QUE DEVEM RECUAR.
PS: Qualquer previsão de que NÃO vão deixar Lula ser candidato, que SÓ Ciro (sem apoio popular, SEM POVO, apenas com uma articulação de gabinetes de governadores) é capaz de enfrentar o golpe, é exercício de FUTUROLOGIA.
Delano
20/05/2018 - 16h51
Só votando pra fazer maioria de esquerda no congresso para derrotar o golpe.
Presidente manda pouco, quem manda e quem faz e anula leis, e governa é o congresso. A direita sabe disso, e se a esquerda deixar eles vão ganhar no congresso e aprofundar o golpe e os retrocessos contra o povo.
A esquerda tem que parar de chorar
por cada injustiça e agir, focar todo seu discurso para convencer o povo a votar para deputado e senador progressista de esquerda, focar para ganhar a maioria no congresso e derrotar o golpe, enquadrar os golpistas de direita e anular as condenações de Lula, e outros petistas injustamente condenados e liberta-lo da prisão.
O resto é choro e jogo da direita.
Essa briga se vai ser Ciro ou Lula ou outro indicado é perca de tempo e independente de quem ganhar ele terá que seguir o que impõe a maioria no congresso, seja ele de esquerda ou direita.
Acorda esquerda pra ganhar no congresso as eleições!
Fehnelon
20/05/2018 - 16h51
Tuche!!!
* Precisão cirúrgica na analise Alan!
Carlos Dias
20/05/2018 - 17h19
Assino com você.
Curió
20/05/2018 - 17h53
Se o Miguel queria que desenhasse está aí. Bravo!
Curió
20/05/2018 - 17h53
Muito bom!
Roberto
20/05/2018 - 18h03
É isso mesmo. Concordo plenamente.
Nelson Quintanilha
20/05/2018 - 18h38
O Alan começou e o Delano terminou. Muito bom!
Jandui Tupinmbás
20/05/2018 - 18h40
Muito bom!
bruno
20/05/2018 - 19h26
Olha, a Dilma não foi até fim de jeito nenhum. Se havia um golpe de estado não é atuando dentro do processo institucional que o demonstra. A verdade é que o próprio PT não fez muita força para defender mandato dela de tão ruim que o governo era. Sejamos sinceros: imagina o desgaste o PT se a Dilma nao tivesse caido? Economia em frangalhos e a cúpula do partido presa. E não nos esqueçamos que a Dilma ensaiou tomar medidas muito parecidas com as do Temer, quem se esquece das MP 664 e 665?
Marcelo abb
20/05/2018 - 22h41
Cara, o seu texto foi muito bonito, mas para compreende-lo precisamos estabelecer uma premissa:
O que significa “resistir” para você?
O que essa tal de “resistência” da qual o PT tanto tem falado?
Elocubremos:
Resistir seria vociferar nas redes sociais que vivemos em um estado de exceção?
Seria ir para as ruas gritar “Lula Livre”, da mesma forma que gritamos “não vai ter golpe” e “não passarão?”
Seria registrar a candidatura do Lula em agosto, achando que talvez por algum milagre cósmico a justiça o permitirá ser candidato, mesmo depois das sucessivas derrotas?
Seria acreditar no TSE e nos mecanismos da justiça, que, em tese, são os únicos instrumentos que existem que poderiam libertar o lula e validar a sua candidatura, mesmo que isto vá de encontro às própria tese de que o PT sofreu um golpe?
Seria incitar uma revolução armada, convocando a militância para invadir o congresso e tomar o poder?
Peço perdão se parecia ofensivo, não é nem de longe a minha intenção.
Pretendo que façamos um debate amigável, pois, até onde sei, estamos do mesmo lado.
Sinceramente, peço que você me explique o que significa essa palavra de ordem “resistência”.
A militância resistiu e bradou que não ia ter golpe. Teve.
Os movimentos sociais vociferaram que os fascistas não passariam. Passaram.
A esquerda feita Lula Livre. O lula está preso.
Quando será que a militância petista irá entender que não faz sentido denunciar um golpe e continuar na luta buscando recursos na justiça para soltar o lula, pior ainda é acreditar na sua candidatura. Por corolário lógico, se estamos vivendo um golpe, não há instrumento jurídico algum que soltará o lula! Não é óbvio isso?
Será que a militância não entende que a luta contra o golpe tem que ser usando da mesma arma que os golpistas usaram?
Precisamos dar o golpe no golpe. Um golpe legal, nas urnas. A esquerda mais do que nunca precisa se eleger, precisa de um projeto, precisa de legitimidade! So assim salvaremos o país, o futuro dos nossos filhos e o próprio Lula!
Não adianta nada insistir nessa maluquice de lula candidato. O golpe não vai deixar. E essa insistência não vão resolver absolutamente nada.
Precisamos de um candidato progressista, que seja contra o golpe, que tenha um bom projeto e que não desperte a fúria da direita, do centro, do judiciário, da mídia… Claramente este nome é Ciro Gomes. É nítido que ele é o único quadro com capacidade de dialogar e transitar em todas as esferas, sem perder a autoridade, sem vícios e ranços.
Espero que a militância petista enxergue isso enquanto é tempo.
Abraços.
Marcelo abb
20/05/2018 - 22h43
Perdão pelos erros de grafia. Digitando no celular.
Rita
21/05/2018 - 02h19
Parabéns por sua análise Alan! Senti muito prazer ao lê-la, por ser correta e de fácil compreensão. Me senti representada.
PW
20/05/2018 - 16h31
Forca Miguel!
Infeliszmente, para algumas passoas, Lulismo e anti-Lulismo sao religioes. Nao existe logica, argumentacao, honestidade intelectual ou coerencia pra essa galera. Ignora esse povo!
Afinal de contas, existe algo mais importante que o Lula, que o PT, que o Ciro, que o Miguel, que a Direita ou que a Esquerda. O Brasil eh quem merece ser salvo e se a sua conciencia diz que vc esta fazendo o que pode para ajudar o teu pais nesse momento sofrido, continue a faze-lo!
Para os fanaticos, paciencia e aquele abraco!
“Eles apssarao e vc passarinho…”
Grande abraco!!
Fehnelon
20/05/2018 - 16h41
A consciência do Bolsonaro diz que devemos armar a população… Devemos segui-la?
A luta do golpe não é contra o Brasil, neste momento é contra o PT, mais que a esquerda, eles parecem ver claramente que o PT é a unica linha de defesa, passando por nós, não precisam “lutar” contra o Brasil.
* Quando o golpe elegeu o PT como alvo, me elegeu como “Petista” !
Lula Livre!
Eva
20/05/2018 - 18h45
Penso da mesma forma. O que chocou no Cafezinho foi esquecer que qualquer candidatura é um castelo de areia se o Lula não estiver no páreo. Sem Lula a Democracia não se sustenta.
Fabiano França
20/05/2018 - 16h30
Que parte do primeiro ato de posse, como convocação de referendo revogatório e decretação de constituinte para reforma Constitucional do Poder Judiciário, Forças Armadas, Cadeia Tributária, e reeestruturação das Empresas Públicas você não entendeu Miguel? Ante o chamamento da constituinte, ato e disposições transitórias seria suspensão de decisões liminares que afetassem o funcionamento do governo eleito do PT….. Cheque mate!!!!
Tony Ferraz
20/05/2018 - 16h01
“Vc vota Ciro mas passa mais tempo defendendo o Lula”
“Vc defende o Lula mas faz campanha pro Ciro, o que significa chutar Lula pra escanteio”
Vou tentar ser breve, contudo, não acho que seja possível.
Não tenho qualquer preferência neste momento do nosso país que não seja a prosperidade da nação brasileira. E, no atual cenário diante de nós, isso significa apoiar uma candidatura que esteja disposta a desfazer o retrocesso obrado durante o Golpe e que tenha chances mínimas de se concretizar e de eleger o novo presidente.
É claro que eu me preocupo com a injustiça em relação ao caso de Lula, e não canso de me manifestar nesse sentido, entretanto, em minha opinião, para que a injustiça contra Lula seja reparada é necessário desfazer ANTES o golpe de estado. É disso que se trata. Não acredito que haja outro meio, e isso nos dá alguns caminhos:
– Ou o PT desfaz o golpe por articulações políticas, permitindo que Lula concorra.
– Ou o PT, PDT ou outro partido que tenha candidato disposto a desfazer o golpe, vence a eleição e desfaz o golpe.
Se essas são as alternativas, estamos no seguinte cenário: Lula tem a maioria das intenções de voto, mas não tem candidato para transferir. Ele não concorrerá, a menos que o PT desfaça o golpe (o que significa acordo com o Supremo). Pode ser que transfira para Requião, mas isso é incerto. Não sabemos se Lula apoiará de fato Requião, se o PMDB permitirá, ou como isso se manifestará em votos. Em outra mão, temos a candidatura de Ciro se propondo a desfazer o golpe, e que me parece ter chances ao menos iguais à candidatura de Requião. Não podemos abrir mão de nenhuma das duas no momento. Portanto, não se precipitem e não briguem. Não é a hora. Pelo bem do país. Isso passa por articulações que não temos acesso e envolvem negociações das quais não sabemos nada. Sequer imagino que haja alguma proposta já completamente desenhada, já que faltam tantos meses para a eleição.
O cenário é esse. A não ser é claro, que vcs acreditem que os ministros do supremo que foram coniventes com o golpe até aqui, de repente, sem mais nem menos, por capricho, mudarão de posição. Eu não conservaria essa ingenuidade.
Fehnelon
20/05/2018 - 17h16
Bem ponderado. Mas não seria também inocência imaginar q as forças q degolaram Dilma e prenderam o ex-presidente, aceitariam q Ciro, sem a força politica dos dois anteriores, “desfizesse” o golpe?
Só “certo preso” tem força política para retomar o comando do país.
Antonio Luiz
20/05/2018 - 15h58
No dia em que a direita começar a cair de pau sobre Ciro como cai sobre o PT, até poder-se-ia pensar que ele não é um cavalo de troia da direita;
Se até agosto Lula estiver totalmente impedido de ser candidato, e;
Se depois disto o PT não apresentar qualquer alternativa a Lula;
Aí sim, eu poderia até pensar em Ciro.
Neste momento é “Lula é Inocente!”, “Lula Livre!” e “Lula Presidente!”.
E, por fim, sinto muito Miguel, mas você está equivocado em prestar apoio a Ciro
Fehnelon
20/05/2018 - 17h20
Lula Livre!
Nilson Moura Messias
20/05/2018 - 15h57
Lula, se não der, o filiado do PT que o indicar. Não vai ser Miguel Diná do Rosário, que indicará um cavalo de Troia dos americanos na militância petista. PT, maior e melhor que toda esquerda brasileira. Desculpem, serei arrogante, sem o PT, nenhuma suposta esquerda ganha eleição. CIRO GOMES, NUNCA!!!!
Valdez
20/05/2018 - 15h51
FORÇA MIGUEL! Parabens pela lucides do blog….e nao se deixe abalar por fanatico algum!
JOAO BATISTA
20/05/2018 - 15h47
Miguel, tenho frequentado outras páginas em que petistas ou supostos petistas desferem ataques de baixíssimo nível contra Ciro Gomes, sem argumento, sem dados, puro preconceito de quem acha feio tudo o que não é espelho. Desdenham o declarado apoio de Ciro ao candidato da esquerda que chegar ao segundo turno, caso ele não chegue lá. Desinformados, não sabem que Ciro obteve em torno de 10% dos votos no primeiro turno, em 1998 e em 2002, apesar de agredido com mentiras e outras baixarias pela mídia golpista aliada à direita e também por petistas, que se utilizaram desses expedientes de que você tem sido vítima. Ainda assim, em 2002, Lula pediu e Ciro o apoiou no segundo turno. Em 1998, fhc venceu no primeiro turno. Em 2006, 2010 e 2014, Ciro apoiou Lula e Dilma nos dois turnos. Nesse meio tempo, em 2005, quando da tentativa de golpe contra Lula, no chamado mensalão, Ciro esteve todo o tempo com Lula, assim como com Dilma, agora na tormenta do chamado petrolão. Em 2018, fruto de sua exitosa trajetória no legislativo, como deputado estadual e deputado federal, no executivo como prefeito de capital, governador e ministro da fazenda com Itamar, quando da gestação do plano real, e ministro da integração nacional com Lula, que atribui a Ciro a superação dos obstáculos para o sucesso da chamada transposição do São Francisco, além de passagem também exitosa pela iniciativa privada. Ciro, professor de direito, com especialização em Harvard, é o mais preparado dos pré-candidatos, destacando-se que Ciro não apresenta nódoa em seu currículo ou biografia, mesmo tendo vivido as experiências citadas no legislativo e no executivo. Ciro tem percorrido o país apresentando suas ideias e propostas nos mais diversos foros, sindicatos, universidades, associações, federações e debates em instituições públicas e privadas. Em diversos desses eventos, grupelhos de direita ou de esquerda tentaram o de sempre, baixarias e ataques visando desestabilizar aquele que é o melhor quadro para a presidência da república. E Ciro segue em frente, pregando e propondo alianças à luz do dia, democrática e republicanamente.
Portanto, Miguel, não foi, não é, é não será fácil nunca, para quem tem transparência nas opiniões e atitudes, enfrentar aqueles cuja visão de longo prazo alcança, no máximo, até a ponta do nariz; aqueles cuja capacidade de planejamento vai, no máximo, até a hora da próxima boquinha; aqueles cuja profundidade de raciocínio vai, no máximo, até o próprio umbigo. Repetindo, Ciro já assumiu compromisso público de apoiar o candidato do campo popular que chegar ao segundo turno, caso ele lá não esteja, assim como com a reversão das medidas do governo golpista de Temer, entreguistas e que retiraram direitos dos trabalhadores. Ciro assumiu compromisso público de fazer o mdb, companhia preferencial de tucanos e petistas, atuar na oposição a seu governo.
Siga em frente, quem ousa afastar-se da conveniente disputa entre petistas e tucanos para buscar soluções para os problemas que o país tem, corre o risco de tornar-se alvo dos dois, mas é preciso prosseguir, com a consciência leve xe quem deseja o melhor para todos, inclusive esses algozes deste momento.
Valcir Barsanulfo de Aguiar
20/05/2018 - 15h43
Miguel, concordo com tudo e sei que você fala a verdade sobre você próprio, pois o conheço mais do que você pode pensar. Todavia permita-me apenas discordar de sua interpretação sobre o Ciro direiTASSO Gomes, ele é simplelsmente um oportunista que se criou na ARENA e até hoje tem como GUIA o mega liberal Tasso Jereissatti. A metralhadora do Ciro está para todas as direções, menos para a coerência e a confialbilidade. Miguel faça uma simples pergunta ao Ciro:” Você será candidato a Presidência da República pel PDT se o Tasso Jereissatti se candidatrar pelo PSDB?”. Eu um Brizolista de 4 costados, vejo o BRIZOLA se revirar no túmulo vendo o nosso(meu e dele) Partido, o PDT ser usurpado por um “filhote da ditadura”.
Delano
20/05/2018 - 17h04
Lula e o PT fizeram aliança com quem esses anos todos cara palída? Foi com Temer, Renan, Sarney, Cunha, Maluf, Collor, Kassab, e tantos outros do congresso, dos bancos /, empresários e governou com o apoio das elites esqueceu? Lembra da carta aos brasileiros feita por Lula e PT para moderar o discurso e as políticas com as elites/direita? Lembra que não reviram nenhum caso de corrupção da época FHC/PSDB a chamada privataria tucana, para “ter paz para governar”? Esqueceu?
Escuta vamos deixar o fanatismo e a cegueira pra trás. Sim a prisão do Lula cegou a esquerda que só sabe se lamentar e reclamar. Nunca estudaram a história de golpes de direita no Brasil e no mundo e que ele sempre acontece assim quando a direita não ganha no voto, eles dão um jeito de impedir as lideranças do lado popular?
Presta a atenção você e todos! Pesquisas demonstram que o povo não vai protestar nas ruas mas sim nas urnas. Então acordem:
Só votando pra fazer maioria de esquerda no congresso para derrotar o golpe. Tem que eleger 350 deputados e senadores de esquerda progressistas pra dominar o congresso e derrotar o golpe!
Presidente manda pouco, quem manda e quem faz e anula leis, e governa é o congresso. A direita sabe disso, e se a esquerda deixar eles vão ganhar no congresso e aprofundar o golpe e os retrocessos contra o povo.
A esquerda tem que parar de chorar
por cada injustiça e agir, focar todo seu discurso para convencer o povo a votar para deputado e senador progressista de esquerda, focar para ganhar a maioria no congresso e derrotar o golpe, enquadrar os golpistas de direita e anular as condenações de Lula, e outros petistas injustamente condenados e liberta-lo da prisão.
O resto é choro e jogo da direita.
Essa briga se vai ser Ciro ou Lula ou outro indicado é perca de tempo e independente de quem ganhar ele terá que seguir o que impõe a maioria no congresso, seja ele de esquerda ou direita.
Acorda esquerda pra ganhar é ser maioria no congresso, único caminho possível para derrotar o golpe.
Fred
20/05/2018 - 15h32
Cara, não existe diferenças… Fanático é fanático… Direita ou esquerda… Discursos prontos, conhecimento e conceitos rasos…
Nada do que venha falar aqui, vai mudar a forma de ver e agir dessa gente…
Eu mesmo estou deixando de acessar o DCM, está ficando cada vez mais clara, neste momento agudo que estamos vivendo na política, que sua postura é a mesma da direção do PT… Suicídio político!
E com ele estão levando junto a esperança de reverter este golpe imundo…
Ciro virou pauta recorrente nas matérias do DCM… Descendo o cacete nele… E com isso inflamando a militância do PT…
Moderação tem um preço… Vc tá pagando o seu…
Fred
20/05/2018 - 16h40
Nossa, o que tem de tão absurdo pra meu comentário não ser aprovado pela moderação?
Poderia dizer o porquê?
Fehnelon
20/05/2018 - 22h28
Só uma coisa acho engraçada nesse comentário. Estamos levando a esquerda…????
Só o PT é visto como inimigo pelo golpe, porque é o catalisador que pode gerar sinergia entre a esquerda, os movimentos populares e o povo. Só Lula tem apoio popular organizado para não ser destroçado.
Somos a ultima linha de resistência, sem o PT, ficam o golpe e o povo, sem voz.
Mas… ao contrário das vozes pró-Ciro, não estamos exigindo que abandonem seus ideais ou candidatos e nos sigam. Vem quem quer. E boa sorte na esquerda poderosa que sobra sem a gente.
Lula Livre!
Fred
20/05/2018 - 23h43
Que PT cara pálida?
Vc tá falando de Lula, não?
“Somos a ultima linha de resistência, sem o PT, ficam o golpe e o povo, sem voz.”
A última linha de resistência está atrás das grades em Curitiba e sem voz ou quase nenhuma…
Infelizmente, Lula não será candidato… Digo infelizmente, não porque voto nele, mas por defesa ao estado democrático de direito…Sua condenação é uma fralde… O judiciário é uma fraude…
Mas vamos aos fatos… Lula não poderá fazer muito de onde está…O PT não tem uma figura que o substitua… O Haddad é um excelente quadro, um político brilhante, mas padece do mesmo mal que Ciro e qualquer um outro… Penetração nas camadas populares… E isso só Lula tem, não o PT…
Ciro é o candidato progressista melhor colocado nas pesquisas, está na estrada a um bom tempo, foi leal a Lula e Dilma…É mais fácil vencer o Golpe agregando a ele, do que criar, de ultima hora, um candidato competitivo… Lula é um bom cabo eleitoral, ficou provado elegendo Dilma duas vezes… Só ele mesmo conseguiria fazer isso, mas ele não estará em nenhum palanque… Não conseguirá transferir votos nestas condições, pelo menos o necessário pra impedir que ao menos duas antas, JB e Marina, estejam no segundo turno… Por outro lado, Ciro já está bem próximo da Marina…
E não vejo como apoiar Ciro seja desistir de Lula… Desistir de Lula é o jogo arriscado que o PT está fazendo… Marina, Alckmin ou JB na presidência sim…Será o fim de Lula…Morrerá em Curitiba e o golpe continuará…
Fred
20/05/2018 - 23h52
*Fraude
Arno
20/05/2018 - 15h28
Miguel do Rosário, você está certo. E Ciro é hoje a forma mais viável, possível, para derrotar o golpe. É o caminho que toda a esquerda deveria tomar. Ciro e Cid denunciaram o impeachment, chamaram Cunha de ladrão na cara (Cid foi demitido por Dilma por causa disso !!!), Ciro é solidário a Lula, mas sabe muito bem que o judiciário burguês não dará espaço a ele. O que qualquer esquerdista deveria entender. O resto é ilusão de classe. Coisa de pequeno-burguês.
LUCIO FLAVIO S NEVES
20/05/2018 - 15h22
Sem comentários.
vou deixar de ler o seu blog, eu sempre o admirei, mas a partir da sua infeliz declaração de apoio a esse filhote da elite brasileira, não vou fazer comentários sobre Ciro porque o mesmo não merece, estou a cada dia mais triste, acredito que a única forma de combater a mídia, a direita, o judiciário é lutar por Lula.Lula é o povo, Lula é a democracia, Lula é a nossa arma. Ou Lula em 2018 ou que se lasquem essa classe média imbecil e esse empresariado jumento. Não sou petista, não sou Lula, mas sou o que ele representa para a sobrevivência da esquerda e de qualquer projeto de país.Sem Lula nas eleições, definitivamente estamos enterrando de vez o nosso projeto de país soberano.
Gabriel
20/05/2018 - 15h18
acabou o apoio $$$, acabou o amor!
JOAO BATISTA
21/05/2018 - 00h18
Não seja leviano! Você está insinuando que Miguel e/ou o blog recebiam dinheiro do PT?
Lúcio de Souza Jr
20/05/2018 - 15h15
Eu voto em Lula. Caso a candidatura do Lula for interditada e o Lula pedir para votar no seu candidato, Miguel do Rosário, sinto muito, vou desapontar os dois, o Lula e você. Não votarei no seu candidato.
Vicente Resende
20/05/2018 - 14h58
Caro Miguel, sempre acompanhei suas reportagens e vejo que voce é um
Batalhador em defesa da democracia, respeito sua opinião e tenho adimiracão pelo Ciro, pela sua franquesa e conhecimento de como fazer politica e governar, ja que tem experiencia como Governador e prefeito, mas prefiro aguardar decisão do Presidente Lula, mesmo achando que o Ciro pode ser o segundo plano.
Continue firme nos seus propositos, vc não esta errado.Valeu
Fehnelon
20/05/2018 - 14h49
Os alvos do golpe são, evidentemente, o PT e Lula. Tira-los de cena.
Vc não acha “coincidência” demais, que o plano B Ciro, proponha justamente isso, deixar Lula (e consequentemente o PT) de lado?
Imagino que todos fiquem tocados pela sua história de luta, eu poderia discorrer sobre a de Lula, a quem vc propõe, deixemos esquecido na cela de Curitiba, mas não vem ao caso.
Infelizmente, nesse momento, nenhuma das duas historias vem ao caso. Neste momento o PT responde ao povo, não a histórias pessoais.
Lula Livre!
Delano
20/05/2018 - 17h16
Lula e o PT fizeram aliança com quem esses anos todos cara palída? Foi com Temer, Renan, Sarney, Cunha, Maluf, Collor, Kassab, e tantos outros do congresso, dos bancos /, empresários e governou com o apoio das elites esqueceu? Lembra da carta aos brasileiros feita por Lula e PT para moderar o discurso e as políticas com as elites/direita? Lembra que não reviram nenhum caso de corrupção da época FHC/PSDB a chamada privataria tucana, para “ter paz para governar”? Esqueceu?
Escuta vamos deixar o fanatismo e a cegueira pra trás. Sim a prisão do Lula cegou a esquerda que só sabe se lamentar e reclamar. Nunca estudaram a história de golpes de direita no Brasil e no mundo e que ele sempre acontece assim quando a direita não ganha no voto, eles dão um jeito de impedir as lideranças do lado popular?
Presta a atenção você e todos! Pesquisas demonstram que o povo não vai protestar nas ruas mas sim nas urnas. Então acordem:
Só votando pra fazer maioria de esquerda no congresso para derrotar o golpe. Tem que eleger 350 deputados e senadores de esquerda progressistas pra dominar o congresso e derrotar o golpe!
Presidente manda pouco, quem manda e quem faz e anula leis, e governa é o congresso. A direita sabe disso, e se a esquerda deixar eles vão ganhar no congresso e aprofundar o golpe e os retrocessos contra o povo.
A esquerda tem que parar de chorar
por cada injustiça e agir, focar todo seu discurso para convencer o povo a votar para deputado e senador progressista de esquerda, focar para ganhar a maioria no congresso e derrotar o golpe, enquadrar os golpistas de direita e anular as condenações de Lula, e outros petistas injustamente condenados e liberta-lo da prisão.
O resto é choro e jogo da direita.
Essa briga se vai ser Ciro ou Lula ou outro indicado é perca de tempo e independente de quem ganhar ele terá que seguir o que impõe a maioria no congresso, seja ele de esquerda ou direita.
Acorda esquerda pra ganhar é ser maioria no congresso, único caminho possível para derrotar o golpe.
Faz o seguinte manda o Rui Costa Pimenta do PCO e outros inclusive blogueiros de esquerda que estão revoltados com a sacanagem da direita, manda eles tirarem suas respectivas bundas gordas da poltrona, para se lançar candidato a deputado e a senador. A esquerda precisa de nomes capacitados no congresso para barrar e derrotar o golpe e os golpistas. Manda eles acordarem da cegueira e focarem seus discursos em convencer o povo de que tem que votar pra deputado e senador de esquerda, que eleger uma maioria no congresso é que será o único caminho possível para derrotar o golpe, porque o povo não vai sair pra rua não, ele vai protestar na urna entao que a esquerda vote pra ganhar lá! Se o povo não sai pra protestar nas ruas em quantidade e persistência para derrotar o golpe, e a curto prazo não vai sair, então que o único caminho é lutar pela via institucional votar e ganhar no congresso.
Sidnei
20/05/2018 - 14h44
Prezado Miguel,
Você é excelente!
Como jornalista e antes, como ser humano.
Boa parte da percepção política que tenho vem dos “blogs sujos”, dentre eles “o cafezinho” obviamente.
Quanto ao futuro deste país, meu caro, a direita vai segurar do jeito que puder. A sociedade não podia ter engolido o golpe, mas engoliu. Agora teria que se despertar a consciência de todos para mudar, e isso infelizmente só virá depois de muito sofrimento: lembra-se de FHC, Collor, da inflação dos anos 80? Eu era sozinho e pobre. Depois casei, tive filhos e continuei pobre e flertando muitas vezes com a miséria.
A direita vai empurrar este país pra lá de novo. Este é o projeto deles!!!!
Quanto ao Ciro: por você eu toparia votar nele, e se for um erro…. paciência, pois não há ninguém neste momento apto a governar este país, exceto Lula. Lula não participa da eleição, se tiver eleições. Aliás Lula teria que ter pedido asilo político…
Sou filiado do PT desde novembro. Me filiei ao partido para servir de exemplo aos que convivem comigo, acima de tudo.
Queria somente expor isto e principalmente agradecer por todo seu trabalho. Oferecer meu apoio.
Um abraço!!!
Roberto
20/05/2018 - 18h12
Também lamento que Lula não tenha se refugiado em alguma embaixada estrangeira para, do exílio, comandar uma resistência ao golpe, mas isso não seria o Lula. Entregar-se foi coerente com o seu republicanismo, com essa confiança de que as instituições voltarão, eventualmente, a funcionar com algum apego às leis. Pessoalmente, não compartilho dessa esperança. Creio que se faz necessária a luta armada. Chega de “bom mocismo”! Essa obediência canina aos ditames de um poder judiciário totalmente subvertido e prostituído não nos levará, senão, à ruína e à irrelevância. Que Lula cumpra o seu papel de eterno conciliador, mas que a perspectiva de uma legítima sublevação popular paire sempre sobre as cabeças de quem ousar governar sem voto, sem povo. Lula livre, sim, Lula presidente, ainda que tenhamos de tomar a cadeia de assalto e de lá tirá-lo na marra.
Rogério dos Anjos
20/05/2018 - 14h40
Miguel, não tenho tanta certeza quanto vc demonstra em prol do apoio ao Ciro. Não tenho certeza quanto a manutenção da candidatura Lula até que o judiciário o declare inapto ou pior, anule os seus votos, com o apoio CIA, dos militares e companhia. Não tenho certeza quanto a necessidade do PT lançar uma candidatura como Wagner, Haddad ou Amorim.
Só não tenho dúvidas que somos companheiros, que Cid Gomes e Ciro Gomes foram os primeiros a enfrentar o golpe no início do mandato da Dilma e não arredaram pé…sei que está na gema da esquerda um sectarismo stalinista que vê inimigo até na própria sombra que precisa mais do que nunca ser estirpado.
Me resta pedir desculpas por aqueles que não lhe entenderam, que tenho ouvidos para própria voz, que traem a esquerda ao revelar sentimentos mesquinhos e proprietários de uma verdade já derrotada pela direita. Sejamos aqueles que não daremos espaço a derrota novamente, depois de tantas, por uma estratégia, que oxalá, encontre o caminho certo.
Estaremos juntos, companheiro.
Um grande abraço!
Afonso de Oliveira
20/05/2018 - 14h37
Força, Miguel!
Sua voz é nossa voz, mesmo com posicionamentos momentâneos diferentes.
Creio que devemos ir com Lula até o final, porém aceito opiniões e táticas políticas diferentes, mesmo porque o momento é singular e notoriamente difetente.
O importante é a esquerda manter-se o mais possível unida, mesmo historicamente tal pretensão nunca ter se dado, infelizmente.
O ideário da esquerda deverá sempre prevalecer, independente de nomes.
Desta forma, e como muita água haverá ainda de rolar, identifico em Lula nossa possibilidade eleitoral mais viável.
Porém, caso as piores hipóteses se confirmem, deveremos futuramente, por identidade ideológica, optar pela candidatura mais viável e de acordo com nossas convicções.
Fica meu abraço socialista.
Lula Livre!!!
Afonso.
andre2110
20/05/2018 - 14h34
Texto chato, repetitivo, piegas, tosco!!
Se bom analista politico fostes entenderia que os ataques são contra sua guinada a direita, não contra você.
Ademais, falta-lhe estomago, cai com poucos golpes…
E, por favor, não repita o argumento falacioso de que Ciro não é de direita!!
O que temos, a muitos anos, é uma disputa simples: direita x esquerda.
De um lado o psdb, partidos e políticos satélites. Do outro o PT e seus satélites.
O cafezinho cede ao medo, a fraqueza de propósitos, e demonstra que falta força espiritual para encarar certos desafios.
Sugestão: não perca tempo lendo tantos livros, o voto será emocional, a resposta não esta nos livros mas no inconsciente coletivo, na imagem, no coração.
Anote: Ciro não convence em nenhum critério objetivo!!
andre2110
20/05/2018 - 17h28
Aqui ainda aparece o texto “Aguardando moderação”.
Mas textos posteriores já foram publicados. O que isto significa?
João Gilnei Souza de Borba
20/05/2018 - 14h28
Miguel, parabéns pela coragem, honestidade jornalística e acima de tudo coerência compactua vida blogueira. Sempre te li durante muitos anos e tenho certeza das tuas boas intenções. Também me decidi por fazer campanha para o Ciro é defender o Lula Livre por uma questão legal e humanitária. Vamos em frente porque os ânimos tem de ser respeitados e enfrentados honestamente … abraço
Fehnelon
20/05/2018 - 14h26
Miguel, antes de mais nada te peço a “dignidade” de julgamento de publicar ou não este comentário, é para vc apenas, e meu ip não está oculto nessa conta.
Vc já pensou, hipoteticamente, que podem existir grupos na “esquerda” trabalhando na contra informação, com financiamento “oficial de partido(s)”, dispondo das mesmas armas usadas na direita, bots, automatização, monitoramento de redes sociais e canais de internet, vc ha de convir que não havia como evitar isso.
Não é toda estratégia que seria divulgada publicamente, eles podem ter seus motivos, que não serão discutidos aqui, para vetar Ciro. Entendo que vc tenha boa intenção, mas precisa compreender o momento, estamos em guerra, precisamos da candidatura de Lula. Esses grupos não podem permitir que alguém com a sua “credibilidade” junto a certos setores, decida sozinho por uma estratégia, sem conhecer o todo, vc viraria alvo, sua “credibilidade” teria no minimo de ser desconstruída. Vc consegue entender isso, e que seria o trabalho deles? E vc, pode até achar, mas não está deixando claro que é apenas “sua opinião”. Vc é bom no que faz meu camarada, e isso é uma arma.
Sou solidário a vc, mas vc está se posicionando exatamente onde esses “supostos grupos” apontam seus canhões.
Tenho certeza que estamos do mesmo lado, porem vc, na minha opinião, sem intenção está seguindo o roteiro do golpe.
Mas… Isso tudo pode ser só devaneio de “Petista radical”. Esses “grupos” nem devem existir, não é mesmo?
Geraldo Souza
20/05/2018 - 14h12
Lula está preso, mas está vivo e com seus direitos políticos resguardados, inclusive podendo se candidatar e ser eleito! Esse é o seu problema Miguel do Rosário, como “enterrar” Lula majoritariamente à frente da somatória de todos os candidatos? Como tirar dele o seu direito de ir até o fim e em caso de impossibilidade, indicar um candidato? Porquê atropelar o que se pode levar adiante de acordo com a legislação vigente? Esse é o seu problema e o que o Ciro quer: que o PT lhe transfira e lhe nomeie seu “candidato”,quando ele nunca foi Lula na excência? Isso é um suicídio político de Lula, do PT e de seus apoiadores, você está fora de órbita! Qual a razão de querer um “plano B” para Haddad e Ciro, como quer? Isso é trairagem, traição contra os eleitores de Lula que possui majoritariamente as opções de votos! Caia na real e pare de fantasias que a direita quer.
Sérgio
20/05/2018 - 14h03
Vá em frente!!! Não precisas nada justificar. Fazes a cabeça de vários com argumentos. Você é muito importante. Abraços
Mário Kodama
20/05/2018 - 13h39
O PT neste momento tem a obrigatoriedade de defender Lula até o fim. Não pode abandoná-lo como muitos estão fazendo. Ele é um líder político que extrapola o conceito de político. Lula, como ele mesmo já disse, é uma ideia. Uma ideia de um país soberano e gigante. Agora qual é a consequência disso. A eleição de um fascista pra o governo do Brasil? Que pode aprofundar o nosso estado de exceção? Se isso acontecer, mais merda do que já está não vai ficar. Acho que é chegada a hora do confronto. Se perdermos, a culpa é do Brasil que assim o quer. Talvez um dia venha a aprender as lições das opções que a nossa classe média coxinha vem tomando desde o golpe contra Dilma. Se não.. Que fique com o Brasil que escolheu.
marco,
20/05/2018 - 13h36
Sr.Miguel.Cada um escolhe o caminho que quer.Acho que o sr.,tem seus motivos,mas o CIRO GOMES?Ora…Contudo,quero lhe fazer uma observação,não se apure que tem ARROZ COM PÊSSEGO.
ANGELA MARIA
20/05/2018 - 13h34
MIGUEL DO ROSÁRIO,
NÃO CONCORDO
COM TEU #CIROPRESIDENTE ,
MAS NUNCA O ATACAREI
POR TER OPINIÃO DIVERGENTE
DA MINHA.
SOU #LULAPRESIDENTE
ATÉ O FIM
OU ATÉ ONDE DER,
MAS TE RESPEITO
E CONTINUO A LER SEU BLOG,
UM DOS MAIS IMPORTANTES
DA IMPRENSA ALTERNATIVA.
VOCÊ TEM MEU RESPEITO,
APESAR DE NÃO TER
MINHA CONCORDÂNCIA POLÍTICA!
berze
20/05/2018 - 13h22
O Doria ja inventou o tal do “cansei”. Num cansa nao Miguel! Continua! Mas, deixa de pisar na bola, irmao! Defender o Ciro ta cada dia mais maluco(como ele). Experimenta um ” me arrependo pra valer”…um ” vamo discutir mais?” sei la… um Quem e esse tal de Lupi, quem e o pdt sem o Brizola,E o Ciro? quem e ele? Respeite construcoes como a do PT! Consequencia ou imediatismo? Prefiro consequencia esmo sem acento…culpa do meu teclado. Abraco fraterno sempre!
Jorge Moraes
20/05/2018 - 13h17
Acompanhando habitualmente o seu ótimo blog desde os tempos do Óleo do Diabo, sou testemunha da veracidade de sua narrativa. A perspectiva da Política exige certa abrangência do olhar, exercício mais do que recomendável – essencial – ao exame de uma realidade social, tanto mais se complexa como a nossa. Sou adepto do “Lula no limite” não só por conta da admiração que nutro por ele e pela absurda injustiça que se pratica contra ele. Apoio “Lula no limite” também por uma questão de estratégia: considero que este dificílimo momento por que passamos pode ser mais bem atravessado se, à luta pela libertação / denúncia da injustiça, associarmos um Programa de Governo factível, sumário, e que se popularize (na dimensão máxima, “no limite”, também. Um programa que seja protagonista, a ponto de permitir que uma “troca” de Lula por quem ele julgue capaz de executá-lo (o programa) possa ser operada com a menor perda de densidade eleitoral possível. E Ciro Gomes, independentemente de suas qualidades pessoais, não me parece ser capaz de aglutinar tendências e programas inclusivas ao movimento social como um todo. Mas o mais importante – volto ao tema Miguel do Rosário – é o respeito e a admiração que fez e faz por merecer a seus leitores. Abraço, e obrigado!
Wilton Santos
20/05/2018 - 13h05
O que os ministros do STF mais querem nesse exato momento é que o Lula desista da candidatura para não ter que rasgar a Constituição novamente. Se o Lula desistir da candidatura agora quem mais sai ganhando são os golpistas, que estarão aliviados pela desistência do maior líder popular que o país possui.
O golpe foi dado para derrubar a Dilma, prender o Lula e destruir o PT. Se o Lula e o PT desistirem de enfrentar o golpe o partido será reduzido a uma legenda insignificante. Os 32% de eleitores que apoiam incondicionalmente o Lula se sentirão traídos, pois querem ser livres para votar no seu candidato e estão disposto a lutar por ele.
O PT precisa avançar e mobilizar todos aqueles que acham injusta a candidatura do Lula a enfrentar o golpe, sob pena de recrudescer a ditadura jurídica que se instalou no país. Se podem prender o Lula sem provas, então podem prender qualquer um. A questão em torno do Lula vai além das instituições, é uma questão que deve ser resolvida politicamente.
O Lula foi preso injustamente e está sendo impedido de se candidatar por um judiciário fascista. Hoje, mais do que nunca, é preciso denunciar aos brasileiros e ao mundo que isso faz parte de um golpe sujo das oligarquias que mandam no país. Abrir mão da candidatura do Lula é abrir mão dos direitos básicos dos cidadãos brasileiros de votar livremente no seu candidato preferido.
Como se isso não bastasse, querem que o Lula desista de sua candidatura para apoiar um candidato que dá crédito a delação mentirosa do Palocci que incriminou o ex-presidente e afirma que ele não é um preso político. O Ciro será a próxima vítima, caso se coloque contra os interesses dos golpistas. Seu irmão Ivo Gomes, prefeito de Sobral, foi condenado recentemente a perda do mandato por compra de votos, uma fraude jurídica semelhante a que o Lula foi vítima. Isso é um recado.
Não podemos ceder. Essa crise política que se instalou no país não deve ser resolvida com a aceitação da prisão injusta do Lula e de seu impedimento de se candidatar. O povo precisa entender que o desemprego, o aumento da gasolina e do gás faz parte do mesmo golpe que tirou a Dilma da presidência, prendeu o Lula e impediu a sua candidatura.
A vida dos brasileiros foi destruída pelo juiz Sérgio Moro, pelos Ministros do STF, pelo PSDB e pelo PMDB. Se o Lula simplesmente desistir de lutar ele está aceitando a versão dos golpistas e será uma vitória daqueles que estão destruindo o que resta do país. É chegado o momento de enfrentar de vez essa direita imunda brasileira. Chega de saída conciliatórias palacianas. É preciso que o povo assuma o protagonismo da luta política. O Lula é o Único brasileiro capaz de incendiar esse país.
No dia da prisão do Lula, São Bernardo poderia ter se transformado em uma espécie de Comuna de Paris. Aqueles 20 mil apoiadores que cercavam o sindicato poderia se multiplicar rapidamente para 100 mil e deflagrado uma reação popular sem precedentes na nossa história.
Realista
20/05/2018 - 13h00
Deixa de MIMIMI meu caro, o problema é que você quer empurrar goela abaixo Ciro Gomes para a militância LULISTA e PTISTA, se você tiver coragem posta esse meu comentário.
Eis alguns motivos que não votaria em Ciro nem que LULA pedisse.
Ciro insinuando que LULA mistura dinheiro privado com política:
https://www.youtube.com/watch?v=ZbMS9BiWGxg
A defesa enfática de LULA pelo Ciro Gomes:
https://www.youtube.com/watch?v=mIJ8CgKlmMo
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/12/1943260-justica-boa-e-a-rapida-diz-ciro-sobre-data-de-julgamento-de-lula.shtml
Ciro afirmando que LULA não é preso político:
https://www.youtube.com/watch?v=GoyRo3s0dr8
Se for para seguir tua tese coloca o Boulos (Psol), pois esse está fazendo uma defesa enfática de LULA e não está pedindo que ele deixe de ser candidato muito pelo contrário sempre defende sua candidatura.
Ruy Acquaviva
20/05/2018 - 12h58
Caro Miguel, sou seu leitor assíduo desde 2006, ainda na época do blog “Óleo do Diabo” e admiro muito sua trajetória e seu trabalho. Durante esse tempo tive grande concordância e poucas divergências em relação ao que lia em seus textos, que tanto em um caso (concordâncias) quanto no outro (divergências) sempre foram para mim uma importânte referência e um importante apoio à reflexão.
Essa questão da candidatura Lula e Ciro Gomes é um dos pontos quem que tenho divergência em relação à sua opinião. Leio seus textos, reflito sobre seus argumentos e minha conclusão vai de encontro às suas. Porém, é inegável que você te direito de se definir por qualquer candidato e emitir suas idéias. Estamos do mesmo lado e defendendo os mesmos ideais, quando divergem nossas visões sobre como agir, não significa que deixemos de estar buscando os mesmos objetivos e defendendo os mesmos valores, nem que mais à frente voltaremos e ter a mesma forma de ação.
Acho lamentáveis os ataques que você está recebendo mas acho que boa parte dos que o estão atacando são aqueles que atacam sempre, que se comprazem em encontrar quaisquer divergências apenas para ter desculpas para agredir e criar polêmicas vazias.
Saiba que muitas pessoas que discordam se sua proposta de apoiar Ciro desde já e abandonar a candidatura de Lula respeitam sua opinião e mesmo achando que é um grande equívoco, sabem respeitar conviver pacificamente com essa divergência.
Beto
20/05/2018 - 12h56
Caro Miguel,
Sou seu leitor e admirador desde os tempos do ‘Óleo do Diabo’. Leio praticamente tudo o que você escreve desde então. Você é um dos mais argutos analistas políticos que temos.Vivemos tempos estranhos e difíceis, e, ao se entregar de bandeja aos seus algozes o Lula cometeu mais um dos seus vários erros estratégicos que propiciaram o golpe que estamos vivendo. Enquanto prosseguirmos nessa fulanização política, discutindo nomes, alianças, candidaturas presidenciais, o golpismo se prepara para, mais uma vez, eleger um congresso canalha, fisiológico e entreguista. É hora de nos concentrarmos nas eleições proporcionais e tentarmos, pelo menos tentarmos, eleger um congresso mais ajustado aos anseios e demandas da cidadania do país. É preciso denunciar a conveniência para a elite golpista dessa fulanização, essa personalização da política, que também é, e foi, alimentada pelos personagens políticos da burocracia petista, inclusive por Lula. A genial estratégia política de José Dirceu em 2002, de formar uma grande aliança política que permitiu, então, a eleição de Lula, já deveria ter sido abandonada desde a sua primeira posse. Ao contrário, a burocracia petista se acomodou e foi se afastando da militância, colhendo os frutos das políticas sociais dos governos lulistas e fazendo arranjos políticos cada vez mais perniciosos ao avanço dessas mesmas políticas. A aliança com o PMDB nas duas eleições de Dilma, o republicanismo ingênuo, a falta de luta real no campo da comunicação, são sim, responsabilidade da burocracia petista acomodada em seus cargos eletivos, vide o abominável comportamento do ministro dilmista da comunicação, Paulo Bernardo, ao engavetar o projeto do Franklin Martins. O PT, ou a sua burocracia dirigente, se absteve de um debate político consistente durante todos esses anos, sem entender que o debate deveria se estender muito além das eleições e acabou por deixar que outros se apropriassem da conquistas sociais dos governos petistas. Os evangélicos que o digam, com os adesivos automobilísticos “Presente de Deus”, quando deveriam, a bem da verdade, expressar, “Presente do Lula” ou “Presente dos Governos Petistas”. O PT, ou seus estamentos dirigentes burocráticos entregou de bandeja suas conquistas aos aproveitadores demagógicos, e a narrativa foi deixada aos comandos globais da mídia corporativa. Desde o primeiro dia do seu primeiro governo a Dilma se entregou, quanta ingenuidade, à narrativa global e desde então se tornou refém dos desdobramentos políticos de tal narrativa, agindo sempre de forma reativa aos ataques midiáticos. Também penso que é importante assegurar uma vitória do campo nacionalista, desenvolvimentista, soberanista, democrático e popular, e que o Ciro, apesar das suas contradições é quem tem a melhor chance, mas penso também que o mais importante é tentar reverter esse quadro legislativo fisiológico que é sim o grande e maior responsável pelo golpe que vivemos. Os deputados que lá estão, não podemos nos esquecer, foram eleitos, junto com a Dilma, graças à esse comportamento eleitoral do PT de se concentrar nas eleições majoritárias mesmo à custa de alianças que acabaram por eleger essa corja de canalhas que infesta nosso congresso, e que acabou por ajudar a construir a narrativa perniciosa que alimentou o “combate à corrupção” lavajatista que não passa de um instrumento imperial de rapinagem e destruição da nossa soberania. O império é o grande inimigo que deve ser enfrentado, principalmente no campo ideológico e informacional. Parabéns, Miguel, por lutar o bom combate. Estarei sempre por aqui, lendo e admirando sua inteligência.
Mario
20/05/2018 - 12h46
(Desculpem o teclado desconfigurado). A questao eh que Lula estah preso porque nao se admite que o Brasil seja um pais desenvolvido. Se o Ciro tentar fazer um governo nacional-desenvolvimentista como o Lula terah o mesmo destino. Por isso eh importante apoiar Lula. Quando se apoia o ex-presidente estamos dizendo que que queremos um Estado que promova a infraestrutura no pais, que diminua a pobreza, que incentive a industrializacao, que proteja os mais vulneraveis e as minorias. Tudo aquilo que a casa grande dos Marinhos, e seus zumbis, nao aceita. Lutar por Lula e lutar por isso, o resto eh tergiversar.
Fehnelon
20/05/2018 - 15h33
Faço minhas suas palavras!
Lula Livre!
José Ruiz
20/05/2018 - 12h45
Eu acho que o seu posicionamento em relação ao Ciro está errado, ainda que as motivações sejam legítimas.. mas não vou entrar no mérito dessa questão especificamente..
Falando como amigo, mesmo sem te conhecer pessoalmente, acho que o futuro dos blogueiros progressistas está nas plataformas colaboracionistas, também pode chamar de cooperativa online.. não vai dar para sobreviver sozinho..
E aproveito para deixar a mensagem abaixo, enviei por email para 5 pessoas, vou testar agora aqui no seu site, coisa boa, lá vai:
————–
Olá,
essa mensagem é pessoal, carregada de subjetividades.
Eu sei que parece estranho, mas não há outra maneira de lhe dizer o que quero lhe dizer, portanto, peço que se desarme e doe 10′ do seu tempo.
O objetivo final é te convencer a participar de um movimento social.
Existe uma ação no final do texto (visitar um site, se preferir, pule a avaliação).
Uma rápida avaliada no cenário
De um ponto de vista mais amplo, digamos assim, nós estamos vivendo um momento de transição nas relações humanas em todo o planeta, no contexto de evolução para um novo sistema.
Essa transição, infelizmente, não é nem pacífica nem homogênea, porque, basicamente, aqueles que detém o poder não querem abrir mão de seus privilégios, e vão se agarrar ao que puderem, como puderem, onde estiverem.
A briga é feia.
Há, de fato, uma guerra mundial em andamento, que não se tornou total porque o resultado (total = nuclear) desagrada a todos.
A supremacia ocidental foi quebrada, novos jogadores estão disputando posições, sendo os mais famosos, China e Rússia, mas o fato é que em todo o mundo começam a surgir projetos que “escapam” do tal “domínio ocidental”.
É o Império indo para as cucuias.
Nesse contexto, os governos progressistas da América Latina, por exemplo Lula, Chaves, Morales, entre outros, se tornaram grave ameaça.
Primeiro pela “rebeldia” da política externa altiva.
O avanço diplomático do Brasil durante o governo Lula é dado concreto, inquestionável, por exemplo.
Estabeleceu-se um projeto de nação e o nome do país foi elevado em todo o mundo.
Segundo porque, economicamente falando, o projeto desses governos se mostrou muito mais sustentável do que o “velho-neo liberalismo” vital para a sobrevivência da elite econômica mundial.
Todo mundo “ganhou dinheiro” no governo Lula e, concomitantemente, esse é o detalhe, milhões de pessoas ascenderam socialmente.
Não estou aqui prá defender o governo Lula (sei que tem defeitos) ou o Chaves ou isso ou aquilo, não é essa a ideia, só quero te mostrar que esse resultado, crescimento com distribuição, é inquestionável, ficou visível, e isso é um baita chute na canela do império.
Vc já assistiu o filme Coração Valente, aquele com o Mel Gibson no papel de William Wallace, sobre a luta do povo escocês no século 13?
Então, os governos progressistas da América Latina, guardadas as devidas proporções, são como aquela galera rebelde que se atreveu lutar contra o Império Inglês.
O nosso “William Wallace” está preso, lá em Curitiba.
Isso está acontecendo em toda a América Latina e também na África e Ásia, enfim, é uma guerra cruel, violenta e sanguinária, ainda que disfarçada de “golpe branco”, como é o caso aqui no Brasil.
Mas não se iluda, aqui se mata 70 mil pessoas por ano, e está tudo interligado.
Resumindo, senão o texto fica muito grande, os caras querem:
1. roubar as riquezas
2. impedir novas parcerias (afastar os RICS, quebrar Mercosul, etc)
3. matar a ideia (crescimento com inclusão) = Projeto Líbia
Sentimos claramente hoje os efeitos de uma guerra híbrida que começou lá nos idos de 2013, dizem que parte de um projeto chamado “Atlanta”.
A primeira vítima dessa guerra híbrida foi a verdade.
A segunda, a tolerância.
Nos últimos anos nós cultivamos o ódio contra nós mesmos.
É uma estratégia de domínio.
O sistema, opressor, através dos meios de comunicação de massa, consegue convencer pessoas simples, pobres, oprimidas a defendê-lo.
Cria-se o pobre de direita.
A combinação de mídia com judiciário para destruir o inimigo interno, acabou destruindo, também, as instituições.
O poder judiciário se sustenta no pacto social.
Ao rasgar a constituição, o judiciário retira suas próprias bases de sustentação.
Recente pesquisa revela que 90% da população não acredita no judiciário.
Isso é muito mais grave do que aparenta.
Com que perspectiva um povo que não acredita na justiça vai às urnas?
Bem, essa questão também é ampla, não vou me estender aqui para não gastar o seu tempo, mas quero lhe chamar a atenção para o fato de que as eleições agora em OUT/2018 não fazem parte da solução, pelo contrário, elas são parte do problema..
.. vc já viu o resultado das últimas pesquisas para eleições/2018 nos estados e congresso?
Show de horrores.
Está ruim, e ficará pior se não agirmos.
A reação do povo brasileiro poderá se dar em torno de vários eixos.
O movimento Lula Livre é extremamente importante e pode ser o fio condutor de uma transformação social, depende de uma série de fatores.
Mas se o Lula não for libertado, ou até mesmo se ele não sobreviver à toda violência a que está submetido, ou se for limitado pelo judiciário, enfim, se o Lula sair do jogo, temos um enorme vazio.
Não há nada organizado.
O povo brasileiro está quase totalmente subjugado.
E nesse sentido, eu te convido a reagir, participando de um movimento que tem por objetivo a reconstrução do tecido social.
Depois, com calma, vc dá uma refletida nesta questão: a única saída passa pela reconstrução do tecido social.
A ideia é conectar as pessoas em torno de um novo pacto social.
A proposta é usar a tecnologia mais barata possível para gerenciar o conhecimento produzido em milhares de tribos espalhadas pelo país.
Criar uma rede com representações em todos os municípios, nos bairros, nas escolas, fábricas..
.. todo mundo conectado e opinando sobre o Brasil que a gente quer..
.. tudo aberto, transparente, através de plataformas livres, auto gerenciáveis e auto sustentáveis..
Isso é uma coisa nova.
Até hoje, o povo, no máximo, elegeu seus representantes para que estes discutam o que é melhor para a coletividade..
.. as pessoas vão às urnas, tentam escolher “uns moços sabidos” que ganham poder para decidir as leis e as coisas..
.. a nossa proposta é que o povo faça isso diretamente..
Sob a luz de princípios elementares dos direitos humanos, garantindo a democracia e a livre manifestação, é possível que todos possam participar da construção de um novo pacto social, ainda que por falta de formação técnica, não seja possível certos públicos abordarem certos níveis da discussão.
Mas é muito possível envolver o povo em questões que lhe são pertinentes..
É só uma questão de organização de debates..
Já imaginou, abrir um canal de comunicação com o Brasil profundo, conhecer a realidade das vilas, favelas, o que pensa o povo da zona rural, etc.?
Claro, o caminho é espinhoso..
.. cheio de complexidades..
.. requer paciência e esforço intelectual, mas é extremamente construtivo..
Vc também pode encarar tudo isso sob uma outra ótica, veja:
Se vc der uma conferida nos acontecimentos dos últimos 500 anos, vai perceber que nós fomos invadidos pelos portugueses, depois vieram outros europeus, como os espanhóis, os italianos, holandeses, franceses, alemães, etc., após a segunda guerra mundial, os europeus perderam a hegemonia no planeta, inclusive no Brasil, e passamos a ser dominados pelos americanos..
.. assistimos a decadência do império norte americano, mas já dá prá ver lá no horizonte um navio com bandeira chinesa..
.. ou seja, nos últimos 500 anos a gente só tem mudado de colonizador..
Não seria essa uma boa hora para pensar em alguma coisa diferente?
Eu entendo que a concepção desse projeto é um momento bastante delicado..
.. e aqui vai uma alta dose de fé, pura e simples: é importante começar esse movimento com pessoas que tenham uma visão mais fraterna e espiritualizada do mundo..
Veja bem, não estou falando de religião.
Estou falando de gente com alta capacidade de empatia, que se preocupa com as pessoas, com o meio ambiente, que respeita a diversidade, enfim, esse tipo..
.. e aí criar aqueles mecanismos de cada um convida mais 100 e por aí vai..
Quer participar?
Para participar, clique no link abaixo.
Por enquanto, eu estou apenas colhendo “feedback”, todos os palpites são bem vindos.
O link é esse: https://setimarepublica.com.br
hugo morais
20/05/2018 - 12h42
Sempre votei no PT, mas não ta na hora de mudar ? A burocraria e militância do PT acabou com o partido.
#Ciro2018
Sandro
20/05/2018 - 13h53
Estão acabando mesmo companheiro. Triste demais todo fanatismo e todo radicalismo. Têm todo o direito de discordar, mas esses ataques insanos são vergonhosos! Péssimo exemplo pro jovem que comessa a se interessar por política, e péssimo exemplo pra mim, que já sou macaco velho, mais sábio e sereno, que estou apenas observando de fora e filtrando tudo aquilo que eu admiro em uma militância, e vc não vê por exemplo nenhum Cirista em inúmeros grupos e foruns online, difamar a imagem de Lula. Pelo contrário, é apenas solidariedade e respeito, enquanto os Petistas agem feito belos traíras egoístas que não pensam no país e apenas pensam na shegemonia do partido. Ser de Esquerda a meu ver está sendo completamente diferente do que ser petista!
Fehnelon
20/05/2018 - 15h37
Hugo, respeito sua opinião, apenas respondendo… Não acho q seja o momento de mudar, até pq no momento não ha opção, como tentam fazer crer. A luta do golpe é contra o PT, qq outra opção sua, e o golpe venceu, pelo menos com vc.
Somos o PT, e nesse momento somos a ultima linha de defesa contra o golpe, se passarem por nós, serão eles e o povo. E o povo não terá voz.
Mais do que nunca… Lula Livre!
Curió
20/05/2018 - 18h06
Quá quá quá quá… puts!
Curió
20/05/2018 - 18h10
Não sacaneia! Coloca o comentário no lugar certo! Lula ou nada! Abaixo os patos infiltrados!
Curió
20/05/2018 - 18h13
Coloca abaixo do comentário de Hugo Moraes. Quá quá quá quá.
Nelson Quintanilha
20/05/2018 - 12h20
Desabafou legal e também acho que educação cabe em qualquer lugar, apesar de não concordar com sua posição.
Unir a esquerda eu concordo, mas quem disse que o Ciro é esquerda? Hoje ele é o nome de um partido “supostamente de esquerda”, digo isso “supostamente de esquerda” porque se o partido que ele esta fosse mesmo de esquerda teria lançado um de seus membros ao cargo e não teria lançado o Ciro à presidência. O Ciro é um camaleão, a cada eleição um partido e os troca como se troca de camisa.
Sou Lula até os 45′ do segundo tempo!
O Brasil deve isso a ele, e digo isso sem ao menos ser filiado do PT aliás, não sou filiado a partido algum.
Fehnelon
20/05/2018 - 15h41
Neste momento não precisa ser filiado para ser PT, qd o golpe elegeu o PT como alvo, me elegeu como “Petista”!
Lula Livre!
Mario Silva
20/05/2018 - 12h20
O grande problema, hj, do Ciro é ele próprio.No futuro próximo será Roberto Requião, caso venha concorrer a presidência da república. Tenha dúvidas se Ciro deverá ter força suficiente de chegar a presidência sem a benção do Lula. Exemplo: na minha casa há quatro pessoas, os votos estão entregues ao Lula. Por isso: é o único que confiamos …. Miguel há anos que lhe acompanho, vc é um excelente jornalista. Abraços a todos!!!
Leonardo Meireles Câmara
20/05/2018 - 12h12
Compartilho teu ponto de vista. A incompreensão por parte de alguns é natural. Penso que há mesmo um certo messianismo insano no processo. Virar este jogo vai depender de uma boa estratégia. Sigamos…
Wilson Ramos
20/05/2018 - 12h10
Caro Miguel,
receba a minha solidariedade contra ataques covardes, venham de que lado vier.
Acredito que a motivação dos que te contestam não se dirige ao jornalista, mas ao candidato que apoia, Ciro Gomes. Não preciso te desqualificar para argumentar que acho um engano esta opção, por vários motivos.
O primeiro é que não acredito que Ciro seja confiável. Sua trajetória é de buscar ganho político para si muito mais para alguma corrente de pensamento, classe ou ideologia. Se ele já esteve em tantos partidos, por que nunca tentou entrar para o PT e atuar em conjunto? Sem ignorar que poderia encontrar barreiras não tão nobres, acredito que seja um político que não participa de um programa discutido e disputado duramente num partido grande e organizado que, se não é ainda o ideal, é o que de melhor nossa história política produziu. Não parece que Ciro tenha algum mérito para exigir ser apoiado pelo maior partido brasileiro.
Outro engano que enxergo na sua opção é considerar que estamos diante de um processo eleitoral. Muitas correntes pensam que não haverá eleição se alguma esquerda ameaçar ganhar. Então, se faz sentido pensar em reunir forças, isto só tem eficácia se a união se der em torno do mais forte. Com todo o respeito aos candidatos da esquerda, a participação deles só é válida para não verem seus partidos extintos pela cláusula de barreira. São candidatos a presidente para puxar voto em seus parlamentares.
A questão maior da vida nacional hoje é usar todas as forças para ir conquistando vitórias contra o golpe. E nesta eleição a única vitória que podemos ter é enfiar Lula, ou quem ele mandar no seu lugar, não importa agora e não convém à luta entregar o nome tão cedo, na garganta dos golpitas. Eles o tem atravessado na garganta e não é nossa missão fazer com que desça e dar-lhes um alívio.
Rafael Pereira
20/05/2018 - 12h07
Era preciso abrir essa discussão entre o pessoal, em boa parte gente ligada ao PT, que acompanha os blog’s de esquerda. Marchar com a candidatura Lula sem discutir as alternativas pode nos levar a um beco sem saída (e a alternativa não precisa, necessariamente, estar dentro do PT, embora seja melhor passar pelo partido). Para mim o quadro é claro (até pq o Golpe está muito previsível desde que a data do julgamento do Lula em segunda instância foi marcado), a população sabe em quem votar, mas não sabe, nem tem ferramentas, para tirar o seu candidato dessa situação a que a institucionalidade brasileira, de forma sub-reptícia e sórdida, o submete. Não ter os meios para alcançar a massa e mobilizar uma corrente popular-cidadã efetiva contra o Golpe nos coloca na defensiva e na resistência, por isso precisamos pensar em alternativas viáveis e inteligentes para driblarmos essas dificuldades. Nesse sentido, fecho com o Miguel, acho que o Ciro Gomes carrega essa esperança de enfrentamento do Golpe por um projeto de desenvolvimento para o país, construindo uma aliança nacional entre quem trabalha e quem produz (nesta ordem de prioridade). No curto prazo, a distensão do fator Lula irá favorecer sua libertação, e quem sabe fazer com que o Lula se transforme em base fundamental de apoio a um eventual governo Ciro Gomes para um Brasil verdadeiramente desenvolvido no plano social e econômico. Bom trabalho Miguel.
Jaciara Siqueira Coelho
20/05/2018 - 11h57
Todo o apoio, inclusive financeiro para aqueles que não recebem de partidos políticos. Como são vários blogs interessantes, decidi a cada ano apoiar um. Esse ano será o Cafezinho, o próximo o Tijolaço, apesar de discordar de várias avaliações do Fernando Brito, mas é importante ler o que ele escreve. Também o Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim do Conversa Afiada. Necessário um jornalismo que não dependa de financiamento dos partidos políticos, como não é bom ser militante que depende do partido para sobreviver. CIRO GOMES 2018.
Ulisses Adriano Fagotti
20/05/2018 - 11h57
Querido compatriota, vc não está sozinho , comecei a admirar Ciro da mesma forma que vc e decidi apoia-lo . Nunca tive tanto trabalho em defender minhas postagens como agora por me identifico.
Parabéns pelo teu civismo e patriotismo. Força guerreiro. O Brasil tem jeito e nós vamos ganhar essa batalha.
Estamos juntos.
Grande abraço.
Trazibulo Zibim Meireles
20/05/2018 - 11h57
Miguel lhe tenho como um grande jornalista, aprendo muito com os seus textos apenas discordo em relação a estratégia Ciro, no momento! O tempo dirá quem tem razão!
Nestor Araújo Morais Vieira
20/05/2018 - 11h55
Não vou desmerecê-lo, Miguel, nem desconhecer a luta que tem travado ao longo desses anos todo como blogueiro. Você tem muito valor. Mas a verdade presente é que você capitulou, rendeu-se, cedeu à pressão, à vontade do inimigo quando decidiu apoiar a candidatura Ciro Gomes, cujo principal mote de momento é reinvidicar a retirada da candidatura Lula para suposto benefício da sua. E isso é muito decepcionante, não importando as razões – sejam elas motivadas por pragmatismo ou outra coisa qualquer. Ciro, de isentão voluntarioso, transformou-se em adversário direto, desagregador das esquerdas, restando evidente que age não pelas razões que alega – está a serviço da nação e do interesse da maioria dos brasileiros, e único capaz de levar o país a um destino feliz, norteado por uma visão progressista – mas apenas por que quer ser presidente a qualquer custo.
Não demora e será ungido publicamente como candidato da Globo e de tudo (e todos) que esta representa.
Desse lado de cá há também quem possa e saiba analisar o momento, e projetar o futuro que se desenha caso vingue essa ideia de afastamento precoce da candidatura Lula e regozijo dos ciristas.
Ciro não é opção, é agora adversário.
Augusto Ribeiro
20/05/2018 - 21h50
Infelizmente, qualquer candidato situado mais à esquerda e com chances razoáveis, será visto como desagregador da esquerda, uma vez que ameaça a hegemonia petista. Portanto, seu comentário apenas confirma a visão pouco comprometida com o pais de determinados setores do PT.
Augusto Ribeiro
20/05/2018 - 21h52
Discordo.
Juan Pessoa
20/05/2018 - 11h40
Caro Miguel,
Acho importante me posicionar nesse debate do qual voce, injustamente, tem sido atacado pelo simples fato de formar convicção em uma tese e defende-la. Conheço sua trajetória, sua incansável luta no processo da AP 470, sua luta diária pela democratização da informação e seu empenho em defesa de políticas em favor de nosso povo e do nosso Brasil. Portanto meu caro amigo e blogueiro sujo, tenho divergência em suas análises em defesa do Ciro, mas são só divergências, nada mais. É assim que gostaria que companheiros e companheiras que lhe atacam também vissem, mas é da vida e segue o baile. Não vou expor nesse primeiro momento o que acho da candidatura Ciro, nem o que ele representa e o erro histórico que alguns setores e lideranças cometem em desestabilizar a candidatura do Lula e do PT, pois não é o meu foco nesse comentário. Força e combate escriba! segundo turno estaremos, com certeza, juntos. Forte Abraço!
Marissoni
20/05/2018 - 11h30
A onda de ódio que vivemos é uma coisa horrível. Infelizmente alguns que têm sofrido com isso estão reproduzindo. Entendo seu desabafo. Ainda não consigo concordar com sua visão sobre Ciro, mas preciso dela para refletir. Obrigada. Desejo força, equilíbrio, um bom vinho, uma boa noite de sono, um bom cafezinho (que pra mim é com acidez baixa rsrs), algum chocolate, seus livros, uma tela branca e um bom editor de texto pra vc continuar a escrever e fazer sua história. Deixo um abraço.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h26
Força Miguel. Conheci a mídia progressista em 2004 também, primeiro pelo PHA e depois, por um link do Conversa Afiada, o Cafezinho, depois vieram o escrevinhador, o viomundo, o Tijolaço (ainda na época do neto do Brizola) o blog da Cidadania, o GGN e por último o 247. Te acompanho esses anos todos, embora nos últimos 3 ou 4 eu tenha deixado de te acompanhar com tanta frequência devido aos efeitos que o golpe teve e ainda tem sobre mim. Sou testemunha da sua luta e comungo da opinião pelo Ciro, com a difeença de que acompanho o Ciro desde 1995, com os meus então 17 anos de idade. Conheço bem as ideias do Ciro e do Prof. Mangabeira. Penso que em 2010 o Ciro deveria ter sido o candidato e sempre desconfiei da capacidade da Dilma, deu no que deu. Rezo, embora tenha quase perdido as esperanças, que o Lula não insista no erro.
Gerson C T
20/05/2018 - 11h24
“Seja realista, exija o impossível”
Paris 1968
Vou de Lula até onde ele decidir o que fazer com seu legado.
Emilia M. de Morais
20/05/2018 - 11h22
Acompanho você e o seu Cafezinho de longas datas. Não me cabe julgá-lo agora mas, quanto a Ciro Gomes, defender a atual desordem jurídica e bater no prisioneiro Lula como ele vem fazendo, neste momento, já não é mais uma questão de direita, de esquerda, nem de ideologia, mas de caráter. Lamento deveras você e outros não estarem enxergando isso.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h29
Meu caro, qual a porrada que ele deu no Lula. Disse que não era preso político? Tecnicamente correto! Preso político é quem o é pelas suas opiniões e Lula foi preso pelo que representa com uma condenação fraudada. Ciro repete a quem possa ouvir, no entanto, que a condenação é injusta.
y sem soma
20/05/2018 - 12h25
Quer dizer que vamos forçar o significado de PRESO POLÍTICO para dizer que o LULA não é um? Quer dizer que ser preso, nas vésperas de uma eleição, pelo que “representa” junto ao seu eleitorado e à população em geral não tem nada a ver com prisão política? Esse é o problema. Quem está massacrando o LULA – e, discordando de meia dúzia comentários, não é o caso do Miguel do Rosário – costuma repetir o mesmo jargão do “tecnicamente falando”. O próprio golpe e a condenação do Lula seguiram esse roteiro. O Ciro está jogando com isso. A estratégia dele é jogar clichês baratos para virar manchete, acompanhados de análises mais profundas. Ele sabe que a imprensa vai destacar apenas as frases vazias dele. Ele sabe que poderá justificar com a esquerda, dizendo que não tinha dato o que disse.
Pedro Quirino
20/05/2018 - 11h22
Miguel é possível sentir sinceridade e lógica no seu “desabafo”. Democracia supõe-se convivência e diálogo com o contraditório. Os estremistas de esquerda precisam ser até mais humanos e pensarem na saúde do próprio Lula. O “rei” só está descansando, ele precisa desse tempo para preservar a sua saúde. Vamos deixar o Ciro ocupar o seu posto por um tempo pra manter a esquerda unida. Ele é o mais combativo e preparado nesse momento. So não concordo com vc sobre o relativismo de esquerda e direita. Isso existe de fato. Jamais um rentista, uma justiça e uma mídia partidaria permitirão direitos e oportunidade para todos. Eu só não acredito em centro. Ou vc é a favor do rentismo ou da oportunidade para TODOS.
Artur
20/05/2018 - 11h14
Olá pessoal. Eu sou completamente contra os xingamentos. Porque, em política, muitas vezes, iremos votar no “menos pior”, na nossa visão. Quando xingamos simpatizantes do PT de Lula ou do PDT de Ciro, num determinado momento, iremos cometer o equívoco de votar na direita, no verdadeiro oponente político, porque não respeitamos as opiniões divergentes do nosso próprio campo político. Lembro que dentro dos partidos políticos existem muitas divergências, a unanimidade é muito difícil. A política é o ato de construir ideias que mude a realidade das pessoas. O Estado é formado pelo povo, território e um governo soberano para promover o bem comum. A importância do PT e do Lula é que eles chacoalharam o país, no bom sentido, libertando a esperança que move o povo ao encontro de uma vida melhor. Se nós, o povo, afrouxarmos a corda, a direita sempre irá dar golpes para nos tirar do páreo. Nós temos a Constituição cidadã a nosso favor. O povo ir às ruas exigir o respeito à Constituição não é revolução, é um direito. Fazendo isso, o Lula será solto, a democracia retornará, o impeachment será anulado e assim por diante. Um abraço a todos.
Maria de Lourdes Ruiz
20/05/2018 - 11h05
Miguel te entendo, eu tbm já lancei meu olhar em Ciro mas fico receosa porque ele não tem votos suficientes para ir ao 2 turno. O momento é delicado porque abandonar o Lula agora eu não sei se é uma boa opção. Tbm sei que não devemos confiar nesse nosso judiciário golpista que já começou a dar mostras de que vão impedir Lula. Estamos em uma encruzilhada uma direção errada poderá nos custar muito caro Fica na paz!
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h16
Mas é justamente aí que está o mérito da união da esquerda. Ciro hoje não tem votos, e não os tem justamente porque a via progressista foi interditada pela candidatura do Lula, que tem os votos, mas não tem a viabilidade. Houvesse união, o problema estaria contornado e o progressismompoderia ter uma vitória retumbante sobre o golpe e o lavajatismo.
Luiz Cláudio
20/05/2018 - 10h56
Miguel, eu te acompanho por tempo demais para atestar sua independência como blogueiro e poder lhe garantir a minha mais completa solidariedade. Sei que, como poucos, você resolveu trilhar o caminho mais difícil, o de ser independente, pois sei muito bem distingui-lo daqueles que escrevem com o objetivo de militar ou só para agradar. E não são poucos.
Um forte abraço
ANA RIGUEIRAL
20/05/2018 - 10h56
Miguel….sou petista desde 1980….ajudei a colher fichas de inscrição.. .aqui em Santos…sempre acompanhei os movimentos, de longe..sofri com a prisão de Dirceu…não aceitei o encolhimento do PT, dos dirigentes….descordei de pontos do governo Dilma…penso que ela tem culpa, sim, daquilo que vivemos hoje, no que tange a sua falta de habilidade política, perda dos votos para a derrubada do golpe no Senado….
Sinto vergonha, até, por pensar como vc…. é momento de delegados a alguém os votos do partido….medo, pq não…de ser rechaçada pelos malucos por Lula e cegos no golpe. Vc está certo, não conseguiu ser ministro, conseguirá ser presidente??? Dirceu e Lula presos e armas apontadas para Gleise e Lindberg….talvez os próximos.
Solidária a ti, companheiro…Em luta pela democracia.
Força e foco. Bjao.
Não publique, pq gosto TB ouço DE…e o Romulus é babaca q não perde a oportunidade para falar gracinhas…
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h32
Triste ver nossa cidade te se tornado esse antro de coxismo. E depois de tudo o que a Telma e o Capistrano fizeram de bem…
JOAO BATISTA
21/05/2018 - 01h10
Beto Mansur… que horror!
Marcelo Pereira
20/05/2018 - 10h55
Li o texto todo e gostei, apesar de não concordar com a opção por Ciro. É um texto inteligente e sincero. Mas eu me sinto inseguro em relação a Ciro Gomes. Ele tem dado sinais discretos de que irá trair a esquerda quando se instalar no Palácio do Planalto. É alguém que merece ser vigiado, passo a passo.
Óbvio que é uma opção melhor que qualquer direitista. Eu votaria nela no último caso, se não houvesse outra opção melhor. Mas a FIESP e a grande mídia aos poucos vão depositando confiança em Ciro, tradicionalmente educado no PSDB, dando a entender que ele também é uma opção para os golpistas.
Rumores dizem que Ciro já desistiu de revogar as reformas de Temer. A aliança possível com Benjamin Steinbruch é algo que preocupa. Precisamos estar atentos, pois Ciro tem perfil que agrada as elites, sem tradição como representante da classe operária.
Respeito a sua posição e continuo a te admirar, Miguel, como um dos melhores jornalistas da atualidade. Espero que outros respeitem a sua posição, mesmo discordando, pois você foi muito sincero e honesto em sua decisão. Democracia é isso aí.
Michel
20/05/2018 - 10h53
Parabéns pelo trabalho. Perfeito.
Anderson
20/05/2018 - 10h41
Sempre apoiei o Lula e hoje brigo com muita gente para defender seu legado, e tentando mostrar sempre a inocência dele. Porém nunca acreditei que existia petista e esquerdista tão radicais e alucinados! Acho que todos que apoiam o Ciro tem certeza absoluta da inocência de Lula e sabem da importância do governo petista para o crescimento do país. Apoiar o Ciro não é bater no PT ou no Lula, é uma saída para evitar um desastre maior, espero que esses poucos esquerdistas radicais consigam encher isso a tempo.
#lulalivre #ciro2018
Pablo
20/05/2018 - 10h37
Te acusar que vc está ganhando dinheiro é realmente ma fé.Ninguém tem provas disso.E pessoalmente também não vou te acusar de ser de direita.Se vc fosse de direita nem sequer estaria preocupado com o que te falamos,como o Traíra que não ta nem ai com a popularidade.
Então também vc deveria deixar claro que não somos todos. Muitos temos uma posição diferente da sua mas nao te acusamos do que você não é.
Vicente
20/05/2018 - 10h37
Miguel do Rosário é há anos um farol na escuridão medieval que estamos por conta de não termos imprensa, mas máquina de propaganda política.
Discordar dele é normal.
Mas me assusta o ódio em alguns comentários contra ele.
Não é debate, é ódio igual ao dos bolsominions. Gente de esquerda bolsonarizada. Pode isso?
Eu acho que nesse momento temos que unir as esquerdas, e unir as esquerdas não é ter um pensamento único e massacrar quem é de esquerda e discorde. Querem o que? Querem que façamos uma lava jato de esquerda e um PIG de esquerda? Querem fascismo? Apóio Miguel do Rosário até quando discordo dele, pois é uma voz inspiradora para aqueles que querem um mundo mais justo e melhor.
Afinal, ser de esquerda é ser por um mundo inclusivo e ficar praticando bulliyng de Internet não nos ajuda, não ajuda Lula, não ajuda ninguém.
Força, Miguel. Obrigado!
Jorge
20/05/2018 - 10h36
Repito, seus leitores a maioria não são de esquerda e pouco sabem o que significa, somente são fãs de Lula e consequentemente do PT por causa do mesmo, assim se Lula é de esquerda, eles se “auto-classificam” como tal, mas não possuem nenhuma ideologia.
Alan
20/05/2018 - 10h33
Miguel, acho que você foi bem claro. Lula é o mais importante quadro da esquerda mundial, mas não Deus, aliás nem Deus é tão Deus já que nem ele é unanimidade. Fato é que você tem toda liberdade do mundo de apontar suas análises em outra direção e creio que se baseia em escolher entre barbárie e civilização. Ciro é o que pode ser possível na atual conjuntura com todas suas contradições, que diga-se de passagem não diferem tanto assim do lulismo. Fato é que siga suas análises, existiram outros que perceberão diferente de você, com esses há de se dialogar, debater concordando e discordando, para as gralhas acusatórias dedique o silêncio, não é saudável dialogar com esse tipo psiquismo.
bruno
20/05/2018 - 10h31
O Miguel JAMAIS bateu no PT e no Lula. Até acho ele pouco crítico ao governo extremamente CONSERVADOR (14,25 da SELIC, Joaquim Levy, meu Deus!!!) da Dilma. O que Miguel diz é o óbvio, sou servidor do TRE/RJ e posso dizer: Quando a Justiça ELeitoral decide sobre a impugnação de um registro com base na LC 135/2010, a natureza de inelegibilidade é DECLARATÓRIA E NÃO CONSTITUTIVA, ou seja, retroage a data do fato gerador ( no caso do Lula é a condenação em orgão colegiado por lavagem de dinheiro e pena superior a 8 anos). PORTANTO, LULA ESTA INELEGÍVEL, SÓ FALTA A DECLARAÇÃO DO TSE E EM 08 ANOS DE LEI DA FICHA LIMPA, NÃO HÁ NENHUM PRECEDENTE QUE AJUDE O LULA. O resto é fantasia. Esta conversa de Lula ou nada quer dizer o que? Ele nao será candidato e vamos escolher nada, guerra civil, será o que? Tenho dois filhos, quero que o Pais se recupere e, sinceramente, Ciro é o cara para isso, é um executivo TOP e tem um projeto nacional de desenvolvimento pronto. Miguel esta com a razão e enxergou primeiro que todos.
Davi
20/05/2018 - 10h30
Pare
E pense
Você tem todo direito ao desabafo, e digo talvez seu apoio ao Ciro esteja certo, tenho amigos petistas e do PCdoB que também apoiam, não é meu caso, até mesmo se o Lula indicar vou ter que pensar um pouco se voto nele, como formador de opinião que você é, você ajudou a fortalecer a militância pró Lula, é essa sua guinada, a meu ver, muito cêdo fez com que a maioria da militância visse em você alguém que joga contra, e não vejo assim, vou continuar assessando e lendo, a não ser que você passe a fazer campanha pro Ciro, aí não vai dar pra mim, mas é daí né quem sou eu? Um leitor admirador do seu trabalho e só
Donizete de Aguida
20/05/2018 - 10h24
A nossa Nação Soberana é bem maior que o PT, que não têm outro nome além do Lula e no momento, sem sombra de dúvidas, Ciro é a melhor opção!
Déborah
20/05/2018 - 10h22
Miguel continuo admirando seus comentários, continuo a fazer leitura dos seus comentários. Vc é um jornalista competente, íntegro e muito inteligente. Nossa luta é a mesma, nossos inimigos políticos também são os mesmos. Agora nossas estratégias políticas são muito diferentes para o momento atual. Ciro Gomes, como opção de centra-esquerda, não passa na minha cabeça. Não engulo o Ciro!
Jair de Souza
20/05/2018 - 10h15
Estimado Miguel do Rosário, mais uma vez, parabéns pela linda ficha de serviços prestados à causa popular-democrática. No entanto, que você tenha de fazer referência a mesma neste momento é simplesmente mais uma comprovação de que seus argumentos para atrair nossa simpatia para a proposta de abandono de Lula e embarque na canoa de Ciro Gomes não estão dando os resultados esperados. Não posso entender como, depois de passar por tantas experiências difíceis, você ainda não chegou à conclusão de que a única força capaz de realmente resolver a situação de tragédia em que fomos submersos é a força do povo. Força difícil de ser estruturada e mobilizada, quero deixar claro. Quem tem confiança no STF? Nem Lula, nem o PT, nem a maioria do povo que quer Lula na presidência, nem eu mesmo, temos a ilusão de que alguma coisa positiva poderá vir do centro executor do golpe (o centro articulador, como você sabe, é a rede Globo e o resto da máfia midiática). Mas, diferentemente de você, nós acreditamos que só com a mobilização do povo, com sua presença constante na luta, vai ser possível mudar a situação e criar condições para pôr fim ao regime mais antipovo de nossa história republicana. Eu penso assim, talvez não seja a sua visão. Já ouvi dos que não concordam comigo que esta é uma visão utópica, idealista, ingênua, etc. Tudo bem, são questionamentos que existem, mas, em sã consciência, qual é a real possibilidade que temos hoje para dar protagonismo ao povo? Será que Ciro Gomes (figura desconhecida para a imensa maioria da população) e “seu partido”, PDT (entre aspas porque nem Ciro Gomes tem partido e nem o PDT é de fato um partido) têm a capacidade de organizar e mobilizar nosso povo para a Lula ferrenha que precisa ser travada? Eu só vejo em sua defesa da priorização de Ciro Gomes a velha crença de que são os conchavos de bastidores que decidem o rumo a seguir. Ou, então, seria messianismo puro: Ciro Gomes recebeu poderes divinos para, sem nenhuma base real de sustentação popular, unir em torno de si a maioria dos que desejam acabar com o regime de exceção e abrir as portas para um futuro democrático. Claro que, em tal caso, as forças golpistas se limitariam a assistir passivamente todo esse processo. Por outro lado, pela primeira vez na história, temos a chance de fazer com que a transformação passe pelas maiorias populares. Eu não quero perder esta chance. Se vai ser vitoriosa ao final é algo que ninguém pode garantir já que não é possível combinar com os “russos”, mas existem elementos de sobra para dar-nos esta esperança. Agora, parafraseando Fernando Brito, outro blogueiro batalhador de grandes méritos, não temos nada a ganhar ao estar enfrascados neste falso dilema num momento decisivo como o atual.
Alan
20/05/2018 - 17h46
Jair, penso exatamente assim. Não é fingindo que com Lula fora das eleições, teremos chance de ir para o enfrentamento do golpe. Pelo contrário, isso significaria uma vergonha para os que ainda batalham para o retorno da democracia e um verdadeiro xeque-mate da direita sobre o campo progressista.
Acho triste a defesa da prática velhas alianças interesseiras regionais como solução (ilusória, diga-se de passagem) para um golpe que não se resolve com a eleição de qualquer candidato pretensamente progressista. O golpe só começará a esfalecer quando os tribunais voltarem atrás na condenação sem provas de Lula.
Qualquer “estratégia” à margem deste objetivo maior, que é dizer em alto e bom som que o povo cansou do golpe. Que tem o direito de votar em quem quiser. Que Globo, judiciário e PSDB precisam agir com responsabilidade e respeito à Constituição.
Sem resolvermos isto permaneceremos refém de golpes, inclusive o “super-Ciro” poderia ser a próxima vítima.
Salvador Ferreira
20/05/2018 - 10h15
Miguel.
Estou decepcionado com sua postagem em apoio ao Ciro e nesse caso contra o Lula.
Ciro é contra Lula e se vc está com Ciro (problema seu), está contra Lula.
Não tenho blog ou qualquer outro meio de comunicação a não ser ‘nos comentários’ dos blogs.
Até aqui mantive o Cafezinho no meu “favoritos”. Perdão, vou desligar. Deixarei seu blog á parte para de vez em quando dar um a lida mas não serei como sempre.
Sou Lula e não abro.
LULA LIVRE – LULA PRESIDENTE !
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h36
Que asneira! Militância sem caráter que artificializa um antagonismo inexistente. Qualquer pessoa de bom caráter e minimamente inteligente sabe que quem está contra Lula, também está contra o Ciro.
Euler
20/05/2018 - 10h09
Prezado Miguel, reconheço o seu direito de escolha de candidatos e opiniões. Não vivemos num país democrático, mas ainda é possível expressar opiniões diferentes na Internet, pelo menos. Contudo, permita-me, até em homenagem ao passado de lutas que você descreveu, tecer algumas percepções.
Primeiro, considero que, justamente pelo seu histórico, de nadar contra a corrente, esperava-se coerência neste momento dramático que vivemos. E por que deixar de apoiar Lula, e fazer opção por outra candidatura, é nadar a favor da corrente, embora pareça o contrário? Porque é LULA e nunca Ciro ou qualquer outro, que expressa, que simboliza a maior resistência ao golpe, à Lava Jato e à Globo. Ele é a maior liderança popular do país, reconhecido pelo povão como seu (nosso) único representante confiável neste momento.
Então, para quem defendeu Pizollato quando nem os petistas tinham coragem de fazê-lo; para quem denunciou a Globo e o Mensalão, quando muitos se intimidavam, usar o argumento técnico-jurídico de que a candidatura de Lula é inviável é algo que não combina com você. Talvez por isso mesmo você esteja despertando tanto ódio em alguns militantes – entre os quais não me incluo. Justamente porque as pessoas esperavam mais de você. É como se você tivesse abandonado a trincheira da luta que parece perdida – e todas as maiores lutas e conquistas pareciam a priori perdidas! – e abraçado o conforto de um candidato que navega mansamente pelo sistema, que atravessou todo o arrastão promovido pela Globo / Lava jato / CIA sem sofrer um arranhão sequer – estranho, não? Talvez seja a minha condição de mineiro, sempre desconfiando.
Fato é Miguel, que o que há de mais avançado na sociedade brasileira, de mais organizado, de mais combativo abraçou a candidatura Lula, não somente pelo que Lula representa – e que não é pouco, reconheçamos – mas pelo que ele simboliza. Mesmo que não se viabilize praticamente, a candidatura LULA é a maior expressão da resistência ao golpe e até mesmo a possibilidade de se formar uma saída pós-eleitoral caso se configure uma fraude sem o Lula candidato.
No meu modesto entendimento, toda a esquerda deveria abraçar a candidatura LULA até como forma de denúncia pública interna e mundial ao golpe. Como forma de mostrar que não reconhecemos a prisão ilegal e política de Lula, não reconhecemos nada que foi aprovado pelos golpistas contra o povo brasileiro, não reconhecemos a ditadura de toga instalada no país. Abandonar Lula nessa hora – e afastá-lo da disputa eleitoral é a forma direta de abandoná-lo, pois a prisão política dele está associada à possibilidade de se candidatar e vencer os golpistas nas urnas – é um gesto de capitulação, queira ou não.
Pessoas que cometem erros políticos em momentos decisivos não são lembrados pelos seus feitos passados, mas justamente pelas escolhas equivocadas feitas naquele momento em que se concentram as maiores paixões, os chamados momentos decisivos, que fazem a diferença. Onde vocês estavam naquele momento? – é o que cobrarão de nós no futuro.
Eu não estava tentando viabilizar candidaturas com pouca expressão eleitoral para acomodar interesses regionais que têm peso mínimo nas principais decisões. Que diferença tem feito o congresso nacional e os governos estaduais ou as prefeituras durante esses anos de golpe? Praticamente nenhuma! A disputa principal, hoje, pelo menos, se dá em torno das eleições de 2018. E somente uma pessoa, uma liderança nacional, forjada nas lutas e temperada na experiência de governos populares – ainda que tenha cometido equívocos – pode fazer a diferença. Esta pessoa é LULA, não é Ciro, nem Haddad, nem Manuela, nem Boulos. E o povo, na sua sabedoria, já identificou isso.
Portanto, cada um tem o direito legítimo de fazer a escolha que bem entender, mas terá que carregar o peso dessa escolha para o resto da vida. Apoiar Lula como candidato, e somente ele, é, na prática, navegar contra a corrente do golpe. E o que o golpe e seus mentores desejam é que as pessoas desistam dessa candidatura, que digam que ela é inviável juridicamente, justamente para que o golpe se consolide. Imagine outro candidato, sem a força moral e sem a liderança mundial do Lula sendo eleito? Aí sim, seja ele quem for, terá que fazer o que o golpismo mandar. Simples assim. Você tem todo o direito de continuar com suas convicções, e tem o meu respeito, mas, justamente pelo seu passado, é importante que você reflita sobre isso. LULA Livre! LULA Presidente!
Alan
20/05/2018 - 19h10
Puxa, obrigado, Euler, pelo excelente poder de sintetizar um argumento tão bem organizado e realista sobre importância de se apoiar a candidatura de Lula. Por descrever o seu simbolismo, tanto na luta contra o GOLPE, quanto para esclarecer que velhos acordos regionais para se impor apoio a candidaturas não significa fortalecer o campo progressista. É este campo que jamais deveria ceder ao fatalismo imposto por uma justiça corrupta.
Pablo
20/05/2018 - 10h06
A maioria aqui criticou seu posicionamento político e só.Eu pessoalmente falei que vc ta confuso.
Agora quer se colocar como vítima,pq não tem suficientes argumentos para defender a sua posição ou tem medo de recuar.
No futuro vc mesmo verá que “os ataques” contra vc não foram contra vc mas contra o Golpe que sem querer vc tá defendendo agora.
Carlos Dias
20/05/2018 - 16h47
É por ai.. O Miguel tentou dar uma de visionário e agora não tem área de recuo.. Veio chorar.
Eliza
20/05/2018 - 10h04
Miguel do Rosário, para mim você está sendo uma decepção. Depois de relatar toda a sua história como blogueiro independente, declarando que sempre defendeu Lula e Dilma, e que desmontou com os seus artigos a farsa do mensalão e da Lava Jato. Mesmo assim fez questso de fizer que não era petista ( não entendo qual a necessidade dessa afirmação). Enfim… o que me espanta, é o fato de você de repente apoiar um candidato de centro? É tudo o que a direita deseja, dividir a esquerda em torno de um candidato, que não apresenta índices significativos de eleitores. Ainda que esse candidato tenha um discurso flutuante, hora defende a esquerda e a democracia, hora sorri pro mercado. Risível. Mesmo que você não seja à favor da defesa da candidatura LULA até o fim, mas apoiar candidato que não seja esquerda, é no mínimo incoerente e contraditório, considerando toda a sua história frente ao blog, na defesa de LULA e Dilma. Sinceramente, tenho a sensação que fui enganada. Respeito todo o seu trabalho. Mas qual a sua ideologia?? Estou confusa.
Álvaro
20/05/2018 - 10h01
Siga em frente, Miguel. Penso igual a você e temos o direito de escolha. Precisamos achar uma forma de tirar esses chacais que tomaram de assalto o poder. Ciro é caminho mais viável hoje
Rildo
20/05/2018 - 10h01
Caro Miguel,
Sou Petista Lulista fanático, mas também sou testemunha do que disse de si a respeito da defesa da Justiça (no caso de Lula), da Democracia e da intencionalidade não explícita da Lava Jato e subscrevo o que disse, mas desde sempre ficou entendido que você propunha o abandonar Lula para já apoiar a candidatura do Ciro. Não da amigo. A história do Ciro não o coloca como segunda opção para nós Petistas Lulistas fanáticos. Temos outras. A primeira você sabe. É Lula! Nós fanáticos não o abandonaremos, muito menos por este camaleão político.
Apesar da minha condição de Petista Lulista fanático jamais o ofendi, coloquei em dúvida sua ética e/ou seu caráter, mas esta sua súbita obsessão pela candidatura Ciro é, no mínimo, inquietante. O seu erro, ao meu ver, foi querer que a militância petista abandonasse já a candidatura Lula quando o próprio, através de seus emissários, insiste em dizer-se candidato. Não o abandonaremos e por esta fidelidade você -e qualquer outro- nos deve respeito.
Receba meu abraço fraterno e minha solidariedade.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h43
Encarar a política como futebol é uma característica brasileira das piores.
Jandui Tupinmbás
20/05/2018 - 12h24
acho que passarão 200 anos e vc não vai entender o que o Rildo quis dizer.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 13h49
A história do Ciro não o coloca como segund opção de Lulistas fanáticos…. é voo precisar de mais de 200 anos mesmo. O Mino Carta é que sabe das coisas.
Fehnelon
20/05/2018 - 23h45
rsrs… devo dizer, q acho, vc não entendeu…
Rildo
21/05/2018 - 09h11
Não entendeu, não faz questão de entender.
Roberto Amorim
20/05/2018 - 09h59
Meu Caro, o seu desabafo é o meu. O problema do PT, e de grande maioria dos petitas, é o de sempre, acreditam que são maiores que o Brasil, e quando alguém, de alguma forma, sinaliza que primeiramente precisamos pensar o que é melhor para o Brasil e para o povo brasileiro, eles (parte dos petitas) saem dando uma de valentões.
Como disse, penso que quem está pensando politicamente o Brasil, está pensando no mesmo caminho apontado por você, CIRO GOMES, como o nome aglutinador das forças progressistas, JÁ NO PRIMEIRO TURNO.
Jota One
20/05/2018 - 09h45
Acho que o Ciro está indo com muita sede ao pote e, inclusive, passando por cima de muitas coisas. Senti nele que a ambição subiu muito acima da razão.
Agora, o Miguel, como qualquer outro, tem direito à opinião e respeito de todos. Nada justifica agressões verbais que alguns vem fazendo.
Por fim, continuarei sempre lendo o blog, que considero sério e autêntico.
Daniel Suzarte
20/05/2018 - 09h45
Continue na luta, meu caro. Suas análises são muito elucidativas.
Mário
20/05/2018 - 09h42
Caro Miguel, acompanho o Cafezinho há muito e testemunhei boa parte de seu relato. Em particular concordei sempre com suas críticas à (falta de) comunicação do governo, que para mim revelava o descaso com o embate ideológico necessário e fundamental.
Concordo com você, o momento é de uma frente ampla contra o totalitarismo, o entreguismo e o desmonte do Estado brasileiro.
Não sei se o nome para materializar este movimento seria/será o de Ciro Gomes. Não estou entre os que o descarta preliminarmente. Isso não é fazer política.
Acho, entretanto, que ainda devemos manter a candidatura de Lula, pois retirá-la seria também retirar dos golpistas o ônus de tê-la definitivamente impedido.
Entendo sua preocupação, também é minha, sobre qual o limite para mantê-la sem que isso prejudique a construção daquela frente.
Participo de alguns grupos e tenho visto essa intolerância de alguns sobre qualquer opinião que não coloque a candidatura de Lula no centro. Em particular, quanto ao Ciro, também há uma resistência tremenda. Obviamente, o Ciro não é o candidato dos meus sonhos. Mas também não é o do meu pesadelo. Descartá-lo prematuramente é desconhecer a realidade e o fazer político. Não se dobre aos intolerantes e aos que transformam a política em moralismo. Afinal, isso tem sido a base da lava jato e do bolsonarismo. Força e luta.
Cleusa Bastos
20/05/2018 - 09h24
Oi Miguel, li atentamente o seu artigo e compreendo sua posição, te acompanho de longa data e isso quer dizer que te admiro muito. Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis de todos os tempos na política brasileira e tenho acompanhado a opinião de outros respeitável analistas políticos como por ex., Rui(PCO) com quem tendo a concordar. Concluindo: Ciro não passa na minha garganta. O meu voto já é facultativo e me permitiria fazer uso dele caso fosse o Ciro a nossa alternativa. Continuo te adnimrando e respeitando muito. Beijos.
Aroldo de Souza Junior
20/05/2018 - 09h17
Chorão. Agora aguenta o que começou. Kkkkkkkkkkkkkkkkk…
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h39
Se você não é um canalha bolsonarista, se comporta como um.
jose carlos
20/05/2018 - 09h12
hauhauhauhauhauhau
Miguelito, desabafo não muda a realidade factual.
Abandonar Lula agora é dizer que a justiça esta certa.
Eu entendo sua posição sobre Ciro e a respeito, mas em seus comentários você afirma que a unidade deva ser em torno de Ciro, e é ai seu erro.
A unidade deve ser em torno de Lula, em nenhuma analise sua, está esta possibilidade.
É sempre ciro, ciro e ciro.
Rudi
20/05/2018 - 09h11
Disse alguém que o problema da humanidade é que os sábios estão cheios de dúvidas e os néscios plenos de convicções.
Os adeptos do pensamento único formam um bloco tão desagradável quanto limitador do debate político.
Como disse Cervantes:” …mas há homens que lutam todos os dias e estes são imprescindíveis.”
Força Miguel, não dê ouvidos aos néscios e segue o bom combate.
Curió
20/05/2018 - 09h01
A partir do momento que se torna público um blog os leitores passam a ter no mínimo o direito e liberdade de expressão. E com toda a nossa linguagem refinada ou sacana que o português proporciona ao brasileiro. Ora merda, cacete! E por aí vai. Nada de moralismo com o linguajar. Linguajar é debater, o que você diz que quer. E ainda você não está lembrado não que quem ataca primeiro é você ? Quem diminui pessoas, quem cutuca nas entrelinhas ? Pensa que somos ignaros ou quer se engulamos com sabão ? Você é teimoso, reconhecemos, nós porém pelo mesmo fenômeno somos os fanáticos ? Você ajoelha sua intelectualidade, que não é desprezível, diante de Ciro, cavalo de troia da direita, até de forma desonesta. É que você tem capacidade de discernir. E por que não o faz ? Não temos o direito de querer entender o que acontece, se você adoeceu, vende-se, bateu com a cabeça na pedra ?
A luta vai continuar, com Lula ou Nada e, por isso mesmo, não se pode bobear para desacreditar a perspectiva de luta e ficar somente na campanha eleitoral. Você não tem o direito de julgar, adivinhar, construir, até falsamente, o que acontece dentro do PT, forçar a barra.
Valeu o desabafo mas, tá bom. De nada adianta você continuar com os seus próprios erros. Quer que eu aponte um ? Publicar as fotos em preto e branco quando é com Lula! Me poupe! Essa técnica é velha!
Rosa Maria
20/05/2018 - 09h01
Concordo em gênero, número e grau. Me preocupo quando vejo petistas demonizando Ciro. Não sou fã dele, não tenho por ele admiração, mas no momento, é o que temos de melhor, com condição de enfrentar um segundo turno e vencer o fascismo que se instalou no Brasil. Precisamos de coesão, pensamento de brasilidade e deixar de pensar com o fígado como vem acontecendo com muitos.
Gama
20/05/2018 - 09h00
Se a grande imprensa e os golpistas estao incomodadíssimos com a insistência na candidatura lula (e claramente estão), é sinal que a estratégia está correta. E o feeling de quem domina o golpe – tenhamos humildade para reconhecer – é muito mais apurado de quem o sofreu, de quem seguiu mansamente para o abatedouro. Ciro é um bom nome (até pq os golpistas dele não gostam – de novo o resperto ao feeling mais maturado), a estratégia de encampá-lo agora é que não é. Tvz as frentes de esquerda pudessem trabalhar a dobradinha Lula-Ciro (se houver a inabilitação lawferiana do cabeça, seguriamos com o vice). Mas é estratégia demais pra essa colcha de retalhos sem-noção q é nossa esquerda…
Helder Rocha
20/05/2018 - 08h59
“Olha só. Estamos num golpe. O PT precisa se concentrar na ampliação da sua bancada federal. Ao invés de me atacar, não seria melhor investirem sua energia na estruturação das campanhas para deputado federal, além da promoção do programa de governo de Lula ou Haddad? Como, num ambiente desses, arrumam tempo para me atacar ou a Ciro?”
Por estarmos num golpe essa “institucionalidade” não funciona. No quê a força dos 9 (noves) (?) governadores de esquerda/progressistas foi eficaz contra o golpe? Se esmagarem o Lula, terão esmagado qualquer governador ou bancada de qualquer porte, Queres dizer: surfemos na popularidade do Lula, preso político, vítima de perseguição (o Pimentel, por exemplo, ainda não aprendeu pela própria experiência?), garantamos nossas reeleições nos Estados e das bancadas e que o “agente catalizador” desse renascimento do PT/esquerdas apodreça na cadeia?. E além de tudo é burrice ou muito egoísmo (sendo delicado). You’re wrong: tu contribuis com a direita que ataca a Gleisi no outro flanco com as manjadas denúncias da LJ. Fazes no momento, ainda que inconsciente, dobradinha com a Globo. You’re lost: “dedaço” de quem? Do Lula com luta até o fim contra o golpe (ainda lembras que estamos num golpe?) ou de 4/5 governadores, do Miguel e da Globo com essa capitulação precoce e pusilânime?
y sem soma
20/05/2018 - 08h57
Pois é… Discordo muito de sua posição. No entanto, ela é IDÔNEA e NECESSÁRIA. E, realmente, pelo menos dos que eu leio, você é o único blogueiro que dá atenção a todos os comentários. Parece coisa boba notar isso, mas como o debate democrático vem de sínteses formadas a partir de teses e antíteses, as réplicas e as tréplicas, muitas vezes, são mais importantes para o convencimento (ou para formular ou aprofundar nossa opinião) – e para a democracia! – do que a própria matéria publicada.
Angela Tygel
20/05/2018 - 08h56
Tendo a discordar de você sobre já ser hora de fazer campanha para outro candidato, mas gosto de ouvir seus argumentos para pensar. Fico muito triste de ver gente do nosso lado agindo como a direita truculenta, impedindo a discussão de alternativas para se chegar à melhor forma de luta contra o fascismo galopante em nosso país. Concordo com você que o mais importante hoje é intensificar nossos esforços para melhorar nossa posição nos legislativos estaduais e federais e nos governos estaduais. Por outro lado, acabo vendo que essa briguinha contra qualquer apoio ao Ciro está ajudando a promovê-lo mais. Ficar discutindo se Ciro ou Lula acaba sendo bom para todos. Também assisti palestra do Ciro no Casa Grande, no Rio, e achei suas posições e programa muito consistentes. Só não sei se seria mesmo perigoso deixar de bater na tecla da eleição do Lula ainda.Vargas em 45 deixou para indicar seu preferido 15dias antes da eleição, e elegeu o Dutra. De qualquer modo, agradeço por suas ponderações e análises.
Dario
20/05/2018 - 08h51
Parabéns Miguel você mostra com sua opinião que é uma pessoas esclarecida politicamente, e que não é um cego fanatico como esses petistas radicais que ainda não enxergaram que o Lula nem vai ser solto muito menos ainda terá direito a ser candidato pois está enquadrado na lei da ficha limpa.
Quanto a esses mal educados você tem sua culpa pois deixou se criarem dentro do seu blog quando deu espaço para aqueles debiloides do tal Duplo Expresso que vivem muitos anos vida boa na europa e ficam dando pitacos sobre o que ocorre aqui no Brasil ,eles quem venham viver aqui para ver o que é bom, coisa que duvido muito que eles façam são uns caras de pau
Abraço
Hélio do B
20/05/2018 - 08h49
Meu caro,
A deficiência aritmética, infelizmente, está grassando nesse país, sem poupar a Direita e também a Esquerda.
Aqueles que querem a divisão da Esquerda não sabem as quatro operações. Não dá para vencer sem se aliar.
Nesse filme que vai ser exibido de 2019 a 2022, não tem vaga no papel principal, só de coadjuvante.
A opção é quer ser nacionalista ou entreguista?
Luiz Monteiro de Barros
20/05/2018 - 08h46
Apoio e continuarei apoiando o Cafezinho; Entendo que está em jogo uma questão de tempo – O que Lula fará e quando pois se trata tambem de ter esperança em ele provar sua inocencia e a sua posição em desde agora imediatamente apoiar o Ciro
Mirko Kraguljac
20/05/2018 - 08h45
Miguel, já duas vezes deixei meu “último” comentário, então, vamos considerar esse como pós-último.
Eu sou estrangeiro. Então, eu não voto! A lei brasileira não permite. E, claro, não sou filiado, nem no PT, nem outro partido. Posso observar? Você permite?
O meu povo fala, mais ou menos: “O Deus, proteja-me de amigos, os inimigos vou cuidar sozinho”.
O Golpe, para concluir o que começou 2016.(2013.), precisa prender Lula (já feito) e impedir candidatura dele (empenho sem precedentes em andamento). Também, precisa desmontar e demolir PT.
Do meu ver, o Ciro e apoiadores dele, entre outros você, são alineados com Golpe! Isso é extrema covardia levando em conta Lula aprisionado e um grande desserviço para a democracia.
Não é momento bater no Lula! Ainda menos, bater no PT. Não é hora de criticar, pelo contrario, de destacar grandes feitos do “lulopetismo”. Tudo o que Golpe quer é exatamente isso o que Cafezinho está fazendo.
Como ficar a favor do Ciro, sem ferrar Lula e o PT? Fácil! Só olha o que está fazendo Boulos!
Miguel, é simples e muito fácil destacar diferenças programáticas, apoiando direito de Lula ser candidato.
Fazer uma propaganda eleitoral positiva. Simples e fácil.
E você está fazendo tudo contrario, as coisas mais nojentas que eu acompanho com tristeza e sem compreender – como é possível agora, nesse momento histórico, bater no Lula, falando que pra ele é melhor exatamente aquilo que Golpe exige???
Negar direito do Lula de lutar contra o Golpe como ele mesmo escolher? Se Lula acha que precisa lutar, não só para própria sobrevivência, mas para legado dele também, quem é você ou nós, de negar isso?
Repito mais uma vez, é nojento o que você está fazendo, alineado com Golpe.
E ainda tem, não tem, ao seu lado esquerdo um extraordinário exemplo de um candidato digno desse momento histórico, Boulos!
Miguel, você não precisa admirar Lula, não precisa admirar PT e muito menos admirar um Boulos, mas precisa entender que inimigo morra do lado direito, do lado do Golpe e não do nosso lado da rua.
Pela Amor de Deus, é fácil compreender que luta pelo direito de Lula ser candidato é luta para a democracia! É tão simples, que não da de acreditar um progressista defender desistência do Lula – isso é alineação com Golpe!
Por que você não inverter as coisas, começar bater no Alcmin, Bolsonazi e outros do lado direito, do lado do Golpe?
Por que você não destacar as diferenças em programa de governo do Ciro e outros candidatos?
É simples! Pode dividir, não pode – a critica para o Golpe e a direita, os elogios para a esquerda!
Quem é melhor candidato da esquerda para você? Ciro? Então, o programa dele em destaque! Coisas positivas! É difícil achar alguma coisa positiva no programa de governo do Lula? Então, sem destacar. Bater em Bolsonazi! Em Alcmin!
Ora, é tão fácil, que simplesmente não dá de acreditar que você não compreendeu durante tantos anos na trincheira da luta para a democracia e o direito de o povo eleger quem quiser, simplesmente não dá, meu amigo, apesar de teu desabafo!
Peço desculpas parecer que eu não acreditei em desabafo e tanta ingenuidade e inocência de você, mas eu sou observador e não de militância do PT ! Miguel, não dá!
Se alguém, ninguém, nem você entendeu, repito:
PARA A ESQUERDA, INCLUINDO PT E O LULA – POSITIVO! Se não dá pra você, boca fechada!
PARA O GOLPE E A DIREITA, TUDO NEGATIVO! É tão simples e fácil – eu sei e todo mundo sabe, que você pode fazer isso!
No final, Miguel, eu admiro trabalho de você! Sei que você não vai acreditar, mas é isso que quero destacar – você é o cara! Então, mostra! Para de bater nos amigos e pode bater de vontade em inimigos, vamos apoiar! Tá bom?
Abraço e sucesso! Espero que esse comentário é o último mesmo! Se não é desde já peço desculpas. Simplesmente, eu gosto ler você, não deu de pular, tropecei em desabafo e resolve eu desabafar. Se não ajudei você, eu me cinto, agora, muito mais leve…
Desculpas, mais uma vez, abraços e sucesso!
E só lembrar, eu sou teu companheiro, apesar de estrangeiro, de nosso lado da trincheira. Tá bom? Não sou maldoso e sei que você também não é! Única coisa que eu peço e prego é entendimento mútuo – VAMOS BATER FASCISTAS! VAMOS BATER GOLPE!
As nossas desavenças gente pode resolver, não pode, depois de batalha final… se gente ganhar! E se perder, também…
bruno
20/05/2018 - 10h30
Mas, o Miguel JAMAIS bateu o PT e no Lula. Até acho ele pouco crítico ao governo extremamente CONSERVADOR (14,25 da SELIC, Joaquim Levy, meu Deus!!!) da Dilma. O que Miguel diz é o óbvio, sou servidor do TRE/RJ e posso dizer: Quando a Justiça ELeitoral decide sobre a impugnação de um registro com base na LC 135/2010, a natureza de inelegibilidade é DECLARATÓRIA E NÃO CONSTITUTIVA, ou seja, retroage a data do fato gerador ( no caso do Lula é a condenação em orgão colegiado por lavagem de dinheiro e pena superior a 8 anos). PORTANTO, LULA ESTA INELEGÍVEL, SÓ FALTA A DECLARAÇÃO DO TSE E EM 08 ANOS DE LEI DA FICHA LIMPA, NÃO HÁ NENHUM PRECEDENTE QUE AJUDE O LULA. O resto é fantasia. Esta conversa de Lula ou nada quer dizer o que? Ele nao será candidato e vamos escolher nada, guerra civil, será o que? Tenho dois filhos, quero que o Pais se recupere e, sinceramente, Ciro é o cara para isso, é um executivo TOP e tem um projeto nacional de desenvolvimento pronto. Miguel esta com a razão e enxergou primeiro que todos.
Mirko Kraguljac
20/05/2018 - 13h13
Você, Bruno, provavelmente por causa de lado direito de coração, não chegou nem perto!
Miguel bateu muito, muito mais mesmo, em Lula e PT, do que, por exemplo, em Bolsonazi. É fácil comparar últimos dias, só acompanhar internet. Bolsonazi nem é tema do Miguel, apesar de tantas cagadas (Amazônia etc.).
É inegável direito democrático de Lula candidatar se!
O PT tem direito de construir própria estrategia, não tem?!
Quem é vitima do Golpe, PDT e Ciro ou Lula e PT?
Por que Golpe querendo ver Lula fora de eleições e nem fala do Ciro? Por que é tão difícil ter uma postura do Boulos? Ser digno, honrado!? Onde é problema de aceitar fato que Lula é, alem de do PT, candidato do povo?
Repito: é nojento o que Miguel está fazendo, independentemente de entendimento o que judiciário vai ou pode fazer.
Eu também acho que Golpe e a direita não querem, de jeito nenhum, deixar o Lula candidatar se e, ainda muito menos, deixar ele ganhar mas, Lula tem direito, a luta para candidatura dele é a luta pela democracia mesmo e a estrategia dele e do PT é exclusivamente direito deles.
Defendo que é mais do que possível apoiar a candidatura do Ciro sem agredir Lula e o PT! Exemplo disso está ao lado, bem visível, todo mundo pode verificar… E também, defendo que a esquerda e o campo progressivo não pode, nem em últimas circunstâncias, alinear se com Golpe!
Abraços!
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 13h51
Onde, quando e em que texto o Miguel bateu muito no Lula? Basta enumerar aqui. Os textos estão disponíveis neste mesmo blog, imagino. Indique por favor.
Liliana
20/05/2018 - 08h30
Será que você não deveria ter continuado no jornalismo sobre café?
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 13h52
Será que você não está sendo canalha com um cara que defende o Lula e o PT há quase quinze anos?
baltazar pedrosa
20/05/2018 - 08h13
Não leio os jornais progressistas por serem amigos ou acríticos ao PT,muito pelo contrario,reconheço a crítica como um momento de parada para se fazer uma reflexão do que posso ter me equivocado,rever meus erros,tentar corrigir e buscar aprender,não com os erros que por ventura cometi,mas com avaliação que fiz de si mesmo,acho que é dessa forma que se cresce como pessoa e que nos diferencia daqueles que tem ideia fixa e imutável .
Raimundo
20/05/2018 - 08h10
Inicialmente quero dizer que sou um leitor do seu blogue. Reconhecemos a sua posição sempre firme, alertando, inclusive, contra ameaças a Democracia brasileira. A sua trajetória tem sido de jornalismo respeitável. Entendemos o seu “desabafo”. Nele você consegue fazer uma boa leitura da geopolítica do país, a ponto de alertar que o golpe ainda não foi consolidado, já que a candidatura de Lula corre sérios riscos de não ter o registro do TSE. Em vários pontos chego a concordar com você. Respeitamos a sua opinião quanto a possibilidade de apoio do PT a Ciro Gomes. É legítima a sua manifestação. No entanto, neste ponto há minha discordância. É fato que a sociedade brasileira em geral, principalmente aquela parcela que ainda não compreendeu o que está por trás de tudo isso e do apoio da grande mídia ao golpe e ao desmonte do Estado brasileiro, apesar do ex-presidente sempre liderar todas pesquisas para a presidência do país. Mas, enquanto isso mobilizações extepa ganham força e repercute negativamente na imagem do Brasil, contra a prisão sem provas de Lula e na parcialidade do judiciário. Creio que este é um ponto que devemos considerar positivamente. Como pode um pré candidato líder nas pesquisas ser preso sem provas? Indiscutivelmente a Democracia corre riscos ainda maiores com o impedimento de Lula de não ser candidato.Acho que a exposição externa da prisão sem provas do ex-presidente possibilitará a retomada da Democracia no nosso país, uma vez que os agentes que deram o golpe não permitem que a maioria da população possa compreender os fatos. A pressão externa alertará o povo e enfraquecerá a grande mídia e os agentes do golpe. Daí não podemos”jogar a toalha”. Defender alianças com Ciro é admitir que “concordamos” com o “supremo com tudo”. Temos que intensificar a luta por Lula livre, pelo seu direito de ser candidato e o do povo de poder escolher, uma vez inexistir provas contra ele. Creio que num eventual segundo turno sejam alianças com os partidos. Além do mais, concordo plenamente com a presidenta do PT em defender Lula até o fim. Uma renúncia de candidaturas do PT, principalmente de Lula, é tudo que a direita mais deseja no momento. Vale lembrar que com Lula na disputa a chance de retomada do Brasil ao desenvolvimento é concreta, a partir da sua experiência e das realizações nos seus governos. Não podemos abdicar disso.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 11h41
Não! Apoiar o Ciro é dizer: não somos otários, se pensam que nos venceram, olha o que temos aqui para oferecer…
Julio
20/05/2018 - 07h48
Avante, Miguel! Sou de esquerda por princípios morais, porquê não considero que somente o meu esforço me deu o que eu tenho hoje. Sou de esquerda porque fiz minha vida baseada nas oportunidades que o Estado me deu e quero isso pra todo mundo.
Mas, mesmo de esquerda, acredito que no mundo capitalista de hoje, nada se transforme sem o trabalho e a força empreendedora do povo. Não é empurrando o conceito de esquerda progressista goela abaixo do povo que o Brasil vai emplacar sucessivos governos adeptos dessa linha. Precisamos converter o pequeno e médio empresário que não é uma questão de ser de esquerda ou de direita. É saber identificar o inimigo real.
O inimigo real é o sistema financeiro, o remtismo, a picaretagem de quem mama de verdade nas tetas do Estado. Não o pobre humilde do bolsa família ou do Negro estudando na USP.
Ao contrário de você, Miguel, acompanho o Ciro desde as eleições de 2014, porque, ao contrário dos petistas radicais, não tive sequer um só momento de tranquilidade depois da segunda vitória de Dilma.
Não arrotei pujante o sabor da vitória na eleição como muitos fizeram. Sorri mas não ri. Levantei os braços mas não pulei de felicidade. Alí, já em 2014, Ciro vinha alertando: se não souber fazer política, não intera dois anos de mandato. Em 2015, denovo: nunca vi um vice se movimentar tanto, dar tanta opinião, disse Ciro . Denovo o erro petista: Temer articulador político do governo junto à Câmara. Dito e feito! Dilma cai em 2016. Ciro Gomes denunciou o golpe parlamentar desde o embrião.
Ninguém do PT deu ouvidos a ele. Ele foi mais fiel à Dilma, sem sequer fazer parte sequer do governo, que o próprio PSOL, que só se deu conta da dimensão do buraco quando Eduardo Cunha aceitou o pedido para levar ao plenário da Câmara o pedido de afastamento. Até então, os isentões do PSOL viviam de bater na Dilma e tentar atrair a ala mais utópica, mais romântica, mais de centro acadêmico de universidade pública pro seu lado.
Os mais fiéis e racionais hoje são os atacados. Por estarem calejados. Cansados de assistir a sucessivos erros estratégicos. A ver derrotas porque não saber fazer um leitura correta das próprias vitórias e não saber traçar estratégias para se consolidar o projeto vencedor.
Siga firme, Miguel! Como você, quero um país melhor pra todos, sem rancor. E que derrotemos os verdadeiros inimigos com inteligência e serenidade. Você está no caminho certo.
Abraços de quem acompanha e colabora com esse blogue.
José
20/05/2018 - 07h35
Infelizmente a esquerda tem disso, é histórico. Capaz de tratar com mais virulência os adversários de seu próprio campo do que os inimigos de classe. Minha solidariedade a você
Apoiar ou não Ciro, eis a questão. O problema maior é quando o fazer. Sozinho, ele não cresce nas intenções de voto. Só o apoio de Lula o garantirá no segundo turno. Mas osdados ainda estão rolando.
Deixo a minha opinião, mesmo sabendo que ninguém tá pedindo.
O Judiciário já demonstrou que interpreta a Constituição de forma heterodoxa. Certamente vai barrar a candidatura do Lula. Se não o fizerem, os militares já deixaram claro que, se necessário, tomarão as rédeas do golpe, como nas típicas repúblicas das bananas. O grande acordo, com o supremo com tudo, tá valendo. Esse é o cenário. E não há sinal de reação popular intensa o suficiente para reverter esse quadro num horizonte próximo, lamentavelmente. Sejamos realistas.
No entanto, a manutenção da candidatura de Lula é uma estratégia correta porque, em tese, dará a Lula o poder garantir uma candidatura progressista no segundo turno. Além de aumentar o custo politico dos golpistas. Como toda estratégia, tem os seus riscos. O primeiro, o de assassinarem o Lula, algo que não deve ser subestimado. O segundo risco: o de nenhum candidato progressista chegar ao segundo turno. De qualquer forma, o apoio de Lula será decisivo e objeto de barganha.
Por conta disso, entre os políticos profissionais da esquerda (setores do PT e o PCdoB), muitos defendem desde já uma composição com Ciro Gomes. Isso facilitaria as alianças estaduais, poderia impedir o PSB de se aliar ao tucanato e garantiria uma chapa “progressista” forte no segundo turno – além de assegurar boas bancadas de parlamentares. Pra quem é profissional da política, é a melhor estratégia para garantir a própria sobrevivência. Pragmatismo puro.
Mas o que esperar de Ciro Gomes? A trajetória dele é conhecida de todos. É um democrata de centro-direita, liberal, presumivelmente nacionalista. Costuma honrar os acordos que faz. Também nunca escondeu o desejo pessoal de ser presidente, o que não é crime. E não pesam contra ele acusações graves de improbidade. De ruim, é eventualmente arrogante, destemperado e não sabe dialogar com os movimentos sociais. Faz um discurso dúbio, para agradar gregos e troianos. Defende as ideias mais convenientes aos grupos que pretende conquistar o apoio. É, acima de tudo, um pragmático. Se não tiver apoio da esquerda, vai se aliar a direita e ponto final. O que ele quer é o poder.
A direita está sem candidato. Nenhum nome decola. Só conseguiram promover a candidatura de um demente, o deplorável Bolsonaro. Ciro pode ser um nome palatável para as elites, alguém capaz de promover as “mudanças” para que nada mude na ordem social do país. Caberia a ele implementar uma agenda liberal, fazendo algumas pequenas concessões sociais para tentar anestesiar os conflitos estruturais da desigualdade social brasileira. Enfim, “pacificar” o país , na visão da elite econômica. Sem o que ela perde dinheiro.
Ciro, que de bobo não tem nada, já percebeu isso. Cogita colocar alguém da elite econômica de vice-presidente. Para a esquerda, Ciro oferece uma saída honrosa, de sobrevivência política e de alguma influência na agenda de seu futuro governo. A leitura subliminar de seu discurso é aquele que bem conhecemos:”-não vão deixar vocês ganharem e, se ganharem, não vão deixar vocês governarem. Eu sou a melhor alternativa nesse momento”.
Para os pragmáticos, esse é um verdadeiro canto de sereia. Ir a reboque de Ciro para acumular forças e retomar o poder no futuro. Essa é a estratégia alternativa.
Agora, dada a atual correlação de forças que existe no país, é completamente ingênuo acreditar que Ciro fará um governo surpreendente, mesmo que aliado à esquerda. A retrógrada elite brasileira já deixou claro que não está aberta a renovar o pacto democrático. Por isso deu e sustenta o golpe. E os conflitos sociais não vão arrefecer tão cedo, sem que se combata efetivamente a profunda desigualdade que assola historicamente o nosso país.
A crise política brasileira não será resolvida nessas eleições, não há que se iludir com isso. Qualquer que seja o candidato eleito.
Portanto, a esquerda deve sim apostar no confronto eleitoral mantendo a candidatura Lula até o limite. E a prioridade deveria ser a eleição para a Câmara dos Deputados. Lula deveria conclamar o eleitorado para isso. Dizer que, se não te deixam votar no Lula, então que se vote nos deputados do Lula. Se alcançar um terço da Câmara nenhum retrocesso constitucional a mais será possível. E isso não será pouco.
Benoit
20/05/2018 - 07h16
Até há pouco tempo o moro ainda era o ídolo da classe média enquanto o Lula era tratado como o maior ladrão do planeta. Víamos nas mídias sociais declarações de amor ao tal do juizeco. A justiça era a instituição de mais prestígio no Brasil.
Hoje isso mudou ou vai mudando. Uma grande parte da população brasileira já não acredita na justiça, a popularidade do moro vai para baixo e as mesmas pessoas que antes pareciam groupies do moro preferem se calar agora. A esquerda tem de novo chances de se afirmar em eleições, na política. Sem o trabalho de blogs e de jornalistas alternativos nada disso teria mudado, haveria um campo ilimitado para desinformação. Teriam podido até convencer a população de que a terra é plana e não redonda, se eles quizessem. Foram e são os blogs que mantêm a luta pela informação, pela liberdade do Lula. Sem a imprensa alternativa nunca teríamos tido informações detalhadas sobre o julgamento do Lula em vez de propaganda, nunca teríamos ficado sabendo que esses processos foram uma farsa. Eles mantêm a mobilização contra o golpe.
Mas esse trabalho depende da capacidade de analisar acontecimentos, de valores da esquerda e compromisso com o Brasil. E são esses mesmos fatores que levaram ao, e justificaram o apoio do Miguel ao Ciro como a candidatura de esquerda com mais perspectivas. É uma maneira de tomar posição a partir de uma perspectiva de esquerda. Ela pode ser discutida e pode-se ter outras ideias e propostas. Há pessoas discutindo isso seriamente com argumentos melhores ou piores e com boas intenções. Mas há também pessoas criticando isso sem se dar ao trabalho de ler os textos do blog, sem apresentar argumentos para outras posições. Acredito que elas na verdade, quando não se trata de ingenuidade aguda, querem sacrificar o Lula como compensação para as derrotas sofridas. Depois disso elas vão ao altar fazer a reza delas. Às vezes parecem ser aliadas da extrema direita com a intenção de derrubar a esquerda. Afinal, se o Lula for definitivamente sacrificado para satisfazer os desejos delas, nada vai impedir que se juntem à direita. Entretanto elas criam um ambiente que diminui as possibilidades de discussão desse tema no próprio PT, contribuindo para mandar o PT para a marginalidade política.
Paulo Rogério
20/05/2018 - 07h15
Caro Miguel,
Lendo o seu relato, me identifiquei com a sua luta em defender aquilo se que crê justo e, ao mesmo tempo, realista. As paixões (o combustível abstrato que nos move) devem ser colocadas de lado, em prol da razão, quando a conjuntura assim exige. Peço-te que não nos abandones nessa luta — talvez, a maior luta que teremos de combater, desde as jornadas de junho, quando a nossa “revolução colorida” começou a se esboçar — para eleger uma força política capaz de reverter os males que o golpe provocou a todos nós.
Também defendo a candidatura Ciro, e não recebo um centavo por isso! Faço-o exercendo meu direito de expressão, assim como muitos outros que concordam ou discordam, mas de maneira educada!
Ciro está ganhando cada vez mais eleitores, reais, no mundo que acontece fora do ambiente virtual. Tenho conversado com muitos amigos e familiares sobre a conjuntura política, sobre Lula e sobre Ciro. Dentre aqueles que apoiam o Lula, mas não são petistas (a maioria do eleitorado dele, por sinal), e sabem que o Partido da Justiça não o deixará voltar à presidência, Ciro é a alternativa que mais cresce!!! E continuará crescendo pelo mesmo motivo que levou a Dilma à ganhar 2 eleições quando vários “especialistas” pregavam que isso era impossível. A saber: a militância de esquerda, não necessariamente petista, era conhecedora das suas propostas e as defendeu abertamente, levando esse debate para os seus círculos de relações pessoais. E é exatamente isso que está à acontecer com o Ciro!!!
Saudações!
#lulalivre #ciropresidente
foo
20/05/2018 - 06h03
“Vou escrever sobre Ciro Gomes e fazer análises políticas e eleitorais com essa perspectiva, assim como eu sempre fiz com Lula e Dilma. Alguém precisa fazer isso. Tem blog que faz suas análises sob uma perspectiva de que Lula possa se candidatar.”
Existe também uma terceira via:
Devemos lutar pela candidatura do Lula até o fim, e, caso ele não possa ser candidatar, alguém poderá ir ao segundo turno.
Alguns podem apoiá-lo no primeiro turno. A maioria de nós poderá apoiá-lo no segundo turno. (Contra um candidato da direita)
Só não podemos deixar de apoiar o direito de Lula ser candidato.
Hairy Heart
20/05/2018 - 08h41
“Só não podemos deixar de apoiar o direito de Lula ser candidato.”
.
Mas é este o problema que a militância insiste em não enxergar…
.
Estamos em um Estado de exceção jurídica !!!
Não há como lutar por “direitos” de Lula nesta situação, pois quem diz o direito, quem julga o direito, quem opera o direito, enfim, quem DECIDE o direito nas atuais circunstâncias já provou por A + B + C + D +….. + Z que não vai deixar Lula ser candidato, ponto final !!!
.
Lutaríamos por um direito de Lula se soubéssemos ou, ao menos, tivéssemos alguma esperança ou alguma perspectiva de que Lula iria conseguir algo palpável no mundo do direito… Mas o mundo do direito está aparelhado, pasmem, por indicações “republicanas” do PT, que inocentemente quis “fortalecer” as instituições, deixar que as instituições (MP, Polícia Federal, Judiciário, etc.) escolhessem seus representantes em listas tríplices, sêxtuplas, etc. empossando sempre o mais votado da lista, para respeitar a “democracia” dos representados pelas instituições, sem se importar com o viés ou histórico político do indicado (de longe o ERRO mais bisonho do PT).
.
Agora cá estamos com uma turma mais que barra pesada no STF, rasgando a constituição e as leis com novíssimas interpretações e utilização de princípios antes ignorados ou minoritários para NEGAR direitos a Lula.
.
Ou seja, amiguinho, em uma situação normal de funcionamento, o Direito iria socorrer Lula sem a menor sombra de dúvida, mas NÃO ESTAMOS em uma situação normal e é isso que a militância teima em não querer enxergar !!!
.
Parem de acreditar no Judiciário para o caso Lula, parem de recorrer ao Judiciário, simples assim !!! Este foi mais um ERRO ENORME do PT no caso Lula…. Lula jamais, sustentando um discurso de golpe, repito, JAMAIS deveria ter se entregado para ser preso…. Deveria pedir asilo político e utilizado toda sua influência com lideranças internacionais para denunciar o GOLPE no Brasil !!!
foo
20/05/2018 - 09h36
A Dilma já disse que, durante o processo do impeachment, muita gente pediu para ela desistir, para renunciar. E ela disse que não faria o jogo do carrasco
Eles podem até ganhar, mas terão que sujar as mãos. Suas biografias estarão marcadas para sempre.
Tudo o que o bully quer é uma vítima que baixa a cabeça.
O Lula já disse: “minha mãe me fez com o pescoço curto para não baixar a cabeça jamais”.
Se ele não puder concorrer, os golpistas terão sujado suas mãos novamente.
Nós continuamos na luta.
Rildo
20/05/2018 - 10h38
Quem não enxergou foi você.
Ora bolas!… Se defendo o direito de Lula ser candidato e sou do PT, logo, por definição ideológica e por fidelidade partidária, nossa opção será sempre Lula. Por que apoiar Ciro quando nosso candidato se diz candidato?
Julio
20/05/2018 - 10h43
Caro Foo, “eles podem até ganhar”? Cara, olha o que fizeram em dois anos. O que não farão em quatro, e com crivo das urnas? Se com golpe já foi isso…
A eleição é coisa mais sagrada que nos resta. Ciro tem seu risco, tem. Mas qual risco é maior? Se o eleitor de direita light for obrigado a votar no bolsonaro, eles votam sem pestanejar. E vc vai boicotar a eleição? O Lula é a primeira opção do PT até (até o mundo mineral sabe que o será) ser impedido de disputar? Os votos dele vão pro ralo? Pior, pro bolsonaro? Um pedaço do eleitorado lulista poderia votar no Datena pra senador? Claro que poderia!! Porque uma (grande) parte desse eleitorado é de periferia, sofre com problemas de violência.
Nós comentaristas de blogue já podemos nos considerar privilegiados de termos tempo, condições (Internet, celular, computador) e instrução pra lermos conteúdo assim? Quantos não tem? Quantos saem de casa preocupados em não chegar vivo no fim do dia, de ser assaltado a caminho de casa, de ser cobrado no pedágio do traficante? Esses são vulneráveis a um discurso como o do bolsonaro.
Conheço uma dúzia de ex eleitores do PT que hoje declaram voto no capitão maluco por esses motivos que listei. O que o Miguel defende, é com razão, é que o Lula tentar indicar alguém no tocar das trombetas não vai dar tempo o suficiente pra evitar o Apocalipse.
Pensa nisso. Pensa no país, pensa no povo, pensa na soberania nacional. Ciro nunca deu sinais que é a favor de privatizações, de reformas insensíveis ao social, de qualquer projeto de redução de investimentos em setores essenciais ao desenvolvimento do Brasil como nação independente. Entenda o lado do Miguel e entenda que: ou a estratégia é definida agora ou sofreremos mais um golpe. Esse talvez o de misericórdia.
Não espere algo de onde menos tem chances de sair algo. Depender de Gilmar Mendes pra reparar uma injustiça porque esse quer livrar a cara dos comparsas tucanos é querer demais.
Abraço!!
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 13h56
O PHA cantou uma bola hoje que eu também venho imaginando. Hoje o Ciro precisa do Lula e do PT, o PT está nas melhores condições de barganha. É difícil, mas suponhamos que o Ciro ultrapasse a Marina e fique em empate com o Bolsonaro… aí pode ser o PT e o Lula a precisar do Ciro.
Alan
20/05/2018 - 21h50
Um comentário que vi no face do Cafezinho, que eu assino embaixo. E vcs Ciristas façam a campanha de vcs, sem esse desespero de “exigir” ou vir com ” CiroMelas” de que todo mundo deve apoiar Ciro. Respeitem as escolhas dos outros.
Premissa 1: O Golpe não quer Lula porque não quer mais governos voltados para o povo. Premissa 2: Por isso, devemos baixar a cabeça e aceitar que Lula deve, mesmo inocente, aceitar que lhe tirem os seus direitos políticos. Premissa 3: Se o consórcio golpista não aceita mais governos voltados para o povo, e se Ciro se diz um político progressista, também não conseguirá governar, caso tente anular as reformas do golpe. Premissa 5: Um golpe não se resolve acatando decisões injustas e estado de exceção. Ou se combate o golpe, legitimando a candidatura de Lula ou qualquer outro político de esquerda estará sempre correndo o risco de ser a vítima da vez. Eu escolho a 5.
Cláudio
20/05/2018 - 05h13
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:
É bom saber que O Cafezinho é amigo, isso é sempre bom. Na questão do “Duplo Expresso”, inicialmente fiquei com você, a quem já apoio (a O Cafezinho) financeiramente com doações mensais recorrentes, assinatura e aquisição de livros. Mas depois percebi que ambos teriam suas razões e suas “desrrazões”. Não os considero (ao Duplo Expresso) inimigos nem a O Cafezinho. Não os apoio economicamente (ao DE), ainda, nem sei se o farei, talvez sim, também. Passo por lá de vez em quando, menos vezes do que por aqui. Mas Ciro Gomes não é a minha primeira opção: talvez seja a ÚLTIMA. Votar nele (que nem nordestino é, embora esse não seja critério principal, mas, talvez, acessório, no caso de Lula, ou alguém identificado intensamente com a situação do Nordeste no Brasil), votar em Ciro só em último caso, se não restar mais nenhuma opção outra e, claro, se o PT (não sou filiado nem militante, a-penas simpatizante) indicar ou se, principalmente, assim o fizer Lula. Lamento essa situação toda, pois divisionismo (ou diversionismo) é tudo o que mais a direita sempre quer das esquerdas. Não o abomino mas também não o abono (no sentido de endossar sua posição atual). Apenas não concordo com sua visão neste momento, uma vez que outros blogs informam ser possível levar a possibilidade de candidatura de Lula até o último instante, porque, não sendo conclusiva sua (dele) injusta condenação, ele ainda mantém os direitos políticos de, inclusive, poder ser candidato, sim. Vão ter que inventar outra coisa para impedi-lo. Sabemos que são capazes disso e de tudo, e muito mais, mas seguiremos nessa perspectiva enquanto não surgirem fatos novos que a possam inviabilizar. Se ele, uma vez eleito, e se empossado, vai conseguir governar, isso é outra coisa. Quem garante que Ciro, na mesma situação (eleito, e empossado), vá conseguir? E se o garante/fizer, por que será? Talvez esteja exatamente neste ponto a resposta das respostas para essa pendenga. Continuo admirando (e apoiando) o seu bom e esforçado trabalho mas, definitivamente (até BOM motivo em contrário), não concordo, em princípio, com sua atual perspectiva em relação à candidatura Lula, afinal, você já acertou muito: tá na hora de “errar” um pouco… nem que seja “só” para provar que é humano, demasiado ou exatamente humano. Abraços solidários a você contra os excessos dos que, iguais a mim, defendem radicalmente a candidatura progressista de Lula, o melhor para o Brasil (e disso ninguém duvide, nem que chova canivete).
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja: sem vaselina) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::
Olinto A. F. de godoy
20/05/2018 - 03h51
Quanto às suas ações, tudo ok como prova a sua trajetória. Mas no momento histórico atualíssimo, digamos assim, vc tomou uma posição que muitos, no campo da esquerda que é o que interessa, discordam por mais que vc ache certo o melhor caminho a se tomar. Por exemplo, eu sou simpático à opção de Lula de ir até o fim com sua candidatura, mesmo que que isso desemboque num dedazo ou até numa anticandidatura. Mas nós estamos num momento de história líquida e, portanto, de variáveis em profusão que não podemos controlar, ainda mais que o tempo de Lula não é o nosso. E se o avião de alguém cair? E se alguém se enfartar ou for envenenado? E se as eleições forem adiadas ou suprimidas? E se não for rejeitada a terceira denúncia contra Temer? E se o TSE não conseguir tirar o nome de Lula da cédula de votação? E se Lula resolver aceitar a inelegibilidade em troca do alvará de soltura ou indicar um vice do PT ou de outro partido? Etc. etc.
Então esse caminho que vc indicou e batalha é estrategicamente correto no momento atual, mas…
Agora, quanto à ataques pessoais, nada que um bom moderador não resolva. A menos que vc tenha pelo “republicanismo ingênuo” de triste memória.
Olinto A. F. de godoy
20/05/2018 - 03h57
Quis dizer “a menos que vc tenha optado pelo republicanismo ingênuo” tipo Dilma, Mercadante, Zé Cardoso, etc.
Hildermes José Medeiros
20/05/2018 - 03h40
Ciro Gomes não é opção, não tem votos, tem enorme rejeição para quem tem somente menos de 6% do eleitorado, não tem cacife, por isso seus apoiadores estão nessa de, com argumentos inconsistentes, afastar o PT, com ou sem Lula, na realidade sem Lula candidato, para contraditoriamente, afastar a principal liderança contra o golpe, permitindo que os golpistas viabilizem a eleição sem Lula, que é o objetivo do Judiciário, que comanda o golpe, que é o maior contra senso. Como aliados, que não cansam de dizer, seus objetivos miram o próprio umbigo, já que deixariam Lula e o PT mal com os eleitores (sessenta milhões, segundo a pesquisa) e a militância (mais de dois milhões). Não dá. Lula livre, Lula, lá!
Benoit
20/05/2018 - 07h51
Hildermes, o Ciro é claramente uma opção. É verdade que ele ainda não tem tantos votos quanto candidatos mais conhecidos. Mas a rejeição a ele é também menor do que a dos mais conhecidos. A candidatura dele tem a vantagem de ele ser um candidato inovador, com energia, com boas propostas para um governo contra o golpe e contra o programa do golpe.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 13h57
E de todos os candidatos, é o que está com mais tesão de ganhar
Hairy Heart
20/05/2018 - 09h02
Deixa-me ver se entendi seu ponto de vista…
.
A militância acredita (ou até tem certeza) que o golpe é liderado pelo Judiciário, que não quer Lula como candidato, mas, ao mesmo tempo a militância apoia que Lula RECORRA ao Judiciário para ter seu (o dele) direito de ser candidato e de ser colocado em liberdade ???
.
É isso mesmo, filho ??? Tem certeza ????
.
Será que não tem algo meio que esquizofrênico aí não ???
.
Talvez um analista psicoterapeuta seria o melhor para a militância neste momento, não ?
Fehnelon
20/05/2018 - 23h33
Não basta nós sabermos que o rei está nú, precisamos mostrar.
Não esperamos nada do judiciário, além de expô-lo.
É isso que fazemos, expomos. Mas vc sabe disso, não é mesmo?
Hildermes José Medeiros
20/05/2018 - 17h42
Por favor. não objetivo polemizar, só tentar esclarecer. Verifique esses dados da pesquisa CNT/DMA: somados “único que votaria e poderia votar”, Lula tem possibilidades de se eleger no primeiro turno, alcançando 50,6%; depois, Marina, apesar de grande rejeição, alcançaria 37,6%; Bolsonaro alcançaria 35,2%; Ciro Gomes 34,6% e Alkmin, 31,9%. Os demais bem abaixo, nesse indicador.
Ciro Gomes não está mal na fita, mas seus números são francos para seus apoiadores arvorarem-se em aventar a possibilidade de o PT ou ir de Lula, como deverá, abandonar sua estratégia e apoiar Ciro com 5,4% do eleitorado. Ninguém faria isso, partido algum, inclusive e principalmente o PDT. Note que os que tem alguma possibilidade, todos pontuam algo próximo do Lula pontua na pesquisa estimulada 32,4%. Paciência.
CIRO GOMES: é o único em que votaria (2,9%); é um candidato em que poderia votar (31,7%); não votaria nele de jeito nenhum (46,4%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (15,3%).
GERALDO ALCKMIN: é o único em que votaria (1,6%); é um candidato em que poderia votar (30,3%); não votaria nele de jeito nenhum (55,9%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (8,4%).
JAIR BOLSONARO: é o único em que votaria (13,1%); é um candidato em que poderia votar (22,1%); não votaria nele de jeito nenhum (52,8%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (9,3%).
MARINA SILVA: é o único em que votaria (4,5%); é um candidato em que poderia votar (33,1%); não votaria nele de jeito nenhum (56,5%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (2,9%).
LULA: é o único em que votaria (25,6%); é um candidato em que poderia votar (25,0%); não votaria nele de jeito nenhum (46,8%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (0,6%).
foo
20/05/2018 - 03h38
O problema não é apoiar Ciro; o problema é pedir para Lula abrir mão da candidatura.
A Dilma falou, numa entrevista recente, que muita gente pediu que ela renunciasse. Seria “menos traumático”, seria “melhor” para o Brasil.
Não. Seria melhor para os golpistas se ela abandonasse a luta e fosse para casa em silêncio.
Pois bem. Ela enfrentou o golpe. Até o último momento.
A candidatura do Lula é a continuidade da luta.
Continue apoiando o Ciro, se quiser. Mas não nos peça para abandonar a luta.
Eurípedes Elias
20/05/2018 - 05h07
A Dilma não lutou, ela seguiu o script desenhado para ela. Lutar seria deflagrar o país assim que o Moro grampeou ela, colocar toda a força do Executivo contra Mora para que fosse preso pelo crime que cometeu, entrar em TV e dizer para o povo a verdade. Ir para o tudo ou nada. A Dilma só pensou em si mesma e em sua biografia. A biografia dela ficou linda, e nós na merda.
É a mesma Dilma que que ligou o Dane-se para o Dirceu e Genoíno, assim como Lula. Não tiveram a mínima visão para perceber que o que fizeram com Dirceu era preâmbulo do que viria. Até um “zé ruela” como eu entendeu isto. Em início de 2015 já era mais que claro o golpe, e ela foi dando os anéis, os dedos e tudo o que pediram, inclusive lei antiterrorismo que é antipovo na rua, e negando o golpe, mantendo os quinta-colunas do Zé Cardoso e Mercadante em postos chaves.
Dilma lutou na ditadura, em 2016 fez de conta.
Lula Livre e com direito de candidatar SIM, mas tenhamos o mínimo de pragmatismo para ver o óbvio: Lula não será candidato.
E outra, para mim tem mais petista se aproveitando do Lula preso, do que realmente se importando com o Lula…
Fehnelon
20/05/2018 - 23h26
Talvez, esteja faltando um elemento na sua analise, não costuma ser apontado, mas suponhamos que Dilma tivesse “usado o executivo com tudo” contra Moro, e prendesse o Juiz que acabara de divulgar uma gravação “supostamente comprometedora” dela com Lula… Ou voltemos mais, que Lula, a época, tivesse usado o poder de presidente e a influência politica para impedir a prisão de Dirceu… E em ambos os casos, eles deram todas as armas para isso, nunca foi bem feito, planejado com cuidado, nessa fase Moro então, nem se disfarça mais… Lembre-se que antes de sermos os “petralhas, corruptos, quadrilha criminosa”, tentaram nos fazer os “comunistas com planos de ficar no poder e perpetuar uma ditadura comunista, que ja estava começando, mas ninguém notava”, lembra de algo assim? Acho que a essa altura Lula estaria preso da mesma forma, só que sem o apoio popular, e o PT estaria destruído definitivamente, nenhuma chance de articulação.
Percebe o que quero dizer?
Na verdade, acredito, que para quem está por trás disso pouco importa. Só que desta forma temos chance de luta, e esta chance está em Lula e no PT.
Lila Livre!
Benoit
20/05/2018 - 07h45
Foo, existe uma diferença muito grande. A Dilma era a presidente eleita do Brasil no meio do mandato dela. A única coisa que ela podia fazer era continuar a lutar contra o impeachment porque não havia alternativa razoável nenhuma para isso. A ideia da renúncia ao cargo dela não fazia nenhum sentido. Se ela deixasse o cargo isso não abriria nenhuma perspectiva para o PT e para a esquerda. A Dilma era a presidente do Brasil, isso não dependia de uma escolha dela naquele momento. Discutir uma candidatura é um assunto muito diferente. Toda candidatura é discutida, se ela vale a pena ou não, se ela vai dar bons resultados ou não, se o candidato é adequado ou não, se ele tem chances ou não, etc. É por isso que se estão discutindo diversas candidaturas e diversas táticas ou estratégias eleitorais.
Michel
20/05/2018 - 10h56
O pessoal não entendeu que não vão deixar o Lula ser candidato, pode pedir o registro e vão negar, enquanto a campanha de apoiar o Ciro é indicar o vice que seja já estaria a todo vapor e liderando as pesquisas. Talvez até levando no 1 turno.
Cézar R M Lopes
20/05/2018 - 13h59
Pois é. Mas ao meu ver a estratégia dos fanáticos é essa: perder a eleição e voltar por cima em 2022. Não se sabe sequer se o Lula estará vivo em 2022.
Alan
20/05/2018 - 22h53
VAMOS PENSAR OBJETIVAMENTE
“”>>Premissa 1: O Golpe não quer Lula porque não quer mais governos voltados para o povo.
>>Premissa 2: Por isso, devemos baixar a cabeça e aceitar que Lula deve, mesmo inocente, aceitar que lhe tirem os seus direitos políticos.
>>Premissa 3: Se o consórcio golpista não aceita mais governos voltados para o povo, e se Ciro se diz um político progressista, também não conseguirá governar, caso tente anular as reformas do golpe.
>>Premissa 4: Um golpe não se resolve acatando decisões injustas e estado de exceção. Ou se combate o golpe, legitimando a candidatura de Lula ou qualquer outro político de esquerda estará sempre correndo o risco de ser a vítima da vez.
Eu escolho a 4.””
Nascimento
20/05/2018 - 03h34
“Segue sempre o seu caminho e deixa quem quiser falar”.
Tamo junto, Miguel!
None
20/05/2018 - 03h31
É Lula ou nada cabeça ôca.
Esdras
20/05/2018 - 03h27
boa parte dos xingamentos nas redes sociais são de perfis de seguidores do tal “duplo expresso”. Esse pessoal é o que eu chamaria de “bolsomínion de esquerda”. Pra eles só presta Lula, Gleisi e Requião, todos os demais são “traidores”, lembram muito o discurso bolsomínion de que “todos os partidos do Brasil são de esquerda, menos o partido de Bolsonaro”. Vida longa ao Cafezinho.
Esdras
20/05/2018 - 03h30
Isso sem falar nas dezenas de bots controlados pelo tal Romulus Maya.
Olinto A. F. de godoy
20/05/2018 - 03h54
Sim, mas bota um bom moderador nesse café pô!
Lucio Filho
20/05/2018 - 03h17
Para com esse papinho frouxo, isso tudo e uma sordida operação, vc queria e criar polémica mesmo pra instaurar esse debate na base Lulista, so que a polémica virou vc, pq não ta convencendo ninguém essa estrategia de rendiçao ao golpe e traição a Lula.
Carlos Dias
20/05/2018 - 03h04
Veja o argumento do Breno Altman em https://web.facebook.com/operamundi.br/videos/10156369636924120/ e procure deixar o orgulho da teimosia de lado.
Depois desse rosário (dai deve vir o sobrenome) de lágrimas também devo dizer que acompanho o cafezinho desde priscas eras e estive sempre no apoio, mas não espere de mim indulgência num erro crasso desses porque não vai ser o blogueiro que vai ser cobrado pelo fracasso de uma escolha obviamente infeliz, insensata e mesmo covarde;, mas recairá sempre sobre o partido dos trabalhadores.
Gilmar Antunes
20/05/2018 - 03h03
Entendo seu posicionamento, Miguel e admiro muito sua garra, seu empenho nas idéias progressistas.
De fato, podemos ser progressistas sem ser petistas de carteirinha como se diz por aí e me julgam também.
Também defendo a liberdade de Lula, que é óbvio que esse complô juridico-mediático não permitirá. Não pelo Lula apenas, mas por acreditar em sua inocência.
Também li muitos de seus artigos sobre o absurdo fracasão da comunicação do governo Dilma e da inação da presidente deposta, a meu ver por falta de visão e teimosia certos axilares como foi o caso do também inerte ministro da Justiça. Aquela atitude dela de dizer que a mídia não precisava de controle, exceto o controle remoto, é de doer o estômago.
Em resumo, não sendo possível a candidatura Lula, o PT já deveria ter entendido isto é ter lançado outro candidato, o que não significa abandona-lo ou, talvez melhor, apoiar outro candidato que una as forças progressistas, que poderia ser o Ciro Gomes, ainda que haja muitas ressalvas.
Abraços.
ANGELA MARIA
20/05/2018 - 20h48
companheiro,
o ciro gomes
também apregoa
que o melhor controle da mídia
é
o controle remoto…
(só para lembrar…)
Nancy Lima
20/05/2018 - 03h01
Sou leitora e admiradora do cafezinho,avante Miguel!!!
bruno
20/05/2018 - 02h36
Eu estou contigo, Miguel. Ciro Gomes não é a melhor opção somente pela viabilidade eleitoral, mas sim, por que o plano de governo dele é sensacional, acredito que seja a saída para desindustrialização. Voce foi visionário e enxergou isso primeiro que todos. Não tenho dúvidas que Ciro Gomes será empossa do Presidente da República em janeiro de 2019 e todos verão que tem razão. Forte abraço
assim falou Golbery
20/05/2018 - 17h47
é duro!!!! Se não bastasse a biografia imoral de um dos mais nojento filhote a ditadura (Sarney, os Barbalhos, Renan, etc, são e não enganam a ninguém, mas Ciro tem abestado que acredita na redenção esquerdista dessa imundice). Bastava ver como foi o governo dele no Ceará: tudo para as elites mais carcomida, até coronéis que dominam o sertão pela força do trabuco, e para forças sociais de esquerda\petista, especialmente docente, só paulada nas ventas. Para o povão, nada de escola, nada de hospitais, etc.
bruno
20/05/2018 - 19h33
Esta falando besteira, cara. O governo do Ciro Gomes no Ceará libertou o povo da politica dos coroneis. Segundo o IDEB, 77 das 100 melhores escolas fica no Ceará. O Ciro Gomes levou prêmio na ONU por combate à mortalidade infantil, então, como nada de escolas e hospitais? Não seja leviano!!! E quem conciliou com Sarney, os Barbalhos, Renan, etc foi o PT, ou estou mentindo?
JOAO BATISTA
21/05/2018 - 02h18
Sarney, Baralho, Renan, etc., são todos amigos e parceiros de Lula, que fez questão de posar para fotos com Renan pai e Renan filho, na recente caravana pelo Nordeste. Ciro, ao contrário, já afirmou que dará ao meu a maior e melhor missão que já teve, ser oposição ao seu governo.