A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados teve sua visita ao preso político e ex-presidente Lula impedida. A juíza Carolina Lebbos não autorizou – invadindo competência de um outro poder – deputados de uma nova comissão para inspeção ao cárcere onde está preso na Superintendência da Polícia Federal.
A Comissão comunicou à juíza que iria inspecionar a sela do ex-presidente, mas a juíza da 12ª Vara de Execuções Penais negou que uma comissão de um outro poder – com prerrogativas – visitá-lo. Este já é o segundo caso envolvendo comissões.
A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) pediu explicações e justificativas para a medida: “Seria muito que a juíza explicasse porque ela barrou a Comissão dos Diretos Humanos. Ao invés de qualquer outra questão, é preciso que ela explique. Ela inaugura no Brasil um procedimento que barra um organismo de Direitos Humanos, se isso avançar no Brasil da forma que ela pretende, as organizações de Direitos Humanos não terão mais a possibilidade de verificar essa situação?”.