Repetindo o que tenho dito: 1) Defendo a candidatura de Lula e que todo o campo popular o apoie. 2) CASO Lula não consiga ser candidato, defendo a unidade do lulismo em torno do melhor posicionado, para tentar ir ao 2º turno e ganhar a eleição.
— Flávio Dino (@FlavioDino) 8 de maio de 2018
Publicado no Jornal Folha de São Paulo:
Governador do Maranhão e aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B) defendeu que o seu partido, o PCdoB, e ainda o PSOL e o PT abram mão de suas pré-candidaturas para apoiar Ciro Gomes (PDT) na eleição para a Presidência da República.
Para Dino, a multiplicidade de candidaturas ameaça o seu campo político de perder já no primeiro turno. “Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”, disse na sexta (4), na sede do governo.
Segundo Dino, a união da esquerda hoje se daria em torno de Ciro, porque ele “é hoje e o melhor posicionado”. Lula está inabilitado e “o PT não tem nome capaz de unir nesse momento”, disse.
Sem Lula nas pesquisas de intenção de voto, entre os nomes identificados como de esquerda, o cearense é o que herda a maior parcela do eleitorado lulista —15% no cenário mais favorável medido pelo Datafolha em abril. Manuela D’Avila (PC do B) atrai 3% dos votos do ex-presidente.
Dino disse que a prisão de Lula é “muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964”.
“É pior que o impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)] pelo simbolismo de o maior líder popular do país ao lado de Getulio Vargas está fora da eleição”, afirmou.
Pela dramaticidade do episódio, argumentou, foi necessário a simpatizantes viver o “luto para processar a perda”.
Agora, um mês depois, aproxima-se o momento de Lula e aliados admitirem que sua candidatura se tornou inviável e começarem a traçar estratégias para vencer a eleição. Do contrário, sustentou o governador maranhense, a divisão pode resultar em tragédia ainda pior, que seria a derrota para a direita.
“O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse. “Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós.”
Sem nominar, o comunista discordou da postura de setores do PT, inclusive da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, de insistir na candidatura de Lula. “A tática de marcar posição é derrotista e não honra a importância do Lula, porque abre mão da possibilidade de haver uma virada geral na sociedade que possibilite julgamentos racionais dele”, afirmou.
Mariel Soares
08/05/2018 - 16h39
Sai dai Dino, ACORDA !!!!!!!!!!!!
ANTONINO DE PÁDUA
09/05/2018 - 11h34
Se o PT RESOLVER APOIAR CIRO, COISA QUE EU ACHO DIFÍCIL, O PT ESTARÁ SOFRENDO SUA MILÉSIMA DERROTA, DESDE O GOLPE DE 2016!
Jefe
08/05/2018 - 16h31
Gente essa movimentação do PDT e do PCdoB é um golpe dentro da esquerda.
As mascaras estão caindo.
Lula Livre!
Curió
08/05/2018 - 16h15
Que vergonha esses caras do blog! Vão trabalhar para o Ciro tentando enganar quem é contra o Golpe!
Vão pensando que vai ter eleição vão seus desavergonhados! Queremos a democracia de volta e não tem arrego! Roubaram meu voto na Dilma ? Agora sem Lula nem passaremos na frente das urnas! Fiquem vocês com o restolho! Ciro só metia o pau no Lula e agora quer voto ? Como dizem aqui em Floripa… ” Tu mofas com a pomba na balaia!
EDUARDO KRUSCHEWSKY
08/05/2018 - 19h45
cALMA, cURIÓ, PRECISMOS NOS UNIR, VOTO EM BRANCO É UMA MÃO NA RODA PARA OS GOLPISTAS…. PRECISAMOS NOS UNIR E VOTAR ATÉ NUM POSTE SE HOUVER UNIÃO DAS FORÇAS DA ESQUERDA. NÃO PODEMOS ENTREGAR O PAÍS A ESTES CANALHAS. JÁ CHEGA!!!!
Vagner Bomfim
08/05/2018 - 22h31
Eduardo
Essa postura do Dino é tudo que a direita quer, o divisionismo, o enfraquecimento da esquerda que sempre existiu.
A manutenção da candidatura de Lula é sobretudo restabelecer o pacto social, a democracia. Cabe unificar propostas dentro desse espectro político e o bom combate democrático com eleições. Caso contrário faremos lenha para o endurecimento do sistema
Rubens Belem
08/05/2018 - 16h06
Será um prazer fazer campanha
contra
todos os traíras;
Chico
08/05/2018 - 15h06
Já fechamos a questão aqui na familia.
Enquanto Lula estiver preso não votaremos em nenhum partido. Nem mesmo se Lula indicar. Eleição sem Lula é Fraude; É Golpe. E não partiparemos de golpes e de eleições fraudulentas.
julia
08/05/2018 - 16h33
Bolsonaro e a direita agradecem.
Benoit
08/05/2018 - 16h41
Então por que voces não deixam de pagar impostos? O dinheiro dos seus impostos está indo para o governo do Temer e para o bolso dos juizes. De qualquer modo o Bolsonaro e o Alckmin vão agradecer fortemente a voce e à sua família pela ajuda que voces prestam à direita.
Erik Mesquita
08/05/2018 - 14h52
Anos atrás eu votaria no primeiro turno em Ciro, mas, a sua arrogância é incompatível com o campo progressista, pode ser um perigo apoiá-lo no primeiro turno. Melhor é o PT lançar candidato próprio e deixar o segundo turno ao seu tempo. Nada garante que Ciro não pulará para o colo das elites tão logo seja declarado vencedor, absolutamente NADA! Fico vendo a mídia dita progressista mudar de lado com a mesma voracidade dos grandes barões da mídia que outrora criticavam, conforme a conveniência.
Adalberto
08/05/2018 - 14h24
Esse Dino esta se queimando com a militância progressista seguindo o roteiro da mídia comercial. Ciro é o Macron tupiniquim! Ciro nunca! É Lula de A a Z!
Benoit
08/05/2018 - 16h56
Acho que o Lula tem uma boa relação com o Ciro. Talvez na verdade voce seja contra o Lula.
Adalberto
08/05/2018 - 23h25
Nunca vi um comentário mais sem sentido. Eu falo demostro que estou com Lula e você tira essa do bolso? Veio, tá com síndrome de perseguição? Tá achando que eu sou infiltrado? O presidente Lula é político. Ter “boa relação” não quer dizer “seja candidato no meu lugar”. Isto estaria em contradição com suas próprias afirmações recentes que ainda esta na disputa. Cara, se você apoia o Ciro seja feliz, o título de eleitor é seu. Para mim, ele é o Macron do Brasil e o PT estará cometendo suicídio em apoia-lo.
Marola
13/05/2018 - 10h39
Me aponte uma mísera vitória que a sua esquerda progressista tenha conseguido nos últimos 2 anos? Com essa estúpida intransigência anti-Ciro vcs estão arriscando perder a eleição e entregá-la de bandeja para a direita. Não sou cirista, ele tem sua cota de defeitos como TODOS os outros políticos, Lula inclusive. Acho Boulos sensacional, Manuela idem, mas ambos, a meu ver e posso estar errado nessa avaliação, não têm densidade eleitoral para tocar uma bem-sucedida campanha e chegar à almejada vitória. E tem mais, creio que haja atualmente uma porrada de bots e trolls de direita semeando discórdia no seio das esquerdas para fins inconfessáveis, e essa campanha anti-Ciro é um bom exemplo disso. A tese dos “campeões morais” não colou na Copa de 78 na Argentina e nem vai colar na eleição deste ano, a História com agá tá cagando pra isso.
Marcel
08/05/2018 - 14h04
Sem Lula não vou votar em ninguem.
Benoit
08/05/2018 - 16h58
O que voce vai fazer quando o Lula não puder ou não quizer mais ser candidato a eleições? Voce vai devolver o seu título de eleitor?
Marola
13/05/2018 - 10h43
E renunciar à possibilidade dele ser indultado caso outro candidato do campo da esquerda vença? Porque se deixar pro conta do STF, Alckmin ou Bolsonaro, ele vai apodrecer na cadeia.
Edison S.
08/05/2018 - 12h59
Isso é um ataque de traíras;
O ataque ganha repercusão pesada inclusive no PIG.
Lula Livre!
Igor
08/05/2018 - 12h13
Como diz o dito popular: FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO !!! o pt começa a sentir os efeitos de sua prepotência e arrogância travestidas de “HEGEMONIA DE ESQUERDA” kkkkkk. CHORA NÃO BEBÊ, MAIS RATOS ESTARÃO PULANDO MUITO EM BREVE DO BARQUINHO VERMELHINHO.
Ze Bira
08/05/2018 - 12h06
Dino, Rui Costa, Jaques Wagner .. que decepção;
Nérida
08/05/2018 - 12h03
Ciro não é do meu campo politico…
Benoit
08/05/2018 - 16h54
Qual é o seu campo político então? O que é que o Ciro quer fazer que voce rejeita? Gostaria de saber.
Alice
08/05/2018 - 11h53
Lula Livre.
Lula Presidente!
Beto Castro
08/05/2018 - 11h19
O Henverrohxismo que faça a sua opção, mas deixe o PT de fora. Esses discípulos do Stalin e de Fidel são muito apressados. Temos correligionários melhores nos quadros do PT. No máximo uma aliança tática no segundo turno. Como o companheiro Lula afirmou:” Fora da democracia não existe nada”.
julia
08/05/2018 - 16h36
Para Bolsonaro somos todos discípulos de Fidel e Stalin. Acorda cara, precisamos ficar unidos para derrotar a direita.