A Folha de São Paulo junto com o UOL e o SBT anunciam que irão começar uma série de sabatinas com os pré-candidatos à presidência da República na disputa de 2018. O primeiro da lista será o senador e defensor da Lava Jato, Álvaro Dias do Podemos.
No entanto, a Folha justifica que não irá entrevistar o preso político e ex-presidente Lula: “Como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preso, o sétimo colocado —Álvaro Dias— foi convidado”. Com isso, os três veículos tentam esconder o líder absoluto em todas as pesquisas de opinião meses antes da eleição. Se ambos quisessem realmente ouvir o líder na preferência do eleitorado brasileiro, procurariam outros métodos para entrevistá-lo, como enviar as perguntas pelos advogados do petista, por exemplo. Mas esta, claro, não é a intenção, afinal, os veículos que apoiaram o golpe não vivem de boas intenções.
A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann respondeu ao UOL pelo Twitter e afirmou: “Passando pra avisar que Lula não está com seus direitos políticos suspensos. Será candidato. Excluir sua representação de entrevistas só evidencia o caráter antidemocrático desses veículos de comunicação. Lembrem-se que ele está em primeiro nas pesquisas, assim como o PT!”.