Repórter da TV Globo, Marcio Gomes, correspondente da emissora na Ásia desde de 2013, tweetou em seu perfil na rede social, que é triste o fato de existirem diversos prédios em situação semelhante ao que desabou em São Paulo na última terça (01/05) e estava ocupado pelo movimento Luta por Moradia Digna (LMD). O repórter apontou que a cidade mais rica do país é alvo de cortiços. Ao mesmo tempo, o correspondente da Globo ‘esqueceu’ que um dos maiores problemas relacionados ao aumento de ocupações aconteceu após o Golpe de 2016 sofrido pela ex-presidente Dilma e o consequente desmonte de políticas públicas voltadas para à moradia.
Após o desmonte do governo Temer de programas sociais importantes voltados para a habitação, como o Minha Casa Minha Vida, pelo alto índice de desemprego que assola o país e a desvalorização do salário minimo, diversas famílias não tem condições de arcar com os custos de aluguel.
E ao mesmo tempo em que faltam politicas públicas de qualidade para os desabrigados, existe uma enorme quantidade de prédios vazios na capital do estado de São Paulo. Ao faltar com essa observação, o repórter também deixa subentendido que desocupações violentas por parte da Polícia Militar sejam justificadas. Ao ‘esquecer’ deste fato, o repórter poderia ter assistido à matéria veiculada no Jornal Nacional do dia do desabamento sobre como funcionam os serviços sociais para moradores de rua em Nova York – usando os prédios desocupados para abrigá-los com qualidade.
Abaixo o post:
Muito triste ver as reportagens sobre o incêndio em SP. E mais triste saber que existem outros tantos prédios iguais: moradia sem segurança, com pessoas vivendo em situação de risco. Cortiços na mais rica cidade do país.
— Marcio Gomes (@MarcioGreporter) 2 de maio de 2018
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!