O professor Pedro Serrano me ajuda a confirmar uma teoria de informação muito importante para mim nestes tempos de crise política.
Notícia, informação, não são apenas o que vemos nos jornais. Uma opinião bem embasada, uma determinada informação acadêmica, científica, empírica ou mesmo intuitiva, no campo do direito, da ciência política, da filosofia, da história, às vezes é mais importante – inclusive para o nosso dia a dia – do que saber os detalhes da última etapa da Lava Jato. Também são, portanto, notícia e informação!
Opinião também é notícia, desde que traga, efetivamente, alguma coisa de novo, de criativo, de instrumental para a luta diária contra as trevas, a morte, a tirania, essas forças morais negativas que, se pensarmos bem, estão por trás do golpe, da Lava Jato e da prisão de Lula.
Os trajes, as fantasias, as máscaras, com que a tirania se oculta não podem nos enganar mais. Temos que enxergar por trás desses véus falsamente democráticos, cinicamente maquiados de constituição, o que realmente está diante de nós: a barbárie, a violência, o poder sem limites de uma elite financeira que não admite restrições a seu poder.
Reproduzo abaixo as quatro primeiras partes de uma webminissérie com Pedro Serrano, explicando o que é o Estado de Exceção, como ele se esconde e opera entre nós, e porque devemos combatê-lo. Em seguida, há um registro, feito ao vivo, de participação de Pedro Serrano num debate, falando sobre o mesmo tema.
Um dia, quando historiadoras diligentes escreverem sobre nossa época, saberão que, apesar das trevas que consumiram o país durante alguns anos, houve uma luta muito intensa, quase desesperada, por recuperar as velhas armas das doutrinas democráticas e liberais, e derrotar o avanço das novas formas de tirania.
***
O registro do debate, ao vivo (o som está com problema no início, mas depois melhora):
Luiz Hortencio Ferreira
13/04/2018 - 16h30
Gostaria muito que o respeitável Professor Pedro e se possível tantos outros que estão bradando aos quatro ventos que tudo isso está errado, ilegal, irregular, me explicasse e a todo povo brasileiro, de forma simples e entendível (não em juridiquês) o que realmente pode acontecer para que se livre o Lula da prisão! Porque falar de que daqui há alguns anos quando os historiadores……… etc… isso pra nós não serve, temos que resolver o caso desta prisão irregular, ilegal, agora!!!
Não dá pra esperar para que os historiadores do futuro registrem o que aconteceu… Tá parecendo que não mais jeito nenhum. Alguém pode me responder estas perguntas?
Outra pergunta que não cala, é onde está a OAB que é sustentada pelos Advogados que pagam suas anuidades e outras taxas que é cobrado por esta entidade de classe, que a meu ver não está defendo classe nenhuma.
Pedro Cândido Aguarrara
13/04/2018 - 13h49
Nada de Ciros. Nada de frentes de esquerda. NADA DISSO!!
Eleitor de Lula vai votar Lula ou anular o voto! PONTO!!!
#ÉLULAOUNULO!!!
Eu vou votar em Lula ou vou anular meu voto pois eleições sem Lula é GOLPE!!!
E contra GOLPE a minha arma será o VOTO NULO!!
Mirko Kraguljac
13/04/2018 - 12h05
Miguel, parabéns! E muito obrigado; hoje em dia qualquer fala do Pedro Serrano vale ouro, é um intelectual extraordinário, quem devolveu honra e orgulho para intelectuais brasileiros, na sua grande maioria calados sobre esse monstruoso avanço do nazi-fascismo, inédito no Brasil.
Por gentileza, você pode colocar final de entrevista feita por Juca Kfouri com Pedro Serrano, que é, simplesmente, inesquecível e merece destaque?!