A prisão dos “homens de Temer”, por determinação do ministro Luis Roberto Barroso, nos permite recordar alguns fatos anteriores ao impeachment.
Na famosa “carta” enviada por Michel Temer à presidenta Dilma, o então vice-presidente elenca, como um dos atos de Dilma que mais o aborreceram, a demissão de Edinho Araújo (“a mim ligado”, diz Temer) da secretaria dos Portos.
E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado.
O mesmo Edinho Araújo, tão ligado a Temer e à máfia dos portos, vira notícia em meados de março de 2016 por causa de sua decisão de apoiar o impeachment.
No início de 2014, Dilma havia vetado o nome de Eliseu Padilha, indicado pelo vice-presidente Michel Temer, para a secretaria dos Portos. Há uma nota da revista Época, de fevereiro de 2014, que trata do assunto:
A presidente Dilma Rousseff vetou o nome do deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) para o cargo de ministro da Secretaria de Portos. Eliseu Padilha foi indicado pelo vice-presidente Michel Temer.
Outro motivo para a ruptura do PMDB com o governo Dilma, também mencionado na carta, foi decisão da presidenta de demitir um nome indicado por Eliseu Padilha para a diretoria da Anac. É interessante lembrar que o próprio Temer diz que “alardeou-se” na época que a saída de Padilha se dera porque este fazia parte de uma “conspiração”. Bem, os fatos posteriores demonstraram que, de fato, Padilha era um dos cabeças da conspiração golpista.
No episódio Eliseu Padilha, mais recente, ele deixou o Ministério em razão de muitas “desfeitas”, culminando com o que o governo fez a ele, Ministro, retirando sem nenhum aviso prévio, nome com perfil técnico que ele, Ministro da área, indicara para a ANAC. Alardeou-se a) que fora retaliação a mim; b) que ele saiu porque faz parte de uma suposta “conspiração”.
Não há dúvidas de que o impeachment de Dilma Rousseff, dentre tantos motivos escusos, se deu porque a presidenta representava um obstáculo à corrupção. Removida Dilma, com apoio espúrio da Globo e da Lava Jato, não há mais obstáculos à roubalheira.
A postura de Luis Roberto Barroso, neste sentido, não deve produzir nenhum entusiasmo, porque sua suposta coragem seria muito melhor empregada se tivesse impedido a consumação do golpe.
Prisões cautelares, quando feitas puramente para efeito midiático, não dão nenhum resultado. A luta contra a corrupção exige investigações sérias e discretas, com o acompanhamento igualmente discreto, e imparcial, do judiciário.
O Supremo, se quiser contribuir para a estabilidade democrática, não deveria jogar álcool nos anseios pirotécnicos de uma meganhagem louca por sangue. Investigar é melhor que prender.
A maior contribuição do STF à ordem democrática, hoje ameaçada por inimigos por todos os lados, incluindo o fascismo crescente da extrema direita, é interromper o desmonte do Estado, as privatizações irresponsáveis, e garantir um processo eleitoral justo, no qual os candidatos das principais forças políticas do país possam debater livremente suas propostas.
***
José Yunes, Coronel Lima: PF prende homens de confiança de Temer
Antonio Celso Grecco, dono da empresa Rodrimar, e o ex-ministro Wagner Rossi também foram presos
Dois homens do círculo mais próximo do presidente Michel Temer, o ex-assessor especial da Presidência José Yunes e o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo João Batista Lima, foram presos na manhã desta quinta-feira, 29 de março, em operação deflagrada pela Polícia Federal. O coronel Lima apareceu nas tramas de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato, acusado de ser um intermediário do presidente.
Já o advogado José Yunes pediu demissão do cargo de assessor especial da Presidência em 2016 ao ser citado na delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Segundo o delator, parte dos 10 milhões de reais repassados em 2014 ao MDB teriam sido pagos no escritório de Yunes – fato que ele nega.
Advogado de Yunes, José Luis Oliveira Lima considerou a prisão de seu cliente ilegal e disse ser uma violência contra a cidadania. “É inaceitável a prisão de um advogado com mais de 50 anos de advocacia, que sempre que intimidado ou mesmo espontaneamente compareceu a todos os atos para colaborar”, disse Lima em nota.
Também foram presos nesta quinta-feira o empresário Antonio Celso Grecco, dono da empresa Rodrimar, que opera no porto de Santos; o ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Wagner Rossi (MDB).
As prisões, confirmadas ao EL PAÍS pela Procuradoria-Geral da República (PGR), são parte da Operação Skala, deflagrada em São Paulo e no Rio de Janeiro e autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal informou que não vai se manifestar “a respeito das diligências realizadas na presente data” por determinação do Supremo.
Dilma Coelho
01/04/2018 - 10h34
Mais um “mise-en-scène” dos artistas do judiciário, os artistas precisam de palco, de aparecer, estar na mídia. Nós os bobões ficamos perdendo nosso precioso tempo com esses desequilibrados, vaidosos, comprados, sem moral. Essa dodge nada mais fez do que cumprir o seu papel de quadrilheira, afinal, o encontro a dois no jaburú teve um preço. Como essa turma de “pobres” topa tudo por dinheiro, vão se divertindo. A hora deles chegará.
JOHN JAHNES
01/04/2018 - 00h46
Por trás da prisão não tem nada, mas pela frente tem muito que eles querem esconder.
É APENAS MAIS UMA FARSA DOS FARSANTES FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO FALIDO JUDICIÁRIO BRASILEIRO QUE ALOJA MUITOS BANDIDOS DE TOGAS QUE DÃO PROTEÇÃO TOTAL AOS BANDIDOS DA POLÍTICA QUE ROUBAM O ERÁRIO NACIONAL.
OS BANDIDOS AMIGOS DO TEMER JÁ ESTÃO FORA DA CADEIA E AGORA OS PROCESSOS SERÇAO COLOCADOS NO MAIS FUNDO DAS GAVETAS DOS BANDIDOS DE TOGAAS E LÁ PERMANECERÃO ATÉ A PRESCRIÇÃO, COMO TEM ACONTECIDO COM TODOS PROCESSOS DO BANDIDOS DA QUADRILHA TUCANALHA, O PSDB, QUE APOIA O BANDIDOS DA QUADRILHA DO TMER, PARA JUNTOS DESTRUIREM TOTALMENTE O BRASIL, PSDB, MDB E JUDICIÁRIO, DESTRUIREM TUDO AINDA RESTA DO BRASIL QUE COM LULANO GOVERNO, CHEGOU A SER A QUINTA ECONOMIA DO MUNDO.
Roque Filho
30/03/2018 - 16h21
Que conspiraram contra a Dilma…qualquer um desprovido de inteligência sabe disso…Menos os PATOS da FIESP…Que continuam sendo enganados pela Rede Bobo de televisão!!
Carlos Henrique
30/03/2018 - 11h25
Não tem jeito…a imprensa é esquerdista, não obstante o temer não valer nada mesmo…agora vc vir defender Dilma e o PT…isso é rir da cara da maioria do Brasil…vcs vão ter q enfiar esse esquerdismo psicopata, anacrônico guela abaixo pq aqui vcs não têm mais vez,tenha certeza
victor hugo barboza pereira
30/03/2018 - 14h21
carlos henrique,que porco asqueroso voce é,acessa os blogs golpistas pra despejar as merdas de tua boca ,pilantra ,aqui é voce que não tem vez ,eleitor de bandido, breve as consequencias do golpe apoiado por voce ,irá te atingir ,porque eles patrolam tudo que vem pela frente deles e eles não tem voce por amigo,o interesse deles é outro e te usam pra ajudar a derrotar o inimigo deles ,ou seja o brasil ,agora voce vai acabar tomando no cú ,palhaço
Elder
30/03/2018 - 14h53
Cara, cê é ruim demais. Calado é um poeta menos que sofrível, falando é pura latrina. Vá procurar sua turma de descerebrados lá no antagonista.
Luiz Carlos P. Oliveira
29/03/2018 - 16h32
Todos os caminhos levam à Temer, ao Cunha e ao Aécio. O resto é bagrinho. Apertem estes tubarões e passem o país a limpo.
Jose
29/03/2018 - 20h41
A quadrilha fascista que esta assaltando o patrimônio gigantesco do povo brasileiro
é de gente muito mais poderosa . Esses políticos são apenas parceiros/operadores. Financiados e protegidos. O sistema fascista é cheio de tentáculos. Você corta alguns e tem vários outros.
Sergio Martins
29/03/2018 - 15h44
Barroso advoga para Globo ,logo não vai dar um passo em falso sem autorização dos chefes. Tem caroço nesse angu! Vou ficar especulando várias respostas mas tem gente bem informada que sabe o que está acontecendo.
Gonzaga
29/03/2018 - 15h22
Temeroso saberá agora que seus parceiros golpistas não tem consideração, tem apenas interesses. Verá agora que foi um idiota útil alimentado por vaidade e sede de poder. Será descartado igual papel higiênico usado…
O golpe tem pressa, é preciso descartar o corrupto golpista e limpar a barra.
Será Rodrigo ” Botafogo ” Maia , o sucessor, ungido a candidato ou até mesmo no papel de fantoche com o adiamento das eleições …
E qual o papel da esquerda, assistirá a tudo impávida ?
muitas perguntas….
Hamiltom
29/03/2018 - 17h52
Temer governara ate o fim do mandato disso eu tenho certeza. Ate o proximo presidente assumir
Walter Pastori
29/03/2018 - 15h10
TENHO SAUDADES DOS PANELEIROS SEMPRE ACHEI QUE TINHAM ESCONDIDOS OS CABOA DAS PANELAS NO FIOFO AGORA ACHO QUE NAO ENFIARAM NA BOCA QUANDO VOCES VAO PRAS AVENIDAS PEDIREM DESCULPA PRO PAIS NAO ESQUECAM DE CONTAR A CAGADA QUE FIZERAM OROS FILHOS E NETOS
Nunes
29/03/2018 - 14h44
O PIG continua mandando no jogo, seguraram seu aliado no poder enquanto servia. No momento Temer não consegue servir mais aos interesses do consórcio golpista do qual faz parte. A oligarquia fascista não consegue apresentar um candidato à presidencia da república que sirva aos seus interesses nas eleições que se aproximam. A oligarquia fascista quer o entreguismo total, agora.
Admar
29/03/2018 - 13h57
Com o STFede com tudo…! Se não me falha a memória, o autor da dita cuja(Romero Juca)
anda voando em céu de brigadeiro…!
Ricardo
29/03/2018 - 13h26
A Dilma era um obstáculo à corrupção?
Meu Deus! Parei por aqui!
Celso Junqueira
29/03/2018 - 16h08
É melhor parar mesmo. E voltar para a cloaca de onde você saiu. Pode voltar devegar… o caminho é longo.
Luiz Carlos P. Oliveira
29/03/2018 - 16h27
Já parou tarde. Aliás, nem deveria ter vindo. Se não consegues entender algo tão óbvio, do que você entenderia? Só para lembrar-lhe, se é que isso é possível: a Dilma não tem nenhum processo contra ela. A não ser que você considere o golpe sujo que lhe foi imposto como crime. Crime é o próprio golpe. Leia 10 vezes o texto. Talvez você entenda…
Vicente
29/03/2018 - 17h14
Esse Ricardo votou no Aécio pensando que iria acabar com a corrupção, agora acusa a Dilma…. vai ler, Ricardo, vai pensar. O que a Dilma fez de ilegal? NADA. Manifestoche.
César Augusto Sandri
30/03/2018 - 10h57
Pronto um coxinha acordou do sono profundo!!
Júlio César
30/03/2018 - 19h12
Pare mesmo e caia fora daqui, seu apoiador de golpista. Vai lá dar suas opiniões no antagonista. Ou então entra na Netflix pra assistir o filme do Peidilha.
Emílio
29/03/2018 - 13h18
” a presidenta representava um obstáculo à corrupção.” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luisa
29/03/2018 - 13h18
Pra mim estão pressionando Temer para que ele use sua influência no STF para impedir a mudança de entendimento sobre a 2° instância. Ordens externas.
Jesualdo Monteiro
29/03/2018 - 14h36
Luísa. Tenho o mesmo entendimento. Estão forçando o Temer a usar sua influência sobre os ministros do STF a não rever a prisão em segunda instância, especialmente a não votação do HC do Lula.
Luisa
29/03/2018 - 14h55
Pois é, Jesualdo. Mas é um truque. porque se Temer ceder às pressões, será preso antes de um piscar de olhos. A única chance dele, no final da história, é que esse entendimento seja modificado…
Elena Osawa
31/03/2018 - 08h03
Também acho. Vide a “amizade fraterna” que há entre Michel Temer e o sr. Gilmar Mendes. Temer deve ser pressionado a fazer com que Gilmar não mude seu voto e a prisão em segunda instância continue a vigorar. E essa “briga” entre Barroso e Gilmar é também para reforçar isso. Barroso foi esperto em tramar toda essa encenação com as prisões dos “amigos” do presidente. Afinal, ele é advogado da Globo e fará tudo que seu cliente mandar.
Gustavo
29/03/2018 - 12h32
Que peguem todos os corruptos e destruidores da pátria independente de partido político ou viés ideológico. Já foram abatidas pessoas ligadas ao PP, PT e agora ao PMDB. Que chegue logo a vez do PSDB também e de todos os outros quer sejam quem sejam
Marcus Padilha
29/03/2018 - 13h02
Acreditarei na justi$$a quando pegarem a famiglia BOLSO
Mirko Kraguljac
29/03/2018 - 12h10
É a Globo! Emissora, usando Farsa a Jato e fascista supremo, vai tentar atrapalhar processo democrático de eleições presidenciais, porque o Lula, depois de tudo, desde triplex até atentado, parece invencível! A Globo sabe que com vitoria do Lula vai perder poder e, sem candidato promissor, bem como sem vontade de generais alongar “intervenção Tabajara”, não tem outra opção do tentar adiar eleições. Agora, a Globo está perdendo apoio de golpistas, o estado maior do exercito é dividido, PGR, MP, PF, Farsa a Jato e Supremo também, bem como Congresso que com aproximação de eleições começando ferver. Vai ser difícil explicar continuação do golpe e no mesmo tempo derrubando governo golpista, bem como adiar eleições falando de democracia! O golpe está desmoronando…
Hamiltom
29/03/2018 - 17h55
Kkkkkkk quanta besteira!
Marcos Neves
30/03/2018 - 10h12
De acordo com Noam Chomsky há uma sequencia de ações para se apropriar das riquezas de um País, utilizada pelos Americanos. Primeiro tenta corromper, se não conseguir destroi-se a pessoa moralmente atavés da Mídia, se não conseguir, tenta-se prender à força, se de tudo a pessoa ainda resistir, mata-se. Acho que estamos na ultima tentativa.
beth
29/03/2018 - 12h00
Se quisessem investigar pra valer a quadrilha que age há décadas no Porto de Santos, não faltaria material. As negociatas são velhas conhecidas de boa parte da PF, do empresariado e dos círculos políticos paulistas. Em vez disso, deixaram o mafioso chefe dar um golpe e assumir a Presidência. Preferem enrolar e jogar fumaça nos olhos dos otários brasileiros. Agora querem nos fazer crer que são limpos e imparciais, os tais senhores e senhoras da PGR e da PF.
a.ali
29/03/2018 - 11h39
é fumacinha do barroso prá tentar justificar o posto e o salariozão. dá nada, não, TODOS fazem parte da camarilha…
sergio
29/03/2018 - 11h38
Só mal intencionado para não acreditar no golpe
Alice Branco Weffort
29/03/2018 - 11h16
Estarão preparando agora a “queima” de um arquivo?