Movimentos que apoiaram impeachment impulsionaram Fake News contra Marielle

Os mesmos movimentos que são recebidos por Carmen Lucia, presidente do STF, que são convidados para participar de seminários patrocinados pelo Ministério Público, e que receberam enorme prestígio da imprensa quando esta articulava o impeachment de Dilma, são aqueles que impulsionam fake news contra seus desafetos.

***

No Jornal GGN
Investigação mostra que MBL impulsionou fake news contra Marielle

SEX, 23/03/2018 – 08:04
Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Uma investigação feita pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) mostra que o MBL ajudou a impulsionar as notícias falsas contra a vereadora Marielle Franco, executada no Rio de Janeiro na semana passada.

Segundo reportagem de O Globo desta sexta (23), dados colhidos pelo Laboratório e uma investigação feita pelo jornal “traçaram o caminho das fake news de maior repercussão sobre o assunto.” Tudo teria começado com o site Ceticismo Político, replicado pelo MBL.

“Até a noite desta quinta-feira, o link do Ceticismo Político havia sido compartilhado mais de 360 mil vezes no Facebook, ocupando o primeiro lugar entre as publicações que abordaram o boato da ligação da vereadora com o crime organizado — seja de maneira difamatória ou em tentativas de rebater a acusação.”

Segundo a matéria, há evidências de relação entre Luciano Henrique Ayan, autor do blog Ceticismo Político, e o MBL.

“O Ceticismo Político é um site administrado por Luciano Henrique Ayan — não há fotos de Ayan nem referências a esse nome em bancos de dados públicos. O MBL afirma que não é responsável por administrar o perfil de Ayan e que não o conhece, mas interações nas redes sociais entre o grupo e o responsável pelo site evidenciam a proximidade.”

Leia mais aqui.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.