Por Bajonas Teixeira,
A degradação institucional é inseparável do golpe, especialmente a transformação do judiciário em tropa de choque e executores passivos. A Globo manda. Os ministros do STF obedecem. O custo disso é que, perdendo o autorespeito, dão shows deploráveis como o bate-boca de Barroso e Gilmar Mendes que assistimos estarrecidos ontem. A ordem da Globo no inicio da semana era para Cármen Lúcia resistir, ou seja, bloquear qualquer chance de discutir no plenário do STF a prisão em segunda instância. Hoje, a ordem, é para Rosa Weber fazer o papel de jagunço togado. Cabe-lhe decapitar Lula.
A Globo, em editorial disfarçado de “artigo”, pede que Rosa Weber vote contra o habeas corpus pedido por Lula garantindo assim a maioria de votos negativos e, com isso, assegure a prisão na próxima semana. Não é pouco o que a Globo solicita, já que a partir daí Rosa Weber passará à história como o carrasco de Lula, ou, falando em termos mais gerais, o algoz da democracia no Brasil.
Misturando adulações explícitas – o voto “decisivo será de Rosa Weber: ela tem sido o equilíbrio institucional do STF” – com pressões escancaradas – “o Supremo vai respeitar ou não os caminhos que o Legislativo, a Constituição, o Código de Processo e o regulamento, que ele próprio estabeleceu para si, determinam?” -, a Globo indica que Rosa Weber deve votar contra o habeas corpus. E mais nada.
Ordem é ordem. E essa ordem, que mais uma vez mostra a audácia da Globo em influir diretamente, desrespeitando a autonomia das instâncias do estado e do poder público, só pode resultar em aniquilamento das instituições brasileiras. Aliás, a Globo está ciente disso, e aposta nesse caminho deletério, tanto que não esqueceu de aplaudir o inominável barraco supremo de ontem – “A propósito: o ministro Luís Roberto Barroso teve que agir nesta quarta-feira em legítima defesa da honra do Supremo.”
Ao aplaudir a degradação, a Globo faz a apologia do assassinato institucional, o tiro dado na cara do recato e da dignidade exigidos de um juiz e, com isso, inaugura-se uma nova época do STF, em que a quebra do decoro será aplaudida pelo público do mesmo modo que as massas de zumbis aplaudem os brothes do BBB.
E não podia ser diferente. Não se pode destruir a democracia sem implodir todas as regras, especialmente a do decoro, que sustentam as instituições do estado democrático de direito.
Rosa Santos
23/03/2018 - 12h30
Só rindo! Bando de adoradores fanáticos. Só repetem o que lhes mandam repetir. Aff
Klaus
22/03/2018 - 19h58
Um jornalismo de verdade é neutro, diferente do que é colocado aqui. Fanatismo leva a ignorância.
Comunistas e suas paranoias!
Miguel do Rosário
23/03/2018 - 06h23
Neutro? Tipo Globo? O cara vem falar em “comunistas” e ainda tem coragem de falar em paranoia.
Das Geraes
23/03/2018 - 10h11
Miguel, o mundo todo sabe o que está acontecendo no Brasil. Prova disso são as análises feitas pelos jornais europeus e americanos, desconhecidas por gente analfabeta como esse energúmeno chamado Klaus. Se, no futuro, concederem o Nobel ao Lula esses imbecis afirmarão que a Academia Real Sueca é comunista. A ignorância é tamanha que esse pato que atende pelo nome de Klaus não sabe diferenciar socialismo de comunismo.
Das Geraes
23/03/2018 - 09h57
Pobre de direita! Vai ter uma velhice repleta de dificuldades.
Klaus
22/03/2018 - 19h54
Site comunista!
Helena
22/03/2018 - 22h03
Site comunista?? O cara tá vivendo nos anos 50, pensando que está em Saigon, que o Lula é, na verdade, o Ho Chi Minh da Caatinga. O mal do golpe não é só o golpe, é você ter que lidar com essa turba de coxinhas recheados de ignorância. Os caras aceitam tudo o que a propaganda chula entocha neles. Uns rapazes robustos, que passam o dia na academia, poderiam ser mais… acadêmicos. Mas só espelem asneiras e baboseiras pelos cem mil orifícios frontais e traseiros que deus achou por bem conceder-lhes. Que lástima!
Das Geraes
23/03/2018 - 10h00
Pobre de direita! Já está comendo o pão que o diabo amassou e não perde a pose. O castigo é amargo, mas merecido!
Pedro Cândido Aguarrara
22/03/2018 - 15h18
Já passou da hora, há MUITO TEMPO, do Senado da República falar GROSSO com esses cartéis de juízes, policiais federais e procuradores de MPF. O Judiciário não pode TUDO!!! Se o Senado quiser dissolve esse STF (Somos Todos Fascistas) que está aí, CHEIO DE IRREGULARIDADES, recebendo até Auxílio Gasolina Aditivada, e com os ministros sentados em cima de processos “sensíveis”, como os de Serra e Aécio, como se estivessem sentados num vaso sanitário!!!
Já passou da hora dos políticos entenderem que quem tem PODER POLÍTICO é quem tem VOTO!!! E enquadrar o Judiciário e a Mídia que estão querendo mandar mais que os políticos ELEITOS sem ter VOTO!!!
BASTA DE MÍDIA IDEOLÓGICA EM CONLUIO COM JUDICIÁRIO IDEOLÓGICO!!!
“Existem leis para proteger a Liberdade de Imprensa. Mas também deveria existir leis para defender a população da Imprensa.”
Mark Twain
Lima
22/03/2018 - 14h45
Chora PTralhada, chora!
Pedro Cândido Aguarrara
22/03/2018 - 15h20
Quem chora é quem vai perder a QUINTA ELEIÇÃO SEGUIDA!!!
italo rosa
22/03/2018 - 18h31
você não percebe que é um fantoche manipulado. os senhores de marionetes usam os preconceitos e ressentimentos de pessoas como você para tange-los como gado. você não entende o mundo à sua volta. limita-se a vociferar slogans que a midia mandou você (e milhões de outros) “pensar”. já imaginou o futuro a que esse golpe relegou o Brasil? procure ser critico do que lhe apresentam como verdade. busque se informar. elabore seus proprios juízos. você está sendo feito de tolo.
Valcir Barsanulfo de Aguiar
22/03/2018 - 14h30
Será que a literatura jurídica vai falar mais alto que o bom senso, e a soneagadora Globosta vai pautar mais uma vez a dona Rosa?
Reginaldo Gomes
22/03/2018 - 14h15
Suspeito que a paquita irá votar no que a literatura permite.