Acabamos de receber a versão final do programa da disciplina sobre o golpe 2016, que terá lugar na Universidade Federal Fluminense. É muito interessante!
Trecho:
PROGRAMA
EMENTA: A transição conservadora da ditadura militar ao Estado de Direito definido na Constituição de 1988: (des)continuidades. A ascensão de Lula à Presidência e seus governos. A crise internacional e seu impacto no Brasil. A eleição de Dilma Rousseff e seu primeiro mandato. As manifestações de 2013 e as eleições presidenciais de 2014. Dilma II e a crise política. A economia política de Lula a Temer. O combate à corrupção e a Operação Lava Jato. Por que houve um golpe em 2016? As incongruências do Estado de Direito: resiliências do autoritarismo e o Estado de exceção no Brasil atual. O comportamento da mídia na cobertura jornalística da política. O futuro da democracia no Brasil: impasses e perspectivas.
OBJETIVOS: O objetivo central da disciplina é refletir criticamente sobre a crise brasileira, identificando alguns elementos estruturais (de ordem política, econômica, social e cultural) nela presentes, assim como os atores e suas ações, os interesses, as alianças e os conflitos, a polarização política e os processos de tomada de decisões. Pretende-se observar e avaliar o impacto da onda conservadora e da emergência de uma nova direita no processo de desdemocratização em curso e no funcionamento das instituições jurídico-políticas. Discutir-se-á também a tese de que a queda do governo Dilma Rousseff foi resultado de um golpe de Estado de novo tipo e de que o governo Temer, por conseguinte, apresentaria um déficit crônico de legitimidade.
Baixe o programa completo, com nome de professores e bibliografia, aqui.