Menu

A diferença entre Ciro Gomes e Rodrigo Maia é a diferença entre esquerda e direita

(Jacobinos e Girondinos separados na assembleia francesa, em 1789, dão origem aos termos ‘esquerda’ e ‘direita’; as diferenças vêm de longe) Por Pedro Breier Ontem foram lançadas as pré-candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Rodrigo Maia (DEM) à presidência da República. Não é preciso mais do que poucas frases de cada um, durante os respectivos […]

61 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Jacobinos e Girondinos separados na assembleia francesa, em 1789, dão origem aos termos ‘esquerda’ e ‘direita’; as diferenças vêm de longe)

Por Pedro Breier

Ontem foram lançadas as pré-candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Rodrigo Maia (DEM) à presidência da República.

Não é preciso mais do que poucas frases de cada um, durante os respectivos lançamentos, para constatarmos a senhora diferença entre os projetos polítcos e, para além disso, entre a esquerda e a direita.

Ciro falou o seguinte:

O Brasil, em janeiro deste ano, pela primeira vez na sua história empurrou para a informalidade, para o biscate, para a humilhação de correr do rapa nas ruas da cidade por aí afora a maioria do povo trabalhador. Pela primeira vez a quantidade de gente na informalidade e no biscate, se virando para levar algum honestamente para casa, é maior já do que a quantidade de trabalhadores formais.

Falar na humilhação de correr do rapa demonstra a sinceridade da preocupação de Ciro com os trabalhadores brasileiros. Preocupação esta que fica evidente em qualquer explanação sua: Ciro tem um projeto de centro-esquerda para o país, cujo foco é atacar a desigualdade social e arrancar do financiso a dignidade que pertence, por direito, à classe trabalhadora .

Agora reparem no tamanho da cara de pau de Baby Maia:

O fim da pobreza e das desigualdades e a construção de um país mais justo para nossos filhos exigem uma prioridade absoluta: a educação. Educação com qualidade, educação integral, educação como objetivo principal.

O ministro da educação do governo Temer é do partido de Maia. O governo Temer reduziu o orçamento da educação em 32% de 2017 para 2018, além de aprovar a PEC da morte, que congela o orçamento pelos próximos 20 anos. Tudo isso com o apoio entusiasmado do DEM.

Rodrigo Maia dizer que priorizará a educação só pode ser deboche.

Ele ainda citou, inacreditavelmente, Brizola:

Brizola, com quem convivi durante muitos anos, com a divergência das ideias, mas com o respeito e admiração por um homem ético e que amava o seu povo.

Ora, o que importa na política são as ideias. São os projetos políticos.

Como o projeto da direita é indefensável, pois seu objetivo é manter a brutal desigualdade social no nosso país, resta ao caradura do Rodrigo Maia citar como referência um grande líder da… esquerda!

Se Brizola estivesse vivo certamente não deixaria passar em branco esta verdadeira ofensa.

Maia é um covarde metido a esperto: vai citar quem da direita como referência popular? Isso simplesmente no ecxiste. Melhor citar Brizola mesmo, “com a divergência das ideias”. Surreal.

A diferença gritante entre Ciro Gomes e Rodrigo Maia é a diferença entre esquerda e direita encarnada em dois pré-candidatos.

Enquanto o lado canhoto tem como ponto comum, em que pese todas as diferenças internas, a luta verdadeira por justiça social e por uma vida digna para os trabalhadores, o lado destro lembra desses detalhes de vez em quando, apenas para disfarçar, no discurso, seu macabro projeto para o país.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

bsamulski

16/03/2018 - 16h12

Obrigado!

Ubiratan Kruger Ruivo

12/03/2018 - 20h51

Ciro Gomes nunca foi, é ou será de esquerda, definitivamente, não convence.

Edite Lucas

10/03/2018 - 17h08

Miguel, acorda!!!

Ciro nunca foi de esquerda. É convicente. Por isso engana alguns q se dizem de esquerda.

Na campanha p presidente em 1994, ele defendia a venda da Petrobras. É só vcs procurarem na Internet os vídeos dos debates desse ano na campanha p presidente. E a marca pela ql ele ficou conhecido foi o troca troca de partido. Claro comportamento de qm ainda n tinha firmeza sobre o q defendia mas se arvorava a presidir uma nação.

O povo cearense n está com ele pq o conhece. Igual a Aecio q n tem a aprovação do povo mineiro justamente pq a massa sabe qm é esse senador. Lembre desta sabedoria popular: a gente só conhece alguém qdo moramos debaixo do mesmo teto. O teto de onde Ciro veio fica no Ceará. N produza textos sem pesquisar sobre os reais princípios q um candidato defende, pq corre o risco de enganar o eleitor. A menos q esteja trabalhando p a campanha dele.

    Daniel

    10/03/2018 - 18h30

    Amigo, eu moro no Ceará e nosso estado, diga-se governado com a ajuda política do grupo dele, apesar de passar por problemas de segurança pública (Brasil inteiro), é um dos que tem a situação financeira melhor do Brasil e das 100 melhores escolas públicas, 77 são nossas. Cito tem sim que melhorar, mas que temos sim que elogiar muitas coisas que ele é seu grupo faz temos sim. O que não significa que seja pra sempre, até por que, fez besteira cai fora.

      Edite Lucas

      10/03/2018 - 22h38

      Assista ao vídeo em q ele defende a venda da Petrobras e analise se é de esquerda como este blog diz.

      Fui vizinha (n sou amigo -leia como me chamo) do estado onde vc mora hj no tempo em q ele foi governo e não como é hj, como vc mesmo disse: participa do grupo. Participar n é coordenar. Trabalho com cearenses q foram profissionais da educação à época do governo dele e prestam hj um depoimento dizendo q hj não votaria nesse candidato.

        Edite Lucas

        10/03/2018 - 22h45

        Acrescento q os estados com equilíbrio financeiro (situação financeira boa acho q nenhum) divulgado pela mídia é o Maranhão (realmente um governo de esquerda) e Piauí, q era o estado mais carente em políticas públicas e, mesmo com a crise brasileira atual na construção civil, apresenta estabilidade nessa área. Pesquise e verá.

        Digo isso pq tenho um irmão q foi de Natal p o Piauí trabalhar na construção civil.

    Marcos Maciel

    11/03/2018 - 17h46

    Queria saber onde vc está lendo que o ceará não está com CIRO GOMES?

      Edite Lucas

      12/03/2018 - 02h02

      Diário da Causa operária do dia 21.12.17

        vitor

        12/03/2018 - 08h59

        Hahahahahahaha demais!

jania

10/03/2018 - 13h08

Desculpe a franqueza, mas sua ingenuidade com Ciro Gomes e inacreditavel. Quem realmente e de esquerda deleta um ser invejoso e mesquinho como Ciro Gomes, apadrinhado de Tasso Jereissat- PSDB. Esta com este discurso para dividir a esquerda e os petistas diante das injustiças praticadas contra Lula e da incerteza de sua candidatura.Vamos pensar em pessoas que nos favoreçam realmente.Prefiro Boulos, mais coerente.

luiz artur

10/03/2018 - 12h45

O problema é que a esquerda, chega ao poder….. e depois para governar se abraça com a direita.

Vicente Crisóstomo

10/03/2018 - 09h55

Senhore(a)s,
Diferença entre esquerda e direita existe sim e todos sabem disto. No entanto, nem sempre é fácil personificar isto. Dizer que o minúsculo r maia é direita está muito bem dito. Este pigmeu rm deve agradecer mesmo ao gigante Leonel Brizola por ter criado a figura ridícula e traidora do seu pai que traiu Brizola e seguiu uma carreira à direita que todos sabem em que se baseia, vide a “cidade das artes” de sua gestão na capital fluminense. Todo o Brasil assiste ao sombrio momento da história em que um pigmeu político como este ocupa um cargo de tamanha importância em nosso parlamento, e tem a coragem de sonhar em ser presidente da república. No desespero de conseguir credenciar-se, o pigmeu tem a cara de pau de citar Brizola. Este pigmeu não merece o tempo que estou gastando para escrever estas poucas linhas. O lugar dele é o lixo, assim como de todos os outros serviçais do Golpe de Estado de 2016 contra um governo legítimo. De fato, este pigmeu é de direita e a ela tem dedicado seus serviços. Por outro lado, existe esquerda e políticos de esquerda que caracterizam-se por defender os segmentos mais fragilizados da sociedade como também ter um caráter nacionalista. Temos em nossa história bons nomes que representam a defesa destas bandeiras até o momento atual. Os melhores nomes atuais estão na mira das patéticas operações judiciais de perseguição à esquerda que estão ridicularizando o judiciário brasileiro. Aí está o gigante LULA, provável Prêmio Nobel da Paz, e tantos outros do PT que foram e/ou estão sendo alvo destas patéticas operações policialescas. Os bons nomes de esquerda de outros partidos ainda não foram alvejados por não ameaçarem a manutenção do golpe como LULA e outros nomes do PT o fazem, e por isto são incluídos frequentemente em processos judiciais patéticos que nem as crianças de 3 anos de idade levam mais a sério. Minha sugestão ao Cafezinho seria somente eleger outro nome como representante da esquerda porque o nome de c. gomes tem dificuldade de empunhar esta bandeira. Sua história política iniciada na sombra do cel cesar cals do PDS/arena e depois continuada sob as asas do golpista t. jereissati no pmdb e psdb que o colocou na prefeitura de Fortaleza, no governo do Estado do Ceará e no ministério do golpista fhc. Depois deste ápice na carreira, esta figura c gomes, que é difícil ser vista como de esquerda, parece que viu os ventos soprando à esquerda e começou a sonhar com vôos mais altos e foi mudando seu discurso e continuou sua migração partidária (pps, psb…) a cada eleição mantendo sempre uma boa conexão com o golpista t. Jereissati e tentando vender-se como de esquerda. Com esforço e negociações nebulosas esta figura tem conseguido manter um feudinho no Ceará. No entanto, seu discurso de esquerda não encontra lastro em atitudes suas de seus agentes. O atual prefeito de Fortaleza mandou a polícia com cachorros para cima dos professores em greve quando era presidente da AL-CE. O irmão do c gomes resistiu, até judicialmente, contra o piso salarial de professores conquistado no governo PT. Estes são só dois exemplos que dificultam esta pintura de esquerda que o c gomes deseja para si. Infelizmente, tenho que sugerir ao O Cafezinho que busque outro nome para representar a esquerda neste artigo.
Atenciosamente
Vicente Crisóstomo

    Edite Lucas

    10/03/2018 - 17h19

    Esse assunto de prêmio Nobel da Paz é cortina de fumaça p o povo se deixar sonhar e esquecer a realidade atual q é a defesa de Lula.

    É tbm desvio de foco plantado pela mídia corporativa (q alguns inocentes necessários estão defendendo sem desconfiar q isso faz parte da estratégia golpista) p afastar o povo do debate e da ação, como invadir a globo (esta já se precaveu tendo o exército como escud, pois esse grupo n foi ao Rio ser porteiro de favella. Foi se preparar p defender a globo de uma possível invasão no dia em q tá prevista a entrega de Lula p ser preso a mando dessa mandanobrasil.

    Edite Lucas

    10/03/2018 - 18h34

    Apoiado.

      Edite Lucas

      10/03/2018 - 18h37

      Total apoio a sugestão de Vicente Crisöstemo.

    Luiz Carlos P. Oliveira

    12/03/2018 - 19h30

    Vou repetir o que venho dizendo nos blogs de esquerda : NÃO CONFIEM NO CIRO!

jorge acevedo

10/03/2018 - 09h19

Nos precisamos de educação de voto, para começar, o povo em certa proporção não sabe votar. Ele vota em candidato mais não lhe da a suficiente cobertura, isto evitaria ter que comprar politicos para aprovar o que se deseja. Isto tem que mudar. O resto vai assim se arrumando desde que a Justiça funcione e se torne muito menos burocratica.

assim falou Golbery

10/03/2018 - 07h56

chamar Ciro de esquerdista só fica razoável para o mesmo já chamou de Maluf o melhor esquerdista por ter elegido Hadadd prefeito de SP

Kattia Souza

10/03/2018 - 07h41

Não dá para continuar se enganando com essas figuras que só sabem atacar os que estão na verdadeira luta contra o golpe. Ciro nunca esteve na linha de luta contra o golpe. Ao contrário, disse que o judiciário deve ser respeitado no caso Lula.
Ciro diz que Lula divide o Brasil. Quem divide o Brasil é ele com essa máscara de esquerda que não se sustenta em sua cara quando ele ataca os que estão sendo perseguidos pelos entreguistas da “Leva a Jato”.
Quando disse que Lula é um merda. E depois disse que Tasso Jereissati (que presidiu a DEforma trabalhista) merece respeitabilidade.
Chega de figuras e blogs que querem encarnar o “salvador da pátria”, mas – na verdade – só querem dividir os que estão na luta. Já vimos isso com Joaquim Barbosa, com Moro. Estamos vendo com Ciro e com o pessoal do “duplo expresso”.

    Edite Lucas

    10/03/2018 - 23h13

    Concordo em td com vc, exceto qdo coloca o DE no mesmo balaio de Moro e Barbosa.

    Qm acompanha aquele blog.desde este aqui e tbm desde o GGN e qm vê hj q Ciro era o acalentado de alguns blogs progressista e não Lula, matou a charada dos reais motivos e do motivo principal pelo qual o DE foi alvo de informações (sem lógica) p desacreditar o trabalho investigativo q vinha fazendo contra a lava jato e q ajudaria a Lula, mas contrariavam um plano urdido contra um inocente ao ql o DE chamou de “B”.

    Hj, os blogs q se arvoraram contra o DE não escondem q seu candidato era e é Ciro Gomes, como este, q não deixarei de ler pq ainda acredito q presta um serviço q me instrumentaliza p a luta pela Democracia brasileira, ainda q n concorde com posturas q ferem a minha visão do q é honra.

      Edite Lucas

      10/03/2018 - 23h16

      *plano “B”…

      Kattia Souza

      11/03/2018 - 09h38

      Comecei acompanhando o DE, mas parei ao perceber a semelhança de estilo com Ciro.
      Há muita diferença entre críticas construtivas e ataques (acusações sem provas).
      Além da arrogância, como acontece na capa do vídeo “Golpe militar é o cacete” com a imagem do Brasil247. O DE poderia, simplesmente, fazer o seu vídeo com seu ponto de vista sem precisar atacar o 247.
      Nesses casos, a intenção é clara: provocar confusão/intrigas/divisões dentro da militância. Isso até o PIG faz.
      Contudo, respeito sua opinião. Fica na paz.

        Edite Lucas

        11/03/2018 - 17h35

        Não é pura opinião pq n se baseia nos vídeos, mas nos textos os quais prefiro. Vídeos envolvem as emoções de qm assiste. Textos n provocam tanto o emocional.

        E hj, em tds esses blogs se vê a opção e defesa da candidatura Ciro. Isso n é opinião. É conclusão partindo dos fatos escritos e mostrados nos textos. Se n for isso q leio desde sábado me diga o que é então. Eram esse quadro e informações, q o DE já sabia e revelou à blogosfera, q fez esse grupo se juntar contra WC e RM p desacredita-los e não porem a perder o plano que só agora os antigos blogs ( participantes da contenda) assumiram. Isto é: fechados com Ciro. N é opinião. Está nos textos dos próprios jornalistas.

          Kattia Souza

          12/03/2018 - 06h45

          Há uma frase que diz “uma imagem vale mais que mil palavras”.
          Imagina um vídeo!
          O vídeo mostra a expressão facial e corporal dos autores – os sentimentos deles.
          O vídeo “Golpe militar é o cacete” mostra na capa a imagem do Brasil247(para ridicularizar o texto do 247) e também os comentários contra Rui Costa Pimenta (menosprezando a luta dele pela anulação do impeachment).
          A luta não é por protagonismo.

          Edite Lucas

          12/03/2018 - 16h35

          Vc tem razão no tocante a não compor com veiculações agressivas. Tbm em relação a Rui Costa Pimente fico do lado dos argumentos dele.

          Qto à questão de vídeo X texto… os 2 são imagem. No texto há só fala (escrita); no vídeo há tbm audição/fala oral e tem mais recurso. Por isso, qm apresenta, consegue passar um pouco e/ou muito (depende do telespectador) de suas emoções e sentimentos e as transfere (de modo consciente) p os q assistem (mesmo q haja negação qto a esse aspecto). Do texto, os sentimentos são mais extraídos do receptor q do emissor.

          N sei se me fiz entender. Se não, paro por aqui. Mas continuo na luta no cenário da realidade concreta de onde moro pq produz mais resultado q neste espaço virtual.

          Edite Lucas

          12/03/2018 - 16h36

          *Pimenta…

Serjao

10/03/2018 - 02h41

Ciro e Bolsonaro na reta final…
Sou bolsomito, o ridículo.
Ciro, o duas caras, o boquirroto, não com meu voto.
Prefiro assistir de camarote o barco afundar de vez.
Sou Lula. E se não tiver Lula? Sou Lula assim mesmo.
Estamos mal acostumados, comemos enfim o filé lá da casa grande.
Lula, o mito do escravo fujão, que a sede daqui e a banca de lá dos donos do mundo querem morto e enterrado, defunto salgado e esquecido das páginas da história; é o cara!

Alan Cepile

09/03/2018 - 22h08

Ponto para O Cafezinho que não é um blog que só vibra com a esquerda se for com Lula, e com outros acusa de esquerda burguesa, acusa de apoiar o golpe, acusa de coronel ou de sei lá mais qual outra idiotice for.
Ciro Gomes tem cacife, tem história, tem pulso forte, é disparadamente o mais preparado (lembram da espionagem do William Waack ?) e o mais indicado para bater de frente com esse golpe maldito.

JORGE LUIZ AYRES GONZAGA

09/03/2018 - 21h54

O projeto de país da direita sempre foi explorar as classes populares. Quando não consegue por força politica sempre usa o golpe como arma e setores da justi$a qye e bem paga para se legitimar além de setores conservadores com oab, abi e outros.

Raul Capablanca

09/03/2018 - 21h35

já se pendurou neste galho, não é mesmo sr cfaezinho não expresso!
LULA 2018 até o fim!!

gusfonseca

09/03/2018 - 21h23

Estranha atribuição a Ciro Gomes: ser de “esquerda”, considerando que o próprio dito cujo despreza tal enquadramento… lembro-me bem de entrevista onde ridicularizou a idéia, citando Lênin: “esquerdismo, doença infantil do comunismo” – https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquerdismo,_Doen%C3%A7a_Infantil_do_Comunismo.
Acredito que o Lula também tenha soltado uma nessa linha, como “a partir de uma certa idade você deixa de ser de esquerda”…
Quanto mais o tempo passa e nos aproximamos desse “buraco negro” que serão (ou não) as eleições de 2018, sorvedouro de toda luz e tempo, não importa sobre elas quanta luz se jogue, mais “moderado” (ou seria “conservador”? Talvez “reacionário? Veremos em breve) torna-se o pretendente a presidente de nossa República. Ei-lo comedido em entrevista à Mônica Bergamo, da Folha:
https://www.youtube.com/watch?v=DwuO0A8PKE0
Primeiro, afasta o “medo” (comunista? esquerdopata?) quanto a qualquer possível regulação (oh! vulgar) dos grandes meios de comunição, apelando aquele pseudoargumento do controle remoto como melhor forma de controle (repetitivo, hein). Nisso não subestima a inteligência média do brasileiro que, de qualquer modo, está alheio a tais discussões. Mas outros lembrá-lo-ão que, por serem concessões, não precisamos contentar-nos com o controle remoto, pois são tão nossas quanto a TV da sala e, mais que isso, servem (ou deveriam servir) a fins de utilidade pública; do contrário, seria como que obrigatório – ao menos pela lógica – reclamá-las de volta para que dela outros melhor uso fizessem.
Por fim, procura desqualificar visões alternativas (de mídias alternativas? Hum…) recorrendo à retórica sofismática: são “teorias conspiratórias”, as quais devemos desconsiderar porque… “subestimam a inteligência média do brasileiro”! Ora, para tal inteligência há as “versões oficiais” – sempre amplamente disseminadas pelos grandes veículos de comunicação, que nem a subestimam, nem a superestimam, mas são feitas a sua justa medida! Tal qual o charlatão de memorável conto, oferece-nos vestimenta de tecido que, invisível para os tolos, só pode ser vista por olhos sábios. Para evitar o triste destino daquele rei devolvamo-lhe a oferta, solicitando que ele mesmo a vista. Ou teremos sábios por toda a parte, refutando argumentos sem contrapô-los a outros… mas alegando subestimar-nos pela inteligência que não temos!!!
Quanto ao Sr. Maia, em si, nada a comentar. Só que não vale como parâmetro de comparação!

Zoé

09/03/2018 - 20h32

Ciro é o candidato mais completo meu voto é dele.

baltazar pedrosa

09/03/2018 - 20h11

De todos os fascistas enrustidos,o senhor Ciro gomes é mais escancarado,ele não consegue se esconder por muito tempo,bastar estar diante de um microfone e uma câmara, que logo se revela, de onde ele vêm e aquém servirá, e se tomar um aperitivo, ou seja,uma ypióca, ele encarna, o mais truculento dos Coronéis, de querer bater no povo de chicote.E morre de inveja do LULA,não perde a oportunidade de querer alfineta-lo,vejo que ele sofre da mesma patologia de Cristovam Buarque,de não saber o seu tamanho, e que ambos, não possui envergadura para serem presidente do brasil.

claudio

09/03/2018 - 20h07

CIRO NÃO. FALOU FIDELIDADE AO MOVIMENTO CONTRA O GOLPE. REQUIÃO SIM. DESDE O INICIO ESTEVE NA TRIBUNA DENUNCIANDO E BRIGANDO. E PORQUE NÃO A DILMA TAMBÉM? AFINAL ELA NÃO ESTÁ INELEGÍVEL, E O POVO JÁ PERCEBEU A FARSA DO GOLPE E ELE QUER ALGUÉM HONESTO, E SABE QUE A DILMA É. MELHOR ESTAR COM ELA QUE COM O CIRO.
PORQUE O CIRO NÃO SE JUNTOU AOS APOIADORES DO LULA E DA DILMA? PREFERIU FICAR NA MOITA ESPERANDO OS VOTOS CAÍREM NO SEU COLO? NÃO É POSSÍVEL SR. CIRO GOMES, NÃO BASTA DIZER QUE NUNCA LEVOU UM CENTAVO, ERA PRECISO E PRECIOSO TER ASSUMIDO A LUTA DA QUAL O SR. FUGIU.

    Ultra Mario

    10/03/2018 - 04h43

    Por que o Ciro tem que limpar as cagadas que o PT faz?

    Ele avisou sobre o Eduardo Cunha e o Michel Temer, quem insistiu em se aliar com bandido foi o PT. Deu no que deu.

    Está na hora de vocês petistas pararem de culpar os outros pelos próprios erros!

vitorf

09/03/2018 - 19h56

Ricardo não viaja

    Ricardo

    09/03/2018 - 20h04

    Será?

fernando

09/03/2018 - 19h22

Ciro é de direita e queimou seu filme ao falar mau do Lula..não voto nele de jeito nenhum!!!…temos que desprezar esse sujeito!!

Ricardo

09/03/2018 - 17h52

Ciro é um milionário que é de esquerda “agora”. Seu Estado é um feudo da sua família há muito tempo. E mente dizendo que o corrupto Temer causou o desemprego. Quem causou foi a incompetente Dilma. colocada pelo irresponsável Lula.
Rodrigo Maia, carioca, sempre soube da corrupção do PMDB no Rio. E nunca fez nada! Um cara de pau pousando de honesto.
Nem um é de esquerda, nem o outro é e direita. Eles são o que for melhor pra eles!
E se fossem, de que valeria. Pois, Esquerda e Direita são duas doenças.

    Anderson Cunha

    09/03/2018 - 18h00

    Quanta bobagem por centímetro quadrado.

      Ricardo

      09/03/2018 - 18h35

      Ôpa. Muita mesmo. Aham

        João Ostral

        09/03/2018 - 18h49

        E o teu candidato? Como são suas ideias?

          Ricardo

          09/03/2018 - 19h01

          Não apareceu ainda nenhum que reúna honestidade, liderança e coragem. Que entenda que um Estado mínimo, sem privilégios e focando em educação de qualidade compõem a base de um futuro sustentável.
          Que entenda que o socialismo fracassou, mas que o neo-liberalismo jamais vai reduzir a desigualdade.
          Direita e Esquerda são ideologias jurássicas.
          Precisamos entrar na modernidade.
          Receio, contudo, que não teremos, nem de longe, alguém à altura da responsabilidade.
          Pena!

    Daniel

    10/03/2018 - 18h40

    Está completamente errado, o poder financeiro e midiatico encontram-se nas mãos da família do Tasso Jereissati e de sua esposa. Mas ainda existem outras forças políticas que disputam o poder. Aqui não é o Maranhão.

Maria Thereza

09/03/2018 - 17h50

a diferença no DISCURSO. Como a gente sabe, na prática, a teoria é outra. Ciro parece desconhecer o que é governar.

Gustavo

09/03/2018 - 17h19

Me parece certa conveniência flertar com Ciro Gomes já que o PT parece ver suas fichas se esgotando após sucessivas derrotas por unanimidade na justiça (sejam elas justas ou não).

Ciro Gomes é um verdadeiro camaleão quando se fala em fidelidade partidária. Seu tempo médio de permanência em partidos não é superior a cinco anos. Ele é realmente um cara escolado já que passou pelas principais bandeiras ao longo da vida política. Como pode alguém mudar tanto de opinião ou discordar tanto das filiações ?

Quero muito que ele tenha de fato um grande projeto e não esteja no PDT apenas de ocasião para disputar de forma favorável uma eventual eleição sem Lula.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

09/03/2018 - 17h05

O chileno Rodrigo Maia tem que lavar a boca para falar do Brizola, vejam só, ” com quem tinha divergências de idéias” Ele sabe lá o que são idéias?. O chileninho perdeu o rumo eo prumo.

Reginaldo Gomes

09/03/2018 - 15h43

Para o golpe híbrido sem pátria ciro e rodrigo maia não tem diferença nenhuma , são dois desprezíveis idiotas , instrumentos de manobra para produzir o furdunço total, a suruba geral das instituições, todo mundo brigando entre si.
Assim, o golpe pode roubar tranquilo sem ser incomodado ( petróleo , energia, águas, espaço aéreo, amazônia, etc)
Quem tem tempo pra cuidar do patrimônio?
Tá todo mundo brigando!!
O golpe odeia e despreza direita / esquerda, ama o furdunço, a dualidade. Percebe?

    Victor Vieira

    09/03/2018 - 16h10

    De duas uma: ou Rodrigo Gomes você é um completo imbecil ou é petista ou Tucano disfarçado que veio comentar aqui, e que articula frases de esquerda para disfarçar que é de direita como o Canalha do Maia fez…
    Ciro Gomes é um homem honesto, preparado e tem PROJETO NACIONALISTA para o Brasil, diferente do NEOLIBERALISMO DE LULA E FHC…
    A diferença fundamental entre CIRO e Rodrigo Maia não é um ser esquerda e o outro de direita…
    A diferença fundamental é que Ciro é NACIONALISTA, enquanto Maia é ENTREGUISTA…
    Maia é cachorrinho do imperialismo estadunidense, enquanto o Ciro é um homem que quer ver o Brasil soberano, independente e forte….
    Ciro quer um pais industrializado…
    Ciro é um único candidato que disse abertamente QUE VAI TOMAR O PETRÓLEO DE VOLTA, QUE VAI TOMAR DE VOLTA A ELETROBRAS E A EMBRAER…
    Se você não consegue ver isso, de duas uma: Ou você é um completo idiota, ou é um petista ou tucano disfaraçado por aqui…

      Roberto

      09/03/2018 - 17h45

      Duvido muito que Ciro reverta o entreguismo. É um oportunista.

      Reginaldo Gomes

      09/03/2018 - 18h19

      O sr Vitor vieira não entendeu patavina do que escrevi, por isso vou tentar melhorar o comentário:
      “Para o golpe híbrido sem pátria ciro , rodrigo maia, lula, fhc, etc, não tem diferença nenhuma , são todos desprezíveis idiotas , instrumentos de manobra para produzir o furdunço total, a suruba geral das instituições, todo mundo brigando entre si.
      Assim, o golpe pode roubar tranquilo sem ser incomodado ( petróleo , energia, águas, espaço aéreo, amazônia, etc)
      Quem tem tempo pra cuidar do patrimônio?
      Tá todo mundo brigando!!
      O golpe odeia e despreza direita / esquerda, nacionalismo, entreguismo, neoliberalismo, tucanismo, petismo, etc.
      O golpe híbrido sem pátria ama o furdunço, a dualidade. Percebe?

      Edite Lucas

      10/03/2018 - 23h28

      Como então conseguirá essa volta se ele vota pela venda da Petrobrás desde 1994? Assista aos vídeos dos debates da campanha eleitoral desse ano.

Risomar

09/03/2018 - 15h42

OK. O Cafezinho sendo Cafezinho: mostrando incongruências. Agora, o que eu gostaria de saber e o que a bancada do PT está fazendo, politicamente, para evitar a prisão de Lula. E o Tacla? Vai alegar que ele é ffake News de quinta coluna? O PT já desistiiu de Lula, como fizeram com Dirceu, Genoíno, Dilma, etc? O PT entrou de cabeça no plano B? Sempre votei na esquerda, acho que é meu direito cobrar, não é? Ah! O PT é sim, um partido revolucionatio. Melhorou a vida de milhões de pessoas com diversos programas. Ser revolucionário não significa necessariamente luta armada. Entretanto, falta luta política na banca do partido.

    Ana Luiza

    09/03/2018 - 15h49

    Não sei onde abandoram o Tacla Duran. Só não dá para atirar sem munição e no hora errada ou com documentos que não existem.

      Risomar

      10/03/2018 - 19h43

      Desculpe, mas ainda este discurso? Já que o documento do DE não existe, um efeito similar não poderia ser obtido com os documentos relativos a Tacla, ditos “validios”, de nossas lideranças da esquerda igualmente de verdade? Quando vai chegar a hora?

    Benoit

    09/03/2018 - 16h11

    Risomar, quantos dos seus conhecidos foram para as ruas protestar contra a Dilma e ficaram contentíssimos quando o impeachment derrubou o governo dela?

      Risomar

      10/03/2018 - 19h31

      Viajou, cara? De onde você tirou essa correlação ridícula? Tente usar a cabeça de vez em conta. Isso é política, e não religião. Eu tenho direito de reclamar, sim.

    Thiago Carcav

    09/03/2018 - 16h44

    Risomar, não vamos desistir do Lula, vamos até o golpe do judiciário, mais uma vez, atingir a democracia.

      Risomar

      10/03/2018 - 19h32

      Cara, eu sinceramente espero. Mas, nossas lideranças não demostram isso.

    Roberto

    09/03/2018 - 17h57

    A cobrança que você faz ao PT é justa. Muitos eleitores do PT também prefeririam um PT mais combativo e menos “republicano”, mas desse mato não sai coelho. O PT foi revolucionário na ascensão social que promoveu para tantos milhões de brasileiros, mas não foi um governo revolucionário. Não enfrentou o capital ( e nunca se propôs a isso). Nem ao menos enfrentou o monopólio da mídia (seu maior erro). Mas eu não desisto do Lula. Temo pelo pior (acho que será assassinado), mas não lhe nego meu apoio. Acho que a melhor resposta a essa injustiça contra o Lula é votarmos em quem ele indicar. Votar nele por tabela. Se houver eleição.

      Risomar

      10/03/2018 - 19h37

      Concordo. O PT acertou mais que errou. Entretanto, os erros que você cita foram os mais gritantes e levaram ao golpe.. Entretanto, o que não perdooo foi a falta de habilidade política de nossas lideranças, que não impediram O impedimento de Dilma e suas nefastas consequências.


Leia mais

Recentes

Recentes