O site do STJ divulgou hoje as informações para se assistir ao julgamento do Habeas Corpus pedido pela defesa do ex-presidente Lula.
Será mais um circo.
O enésimo espetáculo judicial desde que estes tiveram início durante o julgamento da Ação Penal 470 (que os próprios tribunais, sem compostura, chamam de mensalão, usando a semântica dos caluniadores).
Você pode assistir pelo youtube do STF, ao vivo, a partir das 13 horas. O colegiado é composto pelos ministros Reynaldo Soares da Fonseca (presidente), Felix Fischer, Jorge Mussi, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.
Também haverá cobertura em tempo real pelo twitter do STJ.
O resultado já está anunciado: a menos que algo extraordinário aconteça (e torço para isso!), vão condenar Lula mais uma vez.
O jogo foi combinado, inclusive, com a presidente do STF, Carmen Lucia, que segurou, estrategicamente, a votação no plenário que vai decidir sobre a prisão em segunda instância. Como vários ministros mudaram de ideia, e o STF pode reverter a decisão anterior, ilegal, que autorizava a prisão depois da condenação em segunda instância, Carmen Lúcia, por determinação das forças do golpe, segurou a votação, ao passo que o STJ acelerou a sua própria decisão acerca do Habeas Corpus de Lula.
Afinal, é preciso fazer tudo “dentro da lei”. Mesmo que a decisão se dê contra a lei.
Segundo os advogados de Lula, a decisão do STJ não significa que Lula pode ser preso imediatamente. A defesa ainda tem recursos importantes. Se houver a decisão de prender Lula, será prisão cautelar, conforme defendida, naturalmente, pela Globo, inclusive em coluna de hoje de Merval Pereira, que faz o serviço sujo de sempre de pressionar e chantagear os ministros a cumprirem o script do golpe.
Diante da votação no STJ, todas as forças do golpe deram um passo a frente e se posicionaram. A Procuradoria Geral da União, a mesma que vem pedindo o arquivamento de investigações contra nomes importantes do PSDB, como fez com Serra, apressou-se em pedir a prisão de Lula após o “fim dos recursos em 2ª instância”.
A ditadura midiática-judicial vai se despindo rapidamente de seus trajes democráticos. Tudo dentro da lei. É inconstitucional, mas dentro da lei, um paradoxo que é resolvido pelo poder discricionário dos juízes, que se tornou maior que a vontade soberana expressa na Carta.
A lei é o que a toga diz que é.
Reproduzo abaixo uma nota publicada, há pouco, no blog GGN, que resume o texto do PGR e a resposta da defesa de Lula.
O parecer da PGR, protocolado na segunda-feira 5, analisa os embargos de declaração pedidos pela defesa no caso do triplex.
O TRF4 elevou a pena de Lula, que Sergio Moro definira em 9 anos (uma referência aos 9 dedos de Lula), para 12 anos e um mês (como que se referindo ao número 13, do partido do presidente, além de ser a conta certa para evitar prescrição).
Com a decisão, Lula pode se tornar inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa, embora haja uma brecha na própria lei que permite recursos em caso de condenação injusta.
A procuradoria criticou a defesa por ter pedido a correção de ‘omissões, contradições e obscuridades’, e afirmou a correção do resultado do julgamento.
Abaixo, a nota de Cristiano Zanin Martins, da defesa de Lula:
“A manifestação do Ministério Público Federal perante o Tribunal Regional Federal da 4ª. Região a respeito dos embargos de declaração da defesa do ex-presidente Lula não conseguiu rebater as inúmeras omissões e contradições demonstradas no recurso, que devem ser corrigidas, com a consequente absolvição de Lula ou a declaração da nulidade de todo o processo. O MPF tenta ainda corrigir extemporaneamente o fato de o TRF4 haver determinado de ofício – sem pedido dos procuradores – a antecipação do cumprimento da pena, o que é ilegal. Quando o juiz Sérgio Moro permitiu que o ex-presidente pudesse recorrer em liberdade não houve recurso do MPF”.
CRISTIANO ZANIN MARTINS
Advogado de defesa do ex-presidente Lula
jose carlos lima
07/03/2018 - 07h55
A vingança da juristrocracia pró-golpe
Ao contrário do que ocorre noutros paises, os juizes nunca aceitaram a criação do CNJ por Lula, sendo que o controle externo do judiciário já havia sido tentado por ocasião da Constituição de 88, quando o Judicíário, face a sua aliança com a ditadura militar, estava com a moral lá embaixo.
Lula é eleito e propôs o controle externo do Judiiciário mediante reforma constitucional e, claro, a reação da midia e da juristocracia foi estrondosa mas não suficiente para evitar a criação do CNJ, embora tenha desvirtuado a proposta de controle externo para auto-controle, de forma que esta coincidência entre a condenação de Lula e a procastinação da punição de Moro pelo CNJ foi uma forma que eles juristrocracia encontraram para dizer que não aceitam nem mesmo o auto-controle…
Na verdade foi um nado sincronizado do judiciário para mostrar que os juizes não aceitam o CNJ como órgão de controle: eles mesmos mandam no pedaço. Com uma simples pesquisa dá prá descobrir o quanto os juizes recusavam qualquer tipo de controle dos seus atos, não aceitando nem mesmo, o que é o caso do CNJ.
Uma lástima que o nosso judiciário tenha chegado a este estado putrefato. O povo que lhes paga os soldos, o do general Mouro por exemplo, não deixará que isso passe barato. Bando de salafrários.
https://jornalggn.com.br/noticia/enquanto-stj-nega-hc-a-lula-cnj-livra-moro-de-julgamento-pela-3%C2%AA-vez
Jane
06/03/2018 - 18h45
Ao menos agora fica claro por que tanta impunidade no Brasil. O judiciário serve para fazer circo e condenar os inocentes quadros da esquerda. Enquanto isso seus “amiguinhos” da direita estão todos soltos! (e roubando…)
Gustavo
06/03/2018 - 16h29
O MPF é golpista pq acusou Lula sem provas
Moro é golpista pq condenou Lula sem provas.
O TRF-4 é golpista pq condenou por unanimidade Lula não só acatando a sentença como aumentando-o
STJ é golpista pq não concedeu o Habeas Corpus
STF é golpista pq a presidente resolveu segurar o julgamento (já decidido duas vezes) da prisão em segunda instância
TSE é golpista pq alguns dos seus juízes se manifestaram antecipadamente dizendo que pelos critérios da ficha limpa (notoriamente conhecidos) Lula estaria hoje inelegível pq foi condenado por unanimidade em segunda instância
Certas ou erradas as afirmações acima está ficando difícil sustentar que todos esses magistrados se uniram para condenar Lula
Torço para que tudo seja julgado e devidamente esclarecido a luz da constituição e da sua correta interpretação
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 18h19
Fica mais simples, se você resumir assim: o partido da justiça aderiu ao golpe. Simples. É duro, mas é verdade.
Angel
06/03/2018 - 15h08
Assisti por um minuto, vi uma sala onde tudo é velharia, dava para sentir o cheiro de MOFO, estilo justiça burguesa, da época da monarquia.
José Soares
06/03/2018 - 14h52
Tô vendo no youtube um monte de brancos togados falando frases empoladas. Acho que a cada hora que eles falarem, Lula deve subir 1 ponto nas próximas pesquisas eleitorais.
José Soares
06/03/2018 - 16h07
Puxa, já tá 4×0 e acabando. Não vai dar para ver ao vivo no Jornal Nacional. Uma pena. Será que eles perceberam que tão dando tiro no pé?
Mirtes
06/03/2018 - 12h25
Não é circo, é cerco, Miguel.
marco,
06/03/2018 - 12h22
Recomendo para todos aqueles,que não são NÉSCIOS,não assistirem a este TRISTE E CANALHA PROCESSO,onde o resultado,todos já o sabemos.
Elena Osawa
06/03/2018 - 12h07
Mais um espetáculo judicial para negar mais uma vez um HC para Lula. Olha, é de virar o estômago os comentários da “manezada” no portal IG pedindo prisão para Lula. Essa manada é tão ridícula que não querem nem saber se há provas contra Lula. Eita “manezada” manipulada até os ossos…..