Um documento divulgado recentemente foi brandido como uma espécie de espada de Thor para derrotar a Lava Jato. Trata-se de um pedido de cooperação judicial, datado do dia 14 de setembro de 2017, com assinatura de um funcionário do ministério da Justiça, pedindo ao governo espanhol que agendasse um encontro entre procuradores brasileiros e o advogado Rodrigo Tacla Duran.
A maneira um tanto sensacionalista como esse documento foi publicado gerou uma histeria coletiva, e que acabou criando um mal estar enorme, ao se transformar, num processo meio irracional que ninguém entendeu direito, em acusações contra determinados deputados, que não teriam lhe dado o devido valor.
O Cafezinho afirma que o documento em questão não tem a relevância que se lhe atribuíram. Ele não prova que Sergio Moro “mentiu”.
A origem da confusão nessa história é a versão de que Sergio Moro teria negado um pedido da defesa de Lula, para ouvir Rodrigo Tacla Duran, alegando que não sabia o endereço do advogado.
Não é bem assim.
Moro jamais alegou desconhecer o endereço de Tacla Duran.
Tanto é que, em despacho assinado no dia 18 de setembro de 2017, ou seja, apenas quatro dias após a saída do pedido de cooperação internacional mencionado no início do post, Sergio Moro assina um outro despacho, pedindo a citação de Rodrigo Tacla Duran. Neste despacho, Moro dá o endereço de Tacla Duran: incompleto, mas dá, agregando que mais informações sobre o endereço poderão ser encontradas nos pedidos de extradição.
Então, se houvesse um documento realmente “bombástico”, provando que Sergio Moro conhecia o endereço de Rodrigo Tacla Duran, seria este.
Agora voltemos a falar do pedido de cooperação internacional, tratado com tanto barulho, e que foi motivo de tanta confusão na internet. Este documento não é uma carta rogatória, e sim um “pedido de auxílio direto”, conforme definido no Novo Código do Processo Civil.
O pedido de auxílio direto é bem diferente da carta rogatória, na medida em que se trata de uma medida muito menos invasiva. Neste caso, o Estado requerente (ou seja, o Brasil) faz um pedido ao Estado requerido (Espanha), para levar adiante uma demanda qualquer, judicial ou não.
E foi assim que Isalino Antonio Giacomet Junior, coordenador geral do departamento de recuperação de ativos e cooperação jurídica internacional, vinculado ao Ministério da Justiça, pediu ao governo espanhol, que lhe ajudasse a convidar Rodrigo Tacla Duran, cidadão espanhol, para comparecer a uma audiência na data que o governo espanhol achasse mais conveniente. Não sei se o pedido foi acompanhado do endereço de Tacla Duran, mas o procedimento foi todo organizado pelo ministério da justiça da Espanha, que deve ter seus próprios bancos de dados, mais atualizados, sobre seus cidadãos.
Neste caso, não houve problema para encontrar Tacla Duran, que recebeu o pedido do governo espanhol para participar dessa audiência, que veio a se realizar, segundo ele, no dia 4 de dezembro de 2017. Mas os procuradores brasileiros não compareceram, e a gente hoje sabe a razão: provavelmente porque as negociações entre MPF e Tacla Duran não tinham evoluído da maneira que os procuradores queriam. Tacla não tinha aceito o tal acordo “por fora”, e ainda se dispusera a participar de uma CPI da JBS onde revelou tudo.
Se há alguma coisa picante aqui, portanto, é esse recuo suspeito dos procuradores brasileiros. Aliás, a própria ida, sigilosa, dos procuradores a Madrid é um tanto suspeita, sobretudo à luz de tudo que Tacla Duran revelou na CPI da JBS, para a qual foi convidado pelos deputados federais Wadih Damous e Paulo Pimenta.
Aquele documento, divulgado pelo mandato de Wadih Damous, referindo-se a uma citação negada por “endereço incompleto”, que tinha sido expedida no dia 18 de setembro de 2017, é a resposta à citação emitida por Sergio Moro, mencionada anteriormente. Apesar de Moro ter determinado que os responsáveis pelo envio do documento conferissem os endereços nos arquivos de extradição, eles não o fizeram, ou não encontraram nada mais que o endereço incompleto já fornecido pelo juiz em seu despacho: Calle Rio Umia, 22, Pontevedra, Espanha.
Me parece que o mais provável é que os burocratas responsáveis pelo envio do documento acharam que o endereço já estava completo. Os burocratas da Espanha, por sua vez, mau humorados, não se dignaram a se esforçar muito para ajudar seus companheiros do Brasil e tascaram um carimbo de “não-encontrado”, “endereço incompleto” no documento e o expediram de volta ao governo brasileiro. Esse documento, de qualquer forma, não se refere ao caso Lula.
As recusas de Sergio Moro à defesa de Lula, que tentou várias vezes convidar Rodrigo Tacla Duran como testemunha, sempre se basearam, fundamentalmente, em outras razões que não a falta de endereço. Confira essa última resposta de Moro, respondida no dia 23 de fevereiro de 2018, na qual Moro nega o pedido da defesa de Lula com seus argumentos autoritários de sempre: porque não acha adequado e ponto final.
O tal documento divulgado pelo site Duplo Expresso, portanto, não tinha nada de sensacional ou bombástico. Sobretudo, ele não provava que “Moro conhecia” o endereço. Se há algum documento que prova que Sergio Moro conhecia o enderenço, é aquele do dia 18 de setembro, em que ele transcreve o endereço no despacho e ainda sugere que se faça uma conferência nos arquivos de extradição.
Documentos bombásticos de Tacla Duran não faltam, por mérito dos deputados Wadih Damous e Paulo Pimenta. Eu faço questão de frisar isto, não por ser assessor ou receber auxílio de qualquer um deles, como alguns maliciosos insinuaram (e se eu fosse assessor, estaria muito honrado em sê-lo), mas porque o ataque que sofreram me envolveu também. Além disso, odeio injustiça. Os dois tiveram um trabalho monstruoso para convencer Tacla Duran a falar e a entregar uma série de documentos importantes ao Brasil, que desmoralizam a podridão da Lava Jato, e alguns irresponsáveis, de posse de um documento absolutamente irrelevante, desesperados por fama e sucesso, tentam enlamear suas imagens com acusações completamente estapafúrdias.
Confesso ainda que estou extremamente decepcionado com muita gente que acreditou nas calúnias proferidas por eles, ou não as repudiou com a veemência devida. O nível de credulidade da militância de esquerda revelou-se um ponto fraco da nossa resistência. Precisamos endurecer o couro, confiar mais em nossas lideranças e ser mais reticentes com aventureiros.
Acaba-se aqui, portanto, o golpe da bomba bombástica, que produziu um mal estar desnecessário na blogosfera, rachando a militância num momento extremamente delicado da vida brasileira.
Fica a lição amarga: a verdade chega por último!
Abaixo, mais de 300 páginas de documentos realmente bombásticos do caso Tacla Duran!
j.marcelo
06/03/2018 - 18h32
Leitora Gabrielle Corrêa a sua afirmação q” vcs jornalistas se expressando do alto da arrogância e vaidade” se aplica ao Duplo e não ao Miguel,sua afirmação CONFUNDE e DISTORCE os fatos e pelo estilo parte de uma profissional com viés muito tendencioso em favor da quem causou todo este imbróglio q foi o Romulus(desrespeitando e se achando)Maya do Duplo com a concordância do Calazans,traidor do ex-amigo Miguel!
Gabrielle Corrêa
06/03/2018 - 17h27
Triste ver essa disputa pela verdade. Triste ver esse festival de carteirada. Triste ver jornalistas como vcs se expressando do alto da arrogância e da vaidade. Uma disputa pelo campo e pela autoridade do discurso. Todos vcs (assim é minha leitura) moveram uma energia enorme nesses últimos dias para tratar de coisas que não interessam a nós os seus leitores. Essa futrica toda só reitera o quanto nossa esquerda é de fato vacilante, arrogante e desunida. Voltemos ao que importa, que é a resistência ao golpe. E a propósito, esse preconceito que vejo, em ambos os lados, contra os loucos, gostaria de lembrar aos senhores que foram muitos os gênios que tb receberam carimbo de loucos. Artaud, Nietzsche, Van Gogh, Edgar Allan Poe, Epicuro, e tantos mais. Acho incrível ver a cristalização do preconceito vinda de homens como vcs. Tá tudo muito feio, pequeno e medíocre. Saibam disso.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 17h46
Gabrielle, não tenho preconceito nenhum contra os loucos. E não estou mais do que fazendo meu trabalho. Afinal a informação de que o tal documento destruiria Sergio Moro ganhou força, e serviu de motivo para caluniar lideranças e blogs da resistência. Não fui eu que começou isso. Estou tentando apagar um incêndio perigoso.
Gabrielle Corrêa
07/03/2018 - 10h04
Colocando mais gasolina no incêndio?
El Bartho
06/03/2018 - 14h59
Quem está falando a verdade, vc ou o pimenta? (nassif parece ser carta fora do baralho)
“As recusas de Sergio Moro à defesa de Lula, que tentou várias vezes convidar Rodrigo Tacla Duran como testemunha, sempre se basearam, fundamentalmente, em outras razões que não a falta de endereço.”
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-defesa-de-lula-tacla-duran-desmente-moro-lava-jato-tem-meu-endereco-na-espanha-e-incompreensivel-esse-temor-diz-pimenta-veja-video.html
Victor Suarez
06/03/2018 - 14h17
Parece que nossos blogs de esquerda estão acusando o golpe.
Qual o interesse em atacar de forma concertada o Duplo Expresso?
O que ganhou Nassif por aquele post sobre a vida do Romulus?
O que Pimente e Damous têm a esconder?
É por isso que a direita chama vcs de militontos?
A Esquerda (conheço vários do PT ao PcdoB) gosta de um barraco.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 14h30
Como assim, o que Pimenta e Damous tem a esconder? Eles foram acusados, pelo blog Duplo Expresso, de estarem a serviço de Eduardo Cunha.
Fonte: https://duploexpresso.com/?p=89538
Ninguém está “atacando” ninguém de forma “concertada”. Eu estou apenas denunciando uma calúnia estrategica, que visa enfraquecer a luta contra o golpe.
Federico Dominguez
06/03/2018 - 15h58
O que se apreende de todos os posts do Miguel do Rosário é que toda essa história revelada pelo Duplo Expresso é verdadeira. Quando ele, Miguel, assumiu que foi o intermediário dos deputados Paulo Pimenta e do Wadih Damous junto ao Duplo Expresso, quando revelou que as mensagens divulgadas pelo Romulus, sem que ele tivesse revelado que foi o Miguel o interlocutor, confirmam toda a história. O Miguel não contesta a veracidade dos fatos e parte para o ataque, desqualificando o DE e atacando a reputação dos seus principais membros. O atitude dos deputados é no minimo estranha ao tentar de forma virulenta invalidar o documento como prova contra o Moro e a Lava-Jato. Por que o empenho em desqualificar de forma tão torpe os dois blogueiros? O que está por trás desses ataques? O Miguel para defender os seus amigos deputados recorre as decisões do juiz Moro, que todos nós sabemos mentiu, fraudou, ameaçou, impediu provas. Recorre ao algoz de Lula para limpar a barra de seus amigos e com isso valida todos os atos processuais do Moro. Isso não é uma contradição? Penso que neste momento o que é mais relevante é a verdade e o uso dessa verdade para criar condições para que o Lula possa ficar em liberdade e concorrer a presidência da república e não reproduzir as manobras espúrias contra Lula pela Lava-Jato e seus aliados contra ao DE. Como disse o Wellington Calasans em sua resposta ao Miguel do Rosário: “o melhor inimigo é o que se revela”. Isto e uma grande verdade, pois o pior inimigo é aquele que pensamos ser nosso aliado. Se o Wellington e o Romulus tivessem cedidos as ameaças e pressões sofridas e se calassem, amanhã seriam acusados de covardes e omissos por não terem revelados todas essas manobras contra a defesa do Lula. O DE está de parabéns pela coragem que teve.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 17h48
A história é completamente mentirosa. O documento não prova que Sergio Moro. Confira meu outro post. Até quando as pessoas ficarão iludidas? https://www.ocafezinho.com/2018/03/06/aragao-e-pimenta-alertam-internautas-contra-golpe-do-documento-salvador/
Teresa Moulin
07/03/2018 - 10h43
Federico, mandou bem. Concordo plenamente.
j.marcelo
06/03/2018 - 14h12
Miguel espero q o Duplo consiga fazer dez por cento do q vc já fez na resistência ao golpe,O POVO ESQUEÇE RÁPIDO,obrigado Miguel,quem é mesmo o Duplo Expresso?
Obs:Fui obrigado a dar carteirada pelo Miguel pois o pessoal do Duplo vive dizendo”Eu tenho mestrado,eu isso,eu aquilo,mas esses caras diante do Miguel e do Nassif SÃO UM NADA !!
SILVIA RIBEIRO
06/03/2018 - 12h46
Gente!!! qual o nosso objetivo?
Tá faltando foco…
Divergências sempre existirão… Todos exageraram… Vaidades!!! não estamos livres…
Mas o que o que importa é a defesa do LULA!
Creio que nós que acompanhamos os blogs, não temos que nos desunir porque um acha que o DE tá certo e os outros errados e vice versa…
O que importa é a luta. Enquanto estamos aqui perdendo tempo com discussões o destino do Brasil tá sendo decidido…
Nosso Presidente precisa que estejamos unidos…
Otto Schelemberg
06/03/2018 - 12h13
A dor da decepção é duplicada quando provocada por alguém em quem se depositava toda confiança da informação prestada e que se julgava retratar a verdade dos fatos.
Não há como tapar a luz do sol com uma peneira.
Lamentável!
Enquanto isso, atônitos e impotentes, assistimos, mais uma vez, prevalecer o arbítrio da condenação de um inocente.
OBSERVANDO
06/03/2018 - 12h01
O Cafezinho se desmoraliza, assim como o Nassif!!!!
Lamentável!!!!
PERGUNTA: O CAFEZINHO verificou se os ilustres deputados de fato fizeram gestões para afastar as fontes do DE?
PERGUNTA: O CAFEZINHO verificou o encaixe cronológico da live do deputado Paulo Pimenta?
FATOS:
1 – sim, foi inocência do DE em acreditar que a prova de um crime iria barrar a Lava Jato; ORA, SE ASSIM FOSSE AS CENTENAS DE CRIMES DE VIOLAÇÃO DE SIGILO teriam feito o trabalho;
2 – sim, os ilustres deputados (amigos do Cafezinho, daí a cegueira?) e TODA A BANCADA do PT estão fingindo estar num TRIBUNAL!!!!
A verdade é que estão na Arena Política e ESTÃO ABSOLUTAMENTE OMISSOS EM USAR AS INFORMAÇÕES QUE TACLA DURAN FORNECEU!!!
UMA ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO A INTEGRANTES DA LAVA JATO!!!!
A SUSPEIÇÃO DE CORRUPÇÃO DA LAVA JATO DEVERIA SER BRADADA AOS QUATRO VENTOS!!!
PERGUNTA: A Lava Jato, em conjunto com a mídia se preocupa com a verdade nas diversas acusações que faz contra Lula?
É evidente que NÃO, e o único cuidado, no caso dos que não têm imunidade, é falar em termos de SUSPEIÇÃO DE MEMBROS DA LAVA JATO.
MUITO MAIS AGORA QUE MAIS UM CRIME (DE UMA LISTA DE CENTENAS, MAS DESSA VEZ DENUNCIADA POR TACLA) FOI PROVADO A CONTRA GOSTO PELA PERÍCIA DA PF: ADULTERAÇÃO DO DROUSYS, quando em poder do MPF.
Lembrem-se: vivemos tempos de narrativas.
O que está por trás disso tudo? O Nassif distorcendo a realidade em seu artigo e o CAFEZINHO desviando o foco aqui, depois de estabelecer uma comparação absurda, para não dizer ridícula, do DE com o Cabo Alselmo.
Estão protegendo quem? Cunha? Os deputados amigos? Se esqueceram do precedente Marta Suplicy?
DEVERIAM PROTEGER LULA!!
TRISTE TUDO ISSO.
ESTÃO ABANDONANDO A LIDERANÇA HISTÓRICA PARA SE PERDEREM EM QUIZILAS!!!
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 12h15
“Estão protegendo quem? Cunha?”
O tipo de pergunta e ilação bizarra já responde tudo.
OBSERVANDO
06/03/2018 - 12h28
Estou usando o mesmo exagero retórico recém inaugurado pelo O Cafezinho!!!
E foi intencional.
E quanto ao resto Miguel?
hilario muylaert
07/03/2018 - 17h58
Posicionamentos “sinistros” —- para fizer o mínimo —- do Nassif e do Rosário.
Defensoria “de grátis” para Moro e sua gangue.
Bate e assopra…..
Jogo duplo por parte de alguns parlamentares do PT ?? A “guerra híbrida” patrocinada pela inteligência estadunidense, tem produzido muitos infiltrados na institucionalidade dos chamados países hostis…..
Claudio da Silva
06/03/2018 - 11h44
Miguel! O Romulus e o Wellington exageraram um pouco, mas que começou as ofensas foram os deputados. Nos documentos de mensagens revelados para se defender, o Rômulo não mostrou o teu nome.Portanto se tu ficas acusando que eles mentem, você também não fala só verdades no teu post. Ainda não acredito que os deputados nem você são quinta coluna, muito menos eles. Parem com esta fofoca e concentrem fogo nos golpistas!!!!!
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 12h28
Claudio,
as acusações aos deputados são caluniosas. Como assim eu não só falo verdades no meu post? Eu não caluniei ninguém. Nem os deputados. Romulus, sim. Olha o que ele disse sobre os deputados:
Ele mente compulsivamente. Como alguém pode tergiversar em relação a algo assim?
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 12h46
Ofensas?
Fonte: https://duploexpresso.com/?p=89538
Isso é “exagerar um pouco”?
Eu não teria de fazer uma calúnia dessas nem ao Maluf, nem a Sergio Moro!
José Marcelo Serra Cordeiro
06/03/2018 - 10h22
Achei exagerado o tratamento dispensado aos deputados petistas e aos blogs progressistas por parte do DE, assim como,mais ainda, a reação principalmente de Miguel do Rosário e Luis Nassif e dos Deputados Pimenta e Damous. Acredito que o golpe começou com o Mensalão e as esquerdas, de certa maneira, assistiram de braços cruzados lideranças históricas e de certa maneira, heróis da Pátria, serem condenados sem provas e tão arbitrariamente. Política não feita só de palavras, é muito mais que isso e o tempo vai mostrar quem está certo, aliás já está mostrando.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 10h57
Calúnia agora virou exagero?
Victor Suarez
06/03/2018 - 14h29
Quem acompanha o Romulus sabe do seu estilo empolgadão e falador, e se ele cometeu um erro de fazer uma afirmação forte demais ou de desconfiar na inércia dos deputados (que é muito estranha e de ações repetitivas e nada eficazes, mais parece que estão em campanha do que em luta) uma conversa resolveria.
Acusar o Romulus de conspiração, calúnia, ameaçar processar, usando a mesma estratégia da mídia convencional só mostrou que esses blogs irmanados de esquerda são muito mais perigosos do que pareciam.
Nassif foi longe demais, assim como DCM , Cafezinho e outros. Tudo isso só serviu para ligar o desconfiômetro sobre a independência de vcs.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 14h32
Não, Victor. Não é coisa de “estilo empolgadão”. É calúnia sistemática e repetida, além de mentiras compulsivas, feitas justamente para provocar e enfraquecer. Isso, além da infiltração, é muito estranho mesmo.
Reginaldo Gomes
06/03/2018 - 08h54
Parece novela da globo
Valquiria Farias
06/03/2018 - 08h07
Caro Miguel do Rosário,
Desde 2010 acompanho trabalho dos blogues progressistas. Sempre que posso, leio criticamente suas postagens no Facebook e aqui. Acredito na seriedade do seu trabalho e na do Luis Nassif, que é dos grandes jornalistas de economia do país.
Continuem lutando por um Brasil melhor, pois é este o trabalho de vocês. Acredito nisto, torço por isto. Vocês são FERAS.
Gratidão e abraços, Valquiria
Marcos
06/03/2018 - 07h33
Intrigas e cizânia no campo popular não são novidades. Somos humanos, ridículos e limitados, por sermos de esquerda não quer dizer que somos uma categoria à parte….É evidente neste episódio que tem gente que pega o bonde andando e quer logo sentar na janela.
Não tem problema, a viagem será longa e penosa, os afoitos pelas paisagens saltarão logo ali adiante….
Sobrarão os de fibra e verdadeiros lutadores.
Sigamos em frente !
Gui Mallon
06/03/2018 - 00h25
Lamentável gente!
é simples , vamos usar de um mínimo de lógica:
1) Se este documento é tão categoricamente a bala de prata que colocaria o juiz Sérgio Moro na cadeia, “Hoje”, segundo diz o Romulus na sua réplica lá no Duplo Expresso, então por que Moro ainda está solto?
2) Política é história (histórico). Onde estava o Romulus antes de 2015? Qual era o seu ativismo político mesmo? Dois meses de proeminência e já se acha a última bolacha do pacote? Não, muito articulado para ser desequilibrado mental. Ele pode ser, mesmo, um infiltrado. Estamos vivendo tempos de guerra informativa extremamente sofisticados. E a história nos dá exemplos: Lacerda era “extremista de esquerda radical”, que ousava criticar o Carlos Prestes
.. morreu como agente da CIA com green card e tudo.
Pode ser também que a sede por protagonismo colocou os ansiosos blogueiros numa fria.
Mas, idiotas úteis ou não, foi um tremendo de um desserviço à causa da luta contra o golpe.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 09h29
O documento nem arranha Moro. Era uma isca para fazer a blogosfera se lascara. Essa a razão deles terem tentado fazer todos cair nessa.
augusto dos Anjos
06/03/2018 - 00h11
Este pobre esquerdista aqui, que tanto apanha de todo mundo, reconhece todos os blogs independentes como fonte na luta por ‘corações e mentes’.
Sem entrar em méritos: estranhei o modo como os rapazes reagiram à prudência de outros políticos e jornalistas quanto ao documento. E seja qual for, Moro vai pisar nele, de qualquer forma. Senti neles aquela típica ‘indignação do injustiçado’ que muitos sentem em suas trincheiras.
Mas acho que os demais blogueiros e sites simplesmente não deviam também elevar o tom. Se deixassem a poeira baixar e o tempo falar a razão apareceria.
Adoraríamos ter mais fatos pra mostrar aos nossos amigos, parentes e colegas coxinhas.
Espero que as coisas se acomodem entre vocês.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 09h30
Não podíamos deixar a poeira baixar, diante dos ataques que se elevavam, e do fato de estarem disseminando uma grande mentira acerca do tal “documento”.
Leonardo Leão
05/03/2018 - 21h34
Poxa, cara, admiro – presente do indicativo! – muito o seu trabalho, mas tem alguns pontos que não batem no se texto.
1. O DE não falou que era uma rotatória, mas um pedido de cooperação internacional. Algumas vezes um ou outro por lá falou, mas foi corrigido.
2. É sim prova contra a Lava Jato. E relevante: o Tacla já tinha dito que foi a uma audiência e os procuradores não compareceram. Agora aparece uma prova que pode influir nos autos, sob pressão política, de que haviam tentado a tal audiência. Com requerimento de parlamentar- a PGR é obrigada a responder – poderiam ser obtidos os detalhes da operação. Reservas, diárias etc.
3. Ouvi do próprio Zanin que Moro havia negado possível oitiva por não ter o endereço do Tacla. O próprio Damous falou isso em live. Depois ele mudou a versão porque não colou.
Sem ranço, cara, apenas para reflexão.
Evandro Pereira
06/03/2018 - 10h43
Engraçado, Miguel do Rosário só se manifesta (responde) quando o comentário lhe é favorável, quero ver é contra-argumentar o argumentos de quem lhe espoem as brechas …
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 10h57
Po, antes só falavam no tal “documento”. Agora que o doc vem a tôna, não querem falar sobre ele?
Teresa Moulin
07/03/2018 - 10h56
Apoiado.
Lelê
05/03/2018 - 21h32
Esses ladrões estão vendendo tudo nosso e vcs blogueiros brigando por causa de merda.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 09h36
Brigando por coisa séria. Calúnia de lideranças políticas importantes e tentativa de ludibriar o nosso campo.
Lelê
05/03/2018 - 21h27
Ihhhh que briguinha chata. O que importa é que esse documento seja verdadeiro e desmascare essa farsa de lava-jato.
Jose Barros dos Santos
05/03/2018 - 20h56
QUANDO A ORDEM É FAZER TUDO PARA SUSTENTAR O GOLPE E FERRAR LULA, O PT EO POVO POBRE
E VIVA A METIRA E E OS PODEROSOS DONO DO DINHEIRO
Roberto Machado Cassucci
05/03/2018 - 20h32
Pessoal e particularmente, agradeço (e garanto que não vai aí, sequer um “neutrino” de ironia), Vossas Preocupações (de ambas as partes, e de todos os lados), em ESCLARECER-ME á respeito da celeuma dos “Documentos”… isso denota clara Atenção e Respeito á Minha OPINIÃO.
No entanto, gostaria de Lembra-los (á ambas as partes, e á todos os lados), que os Fiéis Leitores/Seguidores (progressistas) dos chamados Blog’s Sujos, via-de-regra, não somos “ingênuos” e “influenciáveis” como os “adoradores” da Porca e Famigerada ImprensTITUTA PIG/GAFE” (coxinhas; patosdafiesp; manifetoches; etc…).
Isso quer dizer que N E N H U M A R E P U T A Ç Ã O , corre o menor Risco de ser sequer tangenciada por essas escaramuças… as discussões, os atritos, as altercações, são inerentes á Democracia, e todo Adulto (intelectualmente) sabe ponderar o contexto, e separar (literalmente) o joio do trigo…
Naturalmente, algumas espigas de trigo são mais viçosas, mais granadas, mais “carnudas” que Outras, mas mesmo essas Outras, ainda são TRIGO, e não JOIO…
Confiem no Discernimento do Povo (Intelectualmente Adulto) Progressista, e tentem evitar Ataques Pessoais (Quando e Sempre que for Possível), mas, Todos Conhecemos e sabemos como funciona a Política, e principalmente, quem são os Verdadeiros Covardes e Traidores da Nossa DEMOCRACIA… …”guardem as facas”… …Fika Dika!!!
William Santos
05/03/2018 - 20h31
Miguel, Miguel… eles são aguerridos. É o q nos faltava. Já deu de blogs “sujos-mas-limpinhos” (né?).
Estou com o Duplo e não sou bot.
Teresa Moulin
07/03/2018 - 11h22
Apoiado.
twoprong
05/03/2018 - 20h14
Veja o que foi perguntado ao Romulus e ele não respondeu:
Romulus, por favor:
1- O documento que você revelou solicita qual das audiências do Tacla Duran, a de 06/11/17 ou a de 30/11/17?
2- O endereço incompleto do Duran está na documentação anexa que você ainda não revelou? Ou em outro documento?
3- Quando você diz “carta rogatória do moro”, como vem dizendo nos últimos dias, está se referindo ao documento do ministério da justiça ou a algum outro ainda não revelado?
FRANCISCO MANOEL R F DA COSTA
05/03/2018 - 20h10
Nunca deixarei de reconhecer a importância de O Cafezinho como trincheira de defesa da democracia e combate ao golpe e seu partícipes. Mas o tratamento dispensado por M. do Rosário a Romulus e a ação de blogs como o 247 e GGN fizeram contra o Duplo Expresso só encontra paralelo na VEJA e na JOVEM PAN. Tudo isso foi lamentável. Cada um, ferido em suas vaidades, abandonaram a luta pela democracia e o combate aos algozes de Lula. Imperdoável.
Miguel do Rosário
05/03/2018 - 21h25
Tratamento dispensado por M.Rosário. O cara publica mensagens privadas minhas no blog dele e eu que trato ele mal. O cara usa essas mensagens para dizer que sofreu “pressões”, sabendo que eu sei que é mentira? Pelo amor de Deus!
Trazibulo Zibim Meireles
05/03/2018 - 20h01
Miguel, assistia ao programa desde o Cafezinho no WC, sinceramente comecei a achar estranho aqueles textos chatos, de Romulus, de ler no D.E, quando começaram a baixar o nível com ataques a Pimento e Damous mais estranheza demostrou, pela luta que a gente que os acompanha desde o início deste golpe.
Confesso que não sigo mais o D.E, era ativo comentarista e na divulgação entre os amigos do face e WhatsApp.
Esdras
05/03/2018 - 19h54
Acho que Miguel está pegando pesado demais com alguns adjetivos. Mas tenho que concordar que foram eles que começaram os ataques, e quem ataca deve estar preparado para a resposta. Uma pena tamanha divisão na militância a poucos meses das eleições, e pior: ataques aos nossos dois principais deputados. Muito triste. Gostava muito do programa deles e das entrevistas e ainda estou tentando assimilar o que os levou a de uma hora pra outra atacar políticos de esquerda e os demais blogs progressistas.
Nemo
05/03/2018 - 19h40
A minha pergunta é, se o documento do DE não era bombástico porque os deputados, Nassif e você atacaram a pessoa de Romulus ao invés de debaterem sobre o documento?
Miguel do Rosário
05/03/2018 - 21h17
Por que ele fez ataques pesadíssimos, disse que os deputados estavam a serviço de Cunha, divulgou mensagens privadas, qual um Cabo Anselmo.
Leonardo Leão
06/03/2018 - 00h02
Sinto muito, cara, essa “justificativa” não cola.
1. Ele não o identificou mas mensagens privadas.
2. O Nassif quebrou o pseudônimo dele, comprometendo a família dele. Ou você ainda acredita que “Às instituições estão funcionando”?
3. Ele reagiu – com mais vigor que o necessário, concordo – a uma agressão- também em off – sofrida.
4. A sensatez não indicaria, com dito por aqui, a “guarda das.facas”. Você é jornalista experiente!
Não digo que baixem a guarda, se assim preferirem, mas você e o Nassif atravessaram perigosa fronteira.
Nemo
06/03/2018 - 05h37
Miguel, eu nunca saberia quem era naquelas mensagens se você não tivesse dito que era você. Embora concorde que foi pesado eles dizerem que os deputados estavam a serviço de Cunha, não tinha interpretado que fosse um serviço na forma direta, e sim indireta, da mesma forma que este seu texto está a serviço de Moro justamente por você estar combatendo dois ativistas que lutam diariamente contra a Lava Jato. E mais, se os ataques que ele fez aos deputados foram pesadíssimos, no mesmo nível ou pior foram os ataques que você e o Nassif fizeram a eles. Isto chamou a atenção!
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 09h27
Nemo, eles atacaram primeiro. Muito pesado. Acusaram os deputados de serem traidores e aliados de Cunha. Quanto as mensagens, eu sabia que eram minhas. E ele divulgou mensagens privadas que pegaram em grupos fechados. Várias. Isso é coisa de Cabo Anselmo. Tentaram, deliberadamente, desestabilizar a liderança da esquerda, rachar a militância e fazer todo mundo cair na história de um documento que é irrelevante para a luta contra a lava jato.
Valdson Silva Cleto
06/03/2018 - 12h41
Se a divulgação das conversas privadas fosse algo equivalente ao que o Cabo Anselmo faria, você não teria espontaneamente se identificado como um dos interlocutores daquelas conversas, não é mesmo?
João Pinto
06/03/2018 - 13h52
Concordo com Nemo. Os ataques de Miguel e Nassif foram desproporcionais; só serviram para acender um alerta nos leitores mais antenados, os quais, lembrem-se, não são manipuláveis como os midiotas globais. A poeira vai assentar e o tempo contará a história. Vejo um monte de leitores afoitos escolhendo um lado e demonizando o outro. O que é isso, companheiro?!
Até agora quem perdeu foram os ‘experientes’.
Nassif se preocupou demais em levantar uma capivara enorme e questionável do Romulus, num artigo mata-reputação digno da veja ou da jovem pan. E o Miguel insiste em classificar o documento como desimportante – coisa que ele não é – mas com argumentos ridículos. Quem acompanha os dois lados pende para o DE. Para mim, os comentários mostram isso. Ainda assim, vamos esperar.
Mesmo sabendo que o judiciário é golpista, a defesa de Lula – que já recebeu o documento sem alegar que ele é irrelevante (viu, Miguel?) – precisa continuar os trâmites legais do processo e certamente vai usá-lo. Por causa da parcialidade descarada da justiça lavajateira, e só por causa dela, não acho que o moro corra o menor risco de ir pra cadeia pelo fato.
A intenção de puxar Pimenta e Damous era pra que eles fizessem o uso POLÍTICO do documento, com o maior alarde possível, escancarando os desmandos e a desonestidade do juizeco. Todos sabem que não teria grande efeito como prova, num processo viciado e sujo. Como os deputados não corresponderam à altíssima expectativa dos garotos, eles cometeram a cagada de colocá-los em suspeição, sem provas. Todos erram. Assim como erraram Miguel e Nassif em sua reação. Tomara que tenham sido de fato erros. Seria a melhor explicação para um episódio lastimável.
Miguel do Rosário
06/03/2018 - 14h34
Cometeram a cagada? Eles fizeram uma campanha violentíssima contra os deputados, além de brandir um documento que não tem poder nenhum de mudar nada, interpretado com premissas falsas.
Trecho de post do Duplo Expresso:
Fonte: https://duploexpresso.com/?p=89538
Adyneusa
05/03/2018 - 19h18
Realmente causou um grande mal estar para todos.
Eu mesmo fui ofendida por parte da militância que se agarrou a essa dupla como verdade absoluta e ficaram contra os deputados.
Eles conseguiram dividir a militância, talvez porque seja frágil demais, sem consistência.
Se estivesse certos sobre seus deputados e que rumo tomar não iriam balançar.
É uma pena certificar disso no momento que estamos politicamente.
Obrigada pelos esclarecimentos.
Eu sempre soube, eu sempre desconfiei da dupla, agora tenho a certeza.
KIO BEZERRA
05/03/2018 - 19h14
E a direita so se divertindo…
Marcus
05/03/2018 - 19h06
Curioso, um Advogado com duas pós em Direito internacional não soube reconhecer a diferença de uma rogatória e um pedido de auxilio?
Imagine se os Deputados levassem este documento na PGR alegando algo que o documento não é……. imaginaram???
A Globo e golpistas iam desacredita até mesmo os depoimentos e documentos do Tacla Duran, os próprios Deputados, iam dizer que o PT estava criando documentos falsos para atacar a Lava Jato!
Olha oq esse 5° Coluna ia causar, bem no momento em que há a possibilidade de prisão do Lula!
Mas já causou, a tirada de pauta da possível prisão do Lula e uma cisão na esquerda em um dos momentos mais decisivos na luta contra o golpe
Agora temos manifestoches de esquerda!!!!!!!!!!!!
Marilourdes Trindade
05/03/2018 - 19h04
Miguel, sinto muito. O documento de Wadih é do MPO da Espanha para Moro, como foi obtido?
O documento do Duplo Expresso é do Ministério da Justiça do Brasil, sabemos como foi obtido. Eu posso apresentar outra narrativa. O que atrapalhou Moro foi o depoimento do Tacla por videoconferência em Brasília. Os procuradores não foram e isso foi revelado somente na videoconferência no escritório de Zanin. O estrago das revelações de Tacla Durán na CPI não seria consertado com uma “conversa” em Madri. Mas deixe pra lá. Você mesmo sabe que as denúncias contra Fecomércio eram para atingir Valim e Zanim. Não posso aceitar a quebra de sigilo sobre Rômulus. O esforço que vocês estão fazendo para descredenciar o Duplo Expresso só aumenta a nossa curiosidade. Essa discussão toda foi boa. Agora, nós, o povo, de quem não emana nenhum poder, sabemos que a luta será longa. Mas temos todo o tempo do mundo. A #verdade sempre surge. Temos muito mais a aprender para enfrentar o “jogo de interesses”, os “fatos e versões”.
Miguel do Rosário
05/03/2018 - 21h26
O doc do Wadih veio da CPI da JBS!
Rogue1
05/03/2018 - 19h00
Miguel, que tal uma investigação sobre os bots do Rômulo? No twitter tá cheio, e fácil de desmascarar. Aqui um exemplo:
Confira BewareofPsyOps (@layla72888855): https://twitter.com/layla72888855?s=09
Essa turma não veio pra brincar.
Bruno Anastassakis
05/03/2018 - 18h59
Falou tudo! Finalmente!
Isso aí.
Estamos juntos.
Abraço.
HOCUS POCUS
05/03/2018 - 18h53
DISCORDO DESSA “BRIGUINHA” POR MOEDAS ,NÃO PARECE-ME ACERTADO AFIRMAR QUE O CALASANZ E O RÓMULO ESTÃO EM BUSCA DE “FAMA E SUCESSO”.
TAMBÉM PELO QUE TENHO ACOMPANHADO NÃO HOUVE DESTRATO DE PARTE DELES PARA COM OS OFENDIDOS ,MAS SIM RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DUROS DE PARTE DE PIMENTA PARA COM O D.E. E A DESNECESSÁRIA RESPOSTA DOS DOIS.(ao menos com a agressividade empregada)
LAMENTÁVEL ,NA HORA QUE OS EGOS DE UM LADO E O OUTRO DEVERIAM ESTAR SUFOCADOS EM PROL DO RETORNO DO BRASIL À DEMOCRACIA.
LAMENTÁVEL.
Kongming Socialista
05/03/2018 - 18h45
Nossa finalmente!!!
Obrigado Miguel, por decidir realmente mostrar o que é esse “Vírus” que é o Romulus Maya
Sério…Muito obrigado mesmo Miguel!!! Agora quero ver, o que as pessoas que foram afetadas por essas calúnias vão fazer. Se vão continuar insistindo nos seus argumentos inválidos e ataques pessoais a qualquer pessoa que discorda…
Rita Candeu
05/03/2018 - 18h40
Miguel – vc. é sensacional
Marc
05/03/2018 - 18h27
Nassif revelou quem está por trás dos documentos e do Duplo Expresso. E me decepcionei com o Duplo Expresso, que com isso, perdeu a credibilidade.
Realmente o documento é meio estranho. Até por causa da estranha marca d’água do documento.
Mais um episódio para desunir ainda mais as esquerdas justamente quando mais precisamos de união.
https://jornalggn.com.br/noticia/o-estranho-caso-do-advogado-internacional-que-virou-blogueiro
AMARILDO DE JESUS VALLE
05/03/2018 - 17h59
JÁ VAI ARRUMANDO MAIS ARGUMENTO PRA TENTAR SEGURAR MAIS ESSA , CALASANS E ROMULUS CHEGOU A DOIS MESES E JÁ ESTÁ FAZENDO MUITO MAIS DO QUE OS QUE VEM DESDE ANTES DO GOLPE DIZENDO QUE DEFENDE A DEMOCRACIA ,
https://duploexpresso.com/?p=89890
Miguel
05/03/2018 - 18h11
ahahahaha. os trolls do DE. Só faltava essa agora.
Adalberto Jardim
05/03/2018 - 19h18
Prezado Miguel,
Ok. Vamos continuar a discutir as incongruências do golpe ou ver velhinhas gritando “Fiora Temer“ em algum live da Globo , Como canso de ver neste blog e nos outros, ou vamos para a guerra? Estamos perdendo de goleada e vocês e os deputados da esquerda ficam nesta lenha-lenga. Você , o Nassif e banca de esquerda não perceberam que a combatividade do DE é que atrae tanta gente? Caguei se eles são financiamos pelos marcianos.. O que importa é que eles são contra o golpe, então estão do nosso lado.
Yoda
05/03/2018 - 18h27
Me popem.
Não leio duploexpresso muito menos ggn.
Lili Rebuá
05/03/2018 - 18h51
O seu comentário comprova a parte que diz: “O nível de credulidade da militância de esquerda revelou-se um ponto fraco da nossa resistência.”
Os 300 documentos de Tacla Duram, trazidos pelos nobres deputados provam exatamente ao contrário contra apenas 01 fajuto do meninos do DE.
Leonardo
05/03/2018 - 23h58
Dessa caixa alta e essa geitaria… Desse mato sai coxinha