Menu
,

“Guerra contra os bandidos”! Mas quais bandidos?

Por Theófilo Rodrigues Na manhã deste domingo desfilou pelas ruas da zona sul do Rio de Janeiro uma passeata um pouco diferente das que a cidade está acostumada a assistir. Com cerca de 300 manifestantes, o protesto seguiu até a sede do governo do estado em Laranjeiras para reivindicar do poder público mais investimentos em […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Theófilo Rodrigues

Na manhã deste domingo desfilou pelas ruas da zona sul do Rio de Janeiro uma passeata um pouco diferente das que a cidade está acostumada a assistir. Com cerca de 300 manifestantes, o protesto seguiu até a sede do governo do estado em Laranjeiras para reivindicar do poder público mais investimentos em segurança nos bairros da região.

O pedido é inusitado, para não dizer injusto. Pesquisas e mais pesquisas já apontaram por diversas vezes que o efetivo policial na zona sul, a mais rica área da cidade, é bem maior que o do restante do estado. Regiões mais populosas e carentes de serviços públicos não recebem tanta atenção da segurança pública quanto os bairros da zona sul carioca. Reivindicar por maior concentração de recursos na região seria, portanto, apostar na ampliação da desigualdade na cidade.

Mas, se a agenda já era por si só equivocada, a forma foi ainda mais assustadora. Entre os muitos cartazes, um se destacava: “Guerra aos bandidos”!, clamava em letras garrafais. A pergunta que fica é: quais bandidos?

Pergunta retórica, claro. É intuitivo imaginar que aquela passeata formada por pessoas brancas da zona sul carioca entende que “bandidos” são os jovens negros, pobres e desempregados da cidade. Se somarmos a isso o contexto de intervenção militar na segurança pública da cidade, entenderemos facilmente quais são os perigosos riscos por trás dessa agenda. Perseguição aos mais pobres, desrespeito aos direitos humanos, cerceamento de liberdades individuais são apenas alguns aspectos derivados desse entendimento.

O Brasil precisa de uma “guerra aos bandidos”? Talvez precise. Mas os bandidos que precisam ser enfrentados não moram em favelas ou dormem debaixo de marquises nas calçadas das ruas. Esses não são bandidos, mas vítimas.

Os verdadeiros bandidos são os que permitem a manutenção dessa estrutura assimétrica, onde o Brasil ocupa o vergonhoso posto de um dos países mais desiguais do mundo. Bandidos são os que repassam anualmente cerca de 50% do orçamento público para o pagamento de juros ao rentismo. Bandidos são os que atropelam a Constituição, “sem provas, mas com muitas convicções”, para retirar do poder governantes eleitos pela maioria da população. Bandidos são os que atropelam a democracia “com o Supremo, com tudo”.

Há ainda um segundo aspecto que merece atenção. Não é apenas o conceito de “bandidos” que está em disputa, mas também o de “guerra”. Diferente da guerra punitivista contra os mais pobres, como a defendida pela passeata de hoje, o que precisamos é de uma guerra cultural, onde as principais armas são, além do voto, a participação popular e o controle democrático das instituições.

Em outubro deste ano ocorrem eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da República. Aí está um bom local para ter início essa guerra de novo tipo.

Theófilo Rodrigues é professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ.

Apoie o Cafezinho

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

euclides de oliveira pinto neto

26/02/2018 - 14h45

Atingiu o cerne da questão ! E enviou a mensagem necessária para que todos os eleitores demonstrem seu repúdio à formula encontrada para “resolver” o problema da bandidagem” no Estado do Rio de Janeiro. Na escolha de seus representantes para o Executivo e também para o Legislativo, nas próximas eleições. A forma mais adequada para resolver o problema da bandidagem no país.

Reginaldo Gomes

26/02/2018 - 13h02

Como pensam as bandidas multinacionais sem pátria?
É mais ou menos assim:
“Deixar esse povo brasileiro explorar sozinho as riquezas minerais , pré-sal , etc !!!!! Nem fudendo !!!! Ainda mais sabendo que esse povo safado matou quase todos os índios e roubou todas as suas terras e as riquezas deles!!!!. ”
Entende o quanto é profundo o buraco da hipocrisia humana?
Entendem porque as multinacionais tomaram tudo o que pertencia ao povo dos ee.uu?
Entendem porque elas (multinacionais ) não tem dó ?
Não tiveram dos ee.uu, vão ter de nós? Iguais na crueldade e na hipocrisia?
O que fazer ?
(esta resposta está explicada tim tim por tim tim no maior best seller de estratégia que a civilização ocidental conhece , o Cristo ensinou na prática e na teoria como sair dessa sinuca; é fácil, não precisa de esforço, só precisa : HUMILDADE.
(Recomendo a todos o estudo científico do grande best seller ” BÍBLIA SAGRADA” , que contém as mais simples e eficazes estratégias de resolver qualquer problema político, social e econômico da atualidade.(teoria e prática)
BONS ESTUDOS

ari

26/02/2018 - 11h30

Nos últimos dias, foi possível ler “n” comentários d fendendo revista de crianças, identificação dos moradores, mandados de busca coletivo e HC preventivo para os militares (= licença para matar). O interessante é que todos os que li, sem exceção, eram de pessoas brancas que não aparentam ser moradores de favela ou periferia

JoApaS

25/02/2018 - 23h46

BRASIL – Salve-se quem puder: ‘NAÇÃO DESTRUÍDA, POVO ENCURRALADO’ !
25/02/2018

(O GOLPE atingiu um ponto “SEM VOLTA” e SEM SAÍDA  IRREVERSÍVEL, IRRECUPERÁVEL, IRRESGATÁVEL e SEM FUTURO) …
O BRASIL ACABOU em 2018.
Bobinho, não vai ter Eleição-2018 e se tiver será FAJUTA e FRAUDADA!

“O BRASIL é um dos POUCOS PAÍSES no mundo em que suas FORÇAS ARMADAS declaram GUERRA ao seu PRÓPRIO POVO”..!

Justificativa:
“PARA COMBATER BANDIDOS”,… mas QUAIS BANDIDOS ?
… se os principais estão lá em BRASÍILIA, dentro do PALÁCIO do PLANALTO e no CONGRESSO NACIONAL !

BRASIL: uma nação destruída e um povo encurralado por TRÊS (3) de QUADRILHAS:
1)- quadrilha principal do GOLPE(externa): AGENTES do Tio SAM (“Economic Hitmen” como Moro, Dallagnol, Janot, etc. aliados de comparsas da CIA, NSA, FBI, Departamento de Justiça Americano, Departamento de Estado Americano e Corporocracia, principalmente as Petroleiras (Shell, Exxon-Mobil, Chevron, BP, Prime Oil, Total, Statoil, etc.) e Bancos Americanos (Bank of America, Citibank, JP Morgan, etc.) … ESCOA TUDO pela CANALETA do ENTREGUISMO (riquezas nacionais doadas aos gringos .. hoje foi embora também a EMBRAER, de graça);

2)- quadrilha do CRIME ORGANIZADO NACIONAL (colarinho branco – interna): QUADRILHÃO que deu o GOLPE em abril-2016 tomando o PODER CENTRAL, composto pelas FACÇÕES do MDB (Temer, Cunha, Jucá, Sarney, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Geddel, Henrique Alves, Perrella, etc. & comparsas); facção TUCANA (Aécio, Anastasia, Serra, Aloysio, FHC, Richa, Alckmin, Perillo, Simão Jatene, etc. & comparsas); facção PSD (Meirelles, Kassab, RAQUEL MUNIZ, etc. & comparsas), facção PP (Paulo Maluf, etc. & comparsas .. é uma facção criminosa gigantesca espalhada pelo Brasil afora), PODEMOS (Álvaro Dias, Romário, etc., & comparsas); PTB (família Jefferson de Bandidos, etc. & comparsas), DEM (Caiado, Rodrigo Maia, Cesar Maia, Agripino Maia, etc. & comparsas), PRB, PEN, PSC, etc. .. só BANDIDOS que “vivem de PROPINAS” pagas por GRINGOS interessados em abocanhar tudo de graça aqui;

3)- FACÇÕES do CRIME ORGANIZADO como: PCC, Comando Vermelho, etc.
Pobre BRASIL e POVO BRASILEIRO: devastados por BANDIDOS de todo tipo (internacionais e nacionais) que nos jogaram num “BECO SEM SAÍDA” debaixo da “PINGUELA pro FUTURO” … SEM FUTURO!
E tudo ISSO assim sendo, com os GOLPISTAS LIVRES, IMPUNES e AGINDO a VONTADE e pior, com “AJUDA do JUDICIÁRIO, da MÍDIA CORPORATIVA, CONSERVADORA e GOLPISTA, bem como com a PROTEÇÃO das FFAA”, composta por “bundões ANTI-DEMOCRÁTICOS e ANTI-PATRIÓTICOS” que de fato são ENTREGUISTAS da NAÇÃO BRASILEIRA, bem como sempre só SOUBERAM FAZER UMA ÚNICA COISA com suas FARDAS SUJAS de MERDA (se cagam todos): AMEAÇAR o POVO e BAIXAR o PORRETE em “POBRES, PRETOS, PUTAS, TRABALHADORES (professores, sindicalistas, etc.), Estudantes, Artistas, e agora, no Golpe-2016 também em PTISTAS.. !!

Mas pedem pra eles CUMPRIREM como seus DEVERES PRINCIPAIS CONSTITUCIONAIS que são: 1)- VIGIAR FRONTEIRAS e 2)- DEFENDER a SOBERANIA NACIONAL .. pra tu ver, … eles correm na hora de suas obrigações … é mais FÁCIL “DAR PORRADA em POBRES, DESARMADOS e FAMINTOS”..!

E fiquem atentos pois ==> “O BRASIL É UM DOS POUCOS PAISES NO MUNDO EM QUE SUAS FORÇAS ARMADAS DECLARAM GUERRA AO SEU PRÓPRIO POVO”!
COVARDES.

E agora, no ponto que já chegou o GOLPE, ele é IRREVERSÍVEL e a NAÇÃO destruída atingiu um ponto “SEM VOLTA”… IRRESGATÁVEL !
ACABOU … sobrou apenas a “DITADURA CIVIL-MILITAR” de TROGLODITAS de 2 neurônios, comandada por FACÇÕES CRIMINOSAS de todo tipo e comparcerias..!

Ou seja, o BRASIL já é uma DITADURA sob o comando do CRIME ORGANIZADO (interno e externo)!
SALVE-SE QUEM PUDER e DEUS nos AJUDE!

Jose Barros dos Santos

25/02/2018 - 21h52

Ladrões prendendo homens de bem , nem o pade Ciço profetizou viu ?

Luiz Carlos P. Oliveira

25/02/2018 - 20h29

Por que sumiram os comentários? Hackers?

Luiz Carlos P. Oliveira

25/02/2018 - 20h06

Toda passeata de coxinha é sem noção. Os moradores do Leblon, Copacabana, São Conrado, Leme e adjacências pensam que o traficante-mor mora na favela? Não sabem que ele pode ser aquele vizinho que ninguém sabe do que vive? As drogas movimentam bilhões de dólares no mundo e tem faturamento maior do que o PIB do Uruguai, por exemplo. A elite brasileira, que em tudo vê “comunismo” apoiou o fim dos CIESP (do Brizola e do Darcy Ribeiro). Eles alertavam, em 1982, que o fim dos CIEPS seria o fim de uma educação de turno integral e que nossas crianças seriam abandonadas e cooptadas pelo tráfico de drogas. O bandido de hoje é a criança do passado, que não teve direito à uma escola ampla. Essa mesma direita, mal informada e raivosa, é a mesma que chamava Getúlio e Jango de comunistas. Devo lembrar que Jango e Getúlio eram fazendeiros? Só uma fazenda do Jango tinha 80 mil hectares e ele vendia 20.000 cabeças de gado por ano. Ambos eram ricos, mas tinham o que nenhum coxinha globotizado tem: NACIONALISMO! Pensavam o Brasil como uma grande nação, ao contrário dessa direita que sempre optou em olhar para seu próprio umbigo. E hoje são assaltadas por aqueles para os quais sempre viraram as costas.

Trazibulo Zibim Meireles

25/02/2018 - 19h50

Uai, por que Temer e a sua turma não dão uma olhadinha no espelho?


Leia mais

Recentes

Recentes