Após o nosso colunista publicar um comentário crítico sobre a participação de Ciro Gomes num seminário da Folha, que mereceu algumas discordâncias, achei interessante recomeçar o debate sobre o pré-candidato do PDT a partir do próprio vídeo da entrevista.
Polêmicas em cima das opiniões de terceiros sobre um vídeo não são saudáveis. Vamos concordar ou quebrar o pau, mas focando no objeto original da discussão.
Eu mesmo vou assistir o vídeo com calma e comentá-lo mais tarde. Acho que Ciro Gomes pode representar um papel importante na campanha deste ano e, por isso mesmo, devemos tomar cuidado para não cair nas armadilhas da mídia para dividir a esquerda.
Isso não quer dizer, porém, que Ciro Gomes não deva ser criticado. A união das esquerdas só será autêntica, orgânica, consistente, se nascer de um processo democrático e crítico, onde as militâncias de todas as tendências e partidos possam se expressar livremente, falando e ouvindo, com o máximo de tolerância e abertura possível.
Assistam ao vídeo e depois comentem. O link direto (para ver ampliado) é aqui. Ou você pode assistir pelo player abaixo.
Link da entrevista no youtube.