(Foto: Fórum)
Por Pedro Breier
Ciro Gomes é um candidato a presidente deveras interessante.
Sua visão dos problemas brasileiros reúne um conhecimento profundo de economia ao objetivo genuíno de melhorar as condições de vida do povão.
Ciro bate constantemente no rentismo e na concentração de renda absurda do nosso país. Foi linha de frente na luta contra o golpe. É, portanto, um aliado do campo de esquerda.
Dito isto, suas posições sobre a imprensa hegemônica são decepcionantes, para dizer o mínimo.
Ciro participou ontem de um tal “2º Encontro Folha de Jornalismo”. Foi entrevistado pela colunista Mônica Bergamo.
O início é constrangedor. Ciro elogia a Folha e sua dona, a família Frias, por prestar informações plurais e fidedignas.
Apenas o episódio da ficha criminal falsa de Dilma Roussef, divulgada em 2009 pela Folha, desmente espetacularmente os elogios de Ciro. A própria Folha admitiu depois (aqui) que não poderia assegurar a autenticidade da ficha mas complementou, de forma cretina, que a autenticidade também “não pode ser descartada”.
De lá para cá a coisa só piorou. A Folha é um veículo a serviço do capital e faz um jornalismo absolutamente desonesto, muitas vezes bandido, mentindo e manipulando loucamente para atacar a esquerda, além de ter sido uma das grandes propulsoras do golpe de Estado que Ciro tanto combateu, em um conluio aberrante com o sistema de justiça.
A primeira pergunta da entrevista é sobre Lula. O próprio Ciro, após respondê-la, brinca que quer falar um pouco das suas próprias ideias ao invés de falar do ex-presidente, “se não sai na Folha amanhã ‘Ciro mete o pau no Lula'”.
Elementar, meu caro Gomes.
Ciro sacou de pronto qual a grande motivação para que fosse convidado ao evento – gerar manchetes contra Lula a partir de críticas vindas do campo da esquerda – e mesmo assim prestou-se ao lamentável papel.
Perguntado sobre a regulação da mídia, Ciro repetiu a estúpida frase de Dilma e disse que “a melhor regulação da mídia é o controle remoto. (…) Quer mudar de canal? Muda de canal. Não precisa o governo regular”.
Na resposta anterior ele mesmo havia criticado o fato de que a mídia no Brasil é controlada por cinco famílias e uma igreja e tem uma linha ideológica única. Do que serviria o controle remoto, então? Deve ser para a pessoa escolher qual veículo de direita, anti-povo e antidemocrático irá manipulá-la.
Diz que hoje há o contraponto da internet, mas esqueceu de dizer que a brutal concentração de mídia no país tem um poder de fogo incomparavelmente maior do que qualquer post de blog ou em rede social.
A Globo, Folha e demais integrantes da máfia midiática são as grandes responsáveis pelo caos golpista no qual estamos metidos.
Seu papel no golpe de 2016 e na perseguição a Lula é fulcral. Sem a pesada manipulação midiática – a qual só é possível porque não há qualquer regulamentação que faça com que a imprensa expresse a pluralidade política da sociedade – a Lava Jato simplesmente não teria como fazer o que fez.
Por suas falas, Ciro aparenta ignorar tudo isso, o que não me parece provável, dada a sua inteligência. A outra hipótese é que finja ignorar deliberadamente, para talvez tentar angariar alguma simpatia dos barões da imprensa.
Caso a segunda tese seja mesmo a correta, Ciro comete um equívoco grosseiro.
Ele está sendo poupado pela velha mídia até agora porque suas críticas a Lula servem aos interesses da direita.
Assim que Lula estiver definitivamente fora do páreo, as baterias do oligopólio de mídia se voltarão para qualquer candidato do campo progressista.
Ciro cedo ou tarde será o alvo do massacre midiático que ataca impiedosamente qualquer candidato a presidente não alinhado ao projeto político da direita.
O controle remoto não vai ajudá-lo.
Suzi Costa
11/08/2022 - 15h37
Ciro é inteligente, mas a soberba não ajuda para que ele tenha sabedoria. De plus, não está escrito no destino dele ser presidente do Brasil.
Nataniel M Mello
10/03/2021 - 05h11
Pt já teve sua chance , Bolsonaro nunca deveria ter tido, mas teve! Entre todos hoje Ciro 2022
Josafá
10/03/2021 - 01h12
O Ciro “O sardinha” da Odebrecht e todos os candidatos sabem da deficiência do país e das necessidades do povo. Mas não só o Ciro, como todos esses candidatos, não tem a mínima intenção de fazer.
Estão preocupados é com o poder, Lotear setores, ministérios e eles ficarem cada dia mais ricos!
#Bolsonsro2022
Eduardo José
11/04/2021 - 14h56
Como uma pessoa têm a coragem de disseminar uma mentira e ainda apoiar o pai da mentira Bolsonaro
Se têm uma coisa que não se pode acusar, que é o Ciro Gomes de corrupto e imcompetente…. já Bolsonaro sim!!
Porque Queiroz depositou 89mil na conta da micheque ??? Porquê não temos vacinas e nossa moeda é a mais desvalorizada ??
Josafá
10/03/2021 - 01h08
O Ciro e todos os candidatos sabem da deficiência do país e da necessidade do povo. Mas não só o Ciro, como todos esses candidatos, não tem a mínima intenção de fazer.
Estão preocupados é com o poder deles, Lotear setores, ministérios e eles mesmo ficarem cada dia mais ricos!
#Bolsonsro2022
Maicon Rosa
09/03/2021 - 15h16
Errar todos erram. Lula errou com Temer, Bolsonaro errou ao nascer… Entretanto, Ciro é o melhor candidato para 2022.
BENEDITO DIAS
07/03/2021 - 16h55
Ciro é bom, vamos de Ciro, melhor alternativa para 2022
JOÃO RIBETT
26/02/2021 - 13h03
Ciro finge ter uma inocência além do aceitável. Ela parece não perceber que é convidado pra falar mal de Lula nessas entrevistas, e cai sempre na armadilha.
Willian Leite
27/12/2020 - 10h52
Tá certo… chega de PT.
Chegou a hora de Ciro, o único que realmente tem um PND.
Tô cansados posts em sites de eaquerda querendo matar o cara…
Chega de esgotosfera!
#ciro2022
Peter
22/12/2020 - 23h27
Acho que querem o Ciro como Jesus Cristo.
Klaus Derek
24/10/2020 - 17h09
As oligarquias daqui são originárias de bandidos expatriados+ elementos salteadores; O brasileiro é um caso perdido da zootecnia universal.
Bernardo Santos Melo
10/10/2020 - 13h23
Duas certezas :
Oposição precisa de UNIDADE .
Lula ñ será candidato .
Karla
24/08/2020 - 14h34
Lula é o principal responsável pelo caos midiático na medida em que não se utilizou do enorme poder e do auge da sua popularidade para tratar da regulação democrática da mídia grande. Ao contrário, Lula reforçou o controle oligárquico midiático com verbas bilionárias sem contrapartidas no contrato social. Lula rifou Dirceu na primeira hora, porque o “general” ensaiva o projeto de controle social da mídia grande na Casa Civil. Lula foi cúmplice da direita e servil ao baronato da comunicação social. A demissão de Dirceu no primeiro grito da mídia grande é o pior exemplo da pusilanimidade de Lula diante dos donos da informação no Brasil.
REGINALDO BEZERRA DE SOUSA
13/08/2020 - 10h55
Considero Ciro anos-luz mais preparado do que qualquer outro candidato à presidência. Todavia os políticos são escolhidos tomando como base a paixão cega, coisa que Ciro não despertou no povo…
Retorico
18/03/2020 - 23h28
Olha a frase do Pedro Breier, em 2018, ano em que o Bolsonaro foi eleito, desdenhando das redes sociais : “Diz que hoje há o contraponto da internet, mas esqueceu de dizer que a brutal concentração de mídia no país tem um poder de fogo incomparavelmente maior do que qualquer post de blog ou em rede social.” Esse Pedro Breier é bom!
Renato A. Danilo
11/02/2020 - 08h46
Texto faz jus à quem depende do lullismo para ter alguma significância, Ciro teria feito uso de um Mensalão ou Petrolão? Teria um cadáver de um outro Celso Daniel? Teria inúmeros processos e condenações? Resumir a esquerda ao lixo moribundo do condenado só serve mesmo aos doutrinados.
carlos
28/05/2020 - 09h29
Carlitos, já ouviu falar num velho bordão que diz: é cobra engolindo cobra e sapo engolindo? Se não assista a TV net Geovane Wild ou animal planet.
Bruno Nobre
03/05/2019 - 07h12
É tão difícil entender que Ciro não vai vender a alma para ser presidente? Que a opção ele deixa para o povo, assim como o controle remoto está na mão do povo? Infelizmente esse sistema só mudará com a educação do brasileiro e cada palestra de Ciro ele demonstra que tem cultura acima da média.
com: Raimundo Nonato de Souza
20/03/2019 - 13h34
Já quando foi lançado à presidência o candidato Ciro Gomes foi reconhecidos do quanto seria ótimo e de muito valor ser eleito presidente, porque foi o único candidato dono de uma bagagem global, porque não só tem a capacidade, mas o conhecimento pelo seu preparo em todos esses anos, pois em cada problema ele é conhecedor, e tem a coragem de brigar pelo seus ideais: Brasil bom, para um povo que merece.!!!
sebastião
25/02/2019 - 13h45
Esse Ciro ainda não aprendeu que ele não fala a língua da maioria dos brasileiros. Portanto, falta-lhe o voto que é o principal. Por isso, deveria parar de falar as muitas bobagens que diz e se recolher. Atacar aos outros só nos faz acreditar que é um despeitado. Recolha-se. Você não tem voto.
Marcus Santos
04/01/2021 - 09h34
E em qual língua Ciro deveria falar para se conectar com o povo brasileiro?
O mugido, o balido, o relincho ou o zurro?!
Pois parece que a população votante desse país só entende ruídos de bocas de animais….
Gerri Sherlock Araújo
22/02/2019 - 17h41
O GRAVE ERRO DE PEDRO BREIER
Como cirista, eu poderia simplesmente dizer que o articulista deveria tentar realizar algo de concreto, politicamente falando, em vez de exigir do Ciro aquilo que ele não pretende fazer e que o PT, após 14 anos de governo, não fez.
Mas isso não apontaria o erro(?) crasso do Sr. Breier.
Vejamos.
Ciro Gomes é retratado como “um aliado do campo de esquerda”, que “bate constantemente no rentismo e na concentração de renda” e “foi linha de frente na luta contra o golpe”.
Contudo, esse mesmo Ciro “participou do 2º Encontro Folha de Jornalismo”, ainda que sacando “a grande motivação para que fosse convidado ao evento – gerar manchetes contra Lula a partir de críticas vindas do campo da esquerda”.
Quem assistir ao talk show (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/veja-videos-dos-debates-do-2o-encontro-folha-de-jornalismo.shtml), verá que Ciro, com sua competência, conseguiu aproveitar a oportunidade e falar para o público da Folha, sem cair na cilada política supostamente armada.
Mas o Sr. Breuer apresenta seu maniqueísmo quanto à participação no evento: “Ciro aparenta ignorar tudo isso” ou finge ignorar para tentar angariar alguma simpatia dos barões da imprensa.
É mesmo?
Passado 1 ano desse artigo ridículo, o raciocínio maniqueísta permanece na militância petista: Ciro deve participar da oposição sistemática nos moldes do PT, do contrário é um traíra que fará o jogo de Bolsonaro.
Vamos pra frente. Em 2022, procurarei o ilustre articulista para debater sobre quem estava errado.
Valéria
19/02/2019 - 12h59
Ciro é o que há de mais nefasto na carreira política de direita, um FHC2, uma ficha de permanência em partidos de direita golpista… enfim…. esse cara querer se unir a esquerda é BIZARRO!
Aline
29/12/2018 - 03h38
Engraçado…
Mas quem abraçou Eunício e Renan durante a campanha foi Haddad.
Ciro e até mesmo sua vice, que foi expulsa do partido por isso, votaram como no processo do golpe?
Costume petista abraçar traidores, e rasteirar quem dá apoio.
O que faz até repensar se o golpe não foi um auto golpe, quando Haddad chama esses canalhas de “amigos da democracia”.
Bruno
06/09/2018 - 15h33
Erro grosseiro PEDRO BREIER? o que os petistas tem na cabeça? Afff…. O Haddad foi denunciado em caso de corrupção, formação de quadrinha, agora, no dia 04, acham mesmo que isso não vai ser explorado pelo Bolsonaro? Pela mídia num geral? Não tem jeito, ou dança conforme a musica, ou é Ditadura e opressão, a elite medieval do brasil tem a faca e o queijo na mão, e o que resta aos pobres é chorar e lamentar, por que começar guerra civil é suicídio, os pobres estão em FRANCA DESVANTAGEM. O que o ciro faz é ser sensato, e quer desarmar essa bomba. Ele tem de ser um moderado, por que senão será o bolsonaro que será eleito. ai é Caixão e Vela Preta para o PT e para o Lula. Espero que o Lula esteja consciente disso…
carlos
30/01/2020 - 22h23
Bruno vc precisa pesquisar melhor, e se informar bem, pra não ficar falando besteira o Ciro ê da minha região ou seja sobral, eu sou de Santa Quitéria, ele e fruto do bi-partidarismo ou ARENA E MDB ele nasceu politicamente no PDS, portanto ele é um coadjuvante da direita, tanto é que ele se aliou com o que ha de mais podre na política que o DEM .
Roberto
14/09/2020 - 18h19
Isso mesmo Carlos e agora faz aliança com o DEM além de elogiar (melhor, puxar o saco!) da Folha…
Luiz Pedro
05/12/2020 - 17h19
Usam o fato de ele ter sido do PDS (por alguns meses) pra inventar que que ele é de direita, ele se filiou por ser o único partido com diretório lá, quando o PMDB abriu o diretório ele mudou de partido, já como deputado estadual eleito (lembro que o PMDB não era esse partido de hoje, e sim o partido de oposição a ditadura, e o Ciro era da ala de centro-esquerda, como o Requião, depois participou da fundação do PSDB (na época também um partido muito diferente do que é hoje), na tentativa de criar um partido social-democrata, o partido nunca foi de centro-esquerda, era de centro, social-liberal e progressista, como a Marina hoje (o Mário Covas era um exemplo disso, era muito mais progressista que os netos dele são hoje), mas o Ciro era da ala mais de esquerda, depois que o PSDB traiu seus ideais e seguiu a agenda do PFL, o Ciro mudou pro PPS, e quando o PPS se aproximou do PSDB e começou a ser oposição ao governo Lula, o Ciro mudou pro PSB e foi ministro do Lula, depois que o Lula prometeu que ia apoiar ele em 2010, mas lançou a Dilma achando que ela seria um fantoche (não considero que ela tenha sido) e o PSB apoiou a Dilma, o Ciro saiu do partido, depois ficou um tempo no PROS, mas saiu por problemas com membros do Ceará (notemos que mais recentemente quando o Ciro já estava no PDT, o PROS, apesar de ter apoiado o Haddad em nível nacional em 2018, está nas mãos do Capitão Wagner na filial estadual do Ceará, ou seja, o Ciro viu pra onde o partido ia, e por isso saiu), hoje no PDT ele está mais em casa que nunca, pois a visão nacional-desenvolvimentista que o Ciro tem (que ele defende a décadas, só ver o Roda Viva dele em 1994) é muito parecida com a do Brizola (aliás, o Ciro foi o último que o Brizola apoiou em primeiro turno pra presidente em 2002), está na raiz do PDT, ele sempre foi fiel ao trabalhismo, a social-democracia e ao progressismo, sempre foi de centro-esquerda, os partidos que não foram.
Wilson Caldeira
06/06/2018 - 23h51
Ciro é um ” cangaceiro ” intelectual , com todo o respeito aos cangaceiros … Ele deveria contentar-se em governar o Estado do Ceará e não uma Nação … Completamente despreparado emocionalmente para almejar a presidência do país !!
Jamais votaria nesse rapaz !!
Leandro
28/04/2018 - 20h39
Não sei se o controle remoto vai ajudá-lo mais eu cheguei até o Ciro sem a ajuda de controle remoto e as ideias estão perfeitamente sintonizadas. Ciro 2080 e a direita e os poderosos que peguem o controle e enfiem fundo, rabo adentro.
Cassiano Dias
29/03/2018 - 21h02
O Ciro sempre defendeu não permitir a propriedade cruzada de midia. Tem jornal, não pode ter TV. Não censurando ou controlando a midia, somente não da para ter embutir a mesma opinião em todos os meios… assim como nos EUA, onde cross-ownership é proibido. Ciro presidente !
uila
27/02/2018 - 17h25
Ciro se não se eleger é porque o Brasil não merece um candidato preparado como ele, povo desonesto insensato, ciro gomes é o único com condições de tirar o país da lama! Ciro gomes presidente! Essa anta abaixo, acusa Ciro de QUE? tanto ladrão no país e esse retardado acusando Ciro! povo velhaco é brasileiro!
Cassiano Dias
29/03/2018 - 21h03
Perfeito ! Concordo.
carlos
28/05/2020 - 08h56
Uila, não se preocupe, no meu interior qdo, a pessoa tá meio perdida, agente falo que perdeu o rumo, outro antigao dizia assim de umas 5 lâmpadas de cachaça, eita já tô mais perdido do que cachorro de mudança de pobre qdo.cai do caminhão, o Ciro tá atirando pra todo lado pra ver se acerta o alvo, as pessoas tem que antever as coisas, será qdo o Ciro arrastou o seu PDT para apoiar a eleição de Rodrigo Maia para câmera Federal não já havia ali uma conversa em torno de uma aliança? Outra pergunta será que ao participar da 2a semana de debates do Estadão, ali ele não sinalizando que poderia contar com apoio, já que antes vivia criticando a mídia hegemônica? São tantas interrogações, a última vivia criticando o PT pq se aliou com o senador do MDB do Paraná, é agora se alia com uma pessoa que desavergonhadamente disse na Globo News que o trabalhador tinha condições de trabalhar até 80,90 anos isso é banda banda podre do DEM é que talvez por causa dessa afirmação não consiga se eleger?
marluce
26/02/2018 - 23h29
Será que de fato o Ciro foi contra o golpe??? Lendo suas atitudes hoje eu tenho cá minha dúvidas. Ele e qualquer um soube que o Impeachment era político, que pouco importaria provas inocência dela, pois havia um golpe em curso e a primeira etapa era destituí-la e sendo assim. Pensemos e se o Ciro lá trás soubesse de primeira mão que Dilma seria destituída, sabia que seria fato consumado??? E que fosse esse seu papel, comportar de homem de Estado e uma via em consonância com a esquerda, mas isso tudo sendo parte desse plano, maquiavelicamente engendrado?? Seria inteligente, é óbvio, o tirando a Dilma de forma arbitraria, e com várias lacunas democráticas e ele comendo pelas beiradas, sabendo que primeiro tirariam a Dilma e em seguida o Lula ( ele poderia saber todo o enredo do golpe) CLARO!! Muitos da esquerda se deixaria levar pelo canto da sereia e ai… tirando Lula de cena ou no máximo, tentando iludir Lula de suas “boas intenções”, pois confesso, eu mesmo, quase cai nesse canto… Mas o discurso não se alinha com suas atitudes e ações… Não bate, então eu acredito que ele sempre fez parte do golpe… desde o comecinho e a ponte é o Tasso Jerissati.
uila
24/02/2018 - 00h17
o cafezinho ta querendo um ditador pra tirar ao globo do páreo pra ela pegar o lugar deles, pois ciro falou além de controle remoto em investimentos e incentivos em mídias alternativas mas eles querem atacar o ciro esse fato eles não deram muita enfase! Todos com Ciro 12
carlos
28/05/2020 - 09h12
Uila, se atualize, outro dia a pouco tempo o Ciro disse que a mídia alternativa era invenção do PT, citou inclusive, o jornal gen, o dom, o viomundo, o cafezinho, tijolaço . E agora se alguém se alguém perguntar sobre regulação,
da mídia hegemônica, ou da mídia alternativa? Lembrando que não sou contra qualquer partido, aliás pra ser bem claro, eu não tenho candidato, pq as ações partem dos homens não dos partidos.
Leonardo
23/02/2018 - 17h12
Eleição é um jogo que o Lula levou mais de uma década pra aprender a vencer.
Não vamos fingir que dá pra ser eleito batendo nos principais veículos de mídia brasileira porque não dá. De fato, caso Lula saia do páreo (o que a essa altura é provável) a mídia vai bater com força, mas acho que vai bater no Bolsonaro primeiro e o Ciro terá de aproveitar isso. Ciro é o mais preparado dos candidatos, embora as vezes demonstre ser também o mais destemperado. Acho que nos debates televisivos ele vai sobressair!
MIkail Gorbachov
23/02/2018 - 14h56
O cafezinho se prestando a tal papel, de atacar Ciro como se fosse um MDBista escolhido como vice. Pelo visto, enxergar os erros do PT inclusive escolhendo seus parceiros já não tivesse sido o bastante para pegar seu banquinho e ficar de canto. O repúdio geral às escolhas do PT no último pleito, um tremendo basta as suas escolhas visando a tal “governabilidade”, e que de capacidade administrativa não lhe renderam nada, apenas o limbo político e uma tremendo foda-se para a população em geral. Então, que tenhamos a capacidade de avançar no espectro das esquerdas e dos progressistas e tenhamos a capacidade de reconhecer que Ciro é sim o nome da vez. Ciro Haddad 2018
Bruno
23/02/2018 - 07h35
Vamos colocar o link da entrevista, para que as pessoas, inteligentes como são, possam elas mesmas tirarem as próprias conclusões!!
https://www.ocafezinho.com/2018/02/21/video-entrevista-de-ciro-gomes-folha/
Maycon Monj
23/02/2018 - 11h07
Guardo admiração e respeito por vários personagens esquerdistas e progressistas. Mas me decepciona e acho impressionante a incapacidade de ouvir críticas (pontuais) que algumas pessoas possuem. O governo foi tomado por uma quadrilha, estão derrubando direitos do trabalhador, e ainda assim alguns setores da esquerda acham que o importante agora é bater no Ciro (o novo vilão da historia?!).
Pelo amor de Deus gente, não vamos ser uma rede globo as avessas.
Se Ciro realmente este oportunista, inimigo da esquerda que alguns pregam, porque nunca vi Lula se referindo ao Ciro como tal?
Maurício
23/02/2018 - 02h04
Caramba, cara. Lembre-se que ele só teve 30 minutos de entrevista, pô. Não dá pra ser profundo, analítico, desenhar o panorama, dar a solução tendo 3, 4 minutos que seja, pra responder tudo. Parecem fazer de tudo pra podar o Ciro Gomes. Pessoal precisa ir com mais calma nas ponderações…
Eloina Andriato
22/02/2018 - 16h14
O Ciro Gomes apontou quais são as soluções para o problema da mídia, mas disse que um “poderoso” não deveria implantá-las porque parecerá que ele quer se livrar dos críticos. É óbvio que ele terá algum líder de governo que vai propor projetos para democratização da mídia.
carlos
16/09/2020 - 10h34
Não basta democratizar, o que tem de feito é lei para regulamentação da mídia em geral , chega de contemporizar, chega de paliativo. O mundo todo regulamentou suas mídias e o Brasil?
GIAN SANC
22/02/2018 - 13h54
REALMENTE … QUEM NASCEU PARA CIRO NÃO CHEGARÁ NUUUUNCA À LEONEL ( BRIZOLA ) !!
Edival
22/02/2018 - 11h24
O ciro Gomes deveria se aliar ao Lula e ganhar a simpatia dos 36% do eleitorado que já se declararam votar no Lula. Em caso de Lula não sair candidato ele teria teria talvez o apoio do PT e dos eleitores do PT.. Atacando a esquerda ele só perde..burrice….
Nina
22/02/2018 - 10h58
E para os patos otarios, segue a ordem de seguir dizendo que é culpa do PT.
Mas sao MUITO patos!!!!!
Eqto isso , os golpistas fazem a festa!
Nina
22/02/2018 - 10h55
Apertou o botao errado do controle sr Ciro.
julio barbosa
22/02/2018 - 10h20
Foi o PT que salvou a Rede Globo duas vezes de quebrar. Foi a Dilma que após ser eleita como presidente pelo PT foi na Ana Maria Braga fazer omelete e se confraternizar com a Rede Globo. Foi o PT que fala de regulamentação da mídia que sentou ao lado do Willian Bonner da Rede Globo para ampliar seu poder assinando termos de cooperação.
Maycon Monj
23/02/2018 - 11h10
É foda Júlio. Porra vamos ser francos, e coerentes. O PT teve a oportunidade de regular a mídia em 4 mandatos, Nada fez. E agora para ser progressista esquerda legitima tem que ter como pauta a regulamentação da mídia?! As coisas estão como está, criaram cobra no quintal.
julio barbosa
22/02/2018 - 10h15
A Dilma foi a pior aposta do Lula. A Dilma não é uma política, ela pode ser qualquer coisa menos ter sido indicada para Presidente do Brasil pelo PT ou Lula. Quem colocou o Michel Temer como vice mesmo sabendo que ele é um dos maiores bandidos e criminosos e corrruptos do mundo ????
carlos
16/09/2020 - 10h41
Qual a diferença , entre Rodrigo Maia e outros lacaios do DEM, agora você vai que dizer.
julio barbosa
22/02/2018 - 10h10
Como uma emissora de televisão derruba um Governo que estava a 14 anos no poder ??? Como um Governo PT que estava a 14 anos no poder não tinha nenhum setor de inteligencia para impedir o Golpe ???? Como um Governo que estava 14 anos no poder só sabe ficar se lamentando e dizendo que se for eleito vai fazer isso e fazer aquilo ??? O PT estava a 14 anos no Poder , 14 anos não são 14 dias. Como ?? Será que o Ciro que foi traido pelo PT e mesmo assim apoiou o PT está errado ??? Quem é o PT que estava a 14 anos no Poder ??? Será que um partido como o PT foi tão inocente para cair num Golpe da Mídia ????
julio barbosa
22/02/2018 - 10h00
Engraçado o PT teve 14 anos no poder para regular a Mídia, o PT regulou ??? fez o que ??? Eu respondo aumentou o poder da Globo e de toda Mídia. 14 anos no poder é pouco ???? Como com um simples gesto o Governo PT foi derrubado ??? Como ????
Douglas
22/02/2018 - 09h40
O escritor desse texto não deve ter assistido à entrevista toda, ou então não entendeu o que viu. Ao elogiar a Folha por exemplo, ele o faz porque apesar de tudo, ela ainda tem uma pluralidade de ideias. O que é verdade, visto que a mesma tem colunistas com diversos pontos de vista diferentes. Gregório Duvivier por exemplo, que é forte crítico do golpe, do governo Temer e a favor da legalização das drogas, entre outras coisas, é colunista da Folha. Inclusive, nessa semana saiu um artigo dele com o título “Nenhuma favela é tão criminosa quanto o Congresso”, criticando a intervenção no Rio. Além disso, o elogio do Ciro se dá ao fato da Folha sempre dar direito de resposta, como no exemplo que ele cita na entrevista de uma matéria que fizeram sobre ele dizendo que sua renda era incompatível com seus gastos e quando ele mandou seus gastos detalhados e disse coisas esculhambando a reportagem, a Folha publicou na íntegra e desmentiu a matéria, ao contrário da Veja por exemplo que fez uma matéria falando de desvio de 300 milhões, que foi desmentida pelo próprio MP e não quis publicar sua resposta. Sobre o controle remoto, Ciro está certo. Se eleito presidente, atacar órgãos de imprensa, por maos sujos que sejam, poderia ser visto pela população como censura, e a liberdade de imprensa é parte fundamental da democracia. Dito isso, não é como se ele não planeje fazer nada a respeito dessa imprensa suja do país. Tanto que se você assistir à entrevista, que não é longa, 30 min apenas, vai ver que ele fala em acabar com monopólio, com a propriedade cruzada das mídias, fim da verba de publicidade e mídia técnica e financiamento para mídias alternativas. Engraçado que esse site não foi o único a fazer isso, até o Boulos, possível candidato a presidente, fez a mesma crítica sendo que a fala do Ciro diz exatamente isso. Parece que é falta de ver a fonte invés de ler a manchete em blogs…
Ronaldo
22/02/2018 - 08h36
A sugestão que dou a todos e todas é que vão ao youtube e vejam palestras e entrevistas do Ciro, desde o final de 2016 até agora, e vejam se há incoerência no que ele diz….
carlos
16/09/2020 - 10h51
Eu já votei no Ciro em seu primeiro mandato pra deputado estadual , e prefeito, dep. Federal, mas é o que eu digo, ninguém muda suas características num passe de mágica, ou por um simples curso em Harvard.
Ronaldo
22/02/2018 - 08h26
Creio que a pessoa que escreveu a matéria acima, não acompanha o Ciro Gomes. Em inúmeras situações ele já colocou que regular a mídia não é posição que caiba a um governante de Estado. Isso não é surpresa! Se o escritor da matéria, se preocupa-se em informar-se melhor, veria que Ciro propõe que o Governo deixe de aplicar verbas de publicidade e verbas da cultura em empresas grande de mídia, e passe a aplicar em mídia alternativa, e emissoras de conteúdo local….. só isso já serviria para abater grandes grupos de comunicação do pais.
Graciliano Costa
22/02/2018 - 06h41
A intenção de Ciro é ser candidato de qualquer forma. Já que a candidatura dele não tem densidade pela esquerda, ele tenta ocupar o viés da direita que não tem candidato pra derrotar Lula ou quem ele indique. Se oferece agora como opção para concorrer pela direita. Esse é Ciro.
Marcos Chauy
22/02/2018 - 06h32
O que esperar de um cara que teve o paulinho da força como vice quando se candidatou a presidente em 2002?
Guilherme Cordeiro
22/02/2018 - 06h17
Regular a mídia?
Só não roubar!!!
Não fazer coisas erradas. Sobre tramóias, jogadas!!! Sempre teve. Questão é o eleitor separar o ladrão do hipócrita, ladrão do falso democrata.
Deixa a imprensa de lado.
Miguel do Rosário
22/02/2018 - 09h06
Ué, mas a mídia é o agente mais corrupto do país.
PABLO SILVA MARTINS DE SOUZA
22/02/2018 - 05h40
Se foi golpe porque o PT está fazendo aliança com o MBD antigo PMDB?
Luiz Fernando Rotelli Junior
22/02/2018 - 04h52
Primeiro, esse artigo é de opinião, então devemos respeita-lá. Segundo, acho que o artigo está incompleto, pois o autor não apresenta o método de como será o processo de democratização da mídia brasileira, segundo Ciro Gomes, e também, as críticas feitas pelo Ciro a Folha. Terceiro, o autor não cita a parte da influência da mídia no golpe, que Ciro Gomes deveria explicar melhor seu posicionamento. Por isso, espero que os leitores assistam a entrevista completa e tirem suas próprias conclusões.
Valeu!
Francisco
22/02/2018 - 04h00
Tanto Ciro, quanto Lula (e nao perderei meu tempo falando de Dilma) foram incapazes ou pregui os os de criar alternativas midiáticas ao monopólio vigente. Nem na internet popular investiram, nem em criar uma rádio ou uma TV de alcance nacional no Ceará ou onde fosse. A TV Brasil foi desmontada em menos de uma semana…
Ambos tem que dar entrevista pedindo pelo amor de Deus que o representante eleito não seja tirado do ar para entrar o co ercial de margarina ou a chamada do BBB 30042. Visão estratégica, zero.
Então, tem que elogiar Frias ou não fala, simples assim…
Gutembergh Feitoza
22/02/2018 - 06h03
Ciro é o único candidato à Presidência do Brasil que se preparou para governar uma nação tão complexa. É o único que tem visões Globais e que tem um projeto conciliador entre a produtividade e o Estado.
Tenho pena desse Brasil caso Ciro na vença.
Dario Goya
22/02/2018 - 03h31
Ciro é um camaleão sempre mudando de opinião de modo a parecer a melhor opção, ele não tem idéias concretas, cada hora afirma uma coisa, é só ir com a onda que a esquerda sugerir para inflar sua popularidade
Claudio R M Pinto
22/02/2018 - 03h13
Caro Pedro, a Dilma fez um monte de ruindades, desde o início foi desoneração, copiar modelos EUA de leis, entregar nosso mercado de ensino e o médico-hospitalar para o capital exterior EUA, se juntar com PSDB na Fazenda que forçou ainda mais a diminuição econômica, enfim se eu falar o monte que a Dilma fez encho um livro. Porque o Lula não nos legou um Fernando Haddad ou um Ciro. E o Lula ainda bota um Ladrão demente de vice.O Ciro Gomes fez governo maravilhoso no Ceará. O Ciro Gomes é ótimo candidato. Agora a planificação do último governo militar acertou no código tributário e no piso constitucional do Engenheiro. Mas pecou ao deixar o Contador sem este privilégio, e daí nos submetermos as cartilhas economico-contábeis de EUA-Canadá. Bons profissionais contábeis enxergam os gargalos e engrenagens plantadas por anti-socialistas, e claro os banqueiros tal como é notório nos EUA o JPMORGAN e os Rockefeller’s. Mas o Ciro é a salvação da lavoura da esquerda e do Lula, pois resgatará o legado dele, avançando no que é um verdadeiro socialismo a vigir no Brasil, melhor país do mundo, apesar de Deltan Moro Pedro ANÃO LADRÃO PARENTE.
Francini
22/02/2018 - 02h21
Ciro foi claro em dizer que vai apoiar outro tipo de mídia como forma de quebrar o oligopólio midiático. Seu projeto vale mais do que regulação. Valoriza a pluralidade e a democracia.
Mário
21/02/2018 - 21h38
Antes de falar de alguém vc pesquise sobre esse alguém.
Na verdade, o óbvio é q só estão querendo críticar por criticar, pra subverter o q foi dito pra quem não assistiu a entrevista. Ele menciona ali o q já detalhou em várias outras entrevistas e vcs fingem desconhecer de má fé:
Reverter o financiamento espúrio q o PT criou de “mídia técnica” q é pura safadeza!
Financiar a mídia regional e as cooperativas de jornalismo. Irrigar opções que possam caplarizar a mídia e não fechar emissoras. Impedir o controle cruzado de meios de mídia. (O q já é uma baita tesoura na globo, q tem TV, jornal impresso e Rádio)…
Enfim, o único que quer revolucionar o jornalismo sem blá blá blá esquerdoide. Vcs deviam crescer antes de escrever!
Carlos Monteiro
22/02/2018 - 08h06
Acordado.
Cresçam antes de escrever.O artigo é muito ruim.
José
21/02/2018 - 21h31
Vocês acham que descobriram a esquerda no Brasil, sectários e fanáticos PATULEIA!!!!
Cid Penido
21/02/2018 - 21h30
Ciro tenta conciliar interesses burgueses e populares , de forma democrática não é possível um plano de desenvolvimento sem a participação burguesa, para conseguir apoio nesse campo o caminho é a imprensa tradicional, qual seria outro?
Maicon Rosa
09/03/2021 - 15h20
Lula fez errado ao escolher o Zé Alencar, grande burguês, como seu vice em 2003? Não! Ele fez certo. Por que criticam o Ciro nesse ponto? São hipócritas.
Jaciara Siqueira Coelho
21/02/2018 - 21h24
É verdade. Ciro está fazendo o que o Lula fez quando foi presidente, bajulou a globo, saiu em trajes de banho na brega revista Caras achando que com isso a elite iria poupa-lo. Estamos assistindo o que deu não democratizar a mídia. Ciro Gomes cometendo o mesmo equívoco.
Mário
21/02/2018 - 21h42
Não compara alhos com bugalhos. Quem conciliou com essa gente foi o Lulinha Vendido Paz eAmor… Quem vai pra cima dessa gente é o Ciro.
Foi o PT. Encabeçado pelo Dirceu! Quem criou o sistema de Mídia Técnica, que prejudica o pequeno e engrandece os já grandes.
Professor Mauro
21/02/2018 - 21h05
A única declaração certa de Ciro Gomes foi aquela que ele afirmou: “O PSDB É O SINDICATO DO CRIME” ele pertenceu a esse ninho TUCANO e conhece bem essas figuras carimbadas do entreguismo lesa pátria um bando de traidores chefiados pelo CHEFE do quadrilhao di golpe a serviço dos mega especuladores internacionais da CIA e da fundação Ford (como revelou o livro QUEM PAGOU A CONTA)
Em primeiro de junho de 1993 o ministro da Fazenda de Itamar Franco Rubens Ricupero decretou o PLANO REAL e no prazo de 12 meses ocorreu a transição CRUZEIRO para o REAL. Exatamente hum ano depois da decretação do plano as novas cédulas deveriam ser assinadas pelo ministro da Fazenda Rubens Ricupero autor do PLANO REAL. Exatamente nesse momento a REDE GLOBO TIME LIFE planejou derrubar Rubens Ricupero e colocar FHC na pasta assumindo a falsa autoria do plano real.
A ENTREVISTA EMBOSCADA FOI ARMADA NOS BASTIDORES DA REDE GLOBO UM REPÓRTER ENSAIOU PERGUNTAS CAPCIOSAS PARA OFENDER RUBENS RICUPERO E O GOLPE DEU CERTO RUBENS RICUPERO DESABAFOU E ROBERTO MARINHO LIGOU PARA ITAMAR EXIGINDO A DEMISSAO DE RUBENS RICUPERO.
A entrevista emboscada teve efeitos práticos FHC ASSUMIU a FALSA AUTORIA DO PLANO REAL e assinou
as cédulas do REAL e USOU esse golpe eleitoreiro para enganar eleitores e iniciar o DESMONTE NACIONAL das privatarias fraudulentas e remuneradas pelas multinacionais no ESQUEMA DE CORRUPÇÃO BANESTADO no Paraná abafado desde 1997 pelo judiciário no Paraná.
Ciro Gomes sabia claramente do plano PARA derrubar Rubens Ricupero e do golpe eleitoreiro de FHC em conluio com a REDE GLOBO TIME LIFE
Claudius Lima
21/02/2018 - 21h03
Medo. O grande capital tem medo de Ciro. É, sem dúvida, o mais preparado dos candidatos.
Nazareno Junior
21/02/2018 - 21h00
Se a Venezuela não for uma ditadura, é o quê, então?
Regulação é sinônimo de censura. Em assim sendo, que voltem logo os militares ao poder.
Analisem mundialmente os países comunistas e capitalistas: quais oferecem melhores condições de vida? É melhor viver na Coreia do Norte ou do Sul?
A única chance que a esquerda teve ao assumir o poder no Brasil deu no que deu, pois revelou sua verdadeira face: muito mais corrupção do que todos os governos de direita anteriores juntos.
Miguel do Rosário
22/02/2018 - 09h09
Regulação é sinônimo de censura? Ué, então EUA, Inglaterra e toda Europa tem censura?
Romildo
28/05/2019 - 15h56
Cuba ou Haiti?
Anastácio Ferreira de Castro
21/02/2018 - 20h57
Tivemos 14 anos no governo. Coexistimos com esta mídia, estampamos o “Brasil um país de todos” na Veja, na época, no UOL, na Globo. Não seria contraditório exigimos do Ciro ir para um forte embate contra a mídia tradicional brasileira?
Maria REGINA Novaes m
21/02/2018 - 20h32
Acho a mesma coisa é um tiranossauro. ..um típico jerissatista.
KELMEN ELOY FERNANDES
21/02/2018 - 20h21
Esse fuleiro sempre foi cria do psdb é ambicioso e invejoso em relação a Lula , sempre vai estar á serviço da elite do atraso porque sempre pertenceu a ela , não quer perder a oprtunidade de ser o candidato da direita golpist por isso puxa o saco da Folha e da mídia,cria de Tasso Jereissati (não sei escrever o nome desse golpista) quem sai aos seus não degenera, coitado do honrado BRIZOLA infelismente seu partido está entregue a um oportunista .
Professor Mauro
21/02/2018 - 20h18
Lucy e sr Izaías
O Sr ciro gomes foi ministro da Fazenda de Itamar Franco.
O resumo de Lucy está excelente parabéns
Ele não representa os interesses das classes sociais mais coerentes não deveria criticar o Lula. É um candidato travestido uma Marina Silva de barba. Não engana mais ninguém está sempre ni ostracismo e encima do muro ele rema o barco conforme o cenário político quando é favorável e depois desaparece
Gutembergh Feitoza
22/02/2018 - 06h10
Ledo engano, Ciro experimenta a realidade. Um dos grandes projetos de Lula foi a Transposição do São Francisco, e só saiu pq Ciro usou sua grande capacidade e inteligência, poucos sabem, (eu trabalhei na obra desde o início), se não fosse Ciro ainda estaria no Papel.
Então, não existe essa de Camaleão, Ciro se posicionou contra a aliança com Temer, Ciro cantou o Golpe em 2013…..Se existe uma pessoa preparada para Governar o Brasil esse nome é Ciro Gomes
Jairo Bahia
21/02/2018 - 19h56
Fico espantado com o tipo de imprensa que insiste em falar do impeachment como um golpe, e mais, fala mal da imprensa direitista como se fosse pecado ser de direita e errado apoiar politicos corruptos, apenas se forem da direita. No entanto, apoia e se prostra diante de políticos condenados, mantendo-os em seus altares, intocáveis, como verdadeiros deuses.
Conclusao: café pequeno (cafezinho), falando mau de outro café pequeno.
Leonardo
21/02/2018 - 19h39
Infelizmente uma parcela grande da esquerda brasileira tem um espírito autoritário. Por isso rasgam a toda hora e momento elogios ao Maduro e também pelo mesmo motivo querem a regulação da mídia. Larguem o Ciro em paz e se preocupem com seu pre-candidato, que está prestes a ir pra a cadeia. É Ciro 2018!
Leonardo
21/02/2018 - 19h35
Chora neném lulista!
De Jesus
21/02/2018 - 19h05
O CIRO TÁ VACILANTE! SE NÃO TOMAR PÉ DAS COISAS VAI ACABAR CAINDO, TAMBÉM..
denilson germano
21/02/2018 - 18h57
Vcs caras de pau querem uma mídia regulada onde só a esquerda tem voz. Provavelmente nem vai postar esse meu comentário. São antidemocráticos. São todos farinha do mesmo saco, Ciro, lula, Dilma e vcs
José
21/02/2018 - 20h02
Das suas quatro afirmações, duas já se mostraram falsas só por terem aparecido aqui. Você já perdeu alguma credibilidade que pudesse ter com os leitores de seu comentário.
Carlos Monteiro
22/02/2018 - 08h13
ANTA!
José Nogueira
21/02/2018 - 18h34
Ciro é, realmente, um cara inteligente que fala bem. Apesar disso caiu em contradição nesta entrevista, quando negou que houvesse conluio entre imprensa e judiciário, para depois criticar a revista Veja de ter feito denúncias falsas contra ele, ser processada e depois indevidamente absolvida pela justiça de São Paulo.
Fora isso, defendeu a Lava Jato e o judiciário como um todo, fingindo não enxergar a manipulação de provas contra uns e a benevolência contra outros, a ponto de flagrantes de transporte de cocaína não ser prova contra Perrella, nem contra Blairo Maggi, ou contra Aloísio Nunes.
De positivo, seu discurso apoia o nacionalismo, o fim da política de guerra às drogas e a inclusão social. Mas fica uma grande incógnita: Essas rusgas com Lula e o PT são apenas estratégias de campanha, como acontecia com Lula e Brizola, ou ele é um direitista infiltrado na esquerda?
CIRÃO DA MASSA
21/02/2018 - 18h34
Eu só vejo lamentavelmente, muitas críticas de petistas que são PROSELITISTAS e não pensam em frente de esquerda ALGUMA , exceto se apoiarem quem já está condenado. Quer dizer então que Lula morrer, acabou a esperança? Já ajudou o Brasil, mas que tem que reconhecer quando o projeto de poder e protagonismo da ponta da estrela correspondente à ARTICULAÇÃO planejou fracassou e sucumbiu ao golpe, armado justamente por aqueles a quem venderam a alma. CIRO GOMES, abram a mente, aceitem as críticas que são ponderadas e construtivas e assimilem que a hora é de UNIÃO. Não em torno de LULA e do PT, mas em prol do pensamento progressista e de ESQUERDA, cuja sigla da estrela vermelha das 5 pontas há tempos deixou de ter as 5 pontas representadas no partido. Contra o baronato e a onda neo fascistoide protagonizada pelos bolsominions pseudo-cristãos que berram “bandido bom é bandido morto”, contra o PIG e contra OS CEGOS que não querem enxergar, CIRO GOMES 2018! O melhor e mais preparado candidato, na ausência do histórico Lula.
luiz carlos
21/02/2018 - 18h23
Ciro vai dar com os burros n”água por suas contradições e hipocrisia…Minha memória não me permitirá votar nesse inescrupuloso..
Fernando
21/02/2018 - 18h15
Quer regular a imprensa?
Depois acha ruim dizer que tem a pecha autoritária.
Getulio Evangelista Neto
21/02/2018 - 17h58
Embora seja extremamente inteligente Ciro Gome sempre apresentou um grande problema de comunicação, sua língua parece não ter conexão com sua privilegiada mente!
Guilherme Feyh
21/02/2018 - 17h40
Que tal um pouco mais de pragmatismo? A esquerda brasileira vai entregando o país para a direita por conta dessa postura auto linchadora que vejo nesse texto e nesses comentários! Tolerem mais, por favor.
alexandre gomes
21/02/2018 - 17h33
Eu acho que, com a popularidade que Ciro tem, a ultima coisa que ele quer é comprar briga com oligopólio midiático. Seria “suicídio eleitoral”.
Mas pelas idéias que ele apresenta e pela postura que ele tem, tenho certeza que, caso eleito, tomaria medidas para combater essa turma.
Izaltino Junior
21/02/2018 - 17h16
Ciro Gomes está CORRETO em dizer que o controle remoto é a melhor forma de regulamentar a grande mídia, até porque vivemos não uma democracia mas buscamos esta democracia e vivemos alguns de seus protocolos, portanto, o governo que tentar regulamentar a mídia, como fez Fernando Henrique jogando para os interesses desta plutocracia, como fez os militares com a censura, mas também atendendo aos interesses desta elite que hoje está no poder graças aos nossos próprios erros, digo nossos próprios erros da esquerda que somos parte, será automaticamente rotulado como totalitário, ditador, será muito pior, pois, a história diz isto sobre os governos de esquerda e Ciro Gomes mesmo não concordando com o elitismo político da mídia que é tendenciosa, imoral, vulgar, desonesta, conveniente, mas necessária e deve sim ser livre, Ciro procura sim não trazer para si este rótulo que a própria mídia, a direita, a plutocracia que dá as cartas no Brasil procura em um representante do campo progressista para denegrir com base histórica toda a esquerda de uma vez por todas. Ciro Gomes é tão inteligente e livre de intoxicações ideológicas totalmente indevidas, que nem mesmo sobre a esquerda que sempre o ataca desconsiderando tudo que ele já fez ao lado desta mesma esquerda em momentos graves ele procura não pautar, não que ele não tenha seu ponto de vista até antagônico sobre alguns aspectos, mas ter seu ponto de vista, ser claro, honesto com suas convicções não o faz um “falastrão”, mas sim digno, verdadeiro, algo que a própria esquerda não tem sido usando as mesmas táticas da direita para atacar o Ciro Gomes que é o mais qualificado e preparado candidato para presidir o país. Sendo assim, qualquer fala do Ciro ou de qualquer outro representante da esquerda sendo deturpada como está fazendo a própria esquerda, dando um “tiro em seu próprio pé”, não passa de um grande desserviço, o oportunismo que está também entre nós. Por este e tantos outros motivos precisamos urgentemente nos livrar disso, caso contrário a derrota definitiva da esquerda vinda dela mesmo será inevitável.
José Carlos
21/02/2018 - 17h03
… esse cara é um imbecil, é um novo Delcídio, veja lá …
Irion
21/02/2018 - 16h24
Depois de tudo o que aconteceu o sujeito supostamente “de esquerda” está ainda no tempo do controle remoto? Lamentável!!!
Valcir Barsanulfo de Aguiar
21/02/2018 - 15h47
Não vejo um Ciro inteligente, vejo sim, um Ciro esperto. O oportinismo as vezes gera essa confusão. Ciro é criado em um casulo de direita, é um bicho da seda que sai do casulo que ajudou construir. A Arena, PDS, PSDB lhe forneceram as folhas de amora e ele bosteou sua morada. Um liberal que se aloja no centro etenta passar por esquerdista. Enfim um grandeenganador, camaleão super criado.
Gutembergh Feitoza
22/02/2018 - 06h15
A grande imbecilidade da Esquerda e dos ESQUERDOPATAS é que eles ainda não caíram na realidade. Ninguém garante nada na Macro Economia, Lula maquiou todos os números existentes. Não se protege trabalhador com discurso, nem com porra de CLT. A única forma de proteger o trabalhador é com o trabalho e só tem trabalho pq tem consumo. Ciro tem projeto econômico, sabe governar para todos e não para Nichos da Sociedade e além do mais tem um projeto para o Estado. Vamos aproveitar a oportunidade, a SE o PT não apoiar Ciro vai afundar-se no seu próprio EGOÍSMO.
Francisco G. Lopes
21/02/2018 - 15h43
Que golpe nada. O Brasil estaria parecido com a Venezuela hoje se Dilma anta não tivesse saido devido ao descalabro financeiro.
Luiz Carlos P. Oliveira
21/02/2018 - 18h44
Mais um comentário exdrúxulo. Você nem sabe a merda que está dizendo. Parece um papagaio de bordel. Mas esperar o que de coxinha desinformado? PLIM PLIM.
Jochann Daniel
21/02/2018 - 21h06
Infelizmente a Globo
(e o resto da Mídia)
é extremamente poderosa.
E forma papagaios
como este Francisco Lopes.
Cabeça envenenada
que nem consegue reconhecer
o inimigo.
A Globo mandou ele votar
no Aécio,
e ele votou.
A Globo criou/inventou
mentiras de “corrupção”
e ele ajudou a tirar do Poder
o melhor governo
que o Brasil já teve.
Mas,
a Globo não contou isso para ele
e ele morre de ódio
daqueles que deveria ter
por heróis…
Multiplique ele por 50% dos brasileiros (80% da classes mais altas) e adivinhe qual é o maior inimigo/a do Brasil e dos brasileiros?
Gutembergh Feitoza
22/02/2018 - 06h17
Nunca, primeiramente pq aqui não tem homens de coragens. Somos um povo covarde, consulte a história e verás que os filhos teus fogem a luta
Luiz Carlos P. Oliveira
21/02/2018 - 15h16
Por esse e outros deslizes é que não confio no Ciro.
Da Silva
21/02/2018 - 14h38
Ciro é a metamorfose Marina !
Marcos Aurélio Capitão
21/02/2018 - 14h22
Por mais que a gente se esforce, não dá pra botar fé nesse cara.
Nelson Raimundo Braga
21/02/2018 - 13h39
É lamentável a incoerente competência de diagnóstico acadêmico do pré-candidato cearense. Sua equivocada estratégia de conquistar eleitores que rejeitam Lula, ao mesmo tempo, que insiste na desistência de Lula a aspirar novo mandato popular, antipatizando-se com a base que sustenta Lula na preferência dos eleitores. Ciro Gomes deveria preocupar em ganhar as eleições em eventual ausência de Lula, ao invés de somar com a direita golpista integrada pelo seu amigo Tasso Jereissati. É bom que o topete de Ciro seja cortado em tempo. Afinal quem beijou o “pau de galinheiro”(ACM) em 2002 em Salvador, precisa ser mais contido em sua índole presunçosa.
Gutembergh Feitoza
22/02/2018 - 06h20
E o tal de Lula que beijou o Pau do Temer? Beijou e endureceu o PAU da corja do MDB, o pau cresceu e atolou nos esquerdopataskkkkkkkkkk FOI GORPIKKKKKKKKKKKKK
CIRO2018, no toba dele não entra PAU………
Roberto
21/02/2018 - 13h07
“Estupida frase de Dilma”…
Lamentaval alguem do campo progressista falando assim da presidenta!
Emmauel Ramos de Castro
21/02/2018 - 13h02
Uma das minhas poucas críticas que faço à Esquerda no meu País, é o fato de ela (a Esquerda) cair na cilada dos patolinos, dos fantoches, das marionetes da FIESP e dos “movimentos” fascistas liderados por fascistinhas patrocinados pelo criminoso mercado financeiro, sobretudo o internacional.
O correto, em minha opinião, é não dar importância ao que esses monstros vomitam pelas Redes Sociais e nos comentários de Blogs comprometidos com o bom combate.
Dar importância a isso é dar projeção àquilo que, em nome da democracia, pode existir, mas que não deve ser levado em conta.
Feliphe Eumar Mecenas Monteiro
21/02/2018 - 13h01
https://youtu.be/PLdGUgDoLfA
Assistam a entrevista completa e tirem suas conclusões.
#CiroPreparado??
Marcos V
21/02/2018 - 12h53
O esquerdismo é a doença infantil do comunismo, o cafezinho não pegou a entre linha sobre Ciro onde ele fala sobre a fatia de financiamento do PT em relação ao jornalismo “TÉCNICO” dando-lhe uma grande fatia vultosa de dinheiro público para essa impressa que lhe afagaram, financiamento de blogs e outros meios de comunicação da propaganda de governo do qual essas cincos famílias abocanharam valores astronômicos!
Então vcs dos cafezinho perderam o senso comum, sabem que Ciro não vai declarar Guerra a imprensa e nem tão pouco se ajoelhar ao Petismo sectário que vcs tanto defendem, tanto vcs e Blog 247 desenvolveram a velha síndrome do escorpião, parecem um pé de algaroba nada germina próxima dela, infelizmente vcs não enxergam um Brasil sem l sofismo em que o PT esteja presente!
#DeixaCiroFalar.
Octavio
21/02/2018 - 14h14
Então o Ciro é de direita? Pelo visto, vc está envergonhado por ter sido de direita, e agora não quer dar o braço a torcer que está apoiando um candidato de esquerda. A esquerda é comunista? Qual foi a perda de direitos e propriedade que tiveram na época do governo da Dilma e do Lula? Mas em todos os governos de direita, o uma parte do povo perderam as suas propriedades. Ou na grilagem dos políticos de direita, ou no aumento estratosférico das prestações do sistema financeiro, ou na tomada da propriedade pelo governante de direita para construir obras públicas. Neste caso, a avaliação do imóvel foi baixada, o projeto desviado das propriedades dos ricos e influente, quando o pagamento não vira precatório. As críticas ao Ciro são coerentes com o discurso morde e assopra que ele vem fazendo. O Ciro e nem vc perceberam que, com este judiciário corrupto, não há governo que consiga ser forte!!!
Lucy
21/02/2018 - 12h49
Ciro Gomes vem mostrando suas garras tucanas desde os tempos que ainda era tucano pelo PSDB-CE ele foi ministro de FHC e atacava as esquerdas desde aquela época (1995 a 1999).
Ciro Gomes travestiu-se de esquerda e desfiliou do PSBD e filiou-se ao PDT e ficou na “sombra de Brizola” para roubar votos do estadista Leonel Brizola em 2001 na véspera da votação do impeachment de FHC na câmara (como o vampirão MI-SHELL Temer FHC comprou votos de deputados para escapara das condenações ele venceu o impeachment em 2001 comprando votos de deputados envolvidos no BANESTADO) e o ex tucano Ciro Gomes vendo o fracasso do governo entreguista de FHC e os 45 escândalos de corrupção do governo FHC sendo descaradamente sendo abafados pelo judiciário do Paraná (ESCÂNDALO BANESTADO) e pelo STF naquela época era chefiado pelo maior jagunço dee FHC sr Gilmar Mendes, pasmem, Gilmar estava denunciado no ESQUEMA DE FURNAS e no MENSALÃO TUCANO, e também com a feroz blindagem do Engavetador Geral da República o PGR da era FHC SINISTRO SR GERALDO BRINDEIRO (primo do vice presidente corrupto Marco Maciel funador do PFL atual DEM)
LIVRO “O OUTRO LADO DA MOEDA, HISTÓRIAS OCULTAS DO PLANO CRUZADO E AS PRESSÕES DA CIA” REVELA FATOS HISTÓRICOS DO INÍCIO DA “NOVA REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO”, A CRIAÇÃO DO ESQUEMA DO ORÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL (CPI DOS ANÕES DO CONGRESSO EM 1988 FOI INSTAURADA EM MARÇO DE 1988 APÓS GRAVÍSSIMAS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA REDE GLOBO, NO CONGRESSO E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS INCLUINDO ESTELIONATOS FISCAIS, SONEGAÇÃO, REMESSAS ILEGAIS AO EXTERIOR VIA CONTAS CC-5, COBRANÇA DE PROPINAS EM OBRAS DAS PREFEITURAS TUCANAS NO PARANÁ O CASO DE JAIME LERNER, ÁLVARO DIAS E OSMAR DIAS, O PREFEITO TUCANO GIANOTO AMIGO PESSOAL DE SERGIO MORO, DESVIOS DE 500 MILHÕES DE REAIS PELO SECRETÁRIO DAS FINANÇAS QUE FOI ASSASSINADO E O PREFEITO CORRUPTO DE MARINGÁ GIANOTO TEVE “HEABEAS CORPUS” CONCEDIDO PELO AMIGO PESSOAL SERGIO MORO LOGO APÓS O ASSASSINATO DE LUIZ ANTONIO PAOLICCHI.
ENTRE OS ANÕES DO CONGRESSO DENUNCIADOS EM 1988 PELO ECONOMISTA JOSÉ CARLOS LOFRANO E ELISABETE LOFRANO (ASSESSORA DA MINISTRA DO MEC A CORRUPTA SRA DOROTHÉIA WENECK DESVIAVA RECURSOS PARA A REDE GLOBO VIA TELECURSO E OUTRAS MARACUTAIAS EM NOTAS FISCAIS FRIAS, ESTELIONATOS FISCAIS) TODA A CÚPULA DO “SINDICATO DO CRIME” (PSDB/PMDB/PFL ATUAL DEM. A SRA ELISABETE LOFRANO FOI MORTA POUCOS DIAS ANTES DE DEPOR NA “CPI ESQUEMA DO ORÇAMENTO” 1988.
ENTRE OS 300 POLÍTICOS PICARETAS E CORRUPTOS DA “NOVA REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO” DENUNCIADOS ESTAVAM MICHEL TEMER, ROMERO JUCÁ, SARNEY, GEDDEL VIEIRA, O GATUNO MOREIRA FRANCO, MARCELO ALLENCAR, ORESTES QUÉRCIA, ELISEU PADILHA, FRANCO MONTORO, MÁRIO COVAS, FHC, OS TRAFICANTES AÉCIO NEVES E ALOÍSIO NUNES, HENRIQUE ALVES, JOÃO ALVES, BETO MANSUR, RONALDO CAIADO DO DEM E OUTROS 300 POLÍTICOS CORRUPTOS QUE FICARAM CONHECIDOS EM 1988 COMO OS ANÕES DO CONGRESSO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
PASMEM, QUATRO ANOS MAIS TARDE OS MESMOS 300 ANÕES DO CONGRESSO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FORAM NOVAMENTE DENUNCIADOS NO GOVERNO COLLOR NUM PESADO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO EM MILHARES DE OBRAS PÚBLICAS VIÁRIAS E DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO ACRE E EM OUTROS ESTADOS. ESSE PESADO ESQUEMA FOI DENUNCIADO EM MAIO DE 1992 PELO ENTÃO GOVERNADOR DO ACRE EDMUNDO PINTO, UM JOVEM GOVERNADOR COM APENAS 34 ANOS DE IDADE TEVE A CORAGEM DE LEVAR A DENÚNCIA A TODOS OS CANAIS DE TELEVISÃO DENUNCIANDO A ODEBRECHT E O ESQUEMA DEPROP, PASMEM, HÁ QUASE VINTE ANOS E NADA MUDOU!!!
ASSISTAM NO YOUTUBE ENTREVISTA DO REPÓRTER POLICIAL JOÃO LEITE NETO COM O GERENTE DO HOTEL DELLA VOLPE SR CELSO RUSSOMANO ONDE FOI ASSASSINADO O JOVEM GOVERNADO DO ACRE NA MADRUGADA DO DIA 17 DE MAIO DE 1992. PASMEM, ESSE SR CELSO RUSSOMANO EX GERENTE DO HOTEL DELLA VOLPE INGRESSOU NA CARREIRA POLÍTICA POR TER AJUDADO A ABAFAR DETALHES DO CRIME (O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA DO GOVERNO FLEURY ERA UM DOS DENUNCIADOS SR MICHEL TEMER). A ENTREVISTA FOI AO AR NO MESMO DIA DA MORTE DE EDMUNDO PINTO NO PROGRAMA “AQUI E AGORA”: “A ODEBRECHT E O ASSASSINATO DO GOVERNADOR DO ACRE EDMUNDO PINTO”
LIVRO: “O OUTRO LADO DA MOEDA, HISTÓRIAS OCULTAS DO PLANO CRUZADO E A CIA NO BRASIL” AUTOR ERIC NEPOMUCENO REVELA SEGREDOS DA CIA NO CONGRESSO NACIONAL DESDE O INÍCIO DA FAMIGERADA NOVCA REPÚBLICA E MOSTRA COMO O BRASIL FOI AGIOTADO DESCARADAMENTE PELOS BANCOS CREDORES AMERICANOS OS MESMOS BANQUEIROS QUE CRIARAM A REDE GLOBO TIME LIFE NO BRASIL EM 1964.
EM 1964 A DÍVIDA EXTERNA ERA DE 3 BILHÕES DE US$ E 20 ANOS MAIS TARDE SALTOU PARA 121 BILHÕES DE SUS$ GRAÇAS A UMA FEROZ AGIOTAGEM DO FMI E SISTEMA FINANCEIRO AMERICANO PARA MANTER A NAÇÃO ESCRAVIZADA. POR ESSA RAZÃO O ENTÃO MINISTRO DILSON DECRETOU A MORATÓRIA POIS ELE CONTRATOU UMA AUDITORIA INTERNACIONAL EM BRUXELAS QUE INVESTIGOU A EVOLUÇÃO ESTRONDOSA DA DÍVIDA ENTRE 1964 E 1986 E CHEGOU A TRISTE CONCLUSÃO QUE TRATAVA-SE DE UMA PLANO PARA FREAR O DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES EMERGENTES, EM 1993 O FMI E O GOVERNO AMERICANO PLANEJOU UMA NOVA FASE DE DESMONTES NACIONAIS NA AMERICA LATINA O “NEFASTO CONSENSO DE WASHINGTON”, UM PLANO DE APAGÕES, PRIVATARIAS QUE SERIAM REMUNERADAS PELAS MULTINACIONAIS AMERICANAS (NO BRASIL O “ESCÂNDALO BANESTADO” BANCO DO ESTADO DO PARANÁ CAPTOU MEIO TRILHÃO DE REAIS EM PROPINAS NA ERA FHC PARA REMUNERAR ESSES 300 POLÍTICOS CORRUPTOS DO QUADRILHÃO DE FHC E MI-SHELL TEMER).
ENTENDAM PORQUE O AUTOR DO LIVRO “O OUTRO LADO DA MOEDA, HISTÓRIAS OCULTAS DO PLANO CRUZADO E A CIA NO BRASIL” COLOCOU UMA “BANDEIRA AMERICANA BEM ENCIMA DO CONGRESSO NACIONAL” CONFIRA NA CAPA DO LIVRO!!!
SINÓPSE:
“Quanto o Brasil gasta, de verdade, para pagar os juros de uma divida que não para de crescer? Como são feitas as reuniões entre o governo brasileiro e os bancos internacionais: num quarto de hotel? Num escritório? Num gabinete oficial? Quem senta-se em volta da mesa para acertar nossos pagamentos? Por que, afinal, foi decretada a moratória em fevereiro de 1987? Como foi escolhido o sucessor de Dilson Funaro? Como foi a conversa de despedida entre Sarney e Funaro? O OUTRO LADO DA MOEDA conta tudo isso e muito mais. Pelas paginas deste livro aparecem os encontros secretos entre o “Pombo- Correio misterioso enviado do governo dos Estados Unidos e o ministro brasileiro. Aparece também a visita de agentes da CIA ao médico norte-americano que cuidou de Dilson Funaro. E aparecem, enfim, as historias de bastidores de um dos perídos mais importantes da nossa historia contemporânea: a época do Cruzado e da Moratória. O OUTRO LADO DA MOEDA poderia ser um romance de espionagem e suspense. apenas a cronica fiel de uma grande frustração: a face de um pais que não consegue derrotar seus fantasmas, e que tem mais inimigos e adversários dentro do que fora”
O MINISTRO DILSON FUNARO AFASTOU-SE PARA CUIDAR DE UM CÂNCER E FOI SE TRATAR, PAMSME, NOS EUA, BEM EM NEW YORK, AO LADOS DOS BANQUEIROS AMEERRICANOS QUE ELE CRITICOU: O RESULTADO ESTÁ DETALHADO NO LIVRO E AGENTES DA CIA FORAM AO CONSULTÓRIO E EXIGIRAM A FICHA MÉDICA DE DILSON FUNARO PARA IDENTIFICAR O TIPO DE CÂNCER E USAR AS TOXINAS PARA ACELERAR A DOENÇA, O JOVEM MINISTRO QUE ENFRENTOU O SISTEMA FINANCEIRO DE WALL STREET SOFREU PRESSÕES FEROZES DA CIA, UM AGENTE DA CIA PROCUROU FUNARO PARA MARCAR UM ENCONTRO NUM RESTAURANTE EM NEW YORK COM DOIS BANQUEIROS AMERICANOS E ELE RECUSOU: ESSE AGENTE DA CIA SE IDENTIFICOU COM O CODINOME “POMBO-CORREIO” ELE ERA CORRESPONDENTE DOS BANQUEIROS DAVID ROCKEFELLER, WITY WALLACE, JAMES BACKER E PAUL VOLCKER OS DONOS DO CITY BANK, MANHATAN CHASE BANK (ATUAL JP MORGAN CHASE) E CHEMICAL BANK QUE FIGURAM TAMBÉM COMO DONOS DO GRUPO TIME E DO GRUPO LIFE E SÃO OS PATRÕES DE ROBERTO MARINHO E BANQUEIROS E DONOS DE MINERADORAS E PETROLÍFERAS AMERICANAS E TAMBÉM FORAM EM 1964 OS FUNDADORES DA REDE GLOBO TIME LIFE (TLBI – TIME LIFE BRAZIL INCORPORATION)
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
1- “CPI GLOBO TIME LIFE-1964/1966 UM DOS SEGREDOS MAIS BEM GUARDADOS DA HISTÓRIA DO BRASIL”, ARQUIVO CONFIDENCIAL DO CONGRESSO NACIONAL
2- “A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO”, DANIEL HERZ, 1978, EDITORA ORTIZ
3- “A ESSO E O ESCÂNDALO DO PETRÓLEO”, MONTEIRO LOBATO, 1937, EDITORA BRASILIENSE
4- “AFUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, UMA BIOGRAFIA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL”, Romero Machado
5- “O OUTRO LADO DA MOEDA, HISTÓRIAS OCULTAS DO PLANO CRUZADO E AS PRESSÕES DA CIA”, Eric Nepomuceno
6- “FHC, CRISE, DECADÊNCIA E CORRUPÇÃO”, H Fontana, 1999
7- “O MAPA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC”, Larissa Burtoni
8- “A OUTRA HISTÓRIA DA LAVA JATO – A CIA NO BRASIL”, Paulo Moreira Leite
9- “EL COMPLOT PARA ANIQUILAR LAS FUERZAS ARMADAS E LAS NACCIONES DE IBERO AMERICA, EIR, Lindon Larouche, 1993. Livro detalha o nefasto CONSENSO DE WASHINGTON que teve com signatário e colaborador para elaboração de um “plano de desmonte nacional e entrega de recursos naturais na AL o sr FHC, sr Fernado Collor, sr Salinas, sr Carlos Menen e sr Miguel della Madrid, os maiores TRAIDORES DA AMERICA LATINA, FHC e Collor são citados em vários capítulos desse livro sobre o nefasto consenso de washington
Izaias
21/02/2018 - 17h42
Parei de ler quando vi a primeira mentira, Ciro não foi ministro do FHC!
Bruno
06/09/2018 - 15h42
Affffff…… esquizofrenia pouca é bobagem né Lucy? O Ciro foi o FUNDADOR DO PSDB e em vez de lucrar e ganhar muito dinheiro junto com os tucanos, ele sai do partido e vai para junto com o Leonal Brizola??? A troco de que? ele ganhou o que com isso? – Esses fanáticos lulistas merecem os bolsominions, os dois são polaridades da mesma coisa, ambos retardados mentais, um bom para matar o outro. Lamentavel…
Antonio Lisbôa Antonio
21/02/2018 - 12h34
Dar adjetivos doces a essa mídia” empresa”, é o mesmos que azedar, de punho, o seu passado de homem público.
Alberto Felippi
21/02/2018 - 12h34
Venho alertando alguns amigos sobre a candidatura Ciro. Ciro, nunca foi aliado das esquerdas no Brasil. Nasceu político nas mãos do coronelismo cearense, capitaneado por Tarso Jeressati, o empresário mais rico do Ceará, que odeia Lula e o PT. E o conhecimento tão propagandeado que Ciro entende de Economia é balela. Ciro decorou alguns conceitos e rasos conhecimentos de macroeconomia e cospe algumas frases na imprensa. É só isso. Hoje mesmo, saiu uma pesquisa para Presidente no Piauí e Ciro, junto com Alkmin tem 3,5% de intenção de votos. No Brasil, Ciro não passa de 5 a 7% das intenções de votos. Mesmo que Lula não participe do processo eleitoral, Ciro nunca vai herdar os votos em parte de Lula, pois outro petista vai ocupar esta vaga e terá Lula em seu palanque, mesmo que esteja preso. Fora Ciro Gomes!
Eduardo
21/02/2018 - 12h24
Ciro é mesmo isso! Há anos que pela manhã desejo votar nele para presidente e à tarde desejo o seu impeachement! Na dūvida, sempre votei em outro! Agora, está indo para o mesmo caminho.
Emmauel Ramos de Castro
21/02/2018 - 12h53
Bingo!
Messias Franca de Macedo
21/02/2018 - 12h21
… Ciro Gomes, ‘O Oportunista’, anuncia que não irá instituir a Lei dos Meios!
[Fazer média com a Globo!]
E diz que a chapa dos sonhos é tendo o Fernando Haddad como vice!
Vamos deixar esta canalhice jogar o presidente Lula na prisão?
Além de permitirmos “a mudança para continuar tudo como está”?
A conferir os nossos próximos passos!…
Aí a gente lança a chapa Lula-Requião!
Ou Lula-João Pedro Stédile!
Ou Lula-Guilherme Boulos!
Ou Lula-José Rainha!
Enfim!
***
… O que a cúpula do Partido dos Trabalhadores está pensando acerca destas tratativas indecorosas?
O honrado presidente Lula será o próximo José Genoino, o próximo José Dirceu, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, João Vaccari Neto…?
***
Jochann Daniel
21/02/2018 - 12h03
Penso que ele acha que pode se eleger afagando o monstro (Mídia).
Mas, se for eleito e tentar fazer algo de bom pelo Brasil o monstro (Globo à frente) vai destruí-lo. Como o Monstro fez com Lula, Dilma, Getúlio Vargas, e até o Collor, que foi eleito pelo Monstro e depois ousou tentar implantar no Brasil ensino de Primeiro Mundo (os CIACs) .
Jochann Daniel
21/02/2018 - 12h09
Em resumo, o problema crucial do Brasil
é o Monstro (Globo à frente).
Enquanto os brasileiros não entenderem
que a Mídia é nossa inimiga,
porque trabalha para nossos inimigos
(os grandes interesses financeiros, principalmente estrangeiros),
não tem jeito…
Emmauel Ramos de Castro
21/02/2018 - 11h57
A propósito, não obstante os diversos exemplos, o mais emblemático foi o que a mídia golpista e imoral tentou fazer com Dilma ao tentar jogá-la contra o ex-presidente Lula.
Gozando de enorme popularidade em seu primeiro mandato, a mídia golpista e imoral rasgava elogios a Dilma, enquanto tentava diferenciar o estilo da primeira mulher eleita presidenta do Brasil do ex metalúrgico que deixou a presidência do País com o maior índice de aprovação popular da História.
Quando percebeu que não teria sucesso no assédio, a mídia golpista e imoral voltou seu poder bélico para Dilma e a golpeou covarde e criminosamente.
Ciro, tenho simpatia por você, mas o repudio, tal qual o missivista deste post, quando você se passa por bobão.
Sinceramente,
Emmanuel
Jorge Leite Pinto
21/02/2018 - 11h56
Na verdade ele está metido numa sinuca de bico daquelas, aliás, todos nós. Mas pelo menos ele tenta sair dela, seja como for…
Nunca votei nele. Mas tenho dele a melhor das impressões como administrador, quando foi governador do estado do Ceará, época em que fui diretor geral de uma pequena indústria em Maracanaú e pude constatar a organização, apoio e lisura dos seus secretários, com os quais tive contato e recebi apoio operacional sem precisar de “incentivos”.
Carlitos
21/02/2018 - 11h35
Observação perfeita! Hoje eu te acarinho, amanhã eu te ABOCANHO! Gosto do Ciro como opção à falta de Lula, mas está na hora dele ser mais ele mesmo e não o que dizem para ele ser.