Menu

Acredite se quiser: TSE vai combater fake news com apoio da… Globo

Mais um registro para as historiadoras do futuro. O TSE se alia à meganhagem do Ministério Público e da Polícia Federal, e à “veículos de imprensa confiáveis” para trabalhar no combate às fake news. A liberdade de expressão e de imprensa, pelo jeito, ficarão em segundo plano. A verdade absoluta será aquilo que passar no […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mais um registro para as historiadoras do futuro.

O TSE se alia à meganhagem do Ministério Público e da Polícia Federal, e à “veículos de imprensa confiáveis” para trabalhar no combate às fake news.

A liberdade de expressão e de imprensa, pelo jeito, ficarão em segundo plano.

A verdade absoluta será aquilo que passar no crivo de Luiz “mata no peito” Fux, meganhagem e Globo…

***

No site do TSE

TSE vai combater fake news com apoio da imprensa

A afirmação foi feita pelo ministro Luiz Fux durante café da manhã com jornalistas

08.02.201817:45

Durante café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou que contará com o apoio dos veículos de imprensa confiáveis para trabalhar no combate às fake news (notícias falsas) durante a campanha das Eleições 2018.

“A imprensa brasileira será a nossa parceira, nossa fonte primária em uma das nossas maiores preocupações que é o combate às fake news”, disse ele ao informar que Ministério Público e Polícia Federal passarão a integrar o Conselho Consultivo montado no TSE para estudar soluções para o tema.

O Conselho atuará dentro do TSE com estudos de inteligência para se antecipar à disseminação de conteúdo indevido por meio de robôs, por exemplo. No entanto, o presidente reafirmou que a imprensa será a principal aliada para aferir a veracidade daquilo que está sendo noticiado.

A convocação reitera o discurso do ministro Fux ao tomar posse na Presidência do TSE, quando afirmou que a Justiça Eleitoral não pretende tolher a liberdade de expressão e de informação legítima do eleitor, uma vez que “o papel do TSE, portanto, é o de neutralizar esses comportamentos anti-isonômicos e abusivos”.

“Notícias falsas, fake news, derretem candidaturas legítimas. Uma campanha limpa se faz com a divulgação de virtudes de um candidato sobre o outro, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura”, disse ele na ocasião ao lembrar exemplos de eleições no exterior em que os candidatos preferem destruir a honra alheia através de notícias falsas por meio de redes sociais em vez de revelar as próprias aptidões e qualidades.

O convite aos jornalistas foi uma iniciativa do ministro Fux para aproximar o tribunal dos responsáveis por informar os cidadãos com responsabilidade e credibilidade. Com isso, o presidente abriu as portas para um trabalho conjunto nos próximos meses que antecedem a eleição do dia 7 de outubro, que vai definir o novo presidente da República bem como os novos deputados federais, estaduais e distritais, além de senadores e governadores em todo o país.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

euclides de oliveira pinto neto

16/02/2018 - 07h26

Agora vamos ficar muito mais tranquilos… com a “Globo” na parada, não ocorrerão distorções… nem notícias falsas… ACREDITA QUEM QUISER…

Margarida F. M. Mendes

15/02/2018 - 01h47

Desde as lastimáveis cenas que todos testemunhamos durante as votações do impeachment parece que adentramos num mundo de realidade paralela. Está sendo surreal constatarmos “dignos” representantes do nosso sistema judiciário copiando sem muitas alterações o script da personagem Rainha Vermelha do livro escrito por Lewis Carrol. Como e quando terminará esta ópera bufa?

Margarida F. M. Mendes

15/02/2018 - 00h33

Surreal….

Reginaldo Gomes

14/02/2018 - 19h59

Já faz tempo que tô falando que o judiciário é um caso para a psiquiatria resolver.
Esse juíz tem parafuso a menos na cabeça.
Vê se não é coisa de doido chamar a globo mentirosa pra combater a mentira!
É igual ou pior que chamar um ladrão pra combater o roubo, racista pra combater o preconceito, o capeta pra rezar a missa…
A realidade do judiciário do Brasil supera qualquer ficção fantástica de hollywood.

Professor Araújo

14/02/2018 - 16h50

Em 1986 a BBC editou um filme em Londres sobre a corrupção e a feroz manipulação que faz a sinistra REDE GLOBO TIME LIFE no Brasil. O título di filme é BEYOND CITZEN KANE (uma réplica do filme CITZEN KANE) um brilhante documentário sobre as origens secretas da REDE GLOBO TIME LIFE no Brasil criada em 1963 através do contrato secreto GLOBO TIME LIFE Roberto Marinho RECEBEU propinas de 61 milhões de
dólares em conta secreta na Suíça e entrega de equipamentos da emissora TIME LIFE para ajudar a CIA
a desestabilizar e derrubar JANGO.
A CPI GLOBO TIME LIFE foi instaurada a pedido da ABERT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO TELEVISÃO e pelo então ministro das comunicações do marechal Castelo Branco coronel Quandt de Oliveria e pasmem foi arquivada como no ESCÂNDALO BANESTADO sem emitir um relatório sequer em Janeiro de 1966 no arquivo confidencial do Congresso Nacional.
O fato que chamou muito a atenção nessa CPI GLOBO TIME LIFE e CPI EDITORA ABRIL é que ambos os testas de ferro sr Roberto Marinho e sr Vitor Civita e Roberto Civita receberam recursos das mesmas fontes de bancos americanos City Bank, Manhatan Chase atual JP MORGAN e do grupo TIME e da petrolífera ESSO ATUAL EXXON MOBIL.
ISSO EXPLICA OS FEROZES ATAQUES DESSA MÁFIA DO PIG CONTRA OS INTERESSES NACIONAIS ELES SÃO TESTAS DE FERRO DK SISTEMA FINANCEIRO DOS EUA DESDE 1964 COM O CONTRATO SECRETO GLOBO TIME LIFE
OUTRO FATO QUE CHAMOU A ATENÇÃO NA CPI GLOBO TIME LIFE FOI QUE ROBERTO MARINHO RECEBEU UM IMÓVEL MILIONÁRIO NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO NA VALORIZADA AV JARDIM BOTÂNICO NÚMERO 266 ERA A RECÉM CONSTRUÍDA SEDE DA CEF E DO SUMOC SUPERINTENDÊNCIA DA MOEDA E CRÉDITO ATUAL BANCO CENTRAL (SUMOC FOI EXTINTO EM 1964 E FOI SUBSTITUÍDO PELO BANCO CENTRAL)
ESSA FOI A PRIMEIRA GRANDE ROUBALHEIRA DA FAMÍLIA MARINHO ALÉM DE GANHAREM PROPINAS DE 61 MILHÕES DE DÓLARES DO SISTEMA FINANCEIRO AMERICANO ELE LEVOU NA MÃO GRANDE O MAIOR PRÉDIO PÚBLICO INSTALADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AVALIADO NA ÉPOCA EM DOIS MILHÕES DE DÓLARES
PARA ENTENDER ESSE IMPÉRIO DE CORRUPÇÃO CRIADO PELO GRUPO TIME E PELOS BANQUEIROS AMERICANOS É NECESSÁRIA UMA LEITURA NOS LIVROS:
1- A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO, 1978 EDITORA ORTIZ DANIEL HERZ
2- AFUNFACAO ROBERTO MARINHO YMA BIOGRAFIA DA CORRUPÇÃO, ROMERO MACHADO, 1988
3- BEYOND CITZEN KANE, BBC LONDON, 1986
4- TRILOGIA GLOBAL, ROMERO MACHADO EX AUDITOR DA REDE GLOBO
5- FHC, CRISE, DECADÊNCIA E CORRUPÇÃO, 1999
6- O MAPA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC, LARISSA BURTONI
O contrato secreto GLOBO TIME LIFE foi objeto da CPI USAID e da CPI GLOBO EDITORA ABRIL instaurada na assembleia legislativa do extinto estado da Guanabara em outubro de 1964 essa CPI foi a mais polêmica da história do Brasil e foi arquivada

Pedrão Paulada

14/02/2018 - 13h23

Mas pera aí, e as Ghost News, aquelas que o Roberto Marinho esconde? Nós somos o que somos, não pelas notícias que nós damos, mas pelas notícias que escondemos….então o cordeiro pedindo ajuda ao lobo mau criminoso. Fux desonra a justiça, mais um que.


Leia mais

Recentes

Recentes