(Lula com Mano Brown e Chico Buarque na inauguração do campo Dr. Sócrates Brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert)
A íntegra da pesquisa Datafolha está aqui. Você tem de compará-la com a pesquisa do final de novembro do ano passado, cuja íntegra está aqui.
Algumas observações:
1) O voto em Bolsonaro é muito desequilibrado. Ele tem apenas 10% do voto das mulheres, por exemplo; Lula tem 38% do voto feminino.
2) O núcleo duro do eleitorado de Bolsonaro é o homem até 24 anos; neste perfil, ele tem 25% dos votos. Mas Lula também é muito forte nessa faixa, onde lidera isoladamente, com 38%.
3) No quesito idade, o voto em Bolsonaro é igualmente irregular, ao contrário de Lula, que é forte em todas as faixas etárias. Bolsonaro cai muito entre pessoas mais velhas: tem 8% apenas entre eleitores com mais de 60 anos; contra 35% de Lula.
4) Bolsonaro perdeu dois pontos em relação a pesquisa anterior, de 18 para 16 pontos, na estimulada. Lula se manteve com 37.
5) Bolsonaro perdeu eleitores de alta renda, ao passo que Lula avançou fortemente nessa faixa. Na pesquisa anterior, do final de novembro, por exemplo, Lula tinha apenas 15% dos votos entre eleitores que ganham mais de 10 salários. Perdia para Bolsonaro, que tinha 23 pontos. Agora, depois da condenação em segunda instância, Lula avançou 6 pontos nessa faixa e lidera com 21; Bolsonaro perdeu 3 pontos e agora tem 20, ficando em segundo lugar.
6) Lula passou a liderar também no eleitorado com ensino superior, onde agora tem 23 pontos, contra 22 de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, Lula perdia de Bolsonaro nessa faixa de escolaridade por 19 X 22.
7) Os números de rejeição não sofreram mudanças significativas. Lula e Bolsonaro oscilaram sutilmente aqui e ali. Os números do Datafolha nesse quesito não me parecem muito coerentes, mas Lula tem 40% de rejeição e Bolsonaro, 29%.
8) Lula tinha os seguintes números, por região, no final de novembro de 2017: Sudeste 27, Sul 27, Nordeste 58, Centro Oeste 34 e Norte 43. Na última pesquisa, de final de janeiro, os números de Lula passaram para: Sudeste 28, Sul 23, Nordeste 58, Centro Oeste 27 e Norte 46. Ou seja, Lula ganhou 1 ponto no Sudeste e 3 pontos no Norte, mas perdeu 4 pontos no sul e 7 pontos no Centro Oeste, terra dos agronegócio.