Patrícia Vauquier, leitora do Cafezinho e colunista do Duplo Expresso, traduziu para nós o vídeo de Jean Luc-Melenchon, principal liderança da esquerda francesa, sobre o Brasil e a condenação de Lula.
O vídeo está nesse post, mas eu repito aqui:
Se alguém se dispuser a fazer e publicar o vídeo legendado, entre em contato conosco pelo formulário abaixo:
***
Tradução da fala de Melenchon:
“Ainda sobre um assunto internacional. Desta vez se trata do Brasil. Bom, não sei se vocês seguem essa realidade, mas eu vou tentar contar da maneira mais breve possível por que é preciso sempre ficar de olho no que acontece no Brasil.
Por que? Porque o Brasil é membro de uma coalizão, (podemos chamar assim) de países da qual o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul fazem parte que se chama BRICS, por causa das iniciais de cada país que a compõe.
E os BRICS representam uma ameaça para os EUA, porque eles querem comercializar entre si e são grandes países. A China, por exemplo, com 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, a Índia é um pouco menos populosa, os russos são 150 milhões, 170, alguma coisa assim. São massas humanas imensas e representam uma parcela da produção mundial extremamente importante, algo como 40% – é muito importante – e como eles decidiram comercializar entre si nas suas moedas nacionais, ameaçam a hegemonia do dólar. Além disso, o Brasil tem o azar de estar na América do Sul, por assim dizer. Ou seja, é o lugar que os americanos consideram como suas colônias em volta da América.
Quando surgiu um poder de esquerda, os americanos ficaram loucos da vida e fizeram tudo o que puderam, como em todos os outros países, para desestabilizar esse poder de esquerda. Num determinado momento eles tentaram passar uma imagem do dirigente de esquerda bonzinho que era Lula contra o malvado dirigente que era Chávez. Talvez vocês não se lembrem mais disso não é? Mas eu lhes conto de novo.
A partir do momento em que começaram a organizar golpes de estado em todos os países, eles resolveram organizar o que chamamos de golpe de estado institucional no Brasil, ou seja, tiraram a presidenta que tinha sido eleita em seguida ao governo de Lula mantendo o Partido do Trabalhadores no governo, Dilma Rousseff. Ela foi acusada de ser corrupta, e o cara que fez a denúncia é agora o presidente da república, enquanto ele mesmo é acusado de corrupção num processo. É um sujeito corrupto até os dentes.
Lembrem do seu nome: ele se chama Temer. E esse corrupto utiliza a acusação de corrupção para destruir todos os representantes da esquerda brasileira: primeiro Dllma Rousseff, a presidenta que ele conseguiu derrubar.
Como as eleições presidenciais se aproximam, o PT decidiu apresentar Lula como candidato, que foi o presidente anterior de esquerda, que é o homem forte do partido dos trabalhadores, que nos permitiu (nós, esquerdistas) de chegar ao poder, de reconfortar os pobres e suas famílias, de dividir a riqueza de uma outra maneira.
Então, teve todo tipo de história de corrupção aí, mas cada vez que vocês lerem isso no jornal, informem-se bem hein! Porque no que consistia a corrupção da qual é acusado o PT? O PT é acusado – e eu não digo que é verdade hein! – ele é acusado de dar grana para os caras da direita para que votem leis da esquerda.
Bom, é preciso saber do que a gente está falando aqui. De tempos em tempos eles inventam uma história. Neste momento eles inventaram que Lula, que tem 72 anos – que está viúvo há um ano – que ele recebeu um triplex numa estação balneária. Naturalmente é uma mentira vergonhosa, Lula não é um corrupto e nunca será, ainda mais agora, neste momento de sua vida, em que a acumulação de bens não é a primeira preocupação de sua existência.
E, claro, todas as pesquisas, todas as sondagens, todas sem exceção, dão Lula como o vencedor das próximas eleições presidenciais no Brasil.
Bom, e como foi pelo Brasil que começou a série de vitórias da esquerda na América Latina, eu nem lhes conto como o tio Sam ficou verde de raiva só de pensar na ideia de que ver Lula de novo no poder, principalmente depois de ter arrancado fora a Dilma Rousseff e tudo o mais.
Eles estão completamente obcecados em fazer o que for preciso pra impedir que Lula volte. Então, criaram um processo por corrupção.
E, evidentemente, com juízes que não vale a pena que eu qualifique com adjetivos. Enfim, esses juízes decidiram que Lula é um corrupto e que merecia 9 anos de prisão em regime fechado. 9 anos de prisão em regime fechado, entenderam?
Enquanto que o atual presidente da república, que é um corrupto, não passou nem algumas horas perante um juiz. Bom…
Então, eles julgaram Lula uma primeira vez, e na apelação, na segunda instância, eles condenaram de novo Lula. Eles condenaram de novo o candidato da esquerda, não por 9 anos, porque acharam que não era o bastante. Então, para não deixar passar, eles o condenaram a 12 anos em regime fechado.
A CONDENAÇÃO DE LULA É CONFIRMADA NA APELAÇÃO E MAJORADA A 12 ANOS.
Entenderam? Então, a natureza da própria sentença é uma maneira de dizer: “Não estamos nem aí, podem dizer o que quiserem, mas somos nós que temos o poder, somos nós que decidimos, e Lula vai ser preso”.
E por que eles fazem isso? Para impedir que ele seja candidato nas próximas eleições presidenciais.
Bom, ele será candidato assim mesmo, ele apresentará a sua candidatura assim mesmo, e vai ser feito o que for preciso, os companheiros vão fazer o que precisar para retardar os procedimentos para que ele seja candidato. Evidentemente, uma vez que ele ganhe, vamos ver se os juízes e um presidente corrupto são capazes de impedir um presidente eleito pelo povo de ser empossado e de exercer seu mandato.
Mas, vejam bem, lembrem-se do que é a direita quando perde as eleições. Quando a esquerda perde, a gente aceita. Já quando a direita perde… Vejam bem tudo o que contaram a respeito das eleições na Venezuela, ou sobre todos os outros países, é no Brasil que estão fazendo: colocam as pessoas na prisão, prendem quem querem sob falsas acusações, e em seguida trapaceiam nas eleições.
Digo isso tudo porque não podemos desanimar, não podemos baixar a guarda, não podemos deixar nossos companheiros! Estes que estão lutando pelo Brasil hoje, esses companheiros lutam conosco, eles têm seus defeitos, eu os conheço, tenho minhas críticas sobre a maneira como conduzem a política, mas isso não importa, são nossa família. Eles são parte de nosso campo e se eles ganham, são as superpotências que recuam, é menos força aos EUA, e logo, isso nos deixa mais livres, nós como franceses, porque a mão do mestre fica menos forte.”