Menu

Principal líder da esquerda francesa inicia campanha em defesa de Lula

Alguns blogs políticos brasileiros, como o GGN e o 247, repercutiram as manifestações do mais importante líder da esquerda francesa, Jean Luc Melenchon, em defesa do ex-presidente Lula e contra a sua condenação. O Cafezinho agora oferece a mesma informação, com uma tradução própria feita pelo próprio editor do blog, acompanhada dos links originais dos […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Alguns blogs políticos brasileiros, como o GGN e o 247, repercutiram as manifestações do mais importante líder da esquerda francesa, Jean Luc Melenchon, em defesa do ex-presidente Lula e contra a sua condenação.

O Cafezinho agora oferece a mesma informação, com uma tradução própria feita pelo próprio editor do blog, acompanhada dos links originais dos respectivos textos.

A manifestação de Melenchon, cuja candidatura (pelo bloco “França Insubmissa”) obteve 7 milhões de votos no 1º turno das eleições presidenciais de 2017, ou 20% do total, é direta, objetiva e bem informada.

Melenchon foi o candidato preferido dos jovens franceses. Segundo o Ipsos, Melenchon liderou, com 30%, a votação entre jovens até 24 anos, contra 18% do candidato que venceu as eleições, Macron. Assim como em toda Europa, a juventude francesa é o núcleo da esquerda política no país.

Melenchon entendeu o principal: as forças que condenaram Lula são as mesmas que deram o golpe e puseram o grupo de Temer no poder. Essas forças contaram com a cumplicidade (ou mesmo o protagonismo) do judiciário e suporte dos grandes grupos de mídia.

Lava Jato, Temer e Globo formam um bloco único, que sustenta o regime autoritário vigente no país.

Melenchon escreveu um primeiro post no Facebook, depois um outro. E ainda fez campanha, no Twitter, de um abaixo assinado em defesa do ex-presidente Lula.

A manifestação do líder francês é mais um, entre tantos sinais, que demonstram a necessidade de Lula e do PT desenvolverem uma campanha politizada e ideológica, voltada especialmente para a juventude,  que procure neutralizar a interferência, hoje bastante evidente, da especulação internacional, através da ampliação de laços com a esquerda de todos os países do mundo.

***

Nota 1 no Facebook (original aqui):

Sobre a asquerosa conjuntura política brasileira: as forças corruptas que, através de um golpe, assumiram o poder no país, articularam a condenação de Lula em segunda instância, para 12 anos e 1 mês de prisão. Um escândalo fomentado pelo bandido Temer, um presidente corrupto até a medula, que já havia ajudado a condenar e derrubar a presidente Dilma Rousseff, com a cumplicidade do Judiciário.

O objetivo é evitar que Lula seja candidato novamente, já que ele lidera todas as pesquisas para as eleições presidenciais de outubro próximo. Isso é um atentado contra a democracia!

Os corruptos do Brasil e os EUA exercem um controle sem limites sobre o Brasil.

Que venha a ação popular!

JLM

(Tradução: Miguel do Rosário).

***

Nota 2 no Facebook (original aqui):

Lula, o candidato necessário do povo contra a oligarquia!

Na quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre, os três juízes do Tribunal Regional Federal acabaram de proferir o veredicto do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luis Inácio da Silva. Aceitando o resultado da primeira instância, Lula acaba de ser condenado por unanimidade, com um aumento da pena de três anos, passando de 9 para 12 anos.

Os juízes não apresentaram nenhum novo elemento no julgamento e, conforme denunciados pela defesa de Lula, ainda não possuem provas concretas para demonstrar sua culpa. É com base nessa certeza que Lula apelará para a autoridade superior do Supremo Tribunal Federal.

Em apoio ao principal líder político na história política da América Latina, o Partido de Esquerda (francês) denuncia este processo arbitrário contra o qual juristas internacionais de diversas correntes verificaram graves irregularidades processuais, como o uso indevido de delações premiadas para a obtenção de provas, a comprovada conivência entre os juízes da primeira instância com os de segunda, a execução de um julgamento de forma inusitadamente acelerada, e ainda uma incompatibilidade entre o objeto da acusação contra Lula e os fatos que a sentença tentou demonstrar. Esta farsa judicial, assim como o golpe institucional de Temer, teria sido impossível sem o apoio ativo dos Estados Unidos da América, que de Honduras até a Argentina retoma suas velhas formas de interferir nos assuntos internos dos países da Latino-americanos.

Assim que a sentença foi pronunciada, todos os líderes políticos da esquerda prestaram apoio ao líder. Lula goza de uma ampla base popular e dará continuidade, de maneira ainda mais decidida, à sua campanha eleitoral. Apenas uma eventual condenação da justiça eleitoral, a partir de agosto, depois do início da campanha eleitoral, poderia impedir Lula de defender o único projeto político capaz de pôr fim à destruição do Estado de Direito, levada a cabo pelo governo Temer, desde o golpe de estado de 2016.

Desde ontem, centenas de milhares de pessoas se mobilizaram em Porto Alegre e em outras cidades. No Rio, a sede da empresa de TV Globo foi ocupada por dois dias como denúncia da cobertura tendenciosa deste grupo de mídia, o mais poderoso do país. A prova é que, ainda pela manhã, às 10 horas, uma hora após o início do julgamento, muito antes da conclusão da sentença do primeiro juiz, outro grupo de televisão privado, a Bandeirantes, já havia vazado a informação de que a condenação seria por unanimidade. É inaceitável que um Estado como o Brasil tenha uma justiça tão influenciável e arbitrária.

O Partido de Esquerda continua esperançoso de que a revolta popular irá dobrar os juízes corruptos nas ruas e permitir eleições verdadeiramente democráticas no Brasil. E apoia as mobilizações populares que visam garantir a liberdade de Lula e a queda do regime Temer.

(Tradução: Miguel do Rosário).

***

Melenchon também abordou o assunto no Twitter, onde promoveu campanha de assinatura em favor de Lula e da democracia brasileira.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edson

28/01/2018 - 13h35

Quem não tem argumentos ri.

Carmen Baldo Correa

27/01/2018 - 20h23

Sera que preciso ir pra França para fazer as pessoas entenderem o que está acontecendo?

Alberto Leal

27/01/2018 - 16h16

Por um prato de comida, esses coitados de direita ficam mais no Cafezinho do que na Veja.
Escória entreguista!

Ivan Santos

27/01/2018 - 14h51

O mundo é Lula

“ JE SUIS
LULA “

José Jorge Jacuri

27/01/2018 - 14h40

OS FANTOCHES DO JUDICIARIO GANHA A RALÉ DA SABEDORIA DO MUNDO.E QUESTIONAM Q PAIS É ESSE,A COMPETENCIA TA NA CABEÇA DA CONVICÇÃO OU NOS FATOS,DIPLOMA DO LIXO.

Emerson Mattos

27/01/2018 - 14h28

Recorrendo aos cumplices gringos.

Ademar de Moura

27/01/2018 - 14h22

O Acéfalo francês vai fazer o que? Invadir o Brasil? Kkkkkkkk mais um débil mental defensor de bandidos!

    Irani Amorim

    27/01/2018 - 15h17

    Maria Dolores Rosa

    27/01/2018 - 15h22

    Tem razão, Irani, só rindo.

    Edson

    28/01/2018 - 13h38

    Os bandidos que vc defende são melhores, claro.

Fabio Nascimento

27/01/2018 - 14h11

Outro lixo

Roberto Alves

27/01/2018 - 14h09

Francisco Oliveira

27/01/2018 - 12h09

Assisti, ontem, no canal CURTA! o documentário “Free Ângela Davis” sobre a vida e o julgamento da ativista negra americana Ângela Davis. É impossível não comparar com o caso de Lula sem vomitar compulsivamente. O juiz do caso, a imprensa, a reação dos negros perseguidos, sociedade americana…quanta diferença. E olha que a ativista pertencia ao partido comunista americano registrado com o nome Che Lumumba. Pra falar a verdade, me deu inveja dos gringos. Pergunto: Por que não fazemos uma campanha, a nível global semelhante? Free Lula? Vamos sair da conversa mole dos jornais e partir para a prática política das praças e das ruas.

Roberto Alves

27/01/2018 - 14h08

Roberto Alves

27/01/2018 - 14h06

Braz franco

27/01/2018 - 11h38

O Brasil não merece isso

Oseias Oliveira Moreira

27/01/2018 - 13h34

***

Orieta Peixoto

27/01/2018 - 13h28

Bandido defendendo.bandido não vale kkkkkkk

Artur Silva

27/01/2018 - 13h28

Grandes merdas,grande é o juiz Sérgio mouro está conseguindo derrotar toda a bandidagem da esquerda

    Horto Larré

    27/01/2018 - 13h46

    mouro? ignorâcia pura.

    Alex Vieira

    27/01/2018 - 13h49

    Eita Brasilzão profundo! Escutai a nossas preces!!

    Artur Silva

    27/01/2018 - 13h50

    Não quero discutir com a esquerda por que esquerda é cega.

    Lourdes Neves Vieira

    27/01/2018 - 13h56

    Horto Larré kkk deixa tadinho.

    Lucio Silva

    27/01/2018 - 13h57

    Inocente

    Lourdes Neves Vieira

    27/01/2018 - 13h58

    claro que não se deve discutir com a esquerda.Deve-se calar e não manifestar contra a direita.Ou seja o país tem bandido de estimação e um serviçal da justiça para ser imparcial.Com isto a direita prova que o crime compensa e seus seguidores são cúmplices seletivos.

    Artur Silva

    27/01/2018 - 13h59

    Kkkkkkk

    Dom Gentil Brito

    27/01/2018 - 14h12

    Vaza paneleiro. Ninguem quer saber a opiniao de asno !! Vai pastar em.outra freguesia. Nao debatam.deixa ele relinchar e estrebruchar como ele quiser como bom asno que e

    Dom Gentil Brito

    27/01/2018 - 14h13

    Lula dando um rolezinho com a sua galera !! E nos !!

    Artur Silva

    27/01/2018 - 14h15

    Essa foto aí é Antígona a favor do pt não existe mas isso aí,Isso aí é só lembranças.

    Artur Silva

    27/01/2018 - 14h25

    Irani Amorim

    27/01/2018 - 15h17

    Rogeria Cristina Lima

    27/01/2018 - 15h32

    O cego pode ler e adquirir conhecimento, e um burro, como tu, nem lendo consegue porque não assimila o que lê, viu Artur Silva?

    Rogeria Cristina Lima

    27/01/2018 - 15h33

    Caiado? Bah!

    Dom Gentil Brito

    27/01/2018 - 15h40

    Artur Silva acha que a esquerda e o MBL que leva todos os seus manifestantes em uma Kombi.


Leia mais

Recentes

Recentes