O professor Luigi Ferrajoli, um dos juristas mais respeitados do mundo, já tinha se manifestado, no ano passado, contra a perseguição judicial a Lula, num depoimento que deu ao senado italiano. Ferrajoli comparou Sergio Moro a um juiz da Inquisição.
E agora, Ferrajoli volta à carga contra Sergio Moro, contra a Lava Jato e contra o judiciário brasileiro, apresentado como parcial em sua relação com o ex-presidente Lula.
O texto de Ferrajoli foi divulgado há pouco pela defesa de Lula.
***
É clara a parcialidade no julgamento de Lula
Por Luigi Ferrajoli
Quero expressar minhas preocupações em relação às formas com que o julgamento contra o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, foi criado e conduzido.
A impressão que este processo desperta em extenso setor da cultura jurídica democrática italiana é aquela de uma ausência impressionante de imparcialidade por parte dos juízes e procuradores que o promoveram, dificilmente explicável se não com a finalidade política de por fim ao processo de reformas realizado no Brasil nos anos dos governos de Lula e Dilma Roussef que retiraram da miséria 40 milhões de brasileiros.
Esta ausência de imparcialidade, favorecida pelo singular traço inquisitorial do processo penal brasileiro – a confusão entre o papel de julgador e o papel de instrução, próprio da acusação – é confirmada por numerosos elementos.
Um primeiro elemento é a campanha da mídia orquestrada desde o inicio do processo contra a figura de Lula e alimentada por um inaceitável protagonismo dos juízes, que se pronunciaram inúmeras vezes aberta e publicamente contra o ex-presidente fora do âmbito do processo, dessa forma manifestando contra ele urna hostilidade e um pré-julgamento que em qualquer outro sistema teria justificado a rejeição dos magistrados.
Um segundo sintoma de parcialidade dos magistrados foi a ativa promoção por parte do juiz das delações premiadas e a tendenciosa petição de principio na avaliação das provas, geralmente assumidas como verdadeiras se de acordo com a acusação e como falsas se em contradição com as hipóteses acusatórias.
Um terceiro fator de preocupação sobre a imparcialidade do processo é dado pela sua simultaneidade com o impeachment, de sustentação jurídica muito duvidosa, contra a presidenta Dilma Rousseff, que gerou a impressão de que os dois procedimentos tem o significado politico de uma única operação, de restauração antidemocrática.
Finalmente, uma última razão de preocupação a respeito da ausência de imparcialidade do julgamento decorre da noticia, reproduzida com concordância e naturalidade por muitos jornais brasileiros, de que os juízes teriam acelerado a celebração do processo de segunda instância em relação aos tempos habituais dos processos ordinários a fim de chegar à sentença de condenação definitiva o mais rapidamente possível, impedindo dessa forma o ex-presidente, ainda muito popular, de se candidatar nas próximas eleições presidenciais.
A minha esperança obviamente é que os desenvolvimentos sucessivos deste processo desmintam estas preocupações.
Roma, 15.1.2018
Marcos Pinto Basto
20/01/2018 - 00h00
A única resposta para esse bando de calhordas traidores, incluindo aqui os ministros que fazem parte do Conselho Nacional de Justiça, é a GREVE GERAL IRRESTRITA com data para terminar no dia em que todos os Traidores da Pátria forem confinados na Papuda!
PEDRO AUGUSTO BENEVIDES MACHADO
19/01/2018 - 22h19
A quadrilha do judiciário brasileiro desmascarada.
Messias Franca de Macedo
19/01/2018 - 21h34
EGRÉGIO E IMPÁVIDO JURISTA E PROFESSOR CATEDRÁTICO FÁBIO KONDER COMPARATO: EUA COMANDAM LAVA JATO E MORO É HOMEM DA CASA BRANCA
Interesses norte-americanos estão nos bastidores do movimento de ataque ao lulismo, que resultou na derrubada do governo Dilma Rousseff; é o que afirma o jurista Fábio Konder Comparato em entrevista à jornalista Eleonora De Lucena, do site Tutaméia; ele identifica na cobiça pelas reservas do pré-sal “fundamentais para a economia do Ocidente” um dos pontos centrais da investida estrangeira no país; para o jurista, o juiz Sergio Moro “é evidentemente pessoa de toda a confiança” dos Estados Unidos; assista à íntegra
19 DE JANEIRO DE 2018
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/337812/Comparato-EUA-comandam-Lava-Jato-e-Moro-%C3%A9-homem-da-Casa-Branca.htm
Messias Franca de Macedo
19/01/2018 - 21h34
https://www.youtube.com/watch?v=wM2Csu4Ei68
Luiz Carlos P. Oliveira
19/01/2018 - 19h25
Palestra da moda, hoje, é juiz e procurador cobrar para falar sobre autos de processos sob sua responsabilidade. Ditadura é assim que funciona. Tá bom prá vocês?
Luisa
19/01/2018 - 15h00
TV 247 ENTREVISTA: EUCLIDES MANCE – Autor do livro ” Falácias de Moro”
https://www.youtube.com/watch?v=dLp3YrwAb4E
Gustavo Horta
19/01/2018 - 14h48
LARGUE O ESPELHO. ABRA A JANELA.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/01/19/largue-o-espelho-abra-a-janela/
LARGUE O ESPELHO. ABRA A JANELA.
Muito interessante ler os comentários feitos por alguns coxinhas golpistas aí afora.
Um deles chega a perguntar ao cidadão da esquerda quantos sanduíches ele teria recebido para defender o Lula.
O que acontece é que estes golpistas coxinhas olham para nós da esquerda e insistem em ver a própria imagem. Eles tentam nos ver, mas, na verdade, apenas se olham no espelho, narcisistas que tanto são.
Aí eles projetam em nós a imagem de si mesmos. Estão tão acostumados a trocar e fazer escambos os mais diversos pelo seu apoio na sociedade política que pensam que fazemos o mesmo.
Pessoalmente adoro sanduíche de mortadela. Mas sempre os comprei com o meu trabalho.
Diferente de tantos que se lambuzam de caviar e se molham mergulhados em champanhe, patrocinados pelo trabalho do povo a quem espoliam permanentemente.
Uma recomendação interessante a fazer a estes idiotas idiotizados ou manipuladores contumazes é que larguem seus espelhos e busquem nos olhar através de uma janela.Mas que seja uma janela bem ampla e bem elevada, pois estamos tão à sua frente que será difícil nos enxergar. De preferência é bom usar um bom binóculo, e que seja poderoso mesmo.
Largue seu espelho, manipulador cretino e covarde. Largue o espelho. Abra a janela.
gustavohorta.wordpress.com
“ALL WE NEED IS LAW”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/01/18/all-we-need-is-law/
Gustave lejeune
19/01/2018 - 14h10
Nao sei o que Moro vai ganhar com este julpatifaria que fez com o Lula, certatamente nao sera fama, pois seu nome como Juiz já está irremediavelmente na lata de lixo da historia intrnacionalmente. Exagero? Então convido o ‘nobre ‘ juizeco a fazer uma turnê pelo mundo fazendo palestras e vera como será recebido. NOME PERDIDO é coisa que nunca se recupera, mas talvez como delatou Tacla Duran exista algo mais lucrativo que ter fama!!!
Eduardo
19/01/2018 - 14h20
Por falar em palestras, o que o houve com a tal Lilis, empresa de palestras de Lula ? Faliu por falta de clientes ? Quando vão voltar a pagar Lula para fazer suas costumeiras animações de auditórios, ops, palestras ??
Gustave lejeune
19/01/2018 - 14h57
Acho que faliu menmo ,igual ao do genio e plagiador FHC a a sua Teoria da Dependencia que pertence a outra Pessoa . APROVEITO a oportunifade para avisar ao amigo que hoje no ANTA GONISTA está servido um ótimo cardapio: ração para animal fabricado por Doria e salada de alfafa com capim. BONA APETIT.
Celso
19/01/2018 - 17h09
boa