Em vídeo, Freixo responde às críticas que emergiram com sua entrevista à Folha.
Freixo: defendo o direito de Lula ser candidato
Em vídeo, Freixo responde às críticas que emergiram com sua entrevista à Folha.
Miguel do Rosário
131 comentários
Miguel do Rosário
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Mais matérias deste colunista
lula 2018
03/01/2018 - 17h58
Se o lula ão puder ser candidato, vou de bolsonaro mesmo, se é pra acabar vamos acabar. vamos ver como é que fica esse tal de renan calheiros na mão do capitão.
jeffbeck
02/01/2018 - 08h50
O FREIXO É FROUXO….
Ronaldo Brito
01/01/2018 - 19h25
PSOL sempre foi a esquerda que a direita gosta! Representam a classe média metropolitana de São Paulo e Rio!
Ronaldo de Almeida Bezerra
31/12/2017 - 23h21
Além da lamentável entrevista desse rapaz, não vamos esquecer o que os seus seguidores do seu partido discursavam ‘fora tudo, fora todos’ quando indagados, falavam que até Dilma tinha de cair, ele quer enganar quem? prefere criticar o PT quando deveria criticar a direita e são tantos a começar pela globo
El Bartho
31/12/2017 - 13h36
O frouxo me convenceu, se não permitirem que eu vote no LULA, voto no bolçonazi (se é pra f… então vamos lá), agora no pisol JAMAIS.
El Bartho
31/12/2017 - 13h38
Digo bolçonaro….
Jota One
31/12/2017 - 10h54
Verdade seja dita: o PSOL sempre serviu aos interesses dos partidos de direita.
Fernando Terra
31/12/2017 - 08h36
Que em 2018 o Marcelo Freixo pare de fazer política no Brasil como se estivesse dando uma aula de Sociologia no IFCS. Entregou o Rio para a Universal de bandeja só porque não quis fazer alianças para além do partidão, porque são puros.
Deveria se candidatar na Noruega.
Lembrando que o PSOL não se resume a Freixo.
Freixo é apenas uma das muitas vertentes dentro do PSOl.
MANREL
31/12/2017 - 14h33
SIMPLES, o Freixo é um estúpido, sempre foi.
Quiz se pavonear por ser entrevistado pela “FALHA DE SÃO PAULO”, deu um tiro no pé,
FAIOU!
angelo agnelo
31/12/2017 - 08h34
Ficha Limpa ou Lei Complementar nº. 135 de 2010:
é uma legislação brasileira que foi emendada à Lei das Condições de Inelegibilidade ou Lei Complementar nº. 64 de 1990 originada de um projeto de lei de iniciativa popular idealizado pelo juiz Márlon Reis entre outros juristas que reuniu cerca de 1,6 milhão de assinaturas com o objetivo de aumentar a idoneidade dos candidatos.[1]
A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.[2]
O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010.[3] Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar.[4] Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as eleições subsequentes, realizadas no Brasil após 2010, o que representou uma vitória para a posição defendida pelo Tribunal Superior Eleitoral.[2]
Nelson Menezes
31/12/2017 - 10h10
Um grande palhaço.
Katia Silva
31/12/2017 - 08h36
Vai PSOL, seguir o caminho do PV
João de Paiva
31/12/2017 - 03h48
Não adianta querer dourar a pílula, Miguel do Rosário. Não adianta defender o indefensável e explicar o inexplicável. Em vez de você se desgastar, tentando explicar e defender o que nem o próprio Marcelo Freixo consegue, limite-se ao trabalho jornalístico, dando espaço ao deputado psolista.
Irônico e curioso que Freixo busque a blogosfera progressista para explicar a patacoada e tente se recuperar da ‘casa de caboclo’ que um jornal do PIG/PPV lhe armou. Mas na hora de conceder entrevista, esse PSOL e a ‘esquerda festiva’ escolhem os inimigos, os veículos do PIG/PPV; apenas para chorar as pitangas esses “esquerdistas” psicodélicos recorrem à blogosfera progressista. É por isso que sempre digo e escrevo: partidos como o PSOL e o PSTU são a esquerda que a direita ama e sempre pediu a Deus.
Nelson Ficanha
31/12/2017 - 05h45
Adoro café, sei quem é Lula de verdade,
Ana Pessoa
31/12/2017 - 03h38
Não confio nesse Freixo!!!
Lou Salomé
31/12/2017 - 03h01
Quer defender o direito do Lula ser candidato? Faça isso direito cara.
Thiago Horta
31/12/2017 - 02h33
Freixo, o fato mais grave foi ter dito que Bolsonaro é honesto.
Nórci Coelho
31/12/2017 - 01h43
Vê se cresce e deixa de ser oportunista. Vá ler deixa de ser analfabeto político. Ou é ignaro ou mal intencionado, não tem escapatória.
Luciano Bonotto
31/12/2017 - 01h33
Sai o vacilão. Ele queria mesmo é que todos se juntassem ao grande Pessol.
Vitor Costa
31/12/2017 - 01h23
Até simpatizo com ele mas vai ser oportunista assim lá longe.
Evandro Miranda Cardoso
31/12/2017 - 01h23
Freixo tá ouvindo tocar bumbo e pensa que é gaita de fole…
Carlos Malheiros Moreira
31/12/2017 - 01h11
Quem não nasceu para ser rei nunca será magestade. Candidato e ser um Marino Silvar,
JoApaS
30/12/2017 - 22h50
Freixo “froxo” é o típico “SEM NOÇÃO”: do BRASIL REAL bem como do BRASIL OFICIAL.. !!
Coitado, tá completamente por fora de tudo da REALIDADE BRASILIS..!!
E pior, arrastando consigo o BOULOS pro mau caminho, ou seja, enfiando-o pela PORTA dos FUNDOS da POLÍTICA NACIONAL !
Alexandre Kombi Lopes
31/12/2017 - 00h47
Tem um pessoal na esquerda que é um pé no saco, policia o tempo todo. Gente chata do caralho.
Angela Sá
31/12/2017 - 00h35
Freixo, tá bom entendi tudo, mas quem milita em mesmo espaço sabe como a banda toca. Foi mal.
Jean Carlos
31/12/2017 - 00h21
FROUXO!!!!
Maria Luísa Perpétuo
31/12/2017 - 00h09
Ficou pior…
Renata Rocha
31/12/2017 - 00h00
Decepção com Freixo.
Julia Joyce
30/12/2017 - 23h05
Esmeraldo Cruz
Rogério Freitas
30/12/2017 - 23h04
Já era PSOL, já era freixo. Já sabíamos o que vcs eram. Só um movimento neoliberal pequeno.burgues. Falta assumir o golpismo.
Jorge Carlos Do Nascimento
30/12/2017 - 22h59
A inveja ainda mata um diabo!
Fernando Carneiro
30/12/2017 - 22h58
Frouxo…
Wal Weissmann
30/12/2017 - 22h56
É patético…..
Lamentável….
Maria Jose Rego
30/12/2017 - 20h52
Senhor Freixo, discordo do senhor. Eu prefiro a esquerda unificado antes mesmo do golpe. O senhor já demonstrou muitas vezes que não gosta do Lula inclusive nem o quis em seu palanque quando candidato a governador. Que pena!
Jotage
30/12/2017 - 20h42
Sr. Freixo, nem todo o papel higiênico do mundo vai deixar sua bunda limpa.
O vídeo só confirma a imundície: Ele acha que o Lula deve ser candidato, mas não vota nele. Deve preferir o Bolsonaro ou mesmo o Temer.
Maria Aparecida Sacconi Ferreira
30/12/2017 - 22h34
já era cara, não tem como remendar uma entrevista tão desastrosa
gonzales
30/12/2017 - 20h12
Esse pessoal do PSOL, são uns golpistas, eles nunca falaram que houve um golpe, ajudaram a direita quando a Dilma mais precisava de apoio, ajudaram a direita promovendo greves nas universidades, nos correios e outras instituições, eles dizem que Temer é ilegítimo por ter 3% de apoio, não por ter havido uma fraude no impeachment, se Temer é ilegítimo por ter 3%, o mesmo eles pensavam em relação a Dilma, além disso eles dão mais entrevistas a imprensa tradicional queos veículos alternativos, lembrando da conversa a portas fechadas que Freixo teve com diretores da Globo na eleição contra Marcelo Crivela, sobrinho do bispo concorrente da Globo.
Isso porque, segundo o psol,; PT, PSDB, PMDB, PP é tudo igual. Psol é um partido golpista.
Francilene Torres Mourão Rodrigues
30/12/2017 - 22h11
Diante de tudo que ocorre na politica essa divisao de votos no primeiro turno é idiota. A democracia foi ferida e se a esquerda estivesse realmente unida ,usaria inteligencia e votaria em Lula pois o mesmo É o favorito a ser o presidente do Brasil.A união da esquerda é fundamental.
Vilma Correia Barbosa Barbosa
30/12/2017 - 21h43
Voto Lula! Voto PT!
Irance Esteves
30/12/2017 - 21h39
Nunca vai ganhar no Rio!!! Desagregador da esquerda! Tem espaço na folha, no globo, no PIG!!!
José Cordeiro Neto
30/12/2017 - 21h39
DEFENDO O PEOJETO DO DEPUTADO JOSÉ MEDEIROS: RÉU NÃO PODE SER CANDIDATO…
Elyane Feytosa Alves
30/12/2017 - 21h30
É hora de união de direita e esquerda! É hora de jogar esse lixão podre do golpe pra fora! Depois a gente limpa a casa!
Vera Lúcia Campos Costa
30/12/2017 - 21h29
Infelizmente agora tá correndo atrás do prejuízo que causou ao PSOL, a Boulos e a si próprio. Muito mais do que a Lula. Infantil
Reinaldo Ferreira
30/12/2017 - 21h22
Independente das posições politicas e do jogo de partidos é claro que as diversas correntes mais à esquerda tem que se unir AGORA! Não dá para esperar mais. Se ficarmos com rusgas pequenas impedindo a união então faremos o jogo da casa grande. PT, PCdoB, PSOL, PST, etc. devem marchar juntos agora.
Antonio Pascoal Cardoso Rabelo
30/12/2017 - 21h19
E a Direita rindo e agradecendo que nem hienas.
PQP!!! Como a esquerda é individualista, heim???
Mario Bueno
30/12/2017 - 21h04
Tá foda, pt fazendo umas lambanças, psol sempre com esse papo de frouxo…. Ou fecha o bonde de uma vez ou para de vender peixe podre, bando de filho da puta, ja tô puto, vai rodar todo mundo
Mara Andréa Silveira Alves
30/12/2017 - 20h59
Pilantra!
George Leal
30/12/2017 - 20h57
Candidato do Psol deve ser #NildoOuriques
jose carlos vieira filho
30/12/2017 - 18h47
Defende o direito, ou vai lutar por êle com todo o país?
Essa pequena diferença separa os homens dos ratos.
Antonio Passos
30/12/2017 - 18h36
Mais um que falou bobagens e se deu mal. Tadinho, ele foi mal interpretado, não teve intenção de dividir. Pois pra mim é um Frankenstein de esquerda criado pela Globo. Tem que correr atrás é do Bolsonaro, pelo menos empatar com ele, antes de querer falar pela esquerda.
Andréia Assunção
30/12/2017 - 20h35
Coitados, não aprendem! Só estão fazendo perder eleitores! Os 1% que tinham! Não aprendeu nem com as eleições do Rio! Oh dó! Vão ter que comer muito angu pra chegar lá viu!
Alexandre Pessoa
30/12/2017 - 23h42
Senhora aprendemos muitos com as eleicoes no RJ, pois enfrentamos a mafia do PMDB de Cabral e companhia limitada.
Rai
31/12/2017 - 12h41
Enfrentou a máfia do Cabral que causou estrago regional, mais apoia a máfia da lava jato que está fazendo estrago nacional! Ou seja vocês não aprenderam nada! Me poupe!
Terezinha Correa
30/12/2017 - 20h34
Se ele for candidato eu e minha familia votaremos nele.Ele jamais daria essa miseria de aumento no salario minimo.O povo é ingrato
João Alexandre
30/12/2017 - 20h34
O convencimento venceu a manipulação da mídia golpista.
A esquerda não pode ser ingênua ou subestimar os canalhas da mídia. Já demonstraram isto construindo um golpe e tirando uma candidata de esquerda com 54 milhões de votos.
Andréia Assunção
30/12/2017 - 20h32
Vai te foder Frouxo!
João Brasil
30/12/2017 - 20h30
filhote da pequena burguesia igual ao bolsonaro. Falsos Moralistas da classe média…
Luzeneide Fernandes
30/12/2017 - 20h26
Esse FDP não teve cacife nem para se eleger a prefeito, imagine eleger o Boulos a presidente da Republica..Se manca seu merda !!
Adriano Simões
30/12/2017 - 20h12
Graça Eloy
30/12/2017 - 20h08
Não compro essa sua conversa…falso
Sonia Laura
30/12/2017 - 20h00
Está difícil, O Cafezinho, de tentar consertar… Vai dar, não…
Luiz Lopes
30/12/2017 - 19h49
Pode ser !!!
Tá em qual “campo” !?
Jose Srur
30/12/2017 - 19h38
Na política não tem ingênuo assim como num bordel não tem virgem. Trata-se de um cabo Anselmo , um Aloisio Nunes( que como motorista delatou Maryguella), ou seja um direita com uma roupagem de nova esquerda.
Paulo Angeli Angeli
30/12/2017 - 19h38
Cara idiota.Vem agregar e nao o contrario.Nosso inimigo e outro.
Barbara Ribeiro
30/12/2017 - 19h37
No mínimo tinha que ter gravado a entrevista na íntegra em se tratando de um veículo de comunicação fascista !!!
Isaias Gonzaga Oliveira
30/12/2017 - 19h28
Acho que Freixo tem apoio apenas do Milton Temer e Michel Temer.
Arthur Bloise
30/12/2017 - 19h24
Me poupe….
Marcelo Santini
30/12/2017 - 20h09
Bá…é só bola fora
Arthur Bloise
30/12/2017 - 20h32
Esquerda mauricinho….
Marcelo Santini
30/12/2017 - 20h35
Zona Sul…
Arthur Bloise
30/12/2017 - 20h37
Guri mimado que levava a bola e acabava o jogo….
Arthur Bloise
30/12/2017 - 20h37
Hugo Freitas
30/12/2017 - 19h22
Freixos quis limpar sua barra depois das críticas que sofreu nas redes sociais lê-la esquerda consequente. Agora ele vem falar da candidatura divisionista do Boulos. Na entrevista ele posou de inventor dessa candidatura. Freixo, como livre pensador que é, como de resto são os psolistas, se arvorou a dono da verdade e de um estalo na cabeça lançou a candidatura Boulos dividindo ainda mais a esquerda, mostrando claramente que o PSOL não vai se incorporar a uma luta de frente única contra o golpe.
Paulo Filipe
30/12/2017 - 19h12
Esse cara nunca passou segurança. É o tipo de cara que fala uma coisa e faz outra.
Paulo Filipe
30/12/2017 - 19h11
Vocês perceberam que esses caras que ficam em cima do muro , todos são queimados pois eu penso que no fundo eles gostariam de ser isso mesmo que eles relatam nessas entrevistas, senão teriam cuidado na hora de falar.
Izabel Carvalho
30/12/2017 - 19h10
Ele precisa repensar suas falas, querendo se mostrar mais á esquerda em relação ao PT contribui com a direita e presta desserviço ao pais nesse momento critico .
Paulo Garcia Rosa
30/12/2017 - 19h04
Entre o PT e o PSOL,Golbery votaria no último.
Thiago Nabuco
30/12/2017 - 18h56
Mas apoiar o direito de um candidato é o MÍNIMO que se pode fazer. A questão não foi o Lula, foi só que segregar a esquerda é o que se faz desde que ela chegou no país.
Teresa Andrade
30/12/2017 - 18h56
esquerda que divide não interessa
Paulo Rezende
30/12/2017 - 16h49
AÍ O CARA VOTA EM MIM E NO BOLSONARO PORQUE NÃO IMPORTA O QUE A GENTE PENSA, VÊ OS DOIS COMO HONESTOS E CORAJOSOS.
Peça desculpas públicas aso torturados, às famílias e amigos dos mortos pela ditadura, enaltecidos por esse fascista a quem ele se compara. Na verdade, só conhece a teoria, não imagina a dor da tortura!
Humberto Barbosa
30/12/2017 - 18h45
Nossa constituição deveria impor limites às candidaturas , o q evitaria os políticos carreiristas e profissionais !
Celia Cambraia
30/12/2017 - 18h42
Fabiane Espín
30/12/2017 - 18h39
Para mim só mais um pseudo esquerdista que se revela. Esse povo joga do lado da direita.
Mirian Clemen
30/12/2017 - 18h36
Meu voto é do Lula, e se ele não concorrer, meu voto será de que concorrer no lugar dele. #MeuVotoéDoPT
Berenice Franco
30/12/2017 - 18h35
Está cheio de “esquerdistas” que ainda estão nos berçários da maternidade….da vida.
Caio Fabricius Nazareth
30/12/2017 - 18h33
É um pau mandado mesmo… Putz
Luiz Junior
30/12/2017 - 18h29
Coxinha
Maciel Oliveira
30/12/2017 - 18h28
Por que sempre que alguém diz “a esquerda tem que se unir”,é sempre em torno – ou sob as asas – de Lula? Como se Lula fosse o Sol da esquerda em volta do qual todos devessem orbitar… Por que quem prega a união da esquerda e, em última instância, a defesa de Lula, não cobra do próprio Lula que ele se rencocilie com os princípios da esquerda,em vez de se empenhar em promovê-lo como algo que ele já não é mais,a saber,um líder cuja pauta seja tão diferente dos que hoje estão aí? Ou dá pra acreditar que alguém que se alia a Renan Calheiros está mesmo preocupado com o PAÍS?
Eliane Cavalcante
30/12/2017 - 18h24
Não confio nele, ser radical nesse momento só vai piorar a vida do povo.
Nelzi Costa
30/12/2017 - 18h23
Não confio, neste senhor!
Celina Pereira Massiere
30/12/2017 - 18h12
PSOL,a esquerda que a direita gosta. Agora o Chico Alencar é contra o indulto. Isso é pauta da globo. Pauta de direita. Esse é o PSOL.
Myguel Macyel
30/12/2017 - 18h11
Poxa, tinha que ser agora essa entrevista? Não dava pra esperar? Na moral, é esquerda que atrapalha… O PSOL no congresso costuma ajudar, mas fora dele é cada bola fora…
Evalson Alves
30/12/2017 - 18h49
Penso da mesma forma, no Congresso existe nobres combatentes, eles sabem a podridão da política pois estão na batalha lá dentro todo dia. Mas os que estão fora são horríveis.
Jucimara Delfim Lopes
30/12/2017 - 18h08
Além de F R O U X O , é mentiroso! Ave!!!
Ivan Silva
30/12/2017 - 18h05
quem leva a sério esse frouxo fala asneiras
Stela Mota
30/12/2017 - 18h02
Não convenceu. Quando a vaidade está em primeiro lugar, o povo não tem lugar. PSOL muita vaidade e pouca capacidade.
Marco Aurelio Neves
30/12/2017 - 17h57
https://youtu.be/AYHprH4jULc
Marco Aurelio Neves
30/12/2017 - 17h57
Global
Julio Cezar
30/12/2017 - 17h55
Izabel Arístocles Carvalho
Cristiane Amaral Bertolino
30/12/2017 - 17h55
Se o sionista do Freixo fosse de esquerda ele não teria espaço da Folha de S.Paulo! Cadê o espaço no mesmo jornal para Lula? Tinha de ser do P$OL!!!!
Myguel Macyel
30/12/2017 - 18h13
Epa, essa do sionismo não sabia. Procede? Pergunto na maior boa-vontade de saber.
Cristiane Amaral Bertolino
30/12/2017 - 18h23
https://www.google.com.br/amp/s/oglobo.globo.com/brasil/freixo-comenta-atitude-de-aliado-que-queimou-bandeira-de-israel-5923631%
Cristiane Amaral Bertolino
30/12/2017 - 18h23
https://www.pstu.org.br/sou-pro-palestina-nao-fecho-com-freixo/
Irance Esteves
30/12/2017 - 21h37
Cristiane Amaral Bertolino falou tudoooo!! Ele tem espaço no PIG pq o pissol ( rss) faz o jogo da direita, dividindo sempre a esquerda!!
Irance Esteves
30/12/2017 - 21h43
Tbm sou pro Palestina!!!
Sergio Andrade
30/12/2017 - 17h51
Não aguentou a pressão! Ainda bem.
Eduardo Arães
30/12/2017 - 17h48
INFILTRADO.
Carlos Ribeiro de Freitas
30/12/2017 - 17h48
Jura!!!!
Auri Mainetti
30/12/2017 - 17h46
Forçado…
Wanda Irineu
30/12/2017 - 17h42
Tirou a máscara , apenas isso !!
Maria Ap Stella
30/12/2017 - 17h35
Não votaremos em quem não concorda com a política desempenhada por Lula sr. Freixo, Boulos ou qualquer outro!!!! LULA e PT 2018!!!!
Aylson Manoel
30/12/2017 - 17h32
Carlos Fernandes
Márcia Bernal
30/12/2017 - 17h32
O fato é que o PSOL definiu a disputa de espólio. Tb avalia que Lula nao será candidato. Tb projeto para economia do país não teve e continua sem ter. Tb vive de palavras de ordem e amassar barro que dá frutos nunca amassou. E as eleições de 2018 só vão consolidar o projeto hoje em curso. O video está uma fofura só que hoje o que está na pauta é a soberania do Brasil e não fortalecimento das esquerdas a partir destas eleições.basic.
Hugo Vivanco
30/12/2017 - 18h12
Uma lucidez só! Q otimo ler isso
Jair Galvão
30/12/2017 - 15h30
Algumas considerações sobre a entrevista para o Jornal Folha de São Paulo (29/12/2017) concedida pelo Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro, Marcelo Freixo do Psol.
Em conversas com alguns COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS do Psol, tenho falado que para além de palavras de ordem o partido precisará apresentar para a sociedade um projeto de nação para o país e um Programa Político.
Penso que um partido político que se reivindica do campo da esquerda socialista precisa dizer que tipo de socialismo defende, e, indicar pistas de como alcançar tais objetivos. Um partido não pode viver de palavras de ordem, pois serão o seu conteúdo e os seus objetivos que mobilizarão o povo para o processo de transformação. Portanto, é a forma, projeto de nação e o conteúdo, programa político, elementos traçados coletivamente que mobilizarão a militância para que se alcance os objetivos.
Contudo, a entrevista de Marcelo Freixo ao Jornal Folha de São Paulo (29/12/2017 – ver: https://www.esmaelmorais.com.br/2017/12/freixo-unir-a-esquerda-pra-que/ ) demonstra, por parte do Psol, mais que a falta (espero que seja momentânea) de um projeto de nação, falta mesmo um projeto de partido, pois que, um partido político de esquerda que escolhe um candidato à presidência da República pelo “arregalar” dos olhos da companheira de uma de suas lideranças deixa muito a desejar, pelo menos se pensamos em um partido de esquerda.
A entrevista de Freixo diz muito mais dele próprio que do Psol (e o digo por conhecer alguns COMPANHEIROS do partido), se não vejamos, em dado momento da entrevista afirma o Deputado: “liguei pro Boulos (Guilherme Boulos, um dos líderes do MTST) e marquei num botequinho bem “vagaba” perto da Av: Paulista…”. Não sabe o Deputado do Partido SOCIALISMO e Liberdade, que são nesses “botequinhos vagabundos” que muitos dos companheiros do MTST, mas, não só eles, “bebem seus pesadelos e destroem seus sonhos” e o fazem por não terem condições de frequentarem os bares e restaurantes da zona sul carioca, por exemplo.
O que chama a atenção nas palavras do Deputado, reproduzidas acima, mais que seu desconhecimento de um botequinho de esquina, é o uso de expressões que desdenha dos seus frequentadores.
Sobre as manifestações de 2013, diz o Deputado: “reconstruir uma esquerda que definitivamente “não entendeu [os protestos de] 2013” pode significar seguir caminhos separados”. Pena que o Deputado na entrevista, não fale o que pensa sobre “2013”. Será o discurso da antipolítica que marcou aqueles protestos, que encanta o Deputado? As manifestações de 2013, Deputado, pariu em 2014 o mais reacionário Congresso Nacional desde a Assembleia Nacional Constituinte de 1988.
Creio que para o Psol ou qualquer outro partido do campo socialista, se firmar enquanto opção capaz de disputar a “gerência” do Estado, já que não vislumbro qualquer sinal de um partido socialista revolucionário no horizonte atual da esquerda brasileira, deva considerar as consequências do “Lulismo”, por seus erros e por seus acertos, ao Psol, acrescentaria outro elemento para reflexão, refiro-me aos seus devaneios sobre as manifestações de 2013.
A propósito de Guilherme Boulos, acompanhei recentemente um debate promovido pela Boitempo, intitulado pós-impeachment e precariado, entre André Singer, Tatiana Berringer, Guilherme Boulos e Ruy Braga, naquele debate felizmente as palavras de Boulos destoam das palavras de Freixo no que diz respeito à unidade da esquerda, o representante do MTST enumera três desafios a serem superado pela esquerda brasileira (conferir o debate: https://www.youtube.com/watch?v=JBBHmlFK5W0) de tal modo, creio eu, que por mais encantador e/ou profético que sejam os olhos da companheira de Marcelo Freixo, que nas palavras dele: “Os olhos dela são meio que termômetro. Falei do Boulos, e arregalaram. Pensei: “Opa, ali tem caldo”. o Guilherme não será o candidato de Freixo, talvez seja do Psol.
Espero mesmo, que a fala do Deputado Marcelo Freixo, seja tão somente o eco de um cacique em formação, que apesar de ter um “penacho” não tem arcos e flechas, para o bem não só do Psol, mas, da própria esquerda.
Jair Galvão
Fortaleza/CE 29/12/2017
Mar
30/12/2017 - 19h36
Então quer dizer que você admite que seu partido não tem um projeto de nação para o país?! Parabéns pela honestidade. Agora me permita uma reflexão, mesmo assim vocês lançam em toda eleição um candidato a Presidência do Brasil, qual a lógica disso? Como vocês pretendem governar um país da dimensão do Brasil sem um projeto?Mesmo assim vocês atacam o único partido de esquerda que apresentou um projeto para nação que foi aprovado QUATRO vezes nas urnas? Mesmo assim vocês apoiam o judiciário golpista que tenta a todo custo destruir este projeto? Como pode apoiar um judiciário que destrói nosso país em prol de interesses escusos?
Desculpe, mas nesta eleição sei um ativista contra PSOL. O PSOL tem que apanhar nas urnas para aprender a defender os interesses do povo e não de uma casta privilegiada.
Votar no PSOL para quê, para beijar a mão do Aécio? Para frequentar jantares dos jornalistas da globo? Vote no candidato do PSOL e você terá parlamentares defendendo os privilégios do judiciário e da mídia golpista!
gonzales
30/12/2017 - 20h22
Suas palavras me representa ao que penso sobre psol, um partido golpista, como diz Rui Costa Pimenta: ” É uma esquerda pequeno burguesa”, não tem ideia da realidade do povo, só mais um partido do tipo eleitoral, esse pessoal do psol acreditam que os seus discursos vão mudar o mundo.
Helio Mendes
30/12/2017 - 17h29
Todo cuidado é pouco, a mídia chapa branca vai fazer de tudo para rachar a esquerda, ou alguém pensa que é coincidência essa mesma mídia que foi parte importante no golpe, hoje está dando tanto espaço para políticos de esquerda, a intenção é essa, pegar algumas declarações e usarem para rachar a esquerda, só assim eles levarão vantagem.
Jucimara Delfim Lopes
30/12/2017 - 18h11
Com o psol não é preciso … Apenas atente as palavras do F R O U X O …
Mariuza Bezerra
30/12/2017 - 17h28
Não me convenceu
Roque Lorenzon Jr.
30/12/2017 - 17h27
Não adianta mais desculpas.
Se entregou.
Lucio Valente
30/12/2017 - 17h26
Era melhor que não falasse nada. O conserto é pior que a entrevista, que obviamente foi feita para dividir e não para construir, não por acaso para a Folha
Lello Pereira
30/12/2017 - 17h26
Vem se explicar mas não vejo EMPENHO nem VONTADE de mudar este quadro. No fundo, dá na mesma. Seguimos com os golpistas baixando salários, vendendo o país, muito juntinhos e unidos se preparando pra não largar o osso em 2018.
Tainá Reis
30/12/2017 - 17h26
Deixa o cara ser candidato. Se o povo for inteligente, NINGUÉM vai votar nele msm
Wagner Soares
30/12/2017 - 17h36
Conceito de inteligência passa por votar no candidato q vc acha q é o melhor? É isso?
Emiliana Carvalho Herrmann
30/12/2017 - 17h21
Pateta
Jorge Schroeder
30/12/2017 - 17h20
também, vem cá, o Freixo ao dar entrevista para a folha golpista esperava o quê mais??? ingênuo???
Roque Lorenzon Jr.
30/12/2017 - 18h08
Os chefes dele os think tanks norte americanos mandaram ele dizer isso.
Ele os patrões dele pensaram q conseguiriam como fizeram no pós segunda guerra em TD mundo criar uma esquerda fake p confundir e dividir o povo.
Mas o povo mudou e acordou.
Se fuderam completamente.
E só p registro pouco tempo atrás o outro fake o Willis disse q na Venezuela oq se tem lá é uma ditadura (onde sempre estão ganhando no VOTO suas ELEIÇÕES).????
Juju Maestri
30/12/2017 - 17h19
Se nem a esquerda consegue se unir. Aí dificulta né! Tem q unificar e não dividir
Prudencia Santos
30/12/2017 - 18h08
A direita toda parelha p nos fu… e a esquerda um grita e o outro não ouve.
Pedro Nunes
30/12/2017 - 17h18
Agora a merda já foi feita, burguesinho de merda.