Queridas leitoras e queridos internautas, vamos aproveitar o fim do ano para fazer um balanço do desempenho do blog em 2017 e partilhar nossos planos para 2018.
Mesmo com o Facebook boicotando a nossa página na internet, o Cafezinho encerrou o ano com números vistosos: 261 milhões de visualizações, segundo a auditoria Karma!
O número de pessoas que curtiram a nossa página atingiu 465 mil. Curta você também a página do Cafezinho no Facebook. Clique aqui.
O twitter do Cafezinho tem 23 mil seguidores e sua performance tem crescido a um ritmo acelerado. Siga nosso twitter, clicando no botão abaixo.
Nossa página de Youtube é muito nova. Começamos a usá-la com regularidade apenas há alguns meses. Inscreva-se nela, clicando no botão abaixo!
O blog propriamente dito teve um desempenho menor do que em 2016: 20 milhões de visualizações em 2017, contra mais de 35 milhões no ano passado. Há razões políticas para isso: 2016 foi um ano de mais luta, porque ainda havia alguma esperança de se reverter o golpe.
2017 foi o ano do cansaço e da ressaca – dos quais o governo e a mídia se aproveitaram para massacrar a população.
Mas o Cafezinho também experimentou, por vários meses, alguns problemas estruturais graves, que prejudicaram o seu desempenho. Problemas que já foram sanados.
Para 2018, a perspectiva é de um grande aumento da nossa audiência, por causa das eleições e de outros fatos políticos (a começar pelo julgamento de Lula, no dia 24/01), que prometem um ano eletrizante.
Em janeiro, devemos iniciar uma reforma estrutural e visual, para valorizar os vídeos e lives do Cafezinho, sempre priorizando a simplicidade e a elegância do blog.
Pretendemos dar continuidade a uma série de serviços, que o blog começou a oferecer, mas teve que interromper por falta de estrutura, como o Spoiler (nosso serviço por whatsapp) e o Cafezinho nas Ruas (distribuição de matriz para se imprimir textos do blog em todo país), entre outros.
Agradeço a todos os colunistas e colaboradores do Cafezinho, em especial aos camaradas Wellington Calasans e Romulus Maya, que tem feito um trabalho brilhante à frente de seu Expresso da Manhã, programa que já exibido por várias páginas parceiras.
Aos internautas, agradeço pela confiança em nosso trabalho, pela audiência, e peço desculpas pelos inevitáveis erros, que procuramos sempre corrigir.
Lembramos sempre que o Cafezinho vive de assinaturas e doações. Quem quiser ajudar, favor clicar neste link.
Abaixo, dois relatórios de desempenho: do blog e da fanpage (página no facebook).