Queridas leitoras e queridos internautas, vamos aproveitar o fim do ano para fazer um balanço do desempenho do blog em 2017 e partilhar nossos planos para 2018.
Mesmo com o Facebook boicotando a nossa página na internet, o Cafezinho encerrou o ano com números vistosos: 261 milhões de visualizações, segundo a auditoria Karma!
O número de pessoas que curtiram a nossa página atingiu 465 mil. Curta você também a página do Cafezinho no Facebook. Clique aqui.
O twitter do Cafezinho tem 23 mil seguidores e sua performance tem crescido a um ritmo acelerado. Siga nosso twitter, clicando no botão abaixo.
Nossa página de Youtube é muito nova. Começamos a usá-la com regularidade apenas há alguns meses. Inscreva-se nela, clicando no botão abaixo!
O blog propriamente dito teve um desempenho menor do que em 2016: 20 milhões de visualizações em 2017, contra mais de 35 milhões no ano passado. Há razões políticas para isso: 2016 foi um ano de mais luta, porque ainda havia alguma esperança de se reverter o golpe.
2017 foi o ano do cansaço e da ressaca – dos quais o governo e a mídia se aproveitaram para massacrar a população.
Mas o Cafezinho também experimentou, por vários meses, alguns problemas estruturais graves, que prejudicaram o seu desempenho. Problemas que já foram sanados.
Para 2018, a perspectiva é de um grande aumento da nossa audiência, por causa das eleições e de outros fatos políticos (a começar pelo julgamento de Lula, no dia 24/01), que prometem um ano eletrizante.
Em janeiro, devemos iniciar uma reforma estrutural e visual, para valorizar os vídeos e lives do Cafezinho, sempre priorizando a simplicidade e a elegância do blog.
Pretendemos dar continuidade a uma série de serviços, que o blog começou a oferecer, mas teve que interromper por falta de estrutura, como o Spoiler (nosso serviço por whatsapp) e o Cafezinho nas Ruas (distribuição de matriz para se imprimir textos do blog em todo país), entre outros.
Agradeço a todos os colunistas e colaboradores do Cafezinho, em especial aos camaradas Wellington Calasans e Romulus Maya, que tem feito um trabalho brilhante à frente de seu Expresso da Manhã, programa que já exibido por várias páginas parceiras.
Aos internautas, agradeço pela confiança em nosso trabalho, pela audiência, e peço desculpas pelos inevitáveis erros, que procuramos sempre corrigir.
Lembramos sempre que o Cafezinho vive de assinaturas e doações. Quem quiser ajudar, favor clicar neste link.
Abaixo, dois relatórios de desempenho: do blog e da fanpage (página no facebook).
Guitardo
03/01/2018 - 00h03
Parabéns por esse sucesso todo, Cafezinho.
Sempre é bom espalhar a palavra:
https://www.youtube.com/watch?v=9LQwdSBgSLE
christiane Petersen
21/12/2017 - 00h11
Miguel adoro o Programa O Cafezinho, à começar com aquele bom diaaaaa do Expresso da Manhã muito bem conduzido por Wellington Calazans e Romulus Maya que somou nesses últimos meses, parabéns a Camila pela produção! O Cafezinho no almoço é impecável, só nos acrescenta com seus comentários e entrevistas enriquecedoras. O Cafeína é uma delícia com o bom humor (as vezes!) rsss da Tássia, Bjos Tássia Camargo! O bonitão Tadeu Porto e o querido Leonardo Stoppa que andam sumidinhos, enfim, continuem assim como você mesmo escreveu no texto sempre priorizando a simplicidade e a elegância do blog. #OcupaPOA #Lula2018 #TaclaFuraBolha O Cafezinho o ouro negro dos Blogs!
Marilourdes Trindade
20/12/2017 - 21h53
Miguel, parabéns! O Cafezinho é um ponto de encontro. No Expresso da Manhã, No Almoço ou no Cafeína. Sempre dou uma passada para o “cefé fresquinho”. A parceria com Wellington e Romulus é um “auxílio luxuoso” que precisa ser protegido por quem sabe apreciar a “boa notícia”. E ainda tem a Tássia (beijo prá ela) e os convidados e comentaristas sempre com algo importante a ser dito. Por favor continue “nessa levada” por que adoramos seu ritmo. Estaremos juntos em 2018! Todos em #24Jan para #LOTApoa #ComLULApeloBRASIL #OcupaPortoAlegre.
EDUARDO
20/12/2017 - 21h41
Parabéns! Leitura e comentários lúcidos, no tom que cabe a cada assunto abordado. Obrigado pelo seu trabalho obstinado. O Brasil precisa muito de gente brilhante em suas funções como vcs. Grande abraço.
gustavo menezes
20/12/2017 - 20h03
Parabéns pelo sucesso do blog, profundamente merecido. Fortalecido para 2018.
William Santos
20/12/2017 - 20h02
Aêêêêêêê Café! Muito bom!!!
Ó, virei assinante depois que assisti aquele hangout com o Romulus. Sensacional aquele cara. Ele e o Wellignton são uma dupla e tanto!
Assino com pouco, mas o dia que eu puder, farei com mais.
Uma pequena dica: façam conteúdo que possa ser compartilhado por WhatsApp.
Esses dias vi um vídeo no Whats, compartilhado por um primo meu no grupo da família, e era um vídeo curto, poucos Megabytes, e o cara “passava a visão”, como diria Glória Perez.
Era um vídeo de um cara do Sul, e ele falava dos super salários dos judiciário e das mordomias do STF.
Conteúdo político, mas “no brainer” (é assim q se diz?).
E no Whats não tem como haver boicote, diferente do FB.
Boa sorte Café, estamos com vocês!
luisa
20/12/2017 - 19h51
É muita coisa, né, Miguel? Acompanho você desde os tempos do Tijolaço e confesso que foi afinidade a primeira leitura…rs Impressionante. Com o tempo a admiração só aumentou, por teu talento, ousadia, coragem e principalmente pela paixão que vc coloca no que faz. Desejo muita força a todos os colaboradores e leitores desse espaço tão importante para democracia. E para 2018, mais esperança e menos medo. Juntar essa turma enorme que ama o Brasil e fazer jornalismo de primeira! Parabéns, Miguel.
Para finalizar, o maravilhoso Boaventura:
A máquina fatal do neoliberalismo continua a produzir medo em larga escala. As esquerdas são a areia que pode emperrar essa engrenagem.
Para isso, é preciso que as esquerdas saibam ter medo sem ter medo do medo. Saibam furtar rebentos de esperança à trituração neoliberal e plantá-los em terrenos férteis onde cada vez mais cidadãos sintam que podem viver bem, protegidos, tanto do inferno do caos iminente, como do paraíso das sirenes do consumo obsessivo. Para que isto aconteça, a condição mínima é que as esquerdas permaneçam firmes nas duas lutas fundamentais, a Constituição e a hegemonia.
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/A-Esquerda-do-futuro-uma-sociologia-das-emergencias-/4/35257
Mar
20/12/2017 - 19h29
Parabéns! Esperamos em 2018 mais atenção ao blog. O ano que vem vai se destacar blogs independentes que tem lado, o lado da verdade, esses blogs que querem agradar gregos e troianos não terão vez. A direita já tem a máquina de propaganda dela – a globo. Prepara seu blog para receber essas pessoas. TV cafezinho 2018! Outra coisa, 2018 vai ser o ano em que a atenção vai está voltada para o povão, essas pessoas vão precisar de informação, sendo assim usar uma linguagem também voltada para esta população, deixar de só falar com o público acadêmico, diversificar o público.
Rafael Santana
20/12/2017 - 20h40
Com tantas visualizações, é melhor divulgar um produto ou serviço aqui ao invés de divulgar na desacreditada Globo, além de ter um melhor custo benefício.