Por Romulus para o Blog O Cafezinho
Paulo Henrique Amorim publicou neste domingo em seu site, o Conversa Afiada, relato que em tudo bate com o que nossas fontes (na Globo, no BNDES e no mercado) nos haviam antecipado para o artigo que publicamos na última sexta-feira pela manhã.
Confirmação independente? Ou será que os passarinhos que cantam cá também batem suas asinhas por lá?
Em qualquer hipótese, viva a blogosfera! E viva o trabalho colaborativo, em rede! Somos muitos Davis contra o terrível (mas cambaleante…) Golias:
*
Abaixo, reproduzimos o artigo de Paulo Henrique Amorim e, na sequência, os principais pontos do nosso artigo da semana passada.
*
Do Conversa Afiada:
Murdoch deixa a Globo pendurada na brocha
O Google vai googlar a Globo – e o Murdoch!
publicado 17/12/2017A Disney (ESPN) comprou a fatia mais gorda do império do Murdoch na Fox.
A Disney comprou por US$ 66 bilhões um acervo de filmes, estúdio produtor de filmes e entretenimento para televisão, rede nacional e 22 redes regionais de tevê por assinatura dedicadas a esportes, 39% no serviço inglês de tevê por assinatura, a Sky.
Murdoch mantém a Fox News, uma sórdida expressão da Direita americana, a serviço do Trump, e o Wall Street Journal, uma catedral do Neolibelismo.
O que tudo isso tem a ver com a Globo Overseas, proprietária da maior empresa de previdência privada do país, que vai ter prejuízo já em 2017 e, por isso, acaba de demitir o dono?
O que?
O câncer que atingiu o pâncreas da Fox se espalhou no organismo da Overseas.
O Murdoch é infinitamente mais inteligente que o Roberto Irineu, o mais velho dos filhos do Roberto Marinho.
(Não perca na pág. 127 do best-seller “O Quarto Poder – uma outra história” uma descrição da superioridade intelectual do Murdoch sobre Roberto Irineu.)
Murdoch percebeu que não terá bala para enfrentar a Amazon, a Apple e a Netflix.
O Google vai googlar a Globo – e a Fox também!
Como se sabe, a Globo está à venda.
O Valdir Macedo não se interessa – a publicidade não cobre a folha de pagamentos.
Se tudo der certo, o Slim compra a Globo na bacia das almas.
O Slim, como o Murdoch (do passado…), só compra: não vende.
E só compra na bacia das almas…
Em tempo: como se sabe, a ESPN, a Fox e TBS mantêm direitos de transmissão dos melhores eventos de futebol do mundo. A Globo tem o Brasileirinho e a selecinha brasileira. Que breve, perderá, com a incriminação iminente na Corte de Nova York, já que, como diz o Palmério Dória, a Globo é da MaFIFA!
Em tempo2: o Murdoch e a Fox também aplicaram golpes de propina para obter a Copa do Mundo… Os semelhantes se atraem…
PHA
*
Desespero na Globo: irmãos Marinho “queimam caravelas” com “kamikaze TRF-4”!
Publicado 15/12/2017 – 5:31
Atualizado 15/12/2017 – 11:21Por Romulus Maya & “Dom Cesar”
(com informações de fontes muito bem situadas no BNDES e no próprio Grupo Globo)
Na data de ontem (14/12/2017) o Grupo Globo finalmente tomou a decisão de substituir do comando executivo das empresas o primogênito da família Marinho, Roberto Irineu Marinho, sob o pretexto de ter completado a idade de 70 anos.
Mais uma vez a empresa fez uso do eufemismo para escamotear a verdade dos fatos, usando o recurso das conjunções e adversativas em suas manchetes para esconder o fato de que o primogênito caiu: “Roberto Irineu Marinho se mantém presidente do Conselho do Grupo Globo, e Jorge Nóbrega assume presidência executiva.”
(…)
Em paralelo a isso, ainda existe um assunto não definitivamente resolvido: o dos futuros pretendentes Murdoch e Daniel Dantas. Os Marinho e Murdoch em passado recente cogitaram da atuação da News Corp no solo brasileiro. O empresário australiano poderia adquirir uma parte da TV Globo em troca de assunção das dívidas de US$ 2,6 bilhões do Grupo Globo. Além do bilionário australiano que mira as empresas da Globo temos também o banqueiro Daniel Dantas do Opportunity.
Daniel Dantas poderia fazer o negócio da aquisição via banco Opportunity. Teria a vantagem de poder captar recursos no BNDES.
(…)
Se houver decretação judicial internacional da nulidade dos contratos da FIFA de 2026 e 2030, haverá uma debandada de grandes anunciantes. E a empresa JÁ RECEBEU os chamados (jargão contábil) “RECEBIMENTOS ANTECIPADOS”. Estes recebimentos antecipados são classificados como passivo circulante. É uma dívida que a empresa tem com os anunciantes.
Caso os contratos da Copa caiam, os Marinho terão de devolvê-los aos anunciantes ou descontá-los em futuros anúncios. Ou seja, um dinheiro absurdo que não mais irá entrar no caixa! Viu o tamanho do problema?
Fora o fato de diversas decisões criminosas – e.g., corrupção no futebol, uso de offshores, sumiço de processo da receita, conspiração para derrubar governos – terem sido deliberações pessoais dos 3 irmãos Marinho. Ao arrepio de tudo aquilo que uma gestão corporativa profissional recomendaria.
Obs.: a expressão “ataque kamikaze” (“TRF-4” em 24/01) foi citada – textualmente! – no quebra pau do Conselho de Administração do Grupo Globo! Na cara do – recém-demitido – irmão Marinho!
A investigação #FIFAGate trará impactos enormes no caixa de empresa. Bancos deixarão de ser uma opção para o grupo se financiar. E aí a Globo será presa fácil para os predadores: Murdoch, Daniel Dantas, Carlos Slim…
Posso confirmar o que o Paulo Henrique Amorim antecipou, sobre o prejuízo certo no primeiro trimestre de 2018. Só que é pior: já estão falando que no 4otrimestre deste ano – 2017 – já haverá prejuízo! Coisa que será difícil de esconder com “mágica contábil”. Pois quem sabe – agora – a Miriam Leitão não vire uma ardorosa defensora de “contabilidade criativa”??
* * *
Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como “uma esquerdista que sabe fazer conta”. Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.