Os 48 países que formam a Organização de Cooperação Islâmica(OCI), de maioria muçulmana, se reuniu hoje em Istambul para refutar a atitude do presidente Donald Trump sobre a decisão de entregar AL- Quds(Jerusalém) a Israel , ao determinar a transferência de sua embaixada de Tel Aviv para a cidade em disputa.
O comunicado declara que a cidade é capital palestina, convida os países reconhecerem o Estado palestino e considera que os Estados Unidos se desqualificou a coordenar a paz visto que é um patrocinador de Israel:
” Rechaçamos e condenamos com firmeza a irresponsável, ilegal e unilateral decisão do presidente dos Estados Unidos de reconhecer jerusalém como suposta capital de Israel. Consideramos esta decisão nula e carente de valor. Os Estados Unidos devem renunciar o seu papel no processo de paz e se não der um passo a trás será responsável por todas consequências. Os Estados Unidos de forma deliberada socava os esforços por paz, impulsionando o extremismo e terrorismo , ameaçando a paz e a segurança internacional.”
A OCI acrescentou ainda, que se o Conselho de Segurança das Nações Unidas(CSNU) não fizer algo a respeito, levará a Assembléia Geral das Nações Unidas(AGNU). A União Europeia e a maioria da ONU são contrárias a atitude dos EUA e Israel em assassinar a História.