(A foto foi enviada por um militante ao colunista Tulio Ribeiro).
O nosso colunista Tulio Ribeiro esteve presente ao ato na UERJ com o presidente Lula, e teceu alguns comentários críticos – alguns até mesmo engraçados – sobre a desorganização do evento.
***
Por Tulio Tibeiro
A situação da UERJ, que sofre uma desconstrução proposital na tentativa de privatizá-la, e a presença do maior presidente da História do Brasil, me levaram a assistir o discurso de Lula.
A concha-acústica da universidade estava cheia, o povo brasileiro fez mais uma vez uma recepção calorosa ao ex-presidente que, em reciprocidade, fez uma belo discurso. A primeira vez que assisti um discurso de Lula foi há 25 anos e ele continua muito bom, sabe dialogar diretamente com as pessoas. Fala de temas complicados de forma simples, um dom que ele aprimorou. Isso tudo já sabia!
Como fiquei muito perto, pude perceber algo que me preocupou. Em que pese que o ex-mandatário brasileiro seja alguém tão popular, necessitava ter uma burocracia mais competente em suas caravanas no Rio de Janeiro. Aquela ideia de que o grande candidato permitiria uma desorganização imperceptível. Não é assim!
Com uma vasta presença de apoiadores, Lula sempre está acompanhado de políticos importantes e líderes de movimentos sociais. E aí aparece a falta de organização que pode atrapalhar, tanto quanto a perseguição que sofre. Diante de muitos discursos os microfones não funcionavam, falhavam, quando não simplesmente paravam. Em várias vezes a coordenação de comunicação sequer percebia e o público gritava pedindo corrigir o erro de som. Rodeado de gente experiente de outras campanhas, os protagonistas procuravam o improviso que cada vez mais no palco foi utilizado.
A uma certa altura, uma zoada forte, caiu o som. A coordenação de comunicação se voltava ao público e cobrava um coro para encobrir a desorganização. Pareceu um staff de programa de auditório, que o ex-presidente não merece! Em outra situação, a confusão fazia as pessoas do palco parecerem aqueles bandos de aves que mudam o sentido do voo.
Enquanto Lula transitava no palco com muita confiança, os organizadores ou desorganizadores afastavam as pessoas de Lula, como se, diante de tanto amor a ele, alguém pudesse lhe fazer mal.
Quando converso com admiradores do presidente, a grande maioria, e os críticos também, surge sempre aquela pergunta: mas com quem o Lula vai governar? Ontem eu tive essa preocupação: o problema não é o staff de outros partidos e sim os burocratas do PT! Lula não deve ter medo de buscar seu staff fora, pois dentro é o grande problema.
Presidente, não deixe os burocratas atrapalharem sua campanha!
Sergio Roberto Pereira ANNIBAL
14/12/2017 - 12h45
Excelente análise da situação. Não basta Lula.
Ricardo Luiz Malta Malta
10/12/2017 - 23h52
LULA FOREVER
Ricardo Luiz Malta Malta
10/12/2017 - 23h51
LULA 2018
Fernando Araujo
10/12/2017 - 23h14
Gostei das observações do Tulio Ribeiro, isso realmente faz parte deste processo!
Aloisio Onofre De Souza Lui
10/12/2017 - 20h34
Todo cuidado e pouco com o nosso Futuro Presidente. Porque os CANALHA .CAGABUDOS DO P.S.D.B. e P.M.D.B. São capazes de mandar Matar LULA.
Ajsbuarque@ig.com
10/12/2017 - 15h22
Salve Lula!
Parabéns Guerreiro do Povo Brasileiro trabalhador e honesto!
Daliane Morandi
10/12/2017 - 13h33
Preocupada com a segurança do presidente, muito fácil acesso a ele, estamos num momento ímpar do país, Johnn Kennedy foi assassinado e um dia depois seu assassino foi morto! Teoria da conspiração é um perigo latente!
Claiton de Souza
10/12/2017 - 07h05
Centro, direita e esquerda, não existem, são somente divergências derivativas do conviver em sociedade usados para definir oposicionistas cretinos demagogos. Os oportunistas usam as possíveis divergências e os imbecilizados as compram como se verdades fossem.
Wilde Gomes
10/12/2017 - 01h01
Mas é interessante vermos essa “desorganização” porque parece natural, autêntico! Sabe numa casa cheia de gente da família com bastante alegria!? A caravana de Lula demonstra ser exatamente assim! Ah! Deixa ele conversar com o povo, ouvir o povo! E deixa o povo extravasar, barulhar, protestar… E que contagie o país! Os engomadinhos estão lá, botando pra quebrar no povo! Enquanto a caravana passa com esperança!
Pedro Jorge Almeida
09/12/2017 - 22h41
Realmente! O evento foi muito desorganizado, percebi que muitas pessoas da organização, que deveriam ajudar, só atrapalharam. O Lula, que é uma pessoa próxima ao povo foi cerceado de seus eleitores por esses burocratas que pareciam seguranças .
Dirce Sousa
10/12/2017 - 00h02
Há que se considerar as observações.
Cuidado com Lula e as apaixonadas.
E os “apaixonados “
Petista de coração
09/12/2017 - 21h46
Acho que essa direção do Rio é a burocracia da forma mais escancarada. Eles não tem alma de petista! Eles não tem sangue nas veias de irem para as ruas defender os direitos perdidos depois que tomamos o golpe. Esses burocratas ninguém quase os vê em manifestações de rua! a Militância vai as ruas e eles???? onde se escondem????
Acrab
09/12/2017 - 21h32
Para complementar escreveria que tinha gente ali do staff do PT que só aparece nessas horas.
Badaró
09/12/2017 - 19h14
Lula tá sendo boicotado dentro do próprio partido? É quem tem gente de bom senso no PT e sabe e que Lula não vai disputar e eleição e ainda vai queimar qualquer outro candidato.
Eliana Beatriz Sartoretto Matte
09/12/2017 - 18h28
Uau! Até parece que estamos nadando em dinheiro e economizando na questão técnica apenas por muquiranice… Quando se tem tão pouco para dizer, é melhor calar a boca.
Helton
09/12/2017 - 22h33
Lula não devia permitir burocratas animadores de palco atrapalhando.
Tem muito voto o ex-presidente e vai ser uma campanha dura pra ter amador na coordenação.
Competência não é dinheiro.
Mar
09/12/2017 - 17h37
Interessante, o PIG noticiou que a caravana do Lula no Rio foi morna em relação a quantidade de pessoas. Não é isso que vejo nas imagens, imaginem se fosse quente!
Badaró
09/12/2017 - 19h12
Não foi morta, foi fraquíssima. Onde deu um pouco mais de gente foi na UERJ.
Procure ver nas outras cidades como Belford roxo, por exemplo.
Tremendo fracasso. Aliás, já viu a caravana de Lula em Cachoeiro do Itapemirim? Uma multidão de 40 pessoas.
Paulo Werneck
10/12/2017 - 06h10
Eu fui militante do PT no Rio, e desisti depois das intervenções da nacional impedindo o Wladimir Palmeira de se candidatar a governador. Não sou palhaço de trabalhar e ir a convenções cujo resultado é rasgado. Mas não é o momento de ficar discutindo falhas do PT – quem não as tem – e sim de lutar contra o desmonte do Brasil.
Sebastian Rojas Archer
09/12/2017 - 14h38
Se tivéssemos uma burocracia! Este quadro degenerativo apenas é síntese da despolitização alcançada com as intervenções da nacional. Uma nacional que dá base à esta incompetência operacional, com custos absurdos e colocação de pessoas na condução que dialoguem com parte dos públicos. Afinal ninguém conhece a Jandira Russeff como vc. deve ter reparado, entre choques de som ou pedidos de recuo no palco! As vezes o cerimonial civilizatório, colocando todos os convidados ao palco, devidamente sentados evita o atropelo de uma foto com nosso “padinho”. O reconheço também como a maior liderança da história da AL! A fala da Zeidam na UERJ, depois de ter aprovado as contas do Pezão, me preocupa também neste desafio conjuntural do golpe para capilarizar o movimento de massas do contragolpe!
Gabriele
09/12/2017 - 22h46
Concordo com você!
Rodrigo
09/12/2017 - 14h05
Já fui tentar resolver coisas na sede do PT , a maioria enrola.
Prefiro ler coisas do partido na blogosfera
Camila
09/12/2017 - 14h03
Até que enfim um pessoa de coragem.
O Lula é dez, mas os burocratas de seu partido são o cancro.
Me lembra os burocratas da antiga Rússia.
O PT do Rio não tem comunicação, não sabe organizar uma festa de criança.
Os movimentos sociais salvem Lula de seus burocratas.
Viva a militância , abaixo os sangue sulgas
Pascoal Jacinto da Silva
09/12/2017 - 13h17
É verdade. É melhor escolher gente capaz independente de partido desde que não venha cometer traições depois
Joana Castro
09/12/2017 - 13h01
O Lula é nota dez, já a organização do PT no Rio, nota zero! Infelizmente.
Alesandra Quêdo
09/12/2017 - 14h42
Muita gente querendo aparecer. Custaram a deixar Lula falar.