(Crédito imagem: Tribuna / Residência/Embaixada EUA)
Pressionada por uma população que não sai das ruas de Tegucigalpa e crescente protestos por não aceitar o golpe via fraude parlamentar, o Tribunal Supremo Eleitoral iniciou a recontagem unilateralmente como forma de acalmar a população.
Entretanto é uma atitude desesperada do governo, pois não se debruça em permitir a participação dos partidos nem a comparação com as atas que possuem. Segundo Salvador Nasralla , o candidato vencedor pelo sentimento popular, existe uma falta de credibilidade e aventa até uma nova eleição:
“Nós estamos esperando a revisão das 5200 atas porque a base de dados foi totalmente violada, o que estão computando não é correspondente ao voto da população. As transmissões das atas não foi feita por lugares oficiais do pleito eleitoral, transmitiram de escritórios de informática e por tanto outros resultados foram incluídos que não correspondem as atas verdadeiras, e não é só isso, o sistema do TSE não está somando corretamente pois não estão fazendo testes preliminares de garantia padrão.”
A situação na capital é de total descontrole, os supermercados lotados com a possibilidade de desabastecimento, os bancos receberam filas enormes pra sacar dinheiro, ontem morreram sete pessoas fruto da violência dos dois lados, as grandes empresas estão sendo depredadas pois a população entende que o FEDECAMERAS ,associação patronal, está vinculada ao golpe. A reunião de emergência do governo não visa mais administrar o país e sim tentar garantir combustível, energia e alimentos a população. Os protestos chegaram até a residência do embaixador estadunidense.
O ex-presidente Manoel Zelaya, coordenador da “Alianza Oposició contra Dictadura”, fez uma carta com 11 exigencias, o que foi respondida de forma superficial pelo governo, mas ex-mandatário exige que se liberem os detidos pela polícia de Hernadéz para abrir negociação.
Juan O. Hernandéz, ao praticar o golpe via fraude eleitoral encontrou um ” povo sem medo” que não aceita prolongamento de 8 anos de ditadura.O TSE, com receio, não divulgou resultado final. A OEA, UE e EUA tem um postura de alinhamento com atual governo, e em vez de lançar olhos as demandas da população, cobra que Salvador Nasralla simplesmente aceite o golpe.
A população inicia uma manifestação neste domingo a partir das 14 horas (Brasília) , talvez “esta hora não acabe mais¨ para Honduras.
Ps : notícia em desenvolvimento