(Imagem: Nasralla e Zelaya aliados vitoriosos)
Suplantado 57% % da apuração em Honduras, Salvador Nasralla que encabeça coalizão de esquerda chamada ¨Alianza de Oposición¨ está praticamente eleito com 45,4% dos votos contra 40,6% do atual presidente de direita Juan Orlando Hernadéz Alvarado. O mandatário tinha se declarado eleito nesta segunda-feira, uma clara ação de tentar impor uma fraude eleitoral.
Nasralla, que é um ex-apresentador de televisão entrou na política em 2011 fala com desenvoltura a população, se beneficiou com sentimento dominante de corrupção do governo do Partido Nacional que inicialmente não aceitava nem fiscais internacionais para eleição.
A questão mais importante que se mostra é que a vitória de Nasralla representa uma grande vitória de Manuel Zelaya, ex-presidente que sofreu um golpe em 2009 e que promoveu ações inclusivas com políticas sociais que levou a elite do país a sacar-lo do Poder. Criador do Partido LIBRE, o maior da coalizão de esquerda, Zelaya volta ao centro do poder e tem entre especialistas que elaboraram o programa de governo muitos executivos de sua administração. Zelaya é muito ligado a Revolução Bolivariana da Venezuela e ao ex-presidente Lula, favorito nas eleições de 2018 no Brasil.