Reino Unido quer militarizar as Malvinas

O Reino Unido decidiu transformar as Ilhas Malvinas no território mais militarizado da América do Sul, se tornando a principal ameaça a população do hemisfério.

O valor do investimento alcança a 104 milhões de dólares e estará completo em 2020. O sistema chamado ¨Sky Sabre¨ será instalado em parceria com os israelenses representados pela empresa ¨Mprest¨, o acordo foi anunciado neste 22 de novembro em Londres.

É sintomático que um continente que tenha mais de 120 anos de paz entre nações e que alcançou um nível de integração crescente a partir do início do século XXI seja ameaçada por uma nação européia, integrante da OTAN e aliado preferencial dos Estados Unidos. O acesso as reservas do pré-sal brasileiro, montagem de governos neoliberais e a descoberta de petróleo em volta das ilhas corroboram com a militarização proveniente do Reino Unido.

As Malvinas são razão de litígio entre Argentina e Reino Unido, quando em 1832 o império da rainha se apossou das ilhas. Em 6 de novembro, o governo da Argentina apresentou 3 cartas em poder do Arquivo Geral da Nação, uma de 1767 e duas 1976, que atestam que as ilhas são da Argentina. A guerra de 1982 deixou 649 mortes do lado argentino, e 255 do lado britânico, além de 3 civis.

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.