(Sintonia total nos ataques aos trabalhadores. Charge: Aroeira).
Por Pedro Breier
O editorial de hoje do Globo acrescenta ao cinismo e canalhice habituais da empresa dos Marinho uma dose cavalar de ignorância jurídica.
O jornal da família de milionários defende apaixonadamente, para variar, os ataques do governo Temer aos trabalhadores, como a reforma da Previdência e a trabalhista (esta entrou em vigor no último sábado).
O alvo é a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que aprovou alguns enunciados, ou seja, propostas de interpretação da lei trabalhista, após debates e aprovação por mais de 600 juízes, procuradores e auditores (aqui a notícia no site da Anamatra).
A completamente tosca argumentação global é a seguinte:
Usam-se argumentos supostamente técnicos na tentativa de se explicar por que uma entidade de magistrados prega o descumprimento da lei, em nome da própria lei. Um insustentável posicionamento.
É certo que diferentes tribunais podem ter interpretações diversas. Mas não em questões indiscutíveis, já assentadas de forma clara na nova legislação. No pano de fundo desta espécie de “desobediência civil” de togados e similares — por certo, inédita — está a grande carga de politização que existe no meio.
No direito há o controle concentrado e o controle difuso de constitucionalidade. É a análise, feita pelo STF (no caso do concentrado) ou por qualquer juiz (no caso do difuso) da adequação de uma lei à Constituição Federal.
Se a lei contraria a Constituição deve ser considerada inconstitucional, tendo em vista que a Constituição é a lei maior do país e se impõe sobre todas as outras.
Afirmar que isso é “pregar o descumprimento da lei em nome da própria lei” é positivamente ridículo, como atestaria qualquer estudante do primeiro ano de direito.
A Globo, com sua arrogância característica, diz que tribunais podem até ter interpretações diversas, “mas não em questões indiscutíveis”. Só faltou listar quais são as questões “indiscutíveis”, para que os juízes não se atrevam a fazer o controle difuso de constitucionalidade em artigos da lei que agradem os Marinho.
O Globo chama, bizarramente, de “desobediência civil” a interpretação de uma nova lei à luz da Constituição e diz que o problema é a “politização que existe no meio”.
O problema do Brasil, na verdade, é a politização dos meios de comunicação, que são controlados com mão de ferro pela direita e são usados para pautar a agenda política e derrubar governos eleitos democraticamente.
A concentração midiática, aliás, é absolutamente inconstitucional, conforme o parágrafo 5º do art. 220 da Constituição: “Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”.
Dá para entender por que a Globo prefere chamar controle de constitucionalidade de “desobediência civil”.
Sérgio Olivastro
15/11/2017 - 08h36
Com a eleição de Lula achei que a elite poderia mudar mas vi que a história se repete quando as oportunidades vão para a classe pobre o poder econômico as elites alinhados as meios de comunicação bilionários não aceitam e manipulam através da dita democracia para mudar tudo
Mudar a favor dos ricos e retirar o povo da participação da economia
Povo bom é povo sem nada
Pra que carro ande de metro
Pra que avião vai de ônibus clandestino
Pra que faculdade faz curso técnico
Pra que hotel vai de faroleiro
Pra que emprego vai migrando
gustavo
14/11/2017 - 21h52
A programação da GLOBO é deplorável. Coisa para mentes imbecis. Como, lamentavelmente, a população brasileira nunca foi devidamente instruída, GLOBO deita e rola.
Jose Carlos lima
14/11/2017 - 08h03
Globo se entusiasma com lei que preve a proibicao de uso de celulares por trabalhadores
https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/11/novidades-do-brasil-sem-clt.html?m=1
Matilde Fonseca
14/11/2017 - 08h00
A Globo é a responsável nº 1 pela desgraça do país!
#GloboDitadura
Maria
16/11/2017 - 22h54
Concordo!
Luís Alberto Almeida
14/11/2017 - 04h52
Luís Alberto Almeida
14/11/2017 - 04h52
Eloiza
13/11/2017 - 20h12
Não mais mais palavras para expressar minha AVERSÃO a essa emissora e COMPANHIA LTDA
Mar
13/11/2017 - 19h33
Se quisermos reverter os efeitos do golpe, temos que acabar com globo. Se possível antes das eleições de 2018.
Eloiza
13/11/2017 - 20h14
Também não VEJO outra saída.
Como? Usar camiseta de protesto . Por que ficar somente aqui no blog é pouco.
Precisamos ver como efetivar esse desmonte. Quebrar o bastião da família Marinho e outras , tão venenosas quanto.
Ricardo Souza
13/11/2017 - 20h29
O Brasil está indo p buraco da Globo temer PMDB Psdb. O povo sem saída. A falta de educação q a direita nunca deu ao povo ontem taí o resultado hoje e amanhã vai ficar cada vez pior.so o povo pode mudar mas fica a ?.
ZeCarlos Cavalcanti
13/11/2017 - 19h47
…a globo é um sucursal da cnn, gestionada pela time life globo! Realmente, o Brazuka é um país de completos idiotas!!! Kct…
Replicante Seletivo
13/11/2017 - 19h38
Mal entrou em vigor esta nefasta modernização do sistema de trabalho escravo e já vemos exemplos pipocando em diversas frentes: Riachuelo “subempregando” imediatamente seus já mal-remunerados funcionários; Justiça já fazendo trabalhador indenizar seu “pobre” patrão, por ter reclamado seus parcos direitos; hospital já alterando folgas e remuneração de quem trabalha em feriados; e assim vai. Mais umas semanas e vamos sentir no ar o “cheirinho da chineização” do sistema de trabalho. Viva a modernidade!
Simon
13/11/2017 - 16h30
A rede esgoto é um lixo moral e intelectual.
Renato Silva
13/11/2017 - 17h47
Que tipo de lixo é o petê ? Um lixo cheirosinho ?
Rosali Cantlin
15/11/2017 - 00h29
Não, querido. Cheirosinho é o PSDB do Aecinho cheirador.Já comeu sua poção de alfafa hoje?
Eloiza
13/11/2017 - 20h21
E a TROPA, melhor dizendo, a manada que a assiste é tão VIL quanto.
Aqui nós temos, aqueles de má fé, talvez, até MAL PAGOS, para tentar enfiar ´’ guela” abaixo do povo que a REDE ESGOTO é confiável e temos, de fato, os desavisados.
José Claudio dos Santos
13/11/2017 - 15h55
O que esperar da Globo? Somente essa pobreza intelectual e ética.
Renato Silva
13/11/2017 - 17h21
No petê estão sobrando riqueza intelectual e ética. Na cadeia , condenados por corrução, os intelectuais e éticos petistas devem estar ensinando boas maneiras aos colegas de cela !
Rosali Cantlin
15/11/2017 - 00h32
E na sua cabeça está faltando neruônios. Eu ia lhe sugerir estudar um pouco mas com dois neurônios é difícil, né?
Renato Silva
13/11/2017 - 15h35
Gostaria que alguém me apresentasse algum petista e/ou esquerdista que empregue só uma dúzia de pessoas e que venha defender a legislação trabalhista antes da reforma. Vai ser difícil encontrar petista/esquerdista que gere empregos !
Maria Fernanda Silva Montes
13/11/2017 - 16h24
Mas o povo continua assistindo a Globo, não se dá conta que o Brasil está afundando.
none
13/11/2017 - 14h02
povo reclama enche o saco e depois vai ver a novelinha.
Paulo César Alves
13/11/2017 - 14h25
TOMA GALERA KKKKKKKK GENTE EU NUNCA GOSTEI DESSES NOSSOS POLÍTICOS, O CLASSE….
Nivaldo Pereira
13/11/2017 - 14h16
A globosta é um câncer para democracia
Maria Lucia
13/11/2017 - 14h03
NOTA OFICIAL DE DILMA EM REPÚDIO AO JORNALIXO DA GLOBO:
“O jornalismo de guerra promovido contra mim e o presidente Lula é a prova de que a escalada autoritária contaminou radicalmente os formadores de opinião pública, como Merval Pereira, que hoje sugere, no Globo, a minha prisão.
A cobertura das Organizações Globo, defendendo o justiçamento de adversários políticos, quer substituir o Judiciário e todas as demais instâncias operadoras do Direito, pelo escândalo midiático. Julgam e condenam. Buscam se constituir numa espécie de poder judiciário paralelo sem as garantias da Justiça, base do Estado Democrático de Direito. Fazem, assim, verdadeiros linchamentos, tentando destruir a biografia e a imagem de cidadãos e cidadãs. Nesse processo, julgam sem toga e promulgam sentenças sem direito de defesa.
Ferem de morte a liberdade de imprensa pois não respeitam a diversidade de opinião e a justiça. Selecionam alvos e minimizam malfeitos. Seu único objetivo é o maior controle oligopólico dos meios de comunicação, para impor um pensamento único: o seu. Em outros tempos, em outros países, tais práticas resultaram na perseguição política e na destruição da democracia levando à escalada da violência e do fascismo.
Não adianta a intimidação. NÃO VOU ME CURVAR diante dessas ameaças e muito menos do jornalismo de guerra praticado pela Globo. Nem a tortura me amedrontou.
Repito o que tenho dito, dentro e fora do país: o Golpe de 2016 não acabou. Está em andamento. Não foi contra o meu governo, apenas. Foi contra o povo brasileiro e o Brasil. Está sendo executado todos os dias pela Globo, pelo governo golpista e todos que tentam desesperadamente consolidar o Estado de Exceção e a destruição de direitos.
Não vão me calar!”
Dilma Rousseff
BRAVO BRAVO BRAVO !!!! Essa é a verdadeira presidente do BRASIL, não vamos – juntos e juntas – , nos curvar diante dos Canalhas, dos Covardes e Hipócritas que assaltaram o poder!!!! GOLPISTAS DE MERDA – estão nus e já não conseguem esconder o LIXO que são!!!!
#DesligaOGolpeDesligaEssaMERDA
#ContinuamosJuntas
#MulheresComDilma
John Kennedy Ribeiro
13/11/2017 - 14h02
A GLOBO É UM CÂNCER UM TUMOR MALIGNO QUE TEM QUE SER EXTIRPADO
Rh Pecanha
13/11/2017 - 13h41
alguma dúvida que a GLobo representa o atraso? O que dá emprego é desenvolvimento, não entregar as riquezas para multinacionais, que pagam a GLobo para fazer a propaganda. A Globo é inimiga do Brasil. Sempre foi.
Luiz
13/11/2017 - 11h39
Ou destruímos a globo ou ela vai continuar na sua louca cavalgada de transformar o Brasil em colônia dos EUA e em uma terra sem lei, como já estamos caminhando. O próximo presidente democraticamente eleito em 2018 tem a obrigação moral e constitucional de cassar todas as concessões de rádio, jornal e tv e abrir processo licitatório, proibindo que os atuais detentores dos direitos de exploração participem. Ou é isso, ou seremos escravos.
Adriano
13/11/2017 - 12h28
Correto, é isso mesmo !
MArcelo
13/11/2017 - 13h13
Comentário irretocável. Uma premissa para um Brasil melhor, ou o Brasil acaba com a Globo ou a Globo acaba com o Brasil. E todos os envolvidos nessa mídia podre devem ser julgados e condenados pelos crimes hediondos que cometeram.
Ruy Acquaviva
13/11/2017 - 13h36
Apoio integralmente. A Globo é incompatível com a democracia e é o principal inimigo do povo e da nação brasileira.
Renato Silva
13/11/2017 - 15h38
Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Lula, Marcola, Fernandinho Beir-Mar, Geddel Vieira também acham que a Globo é incompatível com a democracia !
Marcelo Yano
13/11/2017 - 18h26
EUA, Reino Unido também acham que a Globo é incompatível com a democracia. Lá a legislação impede a concentração da mídia em poucas empresas, porque isso é incompatível com a democracia e com a pluralidade da mídia. Ou seja, lá a legislação impede que um monstro como a Globo seja criado.
Eloiza
13/11/2017 - 20h27
Concordo contigo plenamente.
A população precisa falar sobre isso diariamente, nas escolas, dentro de casa com nossas famílias, nas redes sociais. É preciso guerra contra essas emissoras descompromissadas com a informação.
Eloiza
13/11/2017 - 20h23
Concordo contigo plenamente.
A população precisa falar sobre isso diariamente, nas escolas, dentro de casa com nossas famílias, nas redes sociais. É preciso guerra contra essas emissoras descompromissadas com a informação.