‘A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos mais corruptos do continente’
Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, sociólogo português Boaventura de Sousa Santos pede continuidade da luta. “O que eles querem é que percamos a esperança”
por Redação RBA publicado 11/11/2017 19h31
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Boaventura: “É preciso lutar. Nas piores condições, encontramos as melhores oportunidades”
São Paulo – Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, na tarde deste sábado (11), o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos afirmou que a organização no local mostra que o povo, apesar do cenário adverso no Brasil, ainda resiste. “Muitas vezes as pessoas se perguntam onde está a revolução, onde está a resistência. A persistência está aqui”, disse ao Mídia Ninja.
“É preciso lutar. Nas piores condições, encontramos as melhores oportunidades. O que eles querem é que percamos a esperança. Porque a desesperança leva ao medo, o medo leva à resignação, a resignação leva à desistência, e nós temos esperança em um sociedade melhor e digna”, defendeu.
Em sua fala no acampamento, Boaventura ressaltou ainda a ruptura democrática que houve no país com a derrubada de Dilma Rousseff. “Vocês viram isso, tiveram uma presidente eleita legitimamente e poucos meses depois pedem o impeachment dela. A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos políticos mais corruptos da América Latina. Foi isso que se passou”, afirmou. “Em plena democracia, um golpe institucional que se deu com a colaboração do Judiciário.”
Boaventura ponderou ser necessário compreender o atual momento para definir a estratégia de resistência. “Precisamos saber em que tempo estamos. É um tempo de lutas difíceis, defensivas, não podemos sonhar com o socialismo, precisamos dar dignidade às pessoas hoje, agora”, apontou. “Comida, habitação, moradia digna, proteção à saúde, educação pública. Não é uma utopia lá longe, é uma utopia aqui, agora.”
Assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/MidiaNINJA/videos/1015967868561358/
carbonario
12/11/2017 - 17h42
http://24.sapo.pt/noticias/nacional/artigo/rap-musica-cigana-e-funk-em-concerto-com-boaventura-sousa-santos-em-coimbra_20869063.html
https://www.youtube.com/watch?v=IEAqza0gBjM
vida longa a BOAVENTURA….a LULA …. e a todos que defendem um BRASIL DEMOCRÁTICO..
carbonario
12/11/2017 - 17h31
https://www.youtube.com/watch?v=k4R53EZJ5EA
Esse professor falou tudo…mas precisa conhecer um pouco mais:
A MÍDIA NÃO MOSTRA!
https://www.youtube.com/watch?v=IEAqza0gBjM
Ainda temos os BOLSOMERDAS E BOLSOLIXOS..
sS
12/11/2017 - 17h00
https://www.youtube.com/watch?v=i_v2koahczo
Só queria dar um abraço na galera….
Esse Boaventura sabe das coisas!!!
E… aprenderam a dar uma paulada na cabeça do GOLPE….jurídico e midiático…
BOTA LENHA NA FOGUEIRA, Miguel!!!!
Francisco Felício Neto
12/11/2017 - 15h50
Foi eleita tão legítima quanto o seu vice, agora de política honesta essa quadrilha não tem absolutamente nada. Infelizmente montaram uma grande farsa para enganarem os menos favorecidos, é típico de quem não é honesto, a podridão é muito grande e fétida, são todos corruptos, é preciso quê haja uma limpeza no cenário político e jurídico deste país.
Mar
12/11/2017 - 15h08
FHC tentou esta estratégia, deixou o povo na miséria, passando fome, para não ter reação ao entreguismo exacerbado que ele estava fazendo. Se deu mal e entrou para o lixo da história. Passamos o período em que o governo Lula conseguiu amenizar os males do governo FHC e de repente eis que FHC e sua turminha do PSDB aliado a um bando de vagabundos traidores lesa-pátria e mercenários internacionais dão um golpe no país, para concluir o que FHC começou. Retiram direitos, jogam o povo na miséria, reprime, o povo ainda está atordoado com a mudança brusca de situação e no momento luta pela sua sobrevivência, quando todas as alternativas de sobrevivência que ainda restam acabarem, a ficha cai, aí a luta será outra.
Itajaci
13/11/2017 - 00h03
Excelente e lúcido comentário do Mar. Sigamos em luta!!!
Elcio Rabello
12/11/2017 - 15h48
Boaventura previu tudo que acontece hoje já em 2013 quando aquela massa de manobra resolveu pedir seu Brasil de volta
Roger Nascente Silveira
12/11/2017 - 14h20
Fausto Amaral DE Barros
12/11/2017 - 13h22
Na veia, Português!