Menu

Eugênio Aragão: Decreto 9188 é o derradeiro tiro na dignidade do Brasil

O que estamos esperando? Eugênio José Guilherme de Aragão A publicação do Decreto nº 9188 no meio do feriadão enforcado pela ministra Carmen Lúcia põe a nu a desfaçatez do governo golpista e a pasmaceira que domina nossa sociedade. O Sr. Michel Temer, que conseguiu se manter na presidência usurpada graças a um leilão de […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O que estamos esperando?

Eugênio José Guilherme de Aragão

A publicação do Decreto nº 9188 no meio do feriadão enforcado pela ministra Carmen Lúcia põe a nu a desfaçatez do governo golpista e a pasmaceira que domina nossa sociedade. O Sr. Michel Temer, que conseguiu se manter na presidência usurpada graças a um leilão de ativos públicos a deputados, promove, agora, o leilão de todas as sociedades de economia mista numa penada só. Banco do Brasil, Eletrobrás, Petrobrás… a prata da casa pelas usuais misérias do mercado que “precifica” a ganância de governos corruptos. Foi assim na privatização de FHC, que rendeu míseros recursos não vistos por brasileiras e brasileiros, supostamente usados, em parte, para garantir a reeleição. Agora, com o caixa vazio, sem perspectiva de poder distribuir prebendas para parlamentares que aderem, desde que bem pagos, à liquidação de direitos, a venda das estatais é o derradeiro tiro na dignidade do Brasil.

Que a mídia comercial nada diga, é natural. O decreto teve que ser “prospectado” por assíduos leitores de diários oficiais. Mas o pior é que a sociedade não se move. Aceitou sem reclamar a derrubada da presidenta eleita por um legislativo ganancioso, vem aceitando arroubos malcriados de juízes e até ministros do STF fora dos autos, aceita a instalação de uma base americana na Amazônia, aceita a venda da estação de lançamento de foguetes de Alcântara aos mesmos americanos, aceita a entrega do pré-sal por preço de banana a multinacionais estrangeiras, aceita mudança na lei de diretrizes e bases por medida provisória, aceita a elevação da contribuição previdenciária de servidores públicos sem qualquer debate sério, aceita o perdão de dívidas a sonegadores endinheirados e bancos, aceita a reforma trabalhista que acaba com qualquer perspectiva de dignidade no emprego, aceita o perdão a trabalho indigno equiparado a escravo, aceita o aumento em mais de 50% do gás de cozinha, aceita provocações e mais provocações de um bando que se intitula governo sem qualquer legitimidade. Sem reagir. Como se fôssemos todos feitos de goma elástica, sem espinha dorsal.

Batemos palmas a um discurso idiota e mal elaborado de “combate à corrupção”, que só tem logrado destruir o parque industrial estratégico do país e tirar o emprego de centenas de milhares de cidadãs e cidadãos. E deixamos estar tudo como está: o usurpador do executivo vendendo o que é nosso para se safar da justiça, ao mesmo tempo em que ricos delatores são, depois de confessados seus crimes e inculpados os alvos políticos da investigação, deixados em paz, a curtirem seu whisky de 30 anos no novembro tão azul quanto o rótulo da garrafa da ilustre bebida.

E così la nave và…

No Chile, em que o liberalismo chicaguiano venceu a esperança, foi preciso um sangrento golpe militar para a tarefa de que aqui se desincumbem com a tranquilidade do ladrão de cofre residencial que sabe a família de férias. Nada de gritos, choros ou ranger de dentes. E ainda fazem dancinha de bunda gorda na nossa cara, que nem o líder daquilo que ousam chamar de governo na Câmara dos Deputados.

Cadê nossa altivez, nossa honra, nossa autoestima? Será que valeu a pena sacar uma presidenta honesta por isso? Por essa pinguela para a barbárie? Será que não pensamos nas nossas filhas e nos nossos filhos, sem futuro, territorializados numa economia globalizada? Sem ativos nacionais, nosso País está perdido. Está condenado a ser um ator de terceira divisão nesse mundo de cão que se nos desenha para as próximas décadas.

O que falta fazer para tirar o traseiro do sofá, para tirar os dedos do smartphone e reagir? Quando nos atentarmos para o estrago, será tarde demais e o Sr. Temer nada pagará, porque estará descansando em paz com seu bilau televisado. Mas nós teremos saudades do tempo em que poderíamos ter dado um rumo diferente a nosso destino e não demos.

É melhor reagirmos. Antes tarde do que nunca.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

CPLCRB

10/12/2017 - 12h17

Agora e na Rússia eles sabem o que é a Polícia Federal descontrolada do Brasil e como as repressões contra turistas são usadas para fins políticos. Em 2016-2017, ocorreram enormes invasões arbitrárias e ilegais de turistas russos na Amazônia. A polícia federal procurou os russos em Manaus – prendeu-os em aeroportos e hotéis e os jogou nas prisões. Na bagagem dos russos, não havia itens ilegais, seus documentos estavam em ordem, eles não estavam procurando uma interpol, ninguém estava informando para eles. O principal motivo para a repressão é o passaporte russo. Na Rússia, isso é chamado de terrorismo de estado.
https://www.youtube.com/watch?v=q4JV-EGEbMQ
https://www.youtube.com/watch?v=G8IJ8ZBwMW0&
https://obzor.press/russian/2017062150095
http://www.kremlinrus.ru/news/164/70207/
https://www.facebook.com/CPLCRB/

Marly Osório da Costa

15/11/2017 - 20h03

O que fazer para mudar essa situação no Brasil?

Toninho

07/11/2017 - 00h27

Será que o tal presbicito que Lula prometeu tem possibilidade de ser executado. Pois para isso precisa ser aprovado pelo congresso e se os brasileiros istoé nós não elegermos um congresso favorável a Lula este nada aprovará .

Marcelo Veiga

06/11/2017 - 10h07

Ola, já foi publicado no DO? Ainda não vi em nenhuma mídia .gov. Uma tristeza para a nação.

William Dias

06/11/2017 - 09h40

Concordo com seu texto e obviamente o brasileiro está dormindo “anestesiadamente” enquanto seus direitos e seu futuro está sendo massacrado, vendido, doado e escarnecido; Enquanto as massas se preocupam com futebol, novela e um churrasco no fim de semana, o seu país está sendo devorado por vermes de dentro para fora. Desinformação é a melhor arma do corrupto.

Aldo Calado

06/11/2017 - 03h47

O rebanho segue o pastor , povo segue seus líderes ,onde estão os líderes ? Nos blogs ? Apontem o caminho e chamem o povo para a luta , para ocupar as ruas ,parar o desmonte

leci

06/11/2017 - 01h33

Socorro Miguel do Rosário,F.Brito,P.Henrique…e todos que durante estes anos vem nos dando argumento
contra esta manada que a mídia crio,criticam a falta de uma posição dos brasileiros…e o que vocês fazem que com nossos endereços ( que são milhares) perguntem QUEM QUER SER CHAMADO PELO ZAPP
e marquem uma caminhada em várias cidades do país,com faixas etc.
pedindo que ninguém use camisas azuis,vermelhas,nem a verde e amarela(no momento) só BRANCA .
(e assustem estes deputados e senadores traidores da Pátria)mantendo sua CARAS -NOMES e PARTIDOS diariamente até as
eleições nas PÁGINAS CENTRAIS de seus blogs,lembrando a favor de quem e que eles votaram.

RODMAR

06/11/2017 - 00h39

SE FOSSE POSSÍVEL FUZILAR A TODOS ESSES LADRÕES DO BRASIL EM PRAÇA PÚBLICA AINDA SERIA POUCO. OU COMO NA ROMA ANTIGA ESQUARTEJA-LOS E POR SUAS CABEÇAS. EM OBELISCOS. MAS NÃO. É O CONTRÁRIO O POVO É QUE TEM SIDO FUZILADO EM PRAÇA PÚBLICA AO VER O SEU PAÍS SE ESQUARTEJADO POR ESSES CANALHAS QUE A MAIS DE TRINTA ANOS ESTÃO AÍ EM TODAS AS ESFERAS DO PODER PROTEGIDOS POR UMA LEI HIPÓCRITA. QUE SÓ SALVA A ELES MESMO É ACORRENTA O NOSSO POVO. QUE DEMOCRACIA É ESSA? CANALHAS ESSE É O BRASIL DE SEUS FILHOS . ELES TAMBÉM IRAM COLHER ESSES FRUTOS PODRES QUE VCS PLANTAM A CADA DIA.

    João Carlos

    20/11/2017 - 10h23

    Coitado desse Rodmar. Parece louco. Sei discurso de ódio nivela todo mundo pelo nível desse governo golpista. Ele não dá nome aos bois, como se todos, de Lula a Temer, fossem todos iguais.

celso prado

05/11/2017 - 23h50

sonho com um país DEMOCRÁTICO q nesta nação NUNCA existiu. sempre . sempre foi um país de poideres CORRUPTUS que vem a centenas de anos dominada por uma classe de seres desqualificadis para estarem a donde sempre estiveram : no poder. SONHO…com uma nação cheia d homens q eu creio q. ainde tem um pouco d dignidade , respeito e AMOR próprio por sí mesmo. e o mais importante : pelo povo. escravisado. torturado por está midia sem escrupulos. vendida e q só tem maior empenho no seu modo de mostra as noticias. manipulando , distorcendo e pregando muito ódio em suas informações.é…se ñ formos a luta por nossis interesses. esta raça intitulada (politicos) desta nação seremos esfolados vivos. e o pior eles tem a ajuda deste bandidos q assombram e apavora o povo com seus roubos doméstico , assassinatos e todo o tipo de monstruosidade. quando eles la no plenario divulgam q o país ñ tem dinheiro. e esyá praticamente falido. mas para o bolso deles ñ falta e nunca faltou um centavo sequer.joga-se fora quase 2 bilhões d reais para as campamhas pol8ticss deles. no todo q ele recebem para ñ se fazer nada pela nação e querem d toda for continuer mamando nesta TETA governamental. e ñ aparece um ser sequer para tentar mostrar q temos q dar um basta nestas babaquices q estes ESCROTOS (politicos) cometem lám pide esquecer. ñ os venceremos.estes . eu digo estes. vagabundos intitulados .politicos e q estâo la para roubar todo o nosso dinheiro reriam q começar a passar pir um cacete de porrada todos os dias.quem eles mudariam. temos q. mydar nossa constituiçao. acabar com congresso. eliminar toda raça de JUÍZES para q comessemis a mudar pra melhor nossa nação. terra lunda .maravilhosa e rica em todos os sentidos.Q. O POVO VENÇA !!!

Rafael Amorim

05/11/2017 - 18h20

Prezados, leiam o decreto com mais atenção.
Ele não se refere à venda de sociedades de economia mista. Ele se refere exclusivamente à venda de empresas subsidiárias e controladas pelas sociedades de economia mista (e não à venda das próprias sociedades de economia mista). Isso pode até ser questionável, mas é bem diferente do que vcs estão informando. Corrijam a matéria com urgência.

    Miguel do Rosário

    05/11/2017 - 19h26

    Sim, é pior. Porque vai desossar as empresas. Vender só o file-mignon.

Paulo Lima

05/11/2017 - 16h53

Esbulho dos fundamentos economia nacional e aniquilamento de nossa soberania? Não passarão!

Paulo Lima

05/11/2017 - 16h47

Os cínicos ladrões do patrimônio líquido nacional, , nem temem denominar “Desinvestimento” a tal medida provisória, Ato 9188/17, publicado no feriadão de Finados. Já passou da hora de militantes e parlamentares, movimentos sociais, partidos políticos de esquerda e nacionalistas de todas as cores, no PMDB, PV, PSB e, quando mesmo, os de fato arrependidos de outros, agregaram-se na luta contra todos os crimes cometidos pelo regime do golpe, que culminou nesse “desinvestimento” i.e. . Não podemos ficar de braços cruzados! Juristas constitucionalistas, a postos, “se ergue da injustiça, a própria morte”, há que derrubar já esse ato 9188/17!Não podemos poupar ações e esforços, no processo de retomada de nossas reservas e soberania econômica nacional Não podemos mais nos dividir, enquanto do lado de lá golpistas e ladrões, ungidos por uma justiça vil, na avidez do mercado, na globalizada cupidez da Banca Financeira Internacional, planejam mais e mais assaltos,e diuturnamente. Sans larmes citoyens, sem lágrimas cidadãos, marchons, sigamos! Para que não se derrame mais sangue, de puros ou impuros, presentes e futuros, em consequência da miséria econômica e política tramadas e legadas pelo golpe. Pelo Reitor Carlos Cancellier! Pelo Referendum Revogatorio. Abaixo o golpe!


Leia mais

Recentes

Recentes