(crédito imagem:Contrainfo)
Sergio Maldonado tinha passado pelo momento mais difícil de sua vida ao ser obrigado anunciar que o corpo encontrado era do seu irmão. Não bastasse a dor da perda e da espera, teve que enfrentar o oportunismo falacioso do presidente Maurício Macri.
Diante da tela de televisão Sergio assistiu no canal TN notícias (grupo Clarin), o Ministro da Justiça Gérman Garavano anunciar para nação que tinha falado com a senhora Estela e seu filho junto com o mandatário argentino. Surpreso com uso do seu nome, Sergio ligou para o canal e entrou ao vivo no programa apresentado por Nelson Castro, depois de receber condolências rebateu:
¨ Quero desmentir Gérman Garavajo porque não falou comigo. Esteve me chamando mas não atendi pois estou muito triste e dolorido, somente respondi uma mensagem. É um mentiroso que sai dizendo que falou comigo, se falou comigo que mostre a gravação.¨
Sergio se reportou com mais veemência sobre o comportamento do presidente da República com sua mãe e de Santiago:
¨Me parece muito baixo usar em campanha política. Chamou minha velha(modo carinhoso) de um número privado, se aproveitando de um estado que ela não estava pronta para atender. Me parece que são muito perversos e baixos(…) existe um limite. Macri chama minha mãe dois dias antes da eleição, não posso crer que use estas coisas politicamente, até um corpo! Ele é baixo e me dá asco, me parece patético o que fizeram.¨
Sergio Maldonado ainda revelou as ofensas que a família sofreu nestes últimos dias , segundo ele, ligações e mensagens das redes sociais chamavam seu irmão de flagelo, um kirchnerista. ¨Desde o primeiro momento fizeram política conosco, eu tive de lutar pois eles não paravam de jogar lixo em nossa família¨,desabafou.
Durante toda período de busca o governo divulgava pela imprensa que Santiago estava no Chile,no Uruguai e em outros lugares da Argentina. Uma que mais reverberou estas ideias foi a deputada ¨oficialista¨ Elise Carrió. Surgia notícias que houvesse caso de tentativa de suicídio na família e tudo se fez para atrapalhar investigações, os carros da ¨Gendamería¨ foram lavados antes da perícia da justiça.
A própria Ministra da Segurança , Patricia Bullrich usava constantemente o Twiiter em apoio a força que comanda e fez a captura de Maldonado, em uma das suas postagens ela declarou:¨ Eu gosto de publicações que eximem a ¨Gendamería¨ de responsabilidade na morte do jovem tatuador e falem de outro papelão de Kirchner.¨
Neste 21 de outubro houve uma grande manifestação na ¨Plaza de Mayo¨ convocada pelo movimento Encontro,memória,verdade e Justiça. Segundo seu coordenador Pablo Vasco, ocorreu de forma pacífica e apartidária cobrando respostas, ¨nós que somos dos grupos de direitos humanos temos preocupação com Macri pois começou negar os números de morte na ditadura e tem uma prática de afronta a liberdade¨.
A família Maldonado enfrentou a dor de uma grande perda e em seguida o acercamento da mentira. É o primeiro desaparecimento na democracia. Sergio Maldonado lamentou sua partida mas afirmou hoje que ganhou muitos irmãos.O pior final foi encontrar o corpo sem vida e unir a mentira com impunidade. A História de Santiago ainda não terminou para uma população que busca os responsáveis. Provavelmente são os mesmos que aviltam uma nação inteira. Macri parece estar nas duas narrativas.
Segunda carta da família Maldonado :
O dia de ontem o Presidente da nação, Maurício Macri, se comunicou com Stela (mãe de santiago).
Mas foi um momento inoportuno escolhido para sua primeira chama, depois de um silêncio de quase 80 dias, é importante que o Presidente saiba que nosso único objetivo é conseguir a justiça por
Santiago. Por esta razão lhe pedimos , como máximo responsável do poder executivo, que exija da Ministra Bullrich explicações detalhadas da atuação do ministério que administra e a ¨Gendamería Nacional da Argentina, garantindo plena colaboração com a Justiça no sentido que avance a investigação. Assim mesmo, reiteramos o pedido de intervenção do grupo internacional independente de especialistas para fortalece-la.
Com respeito a algumas interpretações surgidas a partir da inexistência de lesões aparentes no corpo de Santiago acreditamos que são prematuras, desinterpretam o juiz e intencionam um recorte intencional, oportunista e de objetivos mesquinhos. A declaração não descarta que Santiago tenha sido vítima de uma ação violenta que descadeou sua morte, por isto devemos continuar esperando resultados conclusivos dos peritos, garantindo que seu trabalho seja realizado sem pressões de nenhum tipo.
A intenção de desvirtuar a investigação é uma nova afronta a nossa dor, viola a prudência e o respeito pedido pela família. Pedimos a dirigência política, meios de comunicações e a sociedade toda que nos ajude a passar este momento com maior solidariedade possível, até que se saiba a verdade e se alcance a justiça.
Agradecemos o apoio e o carinho de todas e cada uma das pessoas que nos acompanham e que nos reconfortam nesta luta de todos os dias.
Por último, solicitamos a todas as pessoas e organizações decidam manifestar-se em homenagem a santiago, que façam pedindo justiça em sua memória, em paz e sem responder a nenhuma provocação que desvirtue a verdadeira reclamação.
Jândi Caetano Qtíteres
22/10/2017 - 14h57
Plano Condor
Eloiza Augusta
22/10/2017 - 12h03
Que a justiça a essa família e a nós Latino Americanos seja feita.
Cris Andrade
22/10/2017 - 13h19
Gabriel Jara
Gabriel Jara
22/10/2017 - 15h16
Ya pensaba eso de él antes que pase todo esto…
Cris Andrade
22/10/2017 - 15h26
Por isso te marquei …
Francisco Rezende
22/10/2017 - 13h01
Esse Macri é um vagabundo igualzinho ao golpista
enganado
22/10/2017 - 10h56
Não pensam que as desculpas sugeridas pelos ANGLO_SIONISTAS para estas situações nos governos pelos mesmos bancados, são diferentes, porque não são!!!! O caso deste rapaz Sergio Maldonado (Argentina) e do Reitor= Luiz Carlos Cancellier de Olivo os ANGLO_SIONISTAS já acionam a Imprensa Empresa Press_tituta ANGLO_SIONISTA para abafar os dois casos. Na A. Latrina é fácil, porque com uma rede GOEBBELS e um “”El País”” as embromações ficam mais fáceis, o horror/lavagem cerebral/mentiras para o Povão são feitos 30 horas por dia. Quer saber; se fosse o LULA que aprontasse o que o AÓPIO faz , o mundo teria acabado!!!! Na Argentina, povo ainda vai pagar mais caro ainda porque o Macri está lá pelo voto, igual o João ESCÓRIA/José Ivo Sartori/ . . . etc. O ___braZiUSA__ vai eleger para Ditatoriar um já escolhido pelos ANGLO_SIONISTAS, aliás já está escolhido em segredo, e teremos um efeito “”ORLOFF””, ou seja, tudo igual!!! Querem saber quem vai ser DITADOR do ___braZiUSA__ , podem escolher: BOÇALnaro / João ESCÓRIA / Beto Bicha / çERRA / . . . ; ministro da INjustiça: _çerJio mO(U)RO – o ladrão; . . . ; ministro militares podem escolher alguém do trio esperança da Pátria: viDDas bôas / mourão / etchegoyen, . . . etc. Pergunto: desde qdo precisa inteligência para lidar com a A. Latrina? NUNCA!!!! O tratamento é no fodam-se!!!
Àlvares de Souza
22/10/2017 - 09h54
A face do Macri nos remete ao que há de pior neste mundo. Olhem atentamente para seu rosto e me digam se Lombroso não estava certo. Trata-se de um psicopata capaz de todos os crimes hediondos, tal como o temerário que nos insulta a cada minuto, com sua face a expressar escárnio e desprezo total por qualquer ato de dignidade.
André Furtado
22/10/2017 - 11h10
Caetano pedófilo
Maria Libia
24/10/2017 - 16h08
Quem é andré furtado (que não se perca pelo nome)? CAETANO eu conheço.
Viviane
22/10/2017 - 03h21
Macri e seus ministros estão totalmente envolvidos
Marlinda Oliveira Moraes Moraes
22/10/2017 - 02h25
Luiz Henrique Primo
22/10/2017 - 01h33
A direita é igual em todo o mundo, desonesta, vil e tem pobres acéfalos que ainda apoiam, só muda o endereço.
Lulu Pereira
22/10/2017 - 01h23
macri perro de mierda
Rodrigo Souza Gomes
22/10/2017 - 01h06
Matam um adversário e tentam usá-lo da forma mais baixa e nojenta..
Eloiza
22/10/2017 - 12h51
O filme abaixo retrata muito bem a maneira sórdida como os veículos de
informação trabalham manipulando dados através de mentiras.
La dictadura perfecta
https://youtu.be/ZriH9uEDgsI
jorge viana
21/10/2017 - 22h51
A Direita tem sempre a mesma face, ou melhor, a mesma desfaçatez, seja em que parte for, Brasil, Argentina, França ou EUA.
Eugênio Viola
21/10/2017 - 22h37
“El gobierno es responsable”
“Tenemos la certeza de que Santiago estaría con todos nosotros si la Gendarmería no hubiera llevado adelante una represión ilegal en la comunidad Pu Lof, con la coordinación y presencia en el lugar del Jefe de Gabinete del Ministerio de Seguridad Pablo Noceti”, afirma el comunicado que dieron a conocer históricos organismos de Derechos Humanos ante la confirmación de que el cuerpo encontrado en el Río Chubut el martes pasado es el de Santiago Maldonado.
Los organismos -entre los que figuran Abuelas de Plaza de Mayo, Madres de Plaza de Mayo Línea Fundadora, Familiares de desaparecidos y detenidos por razones políticas, H.I.J.O.S. Capital, Asamblea Permanente por los Derechos Humanos, Movimiento Ecuménico por los Derechos Humanos (MEDH), entre otros- ratificaron en este escrito su “posición de acompañamiento a la familia en estos duros momentos”
Para ler a matéria completa no jornal Pagina 12, segue o link
https://www.pagina12.com.ar/70794-el-gobierno-es-responsable
Rodrigo
21/10/2017 - 22h17
Incrível como o PiG não fala nada de Maldonado e as eleições amanhã.
Somente o cafezinho
Àlvares de Souza
21/10/2017 - 20h10
São cruéis como os psicopatas golpistas brasileiros. Mentem como os bandidos daqui. São todos iguais. São capazes de tudo, são perversos, agem com escárnio.
Edilza Ferreira
21/10/2017 - 22h01
Canalha
Viviane
22/10/2017 - 03h22
Canalhas,canalhas e canalhas
Joel Araujo
21/10/2017 - 21h53
Lixo!
Mateus Estevão Orban
21/10/2017 - 21h39
Pelo visto, a direita pode mudar de endereço, mas ela é barbara e repulsiva aonde quer que seja.
Cristián Pablo Urtiaga
21/10/2017 - 21h38
É o mesmo plano de governo que aqui, Un puente para el futuro, Uma ponte para o futuro, que Aécio defendeu e que Temer está levando acabo. Coincidência? Parece que tem gente de mais que não entende como foi em 1964.
Carlos Henrique Drumond Guimarães
21/10/2017 - 21h34
O Temer argentino.
Gabor Gaspar
21/10/2017 - 21h59
Não lá ele foi eleito aqui foi golpe de ladrões e venda Pátria golpistas assassinos.
Maria Aparecida Zecchin
22/10/2017 - 00h19
Gabor Gaspar Bem lembrado.