Menu

Faz sentido um trabalhador ser de direita?

(Respondendo objetivamente: não. Charge: Jota) Por Pedro Breier A galera da pelada de segunda-feira aqui em São Paulo me “zoa”, como dizem os paulistanos, por ser de esquerda. Eu normalmente respondo com uma pergunta: tu é trabalhador? Após a resposta positiva, eu aviso que a pessoa deveria, então, ser de esquerda. O governo Temer, explicitamente […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Respondendo objetivamente: não. Charge: Jota)

Por Pedro Breier

A galera da pelada de segunda-feira aqui em São Paulo me “zoa”, como dizem os paulistanos, por ser de esquerda.

Eu normalmente respondo com uma pergunta: tu é trabalhador? Após a resposta positiva, eu aviso que a pessoa deveria, então, ser de esquerda.

O governo Temer, explicitamente de direita, comprova perfeitamente a validade da teoria de que se a pessoa pertence à classe trabalhadora, deveria ser de esquerda.

O último ataque do governo mais impopular da história aos trabalhadores foi uma portaria publicada ontem que restringe o conceito de trabalho escravo, ou seja, dificulta a libertação de escravos.

Vou escrever de novo porque não é algo banal: o governo federal acaba de dificultar a libertação de escravos a pedido da bancada ruralista. O Sakamoto dá mais detalhes do absurdo da medida aqui.

Antônio Carlos de Mello Rosa, coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho, falou o seguinte sobre a portaria:

A OIT lamenta essa regressão na luta contra o trabalho escravo. Este documento, de uma vez só, impede o trabalho da fiscalização e esvazia a lista suja. Ao obrigar que um policial lavre um boletim de ocorrência, impede ações de resgate. Se um auditor fiscalizar uma obra e constatar que há trabalhadores escravizados, não poderá resgatá-los.

Esta aberração é mais uma a entrar no rol dos brutais ataques aos trabalhadores perpetrados pelo governo federal, somando-se à PEC do teto dos gastos, que garante a drenagem de recursos públicos para o mercado financeiro e congela os investimentos pelos próximos 20 anos, e a reforma trabalhista, que contemplou somente os interesses dos patrões e dificultou enormemente a vida dos empregados.

Temer e seus comparsas ainda não desistiram de aprovar a reforma da previdência, que fará com que muita gente pobre morra antes de conseguir se aposentar.

A direita diz que tudo isso é para o bem de todo mundo, é necessário para a economia crescer e blá blá blá.

A verdade é que aumentar o número de desempregados e, consequentemente, diminuir o valor do trabalho é parte essencial do projeto econômico deles para que a margem de lucro dos empresários não diminua durante a crise.

É por isso que não há na televisão e nos grandes jornais e revistas um mísero debate sobre as diferenças de visões e projetos entre direita e esquerda.

Para estes, vale mais a pena criar uma cortina de fumaça permanente, resumindo a política a escândalos policiais, do que discutir projetos seriamente.

Afinal, não fosse assim, a população poderia se dar conta do projeto da direita para o país, o que seria um desastre. Para a direita.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

André

29/04/2023 - 22h44

Caramba, porque o pessoal tem que ser de esquerda? Só porque esquerda tem sindicato, etc. Mas gente, o mundo é muito mais complexo que isso! De que automaticamente seu patrão é seu inimigo. Não é sempre assim simples. Eu testemunhei abuso de empregado(sendo um empregado), então não consigo defender a esquerda só “porque defende” trabalhador. É muito mais do que uma briga ideológica(ao menos no meu caso que não era um “peão”), e mesmo assim, pra mim é relativo. A pessoas que trabalham pra outros que são mais livres. Que aprenderam bem, são autonomas e se o patrão for fdp, dá tchau, ou até pode usar meios legais para ferrar o “patrão” fdp porque tem iniciativa própria, sabe fazer bem seu trabalho. Claro q isso não engloba tudo, é só um exemplo de situação que pode acontecer. Porque pra mim, dizer que o cara TEM que ser de esquerda, é igual a igreja. “Só vai ser salvo se for da minha religião”. Eu não entendo muito de esquerda, mas vejo porque sim, não se pode ignorar a “direita”(entre aspas). Direita pra mim é, iniciativa própria. E aí ficam os outros querendo morder um boquinha. Pra mim, sindicatos e outras coisas são um MAL necessário no máximo, nunca um bem. Um mal devido ao comportamento do “patrão” e também a situação do empregado. Mas quem tiver chances, não deve se prender a essas pautas. Uma hora estaremos mortos e esses merdas não chegam num denominador comum… Ninguém via ver essa resposta, mas esse site é tão horrível, cheio de propagandas, no meio que nem dá pra ler direito! É um saco!

Raul

02/11/2019 - 17h54

Quando chegou na parte ”o governo do Temer é explicitamente de direita’ já parei a leitura. Temer é um social democrata, enquanto que alguém que se encontra no espectro de direita é um capitalista. Pesquisem a diferença entre os dois, pois é grande

Liliane

25/08/2018 - 17h16

Todo trabalhador temente a Deus é de direita. O resto está a caminho do inferno, acreditando em promessas que nunca se realizarão. Entenda aqui: http://carlosliliane64.wixsite.com/magiaeseriados/a-militancia

LH Fretes e Mudanças

22/01/2018 - 09h27

Legal!

Eliz Selau

19/10/2017 - 18h24

A questão aqui não é se o pobre pode ser de direita, o problema é que a esquerda costuma se dizer defensora dos pobres só da boca para fora. Bem resumido, o pessoal da direita pelo menos fala a que veio, já a esquerda fica neste mimimi e faz o mesmo joguinho das igrejas, adoram pobre, desde que eles sejam muitos e muito sem noção para poder sustentar os pastores e votar nos politicos.

TANIA SALIM

18/10/2017 - 16h19

Acertou em cheio J.C. AGDM!
Qualquer um que ataque ou seja contra estatais brasileiras é um LESA-PÁTRIA a serviço dos interesses internacionais!
Porque é isso que faz esse tal instituto milêniam, muito bem equipado, mantido e provido com dinheiro lá de fora!

Pedro e

18/10/2017 - 13h10

Faz sentido para aqueles que assistem o jornal Nacional e as novelas da Globo…..tem o pensamento contaminado pela mídia….só mudando radicalmente a programação..o conteúdo dessas drogas que são injetadas todos os dias na cabeça dos trabalhadores. ..poderemos retomar a esperança. ..

Steiger

18/10/2017 - 12h10

Sou funcionário público federal concursado. Sou de centro-oeste.

Borborema

18/10/2017 - 08h36

Mas, qual partdo Brasileiro registrado no TSE, que em seu estatuto não é 100% socialista?

Facilitando, qual partido político Brasileiro com registro no TSE não esquerda no seu D.N.A via estatuto?

Vamos deixar de cerca Lourenço, no Brasil não existe partidos políticos de direita… não existe no Brasil revezamento saudável de poder… tudo bom ou ruim que fpi construido via nosso sistema político desde 15/11/1889… que fez foi a esquerda liberal progressista que sempre foi maioria, com apoio fervoroso da esquerda marxista que sempre foi minoria, é ambos os lados sempre fingiram oposição.

Pare de fingir que não sabe as diferenças e da total inexistência da direita como partido político com registro no TSE.

RICARDI

17/10/2017 - 22h11

REALMENTE NÃO FAZ O MENOR SENTIDO.
ALIENAÇÃO GERAL DA NAÇÃO.

ari

17/10/2017 - 18h27

Além dos nossos problemas tradicionais, como a (quase) criminosa distribuição de renda, creio que a mídia e as religiões são hoje o grande entrave ao desenvolvimento de uma consciência política das grandes massas. A internet é importante? Sem dúvidas, mas basicamente trata-se de textos frequentemente longos e não concorre com a TV e o rádio na formação do cidadão. E não falo apenas da grande mídia. Temos centenas de emissoras de rádio, a grande maioria controlado por políticos e, via de regra, conservadoras.
A religião, por seu lado, tomou o lugar que os partidos de esquerdas deixaram de ocupar. Tem presença marcante em qualquer buraco desse Brasil além de uma rede de comunicações muito vigorosa. Moro na área rural do sertão baiano e uso parabólica. Num domingo, pode-se sintonizar 8 emissoras de TV próprias, fora os espaços alugados, como o Malafaia na Band. O resultado é que vem crescendo sua participação nas câmaras, assembleias e congresso, num movimento extremamente perigoso para nosso futuro.

Jean M. Bouchara

17/10/2017 - 16h45

Você é mortadela então? Gosta de uma boquinha? De um esqueminha? De uma porção de estatais inoperantes que mamam o nosso dinheiro? Amigo acho que não. Sai dessa! O mundo mudou. Sem essa de direita ou esquerda. Tudo farinha do mesmo saco.

    Hildebrando Serra

    17/10/2017 - 17h30

    Quando vc morre, vc não sabe que morreu, quem sofre são os outros.
    É a mesma coisa quando vc é idiota.

    El Manfred

    17/10/2017 - 17h32

    Sim seu bizarro. O que mais dói nesse discurso de farinha do mesmo saco é a pobreza de debate. Achar que o público é pior que o privado é o senso comum com a má fé. É esquecer da Petrobras, Embraer e das melhores universidades do país. E vem com discurso de ineficiência… Ler algo mais substancioso ninguém quer. Xingar é fácil. Estudar dá trabalho né? Já que gosta de discursar no vazio recomendo dois livrinhos. Gestão Como Doença Social e A Era do Capital Improdutivo. Quem sabe aprende alguma coisa.

    Luiz Pereira

    17/10/2017 - 17h54

    Em primeiro lugar não é porque a pessoa seja de esquerda ou direita “que gosta de esqueminha”, discordar da sua posição ideológica, não torna ninguém automaticamente desonesto, sou de esquerda e nunca recebi, nem aceitaria, um puto por isso. Em segundo lugar “o mundo mudou”, sim, a esquerda e a direita também, já saímos da guerra fria as ideias que norteiam as diversas correntes de esquerda ou direita mudaram também. Mas tudo se resume a definir qual é o papel do Estado nas diversas áreas em que atua ou pode atuar, então as diferenças entre esquerda e direita se evidenciam. Se é “tudo farinha do mesmo saco” então está falando de comportamento individual, não de correntes ideológicas, não confunda desvios éticos individuais com possíveis falhas nos fundamentos teóricos de correntes políticas, são coisas diferentes.

      Paulo Gomes

      17/10/2017 - 18h56

      Excelente resposta. A questão é que a rotulação propagada para disseminar distorções, Gera a falta de compromisso com a compreensão . Às vezes a visão encurtada é fruto de uma visão do próprio umbigo. A dita esquerda reúne falhas em estratégias mas conserva o princípio de Sociedade com justiça e menores distâncias entre classes. O texto é ótimo e sua resposta é precisa.

      marciobsam@oi.com.br

      17/10/2017 - 21h53

      Acho que o mundo mudou a ponto de esvaziar essa historica dicotomia direita e esquerda como as unicas formas de concepção das teorias políticas. Chega de olhar o passado com os olhos do passado.

      Marcio

      17/10/2017 - 21h57

      Acho que o mundo mudou a ponto de esvaziar essa historica dicotomia direita e esquerda como as unicas formas de concepção das teorias políticas. Chega de olhar o passado com os olhos do passado.

    Portantiolo

    18/10/2017 - 00h41

    Que inteligente esse rapaz!

    JOÃO CARLOS AGDM

    18/10/2017 - 12h54

    Atenção pessoal vejam como trabalham os traidores da Pátria como este “Jean Bouchara”.
    Este “Jean Bouchara” trabalha no Instituto Millenium que paga em dólares convertidos em reais (CIA).
    Observem com ele está fazendo sua cabeça para que você odeie a Petrobrás etc e concorde em dá-la para os estrangeiros.
    No Instituto Millenium tem jornalistas, cartunistas da Internet, humoristas políticos, etc.
    Precisa falar mais alguma coisa sobre este canalha????????

    Alan Souza

    18/10/2017 - 16h17

    Sr. Jean “Millenium” Bouchara, por falar em estatal inoperante, que tal o Metrô de SP? Por falar em “esqueminha”, que tal os 500 mil do Aécio? Por falar em “boquinha”, que tal os cargos que o PSDB, o PMDB e o DEM estão dando pro pessoal do MBL? Falando em MBL e mortadela, porque os coxinhas do MLBL não fizeram mais uma passeata sequer depois que Temer assumiu o governo?

    Não venha com ironia ou discurso vazio, Sr. Millenium. Aqui tem café no bule…

      CLAUDIO

      19/10/2017 - 15h52

      A verdade é que me cansa ler comentários do pessoal da direita escondidos nafrase “tudo é farinha do mesmo saco” Isso é papo de direitista extremo. Seria mais bonito que o sr Bechara assumisse seu “direitismo” em vez de se esconder em frases feitas como a que usou no comentario.

    CLAUDIO

    19/10/2017 - 15h43

    TUDO FARINHA DO MESMO SACO???? VOCE É DA DIREITA TALVEZ ATÉ EXTREMA QUE USA ESSE PAPO DA FARINHA COMO UMA ENGANAÇÃO. ACEITE SER DE DIREITA QUE, PELO MENOS, FICA MAIS BONITO.

João Paulo Ferreira de Assis

17/10/2017 - 16h05

Não faz. Mas esta é uma das peculiaridades do Brasil. O trabalhador (em sua maior parte) é um zagueiro que marca contra as próprias redes, permanentemente. Tenho ouvido as maiores barbaridades de pedreiros, serventes, peões de fazenda, que votam com o patrão, nos deputados e senadores que vão defender o patrão e não a eles próprios. Peão que teve bem estar com o Lula, pôde estudar os filhos, e agora fica desejando que Lula fique na cadeia até morrer.
Já comecei a perder a paciência. Agora toda a vez que me aparece um pobre de direita digo para ele que assim como há pessoas que sentem prazer com a dor, e chegam a pagar caro por uma seção de chibata nas costas, de deitar sobre uma cama de pregos, também há trabalhadores que querem ganhar menos, trabalhar mais, não ter direitos e nem aposentadoria, e nem ver os filhos terem oportunidades maiores. E votam gostosamente no candidato do patrão.

Paulo Nunes

17/10/2017 - 11h47

Viva TIM MAIA!! Esse país não pode dar certo: puta se apaixona, cafetão tem ciúmes e pobre é de direita! Quá quá quá


Leia mais

Recentes

Recentes