Menu
, , , , , ,

Venezuela realiza neste domingo sua 23º eleição em 18 anos

(crédito imagem: el confidencial) Neste 15 de outubro a Venezuela realizará sua 23º eleição em 18 anos de administração chavista. Desta vez 18.094.065 eleitores estão aptos a votar, eleger 23 governadores e outros parlamentares estaduais. Existe um grande interesse no sufrágio mesmo o voto não sendo obrigatório. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral apenas 1,7% das […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(crédito imagem: el confidencial)

Neste 15 de outubro a Venezuela realizará sua 23º eleição em 18 anos de administração chavista. Desta vez 18.094.065 eleitores estão aptos a votar, eleger 23 governadores e outros parlamentares estaduais. Existe um grande interesse no sufrágio mesmo o voto não sendo obrigatório. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral apenas 1,7% das pessoas com premissas habilitantes estão excluídas do mapa eleitoral, um numero baixíssimo em relação a época comandada pela atual oposição(1958-1998).

A campanha começou em 20 de setembro, 226 candidatos de mais de 15 partidos e diferentes correntes tentam administrar os estados. As mesas já estão 95% instaladas e sofreram 14 auditorias inclusive com presença da oposição. São 13559 colégios eleitorais que contarão com 1240 observadores nacionais e 70 internacionais que são integrantes do Conselho de especialistas Eleitorais da América Latina (CEELA).

Em que pese o fato estas premissas apresentadas, a porta voz do Departamento de Estado, Heather Nauert veio ainda lançar dúvidas sobre a integridade eleitoral, ¨os Estados Unidos e a comunidade internacional estão prestando muita atenção a esta votação… temos preocupação pela ausência de observadores¨.A intenção do governo Trump é desqualificar e esconder a democracia venezuelana, criticando ou esquecendo a presença da CEELA e seus 70 representantes.

O presidente Nicolás Maduro denunciou a ¨invisibilidade das eleições regionais que visam continuar a campanha de desprestígio contra Venezuela impulsionando o discurso de ditadura que usa a oposição¨, registrou ainda o mandatário que ¨as agências AP, Reuter, AFP, EFC, CNN,Fox News calam e escondem as eleições de 15-0 e os venezuelanos irão lhes responder no voto¨.

A chefe do CNE, Tibsay Lucena refutou a mensagem dos Estados Unidos: ¨Estas declarações do Departamento de Estado coincide com campanha fundamentada em mentira e manipulação, já que só apenas 233 dos 13559 centro foram realocados por necessidade, e os candidatos inelegíveis são de todos partidos e constavam de uma lista antecipadamente publicada.¨

A realidade demonstra que a oposição venezuelana e o governo estadunidense deveriam ajustar o conceito de democracia, abandonando o discurso de ditadura, pois de certo participam das eleições.

Fontes:

Correo del Orinoco

VTV

Telesur

El universal

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

TANIA SALIM

15/10/2017 - 17h53

Será que algum dia cabeças feitas pela Globo vão saber reconhecer a grandiosidade da luta venezuelana por seu povo e a firme, leal e correta liderança de Maduro?
Tenho inveja desse bravo povo e seu dirigente inabalável.

    Antônio v b andrade

    15/10/2017 - 18h48

    Muito me representa suas palavras

    JOÃO CARLOS AGDM

    15/10/2017 - 18h57

    Cara Tânia, tá difícil cabeça envenenada pela Globo perceber as coisas corretas e verdadeiras da Venezuela
    (e, infelizmente, reconhecer outras coisas políticas do Bem tais como Lula, Dilma, etc.)
    O Veneno da GL é muito forte… E ela joga pesado nos Aécios e Temer da Vida.
    Só coisas do Mal…….
    Sorry……

    Noam

    18/10/2017 - 13h30

    Vc queria ficar horas em uma fila pra comprar comida e dormir com a bunda suja?

Jose Carlos Souza

15/10/2017 - 18h53

ELEIÇÃO DE FARSANTES COMO TODAS DA CANALHA ESQUERDISTA. FARSA TRAVESTIDA DE ELEIÇÃO . CANALHAS.

Andre

15/10/2017 - 13h18

Sou esquerda, votei no lula, obvio sou fui contra o golpe, agora apoiar o q esta acontecendo na Venezuela me deixa com mto nojo, vamos deixar o fanatismo de lado, essa eleicao e falsa e todos sabem disso, somos a favar da democracia nao? Vcs doentes daqui nao me.representam

    Miguel do Rosário

    15/10/2017 - 14h31

    essa história de “sou de esquerda e votei no Lula” não cola. A eleição é falsa por que?

      Andre

      16/10/2017 - 03h45

      Miguel, eu fico na duvida se o seu fanatismo so te deixa ver aquilo q vc acredita, ou se vc e pago e faz isso por $, como apesar disso concordo com mta coisa q vc fala, espero q seja a primeira razao, pois se e a segunda seria uma grande decepcao para mim

    JOÃO CARLOS AGDM

    15/10/2017 - 18h50

    Ô “Andre”,
    mas tu é cara de pau hein meu camarada, profissional que és do Instituto Millenium, ganhando em dólar prá vir em site de esquerda com desinformação.
    Trabalhas lá só como jornalista, ou és também cartunista, lá????

Jose Roberto Michel

14/10/2017 - 21h32

QUER SABER COMO FUNCIONA A MÍDIA PODRE (GLOBO, ETC)?
ASSISTA, NA NETFLIX, AO FILME MEXICANO “A DITADURA PERFEITA

JOÃO CARLOS AGDM

14/10/2017 - 17h41

Ditadura é a da Mídia, Globo à frente, que fez um (injustificável) estardalhaço de corrupção, destruiu o (estatisticamente) melhor governo que o Brasil já teve. Derrubou (irresponsavelmente) a Dilma para eleger os piores deputados e senadores, e os piores quadrilheiros (a Globo já sabia quem era Temer, é lógico) no Poder.
Temer tá fazendo o que a Globo quer, para quem ela trabalha (os grandes poderes de dinheiro internacionais):
vendando a menos de 8% o nosso pré-sal, as nossas estatais, etc
Se a Globo fosse nossa amiga, procederia desta maneira??????????????????
Por isso é que ela já tá dizendo que as eleições venezuelanas são…………… uma …………ditadura!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ela não quer os melhores no Poder. Ela quer é os Aécio e os Temer da Vida no Poder ( e ainda finge que ataca Aécio e Temer…..

Jack Daniel

14/10/2017 - 20h03

Hahahahaha, pqp….

Luiz Carlos P. Oliveira

14/10/2017 - 15h54

22 eleições em 18 anos. Isso é que é uma ditadura! Nunca vou entender ditadores fazendo eleições. Nestes 18 anos tivemos 9 eleições no Brasil. Vamos ver se os venezuelanos sabem votar. Se votarem na direita golpista os coxinhas vão adorar. Mas, e se a maioria eleita for da base do Maduro? Vão dizer o que esses filhotes do Trump?

Camila

14/10/2017 - 14h39

A contradição dos Estados unidos
Persegue a Venezuela
E apoia seus capachos

Helton

14/10/2017 - 14h35

Viva Venezuela
Ditadura é do Temer


Leia mais

Recentes

Recentes