(Crédito imagem: la tercera)
O presidente da Bolívia Juan Evo Morales Ayama estaria reeleito num cenário que disputasse o cargo máximo do país. Em pesquisa realizada pela ¨Captura Consulting¨o mandatário teria 37% dos votos, impondo uma frente de 20 pontos ao segundo lugar , o ex-presidente Carlos Masa.
A pesquisa foi feita no mês de setembro e agora divulgada, abrangeu homens e mulheres nas principais cidades do país. Foi abordado também em caso de não participação de Evo, neste cenário seu vice ,o acadêmico Álvaro Garcia Linera, teria 18% e seria seguido do governador de Santa Cruz Rubén Costa, com 14%.
Para poder se candidatar em 2019, há necessidade de alterar alguns artigos na atual constituição. O partido governista ¨Movimento Al Socialismo¨(MAS) impetrou junto ao Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP)solicitação pela ilegalidade destes limitadores de reeleição. A resposta deve sair em 90 dias posterior a 1 de outubro.
Em 2015 , Evo Morales foi apontado como melhor presidente da História da Bolívia pela Captura
Consulting com 51,6% das respostas, superando Simón Bolívar com 16,5% e Carlos mesa com 6 %. A popularidade deve reforçar a possibilidade de mais um mandato para o atual presidente.
Fonte
Correo del orinoco
Captura Consulting