(O então Ministro da Defesa, Celso Amorim, e Comandantes das Forças Armadas do Brasil – Agência Brasil)
Reproduzimos abaixo o texto de Fernando Paulino.
Lula lança Celso Amorim candidato a governador do Rio
Em reunião com dirigentes do PT fluminense e todos os deputados estaduais do partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou o diplomata Celso Amorim como seu candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro, para as eleições de 2018. O anúncio foi feito num café-da-manhã entre Lula e os petistas, realizado na manhã da última terça-feira, dia 3, quando o ex-presidente esteve no Rio de Janeiro participando de evento em defesa da soberania nacional.
Presente à reunião, Celso Amorim, de início, disse que precisaria conversar com a família, mas se dispôs a integrar um grupo de trabalho que será responsável pela elaboração de um programa de governo para o Estado do Rio. Por sua vez, Lula revelou que, em breve, fará uma caravana por diversas regiões fluminenses, conversando com a população, ao lado de Celso Amorim.
O diplomata Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores nos dois governos Lula, tornando-se responsável pelo novo direcionamento da política externa brasileira, que incluiu entre seus objetivos a luta contra a fome, a pobreza e o unilateralismo. Foi professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB).