Menu
, , , , , , , ,

Venezuela fura bloqueio estadunidense: Índia ganha contrato para estruturar indústria farmacêutica e Rússia entrega o segundo lote das 600 mil toneladas de farinha de trigo

(Crédito imagem :petroleoamerica.com) Em meio ao bloqueio estadunidense contra Venezuela, o país segue seu movimento de romper as ações do país do norte. A Índia, uma das maiores produtoras de medicamentos do mundo, ganhou a concorrência para estruturar a indústria nacional do setor. Além de produzir na Venezuela , a potência em medicamentos terá prioridade […]

215 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Crédito imagem :petroleoamerica.com)

Em meio ao bloqueio estadunidense contra Venezuela, o país segue seu movimento de romper as ações do país do norte. A Índia, uma das maiores produtoras de medicamentos do mundo, ganhou a concorrência para estruturar a indústria nacional do setor. Além de produzir na Venezuela , a potência em medicamentos terá prioridade para importar de sua matriz.

A Índia que sofria com altos preços até 1970 alterou a situação com a instalação da lei de patentes liderada pela então ministra Indira Ghandi. A coragem indiana levou o país atualmente representar de 20% a 25 % da produção de genéricos do planeta. Entre 2013 a 2015 a sua manufatura cresceu a taxa de 14% ao ano. O país asiático se converteu na farmácia do mundo, exportando medicamentos a 200 países e no caso de vacinas e biofarmacêuticos a 150 nações.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República Tareck El Assami dentro do conselho nacional de economia: ¨Semana que vem será instalado formalmente o motor farmacêutico. Está fechado o acordo no campo energético e farmacêutico com a Índia. Concretamos alianças para desenvolver nossos laboratórios e produzir todos medicamentos que necessita a Venezuela¨.

Em outra vertente contra o bloqueio a Venezuela, chegou ao porto de ¨Cabello¨ no estado de ¨Carabobo¨ o segundo lote de 32,8 mil toneladas de trigo comprados junto a Rússia num contrato de 600 mil toneladas até final de 2017. Segundo o Ministro do Poder Popular para Alimentação Luiz Alberto Medina a iniciativa visa ¨garantir a soberania alimentar enfrentando a sabotagem a economia nacional promovida pela direita o país¨. O país de Putin produziu 25 milhões de toneladas de trigo em 2016, superando os EUA com 24 milhões e passou a ocupar o posto de líder mundial.

A despeito de bloquear qualquer país que não siga sua cartilha, os Estados Unidos seguem abrindo mercado aos asiáticos dos BRICS, lamentavelmente Argentina e Brasil seguem na posição de algozes, sem ganhar nada e se abstendo de um mercado regional importante. A China, Índia e Rússia parece que neste jogo superam os americanos. O Povo venezuelano agradece junto com o yuan, a rupia e o rublo.

Fontes:

www.arsenalteraupetico.com/2016/05/07/como-la-india-se-convertio-en-la-farmacia-del-mundo/

www.correodelorinoco.gob.ve/venezuela-recibira-dos-buques-mensuales-de-trigo-panadero-de-rusia/

www.vtv.gob.ve/venezuela-recibira-dosbuques-mensuales-de-trigo-panadero-rusia/

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Aristides Bartolomeu Novaes

28/09/2017 - 19h13

Como é bom ter mais de uma economia no mundo capaz de suprir as necessidades dos outros. Os embargos impostos à Venezuela se traduz apenas em interesses comerciais, com ênfase ao petróleo que este país possue em abundância.
O povo da Venezuela tem o direito de seguir seu caminho, sem interferência de outrem. A Russia e a India fazem muito bem àquele povo com essa determinação.

Rachel

27/09/2017 - 20h44

Até que enfim uma boa notícia!

Francisco de Assis

27/09/2017 - 10h26

O povo venezuelano ama sua pátria e não vão entregar seus recursos sem luta para o país mais terrorista do mundo que é os Estados Unidos da América.

Wagner Ribas

26/09/2017 - 16h09

Índia??? Vejo alguns comentários pró Maduro. Comento somente o que vivenciei, então, aos que são pró, vcs foram a Venezuela? Tem amigos que vivem lá? Creio que não. Para opinar leram o que? Escutaram a quem? Eu tenho vários amigos ou vivem ou viveram lá, então, quanta opinião tendenciosa, inconsistente, para não baixar o nível… vá, vá vão se informar!!

    Juan

    27/09/2017 - 10h33

    IDH da Venezuela é maior que o Brasil do Temer.
    ONU declarou em 31/3/2017 Venezuela livre de fome.
    Moro no bairro de Belas Artes e estudo na UCV aqui insatisfação é da elite que gosta de ir pra Miami
    Viva o chavismo e política de inclusão.

Wagner Ribas

26/09/2017 - 15h47

Sim… e o povo???

Roberto Maradona

26/09/2017 - 00h24

Denis Carneiro, isso não é mais verdade. Os EUA, hoje, compram 20% do petróleo da Venezuela, que é o principal produto de exportação do país. A China compra 40%, ou seja, o dobro. Até a Rússia, hoje, compra mais petróleo que os EUA. Por isso, as próprias sanções econômicas dos EUA já não tem tanto efeito para a Venezuela.

Roberto Maradona

26/09/2017 - 00h24

Denis Carneiro, isso não é mais verdade. Os EUA, hoje, compram 20% do petróleo da Venezuela, que é o principal produto de exportação do país. A China compra 40%, ou seja, o dobro. Até a Rússia, hoje, compra mais petróleo que os EUA. Por isso, as próprias sanções econômicas dos EUA já não tem tanto efeito para a Venezuela.

Marco

25/09/2017 - 18h31

Viva Venezuela ,tchau garimbeiros

MARIO VIANA

25/09/2017 - 12h23

……………. BRASIL COMPRA E VENDE PRA VENEZUELA E ESTADO UNIDOS CONTINUA COMPRANDO PETRÓLEO DA VENEZUELA, DE QUAL EMBARGO ECONÔMICO QUE VOCÊS ESTÃO FALANDO ?

Jose Do Carmo da Silva

25/09/2017 - 11h15

e isso guerreiro deus e o guia

Vani

25/09/2017 - 03h24

Leonardo , segue algumas soluções para suas dúvidas.
1)o déficit ocorre em diversos países,a questão é financiar até a continua alta do petróleo que se aproxima já dos 60 dólares.O acordo foi renovado sexta em Viena.Mas a conta maior é que os bancos morte americanos cobram 25% ao ano pra Venezuela e 6%=pra outros como Argentina e Brasil que quebraram com Neném e FHC.
2)Caso leia mais atentamente o acordo é de farmacêutico e energético ,ou seja o petróleo que a Índia compra , China e Rússia garante operação. É um erro pensar que é troca de moeda contábil.É virar o comércio pra quem compra e dá crédito a Venezuela já que os EUA, Brasil e Argentina querem quebrar o modelo petroleiro da Vnza.

    Leonardo Rayper

    25/09/2017 - 04h33

    Oi Vani,

    Agradeço as considerações. Fui ao site do BCV como você sugeriu e a última atualização dos dados da inflação (índice nacional de preços ao consumidor) data de fevereiro de 2016. Pergunto me qual seria a razão do Banco Central da Venezuela não ter dado continuidade na atualização desse dado desde então (são 18 meses). Você saberia um local oficial da Venezuela onde poderíamos obter esse dado atualizado ?

    Consultei os dados da Venezuela no PNUD como você informou, mas a menos que eu tenha visto errado, o IDH da Venezuela ficou abaixo do Brasil embora ligeiramente equivalentes. A Argentina foi superior a Venezuela e apenas o Perú ficou abaixo

    http://www.ve.undp.org/content/venezuela/es/home/countryinfo/
    http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/countryinfo/
    http://www.ar.undp.org/content/argentina/es/home/countryinfo/
    http://www.pe.undp.org/content/peru/es/home/countryinfo/

    Eu li o artigo e ainda acho que a questão é um tanto contábil. Claro, trata-se sim de novos negócios e isso é muito bom pra Venezuela, mas não creio que esses negócios seriam inviabilizados por conta de bloqueios econômicos dos EUA. Se a iniciativa é interessante economicamente, acredito que a Venezuela entraria no negócio com ou sem bloqueio econômico. Antes mesmo dos Estados Unidos manifestar-se, iniciativas do tipo já eram praticadas com a Rússia e a China que financiavam a Venezuela em troca do petróleo venezuelano. Com ou sem bloqueio, acredito que a Venezuela continua a vender todo o petróleo disponível. Só o que mudou são as trocas que ela faz com o Petróleo.

    Sobre a questão das taxas bancárias, a máxima é quanto maior o risco maior deve ser o lucro. Ainda que pensássemos que 25% poderia ser fruto de um estrangulamento de crédito em prol de posições políticas divergentes, os demais países vendo os EUA cobrar 25% naturalmente iriam ofertar dinheiro a juros menores e aí a lei da oferta e da procura aconteceria naturalmente o que reduziria essa margem.

    Sobre “financiar até a contínua alta do petróleo” acredito não ser o caminho. Seria muito melhor desenvolver e fortalecer a indústria nacional para assim ficar menos vulnerável às variações das Commodities. A Venezuela já se beneficiou do petróleo em alta e justamente por negligenciar outras fontes de riqueza e modelos produtivos é que ela sente quando o preço do petróleo cai. E a história mostrou que isso não foi uma boa escolha.

      Helton

      25/09/2017 - 21h04

      Futurologia coxinha.
      A Venezuela deu um drible e o cara acredita ….mostra a torcida.
      O cara sabe tanto que não tem conhecimento que o G20 já usa reserva em Yuan.kkk

Leonardo Rayper

25/09/2017 - 01h25

A manobra para negociar com outras moedas foi uma saída bem inteligente para furar “o bloqueio americano”, mas ainda assim não visualizo motivos para tanta comemoração.

1) Até o mês passado o dólar era uma (e a única) moeda utilizada para as compensações de importação vs exportação na balança comercial venezuelana. A balança era imensamente deficitária visto que diversas empresas (dos mais variados ramos, nacionalidades, etc) não conseguiam repatriar o dinheiro. Trocar a moeda para evitar um possível embargo infelizmente não mudará essa realidade. Acho que no máximo vamos voltar umas três semanas na história da Venezuela quando a balança era deficitária, mas não havia qualquer menção ao bloqueio norte americano

2) Mudar a moeda contábil da balança comercial não irá mudar o fato de que há um gigantesco desequilíbrio entre importações e exportações. A economia é fortemente dependente do petróleo e a industria nacional é muito incipiente frente às tantas nacionalizações que foram feitas. Trocar o dólar por qualquer outra moeda não irá mudar essa realidade. Vejo inclusive um complicador adicional de que agora será preciso lidar com o estoque de outras moedas para compor a balança comercial.

3) Ainda que exista a “manipulação da rede globo”, a “mídia golpista”, “as intervenções da CIA”, etc e que essas tantas forças possam tentar fazer as coisas piores do que já são, fato é que a Venezuela está numa situação muito complicada. Tanto é verdade que o governo venezuelano não divulga já há muito tempo diversos indicadores como inflação, desemprego, PIB, etc. Esse silêncio depõe bastante contra, pois, se existe a alegada guerra econômica, a intervenção americana, o terrorismo da oposição, etc porque não se abre os indicadores para que a situação seja de fato conhecida ?

4) Várias das decisões econômicas de Maduro são em demasia intervencionistas e podem não garantir a melhora da economia (muitas dessas tem inclusive o efeito contrário). Decretar por exemplo a “Lei dos preços justos” ou ainda estatizar de forma unilateral estabelecimento comerciais que não estejam atendendo a população (independente do motivo) não parece ser a melhor saída. Foi amplamente noticiado que o governo pretende congelar o preço de alguns produtos de primeira necessidade a fim de impedir que eles tenham seus preços nos patamares inalcançáveis pela população. Tal medida não vai torná-los acessíveis, pelo contrário. Isso será um estímulo ao mercado negro dos bachaqueiros além de desincentivar a produção, pois, dado os riscos e a inflação galopante, a iniciativa privada não visualiza razão para produzir. Melhor seria trabalhar para dar as condições necessárias para que a oferta aumentasse e assim o preço caísse naturalmente.

Torço para o povo venezuelano, mas fato é que há muita comemoração em torno da saída do bloqueio, mas pouco se fala sobre como melhorar a economia ou ainda o que as medidas realizadas pelo governo conseguiram de prático. Eu não tenho visto nenhuma notícia nesse sentido (independente da fonte ser direita ou esquerda). Não localizei nada sobre a efetividade dos CLAPs ou ainda o que virou o plano de Maduro de avaliar as rotas dos alimentos de sua produção até o destino final. Não há um número, indicador ou algo mais científico sobre (apenas várias acusações de ambos os lados).

    Vani

    25/09/2017 - 03h39

    3)Quem divulga maioria dos dados é PNUD da ONU.
    O IDH da Venezuela é melhor que do Brasil, Colômbia ,Peru.Paises aliados de Trump.Em 30 ,03,2017 a ONU renovou a A Venezuela como livre da fome.Para se aprofundar busque site do bcv venezuelano.

    João Carlos AGDM

    26/09/2017 - 11h06

    Não sei não, não tenho me preocupado em ver índices e dados financeiros e econômicos.
    Mas, vamos ao que sei e deduzo sobre a Venezuela:
    – Lógico que a Mídia lá, como cá, trabalham para os grandes interesses financeiros internacionais (para os quais o Governo americano luta, também, e não muito para o povo americano)
    – Lá Maduro continua, não foi derrubado como Dilma foi aqui, pela Globo & CIA
    – As Forças Armadas estão com Maduro
    – Concluo que o povo, apesar das grandes dificuldades impostas pelas bandidagens interna e externa, está achando que vale a pena seguir com Maduro. Que vem ganhando todas as eleições perfeitamente livres e corretas
    – Aos poucos vão surgindo empresas coletivas que substituem as que sabotam o povo. Com certeza Maduro criou empresa para distribuir o trigo que era escondido pelas multinacionais para fazer subir o preço e estrangular o povo, e, consequentemente, Maduro
    – Etc., etc.,
    A luta é dura e muito complicada. Os Estados Unidos são sempre os grandes bandidos de histórias como a venezuelana, sempre destroem os sonhos de uma vida melhor. Sonhos de uma não colônia deles, como é, infelizmente, o nosso País. Tendo a Globo & CIA para trabalhar para “eles”, impedindo sempre um Brasil melhor.

Kurt Trigueiro von Liebig

25/09/2017 - 03h51

Denis Carneiro ,a população da Índia é de1,324 mil milhões de
,China 1.379 mil milhões nos USA 323 milhões ,que os venezuelanos deixem de vender aos USA, como viveria os USA sem o mundo,pois.

Viviane

24/09/2017 - 23h04

Difícil uma pessoa de direita aceitar que maduro driblou Trump

Vânia

24/09/2017 - 23h01

Soletra: C H I N A

Rodrigo Galasso Mota

24/09/2017 - 23h26

Maduro já está podre há muito tempo

    fernando

    24/09/2017 - 22h27

    podre é você, aliais todo direitista e fanático religioso é um porqueira que não vale nada!!!

    se gosta de ficar de quatro pro tio sam..vai pra miami!!!

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 23h34

    Ô “fernando”
    Pra repetir feito um robô esta pérola de imbecilidade à la Globo, falar isto em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Globo da vida, ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado/a pela Globo.
    Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado de quase todos quadrilheiros da pior espécie, que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
    Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
    Mas, nós acreditamos, porque GROBIO é GROBIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    COMBINADO?????????????????????????????????????????????????

      João Carlos AGDM

      24/09/2017 - 23h37

      Desculpe fernando, me referi a este sabido à la Globo (ou traidor na contrainformação) que se intitula “”Rodrigo … Mota”

Liana Rabelo

24/09/2017 - 23h07

Graças a Deus o EUA, não têm mais o poder que tiveram.

Rui Santos Rui

24/09/2017 - 22h55

O povo venezuelano sabe que o imperialismo jamais vai deixar que o socialismo avance naquele país. Maduro segue a sua linha de estruturar o país contra as investidas retaliatórias do EUA e seus aliados. Força Maduro e siga em frente valorizando o seu povo.

Denis Carneiro

24/09/2017 - 21h57

Sem querer ser chato ,os EUA continuam sendo o principal comprador das exportações venezuelanas, como sempre foi.

    Vânia

    24/09/2017 - 23h01

    Soletra: C H I N A

Denis Carneiro

24/09/2017 - 21h46

Está havendo um bloqueio estadunidense? até onde sei os EUA continuam comprando petroleo venezuelano como sempre fizeram.

Maiza Ramalho Cazado

24/09/2017 - 21h32

A página não está abrindo!

Eliza Souza

24/09/2017 - 20h53

o cafezinho saiiu do ar?

Camila

24/09/2017 - 17h47

Mais uma derrota de Trump e da direita latino-americana

Christiane Petersen

24/09/2017 - 17h07

E o Brasil descendo a ladeira abaixo lambendo o fiofó dos gringos estadunidenses, como alguns coxas reaças que aparecem nesta página para destilar idiotices.

Carlos Maia

24/09/2017 - 19h36

As mídias podres 13-171, apoiam esse ditador sanguinário covarde, matando seus opositores.
Canalhas traidores do Brasil!

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 23h30

    Caro “Carlos Maia”
    Pra repetir uma imbecilidade destas feito um robô à la Globo em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Globo da vida, ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado/a pela Globo.
    Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado de quase todos quadrilheiros da pior espécie, que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
    Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
    Mas, nós acreditamos, porque GROBIO é GROBIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    COMBINADO?????????????????????????????????????????????????

Sidiney Costa

24/09/2017 - 19h32

G
Força Hermanos. A luta continua.

Reginaldo Gomes

24/09/2017 - 16h14

De fato, a Venezuela tirou o Brasil do grupo político de cooperação mais forte do mundo.
A Venezuela é um pais que tem coragem , ousadia , inteligência, estratégia, projeto de país, democracia, justiça social, vergonha na cara, etc….
Merece todo o sucesso que está tendo.

Dilson Neto

24/09/2017 - 17h39

Ótimo! Enquanto dependia de importar grande medicação dos EUA, faltava o caralho a quatro nas farmácias e hospitais venezuelanos (vi com meus próprios olhos no ano passado).

    Denis Carneiro

    24/09/2017 - 21h58

    Sem querer ser chato, mas o principal exportador de medicamentos para a venezuela é a China (50%),não os EUA(30%).

    Dilson Neto

    25/09/2017 - 00h04

    Que chato que nada. Informação sempre é bem-vinda. Sabe onde posso encontrar dados mais recentes sobre importação/exportação da Venezuela?

    Denis Carneiro

    25/09/2017 - 01h23

    Sim

    Denis Carneiro

    25/09/2017 - 01h31

    você poderá ver informações interessantes e detalhadas sobre impostações e exportações de diversos paises no site do Observatório de Complexidade Economica, ligado ao MIT http://atlas.media.mit.edu/pt/

    Denis Carneiro

    25/09/2017 - 01h33

    entre outras coisas interessantes, verá por exemplo que o terceiro maior produto de exportação do Brasil é petróleo cru , que bizarramente é também nosso segundo maior produto de importação.

    Denis Carneiro

    25/09/2017 - 01h45

    se você comparar as exportações por produto da venezuela e do brasil entenderá o problema da venezuela, mais de 90% das exportações venezuelanas são petroleo e derivados, e a venezuela tem baixissima complexidade economica na balança comercial.

    Dilson Neto

    25/09/2017 - 02h06

    Desse último ponto eu tô ligado.

Gilberto Monteiro

24/09/2017 - 17h26

Mas nos lamentavelmente náo

Marlon Miranda

24/09/2017 - 17h06

Ditador venezuelano Maduro massacrando o povo e esta página hipócrita preocupada com os EUA

Marlon Miranda

24/09/2017 - 17h03

Esta página deveria se chamar “afossinha”, só tem merda aqui…
Uhauahauahauahauahauauahauaaa
#BOLSONAROPRESIDENTE2018

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 23h24

    Ô “Marlon Cm. Miranda”
    Quem gosta de armário embutido é armário embutido, o que espero não ser teu caso.
    Quanto estão te pagando em dólares prá vir em site de esquerda fazer contrainformação?
    Trabalhar para os inimigos do Brasil?
    seu TdaP

Mario Itaborahy Machado Itaborahy

24/09/2017 - 16h49

SÓ ESTÁ FALTANDO DIMINUIR A DEPENDÊNCIA VENZUELANA DE IMPORTAÇÕES PRINCIPALMENTE DE ALIMENTOS E PARA COM ESSA HISTÓRIA ABASURDA DE CONVIVER NUM ESTADO SOCIALISTA INICATIVA PRIVADA COM INTERESSES PARTICULARES E LIGADA AO CAPITAL ESTRANGEIRO E UM ESTADO POPULAR ESSA RECEITA JÁ PROVOU QUE NÃO DÁ CERTO.

João Carlos AGDM

24/09/2017 - 13h38

Caro Luiz Carlos, liga não não. O comentário dela é coisa subliminar, de alta técnica.
Aposto todas as fichas que ela é paga em dólares, trabalha no Instituto da Praça Floriano, no Rio de Janeiro.
Trabalha para nossos inimigos.
Coisa da GL do Mal & CIA.

André Cleiton

24/09/2017 - 16h07

Cába hômi

Valdelio Assis

24/09/2017 - 16h06

EUA quer criar uma “New Cuba”, e provar para o mundo, de uma vez por todas, que nenhuma outra nação morre sem suas migalhas e domínio!

Parabéns à Venezuela!

Espero poder me orgulhar um dia, também, quando “o sol da liberdade em raios fúlgidos brilharem no céu de nossa pátria” e erguermos nossas cabeças, nos impondo contra esse domínio nocivo da máfia estadudinense!

    Denis Carneiro

    24/09/2017 - 21h49

    mas não houve bloqueio nenhum.Os EUA continuam sendo o principal parceiro comercial da venezuela,como sempre foi.

    Valdelio Assis

    25/09/2017 - 01h22

    Correto, ainda não houve, mas eles estão se empenhando bastante para impor esse bloqueio!

Irion

24/09/2017 - 12h57

Brava Venezuela! Parabéns, Maduro! Parabéns, povo venezuelano!

Andrea Viana

24/09/2017 - 15h18

#foraMaduro

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 13h00

    Cara “Andrea Viana”
    Pra repetir feito um robô este grito à la Globo, gritar isto em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Globo da vida, ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado/a pela Globo.
    Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado de quase todos quadrilheiros da pior espécie, que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
    Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
    Mas, nós acreditamos, porque GROBIO é GROBIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    COMBINADO?????????????????????????????????????????????????

Wagner Braga David David

24/09/2017 - 14h59

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Izabel Albu

24/09/2017 - 14h48

Valeu Maduro ?

Ciro Mata Bugues

24/09/2017 - 14h23

Chupa tio sam
O mundo não precisa dos eua eles é que precisam do caos.

Ciro Mata Bugues

24/09/2017 - 14h23

Chupa tio sam
O mundo não precisa dos eua eles é que precisam do caos.

Marcelo Bini

24/09/2017 - 14h21

Bolsonaro

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 13h20

    Ô “Marcelo Bini”, quem gosta de armário embutido é armário embutido. O que não é seu caso, acho…

Marcelo Bini

24/09/2017 - 14h21

Bolsonaro

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 13h21

    Ô “Marcelo Bini”, quem gosta de armário embutido é armário embutido. O que não é seu caso, acho…

Néya Pedroso

24/09/2017 - 14h21

Inteligentes!

Néya Pedroso

24/09/2017 - 14h21

Inteligentes!

Claudiosromano Romano

24/09/2017 - 14h00

Bloqueio econômico americano e uma violência contra o povo e marca do imperilismon predatorio americano. Lamentável o Brasil se alia r a isto

Claudiosromano Romano

24/09/2017 - 14h00

Bloqueio econômico americano e uma violência contra o povo e marca do imperilismon predatorio americano. Lamentável o Brasil se alia r a isto

    Denis Carneiro

    24/09/2017 - 21h49

    até onde sei não houve bloqueio nenhum ao comércio venezuela-EUA..

Luiz Carlos P. Oliveira

24/09/2017 - 10h54

LINNEKER ANJOS: como bom coxinha você tenta confundir. Mas isso só funciona de coxinha para coxinha. Que parte do acordo Venezuela x India você não entendeu? O Brasil poderia suprir essa lacuna da Venezuela se o golpista, que você colocou no poder, não fosse borra botas dos americanos. Esse é o problema dos coxinhas. Como tem uma inteligência muito tacanha, pensam que definem tudo com uma frase “brilhante” como a do seu sofrível comentário.

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 13h29

    Caro Luiz Carlos, liga não não. O comentário dela é coisa subliminar, de alta técnica.
    Aposto todas as fichas que ela é paga em dólares, trabalha no Instituto da Praça Floriano, no Rio de Janeiro.
    Trabalha para nossos inimigos.
    Coisa da GL do Mal & CIA.

Luiz Carlos P. Oliveira

24/09/2017 - 10h43

ALBERTO CRUZ: quem não sabe com quem está se metendo é o Brasil, a Argentina e o Paraguai. O México sabe muito bem com quem se meteu. Meteram-se com o maior construtor de muros do mundo. Hoje está pagando pela idiotice de achar que um mercado comum com os americanos lhes trariam bonança. Caíram na real. E o prêmio por essa aliança predatória para os mexicanos será um muro bem alto. O recado do Trump é o seguinte: “Latinoamericanos, recolham-se à sua insignificância”.

Luiz Carlos P. Oliveira

24/09/2017 - 10h34

Como hoje é domingo e tenho alguns compromissos, não tenho tempo para traduzir o texto, extraido do Correodelorinoco, jornal fundado por Hugo Chaves. Já sei que os coxinhas tentarão desacreditar o jornal, por ser de esquerda. Normal, considerando que, no Brasil, os coxinhas considerem a Globo também de esquerda, o que é uma tremenda ignorância.

15 de octubre 18 millones de venezolanos tendrán oportunidad de escoger a los gobernadores de los 23 estados del país. El chavismo unificado en torno a la paz y la profundización de la Revolución, la derecha marcada por sus fraudes internos y recién vestidos de demócratas luego de invocar durante 120 días la violencia y la muerte

El próximo 15 de octubre, venezolanas y venezolanos concurren nuevamente a sus centros de votación para ratificar su compromiso con la paz. Luego de que la elección de la Asamblea Nacional Constituyente cerrara la puertas a la violencia opositora de los meses precedentes, nuevamente el sufragio se acerca para simbolizar los anhelos de la gran mayoría de la población.

Precisamente ese voto y esa voluntad de paz es una de las principales causas de la desesperación de Washington y sus súbditos para incrementar las amenazas contra nuestro país. Mientras el señor Trump se da la lija de pararse en la tribuna de oradores de la ONU para denominar a Venezuela como una dictadura, este pueblo se prepara para elegir a sus gobernadores. Con un sistema electoral transparente, con los candidatos de la oposición que corren a la Casa Blanca a decir que no hay democracia. ¿Extraña dictadura, cierto?

La patria y la antipatria. Hace unas pocas semanas la dirigencia de la derecha decía a voz en pecho que no querían elecciones, que su único objetivo era “sacar a Maduro”. Hoy se han tragado sus palabras, durante 120 días promovieron la violencia y la muerte como un macabro atajo para asaltar el gobierno, sin votos, a la fuerza. La MUD presentó candidaturas en los 23 estados del país, luego de un proceso que describe muy bien sus características políticas. Trampas, divisiones y denuncias marcaron su proceso de selección de abanderados.

    Eloiza

    24/09/2017 - 14h48

    Muy Bienal sua reflexiones.

Flavio R. Cavalcanti

24/09/2017 - 13h17

BRICS vai virar VRICS.

Tapuia Misc

24/09/2017 - 13h16

Existe vida fora do Império Estadunidense.

    Denis Carneiro

    24/09/2017 - 21h51

    se existe não é a venezuela. Continua vendendo 40% do seu petroleo pros EUA.

    Tapuia Misc

    24/09/2017 - 22h11

    Denis Carneiro Faz parte da contradição do mundo, até em Pionguiangue tem coca-cola. O que vc levanta é uma questão importante, o petróleo venezuelano é barato e perto, este tb é um dos fatores do q fomentam a desestabilização da Venezuela.

Zilda Limeira

24/09/2017 - 13h12

Agora terão coelhos, massas e remédios. Essa supremacia de países sobre outros deveria acabar para o bem de todas as nações. Quantos países agora neste exato momento estão em situação pior do que a venezuela e ninguém está fazendo pressão. Na argentina o povo tem estado nas ruas contra o macri que em pouco tempo seu governo já elevou as condições de pobreza da populaçao, e já tem manifestante desaparecido, sem nenhum alarde da midia brasileira. Por isso não aacredito nessas manchetes jocosas, intoleranates da midia venal. Atualmente existe conflitos na Libia, República Centro Africana, Chade, somália, Sudão do sul entre outros. Pq ninguem sabe os detalhes? Pq a midia não informa? Cabe a cada um descobrir em vez de ficar repetindo q nem papagaio somente o que ela quer q acreditemos

Linneker Anjos

24/09/2017 - 13h04

Que bom uma empresa estrangeira , vai ganha mais dinheiro explorando um país estrangeiro , isso é ótimo pro Brasil

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 13h50

    Caro Luiz Carlos, liga não não. O comentário da “LINNEKER ANJOS” é coisa subliminar, de alta técnica.
    Aposto todas as fichas que ela é paga em dólares, trabalha no Instituto da Praça Floriano, no Rio de Janeiro.
    Trabalha para nossos inimigos.
    Coisa da GL do Mal & CIA.

Maria Thereza

24/09/2017 - 10h03

como é bom não ter um bando de entreguistas no governo.

Luiz Carlos P. Oliveira

24/09/2017 - 10h00

Venezuela é comunista? Se defender as riquezas da minha terra e não vendê-las por preço muito abaixo do mercado é ser comunista, então pode me chamar de comunista. Sou mil vezes comunista e não um entreguista vagabundo que está doando nossas riquezas. Até terras estão vendendo aos grandes grupos financeiros. Sabe o que vai acontecer? Eles comprarão quade toda a Amazônia e, em breve, lutarão para separar aquele território do Brasil, criando outro país ou uma colônia. As tentativas do Temer de acabar com reservas indígenas já sinalizaram isso, mas as camisas verde-amarelas são burras e estúpidas o suficiente para não perceberem esse ataque à nossa soberania.

Elton Luiz de Souza

24/09/2017 - 12h55

MADURO É INTELIGENTE, EUA ESQUECEM QUE NÃO EXISTE SÓ EUROPA, MERCADOS EMERGENTES, ESTÃO PARALELAMENTE ALINHADOS, O BRICS, PROPORCIONA ISSO, É ISSO QUE IMPERIALISMO USA NÃO QUER, POIS PEDE FORÇA EM SUAS AÇÕES DE COLONIALISMO VORAZ.

Vânia

24/09/2017 - 09h53

Festa caribenha com vodka e comida indiana.
O Trump tornou bola nas costas …mais uma vez.

Luiz Carlos P. Oliveira

24/09/2017 - 09h49

Essa foi boa. A Venezuela dar calote. Você lembrou bem, VIVIANE, o Brasil já deu calote 3 vezes no FMI. LULA nos livrou dessa praga que interferia na nossa economia, com a balela de que os juros tinham que ser altos para conter a inflação. Até as amebas sabem (excluindo-se os amebas coxinhas) que juros altos é igual a consumo menor, produção menor e, consequentemente, menor geração de trabalho e renda. Oferta de mão de obra é igual à salários mais baixos, que é o princípio básico da globalização. O Trump está fazendo a reversão disso, mas só para os Estados Unidos, pois aos EUA interessa que suas empresas no exterior paguem salários de fome. Refiro-me a produtos fabricados pelas multinacionais fora dos states, como perfumaria, alimentos, produtos de higiene. Basta dar uma olhada nas indústrias brasileiras. O que ainda é nacional nos segmentos que citei?

Roberto Maradona

24/09/2017 - 12h47

Fez muito bem o governo Maduro. Ao substituir o dólar como moeda principal para a compra de Petróleo e estabelecendo parcerias sem participação dos EUA, Maduro faz um excelente contra-ataque ao imperialismo. O eixo econômico mundial já escapou das mãos dos EUA.

Celiodivo G Dias

24/09/2017 - 12h41

Só os malucos americanos que saem atirando em todo mundo em escolas, universidades, praças, etc, já mataram muito mais que o regime de Maduro. Sem contar as invasões de países soberanos, sob falsos pretextos, ao longo da sua história…

Fábio Cunha

24/09/2017 - 12h25

Dia difícil pro latino fã de Trump.

Carlos César Coutinho cathalat

24/09/2017 - 09h25

Alem de perder mais esse mercado, abrimos acesso a amazônia pra maior fabricante de medicamentos do mundo….!

Parabéns jovens da camisa amarela….!

Francisco Diniz

24/09/2017 - 12h22

cuidado com a postagem tem página maliciosa por traz virus

Andrea Godoy

24/09/2017 - 12h18

Triste que o B não está mais no RICS

Elpidio Pereira

24/09/2017 - 12h07

É ISSO AI O MUNDO NÃO TEM UM DONO

Marcelo Petronilio de Souza

24/09/2017 - 12h05

Chupaaaaa tío sam

Rodrigo minateli

24/09/2017 - 08h54

o Putin é Maduro deve estar rindo do Trump

Ludmilla Fernandes

24/09/2017 - 11h42

Ivan Luiz Quitschal

Neres Ribas

24/09/2017 - 11h42

Quem disse q o mundo precisa desse País USA, pra sobreviver??? Viveríamos todos em paz se não fosse essa besta gananciosa.

Alberto Jorge Lula da Silva

24/09/2017 - 11h38

E os coxinhas midiotas alienados mbletes revoltários fascistas golpistas e cagões estrebucham kkkkk

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h48

    Odio do Bem kkkkkk

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h48

    Odio do Bem kkkkkk

Lucas Miranda

24/09/2017 - 11h19

Tenho dó do povo da Venezuela, muitos estão comendo lixo para sobreviver

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 11h30

    e aqui vc acha que já não tem isso não, colega?

    Lucas Miranda

    24/09/2017 - 11h31

    Realmente, 13 anos de PT

    Viviane Dutra Borges da Costa

    24/09/2017 - 11h46

    Kkkkkk e muita falta de memória mesmo ( deve ser burrice mesmo ) de uma pesquisada qual foi a época no Brasil onde o Brasil saiu do mapa da fome segundo fonte da ONU…se informe e pare de passar vergonha .

    Lucas Miranda

    24/09/2017 - 11h49

    PT = Perca Total

    Elpidio Pereira

    24/09/2017 - 12h09

    Deixa de falar asneiras vai dormir se você não conhece fica quietinho

    Magda Araujo Silva

    24/09/2017 - 12h20

    “Perca total”, não seria “perda total”?

    Glaucia Bon

    24/09/2017 - 12h29

    Os midiotas e a sua eterna estupidez

    João Carlos AGDM

    24/09/2017 - 10h52

    “Caro “Lucas Miranda”
    Pra falar tanta imbecilidade em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Gobo da vida ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado pela Globo.
    Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
    Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
    Mas, nós acreditamos, porque GROBO é GROBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    COMBINADO?????????????????????????????????????????????????

    Mauro Herthel

    24/09/2017 - 14h18

    Não seja um papagaio de pirata. Estude, leia converse com pessoas que entendem do assunto e depois tenha uma opinião própria. Isso faz parte do crescimento humano.

    Mauro Herthel

    24/09/2017 - 14h18

    Não seja um papagaio de pirata. Estude, leia converse com pessoas que entendem do assunto e depois tenha uma opinião própria. Isso faz parte do crescimento humano.

    Lucas Miranda

    24/09/2017 - 14h52

    Kkkkk como pode isso, defender um ditador igual esse verme do Maduro

    Izabel Albu

    24/09/2017 - 14h54

    Agora vejam só. Qdo estive em Miami, olhando da janela do hotel vi um afro decendente, do outro lado, abrindo a lixeira e mexendo o seu conteúdo. Quem sabe procurava resto de comida…?

    Lucas Miranda

    24/09/2017 - 14h56

    A esquerda é uma vergonha… Qual país do mundo onde o socialismo deu certo?

    Lucas Miranda

    24/09/2017 - 15h06

    Nunca vi tanto fake de velhinhas igual essas páginas dos esquerdistas

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 16h52

    Lucas Miranda mas tem os coxinhas do carlçinhos cachoeira tb, mas eles preferem cadeia, né?

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 16h53

    Lucas Miranda nos 13 anos do PT foi a primeira vez que o Brasil saiu do mapa da fome, caganeira de neurônios, mas como vc é do pasro do perillo e Cachoeira, relincha mais.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 16h54

    Lucas Miranda Noruega serve de exemplo?: Agora sua vez, qual país capitalista deu certo e a fome acabou pelas mãos invisíveis do mercado?

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 16h59

    LUCAS MIRANDA AGUIAR é vc?

Angelica Becerra Flores

24/09/2017 - 11h16

Que Venezuela se restabeleça

Wanja Costa

24/09/2017 - 11h11

Quem aplaude o governo do ditador da Venezuela, e malha o Regime militar Brasileiro…gente boa com certeza não é. ..

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h29

    a diferença é que lá foi eleito e o daqui veio via GOLPE

    Anderson Oliveira

    24/09/2017 - 15h56

    Como é que pode ser ditador se foi eleito pelo povo?????????

Marlene De Souza Andrade

24/09/2017 - 11h05

Arthur Eduardo Hameister Filho

24/09/2017 - 10h35

É O VRICS. o/

Joao Batista

24/09/2017 - 10h31

NORTE COREANOS , A NOVA #COBAIA(*IRAQUE fOI UMA*) !!@@$$$>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PROJETO #BLUE BEAM E #HAARP ,IRÃO CALAR O MUNDO(*UM GOVERNO #GLOBAL MAÇOM*(#MAÇONARIA))!!!>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>A CUSTO DO #NIÓBIO BRASILEIRO !!!$$$$$$$$$$$$$$$>>>>>>>>>>>>>https://www.youtube.com/watch?v=EyJr3uhIggM

nilson

24/09/2017 - 07h22

É preciso ser realmente um midiotizado pra não perceber a enganação a que é submetido!!! A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, só está desestabilizada pela pressão que vem recebendo do “capital internacional” que intenciona essa riqueza, alegar “calote” é no mínimo uma burrice, quem sabe uma idiotia instalada!!

Ezequiel Hernandes Bogás

24/09/2017 - 10h14

Vâo levar calote tambem kkkkkkkkkkkkkkkk

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 17h00

    tb pq? só se foi vc que deu cano em alguém, pois a venezuela pingava todo aui 4 bi, mas vc é rico e nao precisa, né? rsssss

Marcelo Cardoso

24/09/2017 - 10h02

Lindo

Andre Luis Calvosa Martins

24/09/2017 - 09h55

arabia saudita e ditadura mornanica ninguem fala nada

Andre Luis Calvosa Martins

24/09/2017 - 09h54

eua eleiçao voto nao vem do povo vem do colegio eleitoral

Andre Luis Calvosa Martins

24/09/2017 - 09h53

ditadura eleiçao americanas entre partidos republicano e democrata

Nionse Carvalhais

24/09/2017 - 09h38

Dá-lhe (B)RICS !!! Putin e Índia ensinando ao mundo a ser menos vira lata

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h50

    Isso mezmo abiguinho.
    Deixa de fazer negocioa com os EUA imperialista capitalista e vira colonia de Putin que ta louco pra dominar a AL.

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h50

    Isso mezmo abiguinho.
    Deixa de fazer negocioa com os EUA imperialista capitalista e vira colonia de Putin que ta louco pra dominar a AL.

    Denis Carneiro

    24/09/2017 - 22h01

    não deixou de fazer negocio. OsEUA continuam sendo o maior comprador de exportações venezuelanas.

    Nionse Carvalhais

    25/09/2017 - 02h48

    Alcione Moreno os norte americanos IMPONDO sanções , embargos , cercando e enforcando os venezuelanos para que estes lhes entreguem o petróleo deles de graça … tá ” çertinho ” seu raciocínio …SQN

Valmir Francisco

24/09/2017 - 09h32

São cento e trinta assassinatos cometidos pelo genocida Maduro, mas ai como insetos pela esquerda. Não e de hoje que a esquerda tem paixão por regimes totalitários.

    Nilce Moreno

    24/09/2017 - 09h50

    Vai estudar bebê, e pare de passar vergonha na web, mostrando toda a sua ignorância e se prestando ao papel de marionete de capitalistas e imperialistas. Vai pro pra EUA lavar a latrina deles que épra isso que vc presta e gosta.

    Jõao L Croniqueaur

    24/09/2017 - 10h28

    vc é um idiota, quem faz asssesinato é a bandiagem como no brasil, e segundo esta os opositores que so tem essa opcao pq nao conseguemganhar eleiçoes livres,

    Jorge Nascimento Nascimento

    24/09/2017 - 11h08

    Quantos são mortos pelas polícias no Brasil meu fio???
    Reclama do Maduro e pede intervenção militar no Brasil.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 11h23

    A PM de SP matou 450 no primeiro semestre, negros e quase negros.

    Neres Ribas

    24/09/2017 - 11h41

    Não abre essa patente( boca), pra repetir bobagens. Acho q tem gente q se faz de burro, não é possível.

    Roberto Maradona

    24/09/2017 - 12h43

    Muito pelo contrário, assassina é a oposição financiada pelos EUA (até ligação direta do vice-presidente dos EUA recebem). A oposição assassina de Capriles vai até os bairros pobres e dispara a esmo contra a população, só porque apoiam Maduro. Eles mataram o garoto Brayan Jimenez, que estava simplesmente comprando uma empanada. Não diga o que vc não sabe, cidadão. O número de assassinatos que vc coloca está contemplando apoiadores de Maduro mortos pela oposição, que põe fogo em pessoas que se manifestam a favor do governo.

    Welbert Almeida Leite

    24/09/2017 - 12h55

    Já ouviu falar do “Caracazo” ?provavelmente não,sabia que o presidente de (direita) em 1987 mandou atirar pra matar em pessoas que foram saquear porque estavam literalmente morrendo de fome?a situação era muito pior que hoje porém era governo de direita e aí ninguém se importava,morreram quase 3 mil pessoas e muitas outras desapareceram,mas isso não veem ao caso verdade?

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h42

    Falou capitalista imperialista já sei que foi doutrinado pelo professor maconheiro fracassado com a camiseta do Che que chora o regime militar se faz de vitima e cerra o punho pra apoiar os assassinatos do ditador Maduro.

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h42

    Falou capitalista imperialista já sei que foi doutrinado pelo professor maconheiro fracassado com a camiseta do Che que chora o regime militar se faz de vitima e cerra o punho pra apoiar os assassinatos do ditador Maduro.

    Vera Lu Cruz

    24/09/2017 - 15h18

    Sergim Amzalak, existe quase negro ?? Negro é raça não cor.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h19

    Vera Lu Cruz negro é etnia, raça inexiste, esse conceito racista foi abolido depois que decodificaram o código genético humano e viram que inexiste diferença enbtre negro, amarelo, judeus, árabe e ou arianos, colega.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h20

    Alcione Moreno e vc catequizada por algum padre pedófilo, ou pelo pastor corrupto e que vive de doação de otários cristãos?

    Vera Lu Cruz

    24/09/2017 - 15h20

    Alcione Moreno assassinos contumazes são os presidentes americanos, e os sionistas que parece ter cota a cumprir para matar palestinos todos os dias e vc. não admite.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h20

    deve ser overdose de tinta na cabeça, né?

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h23

    puta que pariu, professora pública falando mal de Paulo Freire nem é overdose de tinta, ou ferro quente pra alisar o cabelo, é coisa de indigente mental, de anorexia cognitiva e caganeira de neurônios…

    Nilce Moreno

    24/09/2017 - 17h03

    Alcione Moreno, você é outra imbecil que deveria ficar com a sua latrina (boca) fechada.

    Andre Carvalho

    24/09/2017 - 19h09

    São 2.800 assassinatos de civis pelos Estados Unidos na Síria!

Marcos Marcos Marcos

24/09/2017 - 09h30

Justamente os países do BRICS, exceto o Brasil vira latas, ajudam a Venezuela.

Fausto Amaral DE Barros

24/09/2017 - 09h28

O cinismo e o atrevimento dos eeuu se baseiam, ao contrário do que a maioria pensa — o seu poder bélico-destrutivo –, é no analfabetismo político comprovado nos ridículos ‘comerdários’.

Alex Banto

24/09/2017 - 09h27

Maria Luísa Perpétuo

24/09/2017 - 08h57

Dá-lhe Maduro!

Luiz C. Zanin

24/09/2017 - 08h55

Lena Cardoso

24/09/2017 - 07h30

q maravilha e vem reaçao”mericana aí”….,rs

gN

24/09/2017 - 04h23

Deixa a Venezuela começar a dar calote p ver até quando vai durar essa parceria…

    Alberto Cruz

    24/09/2017 - 06h20

    Estou de acordo… Estes países não sabem muito bem com quem se estão a meter.
    Espero que a Rússia ofereça o trigo e a India as medicinas porque se estão à espera que lhes paguen aí sim que se podem juntar às aerolinhas e todas as empresas que se puseram a negociar com os comunas venezuelanos. Desde já ficam advertidos, dinheiro não há, nem rupias nem yuanes e menos dólares.

      João Carlos AGDM

      24/09/2017 - 10h30

      Cara “gN”,
      Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
      Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
      Mas, nós acreditamos, porque GROBO é GROBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      COMBINADO?????????????????????????????????????????????????

      João Carlos AGDM

      24/09/2017 - 10h38

      “Caro “Alberto Cruz”
      Pra falar tanta imbecilidade em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Gobo da vida ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado pela Globo.
      Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
      Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
      Mas, nós acreditamos, porque GROBO é GROBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      COMBINADO?????????????????????????????????????????????????

    Viviane

    24/09/2017 - 08h52

    Dar calote com 296 bilhõesde barris de reserva de petróleo?
    Quem foi pro FMI 3 vezes foi o Brasil com FHC

    Hilton

    24/09/2017 - 09h45

    O calote acho que é a torcida da direita,caso vc procurasse conhecer mais perceberia que a Índia é um dos maiores computadores de petróleo da… Venezuela.
    Uma maior atenção no texto viria que o acordo é energético e farmacêutico ,logo o petróleo garante a operação.Além de que não há calote nos 18 anos de chavismo.
    O maduro assou o Trump com ajuda do Putin e quem tem petróleo possui rublo,rúpia e yuan.
    As vinte maiores economias já tem cesta de moedas com yuan e Rublo, o que a Venezuela tem livre acesso e crédito nestas moedas.

Marciano Marques

24/09/2017 - 07h09

Agora se tu tivesse que se mudar de país e tivesse duas escolhas, Venezuela ou Estados Unidos da América, para onde tu iria?

    Thi Ulianov

    24/09/2017 - 07h46

    Mas pq eu teria de me mudar? E pq só teria essas duas opções? Qual a lógica dessa pergunta?

    Marciano Marques

    24/09/2017 - 07h50

    Porquê a pergunta é minha, e o universo criado dentro dela é meu, então nele acontece oque eu quero, e oque eu quero é que escolha ente USA e Venezuela.

    Rosa M Murad

    24/09/2017 - 08h18

    Eu não mudaria para USA, never!

    Scheyla Roitberg

    24/09/2017 - 08h42

    Se eu fosse exilada pelos militares, iria para Cuba -primeira preferencia- ou para a Venezuela, claro! a Russia e China tambem estao na lista dos aceitaveis

    Thi Ulianov

    24/09/2017 - 08h43

    Mas por que raios alguém entraria no seu universo pra responder uma hipótese sem lógica, como essa? Eu, hem!

    Fernando Lira

    24/09/2017 - 08h56

    Mano, vai pros EUA e sejE feliz. ????????????????

    Carlos Nazario

    24/09/2017 - 09h15

    Cara.. Eu não sou anti capitalista, mas nessas comparações somente se escolhe o “filé” capitalista para se mudar. Para que um EUA prospere via capitalismo e globalização há uma dezena de países que representam a “carne de pescoço” capitalista. Porque não escolhe se mudar para um Vietnã, uma Somália, ou uma Namíbia??

    Nionse Carvalhais

    24/09/2017 - 09h37

    Fernando Lira o vira latinha podia ter dormido sem essa ????????????

    Jose Antonio Casais

    24/09/2017 - 09h51

    Esqueceu de incluir. Sendo você pobre, negro e sem emprego. Onde seria? Nos EEUA de Trump com certeza que não.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 11h30

    hahahahahahahahahahahahahahahaha

    Paula Silva

    24/09/2017 - 12h35

    Quem quer se mudar pros EUA? Não podemos escolher Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, tem que ser os EUA? Povo limitado.

    Mack Torres

    24/09/2017 - 12h47

    Pretendo ir pra Noruega, vou riscar do Mapa Venezuela, Brasil, Cuba, e países com paixões pelo atraso. E aos caninos raivosos da esquerda e da direita que continuem suas sagas masoquistas, que a síndrome de Estocolmo seja uma constante na vida de vocês. Que continuem cavando, que o fim do poço nunca seja o suficiente. #amebas

    Marciano Marques

    24/09/2017 - 17h13

    Porque eu como “façista” “neunazista” só consigo pensar nos USA, porque foda-se, sou branco, tenho minha própria empresa e tenho ensino superio completo.

    Dilson Neto

    24/09/2017 - 17h30

    Venezuela. Já conheci o país e moraria sim. Já mendigar green card nos Estados Unidos e viver sofrendo xenofobia, preferiria ir pra marte e virar Marciano.

Joselle Couto E Lima

24/09/2017 - 06h39

Uau

Fábio Delgado

24/09/2017 - 06h15

Paro imediatamente no “estadunidense”, já antetevejo bostejamento sobre um grande “inimigo externo”, “forças ocultas”, “imperialismo” e tantas outras abstrações que a esquerdalha inventa para por a culpa de seus fracassos.

    William Fonseca Lima

    24/09/2017 - 06h25

    mas realmente foi imposto um bloqueio economico ao pais

    Fábio Delgado

    24/09/2017 - 06h27

    daí os outros 203 países do mundo são obrigados ao acatamento?

    Luã Freire

    24/09/2017 - 06h48

    cala a boca burro

    Vicente Jungstedt

    24/09/2017 - 07h17

    Arrume uma namorada inteligente cara!

    Alvaro Gartner

    24/09/2017 - 07h39

    Junior Walfredo

    24/09/2017 - 08h02

    hahahah mais um baba fronha pseudo intelectual… Imbecil, “Americanos” todos que nascem na America do Norte ou so Sul, são “americanos”. Estadudinense é sim o termo correto.

    Guilherme Gaspar

    24/09/2017 - 08h29

    lambedor de botas detected

    Manoel Neto

    24/09/2017 - 08h36

    Cara, estuda mais um pouquinho e vem debater se não fala cocô

    Narcio Baldi

    24/09/2017 - 09h22

    Aff

    Wilson Luiz

    24/09/2017 - 09h29

    Ambos os termos estão certos. Os originários de Língua Espanhola falam “estadunidense”. O termo também existe no nosso dicionário. Nós também não estamos obrigados a seguir os protocolos dos ianques.

    Robert Serbinenko

    24/09/2017 - 11h21

    Pede logo seu Green Card pro Trump!

    Carlos Roberto Pina

    24/09/2017 - 11h23

    Quando a Anta escreve os outros dão risadas; Vai morar nos EUA seu vira lata de merda!

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 11h25

    quem briga com freguês é BURRO. A Índia ta fazendo o que o BraSIL IA FAZER, MANÉ. Empresas daqui, empregos…. AQUI. Venezuela deixava todo ano qui 4 BI de US$, quase tudo em PRODUTO e não só soja e carne. Mas como tem muito BURRO aqui, moralista de goela, perdemos nosso melhor freguês….. BURRO.

    Jorge Martinelli

    24/09/2017 - 11h38

    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

    Zilda Limeira

    24/09/2017 - 12h40

    resta saber quem contou esse número de mortos e quem divulgou, porque os números não mentem mas os homens mentem através dos números. E toda noticia sobre a venezuela vem da midia cujos países querem derrubar o maduro. Essa mídia não vale nada do ponto de vista da imparcialidade, do inventário real dos fatos, do compromisso com a verdade objetiva, com o que está realmente acontecendo. As coisas não são verdade somente pq nós acreditamos nela. Por falta de informação imparcial não sabemos de verdade o que ocorre na venezuela.

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h46

    Venezuela quebrou.
    Nao tem mais o Lula a frente do BNDES pra mandar alguns bilhoes de impostos do povo pra financiar a ditadura falida e morta de fome do Maduro.
    Aceita que doi menos.

    Alcione Moreno

    24/09/2017 - 13h46

    Venezuela quebrou.
    Nao tem mais o Lula a frente do BNDES pra mandar alguns bilhoes de impostos do povo pra financiar a ditadura falida e morta de fome do Maduro.
    Aceita que doi menos.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h26

    Alcione Moreno professora indigente mental, a venezuela comprava 4 bi daqui todo ano. E quem levou o BNDES pra financiar empresas brasileiras em Caracas não foi o PT, foi FHC. A caganeira só aumenta e os neurônios vazam pelos deodos bostejantes da pobre de direita que acha que ´pe quatrocentona, apesar do narizinho revelador.

    Sergim Amzalak

    24/09/2017 - 15h27

    aí, indigente com caganeira de neurônios, o nome da coisa é negóciuio: http://forum.jogos.uol.com.br/fhc-emprestou-us-1355-milhoes-do-bndes-para-venezuela-e-para-cuba-putz-coxinhas-spamando_t_3209702

    Anderson Oliveira

    24/09/2017 - 15h55

    Como é que uma mente pequena como essa pode ser professora? Por isso nossa educação é essa bosta.

    Carlos Roberto Pina

    24/09/2017 - 16h58

    Alcione Moreno vc é realmente uma imbecil politica. Vai morar nos EUA sua anta. É sua cara de vira lata.

    Carlos Roberto Pina

    24/09/2017 - 17h00

    Sem contar que essa imbecil segue Bolsonaro. Ou é canalha ou omissa. Adora ser nada!!!

    Marciano Marques

    24/09/2017 - 17h24

    Não sou de direita nem de esquerda, mas não conheci nenhum defensor da esquerda com ensino superior completo, e ainda ficam chamando todo mundo de burro, mandando estudar, a partir do momento que tu se demonstrar contra ninguém da esquerda vai ouvir seus argumentos ou debater sobre o assunto, tudo oque conseguem falar é “sai daqui seu lixo, fascista, vai estudar, vira-lata, bolsominion”, por causa disso a esquerda está em decadência no mundo, (não sou Bolsonaro)

    Elpidio Pereira

    25/09/2017 - 11h35

    FABIO EU ACHO O CONTRARIO

Cláudia Maas

24/09/2017 - 05h20

Que legal!!

Silvia Cristina Herrero

24/09/2017 - 04h44


Leia mais

Recentes

Recentes