(Crédito imagem :petroleoamerica.com)
Em meio ao bloqueio estadunidense contra Venezuela, o país segue seu movimento de romper as ações do país do norte. A Índia, uma das maiores produtoras de medicamentos do mundo, ganhou a concorrência para estruturar a indústria nacional do setor. Além de produzir na Venezuela , a potência em medicamentos terá prioridade para importar de sua matriz.
A Índia que sofria com altos preços até 1970 alterou a situação com a instalação da lei de patentes liderada pela então ministra Indira Ghandi. A coragem indiana levou o país atualmente representar de 20% a 25 % da produção de genéricos do planeta. Entre 2013 a 2015 a sua manufatura cresceu a taxa de 14% ao ano. O país asiático se converteu na farmácia do mundo, exportando medicamentos a 200 países e no caso de vacinas e biofarmacêuticos a 150 nações.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República Tareck El Assami dentro do conselho nacional de economia: ¨Semana que vem será instalado formalmente o motor farmacêutico. Está fechado o acordo no campo energético e farmacêutico com a Índia. Concretamos alianças para desenvolver nossos laboratórios e produzir todos medicamentos que necessita a Venezuela¨.
Em outra vertente contra o bloqueio a Venezuela, chegou ao porto de ¨Cabello¨ no estado de ¨Carabobo¨ o segundo lote de 32,8 mil toneladas de trigo comprados junto a Rússia num contrato de 600 mil toneladas até final de 2017. Segundo o Ministro do Poder Popular para Alimentação Luiz Alberto Medina a iniciativa visa ¨garantir a soberania alimentar enfrentando a sabotagem a economia nacional promovida pela direita o país¨. O país de Putin produziu 25 milhões de toneladas de trigo em 2016, superando os EUA com 24 milhões e passou a ocupar o posto de líder mundial.
A despeito de bloquear qualquer país que não siga sua cartilha, os Estados Unidos seguem abrindo mercado aos asiáticos dos BRICS, lamentavelmente Argentina e Brasil seguem na posição de algozes, sem ganhar nada e se abstendo de um mercado regional importante. A China, Índia e Rússia parece que neste jogo superam os americanos. O Povo venezuelano agradece junto com o yuan, a rupia e o rublo.
Fontes:
www.arsenalteraupetico.com/2016/05/07/como-la-india-se-convertio-en-la-farmacia-del-mundo/
www.correodelorinoco.gob.ve/venezuela-recibira-dos-buques-mensuales-de-trigo-panadero-de-rusia/
www.vtv.gob.ve/venezuela-recibira-dosbuques-mensuales-de-trigo-panadero-rusia/
Aristides Bartolomeu Novaes
28/09/2017 - 19h13
Como é bom ter mais de uma economia no mundo capaz de suprir as necessidades dos outros. Os embargos impostos à Venezuela se traduz apenas em interesses comerciais, com ênfase ao petróleo que este país possue em abundância.
O povo da Venezuela tem o direito de seguir seu caminho, sem interferência de outrem. A Russia e a India fazem muito bem àquele povo com essa determinação.
Rachel
27/09/2017 - 20h44
Até que enfim uma boa notícia!
Francisco de Assis
27/09/2017 - 10h26
O povo venezuelano ama sua pátria e não vão entregar seus recursos sem luta para o país mais terrorista do mundo que é os Estados Unidos da América.
Wagner Ribas
26/09/2017 - 16h09
Índia??? Vejo alguns comentários pró Maduro. Comento somente o que vivenciei, então, aos que são pró, vcs foram a Venezuela? Tem amigos que vivem lá? Creio que não. Para opinar leram o que? Escutaram a quem? Eu tenho vários amigos ou vivem ou viveram lá, então, quanta opinião tendenciosa, inconsistente, para não baixar o nível… vá, vá vão se informar!!
Juan
27/09/2017 - 10h33
IDH da Venezuela é maior que o Brasil do Temer.
ONU declarou em 31/3/2017 Venezuela livre de fome.
Moro no bairro de Belas Artes e estudo na UCV aqui insatisfação é da elite que gosta de ir pra Miami
Viva o chavismo e política de inclusão.
Wagner Ribas
26/09/2017 - 15h47
Sim… e o povo???
Roberto Maradona
26/09/2017 - 00h24
Denis Carneiro, isso não é mais verdade. Os EUA, hoje, compram 20% do petróleo da Venezuela, que é o principal produto de exportação do país. A China compra 40%, ou seja, o dobro. Até a Rússia, hoje, compra mais petróleo que os EUA. Por isso, as próprias sanções econômicas dos EUA já não tem tanto efeito para a Venezuela.
Roberto Maradona
26/09/2017 - 00h24
Denis Carneiro, isso não é mais verdade. Os EUA, hoje, compram 20% do petróleo da Venezuela, que é o principal produto de exportação do país. A China compra 40%, ou seja, o dobro. Até a Rússia, hoje, compra mais petróleo que os EUA. Por isso, as próprias sanções econômicas dos EUA já não tem tanto efeito para a Venezuela.
Marco
25/09/2017 - 18h31
Viva Venezuela ,tchau garimbeiros
MARIO VIANA
25/09/2017 - 12h23
……………. BRASIL COMPRA E VENDE PRA VENEZUELA E ESTADO UNIDOS CONTINUA COMPRANDO PETRÓLEO DA VENEZUELA, DE QUAL EMBARGO ECONÔMICO QUE VOCÊS ESTÃO FALANDO ?
Jose Do Carmo da Silva
25/09/2017 - 11h15
e isso guerreiro deus e o guia
Vani
25/09/2017 - 03h24
Leonardo , segue algumas soluções para suas dúvidas.
1)o déficit ocorre em diversos países,a questão é financiar até a continua alta do petróleo que se aproxima já dos 60 dólares.O acordo foi renovado sexta em Viena.Mas a conta maior é que os bancos morte americanos cobram 25% ao ano pra Venezuela e 6%=pra outros como Argentina e Brasil que quebraram com Neném e FHC.
2)Caso leia mais atentamente o acordo é de farmacêutico e energético ,ou seja o petróleo que a Índia compra , China e Rússia garante operação. É um erro pensar que é troca de moeda contábil.É virar o comércio pra quem compra e dá crédito a Venezuela já que os EUA, Brasil e Argentina querem quebrar o modelo petroleiro da Vnza.
Leonardo Rayper
25/09/2017 - 04h33
Oi Vani,
Agradeço as considerações. Fui ao site do BCV como você sugeriu e a última atualização dos dados da inflação (índice nacional de preços ao consumidor) data de fevereiro de 2016. Pergunto me qual seria a razão do Banco Central da Venezuela não ter dado continuidade na atualização desse dado desde então (são 18 meses). Você saberia um local oficial da Venezuela onde poderíamos obter esse dado atualizado ?
Consultei os dados da Venezuela no PNUD como você informou, mas a menos que eu tenha visto errado, o IDH da Venezuela ficou abaixo do Brasil embora ligeiramente equivalentes. A Argentina foi superior a Venezuela e apenas o Perú ficou abaixo
http://www.ve.undp.org/content/venezuela/es/home/countryinfo/
http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/countryinfo/
http://www.ar.undp.org/content/argentina/es/home/countryinfo/
http://www.pe.undp.org/content/peru/es/home/countryinfo/
Eu li o artigo e ainda acho que a questão é um tanto contábil. Claro, trata-se sim de novos negócios e isso é muito bom pra Venezuela, mas não creio que esses negócios seriam inviabilizados por conta de bloqueios econômicos dos EUA. Se a iniciativa é interessante economicamente, acredito que a Venezuela entraria no negócio com ou sem bloqueio econômico. Antes mesmo dos Estados Unidos manifestar-se, iniciativas do tipo já eram praticadas com a Rússia e a China que financiavam a Venezuela em troca do petróleo venezuelano. Com ou sem bloqueio, acredito que a Venezuela continua a vender todo o petróleo disponível. Só o que mudou são as trocas que ela faz com o Petróleo.
Sobre a questão das taxas bancárias, a máxima é quanto maior o risco maior deve ser o lucro. Ainda que pensássemos que 25% poderia ser fruto de um estrangulamento de crédito em prol de posições políticas divergentes, os demais países vendo os EUA cobrar 25% naturalmente iriam ofertar dinheiro a juros menores e aí a lei da oferta e da procura aconteceria naturalmente o que reduziria essa margem.
Sobre “financiar até a contínua alta do petróleo” acredito não ser o caminho. Seria muito melhor desenvolver e fortalecer a indústria nacional para assim ficar menos vulnerável às variações das Commodities. A Venezuela já se beneficiou do petróleo em alta e justamente por negligenciar outras fontes de riqueza e modelos produtivos é que ela sente quando o preço do petróleo cai. E a história mostrou que isso não foi uma boa escolha.
Helton
25/09/2017 - 21h04
Futurologia coxinha.
A Venezuela deu um drible e o cara acredita ….mostra a torcida.
O cara sabe tanto que não tem conhecimento que o G20 já usa reserva em Yuan.kkk
Leonardo Rayper
25/09/2017 - 01h25
A manobra para negociar com outras moedas foi uma saída bem inteligente para furar “o bloqueio americano”, mas ainda assim não visualizo motivos para tanta comemoração.
1) Até o mês passado o dólar era uma (e a única) moeda utilizada para as compensações de importação vs exportação na balança comercial venezuelana. A balança era imensamente deficitária visto que diversas empresas (dos mais variados ramos, nacionalidades, etc) não conseguiam repatriar o dinheiro. Trocar a moeda para evitar um possível embargo infelizmente não mudará essa realidade. Acho que no máximo vamos voltar umas três semanas na história da Venezuela quando a balança era deficitária, mas não havia qualquer menção ao bloqueio norte americano
2) Mudar a moeda contábil da balança comercial não irá mudar o fato de que há um gigantesco desequilíbrio entre importações e exportações. A economia é fortemente dependente do petróleo e a industria nacional é muito incipiente frente às tantas nacionalizações que foram feitas. Trocar o dólar por qualquer outra moeda não irá mudar essa realidade. Vejo inclusive um complicador adicional de que agora será preciso lidar com o estoque de outras moedas para compor a balança comercial.
3) Ainda que exista a “manipulação da rede globo”, a “mídia golpista”, “as intervenções da CIA”, etc e que essas tantas forças possam tentar fazer as coisas piores do que já são, fato é que a Venezuela está numa situação muito complicada. Tanto é verdade que o governo venezuelano não divulga já há muito tempo diversos indicadores como inflação, desemprego, PIB, etc. Esse silêncio depõe bastante contra, pois, se existe a alegada guerra econômica, a intervenção americana, o terrorismo da oposição, etc porque não se abre os indicadores para que a situação seja de fato conhecida ?
4) Várias das decisões econômicas de Maduro são em demasia intervencionistas e podem não garantir a melhora da economia (muitas dessas tem inclusive o efeito contrário). Decretar por exemplo a “Lei dos preços justos” ou ainda estatizar de forma unilateral estabelecimento comerciais que não estejam atendendo a população (independente do motivo) não parece ser a melhor saída. Foi amplamente noticiado que o governo pretende congelar o preço de alguns produtos de primeira necessidade a fim de impedir que eles tenham seus preços nos patamares inalcançáveis pela população. Tal medida não vai torná-los acessíveis, pelo contrário. Isso será um estímulo ao mercado negro dos bachaqueiros além de desincentivar a produção, pois, dado os riscos e a inflação galopante, a iniciativa privada não visualiza razão para produzir. Melhor seria trabalhar para dar as condições necessárias para que a oferta aumentasse e assim o preço caísse naturalmente.
Torço para o povo venezuelano, mas fato é que há muita comemoração em torno da saída do bloqueio, mas pouco se fala sobre como melhorar a economia ou ainda o que as medidas realizadas pelo governo conseguiram de prático. Eu não tenho visto nenhuma notícia nesse sentido (independente da fonte ser direita ou esquerda). Não localizei nada sobre a efetividade dos CLAPs ou ainda o que virou o plano de Maduro de avaliar as rotas dos alimentos de sua produção até o destino final. Não há um número, indicador ou algo mais científico sobre (apenas várias acusações de ambos os lados).
Vani
25/09/2017 - 03h39
3)Quem divulga maioria dos dados é PNUD da ONU.
O IDH da Venezuela é melhor que do Brasil, Colômbia ,Peru.Paises aliados de Trump.Em 30 ,03,2017 a ONU renovou a A Venezuela como livre da fome.Para se aprofundar busque site do bcv venezuelano.
João Carlos AGDM
26/09/2017 - 11h06
Não sei não, não tenho me preocupado em ver índices e dados financeiros e econômicos.
Mas, vamos ao que sei e deduzo sobre a Venezuela:
– Lógico que a Mídia lá, como cá, trabalham para os grandes interesses financeiros internacionais (para os quais o Governo americano luta, também, e não muito para o povo americano)
– Lá Maduro continua, não foi derrubado como Dilma foi aqui, pela Globo & CIA
– As Forças Armadas estão com Maduro
– Concluo que o povo, apesar das grandes dificuldades impostas pelas bandidagens interna e externa, está achando que vale a pena seguir com Maduro. Que vem ganhando todas as eleições perfeitamente livres e corretas
– Aos poucos vão surgindo empresas coletivas que substituem as que sabotam o povo. Com certeza Maduro criou empresa para distribuir o trigo que era escondido pelas multinacionais para fazer subir o preço e estrangular o povo, e, consequentemente, Maduro
– Etc., etc.,
A luta é dura e muito complicada. Os Estados Unidos são sempre os grandes bandidos de histórias como a venezuelana, sempre destroem os sonhos de uma vida melhor. Sonhos de uma não colônia deles, como é, infelizmente, o nosso País. Tendo a Globo & CIA para trabalhar para “eles”, impedindo sempre um Brasil melhor.
Kurt Trigueiro von Liebig
25/09/2017 - 03h51
Denis Carneiro ,a população da Índia é de1,324 mil milhões de
,China 1.379 mil milhões nos USA 323 milhões ,que os venezuelanos deixem de vender aos USA, como viveria os USA sem o mundo,pois.
Viviane
24/09/2017 - 23h04
Difícil uma pessoa de direita aceitar que maduro driblou Trump
Vânia
24/09/2017 - 23h01
Soletra: C H I N A
Rodrigo Galasso Mota
24/09/2017 - 23h26
Maduro já está podre há muito tempo
fernando
24/09/2017 - 22h27
podre é você, aliais todo direitista e fanático religioso é um porqueira que não vale nada!!!
se gosta de ficar de quatro pro tio sam..vai pra miami!!!
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 23h34
Ô “fernando”
Pra repetir feito um robô esta pérola de imbecilidade à la Globo, falar isto em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Globo da vida, ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado/a pela Globo.
Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado de quase todos quadrilheiros da pior espécie, que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
Mas, nós acreditamos, porque GROBIO é GROBIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMBINADO?????????????????????????????????????????????????
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 23h37
Desculpe fernando, me referi a este sabido à la Globo (ou traidor na contrainformação) que se intitula “”Rodrigo … Mota”
Liana Rabelo
24/09/2017 - 23h07
Graças a Deus o EUA, não têm mais o poder que tiveram.
Rui Santos Rui
24/09/2017 - 22h55
O povo venezuelano sabe que o imperialismo jamais vai deixar que o socialismo avance naquele país. Maduro segue a sua linha de estruturar o país contra as investidas retaliatórias do EUA e seus aliados. Força Maduro e siga em frente valorizando o seu povo.
Denis Carneiro
24/09/2017 - 21h57
Sem querer ser chato ,os EUA continuam sendo o principal comprador das exportações venezuelanas, como sempre foi.
Vânia
24/09/2017 - 23h01
Soletra: C H I N A
Denis Carneiro
24/09/2017 - 21h46
Está havendo um bloqueio estadunidense? até onde sei os EUA continuam comprando petroleo venezuelano como sempre fizeram.
Maiza Ramalho Cazado
24/09/2017 - 21h32
A página não está abrindo!
Eliza Souza
24/09/2017 - 20h53
o cafezinho saiiu do ar?
Camila
24/09/2017 - 17h47
Mais uma derrota de Trump e da direita latino-americana
Christiane Petersen
24/09/2017 - 17h07
E o Brasil descendo a ladeira abaixo lambendo o fiofó dos gringos estadunidenses, como alguns coxas reaças que aparecem nesta página para destilar idiotices.
Carlos Maia
24/09/2017 - 19h36
As mídias podres 13-171, apoiam esse ditador sanguinário covarde, matando seus opositores.
Canalhas traidores do Brasil!
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 23h30
Caro “Carlos Maia”
Pra repetir uma imbecilidade destas feito um robô à la Globo em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Globo da vida, ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado/a pela Globo.
Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado de quase todos quadrilheiros da pior espécie, que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
Mas, nós acreditamos, porque GROBIO é GROBIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMBINADO?????????????????????????????????????????????????
Sidiney Costa
24/09/2017 - 19h32
G
Força Hermanos. A luta continua.
Reginaldo Gomes
24/09/2017 - 16h14
De fato, a Venezuela tirou o Brasil do grupo político de cooperação mais forte do mundo.
A Venezuela é um pais que tem coragem , ousadia , inteligência, estratégia, projeto de país, democracia, justiça social, vergonha na cara, etc….
Merece todo o sucesso que está tendo.
Dilson Neto
24/09/2017 - 17h39
Ótimo! Enquanto dependia de importar grande medicação dos EUA, faltava o caralho a quatro nas farmácias e hospitais venezuelanos (vi com meus próprios olhos no ano passado).
Denis Carneiro
24/09/2017 - 21h58
Sem querer ser chato, mas o principal exportador de medicamentos para a venezuela é a China (50%),não os EUA(30%).
Dilson Neto
25/09/2017 - 00h04
Que chato que nada. Informação sempre é bem-vinda. Sabe onde posso encontrar dados mais recentes sobre importação/exportação da Venezuela?
Denis Carneiro
25/09/2017 - 01h23
Sim
Denis Carneiro
25/09/2017 - 01h31
você poderá ver informações interessantes e detalhadas sobre impostações e exportações de diversos paises no site do Observatório de Complexidade Economica, ligado ao MIT http://atlas.media.mit.edu/pt/
Denis Carneiro
25/09/2017 - 01h33
entre outras coisas interessantes, verá por exemplo que o terceiro maior produto de exportação do Brasil é petróleo cru , que bizarramente é também nosso segundo maior produto de importação.
Denis Carneiro
25/09/2017 - 01h45
se você comparar as exportações por produto da venezuela e do brasil entenderá o problema da venezuela, mais de 90% das exportações venezuelanas são petroleo e derivados, e a venezuela tem baixissima complexidade economica na balança comercial.
Dilson Neto
25/09/2017 - 02h06
Desse último ponto eu tô ligado.
Gilberto Monteiro
24/09/2017 - 17h26
Mas nos lamentavelmente náo
Marlon Miranda
24/09/2017 - 17h06
Ditador venezuelano Maduro massacrando o povo e esta página hipócrita preocupada com os EUA
Marlon Miranda
24/09/2017 - 17h03
Esta página deveria se chamar “afossinha”, só tem merda aqui…
Uhauahauahauahauahauauahauaaa
#BOLSONAROPRESIDENTE2018
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 23h24
Ô “Marlon Cm. Miranda”
Quem gosta de armário embutido é armário embutido, o que espero não ser teu caso.
Quanto estão te pagando em dólares prá vir em site de esquerda fazer contrainformação?
Trabalhar para os inimigos do Brasil?
seu TdaP
Mario Itaborahy Machado Itaborahy
24/09/2017 - 16h49
SÓ ESTÁ FALTANDO DIMINUIR A DEPENDÊNCIA VENZUELANA DE IMPORTAÇÕES PRINCIPALMENTE DE ALIMENTOS E PARA COM ESSA HISTÓRIA ABASURDA DE CONVIVER NUM ESTADO SOCIALISTA INICATIVA PRIVADA COM INTERESSES PARTICULARES E LIGADA AO CAPITAL ESTRANGEIRO E UM ESTADO POPULAR ESSA RECEITA JÁ PROVOU QUE NÃO DÁ CERTO.
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 13h38
Caro Luiz Carlos, liga não não. O comentário dela é coisa subliminar, de alta técnica.
Aposto todas as fichas que ela é paga em dólares, trabalha no Instituto da Praça Floriano, no Rio de Janeiro.
Trabalha para nossos inimigos.
Coisa da GL do Mal & CIA.
André Cleiton
24/09/2017 - 16h07
Cába hômi
Valdelio Assis
24/09/2017 - 16h06
EUA quer criar uma “New Cuba”, e provar para o mundo, de uma vez por todas, que nenhuma outra nação morre sem suas migalhas e domínio!
Parabéns à Venezuela!
Espero poder me orgulhar um dia, também, quando “o sol da liberdade em raios fúlgidos brilharem no céu de nossa pátria” e erguermos nossas cabeças, nos impondo contra esse domínio nocivo da máfia estadudinense!
Denis Carneiro
24/09/2017 - 21h49
mas não houve bloqueio nenhum.Os EUA continuam sendo o principal parceiro comercial da venezuela,como sempre foi.
Valdelio Assis
25/09/2017 - 01h22
Correto, ainda não houve, mas eles estão se empenhando bastante para impor esse bloqueio!
Irion
24/09/2017 - 12h57
Brava Venezuela! Parabéns, Maduro! Parabéns, povo venezuelano!
Andrea Viana
24/09/2017 - 15h18
#foraMaduro
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 13h00
Cara “Andrea Viana”
Pra repetir feito um robô este grito à la Globo, gritar isto em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Globo da vida, ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado/a pela Globo.
Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado de quase todos quadrilheiros da pior espécie, que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
Mas, nós acreditamos, porque GROBIO é GROBIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMBINADO?????????????????????????????????????????????????
Wagner Braga David David
24/09/2017 - 14h59
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Izabel Albu
24/09/2017 - 14h48
Valeu Maduro ?
Ciro Mata Bugues
24/09/2017 - 14h23
Chupa tio sam
O mundo não precisa dos eua eles é que precisam do caos.
Ciro Mata Bugues
24/09/2017 - 14h23
Chupa tio sam
O mundo não precisa dos eua eles é que precisam do caos.
Marcelo Bini
24/09/2017 - 14h21
Bolsonaro
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 13h20
Ô “Marcelo Bini”, quem gosta de armário embutido é armário embutido. O que não é seu caso, acho…
Marcelo Bini
24/09/2017 - 14h21
Bolsonaro
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 13h21
Ô “Marcelo Bini”, quem gosta de armário embutido é armário embutido. O que não é seu caso, acho…
Néya Pedroso
24/09/2017 - 14h21
Inteligentes!
Néya Pedroso
24/09/2017 - 14h21
Inteligentes!
Claudiosromano Romano
24/09/2017 - 14h00
Bloqueio econômico americano e uma violência contra o povo e marca do imperilismon predatorio americano. Lamentável o Brasil se alia r a isto
Claudiosromano Romano
24/09/2017 - 14h00
Bloqueio econômico americano e uma violência contra o povo e marca do imperilismon predatorio americano. Lamentável o Brasil se alia r a isto
Denis Carneiro
24/09/2017 - 21h49
até onde sei não houve bloqueio nenhum ao comércio venezuela-EUA..
Luiz Carlos P. Oliveira
24/09/2017 - 10h54
LINNEKER ANJOS: como bom coxinha você tenta confundir. Mas isso só funciona de coxinha para coxinha. Que parte do acordo Venezuela x India você não entendeu? O Brasil poderia suprir essa lacuna da Venezuela se o golpista, que você colocou no poder, não fosse borra botas dos americanos. Esse é o problema dos coxinhas. Como tem uma inteligência muito tacanha, pensam que definem tudo com uma frase “brilhante” como a do seu sofrível comentário.
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 13h29
Caro Luiz Carlos, liga não não. O comentário dela é coisa subliminar, de alta técnica.
Aposto todas as fichas que ela é paga em dólares, trabalha no Instituto da Praça Floriano, no Rio de Janeiro.
Trabalha para nossos inimigos.
Coisa da GL do Mal & CIA.
Luiz Carlos P. Oliveira
24/09/2017 - 10h43
ALBERTO CRUZ: quem não sabe com quem está se metendo é o Brasil, a Argentina e o Paraguai. O México sabe muito bem com quem se meteu. Meteram-se com o maior construtor de muros do mundo. Hoje está pagando pela idiotice de achar que um mercado comum com os americanos lhes trariam bonança. Caíram na real. E o prêmio por essa aliança predatória para os mexicanos será um muro bem alto. O recado do Trump é o seguinte: “Latinoamericanos, recolham-se à sua insignificância”.
Luiz Carlos P. Oliveira
24/09/2017 - 10h34
Como hoje é domingo e tenho alguns compromissos, não tenho tempo para traduzir o texto, extraido do Correodelorinoco, jornal fundado por Hugo Chaves. Já sei que os coxinhas tentarão desacreditar o jornal, por ser de esquerda. Normal, considerando que, no Brasil, os coxinhas considerem a Globo também de esquerda, o que é uma tremenda ignorância.
15 de octubre 18 millones de venezolanos tendrán oportunidad de escoger a los gobernadores de los 23 estados del país. El chavismo unificado en torno a la paz y la profundización de la Revolución, la derecha marcada por sus fraudes internos y recién vestidos de demócratas luego de invocar durante 120 días la violencia y la muerte
El próximo 15 de octubre, venezolanas y venezolanos concurren nuevamente a sus centros de votación para ratificar su compromiso con la paz. Luego de que la elección de la Asamblea Nacional Constituyente cerrara la puertas a la violencia opositora de los meses precedentes, nuevamente el sufragio se acerca para simbolizar los anhelos de la gran mayoría de la población.
Precisamente ese voto y esa voluntad de paz es una de las principales causas de la desesperación de Washington y sus súbditos para incrementar las amenazas contra nuestro país. Mientras el señor Trump se da la lija de pararse en la tribuna de oradores de la ONU para denominar a Venezuela como una dictadura, este pueblo se prepara para elegir a sus gobernadores. Con un sistema electoral transparente, con los candidatos de la oposición que corren a la Casa Blanca a decir que no hay democracia. ¿Extraña dictadura, cierto?
La patria y la antipatria. Hace unas pocas semanas la dirigencia de la derecha decía a voz en pecho que no querían elecciones, que su único objetivo era “sacar a Maduro”. Hoy se han tragado sus palabras, durante 120 días promovieron la violencia y la muerte como un macabro atajo para asaltar el gobierno, sin votos, a la fuerza. La MUD presentó candidaturas en los 23 estados del país, luego de un proceso que describe muy bien sus características políticas. Trampas, divisiones y denuncias marcaron su proceso de selección de abanderados.
Eloiza
24/09/2017 - 14h48
Muy Bienal sua reflexiones.
Flavio R. Cavalcanti
24/09/2017 - 13h17
BRICS vai virar VRICS.
Tapuia Misc
24/09/2017 - 13h16
Existe vida fora do Império Estadunidense.
Denis Carneiro
24/09/2017 - 21h51
se existe não é a venezuela. Continua vendendo 40% do seu petroleo pros EUA.
Tapuia Misc
24/09/2017 - 22h11
Denis Carneiro Faz parte da contradição do mundo, até em Pionguiangue tem coca-cola. O que vc levanta é uma questão importante, o petróleo venezuelano é barato e perto, este tb é um dos fatores do q fomentam a desestabilização da Venezuela.
Zilda Limeira
24/09/2017 - 13h12
Agora terão coelhos, massas e remédios. Essa supremacia de países sobre outros deveria acabar para o bem de todas as nações. Quantos países agora neste exato momento estão em situação pior do que a venezuela e ninguém está fazendo pressão. Na argentina o povo tem estado nas ruas contra o macri que em pouco tempo seu governo já elevou as condições de pobreza da populaçao, e já tem manifestante desaparecido, sem nenhum alarde da midia brasileira. Por isso não aacredito nessas manchetes jocosas, intoleranates da midia venal. Atualmente existe conflitos na Libia, República Centro Africana, Chade, somália, Sudão do sul entre outros. Pq ninguem sabe os detalhes? Pq a midia não informa? Cabe a cada um descobrir em vez de ficar repetindo q nem papagaio somente o que ela quer q acreditemos
Linneker Anjos
24/09/2017 - 13h04
Que bom uma empresa estrangeira , vai ganha mais dinheiro explorando um país estrangeiro , isso é ótimo pro Brasil
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 13h50
Caro Luiz Carlos, liga não não. O comentário da “LINNEKER ANJOS” é coisa subliminar, de alta técnica.
Aposto todas as fichas que ela é paga em dólares, trabalha no Instituto da Praça Floriano, no Rio de Janeiro.
Trabalha para nossos inimigos.
Coisa da GL do Mal & CIA.
Maria Thereza
24/09/2017 - 10h03
como é bom não ter um bando de entreguistas no governo.
Luiz Carlos P. Oliveira
24/09/2017 - 10h00
Venezuela é comunista? Se defender as riquezas da minha terra e não vendê-las por preço muito abaixo do mercado é ser comunista, então pode me chamar de comunista. Sou mil vezes comunista e não um entreguista vagabundo que está doando nossas riquezas. Até terras estão vendendo aos grandes grupos financeiros. Sabe o que vai acontecer? Eles comprarão quade toda a Amazônia e, em breve, lutarão para separar aquele território do Brasil, criando outro país ou uma colônia. As tentativas do Temer de acabar com reservas indígenas já sinalizaram isso, mas as camisas verde-amarelas são burras e estúpidas o suficiente para não perceberem esse ataque à nossa soberania.
Elton Luiz de Souza
24/09/2017 - 12h55
MADURO É INTELIGENTE, EUA ESQUECEM QUE NÃO EXISTE SÓ EUROPA, MERCADOS EMERGENTES, ESTÃO PARALELAMENTE ALINHADOS, O BRICS, PROPORCIONA ISSO, É ISSO QUE IMPERIALISMO USA NÃO QUER, POIS PEDE FORÇA EM SUAS AÇÕES DE COLONIALISMO VORAZ.
Vânia
24/09/2017 - 09h53
Festa caribenha com vodka e comida indiana.
O Trump tornou bola nas costas …mais uma vez.
Luiz Carlos P. Oliveira
24/09/2017 - 09h49
Essa foi boa. A Venezuela dar calote. Você lembrou bem, VIVIANE, o Brasil já deu calote 3 vezes no FMI. LULA nos livrou dessa praga que interferia na nossa economia, com a balela de que os juros tinham que ser altos para conter a inflação. Até as amebas sabem (excluindo-se os amebas coxinhas) que juros altos é igual a consumo menor, produção menor e, consequentemente, menor geração de trabalho e renda. Oferta de mão de obra é igual à salários mais baixos, que é o princípio básico da globalização. O Trump está fazendo a reversão disso, mas só para os Estados Unidos, pois aos EUA interessa que suas empresas no exterior paguem salários de fome. Refiro-me a produtos fabricados pelas multinacionais fora dos states, como perfumaria, alimentos, produtos de higiene. Basta dar uma olhada nas indústrias brasileiras. O que ainda é nacional nos segmentos que citei?
Roberto Maradona
24/09/2017 - 12h47
Fez muito bem o governo Maduro. Ao substituir o dólar como moeda principal para a compra de Petróleo e estabelecendo parcerias sem participação dos EUA, Maduro faz um excelente contra-ataque ao imperialismo. O eixo econômico mundial já escapou das mãos dos EUA.
Celiodivo G Dias
24/09/2017 - 12h41
Só os malucos americanos que saem atirando em todo mundo em escolas, universidades, praças, etc, já mataram muito mais que o regime de Maduro. Sem contar as invasões de países soberanos, sob falsos pretextos, ao longo da sua história…
Fábio Cunha
24/09/2017 - 12h25
Dia difícil pro latino fã de Trump.
Carlos César Coutinho cathalat
24/09/2017 - 09h25
Alem de perder mais esse mercado, abrimos acesso a amazônia pra maior fabricante de medicamentos do mundo….!
Parabéns jovens da camisa amarela….!
Francisco Diniz
24/09/2017 - 12h22
cuidado com a postagem tem página maliciosa por traz virus
Andrea Godoy
24/09/2017 - 12h18
Triste que o B não está mais no RICS
Elpidio Pereira
24/09/2017 - 12h07
É ISSO AI O MUNDO NÃO TEM UM DONO
Marcelo Petronilio de Souza
24/09/2017 - 12h05
Chupaaaaa tío sam
Rodrigo minateli
24/09/2017 - 08h54
o Putin é Maduro deve estar rindo do Trump
Ludmilla Fernandes
24/09/2017 - 11h42
Ivan Luiz Quitschal
Neres Ribas
24/09/2017 - 11h42
Quem disse q o mundo precisa desse País USA, pra sobreviver??? Viveríamos todos em paz se não fosse essa besta gananciosa.
Alberto Jorge Lula da Silva
24/09/2017 - 11h38
E os coxinhas midiotas alienados mbletes revoltários fascistas golpistas e cagões estrebucham kkkkk
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h48
Odio do Bem kkkkkk
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h48
Odio do Bem kkkkkk
Lucas Miranda
24/09/2017 - 11h19
Tenho dó do povo da Venezuela, muitos estão comendo lixo para sobreviver
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 11h30
e aqui vc acha que já não tem isso não, colega?
Lucas Miranda
24/09/2017 - 11h31
Realmente, 13 anos de PT
Viviane Dutra Borges da Costa
24/09/2017 - 11h46
Kkkkkk e muita falta de memória mesmo ( deve ser burrice mesmo ) de uma pesquisada qual foi a época no Brasil onde o Brasil saiu do mapa da fome segundo fonte da ONU…se informe e pare de passar vergonha .
Lucas Miranda
24/09/2017 - 11h49
PT = Perca Total
Elpidio Pereira
24/09/2017 - 12h09
Deixa de falar asneiras vai dormir se você não conhece fica quietinho
Magda Araujo Silva
24/09/2017 - 12h20
“Perca total”, não seria “perda total”?
Glaucia Bon
24/09/2017 - 12h29
Os midiotas e a sua eterna estupidez
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 10h52
“Caro “Lucas Miranda”
Pra falar tanta imbecilidade em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Gobo da vida ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado pela Globo.
Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
Mas, nós acreditamos, porque GROBO é GROBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMBINADO?????????????????????????????????????????????????
Mauro Herthel
24/09/2017 - 14h18
Não seja um papagaio de pirata. Estude, leia converse com pessoas que entendem do assunto e depois tenha uma opinião própria. Isso faz parte do crescimento humano.
Mauro Herthel
24/09/2017 - 14h18
Não seja um papagaio de pirata. Estude, leia converse com pessoas que entendem do assunto e depois tenha uma opinião própria. Isso faz parte do crescimento humano.
Lucas Miranda
24/09/2017 - 14h52
Kkkkk como pode isso, defender um ditador igual esse verme do Maduro
Izabel Albu
24/09/2017 - 14h54
Agora vejam só. Qdo estive em Miami, olhando da janela do hotel vi um afro decendente, do outro lado, abrindo a lixeira e mexendo o seu conteúdo. Quem sabe procurava resto de comida…?
Lucas Miranda
24/09/2017 - 14h56
A esquerda é uma vergonha… Qual país do mundo onde o socialismo deu certo?
Lucas Miranda
24/09/2017 - 15h06
Nunca vi tanto fake de velhinhas igual essas páginas dos esquerdistas
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 16h52
Lucas Miranda mas tem os coxinhas do carlçinhos cachoeira tb, mas eles preferem cadeia, né?
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 16h53
Lucas Miranda nos 13 anos do PT foi a primeira vez que o Brasil saiu do mapa da fome, caganeira de neurônios, mas como vc é do pasro do perillo e Cachoeira, relincha mais.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 16h54
Lucas Miranda Noruega serve de exemplo?: Agora sua vez, qual país capitalista deu certo e a fome acabou pelas mãos invisíveis do mercado?
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 16h59
LUCAS MIRANDA AGUIAR é vc?
Angelica Becerra Flores
24/09/2017 - 11h16
Que Venezuela se restabeleça
Wanja Costa
24/09/2017 - 11h11
Quem aplaude o governo do ditador da Venezuela, e malha o Regime militar Brasileiro…gente boa com certeza não é. ..
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h29
a diferença é que lá foi eleito e o daqui veio via GOLPE
Anderson Oliveira
24/09/2017 - 15h56
Como é que pode ser ditador se foi eleito pelo povo?????????
Marlene De Souza Andrade
24/09/2017 - 11h05
Arthur Eduardo Hameister Filho
24/09/2017 - 10h35
É O VRICS. o/
Joao Batista
24/09/2017 - 10h31
NORTE COREANOS , A NOVA #COBAIA(*IRAQUE fOI UMA*) !!@@$$$>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PROJETO #BLUE BEAM E #HAARP ,IRÃO CALAR O MUNDO(*UM GOVERNO #GLOBAL MAÇOM*(#MAÇONARIA))!!!>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>A CUSTO DO #NIÓBIO BRASILEIRO !!!$$$$$$$$$$$$$$$>>>>>>>>>>>>>https://www.youtube.com/watch?v=EyJr3uhIggM
nilson
24/09/2017 - 07h22
É preciso ser realmente um midiotizado pra não perceber a enganação a que é submetido!!! A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, só está desestabilizada pela pressão que vem recebendo do “capital internacional” que intenciona essa riqueza, alegar “calote” é no mínimo uma burrice, quem sabe uma idiotia instalada!!
Ezequiel Hernandes Bogás
24/09/2017 - 10h14
Vâo levar calote tambem kkkkkkkkkkkkkkkk
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 17h00
tb pq? só se foi vc que deu cano em alguém, pois a venezuela pingava todo aui 4 bi, mas vc é rico e nao precisa, né? rsssss
Marcelo Cardoso
24/09/2017 - 10h02
Lindo
Andre Luis Calvosa Martins
24/09/2017 - 09h55
arabia saudita e ditadura mornanica ninguem fala nada
Andre Luis Calvosa Martins
24/09/2017 - 09h54
eua eleiçao voto nao vem do povo vem do colegio eleitoral
Andre Luis Calvosa Martins
24/09/2017 - 09h53
ditadura eleiçao americanas entre partidos republicano e democrata
Nionse Carvalhais
24/09/2017 - 09h38
Dá-lhe (B)RICS !!! Putin e Índia ensinando ao mundo a ser menos vira lata
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h50
Isso mezmo abiguinho.
Deixa de fazer negocioa com os EUA imperialista capitalista e vira colonia de Putin que ta louco pra dominar a AL.
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h50
Isso mezmo abiguinho.
Deixa de fazer negocioa com os EUA imperialista capitalista e vira colonia de Putin que ta louco pra dominar a AL.
Denis Carneiro
24/09/2017 - 22h01
não deixou de fazer negocio. OsEUA continuam sendo o maior comprador de exportações venezuelanas.
Nionse Carvalhais
25/09/2017 - 02h48
Alcione Moreno os norte americanos IMPONDO sanções , embargos , cercando e enforcando os venezuelanos para que estes lhes entreguem o petróleo deles de graça … tá ” çertinho ” seu raciocínio …SQN
Valmir Francisco
24/09/2017 - 09h32
São cento e trinta assassinatos cometidos pelo genocida Maduro, mas ai como insetos pela esquerda. Não e de hoje que a esquerda tem paixão por regimes totalitários.
Nilce Moreno
24/09/2017 - 09h50
Vai estudar bebê, e pare de passar vergonha na web, mostrando toda a sua ignorância e se prestando ao papel de marionete de capitalistas e imperialistas. Vai pro pra EUA lavar a latrina deles que épra isso que vc presta e gosta.
Jõao L Croniqueaur
24/09/2017 - 10h28
vc é um idiota, quem faz asssesinato é a bandiagem como no brasil, e segundo esta os opositores que so tem essa opcao pq nao conseguemganhar eleiçoes livres,
Jorge Nascimento Nascimento
24/09/2017 - 11h08
Quantos são mortos pelas polícias no Brasil meu fio???
Reclama do Maduro e pede intervenção militar no Brasil.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 11h23
A PM de SP matou 450 no primeiro semestre, negros e quase negros.
Neres Ribas
24/09/2017 - 11h41
Não abre essa patente( boca), pra repetir bobagens. Acho q tem gente q se faz de burro, não é possível.
Roberto Maradona
24/09/2017 - 12h43
Muito pelo contrário, assassina é a oposição financiada pelos EUA (até ligação direta do vice-presidente dos EUA recebem). A oposição assassina de Capriles vai até os bairros pobres e dispara a esmo contra a população, só porque apoiam Maduro. Eles mataram o garoto Brayan Jimenez, que estava simplesmente comprando uma empanada. Não diga o que vc não sabe, cidadão. O número de assassinatos que vc coloca está contemplando apoiadores de Maduro mortos pela oposição, que põe fogo em pessoas que se manifestam a favor do governo.
Welbert Almeida Leite
24/09/2017 - 12h55
Já ouviu falar do “Caracazo” ?provavelmente não,sabia que o presidente de (direita) em 1987 mandou atirar pra matar em pessoas que foram saquear porque estavam literalmente morrendo de fome?a situação era muito pior que hoje porém era governo de direita e aí ninguém se importava,morreram quase 3 mil pessoas e muitas outras desapareceram,mas isso não veem ao caso verdade?
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h42
Falou capitalista imperialista já sei que foi doutrinado pelo professor maconheiro fracassado com a camiseta do Che que chora o regime militar se faz de vitima e cerra o punho pra apoiar os assassinatos do ditador Maduro.
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h42
Falou capitalista imperialista já sei que foi doutrinado pelo professor maconheiro fracassado com a camiseta do Che que chora o regime militar se faz de vitima e cerra o punho pra apoiar os assassinatos do ditador Maduro.
Vera Lu Cruz
24/09/2017 - 15h18
Sergim Amzalak, existe quase negro ?? Negro é raça não cor.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h19
Vera Lu Cruz negro é etnia, raça inexiste, esse conceito racista foi abolido depois que decodificaram o código genético humano e viram que inexiste diferença enbtre negro, amarelo, judeus, árabe e ou arianos, colega.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h20
Alcione Moreno e vc catequizada por algum padre pedófilo, ou pelo pastor corrupto e que vive de doação de otários cristãos?
Vera Lu Cruz
24/09/2017 - 15h20
Alcione Moreno assassinos contumazes são os presidentes americanos, e os sionistas que parece ter cota a cumprir para matar palestinos todos os dias e vc. não admite.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h20
deve ser overdose de tinta na cabeça, né?
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h23
puta que pariu, professora pública falando mal de Paulo Freire nem é overdose de tinta, ou ferro quente pra alisar o cabelo, é coisa de indigente mental, de anorexia cognitiva e caganeira de neurônios…
Nilce Moreno
24/09/2017 - 17h03
Alcione Moreno, você é outra imbecil que deveria ficar com a sua latrina (boca) fechada.
Andre Carvalho
24/09/2017 - 19h09
São 2.800 assassinatos de civis pelos Estados Unidos na Síria!
Marcos Marcos Marcos
24/09/2017 - 09h30
Justamente os países do BRICS, exceto o Brasil vira latas, ajudam a Venezuela.
Fausto Amaral DE Barros
24/09/2017 - 09h28
O cinismo e o atrevimento dos eeuu se baseiam, ao contrário do que a maioria pensa — o seu poder bélico-destrutivo –, é no analfabetismo político comprovado nos ridículos ‘comerdários’.
Alex Banto
24/09/2017 - 09h27
Maria Luísa Perpétuo
24/09/2017 - 08h57
Dá-lhe Maduro!
Luiz C. Zanin
24/09/2017 - 08h55
Lena Cardoso
24/09/2017 - 07h30
q maravilha e vem reaçao”mericana aí”….,rs
gN
24/09/2017 - 04h23
Deixa a Venezuela começar a dar calote p ver até quando vai durar essa parceria…
Alberto Cruz
24/09/2017 - 06h20
Estou de acordo… Estes países não sabem muito bem com quem se estão a meter.
Espero que a Rússia ofereça o trigo e a India as medicinas porque se estão à espera que lhes paguen aí sim que se podem juntar às aerolinhas e todas as empresas que se puseram a negociar com os comunas venezuelanos. Desde já ficam advertidos, dinheiro não há, nem rupias nem yuanes e menos dólares.
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 10h30
Cara “gN”,
Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
Mas, nós acreditamos, porque GROBO é GROBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMBINADO?????????????????????????????????????????????????
João Carlos AGDM
24/09/2017 - 10h38
“Caro “Alberto Cruz”
Pra falar tanta imbecilidade em um site da esquerda, em que as pessoas são mais lidas, mais sabidas, mais espertas politicamente, não se deixam enganar pelas Gobo da vida ou você é pago em dólares para trabalhar na contrainformação para nossos inimigos, ou você é mais um idiotizado pela Globo.
Então ficamos assim: A Globo diz que Venezuela é ditadura, a gente não raciocina e engole. A Globo fica quieta enquanto o Brasil é saqueado e pilhado e a gente acha que é assim mesmo, que a Globo é nossa amiga. A Globo derruba (ESTATISTICAMENTE) o melhor governo que o Brasil já teve, dizendo com estardalhaço (infundado) que é corrupto, para eleger uma Câmara e um Senado que só faz lei contra o Brasil e os brasileiros, mas, a Globo não diz nada e deve ser assim mesmo. Porque a nosso ver a GL do Mal & CIA é nossa amiga, não é dominada por grandes interesses de dinheiro estrangeiros para os quais é obrigada a trabalhar.
Agora a GL do Mal & CIA fala que vai haver calote, omite que a Venezuela está negociando com lastro em petróleo, do qual é possuidora da MAIOR reserva mundial.
Mas, nós acreditamos, porque GROBO é GROBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMBINADO?????????????????????????????????????????????????
Viviane
24/09/2017 - 08h52
Dar calote com 296 bilhõesde barris de reserva de petróleo?
Quem foi pro FMI 3 vezes foi o Brasil com FHC
Hilton
24/09/2017 - 09h45
O calote acho que é a torcida da direita,caso vc procurasse conhecer mais perceberia que a Índia é um dos maiores computadores de petróleo da… Venezuela.
Uma maior atenção no texto viria que o acordo é energético e farmacêutico ,logo o petróleo garante a operação.Além de que não há calote nos 18 anos de chavismo.
O maduro assou o Trump com ajuda do Putin e quem tem petróleo possui rublo,rúpia e yuan.
As vinte maiores economias já tem cesta de moedas com yuan e Rublo, o que a Venezuela tem livre acesso e crédito nestas moedas.
Marciano Marques
24/09/2017 - 07h09
Agora se tu tivesse que se mudar de país e tivesse duas escolhas, Venezuela ou Estados Unidos da América, para onde tu iria?
Thi Ulianov
24/09/2017 - 07h46
Mas pq eu teria de me mudar? E pq só teria essas duas opções? Qual a lógica dessa pergunta?
Marciano Marques
24/09/2017 - 07h50
Porquê a pergunta é minha, e o universo criado dentro dela é meu, então nele acontece oque eu quero, e oque eu quero é que escolha ente USA e Venezuela.
Rosa M Murad
24/09/2017 - 08h18
Eu não mudaria para USA, never!
Scheyla Roitberg
24/09/2017 - 08h42
Se eu fosse exilada pelos militares, iria para Cuba -primeira preferencia- ou para a Venezuela, claro! a Russia e China tambem estao na lista dos aceitaveis
Thi Ulianov
24/09/2017 - 08h43
Mas por que raios alguém entraria no seu universo pra responder uma hipótese sem lógica, como essa? Eu, hem!
Fernando Lira
24/09/2017 - 08h56
Mano, vai pros EUA e sejE feliz. ????????????????
Carlos Nazario
24/09/2017 - 09h15
Cara.. Eu não sou anti capitalista, mas nessas comparações somente se escolhe o “filé” capitalista para se mudar. Para que um EUA prospere via capitalismo e globalização há uma dezena de países que representam a “carne de pescoço” capitalista. Porque não escolhe se mudar para um Vietnã, uma Somália, ou uma Namíbia??
Nionse Carvalhais
24/09/2017 - 09h37
Fernando Lira o vira latinha podia ter dormido sem essa ????????????
Jose Antonio Casais
24/09/2017 - 09h51
Esqueceu de incluir. Sendo você pobre, negro e sem emprego. Onde seria? Nos EEUA de Trump com certeza que não.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 11h30
hahahahahahahahahahahahahahahaha
Paula Silva
24/09/2017 - 12h35
Quem quer se mudar pros EUA? Não podemos escolher Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, tem que ser os EUA? Povo limitado.
Mack Torres
24/09/2017 - 12h47
Pretendo ir pra Noruega, vou riscar do Mapa Venezuela, Brasil, Cuba, e países com paixões pelo atraso. E aos caninos raivosos da esquerda e da direita que continuem suas sagas masoquistas, que a síndrome de Estocolmo seja uma constante na vida de vocês. Que continuem cavando, que o fim do poço nunca seja o suficiente. #amebas
Marciano Marques
24/09/2017 - 17h13
Porque eu como “façista” “neunazista” só consigo pensar nos USA, porque foda-se, sou branco, tenho minha própria empresa e tenho ensino superio completo.
Dilson Neto
24/09/2017 - 17h30
Venezuela. Já conheci o país e moraria sim. Já mendigar green card nos Estados Unidos e viver sofrendo xenofobia, preferiria ir pra marte e virar Marciano.
Joselle Couto E Lima
24/09/2017 - 06h39
Uau
Fábio Delgado
24/09/2017 - 06h15
Paro imediatamente no “estadunidense”, já antetevejo bostejamento sobre um grande “inimigo externo”, “forças ocultas”, “imperialismo” e tantas outras abstrações que a esquerdalha inventa para por a culpa de seus fracassos.
William Fonseca Lima
24/09/2017 - 06h25
mas realmente foi imposto um bloqueio economico ao pais
Fábio Delgado
24/09/2017 - 06h27
daí os outros 203 países do mundo são obrigados ao acatamento?
Luã Freire
24/09/2017 - 06h48
cala a boca burro
Vicente Jungstedt
24/09/2017 - 07h17
Arrume uma namorada inteligente cara!
Alvaro Gartner
24/09/2017 - 07h39
Junior Walfredo
24/09/2017 - 08h02
hahahah mais um baba fronha pseudo intelectual… Imbecil, “Americanos” todos que nascem na America do Norte ou so Sul, são “americanos”. Estadudinense é sim o termo correto.
Guilherme Gaspar
24/09/2017 - 08h29
lambedor de botas detected
Manoel Neto
24/09/2017 - 08h36
Cara, estuda mais um pouquinho e vem debater se não fala cocô
Narcio Baldi
24/09/2017 - 09h22
Aff
Wilson Luiz
24/09/2017 - 09h29
Ambos os termos estão certos. Os originários de Língua Espanhola falam “estadunidense”. O termo também existe no nosso dicionário. Nós também não estamos obrigados a seguir os protocolos dos ianques.
Robert Serbinenko
24/09/2017 - 11h21
Pede logo seu Green Card pro Trump!
Carlos Roberto Pina
24/09/2017 - 11h23
Quando a Anta escreve os outros dão risadas; Vai morar nos EUA seu vira lata de merda!
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 11h25
quem briga com freguês é BURRO. A Índia ta fazendo o que o BraSIL IA FAZER, MANÉ. Empresas daqui, empregos…. AQUI. Venezuela deixava todo ano qui 4 BI de US$, quase tudo em PRODUTO e não só soja e carne. Mas como tem muito BURRO aqui, moralista de goela, perdemos nosso melhor freguês….. BURRO.
Jorge Martinelli
24/09/2017 - 11h38
https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
Jorge Martinelli
24/09/2017 - 11h39
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201708319241977-eua-vendem-armas-daesh-oposicao-siria/
Jorge Martinelli
24/09/2017 - 11h40
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/10/ministerio-das-minas-e-energia-esta-na-mira-de-espioes-americanos-e-canadenses.html
Zilda Limeira
24/09/2017 - 12h40
resta saber quem contou esse número de mortos e quem divulgou, porque os números não mentem mas os homens mentem através dos números. E toda noticia sobre a venezuela vem da midia cujos países querem derrubar o maduro. Essa mídia não vale nada do ponto de vista da imparcialidade, do inventário real dos fatos, do compromisso com a verdade objetiva, com o que está realmente acontecendo. As coisas não são verdade somente pq nós acreditamos nela. Por falta de informação imparcial não sabemos de verdade o que ocorre na venezuela.
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h46
Venezuela quebrou.
Nao tem mais o Lula a frente do BNDES pra mandar alguns bilhoes de impostos do povo pra financiar a ditadura falida e morta de fome do Maduro.
Aceita que doi menos.
Alcione Moreno
24/09/2017 - 13h46
Venezuela quebrou.
Nao tem mais o Lula a frente do BNDES pra mandar alguns bilhoes de impostos do povo pra financiar a ditadura falida e morta de fome do Maduro.
Aceita que doi menos.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h26
Alcione Moreno professora indigente mental, a venezuela comprava 4 bi daqui todo ano. E quem levou o BNDES pra financiar empresas brasileiras em Caracas não foi o PT, foi FHC. A caganeira só aumenta e os neurônios vazam pelos deodos bostejantes da pobre de direita que acha que ´pe quatrocentona, apesar do narizinho revelador.
Sergim Amzalak
24/09/2017 - 15h27
aí, indigente com caganeira de neurônios, o nome da coisa é negóciuio: http://forum.jogos.uol.com.br/fhc-emprestou-us-1355-milhoes-do-bndes-para-venezuela-e-para-cuba-putz-coxinhas-spamando_t_3209702
Anderson Oliveira
24/09/2017 - 15h55
Como é que uma mente pequena como essa pode ser professora? Por isso nossa educação é essa bosta.
Carlos Roberto Pina
24/09/2017 - 16h58
Alcione Moreno vc é realmente uma imbecil politica. Vai morar nos EUA sua anta. É sua cara de vira lata.
Carlos Roberto Pina
24/09/2017 - 17h00
Sem contar que essa imbecil segue Bolsonaro. Ou é canalha ou omissa. Adora ser nada!!!
Marciano Marques
24/09/2017 - 17h24
Não sou de direita nem de esquerda, mas não conheci nenhum defensor da esquerda com ensino superior completo, e ainda ficam chamando todo mundo de burro, mandando estudar, a partir do momento que tu se demonstrar contra ninguém da esquerda vai ouvir seus argumentos ou debater sobre o assunto, tudo oque conseguem falar é “sai daqui seu lixo, fascista, vai estudar, vira-lata, bolsominion”, por causa disso a esquerda está em decadência no mundo, (não sou Bolsonaro)
Elpidio Pereira
25/09/2017 - 11h35
FABIO EU ACHO O CONTRARIO
Cláudia Maas
24/09/2017 - 05h20
Que legal!!
Silvia Cristina Herrero
24/09/2017 - 04h44