Putin impõe nova derrota a Trump, comércio marítimo na Rússia abandonará o dólar - O Cafezinho

O Cafezinho

quinta-feira

21

setembro 2017

19

COMENTÁRIOS

Putin impõe nova derrota a Trump, comércio marítimo na Rússia abandonará o dólar

Escrito por , Postado em Tulio Ribeiro

(Imagem crédito- kremlin)

O mundo caminha para romper a hegemonia estadunidense, pelo menos no campo econômico. O presidente russo Vladimir Putin, cansado das sanções vindas de seu homólogo Donald Trump, determinou que seu governo aprove uma lei que leve o rublo a ser a principal moeda de transações em todos portos marítimos do país no próximo ano.

Mesmo que a ocasião necessite de um período de transição, o início do novo modelo exigirá das companhias transnacionais que operam no país adquirir a moeda nacional, gerando um movimento de valorização do numerário russo, proteção das empresas nacionais e independência de divisas em dólar.

Este protagonismo de Putin encontra eco na estrutura portuária russa. Finalmente sua ação permitirá a superação de uma contradição enraizada no Estado, visto que as taxas mercantis ainda são em dólar apesar dos portos serem do governo central. Os Estados Unidos se equivocam ao exagerar numa prática excessiva de sanções que não derrocaram Cuba por mais de 50 anos, e pode iniciar seu própio isolamento.

A China maior detentora de títulos da dívida do país do norte, levaria os EUA ao ¨default¨ se decidisse quitar suas posições em dólar. O movimento tem tudo para ser o novo paradigma para os ¨Brics¨. A Venezuela passou operar seus leilões cambiais em rublo e yuan com objetivo de reduzir o poder do dólar no país caribenho.

A História revela que não existe império que não veja chegar o dia da quebra de sua hegemonia. Entretanto políticas erradas podem adiantar esta ocasião, principalmente se uma moeda sem lastro como o dólar for substituída mundialmente.

fontes:

www.zerohedge.com

www.rt.com

www.correodelorinoco.org.ve

quinta-feira

21

setembro 2017

19

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 COMENTÁRIOS

  1. elói beneduzi
  2. Luiz F. Araújo Santos
  3. Francisco
  4. fernando
  5. Luiz Carlos P. Oliveira
  6. Victor Valente Campos
  7. Soviético
  8. Maria Thereza
  9. Roberto
    • Miguel
  10. Aída Paiva
  11. Marco
  12. Helton