Menu

Requião ao Cafezinho: “Temos que acabar com os títulos nobiliárquicos”

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) conversou com um de nossos editores, o jornalista Wellington Calasans, sobre a polêmica envolvendo o ex-presidente Lula e uma procuradora, que tentou humilhar o depoente porque ele, por vício de linguagem, chamou-a de “querida”. Calasans, que mora na Suécia, país onde todos os pronomes de tratamento foram abolidos, conversou com […]

131 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) conversou com um de nossos editores, o jornalista Wellington Calasans, sobre a polêmica envolvendo o ex-presidente Lula e uma procuradora, que tentou humilhar o depoente porque ele, por vício de linguagem, chamou-a de “querida”.

Calasans, que mora na Suécia, país onde todos os pronomes de tratamento foram abolidos, conversou com Requião sobre um projeto de lei do senador para que, no Brasil, sigamos a mesma linha, de maneira a materializar a igualdade democrática que já consta em nossa constituição.

Assista a entrevista!

https://www.facebook.com/OCafezinho/videos/1568079159881878/

______

Abaixo, a transcrição:

Roberto Requião quer acabar com as falsas excelências

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho

O senador Roberto Requião (PMDB – PR) protocolou na sexta-feira (15) um Projeto de Lei que “estabelece normas sobre o tratamento protocolar escrito e oral, destinado ou referente aos detentores de cargos públicos”.
Em entrevista exclusiva para O Cafezinho, Requião deixa claro que os agentes públicos não são excelências e devem ser respeitados pelos bons serviços que prestam à sociedade.

O projeto de Roberto Requião põe fim ao complexo de inferioridade manifestado com ares de superioridade por alguns agentes públicos desconectados com a realidade moderna.

É o fim das falsas excelências. Agora todos serão “você” ou “senhor(a)”, seguindo o modelo sueco. Para o senador paranaense, o caso recente da procuradora que exigiu do ex-presidente Lula ser chamada de Doutora foi a gota d´água. Assista ao vídeo onde o senador Requião dá mais detalhes do projeto.

Leia a íntegra da entevista, um trabalho voluntário de transcrição da leitora do Cafeinho, Camila Govedice
Wellington Calasans – É mais um projeto para o fim da carteirada?

Senador Roberto Requião – Não, Wellington. O fim da carteirada no Brasil é o Projeto de Abuso do Poder que eu fui relator. Era um projeto que dormia aqui há 9 anos no Senado Federal. Eu fiz um relatório acabando com isso e responsabilizando os abusos dos agentes públicos, de todos os agentes públicos, desde o fiscal municipal até o fiscal da Receita Federal, os juízes, promotores, delegados de polícia e parlamentares. Acabar com essa prevalência do sujeito que tem um múnus público e se vale disso para vantagens pessoais ou para se julgar superior a todos os outros. Esse projeto, apenas põe um fim à questão do tratamento. Esse pessoal todo, no Ministério Público, no Judiciário e outros agentes públicos, se acham com o direito de serem tratados como excelência. Isso é um resquício da monarquia. Eles se atribuem verdadeiros títulos nobiliárquicos e num interrogatório, eles humilham o interrogado, que é um cidadão igual a eles. Cabe a eles só, como servidores públicos, prestar um serviço de qualidade e respeitar os outros. E o respeito que é devido a eles deve derivar da qualidade do serviço que preste e do respeito que tem pelos outros.

Wellington Calasans – Seria algo como na Suécia?

Senador Roberto Requião – Na verdade, Wellington, nós nos inspiramos na legislação sueca. Tem que acabar com os títulos nobiliárquicos. O tratamento é o “senhor” e “você”, “tu”, no Brasil tem o “tu” e o “você”. Não tem por que títulos nobiliárquicos (excelência, magnifico reitor), eles se consideram altezas. Não, eles estão prestando um serviço público e devem ser respeitados, como eu disse, pela qualidade do serviço que presta e pelo respeito com que tratam as outras pessoas.

Wellington Calasans – Será que haverá reação a este projeto?

Senador Roberto Requião – Claro, a reação é e vaidade deles. Essas corporações públicas são alçadas a eles por um concurso público, então, é um menino, uma menina concurseiros, eles fazem concurso para tudo, eles não estão muito interessados na espécie e na qualidade do serviço que irão prestar, mas no salário e nas vantagens que conseguirão com o emprego que conseguem. E no dia seguinte querem se considerar superiores a todas as pessoas e receber tratamentos especiais. Excelência, por que um juiz concursado, que era um estudante de Direito ontem, se transforma em Excelência no dia seguinte ao concurso? Não, não é assim e é isso que nós queremos acabar. E eu insisto, estamos instaurando aqui um costume sueco de respeitar o povo.

Wellington Calasans – A sua expectativa é de reduzir a hierarquia?

Senador Roberto Requião – É, esse projeto surge com a reação daquela procuradora que lá em Curitiba ao interrogar o Lula e ser chamada por ele por um vício de linguagem (o Lula chama todo mundo de querido, querida), deu-lhe um esbregue, como se diz aqui, um esporro e exigiu respeito. Na verdade, isso é uma reação de um complexo de inferioridade, uma coisa rigorosamente absurda e o juiz intervir: “Ou chame ela de senhora procuradora ou de doutora”. Doutora do que? Que doutorado ela fez? E mesmo que tivesse feito um doutorado, por que teria que ser chamada de doutora? Ela é uma agente pública interrogando um cidadão num processo legal e o respeito tem que ser mútuo. Então eu resolvi tomar essa medida inspirado na Suécia para achar com essa pretensão, esta arrogância de um agente público e estendi isso para todos os agentes públicos, como você pode ver acessando o meu site, o meu facebook onde está transcrita na integralidade a proposta de lei e a justificativa que eu apresentei.

Wellington, obrigado. Obrigado a você, obrigado ao Cafezinho. Você tem um órgão maravilhoso dessa comunicação fora do esquema comercial possibilitando que a gente converse com muita gente.
Um abração, mais uma vez, parabéns e conte com a gente aqui no Senado da República.
Compartilhe e divulgue entre os seus contatos os conteúdos do nosso blog.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edmilson Nunes Soares

04/10/2017 - 11h03

“Não tem por que títulos nobiliárquicos (excelência, magnifico reitor), eles se consideram altezas.”
No caso específico do Lula, o mesmo era filmado quantos às repostas, mas “as altezas” não o era quanto às perguntas. O que leva à impressão, do público, de quem está interrogando serem deuses. Há malícia, portanto.

Dulcéa Martins

21/09/2017 - 09h24

Excelente ideia Requião.

SERGIO GUIMARAES

19/09/2017 - 15h57

Com certeza Requião, apoiado, são meros serventuários do povo, parabéns pelo exposto!

Sonia Elizabeth Gadelha Dias

19/09/2017 - 16h52

Senhor senador, nenhum funcionário público ou autoridade fica chateado de ser tratado de “senhor”.
Chamar excelência ou doutor é apenas cultural , não é obrigação e nem eleva a vida de bons funcionários !!!
O que o seu projeto deveria ter é qual o tratamento que não deve ser dito : como “cara”, “querido” ou ” meu bem”.

Eduque o povo e não crie cizânia entre classes !!!

leo

19/09/2017 - 13h37

Demorou Requião. Prá ontem.

Alice Pagotto

19/09/2017 - 04h45

Concordo absolutamente

Luiz Carlos Brandão

18/09/2017 - 20h59

Requião com coragem denuncia a casta dos CONCURSEIROS hipócritas, caçadores de privilégios, prepotentes arrogantes e presunçosos . . .

Ivo Corço

18/09/2017 - 20h35

Sr riquiao se ate no ceu tem hierarquia porque aqui na na terra que esta cheia de corruptos nao pode ter eu nao me comparo a um desses bandidos que roubam a nacao…

CÉLIO PESSOA

18/09/2017 - 15h22

Meus parabéns, Senador Requião! Esse projeto democratizando o tratamento protocolar é fantástico, principalmente se tratando de Brasil – o país do ‘sabe com quem você está falando’ – e merece todo apoio da população brasileira. Vou divulgar e incentivar a divulgação para que todos possamos fazer pressão para que seja aprovado o mais rápido possível!!!

Miguel do Rosário

18/09/2017 - 13h17

Que que tem? Antes tarde do que nunca? E quem disse que é desde hoje?

Vitor

18/09/2017 - 11h49

Grande Requião, sempre batendo forte homem de ideais.

Cota Alves Morais

17/09/2017 - 22h58

Eu curti a senadora Gleisi Hoffmann

Joe Quimby

17/09/2017 - 22h24

VOtE QUIMBY 2018, melhor que os velhos coronéis, melhor que o bolsonaro …. vote QUIMBY……

Maria Das Dores Teixeira Teixeira

17/09/2017 - 19h09

Fala Requião sou uma admiradora, do seu trabalho! Firme colocando o PMDB; no bolso, pois tu és apenas o único que resta de moral no partido. OK! Grata.

Orlando Carvalho

17/09/2017 - 18h51

EXCELENTE INICIATIVA,SENADOR REQUIÃO!

Orlando Silva

17/09/2017 - 17h52

Difícil vai ser convencer que eles não são deuses.

Eob Oliveira

17/09/2017 - 17h43

Parabéns. Um dos poucos peemedebistas que merece o respeito do povo brasileiro.

Genil Barbosa de Moura

17/09/2017 - 17h21

Concordo

Leninha Arruda

17/09/2017 - 16h22

Aloysio Pereira

17/09/2017 - 15h49

Realmente Requiao é brilhante. Este ranço colonial impregnado nas vísceras de nosso judiciário parece algo que nunca se extinguirá . Não so o vocabulário pedante e cheio de refrões desgastados, mas ate as vestes ridículas para um século XXI. Por que chama-los de doutores, excelencias, meretrîssimos e outros que tais se são títulos inadequados e “oldfashioned” que não cabem mais numa sociedade pôs-industrial. Antigamente era costume chamar medico, advogado e engenheiro de doutor. Ninguém chama mais engenheiro de doutor. Pior que existem setores da área de saúde, como fisioterapia, nutrição, dentista etc que assim são chamados. A maioria deles nem mestrado tem.

Oliveira JJ

17/09/2017 - 15h29

Sempre coerente.

Flavio Goes Da Silva

17/09/2017 - 15h16

Gostei. Apoiado…..

Joaquim Lopes

17/09/2017 - 15h12

Tratamento correto, independente de subjugar ou humilhar alguém.
A vaidade e arrogância por ter títulos nobiliarquicos e ou tratamento referente a profissão, sim, que resulta em humilhar alguém que não possui tais títulos.

Paulo Batista

17/09/2017 - 15h02

REQUIÃO. 99 o/o QUE SAI DA SUA BOCA É 10 VC É O ORGULHO DO PARANÁ

Innelma Araujo

17/09/2017 - 13h58

É um herança colonial, só pra alguns se sentirem superiores

André Tinoco

17/09/2017 - 12h55

Trabalhar pra tirar o país da crise que é bom, nada…

Sebastiao Fernandes

17/09/2017 - 12h17

Parabéns ao senador Requião por essa iniciativa sempre achei um absurdo ter que chamar essas pessoas de excelência principalmente em se tratando de parlamentares eles não passam de empregados do povo porque razão iríamos chamar de excelência coisa mais absurda que vejo é parlamentares batendo boca com um total desrespeito um com o outro e tratando de excelência absurdo

Marcia Rejanne Matos Dias

17/09/2017 - 12h08

Já estava na hora! Chamar Gedell, Jucá, Temer, Renan de excelência é escrachar a palavra. Esses cabras são excelentes nos roubos e nas malandragens. São doutores em enganar o povo.

MMarmelo Martelo

17/09/2017 - 11h50

Nem na academia os reais Doutores exigem esse tratamento. Doutorado é um título acadêmico, não pronome de tratamento. Muito certo senador

Ledenir Freitas

17/09/2017 - 11h19

Eu não gosto deste socialista sei que ninguém é melhor que ninguém ele é arrogante mude primeiro a si próprio

Robson Sousa

17/09/2017 - 10h54

Parabéns

Elizabeth Castellani

17/09/2017 - 10h07

PARABENS por essa iniciativa. tratar de Sr. e Sra. esta mais que bom pra essa turma que não sabe respeitar o povo. So quero ver os argumentos ridiculos que eles apresentarao.

Silvio Mendes Pereira

17/09/2017 - 09h24

Vendo e vivendo com políticos corruptos e sem nenhuma integridade fico feliz por ver um político sensato coerente e acima de tudo honesto parabéns Requião! O sr. é exemplo de político e me representa no senado cheio de abutres.

Ibaraki Nelson

17/09/2017 - 07h22

tem yd meu apoio…parabens…

Drausio Nogueira Félix

17/09/2017 - 03h54

Parabéns ao brilhante e competentíssimo Senador Roberto Requião.

Elizabeth Lucena Rodrigues

17/09/2017 - 02h58

Este Requião é interessante. E se mantém assim, ao longo deste doloroso processo de assalto, dos 3 poderes da república burguesa, contra a maioria dos brasileiros… Coerência é sempre bom. É o que o inspira confiança, e nos dá coragem.

Mauro Souto

17/09/2017 - 02h48

Muitos deles poderiamos chamá-los de Vossas desgracensas!

Conceição Teodoro

17/09/2017 - 02h37

Parabéns! Principalmente em relação a alguns advogados, como são pretensiosos!

Murilo De Novais Silveira

17/09/2017 - 02h30

Muitos políticos deveriam ser chamados de Sua Excrescência!

Murilo De Novais Silveira

17/09/2017 - 02h26

Ainda nais: senhor e senhora são tratamentos herdados talvez da escravatura. Meu velho e querido pai exigia tratamento de “você”. Dizia ele que Senhor era um só e estava muito acima da mediocridade humana. Como arquiteto cansei de ser chamado de doutor e senhor nas obras. O povo humilde se habituou a ser considerado inferior e se submeteu. Fora com isso! “Você” já e drogado de “vosmecê”, que veio de “Vossa Mercê”. Já tá bom demais!. Fora a palhaçada de deputados se tratarem de Vossa Excelência. —-Vossa Excelência é um canalha, um bandido!

    Rosalete Baldessarini

    17/09/2017 - 06h45

    Sr. e Sra. são tratamentos dados normalmente, a pessoas mais velhas e eu acho correto. Pessoas mais velhas até mesmo, os mais humildes, tem conhecimento de vida que não se adquire em faculdade. Merecem um tratamento diferenciado. Mas concordo que, os agentes públicos com pouca idade, tenham um tratamento de igual para igual, apenas tratamento respeitável.

Cristian Rodrigues

17/09/2017 - 02h07

Bela iniciativa. Parabens.

Célia Gomes

17/09/2017 - 02h00

Tania Tânia Maia

Gustavo Merten

17/09/2017 - 01h58

Tche Requiao cada vez te admiro mais e confio mais em você!

Gerson Annunciacao

17/09/2017 - 01h55

Isso quer dizer que Requião irá tratar outros com maior respeito daqui por diante?
Check out this video on YouTube:

http://youtu.be/kVCXWus6HHs

Eliana Rocha Oliveira Lana

17/09/2017 - 01h15

Muito bom. O Senador Roberto Requião tem demonstrado sensibilidade e senso de justiça. Tenho uma crescente admiração por ele.

André Liberato

17/09/2017 - 01h11

Falo isso ha muito tempo. Vamos nessa Requião.

Joao Marcos

17/09/2017 - 00h59

parabems senador isso tem que acabar…

Tito Lemos Roussenq

17/09/2017 - 00h57

Perfeito!

Milene Torma

17/09/2017 - 00h25

Maravilhoso. Esta deveria ser essa a forma de prestígio e respeito

Vania Lot

17/09/2017 - 00h13

Vania Lot

17/09/2017 - 00h12

Como anda seu projeto sobre abuso de poder! Quem o está brecando?

Eolen Coitinho

17/09/2017 - 00h12

Maravilhosa iniciativa! Parabéns senador Requião. Vc me representa!

Vania Lot

17/09/2017 - 00h11

Dar poder a esses medíocres é o que acontece!

Vania Lot

17/09/2017 - 00h11

Obrigada! Realmente estes egos estão muito além
Da própria competência!

Carla Costa Oliveira

17/09/2017 - 00h09

Cássia Oliveira

Jorge Alexander Santana

16/09/2017 - 23h58

Engraçado que, quando eu era garçom no restaurante Porta Romana, em Santa Felicidade, eu fui servir uma bebida pra ele e perguntei: “o senhor aceita uma bebida?”. Perguntei três vezes e ele fingiu que eu nem existia. Aí o assessor dele perguntou: “o NOBRE SENADOR aceita a bebida?”, aí ele fez sinal de que não queria, e não fez nem pra mim, mas pro assessor!!! Saí da mesa me sentindo um lixo… Isso que eu tinha votado nele!!! E pras câmeras agora vem querer dar uma de santo… Hipócrita…

    Wellington Calasans

    17/09/2017 - 05h53

    Pelo jeito ele mudou para melhor. E você? Vai seguir julgando as pessoas por um único erro (estou acreditando na sua história)? Não sabia que existiam pessoas perfeitas. Parece que você é. Parabéns!

    Jorge Alexander Santana

    17/09/2017 - 06h10

    Pelo visto você não conhece ou tá sendo pago pra defender esse cara. Único erro?! Esse figura aí deu uma “carteirada” nos taxistas que testemunharam o sobrinho dele assassinar as meninas num acidente de trânsito. Gritava a altos brados “eu sou um senador da república, vocês não viram nada, entenderam?!” de roupão em plena madrugada no centro de Curitiba. Vai conhecer a história primeiro e pouco me importa se você acredita ou não no que eu relatei. Eu e todos os paranaenses já estamos vacinados contra esse tipo de político. E não sou perfeito, mas também não sou burro a ponto de achar que alguém vai propor uma coisa que não acredita.

    Emersom Simões

    17/09/2017 - 10h33

    TRABALHANDO COMO GARÇOM NO REST. PIAZZA DI FIORI EM S.B DO CAMPO
    SERVI UMA LAZANHA A BOLONHESA AO LULA E ELE AGRADECEU DIZENDO
    _OBRIGADO QUERIDO

      Luiz Pereira

      18/09/2017 - 18h04

      Esse é o ponto, Lula tem por costume chamar todos de querido e querida, basta ver qualquer entrevista ou discurso dele, inclusive em discurso na ONU chamou o Secretário Geral de “meu querido Ban Ki-moon”. Se a procuradora exige ser chamada pelo título, isso é escolha dela, mas são levianos os que viram intensão de desrespeito no ato. O que no frigir dos ovos foi mero detalhe do depoimento.

    André Tinoco

    17/09/2017 - 12h54

    Emerson, faz concurso pra agente penitenciário e talvez você tenha oportunidade novamente de servir Lula novamente

    Anselmo Moreira

    18/09/2017 - 19h26

    Jorge! Vc estava valendo, a coisa mais honesta e onrada, desse mundo, que é o trabalho. É ele? Quem sabe? Roubando

    Sam Robinson

    18/09/2017 - 21h50

    fiz doutorado…

    sou funcionario publico do povo do parana, nao faco questao que me tratem por doutor… no brasil, doutor abunda e a bunda do doutor tambem… alias, a de todos!

    nao entendo de penitenciarias, tambem nao entendo de politicos que melhoram… por servir o povo paranaense, o senhor requiao eh meu ex-governador… do que entendo, conheco, ouço e vejo, politico brasileiro nao merece meu respeito…

    aos autores dos doutos comentarios, cheios de recalque, de preconceito, desrespeito, desprovidos de sustentacao, que nao seja a mera impafia de sua corrosiva vaidade, afundada na intolerancia, assim como fundada foi esta nacao, deixo minha singela lamentacao sarcastica…

    Sam Robinson

    18/09/2017 - 21h50

    fiz doutorado…

    sou funcionario publico do povo do parana, nao faco questao que me tratem por doutor… no brasil, doutor abunda e a bunda do doutor tambem… alias, a de todos!

    nao entendo de penitenciarias, tambem nao entendo de politicos que melhoram… por servir o povo paranaense, o senhor requiao eh meu ex-governador… do que entendo, conheco, ouço e vejo, politico brasileiro nao merece meu respeito…

    aos autores dos doutos comentarios, cheios de recalque, de preconceito, desrespeito, desprovidos de sustentacao, que nao seja a mera impafia de sua corrosiva vaidade, afundada na intolerancia, assim como fundada foi esta nacao, deixo minha singela lamentacao sarcastica…

    Sam Robinson

    18/09/2017 - 21h56

    Jorge Alexander Santana e Emersom Simões… creio que ambos relataram, respectivamente, o contra-exemplo e o exemplo de como devemos ser, independendente de credo, opcao sexual (tento ser humanosexual, como disse david bowie), formacao educacional, empredo, desemprego, opiniao politica, vicio ou nao…

    Sam Robinson

    18/09/2017 - 21h56

    Jorge Alexander Santana e Emersom Simões… creio que ambos relataram, respectivamente, o contra-exemplo e o exemplo de como devemos ser, independendente de credo, opcao sexual (tento ser humanosexual, como disse david bowie), formacao educacional, empredo, desemprego, opiniao politica, vicio ou nao…

    Emersom Simões

    18/09/2017 - 23h26

    André Tinoco agente penitenciário está servindo Eduardo Cunha o ídolo dos coxinhas

Marisa Amaral

16/09/2017 - 23h42

Tai, essa iniciativa do Senador Requião reflete minha opinião sobre as formas como devemos tratar a todos, coisa que sempre fiz ao longo da minha vida,com respeito e nada mais. Mesmo porque fui educada a tratar todos assim e nunca rebaixar-me, pois minha mãe dizia: “quanto mais você se abaixa mais os fundilhos aparecem”.

Áurea Ursulino

16/09/2017 - 23h39

Tem todo o apoio do povo !

Josefa Stalina

16/09/2017 - 23h34

Vida longa e muita saúde ao senador Roberto Requião!

Graça Frederico

16/09/2017 - 23h25

Parabéns, Senador! E preciso acabar com essas barreiras que determinadas classes defendem por se acharem seres superiores. Herança patrimonialusta das elites coloniais, que teimam em sobreviver.

Augustinho Conradi Augusto

16/09/2017 - 23h25

REQUIÃO TEM MINHA ADMIRAÇÃO POR TUDO OQUE TEM FEITO PARA O BEM DO NOSSO POVO TÃO MASSACRADO E SOFRIDO.PARABÉNS.

Carlos Rufino

16/09/2017 - 23h23

Parabéns Senador por mais uma vez combater esta aristrocracia brasileira. Doutor é quem fez doutorado e pronto. Senhor e senhora para os demais. Aqueles que detém o título de doutor não fazem questão deste tratamento. Doutor é título acadêmico e não pronome de tratamento.

Ilsa Rosa

16/09/2017 - 23h19

Ė isso ai tem q acabar com essa frescura mesmo

Lourdes Cunha

16/09/2017 - 23h15

muito bom !!!!

Elisabete Teixeira

16/09/2017 - 22h56

Meu total apoio Senador Requião até PORQUÊ são funcionários públicos.

Rafael Santana

16/09/2017 - 22h53

Sou coxinha.

Não importa se o Temer é chefe de organização criminosa.

Não importa se a economia está ruim e piorando.

Não importa se a quadrilha que tomou o Poder está tomando as riquezas do povo e vendendo a preço de banana.

O que importa é que tiramos o PT.

Eu não aguentava mais ver a felicidade dos nordestinos, das empregadas domésticas, ver filho de pedreiro estudando em faculdade, ver todo mundo empregado e gastando dinheiro com boas roupas, viagens, etc.

Não dava mais para distinguir rico de pobre.

Graças a Deus o Brasil está voltando ao que era. Já estou até separando umas roupas velhas para mandar para uns parentes no Nordeste. Já fazia um tempão que eu não podia ser caridoso. Com o Temer, agora eu posso ser caridoso.

Vocês me entendem né?

    Andrea Doria

    17/09/2017 - 01h49

    Sim, vossa excelência!

    Amanda Braga

    17/09/2017 - 05h07

    “Sim, vossa excelencia” kkkkk

    Rosalete Baldessarini

    17/09/2017 - 06h20

    Boa, Dr.Coxinha!!! kkkkkkkkk

    André Tinoco

    17/09/2017 - 12h50

    Qual é o país que vc descreveu mesmo? Aqui no Brasil tenho certeza que não é.

    Zilda Campos

    17/09/2017 - 13h57

    Voce sabe como expressar sua ironia com requinte.

    Ricardo Teixeira

    17/09/2017 - 17h22

Camila Govedice

16/09/2017 - 22h50

Perfeita iniciativa do Senador! Acredito que a reação ao projeto virá pela vaidade dos que acham que são deuses e dos escravos satisfeitos que adoram defender a elite, classe que os desprezam e da qual nunca chegarão nem perto.

Camerini Maria Zélia

16/09/2017 - 22h46

Concordo plenamente,aliás sempre achei desnecessário este tratamento onde muitos se aproveitam da situação ,para menosprezar outro ser humano!

Cleo Silva

16/09/2017 - 22h39

Concordo com número, gênero e grau! Aonde eu assino? Kkkkkk

Josival Oliveira

16/09/2017 - 22h38

Já está passando da hora de acabar com essa babaquice que essa casta de juízes, promotores, procuradores possui. Consideram-se superiores ao cidadão comum. Requião está corretíssimo. Isso é coisa do período colonial e só serve para envaidecer agentes públicos que se consideram superiores, tipo essa procuradora. Até que emfim!!!

Bruno Queiroz

16/09/2017 - 22h27

Belíssimo PL ! Indivíduos muitas vezes sem aptidão nenhuma para o cargo, porém o status e os vencimentos o confortam !

Antonio Odair Santos

16/09/2017 - 22h25

Título de doutor não é pronome de tratamento. É uma titulação acadêmica recebida após se transitar em processo de pesquisa por longo tempo, com julgamento criterioso feito pelos pares.

João Almeida Santos

16/09/2017 - 22h18

O pior de tudo: a qualidade dos doutores.

Osmar Henrique

16/09/2017 - 22h15

Boa iniciativa, se passar será um correção histórica. Antigamente bastava entrar no ensino superior, coisa que era muito dificil, pra mudar o tratamento e aparecerem os doutores…já era tempo disso acabar. Esse projeto é da hora….rsrs

Selma Franca Arêas Jadoul

16/09/2017 - 22h13

Tô de acordo. Acho isto um tipo de agonia antiga , uma atitude teatral … Um tratamento desafinado, enfim , uma cacofonia com babas amargas , seguidas de postilhamentos salivais inúteis que podem desatremar nossa juventude brasileira , e assim, afastá -los da coisa pública !
Então, democracia em perigo último !

    Selma Franca Arêas Jadoul

    18/09/2017 - 07h59

    Dá abuso, não é Erga ?

Tania Povoa Lustosa

16/09/2017 - 22h12

Excelente iniciativa. Tô cansada de ouvir “Vossa Excelência é um filho da puta”!!

Edilson Hildebrando de Cordova

16/09/2017 - 22h05

Aparecido de Barros

16/09/2017 - 21h45

Eisso mesmo tem q a caba com esse tipo de ta se rebaxando so por q o cara e o bacana

Wilson De Souza Souza

16/09/2017 - 21h37

Muito bem senador Requião

Maria Madalena Nunes Venceslau

16/09/2017 - 21h36

Correto

Gustavo Santos

16/09/2017 - 21h26

Boa Requião

Edno Lima

16/09/2017 - 21h15

Requião e sua costumeira falta do que fazer. Só isso !

    Wellington Calasans

    16/09/2017 - 21h31

    Edno Lima e a costumeira falta do que fazer. Simples assim!

    Marcos De Queiroz

    16/09/2017 - 21h51

    Edno com certeza é um coxinha

    Lucia Pereira

    16/09/2017 - 22h04

    Requião é um oportunista. Por que ele sempre aceitou ser chamado de v. Excelência?

    Wellington Calasans

    16/09/2017 - 22h09

    Lucia Pereira, oportunistas são as falsas excelências…

    Lucia Pereira

    16/09/2017 - 22h13

    Requiao é uma falsa excelência! !!!! Ele é senador!!!!

    Lucia Pereira

    16/09/2017 - 22h14

    No congresso todos são chamados de v exc….

    Flavia Teixeira

    16/09/2017 - 22h18

    Lucia Pereira jamais DOUTORA e nunca será excelência. No máximo, recalcada

    Camila Govedice

    16/09/2017 - 22h46

    Lucia Pereira pelo que entendi na entrevista, é isso que ele quer extinguir, não é?

    Murilo De Novais Silveira

    17/09/2017 - 02h29

    Lucia Pereira, V. Excia. não entendeu nada, né?

Zé Marchese

16/09/2017 - 21h07

A procuradora ficou célebre não como querida, mas como pentelha.

    Lucia Pereira

    16/09/2017 - 22h02

    Eu tbm nao dou intimidade para qkqr um me chamar de querida. Ele nao sabe se comportar . Ele estava em um tribunal e nao em uma mesa de bar!!

    Flavia Teixeira

    16/09/2017 - 22h16

    DOUTORA é quem fez doutorado… e você sabe como deve chamar um ex presidente? DOUTOR HONÓRIS CAUSA em 42 Universidades no Brasil e exterior?

    Zé Marchese

    17/09/2017 - 09h40

    tem gente que acha o Facebook um tribunal de inquisição…

Rosangela Peixoto

16/09/2017 - 21h02

Maravilha Senador! Quando acompanho o senhor, sinto que nem tudo está perdido . Parabéns

Neuza Anselmo

16/09/2017 - 20h57

Tem mesmo que acabar com estes tratamentos diferenciados, eles povo acham que tem o rei na barriga

Toninha Bispo

16/09/2017 - 20h46

SENHOR ROBERTO REQUIÃO , confesso que eu não ia muito com sua cara, mais depois dessa tem todo meu respeito e apoio.

Benedito Maria da Silva

16/09/2017 - 20h45

É isso aí Senador Requião, vc me representa!

Debora Martins

16/09/2017 - 20h39

Falando nisso aqui na Suíça no consulado brasileiro, de uma hora p outra os funcionários estão se achando. Dá até medo de ir pedir uma informação.

    Erga Omnes

    18/09/2017 - 05h06

    Kkkkkkkkkk da para ter ideia do que passamos aqui… Kkkkkkkkk

Pedro Delfino Marques

16/09/2017 - 20h35

Tem q acabar com essa herança colonial patrimonialista e elitista de chamar médicos e advogados de “doutor” e “doutora”, e membros do congresso e juízes de “excelência”. Doutor é quem tem doutorado e ninguém tem obrigação de saber o nível educacional de outra pessoa. E excelente seria o povo tomar o controle dos meios de produção!!!

Fausto Amaral DE Barros

16/09/2017 - 20h27

Aquela procuradora ter ter chulé.

    Lucia Pereira

    16/09/2017 - 22h05

    Ela está em um tribunal!!!

    Flavia Teixeira

    16/09/2017 - 22h18

    Jura???

    Camila Govedice

    16/09/2017 - 22h44

    Lucia Pereira por que Lula deveria subserviência a uma agente pública que é igual a todos?

Paulo Geovane Ramalho

16/09/2017 - 20h24

Esses pronomes mau usados servem para subjugar as pessoas, ótima ideia

Murilo Andrade

16/09/2017 - 20h18

Me representa

Murilo Andrade

16/09/2017 - 20h16

Cristóvão Macêdo Pinto

Murilo Andrade

16/09/2017 - 20h16

Clara Andrade

Murilo Andrade

16/09/2017 - 20h16

Felipe Bezerra Andrade

Murilo Andrade

16/09/2017 - 20h15

Bianca Nalini


Leia mais

Recentes

Recentes