Menu

Barroso aceita denúncia contra Temer. E daí?

Barroso aceitou  denúncia contra o presidente da república, Michel Temer. Abaixo, o texto publicado no site do STF, para registro histórico. Ai, ai, Barroso… Barroso acaba de voltar de Washington, onde participou de seminário no Instituto Wilson, um dos thinks tanks mais importantes da comunidade de inteligência dos Estados Unidos, e que representa para o golpe […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Barroso aceitou  denúncia contra o presidente da república, Michel Temer. Abaixo, o texto publicado no site do STF, para registro histórico.

Ai, ai, Barroso…

Barroso acaba de voltar de Washington, onde participou de seminário no Instituto Wilson, um dos thinks tanks mais importantes da comunidade de inteligência dos Estados Unidos, e que representa para o golpe de hoje o que foram o Ibad e o Ipes para o golpe de 1964, e onde ele, Barroso, fez questão de afirmar sua submissão à Lava Jato e a Sergio Moro, ignorando todas as críticas internas no Brasil e o profundo drama social vivido pelos brasileiros pobres.

Não foi apenas Palocci que se tornou cachorro de Sergio Moro. Barroso também. De Sergio Moro e da CIA.

Assistam ao vídeo de Barroso no Instituto Wilson e dêem sua opinião!

Bem, o que pretende Barroso?

Agora a gente já entende como é o jogo.

Ao mesmo tempo em que ele sinaliza apoio a todas as reformas neoliberais defendidas por Temer e Globo, o judiciário faz questão de afirmar que ele, o judiciário, detêm o poder.

O judiciário e a mídia, claro.

Barroso não tomaria nenhuma medida que não contasse com o apoio integral da Globo.

Ao mesmo tempo, Globo e mídia em geral, apoiam o governo através de uma manipulação brutal da informação, que confunde a sociedade e a impede de se organizar.

A Globo apoia e participa dos ataques judiciais que debilitam as forças de oposição a Temer. Essa é a maneira mais inteligente de apoiar um governo: ajude a destruir seus adversários.

A Globo e o judiciário, sentindo a dificuldade de apoiar abertamente um governo tão manifestamente bandido, e tão profundamente rejeitado pela população, preferem apoiar a destruição das forças políticas que poderiam organizar e conduzir protestos populares.

A análise de que a Globo ou o Judiciário querem “derrubar” Temer é uma falácia, porque Globo e Judiciário apoiam tudo que Temer faz, tudo que Temer fala, tudo que Temer veste, tudo que Temer propõe, e atacam todos aqueles que, verdadeiramente, de maneira política e sistemática, se opõem a Temer.

O Brasil foi tomado por organizações criminosas, e não me refiro aos políticos, e sim ao consórcio formado por suas instituições jurídicas e mídia.

Ao aceitar a denúncia contra Temer, e ao mesmo tempo silenciar sobre a ação que pede a anulação do impeachment, Luis Roberto Barroso faz jus à sua fama de “príncipe do estado de exceção”.

Ele quer pairar sobre o país devastado como um ser superior, etéreo, acima das paixões políticas, tentando talvez enganar a si mesmo sobre o papel central que desempenhou no golpe de estado que assassinou 54 milhões de votos.

Barroso já parou para analisar que o mesmo presidente que ele considera suspeito tem o poder de despejar milhões de reais na imprensa, via recursos da Secom, além de controlar a TV Brasil de maneira cada vez mais ditatorial?

Seria sofisticado demais para o intelecto do príncipe entender que um governo com rejeição de 95% está jogando dinheiro público apenas em mídias que apoiam as reformas igualmente rejeitadas por 95%, e que isso é, evidentemente, uma afronta ao mais basilar princípio republicano, onde se deve separar o que pertence ao governo e o que pertence ao Estado?

As empresas de mídia, financiadas por aqueles que estão salivando para se tornarem donos do nosso patrimônio público, sem sequer usar dinheiro do próprio bolso (o BB e o BNDES irão financiar), também recebem dinheiro de um governo profundamente corrupto, que coordena as privatizações.

Isso é corrupção, pura e simplesmente, mas quem fará essa denúncia?

Entretanto, será interessante acompanhar a reação da imprensa à denúncia contra Temer. Irão mandar repórteres fuçar o passado do ex-presidente?

Irão fazer infográficos?

Ah, tinha esquecido. Amanhã tem espetáculo da Lava Jato em Curitiba. Não poderia haver momento melhor para denunciar Temer.

As atenções estão todas voltadas para… Lula.

***

No site do STF

Terça-feira, 12 de setembro de 2017
Ministro Barroso autoriza abertura de novo inquérito contra o presidente Michel Temer

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (12) a abertura de inquérito contra o presidente da República, Michel Temer, para investigação de suposta prática dos crimes de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro. O novo inquérito, requerido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Petição (PET) 7123, envolve possível repasse de valores a Michel Temer e a Rocha Loures e eventual vinculação de serviços prestados por representantes da Rodrimar S/A à edição do Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado pelo presidente da República.

Ao deferir o pedido, o ministro Barroso observou que, para a abertura de inquérito, basta a existência de indícios plausíveis de materialidade e autoria. No caso dos autos, o relator considerou que os elementos colhidos pela Procuradoria-Geral da República revelam que Rodrigo Rocha Loures, “homem sabidamente da confiança do presidente da República”, menciona pessoas que poderiam ser intermediárias de repasses ilícitos para o próprio presidente, em troca da edição de ato normativo de específico interesse de determinada empresa, no caso, a Rodrimar S/A, demonstrando haver razoabilidade no pedido de abertura de inquérito formulado pelo procurador-geral.

“A ninguém deve ser indiferente o ônus pessoal e político de uma autoridade pública, notadamente o Presidente da República, figurar como investigado em procedimento dessa natureza. Mas este é o preço imposto pelo princípio republicano, um dos fundamentos da Constituição brasileira, ao estabelecer a igualdade de todos perante a lei e exigir transparência na atuação dos agentes públicos. Por essa razão, há de prevalecer o legítimo interesse social de se apurarem, observado o devido processo legal, fatos que podem se revestir de caráter criminoso”, afirmou o relator.

O ministro enfatizou que a autorização de abertura de inquérito não implica qualquer prejulgamento nem rompe com a presunção de inocência que a Constituição assegura a todos os cidadãos brasileiros.

***

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Monteiro filho

14/09/2017 - 11h05

Que saudade quando lula viajava o mundo falando em português p mostrar ao mundo que existiam os enquanto nação independente e com cultura e linguagem própria . Agora estes coxinha togados e outros sem toga destroem nossa identidade .

Daniel Dantes

14/09/2017 - 09h44

Um verdadeiro pateta tupiniquim. Atesto vivendo ha mais de 30 anos no primeiro mundo. E digo que o primeiro mundo que moro nao e’ no moribundo USA, pais em decadencia e nao civilizado. Eu atesto que este capiau de toga e’ um atrasado. E como a elite mais atrasada do planeta gosta, sou branco e tenho doutorado. E’ de chorar de rir, esta elite super atrasada com estes bandidos de togas super atrasados. E ainda escolhem um Pais decadente como o US. Escolha a encadinavia seus atrasados sem patria.

Maria Thereza

13/09/2017 - 22h42

ontem mesmo comentei sobre isso: aceita, enrola, arquiva. esse golpe não tem ponta solta. Tio sam treinou o pessoal bem direitinho e todos sabem que acidentes acontecem.

gustavo

13/09/2017 - 21h20

BARROSO nada mais é do que um menino da NSA e da GLOBO. Ele e seu pupilo advogado da ABERT manipulam exclusivamente para garantir os abusos da mídia golpista, especialmente no tocante ao CALA A BOCA JÁ MORREU. Mas a ministra CARMEN talvez tenha esquecido que o NASSIF aguarda, há três anos, uma ação judicial para direito de resposta contra a VEJA. Ele, apenas por ter denunciado o abuso da juíza do caso, que simplesmente se recusa a trabalhar contra a VEJA, foi condenado por um par dela a uma multa de 50.000 Reais, ora em grau de recurso. Ou seja, inexiste direito de resposta no Brasil. As bocas das pessoas de bem são caladas, menos, é claro, as da GLOBO, VEJA et caterva.

augusto2

13/09/2017 - 19h44

Por falar em CIA, anotem por favor ai que, no Imperio do norte, acabam de INVENTAR a 18ª (décima oitava) agencia do tipo agencia de tres letras…
Criada alias no ano pasado, pela Executive order do Depto de Estado em março, 2016.
Chama-se, atençao- tã, tan tan tan : Global Engagement Center. ou seja GEC.
oBJETIVO: Coordenar os temas, conteudos e açoes de comunicaçao de TODAS as outras… para EFEITO DE COMUNICAÇAO A AUDIENCIAS ESTRANGEIRAS. (coordinating contents and action to foreign audiences).
E as tais executive orders do Imperio correspondem a nossas MEdidas Provisorias.
Digo a decima oitava pra as pessoas não se percam na contagem.

Belmiro Machado Filho

13/09/2017 - 15h03

A fragilidade de caráter do Sr. Barroso só é comparável aos daqueles que ele e seus colegas de toga, através do golpe, colocaram no comando do país.

Atos

13/09/2017 - 13h50

O jornal Lorotas do Amanhã está sempre aprontando e conduzindo o gado conforme pelos bretes.

Ivaldo Muniz Carvalho

13/09/2017 - 08h27

Pior que tudomisso é a chegada do do doria ao poder! O que será do nosso Brasil? O coxinha e filha da vovó como presidente?

jossimar

12/09/2017 - 20h59

Sabe o que me deixa profundamente triste Miguel?
É saber que uma porcaria desta foi indicada ao stfezinho por um governo petista.
Como é que pode um governo popular nomear ministros tão pusilânimes como os que os governos do PT nomearam ao stfezinho durante treze anos? Meu Deus, é muita burrice.
O FHC nomeou apenas um que vale pelos onze nomeados pelo PT. Passa alguma coisa contra o psdb no supremo? ou em qualquer lugar?
Quando José Dirceu quis ser julgado pelo supremo acreditando que seria feita justiça, o que aconteceu?

    Marcos

    16/09/2017 - 10h06

    Cara, sinceramente, quando penso nisso dá vontade de implodir o PT. Republicanismo imbecil que quer fazer parecer melhor que todos, tentando ser “justo” ou algo assim. Imagine se FHC errou ao escolher gilmar mendes!!! Nunca! Foi a escolha perfeita (talvez a mais perfeita escolha de um ministro para o STF em toda sua história!!). Um homem PERFEITAMENTE alinhado com o PSDB, com seus interesses, que não tem o mais mínimo pudor em defender os seus. Agora olhem as merdas escolhidas por Lula e Dilma!!! Até hoje me pergunto o que Lula e Dilma quiseram provar com essas indicações toscas? E nem adianta dizerem: “como é que eles iam saber?”. Como é que FHC ia saber né???????

ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO

12/09/2017 - 20h06

Hoje, tudo que é sólido se desmancha no ar. O Golpe tem seus caprichos. Aceitar o inquérito contra Temer no momento que Lula será ouvido por Moro é uma jogada até prevista: nós do judiciário somos neutros politicamente. Nada impede que amanhã o tal inquérito seja arquivado “por falta de indícios”. Se Barroso já veio com este ensaio, não vai conseguir tampar o sol com a peneira de sua personalidade: sente-se um ministro submisso ao tribunal de Curitiba. Ele e Moro vão, frequentemente, aos Estados Unidos receber a lições. As instituições da República traem o Brasil: de um Estado Democrático de Direito conseguiram transformar o país num Estado Democrático DA DIREITA. E ENGANAR O POVO NÃO TEM LIMITE. “Me engana que eu gosto”,

Fabiano França

12/09/2017 - 19h52

A CIA está aplicando o seu plano B. Mantendo seus tentáculos no poder judiciário.

Fabiano França

12/09/2017 - 19h52

A CIA está aplicando o seu plano B. Mantendo deus tentáculos no poder judiciário.

    Fabiano França

    12/09/2017 - 19h53

    *seus tentáculos

Valdeci Elias

12/09/2017 - 18h33

No Brasil a corrupção começa , com os juízes burlando a Lei do Teto do funcionalismo.


Leia mais

Recentes

Recentes