Menu

A ilusão da direita: destruir Lula e o PT é como querer parar a história

A ilusão da direita política – destruir Lula e o PT é parar a história Por Eugênio José Guilherme de Aragão Vivemos tempos difíceis de obscurantismo na política. Há pouco mais de ano experimentamos um golpe protagonizado por trombadinhas travestidos de parlamentares, muitos, como agora vai se comprovando aos poucos, regiamente pagos para tanto. Derrubaram […]

76 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A ilusão da direita política – destruir Lula e o PT é parar a história

Por Eugênio José Guilherme de Aragão

Vivemos tempos difíceis de obscurantismo na política. Há pouco mais de ano experimentamos um golpe protagonizado por trombadinhas travestidos de parlamentares, muitos, como agora vai se comprovando aos poucos, regiamente pagos para tanto.

Derrubaram uma presidenta séria e honesta, eleita com 54 milhões de votos. Suas lideranças se encontram hoje presas ou prestes a ingressar no rol dos culpados por corrupção.

Entrementes o governo golpista, composto de maioria branca, masculina e sexagenária, derrogou direitos, passou a tratar com indiferença o discurso de ódio, reprimiu manifestações e destruiu políticas públicas em todos os setores.

O país está com sua economia no chão, com taxas recordes de desemprego e com perda de liderança internacional. A política externa se resume a hostilizar governos vizinhos de esquerda e a chaleirar Tio Sam. Os ativos do país estão sendo dilapidados sem qualquer retorno para a sociedade. Povos indígenas e quilombolas são desrespeitados nos direitos mais comezinhos, como, de resto, toda a população de baixa renda, que sofre o impacto de um enorme retrocesso nos investimentos sociais.

Vivemos também um caos institucional. Com o escândalo produzido pelo Procurador-Geral da República na quinzena que se encerra, vem à tona o que já há muito se adverte: o desvio ético de agentes estratégicos do Estado, mais preocupados em bater clara, fazer marola, para chamar a atenção da sociedade para si e se alavancar para valorização corporativa.

Induzem-se delatores premiados prospectivos a gravarem interlocutores de alto calibre político e a estimularem-nos a revelar versões comprometedoras de tratativas nada republicanas com empresários.

Depois, entregam-se as gravações à curiosidade pública, antes mesmo que possam ser avaliadas pelo judiciário no tocante a sua aptidão probatória. Ferem-se os princípios da presunção de inocência e do devido processo legal.

Destroem-se reputações e interfere-se gravemente no processo político, indispondo a sociedade com o parlamento e o governo da vez. Não é preciso ser constitucionalista para saber que esse tipo de procedimento é incompatível com o Estado democrático de direito.

Entrementes juízes se dão o direito de posar de heróis nacionais, festejando o modo como atuam em seus processos criminais e de improbidade administrativa. Dão entrevistas, palestras pagas mundo afora, se empenham para a produção de longa-metragem sobre suas façanhas jurisdicionais.

Outros magistrados, mais cínicos, dão decisões claramente seletivas, pela cara do freguês, sem se portarem com a evidente contradição entre seus votos e com o estrago a sua própria reputação. Há, ainda, os que se gabam de sua posição política em perfis de Facebook. O dano que esse modo de proceder está a causar à credibilidade do judiciário é incalculável e se refletirá por gerações na insegurança jurídica no país.

A falta de um projeto nacional de direita e seu desespero de vê-lo mais competentemente desenhado e implementado por governos populares levou atores políticos inescrupulosos, a elite brasileira e as carreiras privilegiadas do serviço público, com forte apoio da mídia comercial, a mobilizarem falsa agenda moralista de combate à corrupção, com alvos bem identificados à esquerda do espectro político e em que tudo vale.

É uma guerra sem regras de engajamento, sem respeito mínimo a standards humanitários. O objetivo é claramente fulminar os governos populares e seu projeto nacional, para todo o sempre, ainda que não tenham nada para colocar em seu lugar.

Numa democracia consolidada, o convívio entre projetos distintos de país é um fato amplamente aceito. O governo da vez implementa o seu e, na virada eleitoral, a oposição feita governo, o muda, para adequar melhor a seus objetivos políticos.

Há adversidade com respeito, porque o revezamento no poder é a rotina saudável das democracias representativas. No Brasil estamos longe disso. Há verdadeira aversão mortal pelo projeto da esquerda, que a direita sempre tentou solapar. Há várias razões para isso.

Existe, antes de mais nada, algo de atávico, ancestral, no desprezo conservador pelo verdadeiro bem comum. A elite brasileira não se vê como uma parte de um todo, mas como segmento social diferenciado, incomodado com a péssima vizinhança dos pobres, tidos como feios, porcos, violentos e preguiçosos. Se pudesse, essa elite lançaria mão de uma política de extermínio dessa “ralé” abusada, que quer disputar espaço com ela. Bem que tentou, na segunda metade do século XIX, quando se pôs a “embranquecer” a população do país com uma política de imigração de europeus. Mas os tempos eram outros.

Em segundo lugar, há os ganhadores do modelo espoliatório do Estado brasileiro. Rentistas, especuladores, atores políticos que vivem da extorsão de facilidades e o capital financeiro de um modo geral têm acumulado ativos num vulto nunca antes visto na história do Brasil. Trata-se de um capital ocioso, à falta de tecnologia e disposição de risco dos empreendedores.

É esse enxame de dinheiro que pede ser investido para se multiplicar que tem sido responsável por más práticas na política. Os atalhos de agentes econômicos, sempre buscando o caminho mais curto para o enriquecimento pessoal, são o mais grave sintoma do ócio do capital. A mudança para uma cultura do investimento produtivo e transformador é trabalhosa e mexe com os interesses daqueles que se fizeram no ócio.

Por isso, uma vez voltados ao poder, tratam de destruir toda a infraestrutura que fora alocada para a transformação econômica. São essencialmente antinacionais esses ganhadores do modelo espoliatório. Acabam-se os projetos sociais e ambientais, os avanços na educação e na pesquisa, a implementação de uma matriz energética soberana e a política externa altiva, na busca de oportunidade de negócios competitivos.

A destruição do PT e a de Lula, em especial, é a cerejinha no bolo da direita política. É o passo final para garantir a ociosidade permanente do capital e a reprodução perpétua do regime de rentismo e de apropriação de ativos pelos poderosos.

Para levar adiante seu plano – já que golpes militares com intimidação, tortura e desaparecimentos forçados teriam um custo de imagem muito grande – instrumentalizam as instituições do Estado constitucional em seu favor. A instrumentalização se faz pela captura das corporações, dando-lhes o brio que tanto almejam. Comportam-se feito burro a seguir uma cenoura estendida a sua frente com uma vara de pescar. Quem a estende é a mídia, eternamente servil aos interesses dessa direita do capital ocioso.

É assim que se explicam condutas como a de Sérgio Moro, da patota da Lava Jato e de Rodrigo Janot. Fazem parte de uma estratégia só, alguns mais conscientes do que outros do papel que desempenham.

A Justiça política nada mais é que a Justiça a serviço dessa demolição do projeto nacional da esquerda brasileira. Depois de desmontar a indústria da construção civil, da engenharia naval e nuclear, do setor de produção petrolífera, passam à perseguição daqueles que têm potencial de reverter o cenário de terra arrasada.

Não se espere, por isso, um processo equilibrado, com respeito às regras do julgamento justo e do devido processo Legal. A persecução criminal se converteu numa arma de destruição em massa, na ilusão de erradicar a corrupção, como se esta conseguisse ser vencida com o estímulo ao capital ocioso. Mas a mensagem criminalizadora cola, de tanto que é repetida em redes sociais, na televisão, nas rádios e nos periódicos.

A maior ilusão dessa direita política é, porém, pensar que destruindo Lula e o PT consegue parar a história a seu favor. Consegue atrasá-la, com certeza, porque ambos têm sido poderosos instrumentos de transformação social e política no Brasil e reconstruir a base de atuação para dar seguimento a um projeto nacional dilacerado pelos interesses rasteiros da elite antinacional tem um custo político e temporal enorme.

Mas as contradições de nossa sociedade não morrem com a aniquilação temporária dos sonhos da maioria dos brasileiros. Os excluídos continuam aí, perdedores do processo de desapropriação de ativos do Estado e não deixarão de existir com a derrocada de Lula e do PT.

Pelo contrário, as contradições se acirram e preparam o terreno para a inevitável luta encarniçada que se seguirá. Lula e o PT são o caminho para a transformação democrática e os que contra eles abusam do poder de intimidação do Estado estão, mesmo que alguns tolinhos o façam involuntariamente, apostando no caos e na guerra social. Por isso que lutar para obstar a perseguição de Lula e do PT é defender a democracia e o projeto de um Brasil soberano que desponte produtivo e competitivo no mundo global.

Eugênio José Guilherme de Aragão foi Ministro da Justiça do Governo da Presidenta Dilma Rousseff

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo Barros

12/09/2017 - 12h44

a história do Partido dos Trabalhadores não irá parar sem Lula, Dilma, Gleice, Dirceu, Genoino e outros que usam o partido para ganhar força e que omitem possibilidades de novos gestores para o futuro da esquerda no Brasil, e sim e sem essas pragas oportunistas é que tudo irá evoluir!… Palocci estanca a eterna sangria da velha política de exploração, mentiras e promessas populistas… #FORATODOS #FORATEMER #FORALULAu

    João Carlos AGDM

    12/09/2017 - 11h14

    Prezado “Eduardo Barros”
    O que eu escrevi para o “Gilmar Damasceno” no comentário seguinte serve para você.
    Só que você eu acho que é da contrainformação mesmo, vindo a um site de esquerda falando essas imbecilidades.

Gilmar Damasceno

12/09/2017 - 12h02

A direita, centro, o que seja não destruiu o Lula, Dilma e nem o PT, eles se destruíram sozinho, onde PT e os dois ex presidente tocaram vieram corrupção haja vista o meu Rio de Janeiro, isso não quer dizer que nos outros governos civis anteriores não houve corrupção, mas Lula e Dilma se superaram, estam no empate com o Temer.

    João Carlos AGDM

    12/09/2017 - 11h11

    Caro “Gilmar Damasceno”
    escolha para você uma (ou mais) das alternativas abaixo:
    1. Você é traidor do Brasi, trabalha na contrainformação em site da esquerda, a serviço da GL do Mal & CIA (acho que não, você não apresenta um raciocínio escorreito, mas, pode ser provável)
    2. Você tem a cabeça envenenada pela leitura e visão unilateral da Globo & CIA, não lê informação alternativa
    3. Você é idiota mesmo, ainda não percebeu que a GL do Mal fez você de idiota, destruiu quem se opunha aos nossos inimigos, e está destruindo o Brasil em proveito dos nossos inimigos, os interesses financeiros internacionais de dinheiro

Aldrovando Porto

12/09/2017 - 11h47

Uma historia imunda corrupta de moral rasteira. É melhor passar o apagador para não entrar nos livros de historia deste Brasil desmantelado pela corja petista

    João Carlos AGDM

    12/09/2017 - 11h06

    Caro “Aldovandro Porto”, escolha para você uma (ou mais) das alternativas abaixo:
    1. Você é traidor do Brasi, trabalha na contrainformação em site da esquerda, a serviço da GL do Mal & CIA (o mais provável)
    2. Você tem a cabeça envenenada pela leitura e visão unilateral da Globo & CIA
    3. Você é idiota mesmo, ainda não percebeu que a GL do Mal fez você de idiota, destruiu quem se opunha aos nossos inimigos, e está destruindo o Brasil em proveito dos nossos inimigos, os interesses financeiros internacionais de dinheiro

Joseph Costa

11/09/2017 - 22h59

A direita não precisa destruir ninguém, a esquerda já acabou, só roubam!

    Simone Dos Santos

    12/09/2017 - 02h17

    Ass: O calanguinho do nordeste ????????????

    Simone Dos Santos

    12/09/2017 - 02h17

    Ass: O calanguinho do nordeste ????????????

    Simone Dos Santos

    12/09/2017 - 02h18

    Então o nordeste era comunista? ????????????

    Simone Dos Santos

    12/09/2017 - 02h18

    Então o nordeste era comunista? ????????????

    Joseph Costa

    12/09/2017 - 02h33

    Mimimi

    João Carlos AGDM

    12/09/2017 - 11h17

    Caro “Joseph Costa”
    Escolha para você uma (ou mais) das alternativas abaixo:
    1. Você é traidor do Brasi, trabalha na contrainformação em site da esquerda, a serviço da GL do Mal & CIA (o mais provável)
    2. Você tem a cabeça envenenada pela leitura e visão unilateral da Globo & CIA
    3. Você é idiota mesmo, ainda não percebeu que a GL do Mal fez você de idiota, destruiu quem se opunha aos nossos inimigos, e está destruindo o Brasil em proveito dos nossos inimigos, os interesses financeiros internacionais de dinheiro

Andreia Bolfe

11/09/2017 - 22h51

A história de roubos propinas desvios de dinheiro do povo!!

    João Carlos AGDM

    12/09/2017 - 11h22

    Cara “Andreia Bolfe”.

    Você tem a cabeça envenenada pela leitura e visão unilateral da Globo & CIA. Continue lendo O Cafezinho e outros sites de esquerda. Se você não trabalha na contrainformação em site de esquerda você se cura.
    Você ainda não percebeu que a GL do Mal fez você de idiota, destruiu quem se opunha aos nossos inimigos, e está destruindo o Brasil em proveito dos nossos inimigos, os interesses financeiros internacionais de dinheiro

Alan Walnut

11/09/2017 - 22h43

Relembrando o bombardeio de Pinochet covardemente no palácio onde estava Allende me faz crer que os inimigos estão bem pertos e muito bem armados. Basta governar para o povo que algo de mal vai acontecer.

Geórgene Grilli

11/09/2017 - 20h49

a figura ilustra bem o coletivismo pregado pela esquerda

    João Carlos AGDM

    12/09/2017 - 11h26

    Caro “Geórgene Grilli”
    Por esta joia de comentário, em você eu aposto todas as fichas:
    Trabalhas para nossos inimigos na contrainformação em site de esquerda.
    Quanto pagam lá no instituto, em dólares?

joao

11/09/2017 - 17h39

Porque sera que o 11 de setembro a midia so lembra das torres e nao do golpe dado pelo mesmo governo contra uma democracia em 1973 quando conspiraram e derrubaram o presideente legitimamente eleito Salvado Allende.
Se o mundo tivesse se portado diferente nauela ocasiao acredito que nao teriamos o golpe de 2016 quando tiraram do poder a primeira presidenta eleita por voto direto no Brasil e cuja biografia nada consta de ser corrupta e muito menos ldra como seu vil sucessor que a cada dia afunda mais em corrupçao , pratica que ja se acostumou a muito tempo e a midia nao fala para nao relembrar este momentos tragicos como o acontecido no Chile.

Flavio Bazarim

11/09/2017 - 20h29

Tania Maria Maria

11/09/2017 - 20h28

A análise foi importante e clara!!!!. A história não para.

João Carlos AGDM

11/09/2017 - 17h04

Pelo amor de deus, a esquerda precisa parar com este discurso de luta de classes no Brasil.
Este discurso serviu até o início do século passado.
Agora, o inimigo comum de todos nós brasileiros, empresários, ricos, milionários, classe média, classe média baixa, e pobres são os grandes interesses financeiros internacionais.
Que nos roubam, nos saqueiam, nos pilham.
De todos os modos.
E para isto precisam eliminar, destruir oposições que lhes dificultem a pilhagem.
Como fizeram com o PT, com Lula, com Dilma.
Para as pilhagens tranquilas também precisam de um povo destruído, como estão fazendo com o povo brasileiro.
Tendo a Globo e o resto da mídia como a ferramenta de destruição.
E mais uma vez pelo amor de deus 99,99% dos brasileiros não são brancos. Praticamente não existe branco no Brasil.
Este posicionamento da esquerda só serve para desunir, nunca para unir os brasileiros contra o inimigo comum.

    Mauricio

    12/09/2017 - 12h15

    João Carlos, quem espalha ódio é a direita. Quando você viu em programas de televisão alguém da esquerda berrando pra alguém ir tomar no c…? Quando você viu alguém da esquerda dizer que aeroporto virou rodoviária? Quem é contra os programas de distribuição de renda e quem chama os beneficiários de vagabundos? É a esquerda?
    Enquanto houver ricos e pobres vai haver lutas de classes, principalmente enquanto os ricos mal educados não respeitarem os direitos conquistados pelos pobres. A luta de classes não é uma luta de ódio, mas de defesa de interesses e prioridades, a do rico é diferente do pobre, o primeiro a prioridade é saber se o helicoptero esta arrumado pra ir pra casa de veraneio em algum lugar, o segundo por comida na mesa. O rico, o milionário vai ter de deixar de ganhar um pouco, vai ter de abrir mão de regalias, privilégios… quando isso acontecer, os inimigos vão ser destruidos automaticamente esó assim o Brasil vai se arrumar.

      João Carlos AGDM

      12/09/2017 - 14h00

      Observe: as classes média, e classes mais alta têm (ou tinham) 80% de rejeição a Lula.
      Sem apoio dessas classes, dificilmente um governo irá se sustentar.
      E foi o que aconteceu. A Globo e o resto da Mídia envenenou a cabeça deles contra Lula, Dilma e o PT. Não foi a luta de classes que fez isto, destruiu o PT, Lula e derrubou Dilma, Foi a Globo e o resto da Mídia
      Lula, Dilma e o PT, que fizeram estatisticamente o melhor governo de todos os tempos para o Brasil e os brasileiros.
      Por que a Globo e o resto da Mídia fizeram isto, destruíram quem tanto fez e iria continuar fazendo pelo Brasil e pelos brasileiros??????????????
      AFINAL, PARA QUEM TRABALHA (OU É OBRIGADA A TRABALHAR) A GLOBO E O RESTO DA MÍDIA??????
      NÃO SERÁ PARA OS GRANDES INTERESSES FINANCEIROS/DINHEIRO internacionais que nos roubam e saqueiam desde sempre???????????????????????????????????
      Todos os brasileiros somos vítimas, é isto que eu tento esclarecer. Nossa luta tem que focar no mal que a Globo e o resta da Mídia causam ao Brasil e aos brasileiros.
      O resto, que você comenta, são consequências.

        Mauricio

        12/09/2017 - 16h10

        Claro que foi a luta de classes, os ricos sustentam e mantem essa luta de classes, o pobre acredita na união da sociedade, tem pobre que acha que ele não vive sem o rico, que é o famoso pobre de direita. Não existe classe média alta, baixa, meio alta meio baixa, é tudo pobre João, e, existe o rico, que financiou o golpe, que é representado pela midia. Meu comentário não é consequencia, mas a causa. Um abraço e estamos juntos, isso que importa.

          João Carlos AGDM

          12/09/2017 - 22h28

          Caro Maurício, se você não entendeu o que eu disse, a coisa é feia.
          Entender que a Globo, que aparece tão nossa amiga, no fundo é nossa inimiga, é muito difícil.
          É nos noticiários é que ela ( e todo o resto da Mídia) é nossa inimiga. nossa inimiga.
          De qualquer forma, um abraço.
          Espero que sejamos vencedores, e que o Brasil se alevante do precipício em que está sendo levado.
          País ainda mais infernal para todos nós….

          Mauricio

          13/09/2017 - 08h31

          João, lógico que sei que a mídia e seus anunciantes são nossos inimigos, nunca falei o contrário, concordo plenamente e sei também da necessidade de uma união para derrotar esse inimigo, mas temos de ter cuidado nessa união, apenas isso.
          Um abraço.

          João Carlos AGDM

          13/09/2017 - 10h59

          Desculpe Mauricio, mas, não concordo totalmente.
          Como eu disse, ricos e pobres somos todos vítimas.
          No momento que os empresários (que perdem dinheiro e mesmo suas empresas com a política nefasta e a verdadeira corrupção de governos tipo PSDB)
          e os ricos (que não podem ter tranquilidade em meio a tanta criminalidade) perceberem que Lula, Dilma e o PT são seus amigos, e que a Globo e o resto da Mídia trabalham (ou são obrigadas a trabalhar) para os nossos inimigos……………………………aí, não vai ter prá ninguém.
          O Brasil será uma nova Venezuela

          Mauricio

          13/09/2017 - 12h25

          João, de certa forma em 2003 esses ricos, em consequencia dos desgovernos FHC estavam totalmente quebrados e apoiaram o Lula, assim que a situação melhorou pra eles, patrocinaram o golpe e passaram a criminalizar o Lula e o PT. Quantas vezes for que houver essa união, eles vão se recuperar e dar golpe novamente, é um ciclo vicioso, a classe média quebra e apoia a esquerda, esta recupera o status deles e eles se acham milionários e traem a esquerda, é isso que sempre acontece e vai acontecer.

          João Carlos AGDM

          13/09/2017 - 22h52

          Maurício, pela última vez.
          Quem patrocinou o golpe foi o grande poder financeiro internacional. Que usa a Globo e todo o resto da Mídia brasileira.
          Que controla a mìdia brasileira, controla a Mídia dos Estados Unidos, controla a Mídia de quase to todo o Mundo.
          Só não controla a Mídia da Rússia, da China, de Cuba , do Irã, da Coreia do Norte e outros menos votados.
          Se não me fiz entender, não dá mais.
          Fraternal abraço,

          Mauricio

          14/09/2017 - 09h05

          João, o poder financeiro internacional financiou, também, entendeu? também! Grandes empresários brasileiros compraram deputados e senadores, investiram em todos os meios de comunicação, tanto TV, rádio, jornais, internet… e fizeram a classe média de massa de manobra. Não discuto com você de que o planejamento e muito dinheiro veio do capital financeiro internacional, mas não podemos tirar a culpa da nossa elite economica, entendeu?
          Um abraço,

Paulo L Maia

11/09/2017 - 20h00

Malon Vieira Peixoto

11/09/2017 - 19h37

Coitado do lula e do pt… nunca deram motivos pra serem atacados hahahahahaha

    Valéria Paz

    11/09/2017 - 19h53

    Seu cu, seu paneleiro filho da puta.

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h04

    No Brasil, a política tem sido usada como cachaça. As pessoas enchem a cara de política e, saem por aí desacatando, desrespeitando e desafiando a todos, como bêbados chatos.

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h05

    Alguns brasileiros não aprenderam que deboche não é debate e que criticar não é esculhambar. Debater e criticar exigem o uso da inteligência e bons argumentos. Debochar e esculhambar exigem só instintos primitivos, k k ks, emojis e falta de educação e respeito.

    Malon Vieira Peixoto

    11/09/2017 - 20h08

    Fala com a Valéria

    Selma Moreira

    11/09/2017 - 20h10

    ME PASSA UMA PROVA QUE LULA É LADRÃO, ASSIM NÃO VOTO NELE EM 2018

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h13

    Algumas decisões do juiz Sérgio Moro vêm sendo objeto de polêmica, como esta mais recente das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor avalia estas decisões?
    Marco Aurélio Mello: Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado e foi objeto, inclusive, de reportagem no exterior. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional. O avanço pressupõe a observância irrestrita do que está escrito na lei de regência da matéria. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta. O público também está submetido à legislação. (Sul21)

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h13

    JUÍZO INCOMPETENTE
    Decisão de Moro sobre telefonemas de Lula foi inconstitucional, decide Teori (Conjur)

    Quando o moro for punido por fazer e divulgar grampos ilegais com presidente, (que, segundo li, nos US daria cadeia ou cadeira elétrica), eu voltarei a acreditar na justiça e no funcionamento das instituições.

    Malon Vieira Peixoto

    11/09/2017 - 20h47

    Antônio Aguiar

    12/09/2017 - 08h16

    Malon Vieira Peixoto #DesligaAGloboQueOBraSilMelhora!

    Você já é um robô!

Batista Barros

11/09/2017 - 19h32

O monopólio da Mídia Brasileira e seus efeitos nefastos à democracia são o tema da reportagem da nova reportagem da AlJazeera, distribuída no Brasil em parceria com a Mídia Ninja e o FNDC Democratização da Comunicação.

Confira o vídeo completo: https://youtu.be/mtTTRHgfn1o

Kelly Naldo Pedro

11/09/2017 - 19h10

Destruir não, aniquilar, dizimar, extinguir.

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h45

    Que fofinha….

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h45

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 20h09

    O PT é mártir do povo brasileiro.

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 20h09

    Vcs somente comprovam isso

    Kelly Naldo Pedro

    11/09/2017 - 20h11

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h15

    Kelly Naldo Pedro JUÍZO INCOMPETENTE
    Decisão de Moro sobre telefonemas de Lula foi inconstitucional, decide Teori (Conjur)

    Quando o moro for punido por fazer e divulgar grampos ilegais com presidente, (que, segundo li, nos US daria cadeia ou cadeira elétrica), eu voltarei a acreditar na justiça e no funcionamento das instituições.

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h17

    Kelly Naldo Pedro Algumas decisões do juiz Sérgio Moro vêm sendo objeto de polêmica, como esta mais recente das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor avalia estas decisões?
    Marco Aurélio Mello: Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado e foi objeto, inclusive, de reportagem no exterior. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional. O avanço pressupõe a observância irrestrita do que está escrito na lei de regência da matéria. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta. O público também está submetido à legislação. (Sul21)

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h24

    Kelly Naldo Pedro A malfadada operação comeu, só em 2015, 2,5% do PIB. O que eles devolvem são trocados perto disso. A conta NUNCA vai fechar. Além disso, a lavajato me provou, por A mais B, que o crime compensa….com seus premiadíssimos delatores em mansões e piscinas desfrutando o dinheiro da propina. A operação, pelo que tudo indica até o momento, visa somente varrer o PT do mapa, para que os verdadeiros corruptos que estão agora no poder possam fazer a festa, sem obstáculos. Acho difícil que se interesse, pois parece estar com a cabeça feita, mas existe um documentário no youtube, 23 minutos, “Destruição à Jato”.

Paulo L Maia

11/09/2017 - 18h37

    Eva Monteiro

    11/09/2017 - 19h04

    Essa é mais uma prova de perseguição política contra o Lula! !!!

    Malon Vieira Peixoto

    11/09/2017 - 19h15

    Sim… ele é honesto, o Palocci é um traidor!

    Eva Monteiro

    11/09/2017 - 19h17

    Até que prove ao contrário ele é inocente e o Palocci além de traidor não tem provas!

    Malon Vieira Peixoto

    11/09/2017 - 19h18

    Hahahahahaha

    Malon Vieira Peixoto

    11/09/2017 - 19h20

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h45

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h45

    Não há provas.

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h46

    Mais uma vez nao há provas.

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h46

    Mas que Lula é Cristo está cheio delas.

    Eva Monteiro

    12/09/2017 - 11h15

    Não tem provas mesmo! !!!

    Malon Vieira Peixoto

    12/09/2017 - 13h19

    Só tem amigo honesto hahahahahaha

Dionizio Souza

11/09/2017 - 18h28

Graças a Deus descobriram em em tempo de segurar este ladrão corrupto o povo é muito ingênuo era perigoso este salafrário ganhar ele tem ganhar a cadeia logo corrupto do inferno

    Fran Siqueira

    11/09/2017 - 19h44

    Mais um pobre coitado,papagaio da midia. Se não for Lula será quem ele indicar burrão. Se ele é tão corrupto pq só encontram malas de dinheiro e contas do PMDB e PSDB hein? Será possivel que Lula esconde tão bem sem deixar rastros .

    Jonas Toucha

    11/09/2017 - 19h45

    Valéria Paz

    11/09/2017 - 19h52

    Seu cu, seu paneleiro filho da puta.

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h02

    JUÍZO INCOMPETENTE
    Decisão de Moro sobre telefonemas de Lula foi inconstitucional, decide Teori (Conjur)

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h02

    Quando o moro for punido por fazer e divulgar grampos ilegais com presidente, (que, segundo li, nos US daria cadeia ou cadeira elétrica), eu voltarei a acreditar na justiça e no funcionamento das instituições.

    Ana Maria

    11/09/2017 - 20h03

    Algumas decisões do juiz Sérgio Moro vêm sendo objeto de polêmica, como esta mais recente das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor avalia estas decisões?
    Marco Aurélio Mello: Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado e foi objeto, inclusive, de reportagem no exterior. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional. O avanço pressupõe a observância irrestrita do que está escrito na lei de regência da matéria. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta. O público também está submetido à legislação. (Sul21)

    Selma Moreira

    11/09/2017 - 20h07

    Ana Maria MORO DEVERIA ESTÁ NA CADEIA POR VAZAR CONVERSA DA PRESIDENTE DILMA E O EX PRESIDENTE LULA

    Selma Moreira

    11/09/2017 - 20h09

    VAI SE INFORMAR MELHOR DO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM QUEM ESTÁ ATUALMENTE NO PODER ,

    Glaucia Bon

    11/09/2017 - 20h15

    kkkkkkkkkkkkk o cara é fiscal de obras….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só pode ser piada

    Luiz Wilck

    12/09/2017 - 12h03

    Mais um trabalhador que gosta tanto do capitalismo que quer virar patrão. Ele chegou a conclusão que o capitalismo não presta para os trabalhadores, so presta para o patrão.


Leia mais

Recentes

Recentes