(crédito imagem- Correo del Orinoco e Telesurtv)
No palco da guerra midiática contra o governo da Venezuela , o canal 1 da Colômbia oferece uma prova inequívoca que em vez de retratar a verdade, vale todas ¨formas¨ de desconstruir uma realidade.
A matéria jornalistica abordava uma entrevista com o desertor do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional(SEBIN), Edgard de Jesús Villanueva. A repórter Claudia Cano demonstrava interesse em imputar participação de militares do governo num cartel de narcotráfico. A oposição venezuelana alardeia que a cooperação dos militares na logística de alimentos seriam indicativos de que os mesmos facilitariam o transporte de drogas,dando nome de ¨cartel del soles¨.
Em áudio subtraído, Villanueva se dirige a Cano dizendo que faria ¨as declarações solicitadas por que necessitava de dinheiro, mas não gostava de mentir na câmara¨. Cano pede que ele diga que ¨o diretor do SEBIN e o constituinte Diosdato Cabello são partes dos soles,sendo um segredo compartilhado por vocês¨.Acrescentava sua exigência, que o ex-militar vivendo nos estados Unidos, possa¨poner cosas picantes¨.Villanueva pergunta:¨O que deseja que fale sobre Maduro¨? Mais adiante cobra sobre o pagamento e Cano lhe responde: ¨Quando terminarmos lhe pagamos¨.
Apesar de nunca ter aparecido nenhuma prova sobre ¨los soles¨,o canal 1 estatal gerido pelo fundo RTNC (privado), apresentou a reportagem escondendo a negativa de Villanueva sobre supostas práticas de torturas.
Fontes
www.corredelorinoco.gov.ve/periodista-colombiana-del-canal-1-pago-por-testemunio-falso-contra-el-gobierno-venezoelano/
www.videos.telesurtv.net/video/676556/periodista-del-canal-1-pago-por-testemonio-contra-gob-de-venezuela/
#cana1noticiacomprada
autor:
Tulio Ribeiro é graduado em economia,pós-graduado em História contemporânea,mestre em História Social,e doutorando em ¨Ciencias
para el Desarrollo estrategico¨ pela UBV – Caracas